Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Síntese Bíblica
Síntese Bíblica
Síntese Bíblica
Ebook82 pages1 hour

Síntese Bíblica

Rating: 5 out of 5 stars

5/5

()

Read preview

About this ebook

Síntese Bíblica é o primeiro livro da série "Discipulado Bíblico". Há muitos benefícios em ler e estudar a Bíblia a fim de obter uma visão geral de seu conteúdo. Um desses benefícios é que podemos perceber qual é a mensagem central de Deus que une toda a Escritura e, assim, conhecermos melhor os Seus pensamentos, vontade e planos a esse respeito. Assim, neste livro, o leitor conhecerá o conteúdo geral das Escrituras e, portanto, alguns fundamentos para a leitura e o estudo pessoal das Escrituras. Inicialmente, o livro apresenta a Bíblia como a Palavra de Deus, explicando a sua importância, inspiração, autoridade, inerrância e autoridade. Depois, ele mostra diversos modos de dividir ou categorizar a Palavra de Deus a fim de facilitar a apreensão de seu conteúdo. Além disso, ele também apresenta, resumidamente, a mensagem principal dos livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento, e uma visão geral do mundo bíblico.

LanguagePortuguês
Release dateMay 15, 2014
ISBN9781311754318
Síntese Bíblica
Author

Evaristo Filho

Evaristo Filho é teólogo, cientista social, escritor e professor. Ele é o fundador e diretor do SETEB – Seminário Teológico Evangélico Bíblico, um ministério cristão que oferece cursos ‘livres’ de teologia. Através do SETEB, o autor tem facilitado o acesso a uma educação teológica de qualidade a líderes brasileiros e luso-africanos em várias partes do mundo. Sua grande paixão é ver centenas de igrejas sendo edificadas de acordo com o padrão estabelecido por Deus no Novo Testamento, a fim de que o evangelho seja pregado a milhares de pessoas que se converterão e serão discipuladas.

Read more from Evaristo Filho

Related to Síntese Bíblica

Related ebooks

Christianity For You

View More

Related articles

Reviews for Síntese Bíblica

Rating: 5 out of 5 stars
5/5

16 ratings3 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    seu conteudo bem selecionado e dentro do contexto cristão para o discipulado
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    muito bom
  • Rating: 5 out of 5 stars
    5/5
    Nem li mas deve ser bom

Book preview

Síntese Bíblica - Evaristo Filho

Sobre a Série Discipulado Bíblico

A série Discipulado Bíblico é formada por seis livros que visam fundamentar o cristão nos primeiros passos de sua vida cristã. Discipulado é o processo de formar seguidores de Jesus Cristo. Como tal, ele exige que o cristão se dedique, entre outras coisas, ao aprendizado dos ensinamentos de Jesus Cristo, afinal, ser um discípulo é ser um aprendiz. Assim, esta série foi desenvolvida para ajudar no ensino-aprendizado dos conhecimentos fundamentais que um cristão deve ter para tornar-se um dedicado seguidor de Jesus Cristo.

O primeiro livro da série, Síntese Bíblica: Conhecendo melhor as Escrituras, apresenta o conteúdo geral das Escrituras a fim de que o seguidor de Jesus seja capaz de conhecer melhor a Bíblia, a revelação escrita de Deus. O segundo livro, Como Estudar a Bíblia, ensina métodos e técnicas que ajudarão o leitor a estudar sistematicamente as Escrituras a fim de colocá-la em prática. Disciplinas para o Crescimento Espiritual é o terceiro livro da série e trata de inculcar no leitor a necessidade de praticar constantemente as disciplinas do estudo da Bíblia, oração, adoração, jejum, comunhão e serviço cristão. O quarto livro, Discipulado Pessoal, traz alguns ensinamentos importantes sobre o que significa ser e fazer discípulos de Jesus Cristo. O penúltimo livro da série, Fundamentos Bíblicos, ensina ao leitor como praticar os sete (07) mandamentos gerais de Jesus Cristo, enquanto o último livro da série, Evangelismo, concentra-se em um dos aspectos fundamentais de um desses mandamentos, que é o de fazer discípulos por meio da evangelização.

Nenhum desses livros foi escrito com o propósito de expor tudo o que a Bíblia ensina sobre os temas que eles procuram ensinar. Além disso, eles não visam meramente transmitir informações. O propósito desta série é levar o leitor a refletir sobre como tem a sua vida rem sido conduzida em relação às exigências de Cristo como o Senhor de sua vida. Portanto, o leitor não deve ler os livros desta séria apenas para obter um conjunto de boas ideias sobre o discipulado; antes, você deve deixar que Deus fale ao seu coração a fim de ensinar-lhe as verdades bíblicas que são aqui ensinadas e, assim, que sejam as suas ações, atitudes, sentimentos e pensamentos contrários à vontade de Deus sejam transformados a fim de que você seja diariamente conformado à semelhança de Jesus Cristo.

Informações Gerais

Este livro está dividido nas seguintes partes:

Aquecimento: Antes do texto principal, há uma série de questões e/ou exercícios e/ou tarefas que foram elaboradas para prepará-lo, tanto mental quanto espiritualmente, para o estudo principal deste módulo. Você deverá completar estas tarefas de ‘aquecimento’ antes de iniciar o estudo principal e realizar as tarefas que exigirão mais de você.

Estudo principal: Esta seção contém o texto para estudo que ensinará o tema e os principais tópicos, conceitos, princípios etc., que o aluno deve aprender para concluir seus estudos satisfatoriamente. O estudo principal não busca cobrir todos os tópicos relacionados ao tema, mas apenas prover um sólido fundamento sobre o qual o aluno poderá construir novos e maiores conhecimentos sobre o assunto.

Questões para revisão: Ao concluir o estudo principal, complete as questões para revisão. O propósito delas é ajudá-lo a focar nos principais pontos do estudo e prepará-lo para o projeto final. Você pode usar as suas notas pessoais, a sua Bíblia ou o conteúdo do estudo principal. Quando as respostas exigirem que você use o estudo principal, procure respondê-las, primeiramente, sem consultar o livro. Se você não conseguir, ache as respostas no texto e estude essas partes mais uma vez antes de prosseguir.

Trabalho Final: Ao final do estudo principal há um trabalho final que foi elaborado para ajudá-lo a viver e/ou ministrar o tema deste livro. As ideias e conceitos que você aprendeu são muito importantes para nós. Desse modo, o trabalho final é importante para sabermos o que você aprendeu e como você aplicará esse aprendizado em sua vida e/ou ministério.

Estrutura e procedimentos para estudar

Unidade I: Aquecimento

Passo 1: Leia todas as tarefas antes de começar a executá-las.

Passo 2: Faça as tarefas de aquecimento.

Unidade II: Estudo Principal

Passo 1: Reveja as tarefas do aquecimento.

Passo 2: Estude o conteúdo do estudo principal.

Unidade III: Questões para Revisão

Passo 1: Leia todas as questões para revisão antes de começar a respondê-las.

Passo 2: Responda as questões para revisão.

Unidade IV: Trabalho Final

Passo 1: Leia tudo o que se requer como trabalho final antes de começar a elaborá-lo.

Passo 2: Faça o trabalho final.

Recursos Opcionais

Todos os livros desta série são autodidáticos, dispensando a obrigatoriedade de o estudante obter qualquer outro recurso externo além de um exemplar da Bíblia. No entanto, o uso de Enciclopédias, Dicionários ou Comentários Bíblicos poderão enriquecer consideravelmente o seu estudo. Assim, ainda que isso não seja obrigatório, nós recomendamos que, sempre que possível, você utilize esses recursos para ampliar os seus conhecimentos sobre os tópicos estudados neste livro.

Unidade I – Aquecimento

1. Leia 2ª Coríntios 3.1-18. Elabore cinco (05) perguntas tomando esse texto como base. Concentre-se na questão dos contrastes entre

Enjoying the preview?
Page 1 of 1