You are on page 1of 26

A evoluo antes de

Darwin

Panorama histrico

Marco histrico: Darwin (1809 - 1882)

Ideologia preponderante na Europa: criacionismo religioso.

Principal problema: Causas finais x causas efetuadoras: Causas finais: Aristteles (384 - 322 a.C.); essncia de qualquer objeto a sua funo (ex., a alma [funo] do olho o olhar); Causas efetuadoras: busca pela descrio meramente fsica dos fenmenos naturais do mundo

O corao bate para impulsionar o sangue (teleologia). O sangue impulsionado pelo funcionamento do corao

Darwin Mostrou que as causas materiais - explicao sem invocar as causas divinas - so uma explicao suficiente para explicao dos fenmenos biolgicos, assim como o fizeram: - Descartes e Newton para os fenmenos fsicos; - Marx, para os fenmenos sociais (materialismo histrico e dialtico); e - Freud, para o comportamento humano (psicanlise: id, ego e o superego).

Antiguidade Povos primitivos Naturalistas. Pois a sua sobrevivncia dependia do conhecimento da natureza: dos inimigos, dos meios de subsistncia... Animismo Crena geral do homem primitivo. Tudo na natureza vivo... As rochas, as montanhas, o firmamento so habitados por espritos, almas ou deuses.

Gregos antigos Politeistas. A falta de um Deus poderoso, nico, permitiu o desenvolvimento da filosofia e cincia primitiva. Biologia grega: 3 grandes tradies histria natural: conhecimento de plantas e animais; filosofia: relacionaram os fenmenos naturais a causas naturais e origens naturais (ex., locomoo, nutrio, percepo e reproduo). Representa os primrdios da cincia; e biomdicina: conhecimento anatmico-fisiolgicos

Origens do pensamento evolutivo Plato (428-347 a. C.) Ideia ou forma: forma ideal e transcendental, imitada imperfeitamente por representantes mundanos. Propriedades essenciais (essencialismo): cada ideia ou forma possui sua essncia, eterna e imutvel (ex., soma dos ngulos de um tringulo 180 graus).

Teologia crist Adotou as ideias da essncia de Plato e a interpretao quase literal da Bblia. As essncias existem na mente de Deus, materializador de tudo o que existe. A ordem superior a desordem: as criaes de Deus devem se adequar a um padro, a Grande Cadeia dos Seres, percebida na gradao entre: matria inanimada as plantas os animais inferiores o homem os anjos e seres espirituais.

Aristteles (384-322 a. C.) Discpulo de Plato. Fundador do mtodo comparativo. Estudou a reproduo e a histria de vida de muitos animais, interessandose pela diversidade orgnica. Acreditava num mundo essencialmente perfeito, excluindo qualquer crena na evoluo. No se ateve apenas as questes do Como?, indagando-se tambm os Porqu (ex., como o corao bate? ou por qu o corao bate?)

Idade Mdia
(perodo de grande influncia da igreja sobre toda a sociedade)

Idade Moderna
(perodo de transio entre o feudalismo e capitalismo)

Cincia emprica Cincia baseada na capacidade de avaliar a veracidade ou falsidade dos fenmenos naturais, verificada por meio dos resultados de experincias e observaes: Newton (1643 - 1727):fsica clssica; Descartes (1596 - 1650): filosofia da cincia (verificar, analisar, sintetizar e enumerar (concluir)); ...

Uso do microscpio na biologia Leeuwenhoek (1632 - 1723) e Malpighi (1628 - 1694): - descreveram tecidos animais e vegetais; e - descobriram o plncton de gua doce, as clulas sanguneas e os espermatozides. Redi (1626 - 1691): os insetos no so resultado de gerao espontnea, mas de ovos postos por fmeas fertilizadas

pote aberto

hermeticamente fechado

fechado com tecido

Needham (1713 - 1781): - Faz renascer a abiognese com experimentos com microorganismos.

Frascos com caldo nutritivo em diferentes experimentos Microorganismos surgem em todos os experimentos

Spallanzani (1729 - 1799): - experimento fez negar a gerao espontnea, afirmando que Needham no havia vedado bem os frascos - Needham retruca, afirmando que os microorganismos no surgem ou morrem pela falta de oxignio. Pasteur (1822 - 1895) - Refuta a gerao espontnea

Buffon (1707 - 1788) Acreditava na gerao espontnea (concebida desde a antiguidade). morte matria inanimada vida Acreditava que os animais poderiam alterar suas caractersticas, mas no que uma espcie pudesse se transformar em outra. Escreveu uma grande sntese: pocas da natureza, onde narra a evoluo da Terra.

Hutton (1726 - 1797) Princpio do uniformitarismo: os mesmos processos so responsveis por eventos passados e atuais. Lyell (1797 - 1875): popularizou o Princpio do Uniformitarismo.

Lamarck (1726 - 1797) Transformismo & Teoria da Progresso dos Animais

Transformismo A comparao entre as conchas fsseis e atuais mostravam grande semelhana parecendo indicar que as conchas modernas eram descendentes modificadas das fsseis. O estudo dos animais simples levou-o a pensar sobre a similaridade entre a matria no-viva e os microrganismos. Convenceu-se de que os animais inferiores poderiam surgir espontaneamente, e no por milagre divino. Seus estudos geolgicos deram-lhe uma concepo de transformao gradual e uniformista da natureza. O trabalho de classificao dos animais inferiores e plantas convenceu-o da existncia de uma quase continuidade entre as diferentes espcies.

Teoria da Progresso dos Animais H um poder inerente vida, uma tendncia para o aumento de complexidade de um indivduo e de complexidade na escala animal. A produo de um novo rgo resulta de uma nova necessidade, novos hbitos que surgem O desenvolvimento dos rgos esto em relao direta com o emprego desses rgos (uso e desuso). O que foi adquirido pelos parentais transmitido descendncia (herana das caractersticas adquiridas)

Lamarck no afirmou que os seres vivos tinham descendido de ancestrais comuns, mas sim que as formas de vida inferiores surgem continuamente a partir da matria inanimada por gerao espontnea. No ocorreram extines. As espcies fsseis continuariam entre ns, mas foram transformadas.

Teoria da progresso orgnica. No modelo de Lamarck as espcies no se originam de ancestrais comuns.

Lamarck injustamente lembrado como algum que estava errado, e que teria sido posteriormente corrigido por Darwin. A herana das caractersticas adquiridas, da qual a teoria dependia, no era original. Era uma crena geral que o prprio Darwin incorporou em A origem das espcies. A incrvel e extensa obra de Lamarck teve pouco impacto na comunidade cientifica da poca. O trabalho de Lamarck foi redescoberto com a publicao do livro A Origem das espcies.

Lamarck foi reconhecido por Darwin como sendo o primeiro a realizar um estudo para tentar explicar a transformao sofrida pelas espcies. Lamarck foi o primeiro cientista a defender a evoluo e a apresentar um mecanismo para tentar explic-la. Suas idias foram rejeitadas quase que universalmente, no por defender a herana das caractersticas adquiridas, mas porque os principais naturalistas da poca no reconheciam as evidncias da evoluo.

FUTUYMA, D. J. A origem e o impacto do pensamento evolutivo. In: ___. Biologia Evolutiva. Ribeiro Preto: Sociedade Brasileira de Gentica, 1992. p.19-44. MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biolgico. Braslia: UnB, 1998. PAPAVERO, N.; TEIXEIRA, D. M.; LLORENTEBOUSQUETS, J. Histria da biogeografia no perodo prevolutivo. So Paulo: Pliade/Fapesp, 1997.

You might also like