You are on page 1of 36

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Secretaria-Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Programa de Ps-Graduao e Pesquisa

Controle Social da Administrao Pblica: Informao & Conhecimento interao necessria para a efetiva participao popular nos oramentos pblicos.

ANTONIO CESAR LIMA DA CONCEIO

Braslia - DF Novembro / 2010

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Secretaria-Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Programa de Ps-Graduao e Pesquisa

ANTONIO CESAR LIMA DA CONCEIO

Controle Social da Administrao Pblica: Informao & Conhecimento interao necessria para a efetiva participao popular nos oramentos pblicos.

Prof. Dr. Rita de Cssia Leal Fonseca dos Santos Orientadora

Braslia - DF Novembro / 2010

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO Secretaria-Geral da Presidncia Instituto Serzedello Corra Programa de Ps-Graduao e Pesquisa

ANTONIO CESAR LIMA DA CONCEIO

Controle Social da Administrao Pblica: Informao & Conhecimento interao necessria para a efetiva participao popular nos oramentos pblicos.

Trabalho

de

Concluso em

de

Curso

TCC do

apresentado para a banca examinadora do curso de Especializao Oramentos Pblicos Instituto Serzedello Corra ISC/DF, como exigncia parcial para a obteno do grau de Especialista em Oramentos Pblicos.

Prof. Dr. Rita de Cssia Leal Fonseca dos Santos Orientadora

Braslia - DF Novembro / 2010

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela capacidade de fazer. Minha Famlia, por compreender minhas ausncias. Aos professores, pela construo do conhecimento. Ao Senado pela oportunidade. E ao ISC, pelo apoio irrestrito.

RESUMO

A complexidade dos Estados modernos cria a necessidade de uma maior participao popular em sua gesto, esta participao conhecida como Controle Social, que, no Brasil, conta com vrios dispositivos legais implantados no processo de redemocratizao brasileiro nos anos de 1980/90. A Constituio Federal trata deste assunto em 15 de seus artigos, e semeia os princpios deste controle, consolidado por meio de legislaes infraconstitucionais. Dos direitos fundamentais existentes no surgimento do Estado (vida, liberdade e propriedade), at os de 3 e 4 gerao, a participao social est imbuda de fundamentar e validar a existncia deste. A escassez de recursos e a busca da sociedade por mais servios e menos impostos imprime a necessidade de que a mesma seja integrada ao planejamento governamental, podendo exercer o controle sobe a administrao pblica por meio dos Oramentos Pblicos. Uma gama de informaes gerenciais disponibilizada populao, principalmente por meio da internet, entretanto estas no so acessadas e utilizadas para o controle social. Isto se deve falta de conhecimento da populao do que significa esta informao e como possvel utiliz-la. O caminho para que se comece uma educao para o Controle Social que traga efetividade a este conceito a utilizao da parte curricular diversificada prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao, durante o ensino mdio.

Palavras chaves: Controle Social. Participao popular. Informao. Conhecimento. Educao.

ABSTRACT

The complexity of modern States creates the need for greater popular participation in their management, this involvement is known as Social Control, which in Brazil has various legal devices implanted during the Brazilian democratization process in the years 1980/90. The Constitution addresses this issue in 15 of his articles, and sowed the principles of this control, consolidated by legislation under the Constitution. Of existing fundamental rights in the creating of the State (life, liberty and property), even the 3rd and 4th generation rights, social participation is imbued with support and validate his existence. The shortage resources and the pursuit of the society for more services and lower taxes prints the need for his to be integrated into government planning, being able to control rising public administration through public budgets. A range of management information is made available to the population, mainly through the internet, however these are not accessed and used for social control. This is due to lack of knowledge of the population means that this information and how you can use it. The way for them to get an education for social control to bring effect to this concept is the use of the curricular diversity provided by the Law of Directives and Bases of Education, during high school.

Keywords: Social Control. Popular participation. Information. Knowledge. Education.

Sumrio
INTRODUO ................................................................................................................................ 7 FUNDAMENTOS LEGAIS DO CONTROLE SOCIAL ............................................................................ 9 CONTROLE SOCIAL: POR QUE E PARA QU? ............................................................................... 12 DISPONIBILIDADE DE INFORMAO ........................................................................................... 17 O INTERESSE PELO TEMA ............................................................................................................ 22 OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUO DO CONHECIMENTO.................................................... 27 CONCLUSO ................................................................................................................................ 29 REFERNCIAS ............................................................................................................................... 32

INTRODUO
A necessidade de controle dos atos da administrao pblica vem, com o desenvolvimento das sociedades, criando novos conceitos para sua efetivao. Destacar-se-, para subsidiar este trabalho, o conceito aplicado expresso Controle Social. Controle Social ser aqui entendido como a participao, individual ou coletiva, de cidados na composio e no provocar dos rgos administrativos, com base na legislao, para a defesa do patrimnio pblico e dos direitos fundamentais idealizados pela Constituio Federal. (Lock, 2004, p.123) Uma das principais funes do Estado o provimento de servios essenciais a sua populao. A Constituio Federal elenca como direitos fundamentais da sociedade o acesso a sade, segurana, educao e moradia, entre outros. O exerccio de tais direitos, contudo, demanda a disponibilidade de recursos financeiros que so arrecadados da populao por meio dos impostos, taxas e contribuies e que so aplicados em consonncia com as Leis Oramentrias. Assim, torna-se imperativo que o Controle Social, para mostrar-se efetivo, incida principalmente sobre os Oramentos Pblicos, pois neles est indicada, ou no, a implementao destes direitos. Em termos de informaes disponibilizadas para o exerccio do controle social, a legislao resguarda, de forma razovel, o acesso da populao - exemplo disto o direito a informao constar do ttulo dos Direitos e Garantias Fundamentais na Constituio Federal a compreenso destas informaes, contudo, deixa muito a desejar. Infraconstitucionalmente o tema tambm abordado: o art. 17 da Lei de Diretrizes Oramentrias para o exerccio de 2010 (Lei 12.017, de 12 de agosto de 2009), que preceitua o amplo acesso da sociedade a todas as informaes relativas a cada uma dessas etapas[de tramitao dos projetos das Leis Oramentrias] e ainda a verso simplificada, [de] seus anexos e [ ] informaes complementares. A Lei de Responsabilidade Fiscal, que em seu art. 48, enfatiza a questo do incentivo participao popular por meio de audincias pblicas, e a liberao ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico. Contudo, para tornar-se til, a informao precisa ser compreendida e

assimilada, o que nem sempre acontece em reas de elevada complexidade tcnica, como o caso do Oramento Pblico. Igualmente, o exerccio do controle social precisa ser valorizado pela sociedade e ser objeto de interesse pelos cidados. Ambos os requisitos compreensibilidade e motivao parecem estar ausentes em boa medida no contexto atual, comprometendo a extenso e efetividade do controle social. Adotaremos, no presente artigo, a ideia de que a ausncia de ambos os requisitos acima mencionados decorrem de um fator bsico: a falta de conhecimento dos cidados acerca do tema. Medeiros & Pereira(2003) conseguem delimitar bem a situao, quando afirmam que nem mesmo as camadas mais abastadas da sociedade possuem instrumental cognitivo para compreender a mquina pblica e muito menos as sistemticas de elaborao e execuo oramentrias. Locke (apud Soares, 1997) afirma que apesar de a Lei [...] ser inteligvel e evidente a todos, os homens no conseguem reconhec-la como Lei que os obrigue em seus casos particulares, [...], pois no a estudam. (grifo nosso). Como esse conhecimento pode ser construdo? Com base no conceito de Bugarin (2003) em relao ao custo de oportunidade, o perodo mais vivel para a formao do instrumental cognitivo da populao para a compreenso de seu papel no controle social do Estado, o escolar, pois o aluno ali est inclinado construo de conhecimentos. Novak (apud Moreira, 1999) evidencia que o atual estgio da democracia brasileira, e sua abundncia de informaes, o momento ideal para que se inicie o processo de empowerment dos cidados para o controle social. Este conceito tambm confirma as teorias de Vygotsky (apud Moreira, 1999), que afirma que o conhecimento tem origem de interaes sociais. Desta forma, este trabalho objetiva buscar evidncia emprica para a tese de que, de maneira geral, falta interesse por parte do pblico, mais especificamente do pblico jovem, em relao ao controle das polticas pblicas, apesar de toda a informao disponibilizada pelo governo. Ademais, o trabalho objetiva demonstrar que somente a informao disponibilizada, em grande parte por fora da legislao, sem o instrumental cognitivo necessrio para o tratamento desta, incua, pois no gera interesse no tema. Discute-se a possibilidade de esse instrumental ser disponibilizado ao cidado j durante a sua formao escolar bsica, mais precisamente no ensino mdio. No que tange ao embasamento deste trabalho, alm da pesquisa bibliogrfica e documental indireta, foi feito um levantamento de dados qualitativos de forma a demonstrar a distncia entre a informao disponvel e o interesse da populao jovem.

A amostra pesquisada no foi aleatria. Foram aplicados questionrios a alunos de duas escolas pblicas e duas particulares, em turmas do 3 ano do ensino mdio, estando uma de cada tipo localizada respectivamente em Braslia e na Regio Administrativa do Gama. A escolha da amostra se justifica por serem os alunos desta fase do ensino mdio, potenciais participantes da vida poltica de forma direta (direito ao voto) e tambm do mercado de trabalho, e a localizao da escola servir para aplicar formas diversas de perspectivas.

FUNDAMENTOS LEGAIS DO CONTROLE SOCIAL


O controle social conta com vrios dispositivos legais, implantados quando do processo de redemocratizao do pas durante a dcada de 1980-90, no s na Constituio Federal de 1988, mas tambm, pela Lei Complementar n 101, de 04 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal LRF), e nas Leis de Diretrizes Oramentrias - LDO. A Constituio de 1988 - tambm chamada de Constituio Cidad - prev, em diversos de seus artigos, a participao popular nas decises polticas da nao. O pargrafo nico do art. 1 traz a pedra fundamental desta participao: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituio. (Brasil, 2008) grifo nosso Enxergam-se no artigo 1 duas formas de exerccio do poder pelo povo: o representativo e o direto. Ento, esta a primeira forma, e mais comum de controle social, consolidado pelo sufrgio universal. Ademais temos os incisos XXXIII, XXXIV e LXXIII do art. 5 da Constituio, constantes do ttulo dos Direitos e Garantias Fundamentais. O primeiro inciso citado o prprio princpio da transparncia na administrao pblica, que prediz o livre acesso a todo e qualquer cidado a informaes, tanto de interesse pessoal quanto de interesse coletivo, sob pena de responsabilidade do agente pblico que se negar a prest-las. Inclusive sua parte final, que versa sobre as informaes de carter sigiloso, j recebeu regulamentao por meio da Lei n. 11.111 de 2005. Os incisos XXXIV e LXXIII tratam de duas formas de interao entre o cidado e o Estado. O primeiro item trata do direito de petio na defesa de seus direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. Veja que no se trata somente de peticionar contra ato

10

ilegal ou abusivo, mas tambm em relao a qualquer direito individual, coletivo ou geral que tenha sido atacado. Neste tambm se encontra o direito certido, de certa forma um legado da burocracia colonial, que constitui um entrave ao pleno exerccio da cidadania (Mesquita Jnior, 2003, p. 6). O segundo trata do instrumento da ao popular, que tambm pode ser considerado um recurso do controle social, pois visa possibilitar ao cidado solicitar a cessao de qualquer ato que este considere lesivo ou abusivo ao patrimnio pblico. Alm desses dispositivos, diversos outros so os artigos que predispem participao popular na administrao pblica: o art. 10 dispe sobre a participao de patres e empregados nos colegiados dos rgos pblicos que tratem dos interesses de sua categoria; o art. 14 refora a ideia de soberania, voto secreto, direto e universal, e prev o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular; o 3 do art. 37 possibilita a inovao nas formas de participao do cidado na administrao pblica; o art. 58, em seus incisos II e IV prev a participao popular no processo legislativo pelas audincias pblicas e queixas contra rgos ou autoridades pblicas e, complementarmente, tem-se o art.61 que em seu 2 prev a iniciativa popular para a produo das leis; o 2 do art. 74 possibilita a provocao do Tribunal de Contas da Unio por meio de denuncia de popular; o art. 89 prev a participao de cidados no Conselho da Repblica; temos ainda o inciso IX, do artigo 92, que imprime o princpio da transparncia tambm s decises do Poder Judicirio; e o art. 94 a participao de entidades de classe para a escolha do quinto constitucional para os Tribunais Federais, dos Estados e do Distrito Federal. H, ainda, a previso da participao da sociedade por meio dos Conselhos Gestores de Sade, Educao Pblica, e de Assistncia Social, respectivamente disciplinados pelos arts. 198, 206 e 204, e de proteo criana e ao adolescente previsto no art. 227. Percebe-se que a base dos princpios relativos aos instrumentos que propiciam o controle social encontra-se gravada no Ttulo II da Lei Maior. Assim sendo, pode ser abstrado, ento, que o Controle Social um direito fundamental do cidado e deve ser garantido pelo Estado. Infraconstitucionalmente, duas Leis so as principais para a efetividade do controle social preceituado pela Carta Magna: a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF (Lei Complementar n. 101, de 2000) e a Lei de Diretrizes Oramentrias LDO, esta ltima renovada a cada exerccio.

11

A Lei de Responsabilidade Fiscal trata principalmente da gesto dos recursos pblicos nos trs nveis de governo: Municipal, Estadual e Federal, e a LDO rege a feitura e execuo dos recursos pblicos disponibilizados pela Lei Oramentria Anual LOA. A LRF denomina as leis oramentrias de instrumentos de transparncia da gesto fiscal e que a estas deve ser dada ampla divulgao. O seu art. 48 enftico na questo da participao popular e disponibilidade da informao, preceituando o incentivo participao popular por meio de audincias pblicas, e a liberao ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informaes pormenorizadas sobre a execuo oramentria e financeira, em meios eletrnicos de acesso pblico. A transparncia certamente constitui um dos mais importantes pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal e se revela como um instrumento democrtico que busca o fortalecimento da cidadania, servindo de pressuposto ao controle social e como forma de valorar e tornar mais eficiente o sistema de controle das contas pblicas. A transparncia tratada na LRF como princpio da gesto fiscal responsvel e, como tal, pressupe a publicidade e a compreensibilidade das informaes, j que a mera divulgao sem tornar o contedo compreensvel para a sociedade no transparncia, como tambm no o a informao compreensvel sem a necessria divulgao. Os dispositivos a seguir elencados demonstram a nfase dada publicidade, ao Controle Social, e transparncia na LRF: Art. 48, caput (estabelecimento de instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao); Art. 48, pargrafo nico (participao popular, realizao de audincias pblicas e outras forma de controle social); Art. 52, caput, e art. 55, 2 (dever de publicao do Relatrio Resumido de Execuo Oramentria e do Relatrio de Gesto Fiscal); Art. 56, 3 (os resultados da apreciao das contas, julgadas e tomadas, devem ser tambm amplamente divulgados); e Art. 67 (criao do Conselho de Gesto Fiscal). A Lei de Diretrizes Oramentrias LDO 2010 (Lei n. 12.017, de 12.8.2009,

12

publicada no Dirio Oficial da Unio de 13.8.2009) tambm fez referncias transparncia e a participao popular no processo de elaborao e execuo oramentria federal para o presente exerccio. O art. 17 assim determina:
Art. 17. A elaborao e a aprovao dos Projetos da Lei Oramentria de 2010 e de crditos adicionais, bem como a execuo das respectivas leis, devero ser realizadas de acordo com o princpio da publicidade, promovendo-se a transparncia da gesto fiscal e permitindo-se o amplo acesso da sociedade a todas as informaes relativas a cada uma dessas etapas. 4o Os Poderes podero realizar audincias pblicas com a finalidade de estimular a participao popular no debate e aprimoramento do projeto de lei oramentria.

Nesse ponto merece destaque as menes na LDO obrigatoriedade de publicao das verses simplificadas do PLOA 2010 e dos relatrios de gesto oramentria dos Poderes e do Ministrio Pblico da Unio (art. 17, 1, alnea b e inciso IV), o que corrobora com a necessidade de que tais informaes sejam compreensveis ao cidado. Alm dos aqui citados, outros normativos legais prevem a participao do cidado, como a Lei de Licitaes (8.666/1993) e o Estatuto das Cidades (Lei 10.257, de 2001). Evidencia-se que a legislao bem vasta no sentido da transparncia e da possibilidade de participao da sociedade, e h ainda a possibilidade de expanso destes direitos ( 3, art. 37 - CF). Portanto, evidente a existncia de amplo fundamento jurdico para o Controle Social.

CONTROLE SOCIAL: POR QUE E PARA QU?


Enfim, quando o Estado, prximo de sua runa, apenas subsiste atravs de uma forma v e ilusria, quando o lao social se rompe em todos os coraes, quando o mais vil interesse se adorna afrontosamente com o nome sagrado do bem pblico, ento a vontade geral emudece; todos, guiados por motivos secretos, deixam de opinar como cidados, como se o Estado jamais houvesse existido, e so aprovados falsamente, a ttulo de leis, decretos inquos cujo nico fim o interesse particular. (Jean-Jaques Rousseau, 1762)

Essa frase foi dita pelo patrono da Revoluo Francesa e feroz defensor do exerccio da soberania diretamente pelo povo. Nela Rousseau (1762) alerta para o perigo de o

13

Estado decair ao se distanciar de seus cidados quando estes no mais se interessarem pelo mesmo. Este ponto - a perda do merecimento do Estado para seus cidados - crucial na justificativa do Controle Social. A princpio o surgimento do Estado se deu com intuito a garantir os Direitos de primeira gerao, que se resumiam no direito vida, liberdade, propriedade privada, e que com o passar do tempo foram amadurecidos de acordo com cada realidade poltica social e econmica existente. O Estado, ento, surgia como ente preponderante que ofereceria segurana a sociedade para que estes direitos fossem assegurados e vlidos. Assim, com a evoluo dos Direitos da primeira para os de segunda, terceira e quarta gerao, cresce a cada dia a necessidade de participao da sociedade nas decises poltico-administrativas, principalmente quelas concernentes administrao pblica, a qual se fundamenta, principalmente, pelos servios e bens disponibilizados esta. Neste sentido afirmou Bresser Pereira (1997, apud Breder 2006) que aps os direitos sociais um quarto tipo de direitos comeou a surgir: os direitos, por ele denominados republicanos, dos cidados de que o patrimnio pblico seja efetivamente de todos e para todos. Soares (1997) exprimiu um pensamento valioso sobre a participao da sociedade na gesto do Estado:
A evoluo do pensamento filosfico ao longo da histria das relaes entre Estados e cidados demonstra que quanto maior a distncia entre aqueles, mais fraca torna-se a organizao estatal como centro de poder e consequentemente a manuteno de todos os valores legitimadores do prprio Estado[...].

Portanto, percebe-se que o controle social no serve somente aos cidados, mas tambm legitimidade do prprio Estado e como fundamentao de sua existncia. Alm disso, a complexidade da sociedade brasileira - com demandas infinitas e a escassez de recursos financeiros sempre muito limitados - imprimem a necessidade de estratgias muito bem concebidas para que no haja ineficincia e/ou ineficcia na aplicao dos recursos pblicos, e consequentemente da inadequada prestao dos servios pblicos. Assim sendo, primaz que a sociedade se integre ao planejamento governamental. Numa viso embasada em Matus (1991), a sociedade um dos players a serem considerados no plano. O Controle Social, neste caso, no pode ser enxergado como um atravancador do planejamento governamental, mas como um parceiro, que estar no

14

mesmo lado da corda a ser puxada. Sua funo ser, ento, no a de impedir o puxar, mas a de dosar a puxada, para que esta no se reflita em prejuzos para o cidado. cedio que apesar de ser tratada como una, a sociedade no homognea. Haver sempre algum conflito de interesse a ser superado. O Controle Social dever ser, nesse caso, um aglutinador, pois que a sociedade ser conhecedora das dificuldades e do que possvel ser feito. Ter-se-, ento, uma confluncia para um objetivo comum ao invs de um embate entre interesses diversos. O Controle Social, alm de validar o Estado perante seus cidados, valida tambm, no caso brasileiro, a forma de governo escolhida para este. Dahl (1997) afirma que no existe uma democracia completa sem a participao de todos os cidados. Ainda segundo Dahl (1997, p.26), a democracia parte de trs pressupostos, concernentes a dar possibilidades plenas aos cidados:
1) De formular suas preferncias; 2) De expressar suas preferncias a seus concidados e ao governo atravs da ao individual e coletiva; 3) De ter suas preferncias igualmente consideradas na conduta do governo, ou seja, consideradas sem discriminao decorrente do contedo ou da fonte da preferncia. (Poliarquia, p.26)

Este ilustre professor de Cincias Polticas lanou, no incio da dcada de 1970, os pressupostos institucionais para o Controle Social: acesso a administrao; liberdade de expresso; e isonomia. Reforou estes conceitos com o que se pode ver como uma base para um dos componentes do que atualmente chamamos de accountability, afirmando que uma caracterstica-chave da democracia a contnua responsividade do governo s preferncias de seus cidados[...](Dahl, 1997). Soares (1997) cita Canotilho ao assinalar um novo rumo da democracia, a qual necessitaria da participao do povo no poder como resposta crise de legitimidade pela qual passa a democracia moderna, que viveria, com a excluso da sociedade das decises dos governos, o que fora chamado por este de despotismo de iluminados, onde uma casta, eleita para ser representante do povo, decide com base somente em suas necessidades, o destino do Estado.

15

No obstante, resta ainda delinear a quem cabe exercer o controle social da administrao publica. Cabe todos, de maneira geral e irrestrita, necessitando, claro, um certo discernimento sobre o que se discorre. Assim, at mesmo uma criana pode expressar o que deseja, ou no deseja, dos seus governantes. Ao contrrio do que se pensa, ttulo de eleitor no comprovante de cidadania, somente um documento cuja finalidade organizar e impor lisura ao processo eleitoral. Este conceito consolidado por Soares (1997). A autora afirma que no Estado Democrtico de Direito, a cidadania tende a ser plena, e no restrita em nome de uma mera tcnica[...]. Controle Social tambm sinnimo da consolidao da liberdade de um povo. Weffort (2004), numa interpretao de O Contrato Social (Rousseau, 1762), sintetiza a questo:
Um povo, portanto, s ser livre quando tiver todas as condies de elaborar suas leis num clima de igualdade, de tal modo que a obedincia a essas mesmas leis signifique, na verdade, uma submisso deliberao de si mesmo e de cada cidado [ indivduos. ]. Isto , uma submisso vontade geral e no vontade de um indivduo em particular ou um grupo de

Consolidando este pensamento, Bobbio (2005), coloca o Controle Social no contexto dos Estados modernos, diz ele o seguinte:
[ ] o Estado, transformando-se de Estado de direito em Estado social [ ]

mal se distingue da sociedade subjacente que ele invade por inteiro atravs da regulao das relaes econmicas.[ ] a este processo inverso mas no menos significativo de socializao do Estado atravs do desenvolvimento de vrias formas de participao nas opes polticas, do crescimento das organizaes de massa que exercem direta ou indiretamente algum poder poltico, donde a expresso Estado Social pode ser entendida no s no sentido de Estado que permeou a sociedade mas tambm do Estado permeado pela sociedade. (Governo, Estado, Sociedade, p. 51)

Para que no se pense que o controle social mera teoria, cabe aqui um exemplo prtico. Putnam (1996), a convite do governo italiano, passou vinte anos pesquisando o porqu das diferenas de desenvolvimento econmico e social entre as regies daquele pas. A distribuio dos recursos destinados s administraes locais levava em conta suas populaes, em termos numricos, e tambm seu estgio de desenvolvimento social, sendo maior a alocao de verbas em decorrncia de uma populao mais pobre. Mesmo

16

assim, algumas provncias eram extremamente desenvolvidas, e outras no conseguiam romper a barreira das desigualdades interregionais. Como concluso de sua pesquisa viu-se que nos governos locais onde havia uma participao mais ativa da populao em relao a gesto, ocorreu um nvel de desenvolvimento muito superior queles onde a populao era, de alguma forma, alijada das decises administrativas. Assim sendo, o Controle Social contribuiu para que as pessoas confiassem mais nos gestores pblicos e participassem positivamente das polticas por estes implantadas. H, ainda, um ouro ponto a ser considerado no Controle Social. A forma de resposta dos governos para os anseios da populao se d atravs das polticas pblicas. Os governantes elegem suas prioridades e as colocam em prtica na forma de programas e aes. Caso estas prioridades no harmonizem com as da populao de maneira geral justo que haja meios desta corrigir o rumo das polticas aplicadas. Este aspecto leva a uma necessidade maior de interao da sociedade com os planos e oramentos pblicos, que estaro no cerne deste trabalho. O nobre jurista Josaphat Marinho(2001) ressaltou que a concepo oramentria deve ser compreendida segundo o interesse social e no somente de acordo com as designaes formais, relevando a participao da sociedade no processo oramentrio. Neste sentido, complementa ainda que h [...] a necessidade de interpretar o oramento com a dimenso necessria a satisfazer problemas sociais [...]. Quem melhor para imprimir esta viso aos oramentos pblicos que os participantes da autoridade soberana (Rousseau, 1762), ou seja, o povo. Em resumo, o controle social fator de legitimidade do Estado; indicador de desenvolvimento da democracia; consolidador das liberdades e dos direitos sociais; e ainda percussor de desenvolvimento social e tambm econmico, e deve ser dada a possibilidade de que o mesmo seja exercido por todos os cidados em sentido lato. Alm disso, deve ter um foco ampliado para os aspectos financeiros e oramentrios da administrao pblica a fim de imprimir a estes a vontade popular.

17

DISPONIBILIDADE DE INFORMAO
Segundo Aurlio Buarque de Holanda: informao, do latim: informatione, 1) Ato ou efeito de informar(-se); informe. 2) Dados acerca de algum ou de algo; 3) Conhecimento, participao[...]. Para este trabalho, o conceito de trazer a pblico as informaes sobre a gesto e funcionamento da administrao o que melhor se aplica. Atualmente, a palavra informao est muito relacionada ao conceito de informtica, palavra formada pelos radicais de informao e automtica, tambm muito pertinente ao foco pretendido nesta parte do trabalho. Cerca de duas dcadas atrs, o art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal seria impossvel de ser atendido, e o inciso XIV do artigo quinto da Constituio Federal tornar-seia somente uma norma programtica, e no um princpio institutivo, devido ser impossvel a sua aplicabilidade prtica. Hoje, a internet possibilita que uma gama de informaes seja disponibilizada a toda sociedade. Dentre estas esto as previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e pela LDO. A entrada em vigor da Lei Complementar n. 131, de 27 de maio de 2009, ampliou, quantitativa e qualitativamente, o rol de informaes a serem disponibilizadas, alm da inteno de disponibiliz-las em tempo real ao cidado. Todo este arcabouo visa somente uma coisa: informar ao cidado sobre os atos de gesto da administrao pblica, o que para o Controle Social significa transparncia. Aduzindo a um conceito mais amplo que o da publicidade, Platt Neto (2004) entende que a transparncia pressupe trs dimenses: a publicidade, a compreensibilidade e a utilidade para decises. O primeiro elemento ou dimenso da transparncia a publicidade. Por publicidade, entende-se a ampla divulgao de informaes populao, propiciando-se o acesso em mltiplos meios aos interessados. Pressupe-se, ainda, a oportunidade das informaes fornecidas, com tempestividade e em tempo hbil ao apoio s decises. O segundo elemento da transparncia a compreensibilidade das informaes. Essa dimenso relaciona-se apresentao visual, incluindo a formatao das informaes (demonstrativos, relatrios etc.), e ao uso da linguagem. Busca-se idealmente a simplicidade, a linguagem acessvel e orientada ao perfil dos usurios. Entretanto, cabe ressaltar que esta compreensibilidade demanda a construo de um conhecimento mnimo necessrio.

18

Por fim, o terceiro elemento da transparncia a utilidade para decises. A utilidade est fundamentada na relevncia das informaes. A relevncia, por sua vez, pode ou no coincidir com os interesses dos usurios. Associada relevncia, est a confiabilidade das informaes a que os usurios tm acesso, ou seja, a garantia de veracidade do que divulgado. A comparabilidade deve ser propiciada entre perodos e entre entidades. No sentido da publicidade, o Governo Federal, e agora tambm os Estados e municpios, so obrigados a publicar, na internet, uma srie de documentos contbeis, financeiros e de execuo oramentria. Para os fins deste trabalho sero considerados como relevantes - sem desprezar a grande quantidade de stios governamentais e de organizaes sociais - em termos de informao os seguintes stios: Stio de informaes oramentrias do Senado Federal, com acesso ao banco de dados SIGA, em http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado; Stio da Secretaria do Tesouro Nacional, em http://www.stn.fazenda.gov.br/; Stio da Secretaria de Oramento Federal, em

https://www.portalsof.planejamento.gov.br/; Stio do Tribunal de Contas da Unio, em http://portal2.tcu.gov.br/TCU; Stio de informaes oramentrias da Cmara dos Deputados, em

http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil; Stio da Controladoria Geral da Unio, em http://www.cgu.gov.br/; O primeiro stio elencado o do Senado Federal. Neste so encontrados, alm dos textos das Leis Oramentrias (PPA, LDO e LOA), desde o ano 2000, de informaes gerenciais sobre as mesmas atravs do banco de dados SIGA. Este ltimo podendo ser acessado atravs de consultas previamente montadas ou feitas pelo prprio internauta. Tais dados so de amplo acesso, sem necessidade de cadastramento, segundo o prprio portal:
O SIGA BRASIL um sistema de informaes que permite a qualquer indivduo, por meio da Internet, acesso amplo e facilitado a diversas bases de dados sobre planos e oramentos pblicos federais.

19

O SIGA BRASIL rene os dados do SIAFI e outras bases em um nico portal e oferece uma ferramenta simples para elaborao de consultas. O portal disponibiliza, ainda, vrias consultas prontas, a fim de facilitar a disseminao de informaes sobre o oramento pblico.

Em seguida listou-se o stio da Secretaria do Tesouro Nacional STN. Neste esto disponveis, a qualquer internauta, sem a necessidade de cadastro, informaes contbeis, oramentrias e cadastrais de todos os entes da federao (Unio, Estados e Municpios), numa srie histrica de documentos que remontam a 1998. O prximo stio, da Secretaria de Oramento Federal SOF, disponibiliza, alm dos textos legais das peas oramentrias (PPA, LDO e LOA), acesso ao Manual Tcnico de Oramento MTO, que serve como um glossrio para os cdigos numricos utilizados na confeco dos oramentos. Alm disto, recentemente o portal inovou com o lanamento da publicao Oramento ao alcance de todos. Segundo o portal:
O documento denominado ORAMENTO AO ALCANCE DE TODOS tem o objetivo de dar maior compreenso aos dados oramentrios para todas as pessoas que, apesar de no estarem envolvidas nem com a elaborao, tramitao ou execuo do oramento, tem interesse em saber onde o governo federal aplica os recursos recolhidos da sociedade na forma de impostos, taxas e contribuies.

Prossegue-se com o stio do Tribunal de Contas da Unio. Este dispe de informaes sobre as auditorias feitas pelo rgo nas obras e nos servios executados com recursos federias e que apresentaram algum indcio de irregularidade. Alm dos resultados de julgamentos das contas e convnios tidos como irregulares em todos os nveis de governo. Neste ltimo encontra-se ainda um banner, com trs links, denominado O TCU e a sociedade, com o subttulo: Controle Social. Este link direciona, respectivamente, para a pgina da ouvidoria do Tribunal; para a pgina institucional do rgo; e para uma pgina denominada TCU para crianas. Em decorrncia do nome dado ao subttulo (Controle Social) cabe um olhar mais atento ao mesmo. O primeiro link, relativo ouvidoria, leva a uma pgina que contm outros cinco links, entretanto, somente o sobre a ouvidoria tem algum contedo. Ressalto, ainda, o link para o preenchimento do formulrio relativo ao 2 do art. 74 da Constituio Federal. Os demais: cadastro de manifestao; cartas de servios da ouvidoria; notcias

20

da ouvidoria; e servios, informaes e publicaes do TCU, remetem a pginas sem nenhum contedo. O stio institucional contm informaes sobre a histria, organograma, legislao interna e composio do tribunal, enquanto que o ltimo contm um contedo animado por gifts, muito colorido, e sub links para um desenho animado com uma historio sobre o controle dos gastos pblicos e outras atividades interativas relacionadas ao tema, todos voltados para o pblico infantil. O portal da Cmara dos Deputados, seguindo a listagem, apesar de ser mais voltado para a parte legislativa das peas oramentrias, tambm traz alguns dados consolidados sobre o oramento. Pesquisas prontas geram tabelas com os oramentos federais para os estados e municpios, bem como a execuo oramentria da Unio. O interessante do stio para o escopo deste trabalho a possibilidade de o cidado poder acompanhar todo o processo legislativo dos oramentos pblicos, saber que emendas os parlamentares apresentaram, quais foram aprovadas e o que ser destinado ao seu Estado/Municpio aps a aprovao da Lei. Por fim, tem-se o stio da Controladoria Geral da Unio. Dentre os estudados o mais explicitamente voltado para o controle social. A pgina principal no traz informaes para o controle, mas sim de como e porque este controle pode e deve ser feito. Destaca-se o banner do Programa Olho Vivo, que ser melhor explicado no prximo tpico deste trabalho, e o atalho para o Portal da Transparncia. O Portal da Transparncia um stio mantido pela Controladoria Geral da Unio com informaes sobre todos os convnios do Governo Federal, Estados e municpios com recursos do Oramento Geral da Unio. A grande importncia deste dar cincia ao cidado sobre os recursos que a administrao de onde ele mora recebe e se realmente as obras esto sendo feitas, ou se o gestor cometeu algum procedimento irregular com os mesmos. fato que todas as informaes disponibilizadas aqui referidas encontram-se na Rede Mundial de Computadores INTERNET. Com isto, poder-se-ia afirmar que h uma baixa publicidade das mesmas, ou algum tipo de cerceamento de parte da populao. Porm, pensar desta forma seria ignorar o desenvolvimento presente e futuro das Tecnologias da Informao e da Comunicao (TIC) no Brasil.

21

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, em 2008, mais de um tero de toda a populao brasileira acessou, ao menos uma vez, a rede mundial de computadores. O mesmo estudo aponta que a utilizao da Internet foi maior entre as pessoas mais jovens. O grupo de 15 a 17 anos de idade foi o que registrou o maior percentual (62,9%) de pessoas que acessou esta rede e, alm disso, o que apontou maior aumento em relao ao estudo anterior. Segundo dados da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informao e da Comunicao no Brasil, realizado pelo Comit Gestor da Internet no Brasil CGIBr, em 2009, entre as pessoas das classes A e B, 85% e 72%, respectivamente, tm acesso internet. Na classe C este ndice j chega a 42% das pessoas com acesso internet. Diante destes dados, estima-se, com base em dados da FGV (2010), que mais de 68 milhes de brasileiros j tenham acesso internet, ou seja, mais de um tero de toda a populao brasileira. Este nmero deve aumentar. Segundo expectativas do Governo Federal, com Plano Nacional de Banda Larga PNBL, o acesso a internet de alta velocidade deve chegar a mais de 80% de toda a populao, oferecendo internet de alta velocidade a preos acessveis em locais considerados pelas empresas privadas como inviveis para este tipo de servio, devido o alto custo de instalao da infraestrutura necessria. Outro estudo, o Censo da Web, tambm feito pelo CGIBr, apontou que o Governo Federal possui 1.668 stios, onde so armazenados mais de 25% de todos os dados dos stios do domnio .GOV.BR, ou seja, os domnios dos governos federal, estadual e municipal brasileiros. Ao se pesquisar, pelo sistema de busca Google, a expresso oramentos pblicos, e delimitar-se esta a stios do domnio .GOV.BR, o resultado apresenta 123 mil entradas em pginas hospedadas em provedores brasileiros. Tal resultado demonstra um grande volume de informaes sobre o assunto. Tambm de acordo com o CGIBr, do total de usurios da internet no Brasil, 30% destes j acessou um stio governamental. Finalmente, se conclui que, se h de um lado a informao necessria conforme ditam os preceitos legais e do outro a populao com possibilidade de alcance a esta informao, agora ou num futuro prximo, ento pode-se dizer que h um nvel aceitvel e crescente de transparncia. Retomando Platt Neto (2004), o cenrio aqui demonstrado atende a primeira dimenso da transparncia por este pensada, a da publicidade. A segunda e a terceira dimenso sero frutos de aprimoramento pelo prprio Controle Social. Este, quando

22

efetivado trar da populao demandas por outras informaes ou modos mais compreensveis de publicao destas, e tambm a estas ser dada a devida utilidade, preceituada pelo autor na terceira dimenso da transparncia. Como disse Kuhn (2006): quando mudam os paradigmas, mudam com eles o prprio mundo.

O INTERESSE PELO TEMA


No tpico anterior ficou demonstrado que h a disponibilidade de informao e o meio de acesso a esta informao. Contudo, h o acesso a esta informao? Ou seja, h interesse pelos atos de gesto da administrao pblica e que possibilitam o Controle Social desta? Para responder estes questionamentos foram aplicados questionrios a 136 alunos de escolas pblicas e particulares do Distrito Federal. Inicialmente foi exposto aos entrevistados o tema do trabalho e a que ele se destinava sem, contudo, discriminar o intento de cada questo. O questionrio, de modelo nico, era composto de sete questes objetivas. Tambm aos coordenadores pedaggicos das instituies foram aplicados questionrios especficos, com cinco perguntas, e que pretendiam avaliar, respectivamente: a abertura dada ao tema; o interesse pelo tema; e se aquela instituio se valia de prticas de gesto que fomentassem o Controle Social. A sntese das respostas colhidas por meio do questionrio aplicado aos estudantes pode ser visualizada no quadro a seguir:

Questo Trabalha Ttulo de Eleitor

Resposta sim no sim no Polticas Pblicas

n. de respostas 10 125 91 44 7 16 5 34 78 1 18

Impostos 1) Qual dos termos abaixo lhe vem em Corrupo mente quanto escuta o assunto "Oramento Pblico"? Planejamento Governamental Gastos do Governo Outra 2) Como voc acha que poderia participar da Emendas Populares

23

deciso sobre o Oramento de sua Cidade?

Audincias Pblicas Carta aos Parlamentares Manifestaes Pblicas Nenhuma das alternativas No tenho interesse no tema TCU CGU STN SIGA CD SOF sim no no sei

55 8 33 9 19 27 14 10 12 28 3 23 77 35 101 32 4 136

3) Em sua navegao pela internet voc j acessou, ao menos uma vez, para fins de pesquisa, algum dos stios abaixo?

4) A escola onde estuda j realizou algum evento que abordasse temas relativos a Oramento Pblico, Oramento Participativo, Tributao ou Direito Constitucional? 5) Voc tem interesse em saber como so gastos os impostos que paga?
Quadro 01: Sntese dos resultados obtidos

sim um pouco No tenho interesse Total de questionrios aplicados:

Duas questes preliminares voltadas para a verificao do nvel de participao formal dos alunos na vida em sociedade foram feitas. Nelas foi perguntado se o entrevistado trabalhava e se possua o ttulo de eleitor. A estas, 91,9% dos entrevistados afirmaram no trabalhar, contra somente 7,4 que disseram sim. Em relao ao ttulo de eleitor, a diferena entre os que possuem (66,9%) e os que afirmaram no possuir o documento (32,4%) relativamente menor. V-se que, apesar de a grande maioria ainda no enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho, h um grande interesse em participar das decises polticas do Pas (observe-se que, para jovens entre 16 e 18 anos, o ttulo de eleitor opcional). A primeira questo conceitual era: Qual dos termos abaixo lhe vem em mente quando escuta o assunto Oramento Pblico? As respostas possveis se limitavam a: Polticas Pblicas; Planejamento Governamental; Impostos; Gastos do Governo; Corrupo; e Outra. A inteno desta primeira pergunta era identificar a percepo dos estudantes sobre o tema. A esta questo foram dadas 07 respostas (5,1%) de que o termo lembrado era Polticas Pblicas; 16 respostas para Impostos (11,8%); 05 para Corrupo (3,7%); 34 para Planejamento Governamental (25%), 78 para Gastos do Governo (57,4%); e apenas 01 para outras, o que representa 0,7% do total. fcil verificar que, apesar do momento poltico no

24

qual o questionrio foi aplicado (auge da crise do mensalo do DF), a corrupo no diretamente relacionada com o Oramento Pblico. Mais da metade dos entrevistados vem o Oramento Pblico como mero gasto governamental. Neste sentido necessrio que a poltica fiscal seja esclarecida para o cidadocontribuinte. Esta engloba trs funes: 1) alocativa: diretamente ligada ao fornecimento de bens pblicos; b) distributiva: redistribuio de renda; e c) estabilizadora: no que diz respeito a poltica econmica do governo (Giambiagi & Alm, 2000). Quando a poltica fiscal, que se traduz por meio dos Oramentos Pblicos, se apresenta como sendo somente gastos, seu carter de instrumento poltico de alocao de recursos entre segmentos da populao e entre reas de polticas pblicas negligenciado, fomenta a sonegao, e desmotiva o cidadocontribuinte para o exerccio do Controle Social. Por outro lado, um achado interessante da pesquisa que, se forem somadas as respostas dadas a Polticas Pblicas e Planejamento Governamental, conscientemente ou no, um tero dos alunos questionados percebem as bases do que vem a ser o sistema oramentrio. O que confirmado por Ribeiro (2008), segundo o qual o sistema oramentrio tem uma funo fundamental para o planejamento e para o estudo das polticas governamentais. Em seguida foi perguntado: Como voc acha que poderia participar da deciso sobre o Oramento de sua Cidade? Foram as seguintes as respostas oferecidas: Emendas Populares; Manifestaes Pblicas; Audincias Pblicas; Cartas aos Parlamentares; Nenhuma das alternativas; e No tenho interesse no tema. O objetivo desta segunda pergunta era identificar o nvel de conhecimento sobre o tema. Para esta questo foram obtidos os seguintes resultados: 13,2% dos entrevistados, ou seja, 18 pessoas, disseram que poderiam participar da deciso sobre o oramento da cidade onde vivem por meio de Emendas populares; 55 entrevistados, ou 40,4% do total, disseram ser por meio de Audincias Pblicas; 5,9 % afirmaram ser o meio de participao o envio de Carta aos Parlamentares; 24,3 % do total escolheram as Manifestaes Pblicas; 6,6% dos entrevistados disseram no ser Nenhuma das Alternativas; enquanto que 14% destes afirmaram no ter interesse pelo tema. Novamente, v-se que o meio de participao pode j estar previamente interiorizado nas mentes dos entrevistados, uma vez que mais de 40% destes afirmaram serem as audincias pblicas o meio de participao popular no Oramento de sua cidade, fato previsto tanto na LRF (inc I, art.48) quanto na LDO (4, art. 17; art. 97; 7, art. 98). Somados aos que optaram por Manifestaes Pblicas, verifica-se que mais de 64% dos entrevistados identificaram as formas mais representativas de controle social direto. Por outro lado, a percepo do Poder legislativo como veculo de encaminhamento das demandas sociais foi baixa, denotando falta de credibilidade ou de conhecimento sobre a atuao desse poder. A terceira pergunta foi: Em sua navegao pela Internet voc j acessou, ao menos uma vez, para fins de pesquisa, algum dos stios abaixo? As opes de respostas

25

oferecidas foram: TCU (www.tcu.gov.br); SIGA BRASIL (www.senado.gov.br); Portal da Transparncia (www.cgu.gov.br); Oramento Brasil Cmara dos Deputados (www.camara.gov.br); Tesouro Nacional (www.stn.gov.br); e SOF (www.portalsof.planejamento.gov.br). O intento dessa pergunta foi o de identificar o nvel de procura pelas informaes disponveis e, em segundo plano, identificar se o estabelecimento de ensino estimulava o debate sobre o tema. Os stios apresentados como respostas possveis obtiveram os seguintes resultados: Cmara dos Deputados: 20,6% Tribunal de Contas da Unio: 19,9% Controladoria Geral da Unio: 10,3% Senado Federal: 8,8% Secretaria do Tesouro Nacional: 7,4% Secretaria de Oramento Federal: 2,2%

O mais relevante nesta questo o alto ndice de pessoas que disseram nunca ter acessado nenhum destes stios. Dos 136 questionrios aplicados, 49,3% - o que corresponde a 67 entrevistados - no marcaram nenhuma das alternativas, uma vez que havia a possibilidade de nenhum dos stios apresentados ter sido acessado. Este fato pode demonstrar duas nuances: uma o baixo interesse do pblico entrevistado pelas informaes relativas ao oramento pblico, outra o pouco estmulo dado pelos professores para que os alunos pesquisem o tema. Qualquer destas facetas leva concluso de que no h interesse pelas informaes ali disponibilizadas. Para reforar esta afirmao, em acesso realizado ao stio da SOF, na pgina direcionada ao pblico jovem denominada Sofinha e sua turma, o contador de acessos indicava somente 323 visitas pgina entre 11 de dezembro de 2008 e o dia 10 de outubro de 2009. A pergunta seguinte tinha o intuito de buscar evidncia direta para a informao obtida, de forma subliminar, na questo anterior: A escola onde estuda j realizou algum evento que abordasse temas relativos a oramento pblico, oramento participativo, tributao ou direito constitucional? Eram possveis as seguintes respostas: Sim; No; e No sei. Mais da metade dos alunos, 56,6%, afirmaram que no, contra apenas 16,9% que disseram sim, e 25,7% que no sabiam. O baixo ndice de respostas sim evidencia que so pouco explorados temas voltados para a cidadania ou Controle Social. interessante observar que tais respostas conflitam com as respostas dadas pelos coordenadores pedaggicos, 100% dos quais afirmaram ter realizado eventos sobre o tema. Portanto, possvel que a ocorrncia de eventos relacionados a oramento pblico nas escolas seja maior do que a declarada pelos alunos, mas, sendo este o caso, subsiste a concluso de que os alunos

26

no se recordam de parte desses eventos e, portanto, no parece haver consolidao dos temas oramentrios que tenham sido eventualmente discutidos. Ademais, no intuito de identificar o nvel de interesse direto pelo tema, foi feito o seguinte questionamento: Voc tem interesse em saber mais sobre como so gastos os impostos que paga? Com trs respostas: Sim; Um pouco; e No tenho interesse. Nesta ltima pergunta, a resposta macia foi que sim, que existe o interesse me saber como so gastos os impostos que eles pagam, com 74,3% das opes, contra 23,5% que disseram ter um pouco de interesse e apenas 2,9% que afirmaram no ter interesse no assunto. Somando-se os que tm interesse aos que tm algum interesse chega-se a um percentual perto da totalidade. Ento porque no h busca pelas informaes? Enquanto era realizada a aplicao dos questionrios numa das escolas, um dos entrevistados afirmou que no havia maior interesse porque eles no estudavam o assunto. Como se ter interesse em algo que no se sabe que existe. Aos coordenadores pedaggicos das quatro instituies pesquisadas foram aplicadas as seguintes perguntas: 1) A instituio implementa o art. 26 da LDB em relao a Parte Diversificada (PD) como componente curricular? 2) Nos ltimos dois anos letivos um ou mais destes temas: Polticas Pblicas; Oramento Participativo; Tributao; Direitos Constitucionais; Corrupo; ou outro, foram abordados pela PD? 3) A gesto dos recursos da sua instituio de ensino tem participao da comunidade escolar? 4) Existe na sua instituio de ensino organismos representativos da comunidade escolar como, por exemplo, associao de pais? 5) Numa lista de prioridades, em qual colocaria o tema Oramento Pblico? (de 1 a 5, sendo 1 a mais prioritria e 5 a menos prioritria). Todos os coordenadores afirmaram implementar, como componente curricular, a parte diversificada prevista na LDB. Todos tambm afirmaram que, nesta parte diversificada, so realizados eventos voltados para um ou mais dos temas elencados na questo 02. interessante ressaltar que a maioria dos alunos (56,6%) afirmou no ter ocorrido nenhum evento envolvendo os temas ali elencados, como comentado anteriormente. Em relao participao da comunidade na gesto dos recursos, tal como a

27

representatividade desta na gesto escolar, era esperado que somente as escolas da rede pblica cumprissem estes aspectos, o que foi confirmado pela pesquisa. Pode-se especular que, a ttulo de formao do aluno para a cidadania, a gesto participativa nas escolas privadas tambm devesse ser estimulada. Um fato a ser destacado que trs dos quatro coordenadores entrevistados colocaram o tema Oramento Pblico como de importncia mediana. Somente um deles lhe deu prioridade mxima, o que confirma a evidncia obtida nos questionrios aplicados aos alunos sobre o baixo estmulo a um maior conhecimento sobre o assunto. Finalmente, pde-se observar o interesse dos jovens pela vida poltica do Pas, devido o grande nmero de possuidores de ttulos eleitorais, e tambm que a corrupo no est ligada ao Oramento Pblico, apesar de ser este a fonte dos recursos utilizados para os atos ilcitos, fato que representa uma baixa rejeio ao tema para uma futura abordagem em sala de aula. Alm disto, percebe-se nos alunos a existncia de um subsunor (Ausubel apud Moreira, 1999, p. 153) referente ao modo de participao social na gesto pblica observado nas respostas dadas as questes 1 e 2 como ser discutido no prximo tpico deste trabalho, mesmo com o baixo estmulo e explorao do tema pelos professores, que faz com que as informaes j disponibilizadas sejam pouco procuradas.

OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUO DO CONHECIMENTO

Como demonstrado, tem-se, de um lado, as informaes necessrias para o controle social e, de outro lado, um pblico inclinado em conhecer melhor e exercer este controle. Um caminho para fazer esses dois elementos convergirem para o efetivo exerccio do controle social atravs da educao para o exerccio pleno da cidadania, como previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educao. A LDB, em diversos de seus artigos (art. 2; art. 22; inc. I do art. 27; inc. II do art. 35; e inc. I do art. 36;), afirma serem diretrizes da educao nacional o preparo do educando para o exerccio da cidadania atravs de conhecimentos e valores formados durante a educao bsica, que compreende a educao infantil, o ensino fundamental e o mdio. Perceba que estas se aplicam a todos os nveis de ensino, ou seja, o exerccio da cidadania

28

deve ser estimulado, desde a educao infantil, com formao de conhecimentos. Bordieu (1989) tem uma interessante colocao de porque se deve ensinar o Controle Social: Se a tcnica do jogo [ ] no existisse, eu no poderia ter a inteno de jogar [ ]. Ento, se no h o conhecimento de como pode ser realizado o Controle Social, como pode ter a populao a inteno de realiz-lo. Outro confirmador desta opo retoma Bugarin (2003), e sua ideia de custo de oportunidade, uma vez que o estudante j se encontrar na escola. Foi percebido, tambm, que os jovens entrevistados tm os chamados subsunores, como prediz as teorias de Ausubel (apud Moreira, 1999, p. 153), isto , na anlise das respostas dadas pesquisa, percebe-se algum conhecimento prvio sobre o modo de participao social na gesto pblica, o que pode servir de base para a construo dos conhecimentos necessrios para o exerccio do controle social. Numa compilao das idias de ensino-aprendizagem de Novak, Moreira (1999) d a seguinte concluso:
[ ] em um fenmeno educativo, de alguma maneira, algum (aprendiz)

aprende algo (adquire conhecimento) interagindo (trocando significados) com algum (professor) ou com alguma coisa (um livro ou um programa de computador, por exemplo) em um certo contexto (em uma escola, uma sociedade, uma cultura, um regime poltico).

Neste nterim, os educadores podem ser os mediadores entre os alunos e a compreenso das informaes disponibilizadas pela administrao pblica. Em relao a este aspecto, o presidente de um dos maiores institutos de pesquisa e educao do Pas a FGV-, Carlos Ivan Simonsen Leal (2002) afirma que [...] a qualidade do dispndio [oramentrio] estar fortemente condicionada pelo papel dos cidados-eleitores. Esse papel depende de mais acesso a informaes [o que j se faz presente] e de maior compreenso [ponto a ser atacado] do oramento pblico. (grifo nosso). Relevando a importncia no s da informao, mas do conhecimento necessrio para compreend-la. Neste sentido tem-se o exemplo alemo, que se ocupa, tambm, da formao poltica de seus cidados desde 1945 (Kraft et al, 1995, p.4). Ainda segundo Kraft (1995), esta precisa ser parte da educao geral de um povo, e ela tambm parte da modernizao da sociedade.

29

Uma experincia bastante relevante para o estmulo ao Controle Social e que vai ao encontro do cerne deste trabalho realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconmicos INESC, uma organizao social voltada para o aprofundamento da democracia e dos direitos humanos por meio das polticas e dos oramentos pblicos, com o programa denominado Jovens Protagonistas, onde so realizadas oficinas voltadas para jovens de escolas pblicas com o intuito de uma tomada de conscincia e gerao de conhecimento a respeito dos oramentos pblicos e do que estes influenciam em suas vidas. A metodologia parte da tomada de conscincia do que seja educao de qualidade, se esta qualidade se assemelha a que eles atualmente tm, e que alguns dos problemas relacionados com esta qualidade, como os de falta estrutura fsica e de material, podem ser resolvidos atravs de aes que influenciem o oramento pblico a fim de direcionar os recursos para a rea educacional. Apesar do mrito deste programa, o fato de ser uma atividade realizada por uma organizao externa ao corpo escolar, alm de enfrentar resistncias por parte das direes das escolas (INESC, 2009), no aplicado a todos os alunos. O programa tem carter voluntarioso, e participam somente aqueles que se dispuserem a tanto. Tal fato faz com que o projeto tenha um carter laboratorial. Com o mesmo intuito, mas com forma e amplitude diferente do realizado pelo INESC, a Controladoria Geral da Unio CGU, implementa o Programa Olho Vivo no Dinheiro Pblico. Realizado atravs da capacitao de agentes pblicos, conselheiros municipais e lideranas locais, tem como meta fortalecer as aes de controle sobre os recursos pblicos pela sociedade local. Segundo o stio do programa, at dezembro de 2009 foram capacitadas mais de 24 mil pessoas em 1382 municpios. Dentre os cidados capacitados, segundo a CGU, tambm encontram-se professores, que funcionam como disseminadores dos conhecimentos disponibilizados pelo programa.

CONCLUSO

A democracia no pode ser mais pensada como um Estado em que os contribuintes s pagam impostos e o governo s os arrecada. A crise de legitimidade das democracias modernas pode ser contornada atravs de uma maior abertura participao popular, onde o Controle Social devolva aos cidados a confiana em seus governantes e os

30

faa sentirem-se como parte do plano e no somente como seu objeto. Estas afirmaes so amplamente pregadas pelos grandes pensadores polticos da modernidade (Weffort, 2004). Neste sentido, a transparncia dos atos da administrao pblica vem sendo garantida, mesmo que ainda no de forma irrestrita, pela legislao vigente. Esta transparncia essencial para que sejam disponibilizadas informaes fundamentais para o controle social da administrao pblica. Atualmente a internet a grande responsvel por essa massificao de informaes da gesto estatal, e funciona hoje como um grande repositrio acessvel 24 horas por dia. Numa curva ascendente, tambm decorrente da legislao, as informaes gerenciais do Estado melhoram quantitativa e qualitativamente, e nunca foram to acessveis ao cidado. De outro lado, existe um pblico jovem, com participantes ativos da vida poltica nacional, que tm interesse em conhecer mais sobre os atos da administrao pblica e os benefcios ou nus que estes geram para si e para a populao de maneira geral. Entretanto, a falta de conhecimento sobre ao que se referem s informaes prestadas, bem como o modo de atuao perante as reparties pblicas no intuito de realizar o controle social, faz com que este pblico no se interesse pelas informaes disponibilizadas. Desta forma, no obstante toda a transparncia j instituda na administrao pblica, o Controle Social ainda no tem toda a efetividade possvel, que segundo Guedes & Fonseca ser o momento em que a sociedade politicamente organizada conseguir [...] interferir nos rumos das polticas pblicas, dos recursos pblicos e das decises que afetam a todos. Torna-se incua, ento, somente a publicizao dos dados sem a construo de um conhecimento cognitivo necessrio para com eles interagir. A construo deste conhecimento pode ser feito ainda durante o ensino mdio. Como ficou comprovado pela pesquisa realizada, o assunto oramento no tem uma imagem diretamente ligada corrupo fato este que, em tese, diminui possvel rejeio ao tema. Outro aspecto favorvel a existncia de subsunores j formados sobre o tema, e sobre os quais podem ser construdos conhecimentos mais complexos sem que se tenha a impresso de estranheza total ao mesmo. Atualmente existem iniciativas, tanto governamentais quanto do terceiro setor, as quais se prestam a disseminar o conhecimento sobre o controle social no Brasil. Entretanto estas tm um formato laboratorial, com um pequeno espectro, e sem garantia de continuidade

31

para a construo e fixao dos conhecimentos no longo prazo, bem como a aplicao destes conhecimentos de forma prtica. A mudana no mtodo de disseminao dos conhecimentos para o controle social pode, de forma simples, garantir uma formao contnua, com um real aprendizado significativo (Ausubel apud Moreira, 1999). Esta mudana consistiria num programa de capacitao de professores de escolas pblicas e privadas os quais, atravs da insero na parte diversificada do currculo escolar, poder-se-iam trabalhar, com um semestre em cada srie do ensino mdio, a construo de conhecimentos para a manipulao das informaes gerencias disponiblilizadas pelo Estado e das formas como exercer efetivamente o Controle Social da administrao pblica. Esta capacitao pode ser feita pelas mesmas organizaes que hoje, de forma experimental, divulgam informaes para o controle social, at mesmo pela modalidade de ensino distncia, de forma que todas as localidades brasileiras pudessem ser alcanadas. pretendido, em um prximo trabalho, a formulao um planejamento completo para se executar estas ideias. Finalmente, o cenrio mostrado, e os resultados aqui expostos, indicam ser este momento propcio para o processo de aprendizagem sobre Controle Social. Tal processo contribuir para o engrandecimento dos indivduos (empowerment) para lidar com a vida diria (Novak apud Moreira, 1999), ou seja, com a vida em sociedade, que hoje no pode mais se resumir aos papis de senhor e vassalos em relao ao Estado e seus cidados. Hoje, as democracias partem para uma nova fase, e constituem-se em reais parcerias, onde o cidado controla de maneira a positivar as aes estatais. Alm disso, como j dito anteriormente, a participao popular na gesto do Estado no s benfico para a populao, que se sente inserida no mesmo, mas tambm fator de justificao para a existncia do mesmo. Isto posto, o controle social deve ser incentivado pelos governantes no sentido de aperfeioar os resultados de suas administraes, como comprovado pelo exemplo estudado por Putnam. Fica ento evidenciado que o Brasil tem todos os ingredientes necessrios para dar um prximo passo no desenvolvimento de sua democracia.

32

REFERNCIAS
BOBBIO, Norberto. ESTADO, GOVERNO, SOCIEDADE: Para uma teoria geral da poltica. 12 Edio Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 173 p. (Pensamento Crtico, 69). Traduo: Marco Aurlio Nogueira.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. 1 Ed. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 1989. 159 p. (Memria e Sociedade).

BRASIL. Cmara do Deputados. Oramento Brasil. Disponvel em: <http://ww2.camara.gov.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil>. Acesso em: 15 jul. 2010.

___. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2008. (Vade Mecum).

___. Controladoria Geral da Unio. Presidncia da Repblica. Olho Vivo no dinheiro pblico. Disponvel em: <http://www.cgu.gov.br/olhovivo/>. Acesso em: 20 set. 2010.

___. Controladoria Geral da Unio. Presidncia da Repblica. Portal da Transparncia. Disponvel em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/>. Acesso em: 01 out. 2010.

___. Lei Complementar n. 101, de 04 de maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp101.htm>. Acesso em: 30 set. 2010.

___. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 30 set. 2010.

___. Lei n. 12.017, de 12 de agosto de 2009. Lei de Diretrizes Oramentrias para 2010. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2009/Lei/L12017.htm>. Acesso em: 30 set. 2010.

___. Prodasen. Senado Federal do Brasil. Portal Siga Brasil.

Disponvel em:

33

<http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado/SigaBrasil>. Acesso em: 15 set. 2010.

___. Homepage da Secretaria de Oramento Federal. <https://www.portalsof.planejamento.gov.br/>. Acesso em: 10 nov. 2009.

Disponvel

em:

___. Homepage do Tribunal de Contas da Unio. TCU. Disponvel <http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU>. Acesso em: 10 nov. 2009.

em:

___. Homepage da Controladoria Geral da http://www.cgu.gov.br/. Acesso em: 01 nov. 2010.

Unio.

CGU.

Disponvel

em:

BREDER, Jane Carvalho. Controle Social - Um modelo em construo: contribuies do Tribunal de Contas da Unio. In: SOUSA JNIOR, Jos Geraldo de. Sociedade democrtica, direito pblico e controle externo. Braslia/DF: TCU, 2006. p. 189-202.

BUGARIN, Maurcio Soares; VIEIRA, Larcio Mendes; GARCIA, Leice Maria. Controle dos Gastos Pblicos no Brasil: Instituies oficiais, controle social e um mecanismo para ampliar o envolvimento da sociedade. Rio de Janeiro: Konrad-adenauer-stiftung, 2003. 211 p.

COMIT GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (Brasil) (Ed.). Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informao e da Comunicao no Brasil TIC Domiclios e TIC Empresas 2009. So Paulo: Cetic.br, 2010. 474 p. Disponvel em: <http://www.cetic.br/>. Acesso em: 23 ago. 2010.

DAHL, Robert A. Poliarquia. 1 So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1997. 234 p.

GIAMBIAGI, Fbio; LEM, Ana Cludia. Finanas Pblicas: Teoria e Prtica no Brasil. 3 Ed. Rio de Janeiro/RJ: Campus, 2008. 496 p.

GUEDES, Alvaro Martim; FONSECA, Francisco (Org.). Controle Social da Administrao Pblica: Cenrio, Avanos e Dilemas no Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2007. 287 p.

HOLANDA, Aurlio Buarque de (Org.). Informao. In: HOLANDA, Aurlio Buarque de. Dicionrio Aurlio Eletrnico Sculo XXI. So Paulo - SP: Nova Fronteira, 1999. CD-ROM.

34

KRAFT, Lothar (Org.). Formao Poltica e Educao para a Cidadania. 1 ed. So Paulo / SP: Centro de Estudos, 1995. 46 p. (Papers).

KUHN, Thomas. A Estrutura das Revolues Cientficas. 7 Ed. So Paulo - SP: Perspectiva, 2003. 180 p. LEAL, Carlos Ivan Simonsen. Apresentao. In: REZENDE, Fernando; CUNHA, Armando. Contribuintes e Cidados: Compreendendo o Oramento Federal. 1 Rio de Janeiro: FGV, 2002. p. 7-9. (Programa de Estudos Fiscais).

LOCK, Fernando do Nascimento. Participao Popular no Controle da Administrao Pblica: um estudo exploratrio. Revista Eletrnica de Contabilidade: Curso de Cincias Contbeis UFSM, Santa Maria - RS, v. 1, n. , p.122-133, 01 set. 2004. Trimestral. Disponvel em: <http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIn01/a07vIn01.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2009.

MATUS, Carlos. O Plano Como Aposta. So Paulo em Perspectiva, So Paulo - SP, n.5, p.2842, out. 1991. Trimestral.

MRCIA HORA ACIOLI (Brasil). Instituto de Estudos Socioeconmicos - INESC. Ceilndia: Relatos e Impresses. Braslia - DF, 2009. 03 p.

MARINHO, Josaphat. Problemas Contemporneos do Oramento Pblico. In: MODESTO, Paulo; MENDONA, Oscar. Direito do Estado: Tomo 1: Direito Constitucional. 1 So Paulo: Max Limonad, 2001. p. 85-92. (Novos Rumos).

MEDEIROS, Paulo Henrique Ramos; PEREIRA, Jos Matias. Controle Social no Brasil: Confrontando a Teoria, o Discurso Oficial e a Legislao com a Prtica. Revista do TCU, Braslia, n. 98, p.63-72, 01 out. 2003. Trimestral. Disponvel em: <http://www.anpad.org.br/evento.php?acao=trabalho&cod_edicao_subsecao=45&cod_evento _edicao=20&cod_edicao_trabalho=4928>. Acesso em: 26 dez. 2009.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem: Cognitivismo, humanismo, comportamentalismo. 1 Ed. So Paulo - SP: EPU, 1999. 195 p.

NOVA CLASSE MDIA, A: o lado brilhante dos pobres. Rio de Janeiro - RJ: FGV/CPS, 10 set. 2010.

35

PLATT NETO, Orion Augusto; CRUZ, Flvio da; VIEIRA, Audi Luiz. Transparncia das contas pblicas das universidades: um enfoque no uso da internet como instrumento de publicidade. Anais do IV Colquio Internacional sobre Gesto universitria na Amrica do Sul. INPEAU. Florianpolis, 2004.

PUTNAM, Robert D. Comunidade e Democracia: a experincia da Itlia Moderna. 1 ed. Rio de Janeiro/RJ: FGV, 1996. 260 p.

RIBEIRO, Cyro de Castilho. A homepage Contas Pblicas: um diagnstico de contribuio para ao controle social / Cyro de Castilho Ribeiro; Ernani Avelar Borborema - 2006. 93 f. Dissertao (Ps-graduao) - Departamento de Cincias Contbeis e Atuariais, Universidade de Braslia - UnB, Braslia/DF, 2006. RIBEIRO, Renato Jorge Brown. Administrao Financeira e Oramentria. 4 Braslia/DF: Vestcon, 2008. 491 p.

ROUSEAU, Jean-jaques. Do Contrato Social. 1 ed. Campinas/SP: Russell Editores, 2006. 153 p. Traduo de Ricardo Rodrigues Gama.

SOARES, Fabiana de Menezes. Direito Administrativo de Participao: Cidadania, Direito, Estado, Municpio. Belo Horizonte: Del Rey, 1997. 261 p.

WEFFORT, Francisco C. (Org.). Os Clssicos da Poltica: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, "O Federalista". 13 So Paulo - SP: tica, 2004. 3 v.

You might also like