You are on page 1of 4

Dignidade da pessoa humana Viso antropocntrica em sede constituicional.

Principio 1 da Eco-92: os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tem direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza.

Meio ambiente relaciona-se a tudo aquilo que nos circunda.

Conceito de meio ambiente, art. 3 da PNMA: Meio ambiente o conjunto de condies, leis , influencias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Principio do Desenvolvimento Sustentvel Art. 225 Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, ... impondo-se ao
Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. Recursos ambientais no so inesgotveis. Busca-se a a coexistncia harmnica entre economia e meio ambiente. Permite-se o desenvolvimento, mas de forma sustentvel, planejada, para que os recursos hoje existentes no se esgotem. Busca pelo ponto de equilbrio. A CF estabelece qye a ordem econmica, fundada na livre iniciativa e na valorizao do trabalho humano, dever regrar-se pelos ditames de justia social, respeitando o principio da defesa do meio ambiente.

O principio do desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que atenda as necessidades do presente, sem comprometer as futuras geraes. Usurio Pagador Em matria de proteo do MB, o principio do usurio-pagador significa que o utilizador do recurso deve suportar o conjunto dos custos destinados a tornar possvel a utilizao do recurso e os custos advindos de sua prpria utiliao. Objetivo que o custo no seja suportado pelo Poder Publico e nem por terceiros, mas pelo utilizador. No justifica a imposio de altas taxas. Evita o enriquecimento ilcito. No uma punio, no h ilicitude. Poluidor Pagador No significa pagar para poder poluir ou poluir mediante pagamento. a) busca evitar ocorrncia de danos ambientais (carter preventivo)

b) ocorrido o dano, visa sua reparao (carter repressivo).

O poluidor deve arcar com as despesas de preveno dos danos ao meio ambiente que a sua atividade possa ocasionar. Cabe a ele o nus de utilizar instrumentos necessrios preveno dos danos, ocorrendo danos ao meio ambiente em razo da atividade desenvolvida, o poluidor ser responsvel pela sua reparao.
3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

Esse principio implica na responsabilidade civil objetiva; prioridade da reparao especifica do dano ambiental e solidariedade para suportar os danos causados ao meio ambiente. O dever de reparar o dano independente de comprovao de culpa.

Prioridade da Reparao Especfica do Dano Ambiental H duas formar: A reparao natural ou especfica (in natura), ou a em dinheiro. Porm, primeiramente, deve-se verificar se possvel o retorno ao statu quo ante por via da especica reparao. Se restar infrutfera, realmente ser impossvel, deve-se cair na condenao pecuniria. O termo pagador tem por contedo a reparao especfica do dano, e no a em pecnia. Poluidor a pessoa fsica ou jurdica, que efetua atividade de degradao ambiental.

Principio da Preveno A preveno deve concretizar-se por meio de uma conscincia ecolgica, a qual deve ser desenvolvida atravs de uma poltica de educao ambiental. Alem do estudo de prvio de impacto ambiental, o tombamento, liminares, sanes administrativas. O Estado deve punir o poluidor, para no estimular a pratica de agresso ao meio ambiente. Na CF, art. 225: proteger e preservar os bens ambientais para presentes e futuras geraes.

Precauo Quando h falta de comprovao cientifica. Precauo cautela antecipada, ao antecipada diante do risco ou perigo. 2 pontos: o perigo ele mesmo considerado e a ausncia de conhecimentos cientficos sobre o perigo. Visa gerir a espera da informao.

Caracteristicas da precauo: Incerteza do dano ambiental/ Tipologia do risco ou da ameaa/ obrigatoriedae do controle do risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente/ implementao imediata das medidas de preveno: o no-adiamento. Poder de polcia. Inverso do nus da prova: em face da incerteza cientifica, o autor deve prova com anterioridade que sua ao no causar danos ao meio ambiente. H a inverso do nus da prova em proveito da proteo do meio ambiente.

Principio da Participao Atuao conjunta de todos na preservao.

Informao Ambiental A educao ambiental (CF) efetivada atravs da informao ambiental. Educao Ambiental Busca trazer conscincia ecolgica ao povo, titular do direito ao meio ambiente.

Princpio da Ubiquidade Este principio vem evidenciar que o objetivo de proteo do meio ambiente, localizando no epicentro dos diretos humanos, deve ser levado em considerao toda v que uma poltica, atuao, legislao sobre qualquer tema, atividade, obra etc tiver que ser ciriada e desenvolvida.

Responsabilidade Civil Responsabilidade civil objetiva de reparar os danos. ainda solidria. Responsabilidade Administrativa Sano administrativa penalidade imposta por rgos estatais (Unio, Estados, e Municpios) nos limites de competncias estabelecidos em lei, com o objetivo de impor regras de conduta. Ligadas ao Poder de Polcia da ADM Pblica, vinculado ao interesse difuso. Os valores das multas so revertidos para o Fundo Nacional do MB, fundos estaduais etc. A responsabilidade ADM em matria ambiental tem como finalidade obrigar os rgos estatais defender e preservar os bens ambientais para as futuras geraes ante a

proteo indicada pela CD aos interesses difusos e coletivos em proveito da dignidade da pessoa humana. Responsabilidade Penal O Estado tem procurado intervir apenas em situaes que envolvam, em regra, ofensas de maior vulto sergurana de toda coletividade. Trata-se do principio de interveno mnima do Estado. Apresentando-se a sano civil eficaz para a proteo da ordem legal, desnecessrio que ele intervenha, de modo a estabelecer atravs do legislador a aplicao de sano penal. Crimes Ambientais.

You might also like