You are on page 1of 5

Fixao dos perfumes

ENTENDA SOBRE A FIXAO PERFUMES! A fixao de uma fragrncia tem ligao direta com um principal fator: a qumica, que por sua vez nesse contexto subdividida em trs, as matrias-primas usadas, a fisiologia humana e a temperatura ambiente. Um perfume uma mistura de vrios materiais aromticos sejam eles de origem animal, vegetal ou sinttico e cada um deles tem um peso molecular (baixa volatilidade) diferente, ou seja, com maior poder de fixao (evaporao na pele mais lenta). Sendo assim, quanto mais matriasprimas de alto peso molecular tiver uma fragrncia mais poder de fixao ter o perfume. Mas no podemos esquecer tambm que existe o fator fisiolgico humano e a temperatura ambiente onde o mesmo est exposto. Esses fator interfere fortemente na fixao de um perfume, de maneira que, mesmo sendo uma fragrncia feita com muitas matrias de alto peso molecular, de nada adiantar por exemplo, se o indivduo tem um suor cido ou se est tomando algum tipo de medicao ou se tem uma pele muito seca. Perfumes geralmente no fixam bem em pessoas com problemas hormonais. Da mesma forma acontece com a temperatura onde o indivduo est exposto, jamais poderemos exigir que o mesmo perfume fixe o mesmo tempo em uma pessoa que trabalha dentro de um escritrio. com ar condicionado suando pouqussimo, comparado com algum de trabalho braal exposto ao sol.

O tipo de pele tambm altera a evoluo das notas, ou seja, um perfume pode apresentar grande variao de uma pessoa para outra, veja a seguir: PELE NORMAL (8 hs) A pele normal bem equilibrada e bastante homognea, alm de ter uma textura suave e lisa. Normalmente, no h poros nem manchas visveis em sua superfcie. Ela pode ser identificada depois de atividades fsicas por bochechas avermelhadas, que ficam com essa colorao devido boa circulao sangunea. No entanto, at a pele normal pode mudar devido a fatores externos. A exposio ao sol, a poluio e o estresse podem fazer com que uma pele normal se torne seca, oleosa ou at envelhecida se no for tratada da maneira correta. PELE OLEOSA (maior fixao do perfume entre 8 a 12 hs) As glndulas sebceas de quem tem a pele oleosa produzem muito mais oleosidade do que deveriam. Da a pele ter uma aparncia brilhante, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Normalmente, os poros ficam dilatados e visveis, o que causa a formao de (cravos e espinhas). Os adolescentes so as principais vtimas desse tipo de pele, devido grande mudana hormonal que acontece nessa idade. Mas, outros fatores tambm podem causar a oleosidade na pele em adultos, como uma alimentao com muita gordura, gravidez, plulas anticoncepcionais, alguns tipos de cosmticos e at mesmo um clima muito quente. PELE SECA (menor fixao do perfume entre 2 a 4 hs)

Este tipo de pele muito comum. Suas principais caractersticas so a falta de brilho e uma textura fina e spera. A baixa produo de oleosidade das glndulas sebceas faz com que a pele seja pouco lubrificada e hidratada. Os poros so pouco aparentes. Fatores externos, principalmente no inverno, causam uma sensao de desconforto e podem deixar a pele quebrada, com tendncias a vermelhido, irritaes e alergias. Pessoas com esse tipo de pele tm mais propenso flacidez facial e ao aparecimento de (rugas). PELE MISTA (6 hs) Seu nariz parece brilhante e suas bochechas ressecadas? Essa a tpica descrio de quem tem a pele mista. Como diz o nome, uma combinao de dois tipos de pele: a pele oleosa, que predomina na zona T (testa, nariz e queixo), e normal ou seca, que aparecem nas outras partes do rosto. Os poros so dilatados na zona T - o que pode proporcionar a formao de cravos e espinhas e so pouco visveis no resto da face. uma mistura de uma aparncia brilhante com uma aparncia suave ou at mesmo spera. MORENAS/NEGRAS A pele morena geralmente mais oleosa e nela as fragrncias duram mais. Essncias orientais costumam ser as favoritas. LOIRAS Peles claras se adaptam melhor a criaes multi-florais de longa durao. Geralmente tm a pele seca e nela as fragrncias evaporam facilmente. RUIVAS Tm a pele muito clara e delicada, incompatveis com fragrncias que contenham muitas notas verdes. 3- Sudorese O perfume exala, a medida em que sua pele respira. Portanto, quanto maior a sudorese menor ser a fixao. 4- Clima Quanto maior o calor, maior ser a evoluo das notas, assim sendo, menor a fixao. Influi por constipao das vias nasais. O perodo da noite um momento propcio para avaliarmos uma fragrncia por dois motivos: 1. Com a queda da viso, h uma compensao em nosso organismo, melhorando nosso olfato. 2. Quando samos noite, estamos mais voltados aos sentidos, pelos fatores de bem estar. 5- Fatores biolgicos tambm podem afetar o cheiro do perfume!

Uma perda significativa de peso ou mudana de dieta causam, normalmente, alteraes. O uso de antibiticos tambm pode afetar as reaes qumicas das fragrncias na pele. 6- Adaptao olfativa Primeiramente no devemos nos esquecer de que a eficincia do nosso sistema olfativo em avaliar uma fragrncia, depende da adaptao sensorial. Quando nos acostumamos com um determinado cheiro, passamos a perceb-lo muito pouco.

Por exemplo, as empresas de sabo em p, mudam de fragrncia de seus produtos de tempos em tempos, pois a dona de casa se acostuma com a fragrncia e passa a rejeitar o produto por achar que ele no est mais deixando suas roupas perfumadas.

Temos vivenciado excelentes ndices de satisfao. Porm, por menor que seja, todo produto est sujeito a uma determinada margem de insatisfao, seja ela justa ou no. Existem vrios fatores que sugestionam o consumidor.

Podero ocorrer relatos do tipo: 1. O perfume que eu comprei dessa vez, no fixa como o que eu comprei anteriormente: Ocorreu a Adaptao Sensorial.

2. Eu passo o perfume e daqui a meia hora ele some: Uso em excesso, provocando a Adaptao Sensorial.

Nunca esquecer que outra pessoa tem uma percepo de seu cheiro muito mais intensa e sensvel do que voc mesmo.

No perfume, a fixao no sinnimo de qualidade. Existem perfumes maravilhosos que no so muito duradouros e perfumes de longa durao pouco agradveis, s vezes melhor uma satisfao intensa em poucas horas do que 24 horas de que algo extremamente enjoativo.

Perceber um cheiro diferente reagir a um impulso cerebral nos alertando de uma mudana olfativa em nosso ambiente, que pode significar para ns a presena de um perigo ou de um acontecimento importante para nosso bem estar. A parte do crebro responsvel pelo olfato o rinencfalo (crebro do cheiro), que a parte mais animal do crebro humano; ela reage instantaneamente aos impulsos olfativos sem controle de anlise do pensamento e da inteligncia. Um cheiro de comida

provoca uma sensao de fome, mesmo que tenhamos acabado de almoar, provocando uma salivao incontrolada em um primeiro momento, da mesma forma um cheiro de perigo provoca um pnico imediato, um cheiro agradvel provoca prazer fsico.

Mas essas reaes so instintivas e de pouca durao, rapidamente o crebro inteligente retoma o controle e por isso corta depois de um tempo a percepo do olfato. Comprovado que no existe perigo ou outra coisa, e que o cheiro que sentimos inofensivo, em duas horas no mximo a pessoa deixa de perceber esse cheiro, que de estranho virou normal no ambiente. Da mesma forma o consumidor de um perfume acha que o mesmo desapareceu.

Somente uma outra pessoa vindo de outro ambiente pode definir quanto tempo o perfume vai persistir na pele. Essa reao explica porque algumas pessoas se perfumam vrias vezes sem necessidade e acaba exagerando na quantidade, tornado o perfume insuportvel, deixando assim de ser atrativo para ser repulsivo.

Mesmo as pessoas esclarecidas reclamam s vezes da falta de fixao do perfume at em relao a perfumes importados.

Devemos reconhecer que existe certa razo para isso, cada tipo de pele reage ao perfume de um modo diferente, em algumas o cheiro parece literalmente grudar, e em outras desaparecer em pouco tempo, o mesmo perfume pode persistir de 14 a 15 horas em uma pessoa e 2 ou 3 horas em outra. Explicaes so muitas: acidez da pele, oleosidade, doenas, problemas de origens hormonais, etc... A qumica da pele uma realidade extremamente complexa que mdicos dermatologistas vo demorar em conhecer.

PERFUMES E PERSONALIDADE

Para a mulher que ama os esportes e a vida dinmica e natural, sugerimos as fragrncias florais e ctricas, ou perfumes com notas de folhas ou grama, como o Ange ou Dmon de Givenchy e o Allure de Chanel. Se voc mais sensvel e gosta da aventura e explorar lugares novos, procure cheiros suaves, frutais e florais, mas com um toque de frescor e sensualidade. Os perfumes importados femininos que melhor refletem estas caractersticas so o Trsor de Lancme ou Flower de Kenzo. As mulheres alegres, espontneas e divertidas que gostam das emoes fortes vo perceber que os perfumes frutais e ctricos so ideais para seu otimismo. Neste sentido pode tentar o Idole D Armani de Armani ou 212 Sexy de Carolina Herrera.

Se voc elegante, glamorosa e sofisticada, possivelmente seu carter no gosta de se arriscar, ento, sua escolha dever ser perfumes importados clssicos, como o Chanel No. 5 de Chanel ou Coco Mademoiselle de Chanel. Se seu estilo mais sedutor e sensual, se voc romntica e cativante, com certeza vai adorar os perfumes florais e frutais clidos com notas de madeira, mbar ou almscar, pois eles criam o mistrio e a paixo. Aqui sugerimos o Deep Red de Hugo Boss, Bright Crystal de Versace e o Azzaro Now Women de Azzaro. Finalmente, se voc tem muita energia, ativa e tem o esprito de aventura, muito fcil que procure perfumes de fragrncias novas, desconhecidas, atrevidas ou dinmicas com notas amadeiradas, como o Woman de Hugo Boss, Chance Fraiche de Chanel e o Absolutely Irrsistible de Givenchy. Agora muito fcil que voc compreenda a utilidade dos perfumes florais, assim decidimos falar um pouquinho deste tema tambm para ajudar-lhe a fazer uma melhor escolha de seu prximo perfume. Os perfumes florais so aquelas fragrncias dominadas por uma ou varias notas de flores e por isso que so to populares entre mulheres do mundo inteiro. Eles representam essncia do amor e do romance, e as flores mais usadas so as rosas, flor de laranjeira, gardnia, jasmim e outras.

You might also like