You are on page 1of 3

Meio ambiente e chuva cida

Regina Helena Porto Francisco


Professora Dra. do IQSC-USP - Instituto de Qumica de So Carlos da Universidade de So Paulo e-mail: porto@iqsc.usp.br

No incio do ms de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, que deve ser dedicado a uma melhor compreenso do meio onde vivemos e de como as aes de cada um de ns pode afetar o planeta. H um nmero enorme de problemas que devem ser pensados e discutidos. Vamos abordar aqui apenas um deles: o da chuva cida, que j causou muitos danos aqui no Brasil, principalmente na Serra do Mar, na regio de Cubato, no estado de So Paulo, onde a floresta foi devastada por vrios motivos, inclusive por este fenmeno. Normalmente, a chuva fracamente cida, com pH de 5,7 devido presena de cido carbnico, H2CO3, que resulta da combinao do gs carbnico, CO2, com gua, H2O. O cido carbnico um cido fraco que no prejudicial ao ambiente. Entretanto, vrios outros gases, que so produzidos em inmeros processos qumicos, ao se dissolverem na gua que compe as nuvens, formam outros cidos, muito mais fortes e prejudiciais. O fenmeno da chuva cida , principalmente, local, pois a composio da chuva depende dos poluentes lanados naquele mesmo lugar. Algumas vezes, as nuvens poludas se deslocam, regando reas mais afastadas com sua gua cida. Os principais agentes poluidores, tpicos de regies altamente industrializadas, so os xidos de enxofre e nitrognio, que, dissolvidos em gua, formam os cidos sulfrico e ntrico. Em ambientes quentes, como dentro de motores de carros, o oxignio e o nitrognio do ar se combinam, formando esses xidos de nitrognio. Neste ambiente de ar aquecido, forma-se monxido de nitrognio (NO). Este composto se combina rapidamente com o oxignio do ar, transformando-se em dixido de nitrognio (NO2). O NO2 tem bastante afinidade por gua, e nela passa forma de cido ntrico (HNO3), um cido forte e bastante prejudicial ao ambiente. Os catalisadores presentes nos carros hoje em dia transformam boa parte do xido de nitrognio novamente em nitrognio gasoso, exatamente como ele era antes de entrar no motor do automvel.

J o SO2, o dixido de enxofre, gerado na queima de combustveis fsseis, como carvo mineral e petrleo. Este gs tambm se dissolve facilmente na gua, gerando cido sulfrico (H2SO4), que tambm forte. Se o SO2 est em grande quantidade no ar, ele tem tempo de se combinar com o oxignio, formando trixido de enxofre (SO3), que se dissolve ainda mais facilmente na gua e produz cido sulfrico mais concentrado. Todos esses cidos fortes se acumulam nas nuvens. A chuva que essas nuvens faz cair , na verdade, uma soluo muito cida, e que acaba alterando o equilbrio qumico do solo. Uma das conseqncias diretas a diminuio do clcio disponvel, um elemento metlico fundamental para as plantas. Isto afeta muito mais as reas de florestas nativas que as reas de agricultura. Nas reas cultivadas, os donos da plantao continuamente examinam a acidez do solo, e, caso o pH esteja muito baixo (solo muito cido), ele pode ser corrigido com a aplicao de fertilizantes. Esse monitoramento no ocorre nas outras reas verdes, como as florestas. O clcio contido no solo est intercalado entre as camadas de silicatos das argilas. As argilas apresentam uma propriedade qumica chamada "troca inica". Neste processo, os cidos "empurram" ons de hidrognio s argilas, que acabam liberando os ons de clcio que existem naturalmente no solo. Quando combinado desta nova forma, o clcio se torna pouco til para a planta, que passa a ter muita dificuldade de absorv-lo. Quando o cido presente o cido sulfrico, isto se torna ainda mais grave, pois h a formao de sulfato de clcio (CaSO4), um sal que no se dissolve na gua, e que, portanto, as plantas no conseguem consumir. A diminuio do clcio no solo afeta a vida dos seres que vivem nessas terras. Um exemplo foi observado em 1989, no norte da Europa, quando cientistas holandeses perceberam que pssaros silvestres daquela regio estavam produzindo ovos com a casca muito fina e porosa, ou seja, frgeis. O problema seria a deficincia de clcio, um dos principais elementos presente na casca dos ovos. A principal fonte de clcio na alimentao dos pssaros eram alguns moluscos (como caracis, por exemplo). Verificou-se que a populao de moluscos estava desaparecendo - por causa da falta de clcio. Normalmente uma floresta tem de 5 a 10 gramas de clcio solvel por quilograma de solo. Aquela regio tinha menos de 10% dessa quantidade. Com o desaparecimento dos moluscos, os pssaros passaram a se alimentar de restos em fazendas da regio, ou de sobras de piqueniques. Uma dieta muito pobre em clcio. Uma das grandes dificuldades nas questes ambientais exatamente conscientizar a populao de que, para cada ao, podem existir conseqncias que no so bvias nem diretas, mas notveis apenas no futuro. Datas como o Dia Mundial do Meio Ambiente devem ser

aproveitadas para divulgao de fatos como o dos pssaros europeus, para que as pessoas compreendam claramente qual o seu papel e como devem agir para melhorar a vida no planeta.
Revista Eletrnica de Cincias - Nmero 15 - Janeiro de 2003.

You might also like