You are on page 1of 137

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geocincias

Geotectnica
Prof. Ticiano J. Saraiva dos Santos ticiano@ige.unicamp.br

Mtodos Geofsicos
Gravimetria
Magnetometria Ssmica

Gravimetria
Medida da acelerao da gravidade.

Mede pertubaes locais geradas no campo terrestre em funo da presena de rochas de diferentes densidades. Maior densidade , maior contribuio para o campo gravitacional.

A variao da gravidade causada pela topografia do terreno necessita de correes denominadas: Correo ar-livre e Bouguer. Ar-livre 0,03086 x altura (mgal) (somada ao valor medido) Bouguer 0,0419 x p (magal)/metro

A variao causada pelos efeitos da mar, ou seja, da atrao da lua e do sol, denominada de efeito tidal. Correo por tabelas.

Variao da densidade de algumas rochas e suas mdias. Fonte: Decifrando a Terra

Anomalia de gravidade causada pelo granito Touro (situado no Estado do RN). O perfil A-B, mostra uma acentuada queda no valor de gravidade que coincide com o setor de maior profundidade do granito, menos denso que as rochas encaixantes. A extenso horizontal do corpo intrusivo (~ 50 km) cerca de dez vezes maior que a sua profundidade mxima (~ 5 km). Fonte: DT, R.I.F. Trindade.

Mapa de anomalias Bouguer do Brasil e reas adjacentes. O intervalo das linhas de contorno de 20 mGal. Fonte: S et al. 1993.

Isostasia
Isostasia um conceito fundamental de geofsicos, baseado no seguinte princpio: ... Existe um nvel abaixo da litosfera terrestre (na astenosfera) onde nenhum gradiente de presso pode ser mantido no tempo geolgico. Tal nvel chamado de nvel de compensao.

Isostasia
Isostasia o balano gravitacional de massas na superfcie terrestre.

O balano (equilbrio) baseado no contraste de densidade dos materiais envolvidos. A crosta menos densa que o manto.

Tipos de isostasia: Isostasia local (Airy ou Pratt): no h estiramento lateral da litosfera;

Isostasia regional, h um estiramento lateral da litosfera (flexura);

Isostasia Local

Em grande escala (>1000km), o modelo mais apropriado o de isostasia local, que diz: Como o principal contribuinte para presso na terra o peso da carga (soterramento), no pode existir qualquer diferena de peso entre duas colunas verticais quando medido da superfcie da Terra para o nvel de compensao.

Modelo de compensao isosttica de Airy. A camada superior rgida possui densidade constante mas inferior quela do substrato plstico. O equilbrio isosttico atingido pela variao da espessura da camada superior, de modo que as montanhas tm razes profundas (fonte:Decifrando a Terra)

Modelo de compensao isosttica de Pratt. A camada superior rgida composta por blocos de igual profundidade, mas com diferentes p. O equilbrio isosttico atingido pela variao da densidade, de modo que as rochas sob as cadeias montanhosas so menos densas, enquanto as das bacias ocenicas so mais densas. (fonte:Decifrando a Terra)

Mecanismo de compensao isosttica tipo Aire. TA espessura da crosta de densidade pc, r esp da raiz, a esp da anti-raiz, pm densidade do manto, pw de H2O

Mecanismo de compensao isosttica tipo Pratt. Tp espessura da crosta, ph densidade da crosta, Dp prof. De compensao abaixo Tp.

r = hpc/(pm-pc)

Isostasia Regional

Numa escala mais local (< 1000km), a litosfera capaz de sustentar o gradiente de presso horizontal que ascende entre duas colunas litosfricas de diferentes pesos. Em outras palavras, a litosfera capaz de flexurar sobre um peso e abrigar" a astenosfera abaixo do gradiente de presso que pode originar-se na litosfera.

Flexura da litosfera em resposta peso da carga, por excesso de topografia (a - b) ou subduco (c).

Outras formas de soterramento Crustal

Gelo menos denso que rocha, mas uma pilha sobre a crosta ter um impacto isosttico.

Degelo

Grande parte da Escandinvia est experimentando um rpido soerguimento, em resposta a remoo das geleiras que existiam h dezenas de milnios.

Movimentos verticais da litosfera causados pela adio (a) e remoo (c) de uma carga na sua superfcie. A linha pontilhada refere-se situao de equilbrio isosttico. A linha tracejada indica como a gravidade varia com a adio ou remoo da carga.

O equilbrio entre tectnica de soerguimento e eroso

p.370

Estabilidade de falhas sobre cargas de gelo.

Derretimento do gelo provoca instabilidade.

OK, INTERVALO !!!!!

Magnetometria
Medida do campo magntico terrestre.

O campo magntico terrestre equivalente ao campo de um dipolo, cujo eixo faz um ngulo de 11,5 com o eixo de rotao da Terra e est um pouco afastado de seu centro.

Mapa de declinao magntica indicando a posio dos plos e a linha de declinao zero. Fonte: Langel et al., 1980.

Minerais ferromagnticos, paramagnticos e diamagnticos


Material Susceptibility x 10^3 (SI)* Air Quartz Rock Salt Calcite Sphalerite Pyrite Hematite Illmenite Magnetite Limestones Sandstones Shales Schist Gneiss Slate Granite Gabbro Basalt Peridotite ~0 -0.01 -0.01 -0.001 - 0.01 0.4 0.05 - 5 0.5 - 35 300 - 3500 1200 - 19,200 0-3 0 - 20 0.01 - 15 0.3 - 3 0.1 - 25 0 - 35 0 - 50 1 - 90 0.2 - 175 90 - 200

Magnetizao de esfera enterrada no polo

Magnetizao de esfera enterrada no equador

Assinatura Magntica
Minerais ricos em ferro (ferromagnesianos) so levemente magnetizados na direo paralela ao campo magntico existente na poca do resfriamento, abaixo de 580 oC. Se a rocha se move ou se o campo magntico muda, a rocha retm a assinatura magntica original.

Magnetismo reverso e dados do assoalho ocenico


O campo magntico terrestre muda; A assinatura magntica registrada nas rochas tambm guarda a polaridade; Nas cadeias meso-ocenicas nova croista ocenica gerada e registra a assinatura e polaridade magntica.

Padro do magnetismo nas cadeias mesoocenicas

Formao de anomalias Magnticas

Distribuio do fundo ocenico mundial

Magnetismo Reverso

Registro magntico em sedimentos ocenicos

Sismologia

Estudo da propagao das ondas ssmicas ( P e S) geradas naturalmente (terremotos) ou artificialmente (exploses) possibilitando o entendimento da estrutura interna da Terra. Grande movimento num curto intervalo de tempo.

Terremoto
Movimentom de rocha ao longo de uma falha. Rocha sob tenso acumula energia de deformao com o tempo; Fraturamento da rocha. Liberao da energia como onda ssmica, provocano o terremoto.

Tipos de ondas ssmicxas 1. ondas internas viajam no interior da terra; 2. Ondas superficiais -- viajam na superfcie da terra Tipos de ondas intaernas Primria ou "P" : maior vewlocidade, Causa compresso e expanso na direo de propagao Secundria ou "S" : Ondas de cisalhamento Mais lentas do que a onda P, mas mais rpida do que a superfcie de onda. Causa cisalhamento de rocha perpendicular a direo de propagao da onda> No se propaga atravs do lquido

Ondas superficiais "Love" (L) e Rayleight Causa choque vertical e horizontal Viaja exclusivamente na superfcie da Terra.

Tenso vs Deformao (pressure)

Foco e Epicentro de Terremoto

Os dois modos principais de propagao das vibraes ssmicas so a onda P (a), longitudinal e a onda S (b), transversal (vibrao perpendicular direo de propagao). Junto superfcie da Terra, propagam-se tambm as ondas superficiais: onda Rayleigh (c), e ondas Love (d).

Ao gerar-se um tremor as ondas ssmicas propagam-se em todas as direces, provocando o movimento do solo tanto horizontal, como verticalmente. Nos lugares prximos ao epicentro, a componente vertical do movimiento maior que a horizontal e diz-se que o movimento trepidatrio. Por outro lado, ao propagarem-se as ondas ssmicas, as componentes verticais atenuam-se e ao chegar a um solo brando, as componentes horizontais amplificam-se e diz-se que o movimento oscilatrio.

Movimento Trepidatrio

Movimento Oscilatrio

Movimentos Trepitatrio e Oscilatrio

Ondas P

Ondas S

Medida das ondas de som do terremoto

Superfcie de onda

Onda P - rpida

Tempos de chegada determina a distncia do terremoto.

Onda S

Velocidade de propagao das ondas P e S

Onde k a propriedade de incompressibilidade da rocha; u a rigidez da rocha (ou a resistncia ao cisalhamento) e; p a densidade.

Zona de sombra de ondas P

Zona de sombra de ondas S

De maneira geral, quanto maior a densidade do material, maior a velocidade de propagao das ondas P e S.

Ssmgrafos registra a
intensidade do terremoto

Curva de velocidade de propagao das ondas P e S

Triangulao de 3 estaes para localizar o epicentro do terremoto.

Determinando a magnitude de terremotos Magnitude medida da energia liberada durante o terremoto. H diferentes caminhos para se medir a magnitude.
Magnitude Richter Mede a amplitude da maior onda S no registro sismogrfico. Leva em conta a distncia entre o sismgrafo e o epicentro. Escala Richter Escala logaritimica (NO fsica) O aumento de uma unidade representa a magnetude 10 vezes maior. 1 unidade na escala Richter representa aproximadamente um aumento de 30 vezes na energia liberada. Intensidade Intensidade refere-se a quantidade de danos causados Escala Mercalli usada para expressar os danos.

Movimento do Tsunami

Mov. Tsunami : ~600 mph em gua profunda


~250 mph mdia profundidade ~35 mph em gua rasa

Previso de Terremoto (?)

Parkfield, Califrnia Capital mundial do terremoto ( vantagem)

Mecanismo Focal de Terremotos

Geometria de Falha

Teste de Mecanismo Focal Hiptese de Falhas Transformantes

Mecanismos Focais Atuais

Mecanismo Focal de El Salvador

Fonte: Bezerra et al., 2001

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA


Diferenciao da Terra Velocidade de propagao de ondas e Descontinuidades internas da terra Composio da terra - crosta # continental superior e inferior # ocenica 1 , 2 e 3 - ofiolitos - metamorfismo #diferenas entre crosta cont. e ocenica

- manto # estrutura ssmica # composio # zona de baixa velocidade (LVZ) # zonas de transio

Deformao na crosta e manto

- Ncleo
Litosfera e Astenosfera Fluxo de calor na Terra

O incio da Terra
- Extremamanete violento;
- Muito quente, fuso do ferro;

-Rochas do interior da Terra fortemente comprimidas e quentes;


- Calor Radiognico adicionado devido a fisso; - a Terra diferenciada em camadas.

Qual a composio da Terra primitiva? Estudo de meteoritos; Muitos so ferro e Nquel Alguns contm condritos. pequenos corpos rochosos nos meteoritos que podem representar material condesado da nebula solar original A composio da terra seria similar a desses meteoritos, Entretanto Meteoritos tem 35 % de Ferro e a Terra apenas 6%

Como a Terra continuou acrescionando, a temperatura passou do ponto de fuso e houve uma liquefao. Por causa de sua maior densidade, o ferro foi para o centro da proto-Terra devido a gravidade. Os elementos mais leves foram para superfcie. Originalmente a Terra era homognea, mas devido ao calor e fuso, o material foi se separando formando zonas concntricas de diferentes densidades, tornando-se assim, DIFERENCIADA

Propagao de ondas ssmicas e o interior da Terra.

A velocidade de propagao de ondas ssmicas depende da composio do material e da presso. Pode-se usar o comportamento de propagao de ondas ssmicas para desvendar o interior da Terra. Quando as ondas se movem de um material para outro elas mudam de velocidade e direo.

Propagao da ondas ssmicas P e S

Caminho da ondas P e S na Terra

Tempo de propagao das ondas ssmicas P e S com a profundidade da Terra. Propriedades como incompressibilidade, rigidez e densidade so inferidas a partir da velocidade, sendo esta ltima direta e precisa.

Mudanas de Vp e Vs fornecem dados para revelar a disposio das camadas no interior da Terra

Principais Descontinuidades:
Conrad Moho (mo-ho-RHO-vi-chich) LVZ 400 km 670 km D Gutenberg Lehman

profundidade

Conrad:
- profundidade de 5 a 30 km - crosta mfica a flsica -crosta superior e crosta inferior - normalmente ausente - aumento da velocidade p/ 6,3 km/s

Moho (mo-ho-RHO-vicic):
- profundidade de 4 a 55 km - mudana composicional - tectonicamente ativa?? - marca o limite crosta - manto - velocidade aumenta p/ 8km/s

LVZ (low velocity zone):


- zona de baixa velocidade das ondas ssmicas
- presente entre 80 e 300 km profundidade - ondas S sempre presente, P ausente em algumas regies - regionalmente varivel, P sobre embasamento antigo

- possibilidades: T anomalamente alta, mudana de fase, mudana composicional, presena de fendas ou fissuras, fuso parcial
- importncia: representa uma camada de baixa viscosidade, ocorrendo o movimento relativo entre a litosfera e a astenosfera.

400 km e 670 km:


- distribuio mundial - acima de 400 km o principal constituinte olivina - em 400 km, mudana de fase mineral para uma estrutura de maior densidade, no caso para espinlio - em 670 km, mudana da estrutura do espinlio para perovskita; limite manto superior manto inferior

Estrutura da Crosta e manto superior

Zona de baixa velocidade (astenosfera)

olivina

Manto superior

Zona de transio olivina -espinlio

Estrutura do espinlio

Z. transio espinlio-perovskita

Manto Inferior

Estrutura da perovskita e xido de magnsio

D:
- ocorre na profundidade de 2870 km - camada fina, 200 a 300 km, na poro inferior do manto - mistura de material do manto e ncleo? Fe lquido do ncleo com silicatos do manto - produo de ligas metlicas e silicatos no metlicos a partir da perovskita - possvel zona de origem das plumas do manto

Gutenberg
- profundidade de 2885 km - FeO fluido, FeS vs silicato(Mg, Fe) - limite entre ncleo e manto - gera forte reflexo ssmica e provavelmente representa uma mudana de interface

Lehman - profundidade de
5144 km - Fe slido vs. FeO FeS fludo - limite ncleo externo interno

Crosta
5 a 75 km espessura Slida Silcio (Si) e oxignio (O) Continental
5 a 75 km espessura antiga (bilhes de anos) Deformado Densidade 2.7 g/cm3 Granodiortica Aumento densidade: 30Mpa/km Aumento temperatura: 25C/km, diminuindo metade no Moho

Crosta continental superior


composio grantica

Crosta continental inferior


Velocidade de 6,5 a 7,6 km/s Composio basltica? (associaes minerais incompatveis) Composio varivel (granodiortica a grantica, cidas; gabroica anortostica)

Crosta Continental: 0.374% massa; profundidade de 0-50 km. A crosta continental contm 0.554% da massa manto-crosta. a parte externa da Terra, composta essencialmente de rochas cristalinas, com minerais de baixa densidade, principalmente quartzo (SiO2) e feldspato. A crosta (ocenica e continental) a superfcie da Terra, sendo a parte mais fria do planeta. Dessa forma, as rochas se deformam suavemente, e esta poro rgida denominada de

Ocenica
5 a 8 km espessura

Relativamente jovem (menos de 200 Ma)


Indeformado Densidade 3.0 g/cm3 Basltica

Equilbrio isosttico com a crosta continental


Subdividido em 3 camadas (1, 2 e 3)

Crosta Ocenica: 0.099% de massa da Terra; profundidade 0-10 km A crosta ocenica contm 0.147% da massa mantocrosta. A maior parte da crosta terrestre foi feita atravs da atividade vulcnica. O sistema de cadeias ocenicas, conjunto de 40.000 km de vulces, gera nova crosta ocenica a uma taxa de 17 km3 por ano, cobrindo o fundo ocenico com basaltos.

Camada 1: - sedimentos terrgenos e depsitos pelgicos; - espessura mdia de 0,4 km Camada 2: - espessura mdia de 1 a 2,5 km - velocidade ssmica 3,4 a 6,2 km/s - subcamadas 2A, 2b e 2C; aumento da velocidade e diminuio da porosidade - basaltos fraturados, basaltos macios com diques e diques com basaltos macios

Camada 3: - camadas 3A, 3B (velocidade de 6,5-6,8 e 7-7,7 km/s respct - metagabros e gabros com bolses de plagiogranitos e prointruses de serpentinitos (3A); Gabros e metagabros com protointruses e bolses de cumulatos ultramficos

(a) Crosta ocenica sugerida pela velocidade das ondas P. C a m a d a 1 - sedimentos; Camada 2rochas vulcnicas porosas com proporo pequena d e sedimentos ; Camada 3 rochas mficas macias; Camada 4 rochas ultramficas. (b) Crosta ocenica no ofiolito de Om, Golfo Prsico, (Fonte: Decifrando a Terra)

-Toda crosta ocenica produzida nos centros de expanso.

- Manto quente funde-se prximo a superfcie devido a diminuio da presso.


-O magma basltico dissolvido resfria como intruses gabricas abaixo de 2km de profundidade, enquanto grandes quantidades eruptem no mar formando pillow lavas. -O topo da cmara magmtica vai sendo intrudida continuamente por diques, levando magmas para a superfcie. Por isto ocorrer no centro de expanso, cada dique est sempre fraturado por um novo dique, formando um grande amontoado de diques verticalmente orientados chamados de complexo de diques acamadados

SUITE OFIOLITICA

OFIOLITOS

Assemblia de rochas gneas variando de basaltos a gabros e peridotitos e sedimentos. Geralmente ocorre em cintures colisionais; Originados de litosfera ocenica.

Estrutura da crosta ocenica e manto superior

Distino de 4 camadas via velocidade ssmica Programas de sondagens marinhas Ofiolitos

Estrutura da crosta ocenica e manto superior


Ofiolitos tpicos

Litologias e espessura de uma sequncia ofioltica do Oman ( Boudier e Nicolas, 1985) Earth Planet. Sci. Lett., 76, 84-92.

Diferenas entre crosta ocenica e continental:


0.2 Ga versus 3.5 Ga de idade mxima;
5 km versus 35 km de espessura mdia; globalmente acamadada versus grande heterogeneidade; ampla calmaria ssmica versus tectonica ativa; vulcanismo de grande-escala versus vulcanismo suave.

MANTO

Manto superior: 10.3% da massa; profundidade de 10-400 km O manto superior contm 15,3 % da massa crosta-manto. Olivina (Mg,Fe)2SiO4 e piroxnio (Mg,Fe)SiO3 so os primeiros minerais formados. Estes e outros minerais so refratrios e cristalizados a altas temperaturas. Parte do manto superior, a astenosfera, pode ser parcialmente fundida.

Zona de Transio: 7.5% da massa da Terra; profundidade de 400-650 km. A zona de transio ou mesosfera (manto mdio), chamado tambm de camada frtil, contm 11.1% da massa crosta-manto e a fonte dos magmas baslticos. Contm Ca, Al, e Granada. Esta camada densa quando fria, por causa da granada. Flutua quando quente por que existem minerais fundentes para formar basaltos que podem subir como magma.

Manto Inferior: 49.2% da massa da terra, profundidade de 650-2,890 km O manto inferior contm 72.9% da massa crosta manto e provavelmente composta de Si, Mg e oxignio. Pode conter algum Fe, Ca e Al. Essa deduo feita assumindo que a Terra tem uma abundncia similar e proporo de elementos csmicos como encontrados no sol e meteoritos primitivos.

D": 3% da massa da Terra; profundidade de 2,700-2,890 km

Mesmo freqentemente identificada como parte do manto inferior, descontinuidades ssmicas sugerem que a camada D" diferencie-se quimicamente do manto inferior abaixo deste. Teoriza-se que o material dissolvia-se no ncleo ou afundava no manto, mas no no ncleo por causa da sua densidade.

Composio do Manto: Amostras do manto superior ocasionalmente aparece em zonas de falha ocenicas, falhas de cavalgamento em cintures colisionais, ou em erupes de basaltos. A rocha geralmente peridottica, de dunito (ou olivine pura) e basalto. Este ltimo pode ser formado por fuso parcial do pirlito, que deriva de magma basltico enriquecido, partindo do final do dunito empobrecido. .

Composio do Manto: - peridotito: >>olivina e <15% granada;

- eclogtico: <<olivina e >30% granada

Ncleo externo : 30.8% da massa da Terra, profundidade de 2.890-5.150 km O ncleo externo uma massa lquida quente, eletricamente condutiva onde ocorrem os movimentos convectivos. Esta camada condutiva combina com a rotao da Terra e cria um efeito dnamo que mantm um sistema de correntes eltricas conhecido como campo magntico terrestre.. Esta camada no to densa quanto ferro fundido, o que indica a presena de elementos mais leves. Suspeita-se que 10% seja composto de enxofre e/ou oxignio, pois estes elementos so abundantes no cosmo e dissolve-se facilmente em ferro fundido.

Ncleo Interno: 1.7% da massa da Terra, profundidade de 5.150 a 6.370 km

O ncleo interno slido . Acredita-se que foi solidificado como resultado da presso, o que ocorre com muitos lquidos quando a temperatura diminui e a presso aumenta.

Litosfera e Astenosfera
crosta

Litosfera (rgida) Astenosfera (plstica)

Mesosfera (rgida)

Ncleo externo (lquido) Ncleo interno (slido)

Fluxo de Calor
Litosfera: - atua como uma camada isolante e a transferncia de calor na mesma ocorre por conduo ( radiao de sua superfcie); - afinamento litosfrico aumento gradiente geotermal e fluxo trmico. O inverso verdadeiro. - limite termal inferior de 1300-1400C dissipao Astenosfera - conveco termal - modelos variveis

Calor interno da Terra


Calor original Subseqente decaimento radioativo

Conduo
Conveco

Fluxo de Calor
Plumas do Manto - bolhas de material aquecido, com densidade e viscosidade menor que os materiais adjacentes;

- Tuzo Wilson: causadores de rifteamento e cadeia meso ocenicas, atividade vulcnica, hot spots
- vrias interpretaes quanto a natureza da pluma (agente causador e desencadeador), profundidade, dimenso, forma, condies limites (presso, temperatura, viscosidade), tempo de desenvolvimento, respostas ssmicas, etc. -

Conveco do manto superior: possvel motor da tectnica global

Variao da temperatura com a profundidade sobre regies continentais e ocenicas.

Valor de Condutividade para Vrias rochas Sedimentares

Tipo de rocha Arenito Folhelho Sal

Condutividade (W/m/K) 3-5 1.5 - 2 6

Valor mdio do fluxo de calor na superfcie terrestre Regio Africa America do Sul America do Norte Australia Europa Media continental Pacfico norte Pacfico sul Atlntico norte Mdia ocenica Mdia fluxo de calor na superfcie (mW/m2) 49.8 52.7 54.4 63.6 60.2 56.5 95.4 77.4 67.4 78.2

You might also like