You are on page 1of 31

Relatrio foto ilustrado sobre as condies das ciclovias existentes em Belo Horizonte - MG

Fotos: Guilherme Lara Camargos Tampieri e Vincius Tlio da Silva


Crditos das fotos da ciclovia do Barreiro para Junin MTB (nome do usurio no Facebook)

Texto: Guilherme Lara Camargos Tampieri Belo Horizonte, junho de 2012

Motivo do documento Sob a gide da lei, embasado no artigo 72 do Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB), todo e qualquer cidado brasileiro ou entidade civil tem o direito de solicitar, por escrito, aos rgos ou entidades do Sistema Nacional de Trnsito, sinalizao, fiscalizao e implantao de equipamentos de segurana, bem como sugerir alteraes em normas, legislao e outros assuntos pertinentes ao CTB.

Tendo esse amparo legal, esse documento fora feito com o intuito de mostrar aos rgos competentes que, no atributo de suas funes, eles devem atuar para, segundo o artigo 24, pargrafo I, cumprir e fazer cumprir a legislao e as normas de trnsito, no mbito de suas atribuies . Cumprir e fazer cumprir essa legislao que compreende a bicicleta como veculo de trao humana e que, por ser assim entendido, tem direitos e deveres. Ao encontro desse cumprimento de deveres dos rgos pblicos est o planejamento, a projeo, a regulamentao e a operao do trnsito de veculos, de pedestres e de animais, e a promoo do desenvolvimento da circulao e da segurana de ciclistas .
2 1

Alm, esse documento tem o objetivo de alertar os gestores pblicos, ciclistas, pedestres e demais condutores dos veculos que circulam em Belo Horizonte sobre a situao das atuais ciclovias da capital. Tendo como base a ineficincia e insuficincia operacional do poder pblico com relao s ciclovias de BH, compreende-se que o artigo 24, pargrafo III , do CTB, no est sendo respeitado. Esse artigo, ao referir-se competncia dos rgos executivo de trnsito dos Municpios, afirma que eles tm de implantar, manter e operar o sistema de sinalizao, os dispositivos e os equipamentos de controle virio. Nas demais pginas desse documento, pode-se perceber que o pargrafo supracitado fora subjugado em diversos trechos das ciclovias de Belo Horizonte.

Ademais, a produo desse documento se deu pelo intuito de galgar, ainda que a passos curtos, um espao que o terceiro setor, aqui referindo-se aos ciclistas organizados, deveria ter no planejamento, formulao e, porque no, na execuo das obras ou reformas que envolverem o sistema ciclovirio belo-horizontino.

Transcendendo o plano fsico e material da discusso, ns, ciclistas, gostaramos de ter nossos direitos e deveres postos na agenda dos gestores pblicos de nossa capital. H, ainda que pouco divulgada, leis que fomentam o uso da bicicleta para alm do lazer, stricto sensu. Tais leis compreendem que faz-se necessrio compreender e estimular o uso da bicicleta como veculo de locomoo, ou seja, como meio de transporte.

1 2

CTB, artigo 24, pargrafo I na ntegra. CTB, artigo 24, pargrafo II, com alterao.

As ciclovias de Belo Horizonte: Ciclovia da Pampulha (11,2km) ; Ciclovia do Barreiro (2,1km) ; Ciclovia da Amrico Vespcio (1,9km) ; Ciclovia da Savassi (1,9km) ; Ciclovia da Andradas (3,5km) ; Ciclovia da avenida Saramenha (1,8km) ; Ciclovia da 240 (Risoleta Neves) (2,0km) ; Ciclovia da Contorno (1,5km - sem certeza) ; Ciclovia do Boulevard Arrudas (0,5km) ; Ciclovia Vilarinho (4,5km) ; Ciclovia da Tereza Cristina (4,5km).

Total, aproximado, da quilometragem da malha cicloviria de Belo Horizonte : 36km

As setas verdes representam os pontos positivos da ciclovia e as vermelhas os negativos. A letra N significa Negativo, ou seja, os pontos que so desfavorveis ou desnecessrios ao trnsito de ciclistas, pedestres e motoristas. A letra P significa Positivo, o que quer dizer que algo a ser replicado pela malha cicloviria de BH.

1.

Ciclovia da Pampulha:

Por se tratar de uma ciclovia utilizada, hoje, quase exclusivamente para lazer de crianas e adultos, no foi levada em considerao nesse documento. 2. Ciclovia do Barreiro :
3

N: A placa indicando o incio da ciclovia posterior ao incio dela de fato. P: A ciclovia fora feita aps a sarjeta. Ciclovias que so pintadas na sarjeta trazem risco integridade do ciclista, por conta dos bueiros. Na impossibilidade de se pintar a ciclovia fora da sarjeta, recomenda-se bueiros que estejam no sentido contrrio ao das rodas da bicicleta.

Todos os crditos das imagens da ciclovia do Barreiro vo para Junin MTB (usurio do Facebook)

N: Exemplo a no ser posto em ciclovias de BH. H o perigo da roda do ciclista entrar no bueiro. P: Exemplo de um bueiro de uma ciclovia de Mnaco. Impossvel ter acidentes com ele.

N 1.: A calada acaba para o prosseguimento da ciclovia. Porque o pedestre tem de ter menos espao que ns, ciclistas? A projeo e execuo das ciclovias tem de levar em considerao o compartilhamento das vias, mas, antes de tudo, o direito do pedestre de ir e vir em segurana. N 2.: Essas pequenas rachaduras no solo podem gerar buracos maiores no futuro, devido infiltrao da gua.

N: No existindo calada, os pedestres fazem uso da ciclovia para transitar. No se deve dar direito aos ciclistas de transitarem e retirar, ao mesmo tempo, o direito do pedestre de fazer o mesmo. Sempre bom ressaltar que a figura do pedestre, do cidado, do ser humano que deve estar no centro das atenes de qualquer obra pblica.

N: Novamente, na ausncia de caladas, a ciclovia torna-se espao chamativo para o trnsito de pedestres. A falta de espao e a falta de instruo pontual ou sistmica corrobora com essa prtica comum nas ciclovias de BH.

N: Nesse caso, a ausncia de instruo para os pedestres que os fez caminha sobre a ciclovia. Percebese que h um espao (entre as setas verdes) que destinado ao trfego de pedestres.

N: H espao para o fluxo de pedestres,conforme indicado pela seta verde,mas o pedestre caminha pela ciclovia, por falta de informao. No espao marcado em vermelho h uma entrada para pedestres, mas no h ligao entre a calada e a entrada. Seria prudente cortar um pedao da grama e indicar, por meio da sinalizao horizontal, o local para travessia de pedestres.

N: Haveria e ter uma sinalizao mais especfica indicando o local para a travessia de pedestres. Uma faixa de pedestres, dentro da ciclovia, pode ser uma alternativa. Junto com ela, uma ao educativa indicando Pedestre, atravesse aqui. ou algo semelhante.

N: Pessoas e batidas de veculos grandes retiram os concretos que segregam os ciclistas do trnsito.

N: Uma proteo por cima desse bueiro seria interessante para que o ciclistas passasse por cima dele sem perigos. Alm, a falta de pintura um fator a ser repensado.

N: At um determinado ponto h sinalizao horizontal da via, depois ela acaba, no fazendo sentido o uso dela apenas em parte do percurso.

N: A calada termina em um determinado ponto sem sinalizao para o pedestre, o que o faz ter de prosseguir pela ciclovia ou pela rua. A pintura da ciclovia no fora feita por completo. Restos da sinalizao horizontal da rua remanesce na ciclovia.

3.

Ciclovia da Avenida Amrico Vespcio

N: senso comum que a ciclovia da Amrico Vespcio, como est, tem pouqussima utilidade para os ciclistas de Belo Horizonte. Como os ciclistas costumam dizer, ela liga nada a lugar nenhum.

N: A ciclovia poderia passar por trs do ponto de nibus, tendo esse sido

N: A falta de manuteno recorrente nas ciclovias de BH.

N: Mais um exemplo da falta de manuteno, descaso e/ou qualidade ruim do material usado na construo da ciclovia.

N: Falta de manuteno.

N 1: Falta de sinalizao luminosa vertical. N 2: Carros TRANSITANDO pela ciclovia. N 3: Falta de manuteno.

N: Ponto de nibus dentro da ciclovia (ou ciclovia dentro do ponto de nibus)

N: Veculo estacionado na ciclovia. A falta de educao e fiscalizao gera impunidade.

N1: A ciclovia termina em na boca de uma avenida movimentada e no possui sinalizao prvia informando seu fim. N2: No h sinalizao luminosa vertical para os ciclistas, mas h para os pedestres.

N: Sem aes educativas que, baseadas nos termos das leis vigentes em Belo Horizonte e de Minas Gerais, incentivem o uso da bicicleta como meio de transporte e indicaes locais sobre o uso exclusivo das ciclovias para bicicletas, os pedestres continuaro a utilizar a malha cicloviria de BH como pista de caminha/copper.

N: A falta de fiscalizao e educao para e no trnsito, no necessariamente nessa ordem, geram atitudes como essa.

4.

Ciclovia da Savassi

N: Dentre as ciclovias de BH, a da Savassi , sem dvidas, a que tem a maior quantidade de carros estacionados e parados nela. Isso pela falta de fiscalizao, indicao e de aes educativas para fazer a populao compreender que ciclovia uma faixa exclusiva para o trnsito de bicicletas e que bicicletas so meio de transporte.

N1: Placa indica que no permitida a circulao naquele fluxo. Se a ciclovia tem dois lados, um inicia ali. Como o as bicicletas devem seguir as mesmas regras de trnsito que os demais veculos, salvo quando h exceo indicando que a bicicleta tem outro fluxo ou comando, porque indicar fluxo proibido nesse ponto? N2: A falta da sinalizao sobre o incio da ciclovia outro problema.

P1: Ciclovia bem marcada, com sinalizao horizontal em perfeito estado. P2: Sinalizao luminosa vertical dando segurana aos ciclistas, pedestres e motoristas.

N: Ciclovia no estacionamento, mas, especialmente na Savassi, os demais atores do trnsito parecem


crer que ela o .

N: Ciclovia no estacionamento, mas, especialmente na Savassi, os demais atores do trnsito, inclusive os que prestam servio para a PBH, parecem acreditar no contrrio.

N1: Falta de manuteno. N2: Lavadores de carro ocupam a ciclovia e colocam seus instrumentos de trabalho em cima da via.

N1: Trecho sem proteo por ser garagem,mas sem sinalizao da entrada de veculos no sentido perpendicular ao da ciclovia. N2: Ciclovia com muita areia/terra, o que pode tornar o trecho perigoso para os ciclistas. N3: Pessoa parada no meio da via. N4: Pedestres parados e caminhando / locomovendo-se na ciclovia.

P: Esses dois quarteires contam com sinalizao vertical e horizontal e do total segurana ao pedestre, ciclistas e demais condutores.

N: Como j fora dito, o pedestre deve ter prioridade sobre todos os outros atores do trnsito e, em BH, isso no acontece. Privar o pedestre do seu espao de ir e vir privar a cidade de acolher seus cidados.

N: A manuteno dos quebra-molas nas ciclovias no faz sentido e um obstculo para os ciclistas que pedalam bicicletas com garfos rgidos.

5.

Ciclovia da Avenida dos Andradas

N1: A ciclovia inicia, como a maioria das existentes em BH, sem aviso e sem ligar pontos estratgicos da capital. Reconhece-se que o Pedala BH planejou a ligao entre as diversas ciclovias da cidade, formando a malha cicloviria de BH de fato. N2: A ciclovia inicia em um local onde h prtica de despejo de resduos slidos, o que no convidativo para o trnsito de pedestres, ciclistas e demais veculos. 4 N3: A via que paralela ciclovia no possui sinalizao horizontal, o que, segundo o artigo 88 do CTB ilegal.

N: Ciclovia inicia sem placas indicativas e est sem manuteno/limpeza.

Art. 88. Nenhuma via pavimentada poder ser entregue aps sua construo, ou reaberta ao trnsito aps a realizao de obras ou de manuteno, enquanto no estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condies adequadas de segurana na circulao. Pargrafo nico. Nas vias ou trechos de vias em obras dever ser afixada sinalizao especfica e adequada.

N: A ciclovia encerra sua parte sem sinalizao vertical ou horizontal sobre a continuidade dela do outro lado da avenida dos Andradas.

P: Placa (R-35b) de trnsito informando que os ciclistas deve transitar direita da via.

N1: A ciclovia termina sem avisos prvios.


N2: A ciclovia tem sua continuao muitos metros frente, aps a travessia de uma avenida, o que torna o trnsito dos ciclistas perigoso na regio. Assim, essa rota passa a ser subutilizada.

Continuao da ciclovia da Avenida dos Andradas

N: Pedestres utilizam a faixa da ciclovia para fazer caminhada, mesmo tendo muito espao ao lado. Falta, nesse caso, campanhas educativas e informao para os pedestres.

6.

Ligao entre a ciclovia da Avenida dos Andradas e a do Boulevard Arrudas

N: A passagem de pedestres foi retirada e deu lugar ciclovia. Conforme supracitado, esse procedimento no se adequa ao CTB, que prev, em seu artigo 29, pargrafo II, que todos os veculos so responsveis pela segurana dos pedestres.

N1: Transio da ciclovia da Andradas para a do Boulevar sem sinalizao alguma em cima da ponte.

N1 : Falta de sinalizao vertical e luminosa para os ciclistas. N2: As obras do Shopping Boulevard Arrudas impediram o trnsito das bicicletas, via ciclovia, no espao indicado pela seta e pouco mais adiante, como ser visto na prxima foto.

N: O tapume que impede a ligao entre o incio da ciclovia do Boulevard Arrudas e o estacionamento do shopping est marcado na seta. As quatro setas amarelas indicam onde est a ciclovia que vai at a porta do estacionamento do shopping. As duas setas rosas indicam onde passa a ciclovia que liga o lado do shopping ao lado da ciclovia da Andradas

7.

Ciclovia da Avenida do Contorno

N1: Sem sinalizao luminosa na vertical para garantir a segurana do cicista N2: Dentre todas as ciclovias, certamente essa a que mais tem circulao de pedestres dentro dela.

N: Poste de sinalizao vertical para pedestres no meio da ciclovia. Alm, no existe a mesma sinalizao para os ciclistas.

N: Sacos de lixos so despejados ao longo do percurso da ciclovia.

N: Posto no meio da ciclovia (ou ciclovia no meio do poste).

N: Desnvel muito alto no fluxo da ciclovia. Isso poderia gerar problemas para um ciclista que esteja desatento.

N: A ciclovia acaba, como quase todas, do nada e sem sinalizao alguma sobre o seu trmino.

8.

Ciclovia da Avenida Risoleta Neves (Via 240)

N: A ciclovia, como vrias outras, no tem sinalizao indicando seu incio e comea do nada. A possibilidade de se ligar a sada do bicicletrio da Estao So Gabriel no incio da ciclovia torna-se atrativa.

N: A ciclovia toma o espao da calada e joga o pedestre ou para a rua ou para dentro da ciclovia. O princpio do compartilhamento das vias no deve existir entre pedestre e ciclistas pelo simples fato de a bicicleta ser um veculo e o pedestre ser pedestre. O direito do ciclista no deve, jamais, incidir sobre o do pedestre, porm, o sentido contrrio deve ser levado em considerao.

P: Sinalizao vertical promovendo a segurana do pedestre, do ciclista e dos demais condutores. N: Sem faixa para travessia de pedestres

N: Com sinal fechado, o motorista parou em cima da ciclovia e no percebeu isso. Transio da ciclovia da Avenida Risoleta Neves (Via 240) para a da Avenida Saramenha

9.

Ciclovia da Avenida Saramenha

N: A ciclovia da Avenida Saramenha no possui sinalizao (vertical ou horizontal) alguma em seu incio, meio e fim. Assim, torna-se impossvel saber se a via uma pista de caminha ou uma ciclovia.

N: Vria das protees de concreto esto destrudas e fora do lugar.

N: A ciclovia, assim com em seu incio e meio, no possui sinalizao (vertical e horizontal) informando seu final. Ela acaba e no leva a lugar algum. 10. Ciclovia da Avenida Tereza Cristina Em construo 11. Ciclovia da Avenida Vilarinho Em construo

FIM

You might also like