You are on page 1of 15

1

DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, PODER PBLICO E POBREZA

Resumo A definio de dignidade da pessoa humana no ficou, nem est isenta dos reflexos da globalizao, dos avanos tecnolgicos e do consumismo, escancarando a necessidade de atuao firme do Poder Pblico, no sentido de coibir a desacelerado ritmo da pobreza no pas e no mundo.

Introduo A dignidade da pessoa humana, na sua acepo

contempornea, tem origem bblica: o homem feito imagem e semelhana de Deus. Com o Iluminismo e a centralidade do homem, ela se desloca para a filosofia, tendo por fundamento a razo, a capacidade de valorao moral e autodeterminao do indivduo1. No decorrer do sculo XX, ela se torna um objetivo a ser alcanado pelo Estado e pela sociedade. aps a 2. Guerra Mundial, que a idia de dignidade da pessoa humana se introduz no mundo jurdico, em virtude do surgimento de uma cultura ps-positivista e da sua incluso em diferentes documentos internacionais e Constituies de Estados democrticos2. O grande desafio que se apresenta operacionaliz-la interna e externamente. A dignidade humana, conforme j mencionado, apareceu nos documentos jurdicos apenas no final da segunda dcada do sculo XX, a comear pelas Constituies do Mxico (1917) e da Alemanha de Weimar (1919)3. Antes de viver sua apoteose como smbolo humanista, esteve presente em textos com pouco pedigree democrtico, como o Projeto de Constituio do Marechal Ptain (1940) e como a Lei Constitucional decretada

BARROSO, Lus Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporneo: natureza jurdica, contedos mnimos e critrios de aplicao. Verso provisria para debate pblico. Mimeografado, dezembro de 2010. 2 Ibidem 3 Cristopher McGrudden, Human dignity and judicial interpretation of human rights, The European Journal of International Law 19:655, 2008, p. 664.

por Francisco Franco (1945), durante ditadura espanhola4. Aps a Segunda Guerra Mundial, ela foi incorporada aos mais importantes documentos internacionais, como a Carta da ONU (1945), a Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) e inmeros outros tratados e pactos internacionais, passando a ser protagonista do discurso sobre direitos humanos. Cumpre destacar que a sua proteo foi inserida em diversas Constituies, como por exemplo, na brasileira5, salientando que naquelas desprovidas de previso expressa, a jurisprudncia tem se encarregado de traz-la tona. Barroso6, ao prelecionar acerca do valor intrnseco da pessoa humana no plano jurdico, defende que a inviolabilidade da dignidade est na origem de uma srie de direitos fundamentais, sendo o primeiro deles, o direito vida. Em segundo lugar, o direito igualdade; em terceiro, o direito integridade fsica; e, por fim, o direito integridade moral ou psquica. J no plano poltico, sustenta que a dignidade est subjacente aos direitos sociais materialmente fundamentais, em cujo mbito merece destaque o conceito de mnimo existencial:
Para ser livre, igual e capaz de exercer sua cidadania, todo indivduo precisa ter satisfeitas as necessidades indispensveis sua existncia fsica e psquica. Vale dizer: tem direito a determinadas prestaes e utilidades elementares. O direito ao mnimo existencial no , como regra, referido expressamente em documentos constitucionais ou internacionais, mas sua estatura constitucional tem sido amplamente reconhecida. E nem poderia ser diferente. O mnimo existencial constitui o ncleo essencial dos direitos fundamentais em geral e seu contedo corresponde s pr-condies para o exerccio dos direitos individuais e polticos, da autonomia privada e pblica. No possvel captar esse contedo em um elenco exaustivo, at porque ele variar no tempo e no espao.

BARROSO, Lus Roberto. Op.cit., pg. 3. Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrtico de direito e tem como fundamentos: I (...) III - a dignidade da pessoa humana; IV (...) 6 BARROSO, Lus Roberto. Op.cit., pg. 5.
5

Finalmente, o mesmo estudioso defende a dignidade como fator heteronmico, funcionando mais como uma constrio externa liberdade individual do que como um meio de promov-la. Conclui-se no ser tarefa fcil definir dignidade da pessoa humana. Ela constituda de uma mescla de valores complexos. certo, no entanto, que a dignidade deixou de ser sinnimo de poderio; de posio social e de grau de reconhecimento pela comunidade, para assumir uma dimenso de igualdade. Poder Pblico, pobreza e dignidade da pessoa humana D-se incio a esta parte do trabalho com uma pergunta: o crescimento do bem-estar pode ser equiparado ao crescimento econmico? Tal pressuposto vem sendo bastante problematizado nas ltimas dcadas, especialmente quando se reconhece que a fome e a deficincia alimentar permanecem como grandes desafios. Kesselring destaca que7:
Os homens querem de um lado, cooperar e, de outro, concretizar seus interesses individuais. Desigualdade social e desigualdade econmica esto numa relao de efeito recproco alternado, onde cada uma tanto causa como tambm efeito da outra. Uma maior igualdade econmica conduziria a uma maior igualdade social. A muitas sociedades que sofrem sob condies desfavorveis, no faltam os recursos. Sociedades bem ordenadas podem aqui sair-se bem com muito pouco; sua riqueza est nas tradies polticas e culturais, em seu capital humano, em seu saber e sua capacidade de organizao poltica e econmica. Um regime corrupto, que recebesse ajuda econmica, no se tornaria com isso menos corrupto. A carncia econmica seria antes conseqncia de problemas polticos e estruturais do que sua causa. O temor permanente ante uma insuficiente capacidade competitiva exerce presso nos salrios, conduz diminuio das pessoas empregadas, reduo da segurana no emprego, falta de compromisso na observncia dos direitos humanos e ao aumento do trabalho infantil. O vertiginoso declive na estrutura salarial faz com que a pobreza se torne uma vantagem econmica da praa. Quem no dispe de dinheiro excludo do mercado (apartheid).

As afirmaes do filsofo deixam evidente a dubiedade humana: de um lado se rechaa; de outro, se cultiva a pobreza. Ningum quer ser pobre, mas tal estado potencializa o acesso de alguns s oportunidades
7

KESSELRING, Thomas. tica, poltica e desenvolvimento humano: a justia na era da globalizao. Rio Grande do Sul: EDUCS, 2007, pgs. 73, 94, 149, 197 e 275, (traduo de Benno Dischinger).

dirimentes da pobreza. Entretanto, o que so e quais so os pobres? Os professores Canotilho, Marcus e rica Correia fazem o mesmo questionamento8:
Pobres so os proletrios no clssico sentido marxista da luta de classes? Pobres so os pobres de esprito no sentido bblico? Pobres so os excludos da sociedade de conhecimento? Pobres so os que vivem em bairros de lata? Pobres so os que vivem em pases pobres? Pobres so os beneficirios de um rendimento social de insero? Pobres so os fracos e os oprimidos? Pobres so os que vivem no limite de uma existncia minimamente condigna? (grifo nosso).

Este

trabalho

no

ambiciona

apresentar

soluo

ao

questionamento, mas traz observaes que, apesar de escritas em 1989, so bastante atuais e imbudas de elevado grau de discutimento: (...) pobres so uma parte mesmo sub-humana da ordem
natural e estabelecida do mundo (quase uma estrutura), sendo merecedores de censuras pela sua prpria condio (uma conjuntura). Todos os estudos modernos acerca da pobreza concordam axiomaticamente com o fato de ela ser uma condio mais fcil de descrever do que de definir9.

Interessa-nos a expresso existncia minimamente condigna. Os professores que questionam a expresso pobres compreendem como mnimo existencial o conjunto de prestaes materiais que asseguram a cada indivduo uma vida com dignidade, no sentido de uma vida saudvel, ou seja, de uma vida que corresponda a padres qualitativos mnimos que vo alm da sobrevivncia fsica e do exerccio das liberdades fundamentais, sendo certo que o contedo do mnimo existencial est condicionado pelas circunstncias histricas, geogrficas, sociais, econmicas e culturais em cada lugar e momento e destacam a importncia do ato de visibilizar os titulares de direitos, que s desta maneira conseguiro titularizar algo. Visveis entram no universo dos direitos, no somente por meio das leis, mas tambm, e acima de tudo,

CANOTILHO Gomes J.J., CORREIA, Marcus Orione Gonalves, CORREIA, rica Paula Barcha. Direitos fundamentais sociais. So Paulo: Saraiva, 2010, p. 33. 9 ANDREAU, J., CARRI, J.M., KOLENDO, Giardina J. O homem romano. Lisboa: Editorial Presena, 1992 (traduo de Maria Jorge Vilar de Figueiredo, pg. 226.

para e pelos olhos do intrprete destas10. Segundo Ingo Wolfgang Sarlet, a proteo ao mnimo existencial constitui o elo entre a pobreza, a excluso social e os direitos sociais11. A visibilidade dos (ex) includos pelo intrprete das leis de suma importncia. No se intenta aqui, fomentar o debate acerca da distino qualitativa entre princpios e regras. A teoria dominante nos mais variados pases, inclusive no Brasil, no sentido de que12:
(...) princpios so normas jurdicas que no se aplicam na modalidade tudo ou nada, como as regras, possuindo uma dimenso de peso ou importncia, a ser determinada diante dos elementos do caso concreto. So eles mandados de otimizao, devendo sua realizao se dar na maior medida possvel, levando-se em conta outros princpios, bem como a realidade ftica subjacente. Vale dizer: princpios esto sujeitos ponderao e proporcionalidade, e sua pretenso normativa pode ceder, conforme as circunstncias, a elementos contrapostos. A identificao da dignidade humana como um princpio jurdico produz conseqncias relevantes no que diz respeito determinao de seu contedo e estrutura normativa, seu modo de aplicao e seu papel no sistema constitucional. Princpios so normas jurdicas com certa carga axiolgica, que consagram valores ou indicam fins a serem realizados (...) (grifo nosso).

A dignidade da pessoa humana, encarada como princpio, cede razoabilidade e proporcionalidade no se cogitando em algo absoluto. Ela desempenha importante papel na fixao do contedo do mnimo existencial que tem a ver com aquilo que o Estado deve assegurar positivamente e com aquilo que o Estado deve respeitar por fora de um dever de no-interveno. O intrprete sopesar todas essas circunstncias para encontrar o melhor desfecho, mais que isso, para atribuir efetividade aos direitos, sejam eles fundamentais, sejam eles sociais. O Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do Poder Judiciria brasileiro, em celebrada deciso monocrtica, afirmou a necessidade

10

CANOTILHO Gomes J.J., CORREIA, Marcus Orione Gonalves, CORREIA, rica Paula Barcha, op. cit. 11 SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humjana e direiots fundamentais na Constituio de 1988. 2. ed. Ver. E ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002, pg. 96.
12

MARCELINNO JNIOR, Jlio Csar, VALLE, Juliano Keller do, AQUINO, Srgio Ricardo Fernandes de. Direitos fundamentais, economia e estado: reflexes em tempos de crise. Campinas: Conceito Editorial, 2010, pg. 133.

da preservao, em favor dos indivduos, da integridade e da intangibilidade do mnimo existencial, que no fica ao arbtrio estatal.
ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. A QUESTO DA LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL DO CONTROLE E DA INTERVENO DO PODER JUDICIRIO EM TEMA DE IMPLEMENTAO DE POLTICAS PBLICAS, QUANDO CONFIGURADA HIPTESE DE ABUSIVIDADE GOVERNAMENTA. INOPONIBILIDADE DO ARBTRIO ESTATAL EFETIVAO DOS DIREITOS SOCIAIS, ECONMICOS E CULTURAIS. CARTER RELATIVO DA LIBERDADE DE CONFORMAO DO LEGISLADOR. NECESSIDADE DE PRESERVAO, EM FAVOR DOS INDIVDUOS, DA INTEGRIDADE E DA INTANGIBILIDADE DO NCLEO CONSUBSTANCIADOR DO MNIMO EXISTENCIAL. VIABILIDADE INSTRUMENTAL DA ARGIO DE DESCUMPRIMENTO NO PROCESSO DE CONCRETIZAO DAS LIBERDADES POSITIVAS. DECISO: Trata-se de argio de descumprimento de preceito fundamental promovida contra veto, que, emanado do Senhor Presidente da Repblica, incidiu sobre o 2 do art. 55 (posteriormente renumerado para art. 59), de proposio legislativa que se converteu na Lei n 10.707/2003 (LDO), destinada a fixar as diretrizes pertinentes elaborao da lei oramentria anual de 2004. O autor da presente ao constitucional sustenta que o veto presidencial importou em desrespeito a preceito fundamental decorrente da EC 29/2000, que foi promulgada para garantir recursos financeiros mnimos a serem aplicados nas aes e servios pblicos de sade. DESRESPEITO CONSTITUIO MODALIDADES DE COMPORTAMENTOS INCONSTITUCIONAIS DO PODER PBLICO. O desrespeito Constituio tanto pode ocorrer mediante ao estatal quanto mediante inrcia governamental. A situao de inconstitucionalidade pode derivar de um comportamento ativo do Poder Pblico, que age ou edita normas em desacordo com o que dispe a Constituio, ofendendo-lhe, assim, os preceitos e os princpios que nela se acham consignados. Essa conduta estatal, que importa em um facere (atuao positiva), gera a inconstitucionalidade por ao. Se o Estado deixar de adotar as medidas necessrias realizao concreta dos preceitos da Constituio, em ordem a torn-los efetivos, operantes e exeqveis, abstendo-se, em conseqncia, de cumprir o dever de prestao que a Constituio lhe imps, incidir em violao negativa do texto constitucional. Desse non facere ou non praestare, resultar a inconstitucionalidade por omisso, que pode ser total, quando nenhuma a providncia adotada, ou parcial, quando insuficiente a medida efetivada pelo Poder Pblico. A omisso do Estado - que deixa de cumprir, em maior ou em menor extenso, a imposio ditada pelo texto constitucional - qualifica-se como comportamento revestido da maior gravidade poltico-jurdica, eis que, mediante inrcia, o Poder Pblico tambm desrespeita a Constituio, tambm ofende direitos que nela se fundam e tambm impede, por ausncia de medidas concretizadoras, a prpria aplicabilidade dos postulados

e princpios da Lei Fundamental. (RTJ 185/794-796, Rel. Min. CELSO DE MELLO, Pleno). No lcitoao Poder Pblico, mediante indevida manipulao de sua atividade financeira e/ou polticoadministrativ, criar obstculo artificial que revele o ilegtimo, arbitrrio e censurvel propsito de fraudar, de frustrar e de inviabilizar o estabelecimento e a preservao, em favor da pessoa e dos cidados, de condies materiais mnimas de existncia. Cumpre advertir, desse modo, que a clusula da reserva do possvel ressalvada a ocorrncia de justo motivo objetivamente afervel - no pode ser invocada, pelo Estado, com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigaes constitucionais, notadamente quando, dessa conduta governamental negativa, puder resultar nulificao ou, at mesmo, aniquilao de direitos constitucionais impregnados de um sentido de essencial fundamentalidade. Da a correta ponderao de ANA PAULA DE BARCELLOS (A Eficcia Jurdica dos Princpios Constitucionais, p. 245-246, 2002, Renovar): Em resumo: a limitao de recursos existe e uma contingncia que no se pode ignorar. Por outro lado, no se pode esquecer que a finalidade do Estado ao obter recursos, para, em seguida, gast-los sob a forma de obras, prestao de servios, ou qualquer outra poltica pblica, exatamente realizar os objetivos fundamentais da Constituio. A meta central das Constituies modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como j exposto, na promoo do bem-estar do homem, cujo ponto de partida est em assegurar as condies de sua prpria dignidade, que inclui, alm da proteo dos direitos individuais, condies materiais mnimas de existncia. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mnimo existencial), estar-se-o estabelecendo exatamente os alvos prioritrios dos gastos pblicos. Apenas depois de atingi-los que se poder discutir, relativamente aos recursos remanescentes, em que outros projetos se dever investir. O mnimo existencial, como se v, associado ao estabelecimento de prioridades oramentrias, capaz de conviver produtivamente com a reserva do possvel. (grifei). No obstante a formulao e a execuo de polticas pblicas dependam de opes polticas a cargo daqueles que, por delegao popular, receberam investidura em mandato eletivo, cumpre reconhecer que no se revela absoluta, nesse domnio, a liberdade de conformao do legislador, nem a de atuao do Poder Executivo. que, se tais Poderes do Estado agirem de modo irrazovel ou procederem com a clara inteno de neutralizar, comprometendo-a, a eficcia dos direitos sociais, econmicos e culturais, afetando, como decorrncia causal de uma injustificvel inrcia estatal ou de um abusivo comportamento governamental, aquele ncleo intangvel consubstanciador de um conjunto irredutvel de condies mnimas necessrias a uma existncia digna e essenciais prpria sobrevivncia do indivduo, a, ento, justificar-se-, como precedentemente j enfatizado - e at mesmo por razes fundadas em um imperativo tico-jurdico -, a possibilidade de interveno do Poder Judicirio, em ordem a viabilizar, a todos, o acesso aos bens cuja fruio lhes haja sido injustamente recusada pelo Estado. Extremamente pertinentes, a tal propsito, as observaes de ANDREAS JOACHIM KRELL (Direitos Sociais e Controle Judicial no Brasil e na Alemanha, p. 22-23, 2002, Fabris): A constituio

confere ao legislador uma margem substancial de autonomia na definio da forma e medida em que o direito social deve ser assegurado, o chamado 'livre espao de conformao' (...). No entanto, parece-nos cada vez mais necessria a reviso do vetusto dogma da Separao dos Poderes em relao ao controle dos gastos pblicos e da prestao dos servios bsicos no Estado Social, visto que os Poderes Legislativo e Executivo no Brasil se mostraram incapazes de garantir um cumprimento racional dos respectivos preceitos constitucionais. A eficcia dos Direitos Fundamentais Sociais a prestaes materiais depende, naturalmente, dos recursos pblicos disponveis; normalmente, h uma delegao constitucional para o legislador concretizar o contedo desses direitos. Muitos autores entendem que seria ilegtima a conformao desse contedo pelo Poder Judicirio, por atentar contra o princpio da Separao dos Poderes (...). Muitos autores e juzes no aceitam, at hoje, uma obrigao do Estado de prover diretamente uma prestao a cada pessoa necessitada de alguma atividade de atendimento mdico, ensino, de moradia ou alimentao (ADPF n 45, Rel. Min. Celso de Mello)13.

A deciso deixa claro qual (ou pelo menos qual deveria ser) a prioridade dos gastos pblicos: a satisfao das condies materiais mnimas de existncia, bem como que h uma relao inversamente proporcional entre os recursos financeiros do Estado (quase sempre limitados) e a amplitude das necessidades sociais. Quanto mais prxima estiver a prestao positiva buscada frente ao Estado do conceito de mnimo existencial, mais fora ter o indivduo de fazer cessar a inao do Poder Pblico. Por outro lado, a mesma deciso em sua parte final, destaca o posicionamento totalmente oposto de uma poro da doutrina e de componentes do Poder Judicirio, pessoas formadoras de opinio e responsveis pela aplicao do direito ao caso concreto, questionadores da legitimidade das decises judiciais diante das limitaes financeiras do Estado, o que no mnimo preocupante. preciso desmistificar a m-f a que concebido o que busca o direito social. Sinal de que os recursos pblicos esto sendo bem geridos e de que a dignidade da pessoa humana no letra morta nos textos jurdicos tornar realidade o atendimento s necessidades para uma vida condigna. Convm destacar que a doutrina brasileira tem convencionado a utilizao da locuo direitos fundamentais para os direitos humanos
13

STF. Informativo n. 345. Braslia, 26 a 30 abr. 2004. Disponvel em: www.stf.jus.br/ / arquivo/informativo/documento/informativo345htm. Acesso em 02 dez.2010

positivados em determinado sistema constitucional, ao passo que a expresso

direitos humanos tem sido empregada para identificar posies jurdicas


decorrentes de documentos internacionais, sem vnculo com qualquer ordenamento interno especfico e com pretenso de validade universal14. Jean Merle e Luiz Moreira destacam que os direitos fundamentais mostram-se como forma indispensvel e universal de realizao da liberdade15. E, Sarlet, em conhecida monografia sobre o tema, conceitua dignidade humana 16:
Assim sendo, temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrnseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e considerao por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condies existenciais mnimas para uma vida saudvel, alm de propiciar e promover sua participao ativa e co-responsvel nos destinos da prpria existncia e da vida em comunho com os demais seres humanos.

Revela-se a necessidade de atuao do homem (a todo o direito corresponde um dever). Ele no pode ser passivo; omisso; at porque tal comportamento no condizente com a natureza dos direitos fundamentais que so uma conquista histrica e, portanto, mutveis no espao e no tempo. Os textos jurdicos no fazem milagre. Milagre faz o cidado ativo e participativo a torn-los vivos e respeitados17. Tratando-se da Carta Poltica brasileira, o constituinte, ao inserir o princpio da dignidade da pessoa humana no incio do documento constitucional e fora do rol de direitos e garantias fundamentais, teve a clara inteno de conferir-lhe o atributo de preceito embasador e informativo de toda a ordem constitucional, especialmente das normas definidoras de direitos e garantias fundamentais.

14

GASPERIN, Antonio Augusto Tams. Sntese comentada teoria do ordenamento jurdico de Norberto Bobbio. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 737, 12 jul. 2005. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/6953>. Acesso em: 30 nov. 2010. 15 MERLE, Jean-Christophe, MOREIRA, Luiz. Direito & Legitimidade. So Paulo: Landy , 2003, pg. 196. 16 SARLET, Ingo Wolfgang. Op. cit., pg. 62 17 AZEVEDO, Plauto Faraco. Justia distributiva e aplicao do direito. Porto Alegre: Elaborada pela equipe da biblioteca do tribunal de justia do Rio Grande do Sul, 1983, pg. 45.

10

Partindo-se para o nvel mundial (e no deixando de fora o Brasil), existem inmeros direitos previstos; escritos e pouca efetividade. Heleno Trres utiliza uma expresso que bem visibiliza tal realidade18:
O sculo XX chegou proclamao formal dos direitos sociais, num belo ensaio que principia nos direitos polticos individuais, passa pelo reconhecimento dos direitos coletivos, at alcanar os direitos sociais. No entanto, a ponte entre o sujeito virtual de direitos e o sujeito-cidado est para ser erguida. (grifo nosso).

H muito que se fazer para conscientizar o indivduo, de seus direitos, que, alis, antes de atingir a cidadania, precisa ter civilidade. H muito que se fazer para conscientizar o Estado a deixar de transgredir direitos que ele prprio promulga, e, finalmente, para conscientizar o Poder Judicirio a enxergar alm dos mrmores. O direito no deve ser somente obedecido, mas reconhecido. Tanto mais bem observado quanto mais largamente for aceito 19. Globalizao e a importncia da limitao jurdica incontestvel que o mundo foi afetado pela globalizao do mercado e das tecnologias, passando a ter trs figurantes entrelaados: indivduo, mercado e tcnica. irrefutvel, tambm, que internalizar o Poder Pblico significa caminhar na contramo. Assim, necessrio que ocorra uma globalizao poltica e social, na qual os valores democrticos tenham um claro protagonismo (h quem defenda que isso j vem acontecendo). Esta a nica via para uma globalizao qualitativa, com comunho de civilizaes e no o choque delas20. preciso ampliar e qualificar a cidadania. Presentes esto a oportunidade e a necessidade de configurar um Poder Pblico que possa ser
18

TRRES, Heleno Taveira. Direito e poder: nas instituies e nos valores do pblico e do privado contemporneos. Barueri: Manole, 2005, pg. 613. 19 SABELLA, Vincius Leite Guimares. Os elementos de atuao social de natureza funcional. O Poder, o Direito, e a Justia. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1905, 18 set. 2008. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/11739>. Acesso em: 30 nov. 2010. 20 MARCELINNO JNIOR, Jlio Csar, VALLE, Juliano Keller do, AQUINO, Srgio Ricardo Fernandes de, op. cit., pgs. 131 e 136

11

aplicado ao local, ao regional e ao mundial21. Solidariedade e humanidade so as palavras de ordem para combater o individualismo da modernidade. preciso compatibilizar a autodeterminao do Estado com o poder financeiro e econmico das grandes corporaes empresariais, de forma que o Estado Constitucional no venha a sucumbir. fato que a globalizao da sociedade capitalista abalou a ordem jurdico-poltica e as diferentes instituies estatais e civil que a regulam, alm de afetar a prpria face do Estado que perdeu ou reduziu os seus papis em matria de produo, poltica social, regulao econmica e ordenamento territorial. A globalizao provocou o enfraquecimento do Estado, o surgimento da legalidade supra-estatal22 e a reduo da efetividade dos direitos fundamentais23 . Como todo fenmeno, tem dois lados: o positivo e o negativo. Quanto ao primeiro, se pode citar a democratizao do acesso informao e a desobstaculizao do deslocamento das pessoas e das coisas como conseqncia do desaparecimento das fronteiras fsicas; o reconhecimento das adversidades e a tolerncia para com elas; a sensao de se pertencer a um todo; a uma sociedade global, portanto, interdependente. Quanto ao segundo, o Estado, enfraquecido, vem enfrentando dificuldades para conter o apetite desenfreado de seus agentes econmicos empresariais. Marcos Santos sustenta que os beneficirios da globalizao inventam fronteiras virtuais como os parasos bancrios, fiscais e, sobretudo, judicirios. Nesses parasos no h policiais nem juzes, os vencedores so aqueles que no respeitam lei nenhuma24. Conclui-se que a globalizao h de ser domesticada pela lei; pelo Direito Internacional, ou melhor, pelo Direito Transnacional. Tal denominao foi empregada por Jessup, Professor da
21

LIMA, Mriton Silva. Judicirio: deveres, valores e o Direito. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1466, 7 jul. 2007. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/10114>. Acesso em: 30 nov. 2010. 22 Verba Juris: Anurio da Ps-Graduao em Direito Ano 7, n. 7. Joo Pessoa: Editora Universitria (UFPB), 2008, pg. 229. 23 DUGUIT, Lon. Fundamentos do direito. Campinas: LZN, 2003 (traduo e notas de Ricardo Rodrigues Gama), pg. 25. 24 SANTOS, Marcos Andr Couto. O Direito como meio de pacificao social: em busca do equilbrio das relaes sociais. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 194, 16 jan. 2004. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/4732>. Acesso em: 30 nov. 2010.

12

Universidade de Columbia (Nova Iorque) e juiz da Corte Internacional de Justia, no perodo de 1961 a 1970, falecido em 1986, que procurou chamar a ateno para o crescimento das complexidades jurdicas de um mundo no mais estanque; mas interdependente; para um mundo carente de normas jurdicas e de processos aplicveis s situaes que ultrapassem as linhas fronteirias. mister lembrar que reduzir o direito economia ou poltica sucumbir a formas difusas de autoritarismo25. Os interesses econmicos tm se tornado a matriz do direito. preciso entender as finalidades e as formas de interveno do direito na vida econmica e analisar os fatos sociais que do origem ao ordenamento jurdico. a busca do sentido econmico do direito26, que no pode quebrar o seu compromisso com a justia social. Os constitucionalistas brasileiros, bem como de outras nacionalidades, classificam os direitos fundamentais em trs dimenses, reservando terceira o valor fraternidade ou solidariedade, cujo destinatrio seria no um indivduo ou grupo isolado, e sim, o gnero humano27. A ferocidade dos investidores, a velocidade alucinante com que se realizam os negcios, o tratamento descartvel que se tem dado ao ser humano, mais especificamente ao trabalhador e a prioridade ao lucro em detrimento do bem estar comum s podem ser detidos pelo prprio indivduo (componente de uma sociedade global) e pelo complexo jurdico (leis, princpios, tratados e convenes internacionais), voltado a uma cidadania transnacional, o que coloca em relevo, como desde sempre o foi, o papel desempenhado pelos homens letrados ou iletrados desse mundo que passou a ter fronteiras ntidas apenas nos mapas. CONSIDERAES FINAIS Dignidade da pessoa humana, ser humano e direitos fundamentais foram expresses exaustivamente utilizadas no presente
25

ALMEIDA, Guilherme Assis de, CHRISTMANN, Martha Ochsenhofer. tica e direito: uma perspectiva integrada. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, pg. 69. 26 DIMOULIS, Dimitri. Manual de introduo ao estudo do direito. 3 ed. So Paulo: RT, 2010, pg. 264. 27 Revista da ESMA (Escola Superior da Magistratura) da Paraba Ano 1, n. 1, Joo Pessoa: 2010, pg. 114.

13

trabalho. J de algum tempo para c, no mais possvel pensar nelas de forma compartimentada. O mercado est a, livre e aberto (talvez mais livre do que aberto), com o seu poderio insensvel e as naes almejam concorrer, podendo-se afirmar que existe uma vigilncia entre elas, no sentido de se fazer cumprir ao que se obrigaram para entrar nesse mesmo mercado. Repensar o conceito de bem comum, tanto interna quanto externamente, talvez seja um bom incio ou indcio para reduzir a excluso social. Entretanto, essa releitura no se far com um cidado indiferente e passivo. Ser necessrio que ele esteja logado na rede mundial, atento e consciente no s da sua realidade, mas da realidade global. Exemplo de tal atuao a militncia internacional das organizaes no governamentais que vm desempenhando importante e crescente papel como procurador da sociedade civil. O critrio econmico no pode ser inimigo do homem; ele tem de ser instrumento para oferecer qualidade de vida s pessoas; para reafirmar os modelos democrticos, culturais, polticos e sociais refletidos a partir dos Direitos Humanos. Almeja-se uma interveno estatal sempre no sentido de maximizar os direitos fundamentais. Prega-se a solidariedade como nico antdoto para a insensibilidade do mercado globalizado. O ordenamento jurdico apenas ser freio para o laissez-faire sans frontires se eficaz e inequvoco. Enquanto houver excluso social e concentrao de riquezas nos nveis em que se apresentam, no se pode falar em um Poder Pblico Democrtico. Nesse sentido, se constata que no perdeu atualidade a mxima de Santo Agostinho: (..) esquecida a justia, a que se reduzem os reinos seno a grandes latrocnios? (De civitate Dei, 1, IV).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, Guilherme Assis de, CHRISTMANN, Martha Ochsenhofer. tica e direito: uma perspectiva integrada. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

14

ANDREAU, J., CARRI, J.M., KOLENDO, Giardina J. O homem romano. Lisboa: Editorial Presena, 1992 (traduo de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. AZEVEDO, Plauto Faraco. Justia distributiva e aplicao do direito. Porto Alegre: Elaborada pela equipe da biblioteca do tribunal de justia do Rio Grande do Sul, 1983. BARROSO, Lus Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporneo: natureza jurdica, contedos mnimos e critrios de aplicao. Verso provisria para debate pblico. Mimeografado, dezembro de 2010. BERGEL, Jean-Louis. Teoria geral do direito. 2 ed. So Paulo: Martins Fones, 2006 (traduo de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvo. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 10. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. CANOTILHO Gomes J.J., CORREIA, Marcus Orione Gonalves, CORREIA, rica Paula Barcha. Direitos fundamentais sociais. So Paulo: Saraiva, 2010. DIMOULIS, Dimitri. Manual de introduo ao estudo do direito. 3 ed. So Paulo: RT, 2010. DUGUIT, Lon. Fundamentos do direito. Campinas: LZN, 2003 (traduo e notas de Ricardo Rodrigues Gama). GASPERIN, Antonio Augusto Tams. Sntese comentada teoria do ordenamento jurdico de Norberto Bobbio. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 737, 12 jul. 2005. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/6953>. Acesso em: 30 nov. 2010. KESSELRING, Thomas. tica, poltica e desenvolvimento humano: a justia na era da globalizao. Rio Grande do Sul: EDUCS, 2007 (traduo de
Benno Dischinger).

LIMA, Mriton Silva. Judicirio: deveres, valores e o Direito. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1466, 7 jul. 2007. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/10114>. Acesso em: 30 nov. 2010. MARCELINNO JNIOR, Jlio Csar, VALLE, Juliano Keller do, AQUINO, Srgio Ricardo Fernandes de. Direitos fundamentais, economia e estado: reflexes em tempos de crise. Campinas: Conceito Editorial, 2010. MERLE, Jean-Christophe, MOREIRA, Luiz. Direito & Legitimidade. So Paulo: Landy , 2003. REALE, Miguel. Fundamentos do direito. 3 ed. So Paulo: RT, 1998. ____________. Teoria do direito e do estado. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. Revista da ESMA (Escola Superior da Magistratura) da Paraba Ano 1, n. 1, Joo Pessoa: 2010. SABELLA, Vincius Leite Guimares. Os elementos de atuao social de natureza funcional. O Poder, o Direito, e a Justia. Jus Navigandi, Teresina, ano 13, n. 1905, 18 set. 2008. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/11739>. Acesso em: 30 nov. 2010. SANTOS, Marcos Andr Couto. O Direito como meio de pacificao social: em busca do equilbrio das relaes sociais. Jus Navigandi, Teresina, ano

15

9, n. 194, 16 jan. 2004. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/4732>. Acesso em: 30 nov. 2010. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humjana e direiots fundamentais na Constituio de 1988. 2. ed. Ver. E ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002. SCHWENCK, Terezinha. Os novos direitos. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 53, 1 jan. 2002. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/2566>. Acesso em: 30 nov. 2010. STF. Informativo n. 345. Braslia, 26 a 30 abr. 2004. Disponvel em: www.stf.jus.br/ / arquivo/informativo/documento/informativo345htm. Acesso em 02 dez.2010 TRRES, Heleno Taveira. Direito e poder: nas instituies e nos valores do pblico e do privado contemporneos. Barueri: Manole, 2005. Verba Juris: Anurio da Ps-Graduao em Direito Ano 7, n. 7. Joo Pessoa: Editora Universitria (UFPB), 2008.

You might also like