You are on page 1of 61

Aprender Cincia

de forma divertida e saborosa

Sugestes de experincias para fazer em famlia

O projecto Pollen foi desenvolvido em escolas do concelho de Loures entre 2006 e 2009. Pollen um projecto europeu de investigao e desenvolvimento apoiado pela DG INVESTIGAO (FP6) da Comisso Europeia. Foi seleccionado como um projecto de referncia para a promoo da educao cientfica e cultural na Europa.

Autoria: Equipa Pollen Portugal Textos: Paulina Mata Ilustraes: Leonor Pinela Traduo: modriscoll@clix.pt Layout: Cincia Viva

ISBN: 978-989-96208-1-0

Indce
O papel da famlia na educao cientfica da criana
Introduo ............................................................................................................. O que estudar cincia? .................................................................................. Como aprender cincia em famlia? ............................................................. A Cozinha um Laboratrio ............................................................................ 7 9 11 15

A gua nos alimentos


Porque que um cubo de gelo flutua? ........................................................... 17 Porque regamos as plantas? .............................................................................. 21 Os vegetais tm gua na sua constituio? ................................................. 23 Porque necessrio furar as batatas que se cozem no micro-ondas? .... 25 Porque explode o milho quando se faz pipocas? ..................................... 28 O que faz crescer os suspiros? .......................................................................... 31

Experincias com ovos


Os ovos so frgeis? .............................................................................................. 34 Consegues retirar a casca de um ovo sem o partir? .................................. 37 Ovo fresco? Flutua ou no? .............................................................................. 39 Ovo cru e ovo cozido... Como so diferentes! - Porque ser? ................. 42 Como distinguir um ovo cru de um ovo cozido? ........................................ 44 Vamos mudar a cor dos ovos? .......................................................................... 46 s capaz de meter um ovo dentro de uma garrafa sem o empurrar? ..... 49

Outras Experincias
Bolo na caneca ....................................................................................................... 52 Como actua o fermento? ................................................................................... 55 s capaz de descobrir quais os alimentos com amido? ............................ 57 Que p este? ....................................................................................................... 59 Prova as mas... Descobre as diferenas ....................................................... 61

| OK!

O papel da famlia na educao cientfica da criana


Introduo
Os desenvolvimentos alcanados pela cincia tm um papel fundamental na nossa forma de vida actual e esta influncia tende a aumentar de dia para dia. Assuntos relacionados com a cincia e as suas consequncias no quotidiano so diariamente referidos nos jornais, TV ou rdio. Qualquer um de ns j discutiu assuntos que envolvem cincia e tem frequentemente que tomar decises que podem ser mais fundamentadas se baseadas em conhecimento cientfico. Como exemplo podemos citar um dos aspectos que mais marcou os ltimos anos: o desenvolvimento dos meios de comunicao e acesso informao. A facilidade com que estamos contactveis 24 horas por dia e em qualquer parte do mundo, a facilidade de acesso informao atravs da Internet que nos permite, em qualquer local, recolher informao sobre qualquer assunto em poucos minutos, mudaram de facto a nossa forma de viver.
Busca!

Cancelar

| OK! Cancelar

Existem muitos outros aspectos com idntico impacto na nossa forma de vida, como sejam o desenvolvimento de materiais sintticos, referidos em linguagem comum por plsticos, com as mais diversas aplicaes; o desenvolvimento dos meios de transporte; a prtica da agricultura e o desenvolvimento da indstria alimentar que, embora frequentemente controversos, permitem alimentar uma populao em crescimento, maioritariamente localizada nas grandes cidades. Este desenvolvimento, apesar dos incontestveis benefcios, tambm traz grandes angstias. Frequentemente d-se mais realce a aspectos negativos do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, devido sua dimenso e impacto, o que faz com que a cincia tenha uma imagem pouco positiva para um grande nmero de pessoas. Questes como as relativas a alimentos geneticamente modificados, vacas loucas, incinerao de resduos txicos, problemas ambientais, medicamentos que so retirados do mercado por se verificar que tm efeitos secundrios graves, para s citar alguns exemplos, so situaes que causam enorme perturbao no comum dos cidados. Esta situao pode ser particularmente grave se tivermos em conta que a cultura cientfica de uma grande parte de populao no lhe permite valorizar os efeitos benficos do desenvolvimento cientfico no seu quotidiano, ou compreender as explicaes de cientistas e tcnicos, e tomar decises conscientes. E estas decises podem ser coisas simples e bsicas, mas com consequncias decisivas, como: o que comer?, a que tipo de medicina recorrer? , reciclar ou no?.

No caso das crianas, uma boa educao em cincia fundamental para as preparar para viver e trabalhar no sculo XXI. Comear cedo muito importante em tudo, mas -o sobretudo em cincia. Isto, porque situaes como as que acabmos de referir s podem ser ultrapassadas com uma boa cultura cientfica para a generalidade dos cidados. Esta uma funo da escola, mas no s. A famlia tambm pode desempenhar aqui um papel importante.

O que estudar cincia?


A primeira questo que se pe, quando se fala de investigar cincia e tecnologia com crianas, relaciona-se com aquilo em que consiste. Para muitas pessoas o significado destas palavras no claro, inclusivamente inspiram um certo medo, por estarem associadas a teorias abstractas, conceitos difceis, mquinas complexas. Mas acredite que no h razo para receios. Estudar cincia neste nvel etrio significa analisar e compreender um conjunto de situaes que ocorrem no quotidiano e no meio que rodeia as crianas. Ao estudar cincia, est-se a ajudar a criana a conhecer o que a rodeia. Por exemplo, quando a criana faz experincias para se aperceber das caractersticas da gua e das suas propriedades, est a estudar cincia. A palavra tecnologia est relacionada com aplicaes da cincia para encontrar solues prticas para problemas, especialmente criar algo que v de encontro s necessidades humanas. Exemplos de tecnologia abundam no nosso quotidiano, desde a construo de pontes at produo de sistemas de gravao em vdeo e udio. Para as crianas equivale, por exemplo, a aplicar conhecimentos sobre electricidade na construo de um jogo ou para iluminar uma maquete.
9

pergunta 1?

resposta 5.

pergunta 2?

resposta 3.

pergunta 3?

resposta 6.

pergunta 4?

resposta 2.

pergunta 5?

resposta 4.

pergunta 6?

resposta 1.

Apesar de haver uma diferena entre cincia e tecnologia, no difcil compreender que so reas que se inter-penetram. Assim, tem sentido falar em estudar e investigar cincia e tecnologia. A cincia no s uma coleco de factos. Alguns factos so parte da cincia e h informao bsica que preciso adquirir. Por exemplo, importante saber que a gua passa ao estado slido a 0C e ao estado gasoso a 100C. Porm, cincia muito mais do que isso. Aprender cincia e compreender como se trabalha em cincia envolve observar, pr hipteses, testar correctamente e com o mximo rigor, interpretar a evidncia experimental e tirar concluses. Envolve igualmente tentativa e erro: tentar, falhar, compreender porqu e tentar de novo. Envolve reformular ideias medida que sabemos mais. importante que as crianas compreendam este processo e que falhar natural. importante perceber o porqu e assim ir melhorando e aprendendo, porque assim que se faz cincia. A cincia no uma coisa misteriosa! A cincia que pode fazer com as suas crianas consiste basicamente em ser curioso, observar, questionar-se sobre como as coisas funcionam, procurar respostas, experimentar e aprender, aprender a interpretar a evidncia experimental, a concluir e relacionar. Sobretudo importante que tomem conscincia que a cincia nos diz respeito a todos e que est presente no nosso quotidiano.

10

Como aprender cincia em famlia?


Como pais, temos que preparar as nossas crianas para um mundo completamente diferente daquele em que crescemos. E isso no fcil.

Falar de cincia, investigar e experimentar so actividades muito importantes no desenvolvimento de uma criana. Se calhar at concorda, mas tem dvidas sobre se pode ajudar o seu filho a aprender cincia, pois at nem estudou assim tanta cincia, e a que estudou j foi h muito tempo. Mas fique descansado, para obter bons resultados no necessrio uma licenciatura em cincia, o mais importante a curiosidade e a vontade de aprender mais. Em particular importante: Estimular a curiosidade das crianas; Encoraj-las a fazer perguntas; Incentiv-las e ajud-las a experimentar; Conversar. Conversar muito porque isso ajuda a arrumar ideias, a aprender a respeitar as ideias dos outros e, sobretudo, a aprender a pensar criticamente e a ganhar confiana na capacidade para resolver problemas.

11

Perguntas difceis

Estimule a curiosidade e no se preocupe se no sabe responder a todas as questes. No tenha receio de dizer no sei, nunca tinha pensado nisso. H coisas que estamos to habituados a ver que no pensamos no que as leva a ser assim.

Porque que...?

Porque que...?

No estado de desenvolvimento que a cincia atingiu, ningum sabe tudo e o conhecimento evolui diariamente. mais importante saber como procurar a informao do que conhec-la sempre. Perguntas difceis podem ser importantes para transmitir esta noo s crianas e ensin-las como procurar informao. Aps uma pergunta destas poder recorrer-se, por exemplo, a livros ou programas de computador para encontrar informao, ou at organizar uma visita a um museu. Note, no entanto, que para procurar informao importante que esteja bem claro que tipo de informao se quer procurar. O fundamental que as crianas compreendam que a informao est disponvel, e comecem, to cedo quanto possvel, a aprender a usar todas as fontes de informao ao seu alcance. Aprender a procurar informao, a seleccion-la e interpret-la, aprender a interpretar a evidncia experimental e sobretudo estimular a curiosidade, o mais importante! E isso podem faz-lo juntos e em famlia.

Fazer experincias
Quanto s experincias, deixe que sejam as crianas a experimentar a tocar, a manipular, a medir. Ajude-as, acompanhe-as sempre, tendo em mente que se trata de um projecto conjunto, mas deixe-as fazer.
12

No complique as coisas e no tente fazer muito das primeiras vezes. Uma experincia de cada vez, bem feita, repetida para melhorar e bem interpretada mais importante do que muitas experincias que no foram devidamente exploradas. No tenha pressa, melhor fazer menos e dar oportunidade s crianas de explorarem completamente as situaes. Mais vale fazer pouco e aprofundar cada tema, do que andar a saltitar de assunto em assunto sem nunca aproveitar o que cada um pode dar. Lembre-se tambm de que aprender factos importante, mas mais do que isso importante explorar, questionar, experimentar e passar bons momentos em famlia. Em resumo, comece por coisas simples e no espere conseguir fazer muito e sentir-se vontade das primeiras vezes. preciso tempo e experincia para isso. No desanime. continue!

O caderno das experincias


Mais uma sugesto! Mantenham registos do que fizerem, registar uma parte importante do trabalho em cincia. So esses registos que permitem repetir, melhorar, lembrar mais tarde o que foi feito. Antes de comear, arranjem um caderno o Caderno das Experincias, onde vo anotando e desenhando o que fazem, as concluses que tiram, ideias para novas investigaes. Este caderno tem que estar sempre presente na hora de experimentar.

13

Para acabar, mais uns conselhos


No se esquea que cada pessoa tem a sua forma prpria de aprender. Quando uma criana trabalha de acordo com as suas caractersticas, e ao seu ritmo, tudo parece mais fcil. D-lhe o tempo necessrio, procure compreender como resulta melhor. Sobretudo conversem muito e divirtam-se, porque isso tambm muito importante. Nunca se esquea que qualquer questo comea com Porque que.... Esta uma boa maneira de comear a actividade experimental, porque uma questo encoraja o crebro a procurar uma resposta, a pensar, a descobrir, a relacionar. Lembre-se que a cincia est no nosso quotidiano e que a encontramos inmeras oportunidades de nos questionarmos e de experimentar. O que bom que muitas destas experincias no requerem nenhum equipamento especial e praticamente no implicam gastos. O seu entusiasmo e encorajamento podem ser decisivos e sobretudo vai ver que, ao aprender mais, passa a ter uma atitude mais positiva relativamente cincia e vai transmiti-la s suas crianas.

14

A Cozinha um Laboratrio

tipo fina

tipo fina

A cincia faz mesmo parte do quotidiano! J reparou que a sua cozinha um pequeno laboratrio? Todos os dias realizamos saborosas reaces qumicas, fenmenos fsicos apetitosos e processos biolgicos deliciosos! Pois verdade! E nas actividades que lhe propomos, vamos essencialmente centrar-nos nos nossos alimentos e nas actividades que fazemos na cozinha. Este livro sugere algumas actividades simples que pode fazer com as suas crianas. Mas no dever limitar-se s sugestes que constam deste livro. Deve continuar sempre, com este tema, mas tambm com outros, recorrendo variedade de livros disponveis em bibliotecas e livrarias, que o podem ajudar.

15

gua nos alimentos

No prximo conjunto de experincias, o tema central vai ser a gua e, em particular, a gua nos alimentos. De facto, embora por vezes no parea, a gua uma componente importante de todos os seres vivos, animais e plantas, e a sua presena nalguns alimentos tem que ser tida em conta nos processos culinrios.

Porque que um cubo de gelo flutua? Porque regamos as plantas? Os vegetais tm gua na sua constituio? Porque necessrio furar as batatas que assamos no micro-ondas? Porque explode o milho quando fazemos pipocas? O que faz crescer os suspiros?

16

Porque que um cubo de gelo flutua?


J reparaste que quando deitas um cubo de gelo num recipiente com gua ele fica a flutuar?

Isso acontece porque a gua quando congela aumenta de volume. Faz uma experincia para o comprovares.

PRECISAS DE:
1 garrafa de gua de 2,5 dl 1 marcador congelador

17

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Com um marcador, faz um risco na garrafa que te indique o nvel da gua.

Coloca a garrafa no congelador, destapada e bem direita, e espera at que congele completamente. Observa o que aconteceu.

RESULTADO:
O gelo est acima da linha que marcaste, no est?

18

EXPLICAO:
Tal como todas as substncias, a gua contrai-se quando comea a arrefecer. No entanto, ao contrrio do que acontece com outras substncias, a contraco da gua pra quando esta atinge a temperatura de 4C e, se o arrefecimento prosseguir, ela comea a expandir-se. Assim, um dado volume de gua no estado slido mais leve do que o mesmo volume de gua no estado lquido. Ou seja, a gua menos densa no estado slido do que no estado lquido.

A gua e a Vida
Esta propriedade to especial da gua tem consequncias muito importantes para a vida aqutica nas regies frias do globo. Se a gua se contrasse quando congela, os pesados blocos de gelo que se formam sobre os oceanos e lagos afundar-se-iam. Os oceanos e lagos acabariam por congelar completamente, o que causaria a morte dos organismos que neles vivem, como o caso dos animais e mesmo das algas.

19

Como o gelo menos denso do que a gua lquida, as grandes massas de gelo nos oceanos flutuam e isolam do ar frio a gua que se encontra por baixo delas, evitando assim que congele.

SUGESTO:
Se quiseres que a gua numa garrafa fique fresquinha, coloca-a no frigorfico. Nunca a ponhas no congelador, porque corres o risco de a gua congelar e a garrafa rebentar.

20

Porque regamos as plantas?


Tal como tu, as plantas precisam de gua para viver. Se colocares algumas flores num recipiente com gua corada, podes observar o que vai acontecendo ao longo do tempo e tirar as tuas prprias concluses.

PRECISAS DE:

tesoura

tintas ou corantes para comida de cores diferentes

quatro copos

flores brancas

PROCEDIMENTO:
1. 2. Deita um pouco de corante ou de tinta dentro de cada copo. Depois junta gua. Apara os caules das flores e coloca uma flor em cada copo de gua colorida.

21

3. 4.

Abre ao meio uma parte do caule de uma das flores e coloca cada metade num copo diferente. Estes copos devem ter lquidos de cores diferentes. Deixa as flores numa sala quente. Vais verificar que muito lentamente elas vo mudando de cor.

EXPLICAO:
Quando se coloca uma flor numa jarra com gua, ela vai bebendo a gua, ou seja, a gua chega, atravs do caule, at s folhas e flores. Da mesma forma, as plantas, quando esto na terra, vo-se alimentando, atravs da raiz, da gua que existe no solo e que leva consigo nutrientes indispensveis para a planta crescer.

22

Os vegetais tm gua na sua constituio?


Para as plantas viverem tm que ser regadas, porque se alimentam de gua e dos nutrientes que vo dissolvidos na gua. J pensaste que, se as plantas se alimentam de gua, devem ter gua na sua constituio. Aqui est uma boa forma de o verificar.

PRECISAS DE:
1 tigela abbora em cubinhos (ou morangos, ou cenoura, ou batata) acar

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Coloca a abbora cortada em cubinhos numa tigela. Junta acar e mexe, at todos os cubinhos estarem bem envolvidos em acar. Observa o que acontece.

23

RESULTADO:
Comea a aparecer gua e, algumas horas depois, os cubinhos de abbora esto imersos numa grande quantidade de gua.

EXPLICAO:
O acar ajuda a retirar a gua dos vegetais. O que se observa um processo a que as cientistas chamam osmose. Nos vegetais, neste caso a abbora, existe gua com algumas substncias dissolvidas. Em redor dos cubinhos h acar que, com a gua que vai saindo da abbora, se vai dissolvendo e originando uma mistura de gua com acar. Isto faz com que a gua que est dentro da abbora v saindo, para que os lquidos de dentro e de fora fiquem to iguais quanto possvel. Como c fora h muito acar, tem mesmo que sair muita gua.

A gua e a Vida
Tal como nas plantas, o corpo humano composto de gua. A percentagem varia consoante a idade, mas em mdia de 65%. Com uma actividade normal perdemos por dia mais ou menos 2,5 litros de gua, pelo que h que rep-la para manter o equilbrio orgnico. Deve beber-se cerca de 1,5 litros de gua diariamente. O restante ser reposto com a gua que ingerimos com os alimentos.
24

Porque necessrio furar as batatas que assamos no micro-ondas?


2008 foi declarado o Ano Internacional da Batata, pela ONU (Resoluo 60/191 da Assembleia Geral da Organizao das Naes Unidas, de 22 de Dezembro de 2005).
http://www.potato2008.org

A celebrao do Ano Internacional da Batata pretendeu chamar a ateno para a importncia da batata, um alimento consumido um pouco por todo o mundo, para a resoluo de alguns problemas mundiais como a fome, a pobreza e as ameaas ao ambiente. Assar batatas no micro-ondas uma forma rpida e simples de preparar um prato agradvel. Como a segurana sempre importante, e porque queremos ter umas batatas inteirinhas, convm espetlas vrias vezes com um garfo ou a ponta de uma faca antes de as colocar no micro-ondas.

25

PRECISAS DE:
batatas 1 garfo 1 prato papel absorvente micro-ondas

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Lava bem as batatas, que devem ser de tamanho mdio e mais ou menos do mesmo tamanho. Seca-as com papel absorvente e espeta-as vrias vezes com um garfo.

Pe as batatas bem separadas umas das outras num prato e leva-as ao micro-ondas, na potncia mxima, durante 2 minutos. Volta-as e leva-as mais 2 minutos ao micro-ondas. Verifica se esto cozidas. Caso no estejam, leva a cozer mais um pouco. Abre-as ao meio e tempera-as a gosto.

J pensaste por que motivo necessrio espetar as batatas com o garfo antes de as colocar no micro-ondas?
26

EXPLICAO:
V a composio mdia da batata: COMPOSIO gua Protenas Lpidos Hidratos de Carbono (dos quais Amido - 15%) Outros

80% 2% 0,1% 17%

0,9%

Repara que 80% da batata gua, ou seja, se dividires o peso da batata por cinco partes, quatro dessas partes correspondem a gua.

80%

20%

J reparaste o que acontece quando se ferve gua? Liberta-se vapor de gua, certo? Quando pomos uma tampa num tacho com gua a ferver, o vapor vai fazer presso na tampa e f-la levantar um pouco. Acontece uma coisa parecida com as batatas. Quando as aquecemos no micro-ondas, a gua destas aquece e parte dessa gua passa ao estado de vapor. Assim, a gua no interior das batatas aumenta de volume e vai fazer presso sobre a casca, empurrando-a. Se o vapor no tiver por onde sair (os furos feitos pelo garfo), a casca rebenta, fica tudo sujo e pouco seguro. Assim, se furarmos a casca obtemos melhores resultados. Assa mais umas batatas e repara bem no vapor de gua a sair pelos buracos que fizeste na casca.
27

Porque explode o milho quando fazemos pipocas?


Gostas de pipocas? Sabes como fazer pipocas? Usando milho e aquecendo-o, certo? Cada gro de milho vai como que explodir e dar origem a uma pipoca. Vamos experimentar?

PRECISAS DE:
1 saco de milho para pipocas

1 recipiente para fazer pipocas no micro-ondas micro-ondas

28

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Pe 3 colheres de sopa de milho para pipocas no recipiente prprio para fazer pipocas e coloca-o no micro-ondas, durante cerca de 3 minutos.

Observa e escuta com muita ateno. Regista todas as tuas observaes. Retira o recipiente, abre-o cuidadosamente e retira as pipocas que se formaram para uma taa e os milhos que no explodiram para outra tacinha.

Vamos perceber o que se passa quando fazemos pipocas?

EXPLICAO:
O milho para pipocas composto principalmente por amido e gua. Quando o milho aquecido no micro-ondas, a gua dentro do bago de milho passa a vapor de gua. O vapor ocupa mais espao, a presso aumenta e o vapor empurra a camada exterior do bago de milho, o pericarpo.

29

Esta consegue manter-se intacta at a presso no interior atingir um valor de cerca de 9 vezes a presso atmosfrica, depois rebenta e o milho como que explode. Neste processo, o amido, tambm por aco do vapor de gua, expande-se formando a parte branca da pipoca.

O vapor de gua liberta-se. Podemos v-lo quando abrimos o recipiente no qual fizemos as pipocas, se este for fechado (por exemplo quando usamos sacos de pipocas para micro-ondas). Por causa do vapor necessrio ter cuidado para no nos queimarmos quando abrirmos um recipiente em que fizemos pipocas. Alguns bagos de milho no explodem. Isto acontece quando a camada exterior do bago de milho est rachada, deixando passar o vapor, ou quando o bago de milho est muito seco. Neste caso, a gua existente no seu interior no permite atingir valores de presso suficientemente altos para fazer rebentar o pericarpo.
30

O que faz crescer os suspiros?


comum pensar-se que o aumento de volume de uma dada preparao, por exemplo, um sufl, provocado pela dilatao do ar ao ser aquecido. No entanto, no bem assim. Isso pode ser demonstrado atravs da preparao de suspiros no micro-ondas. Neste caso as claras no so batidas e no se introduz ar. uma massa compacta e moldvel que vai dar origem a suspiros muito leves e volumosos. Queres fazer uns suspiros muito rpidos e bem docinhos?

1 - 2 - 3 e j c temos um suspiro
PRECISAS DE:
1 clara de ovo 300 g de acar em p (icing sugar) 1 tigela 1 garfo 1 colher 1 peneira 1 prato ou travessa papel de cozinha micro-ondas

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Com um passador peneira o acar para que no fique com torres duros. Coloca a clara de ovo numa tigela e bate-a muito ligeiramente com um garfo. Mistura as duas coisas e mexe at ficar tudo ligado e com a consistncia de uma massa moldvel (quase plasticina).
31

4. 5. 6. 7.

Faz bolinhas com um tamanho um pouco mais pequeno do que uma noz.

Cobre um prato ou uma travessa que possa ir ao micro- ondas com uma folha de papel de cozinha. Pe as bolinhas bem espaadas sobre o papel. Nota que num prato raso normal no podes pr mais do que 3 bolinhas. Leva ao micro-ondas cerca de 1 minuto. (Depende da potncia do micro-ondas, tens que experimentar, com demasiado tempo ficam queimados). V como as bolinhas cresceram.

Sabes porqu?

EXPLICAO:
A culpa mais uma vez da gua. Ests a pensar que no juntaste gua, no ests? Mas juntaste clara de ovo, e ela tem muita gua. Foi a gua da clara de ovo que, quando se evaporou, fez com que os suspiros crescessem tanto.
NOTA: Podes reduzir as quantidades de acar e de clara de ovo, juntando o acar at obter a consistncia desejada.

32

Experincias com ovos

Com o prximo conjunto de experincias vais aprender um pouco mais sobre ovos. Os ovos parecem to simples, mas de facto tm muito que se lhe diga.

Os ovos so frgeis? Consegues retirar a casca de um ovo sem o partir? Ovo fresco? Flutua ou no? Ovo cru e ovo cozido... Como so diferentes! Porque ser? Como distinguir um ovo cru de um ovo cozido? Vamos mudar a cor dos ovos? s capaz de meter um ovo dentro de uma garrafa sem o empurrar?

33

Os ovos so frgeis?
J reparaste como os ovos so fceis de partir? Tem que se mexer neles sempre com muito cuidado, no verdade?

J reparaste que, nas mercearias e supermercados, os ovos esto numas caixas especiais que os protegem?

Pois nem tudo como parece. A galinha tem que chocar os ovos para os pintainhos nascerem. Se os ovos fossem mesmo fraquinhos, h muito que j no havia galinhas e outros animais que nascem de ovos. Vamos testar a fora de um ovo.

34

PRECISAS DE:
1 ovo

PROCEDIMENTO:
1. Pe um ovo na palma da tua mo (mas antes tira os anis, se os tiveres).

Se quiseres pe o ovo dentro de um saquinho de plstico pequeno. s vezes os ovos tm pequenas rachas que no se vem a olho nu e que levam a que o ovo se possa partir. Se o ovo estiver dentro de um saquinho no se corre o risco de sujar a mesa ou as mos. 2. Fecha a mo e aperta o ovo com toda a fora que tiveres.

Conseguiste parti-lo? Ests a ver como o ovo forte?

35

3.

Podes tambm experimentar apertar em cima e em baixo ao mesmo tempo.

EXPLICAO:
A fora de um ovo deve-se sua forma. Se o apertares volta (ou em baixo e em cima), a fora que fazes distribui-se pela casca toda, o que torna o ovo muito resistente. No entanto, se bateres com o ovo, ou o apertares aplicando a fora de forma desigual, ele quebra-se facilmente. Percebes agora por que que nas instrues em cima te dizem para tirares o anel? Se o anel estivesse em contacto com o ovo, a fora nesse local era maior e o ovo partir-se-ia. Ao longo dos sculos, arquitectos e engenheiros tm usado estruturas com a forma semelhante dos ovos para suportar pesos grandes. So os arcos que tu vs em igrejas, palcios, pontes e outras construes. A forma em arco permite distribuir a fora e, desta forma, os materiais resistem muito e suportam grandes pesos.

36

Consegues retirar a casca de um ovo sem o partir?


Parece uma tarefa impossvel. Mas neste caso, como em muitos outros, a cincia pode ajudar. Experimenta este processo.

PRECISAS DE:

ovo

frasco vinagre

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. 4. 5. Coloca o ovo dentro do frasco com cuidado. Deita vinagre no frasco at cobrir bem o ovo. Aguarda 2 dias. Durante este tempo observa frequentemente o ovo e regista todas as tuas observaes. Abre o frasco de vez em quando para deixar sair o gs que se forma. Tira o ovo do frasco com muito cuidado e lava-o bem. Se a casca no tiver sado na totalidade, volta a pr o ovo no frasco e adiciona vinagre. Quando toda a casca tiver sado, lava bem o ovo.
37

6. 9.

Observa o ovo perto de uma janela ou de uma luz. Conseguirs ver a gema no interior. Vira o ovo e vai vendo como a gema se move. Pe o ovo num frasco com gua e guarda no frigorfico e poders observ-lo durante mais uns dias.

EXPLICAO:
Quando mergulhas o ovo no vinagre comeam a formar-se bolhinhas de gs volta do ovo. A casca do ovo vai ficando mais fininha e, passados uns dias, desaparece completamente. A casca do ovo tem uma substncia que se chama carbonato de clcio, que a torna dura. Quando juntamos vinagre (um cido) ao ovo, d-se uma reaco qumica entre o vinagre e o carbonato de clcio. Nesta reaco forma-se um gs (dixido de carbono) e outras substncias. A casca do ovo desaparece porque o carbonato de clcio se vai gastando na reaco. Sabias que o giz tambm formado por carbonato de clcio e que, se o puseres em vinagre, tambm desaparece? Se reparaste bem, se calhar at notaste que o ovo aumentou de volume, ou seja ficou maior do que era antes de o pores no vinagre. A membrana volta do ovo tem buraquinhos muito pequenos, to pequenos que nem com uma lupa os consegues ver, mas que deixam passar a gua. Enquanto o ovo esteve no vinagre e na gua, algum do vinagre e gua entraram para dentro do ovo e ele ficou mais inchado do que estava antes.

38

Ovo fresco? Flutua ou no?


Queres aprender um truque para surpreenderes um familiar ou um amigo e lhe ensinares cincia? Sabias que, se tiveres ovos em casa e quiseres saber se so frescos, basta met-los num copo alto com gua? Se o ovo for ao fundo fresco; se ficar a boiar, melhor deit-lo fora pois deve ser muito velho; se ficar pelo meio do copo j tem alguns dias mas ainda o podes comer.

ovo fresco
Sabes porque que isto acontece? Comea por olhar para esta figura que representa o interior de um ovo: Repara que os ovos tm uma bolsa com ar (cmara de ar na figura). gema As cascas tm poros, calaza buraquinhos muito pequenos, que deixam entrar e sair o ar e deixam tambm sair a gua do interior do ovo que, ao longo do tempo, vai evaporando. calaza Quando a gua evapora, entra mais clara ar para ocupar o espao em que ela estava. Como o ar pesa menos do disco que a gua, o ovo vai ficando mais germinativo cmara de ar leve. Assim, se o ovo for fresco, a bolsa de ar pequena, o ovo pesado e vai ao fundo. Quanto mais velho for, maior a bolsa de ar, mais leve o ovo e finalmente acaba por ficar mais leve do que igual volume de gua, ou seja menos denso do que a gua, e vem acima. Queres pregar uma partida aos teus amigos e famlia?
casca membrana da casca

39

PRECISAS DE:
2 ovos sal 2 copos altos 1 colher de ch

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Pe a mesma quantidade de gua nos dois copos. Num dos copos deita 8 colheres de ch de sal fino e mexe bem. Deve ficar esbranquiado, mas se esperares um bocado nem vai notar-se que tem sal. Explica ao teu amigo o que acabaste de aprender e pede-lhe para fazer contigo uma experincia para ver se os ovos so frescos. D-lhe o copo que s tem gua e um ovo, e pede-lhe que o ponha dentro do copo. Faz o mesmo no teu. Vais ver que no dele o ovo vai ao fundo e no teu fica a boiar.

gua
40

gua com sal

4.

Com a ajuda de uma colher tira os ovos e troca-os. Ponham de novo os ovos nos copos. Por esta altura o teu amigo deve estar intrigado. Com ele todos os ovos so frescos, quando passam para ti esto velhos. Que coisa esquisita! Nessa altura tu explicas o que se est a passar.

EXPLICAO:
Quando misturas o sal com a gua ele dissolve-se, deixando de se ver. Esta mistura de gua com sal fica a pesar mais do que o mesmo volume de gua sem sal. Como o ovo pesa menos do que um volume de gua com sal igual ao seu prprio volume (ou seja, menos denso do que a gua com sal), ele vai flutuar quando mergulhado na mistura.

41

Ovo cru e ovo cozido... Como so diferentes! Porque ser?


Se fizeste as experincias anteriores, j sabes bastante sobre ovos e j viste como so os ovos crus. Mas j comeste certamente ovos cozidos e viste como so diferentes. Vamos ento cozer ovos!

PRECISAS DE:
ovos 1 tacho

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. 4. 5. Pe os ovos que queres cozer dentro de um tacho numa s camada para evitar que se partam. Junta gua fria at 2 dedos acima dos ovos e pede a um adulto que os ponha ao lume. Quando comear a ferver, ponham o lume muito baixinho e esperem 10 minutos. Retirem os ovos do lume e ponham-nos em gua fria. Quando estiverem frios descasca um ovo, corta-o ao meio e observa as diferenas entre um ovo cru e um ovo cozido e regista-as.

42

RESULTADO:
O ovo que era lquido ficou slido e a cor mudou.

EXPLICAO:
Os ovos cozidos so diferentes dos ovos crus porque devido ao calor as substncias que formam o ovo, principalmente as protenas, vo sofrer alteraes e vo ligar-se umas s outras, formando como que uma rede. Assim, a gema e a clara, que eram lquidas, ficaram slidas. A cor tambm muda. A clara era quase transparente e agora bem branquinha. Antes a luz passava atravs dela e agora com a rede que se forma j no pode passar.

43

Como distinguir um ovo cru de um ovo cozido?


Imagina que te do uma caixa de ovos em que metade esto cozidos e metade esto crus e te perguntam: Quais esto cozidos e quais esto crus?

uma boa pergunta, mas difcil de responder. Ainda pior se te disserem que apenas os podes tirar da caixa e p-los em cima da mesa e que tens que descobrir sem os levantar da mesa e, claro, sem partir a casca. Mas a cincia pode ajudar-te a resolver este problema.

PRECISAS DE:
1 ovo cru 1 ovo cozido

44

PROCEDIMENTO:
1. 2. Pe cada ovo a rodar sobre a mesa.

Quando o ovo estiver a rodar, toca-lhe com um dedo de modo a que pare, mas levanta o dedo de imediato.

3.

Se o ovo ficar parado, est cozido, se continuar a rodar um pouco, est cru.

EXPLICAO:
O ovo cozido slido, enquanto que o ovo cru lquido por dentro. Assim, quando os paras e largas, o ovo cru continua a rodar pois o lquido no seu interior continua a mover-se e faz com que o ovo se mova tambm. No caso do ovo cozido isso no acontece e, quando lhe tocas com o dedo, ele fica parado. Se experimentares vrias vezes, vais verificar que nem precisas de os parar para saber quais esto crus e quais esto cozidos. Os ovos cozidos vo rodar muito mais facilmente e melhor do que os ovos crus. Isto tambm acontece porque o interior dos ovos crus lquido e se move quando pomos os ovos a rodar.

45

Vamos mudar a cor dos ovos?


Corar ovos e decor-los uma tradio de Pscoa muito antiga. Vais aprender uma forma muito simples de o fazer usando cascas de cebola para dar a cor. Se desejares os ovos mais escuros, escolhe cebolas com a casca mais escura. Se os quiseres mais douradinhos, escolhe cebolas mais claras. A cor final tambm vai depender da quantidade de casca que usares.

PRECISAS DE:

6 ovos

3 cebolas

tacho

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Retira a casca das cebolas (s a parte escura e seca, que parece papel) e pe-na num tacho com cerca de meio litro de gua. Pede a um adulto que te ajude. Levem ao lume e deixem ferver durante aproximadamente 20 minutos. A gua no tacho deve ficar com cor. Deixa arrefecer a gua com as cascas dentro.
46

4. 5. 6.

Retira as cascas das cebolas.

Pede de novo ajuda a um adulto. Com muito cuidado, ponham os ovos dentro do tacho. Eles devem ficar cobertos de gua. Se necessrio, acrescentem mais gua. Levem ao lume. Quando a gua comear a ferver, ponham o lume baixinho e deixem cozer 10 minutos. Retirem os ovos da gua e deixem arrefecer.

Sabes porque que os ovos mudam de cor?

EXPLICAO:
Na natureza h seres vivos e materiais com as mais variadas cores. Isto acontece devido a terem certas substncias que lhes do cor. At h cerca de 150 anos, as pessoas dependiam de substncias coradas que obtinham de animais, plantas e minerais para pintar e dar cor a tecidos e
47

outros objectos. Algumas cores, por exemplo o prpura e o azul, eram muito difceis de obter, pelo que s eram usadas pela realeza. Agora o conhecimento cientfico j permite fabricar substncias com cor que vo tornar tudo o que nos rodeia mais colorido e agradvel. Na casca da cebola tambm h uma substncia que lhe d a cor, e que se chama quercetina. Quando se ferve as cascas de cebola em gua, parte desta substncia vai passar para a gua. Depois, quando os ovos so cozidos na gua corada, ela vai dar cor s cascas dos ovos. A quercetina tambm tem propriedades medicinais. Algumas pessoas at usam ch de cascas de cebola (a que juntam limo e acar ou mel) para ajudar a curar problemas de garganta como a rouquido e as inflamaes.

48

s capaz de meter um ovo dentro de uma garrafa sem o empurrar?


A cincia pode ajudar-te.

PRECISAS DE:
1 ovo cozido e descascado 1 garrafa com o gargalo ligeiramente mais pequeno do que o ovo (no pode ser uma garrafa de gua ou vinho pois essas tm o gargalo muito estreito) 5min gua a ferver

PROCEDIMENTO:
1. Com a ajuda de um adulto pe a gua quente dentro da garrafa e deixa-a l estar 5 minutos (v no relgio).
gua muito quente

2.

Pede ao teu ajudante adulto que despeje a gua. E tu, muito rapidamente pe o ovo a tapar a garrafa. Olha com muita ateno. Olhos bem abertos!

CUIDADO! a garrafa est muito quente!

49

RESULTADO:
Passado um bocadinho, o ovo vai para dentro da garrafa sem que o empurres.

EXPLICAO:
O ar quente ocupa mais espao do que o ar frio. Quando se retirou a gua da garrafa, entrou ar que ficou quente. medida que arrefeceu, passou a ocupar menos espao. Como o ovo no deixava entrar ar de fora para compensar, pois estava a tapar a garrafa, foi aspirado para dentro da garrafa.

50

Outras Experincias

C anec a
Aqui fica um conjunto de outras experincias que te permitiro aprender um pouco mais sobre os alimentos e os processos que ocorrem na cozinha. Bolo na caneca Como actua o fermento? Consegues descobrir quais os alimentos com amido? Que p este? Prova as mas... Descobre as diferenas.

C anec a

51

Bolo na Caneca
E se, de repente, te apetecer um bolo, a soluo fcil e rpida e o resultado muito saboroso! Faz o bolo na caneca! J alguma vez tinhas pensado quanta cincia est envolvida na confeco um bolo? que est mesmo muita! Mos obra!

PRECISAS DE:

4 col. sopa rasas de farinha para bolos

1 ovo

4 col. sopa rasas de acar

2 col. sopa de leo

2 col. sopa rasas de cacau (ou chocolate em p)

2 col. sopa de leite

PROCEDIMENTO:
1. 2. Numa caneca ou tigela (que possa ir ao micro-ondas), mistura bem a farinha com o acar e o cacau. Junta o ovo, o leo e o leite. Mistura bem com um garfo. Leva ao micro-ondas cerca de 2 minutos (potncia mxima). Se verificares que no est ainda cozido, deixa mais um bocadinho.
52

C ane c a

3.

Improvisa. Junta coco, chocolate em pedacinhos, frutos secos.

RESULTADO:
Se observaste bem, reparaste que depois de misturares todos estes ingredientes ficaste com uma massa castanha, espessa, mas lquida. Ainda no parecia um bolo, pois no? Depois de cozer j tem o aspecto de um bolo! Cresceu. Agora o bolo ocupa mais espao do que a massa ocupava! E cheira bem! Mas cuidado que est quente. Pede ajuda para desenformar o teu bolo e espera um bocadinho enquanto arrefece.

C anec a

Parece que sai fumo do bolo. Sabes o que ? vapor de gua. A gua dos ovos e do leite, quando foi aquecida, passou em parte a vapor de gua, que se comea a libertar. Mas voltemos ao bolo e vamos tentar perceber o que aconteceu.
53

EXPLICAO:

Como que o bolo cresceu?


Um dos responsveis por isso o fermento. O fermento formado por substncias que se vo transformar quando so aquecidas e dar origem outras diferentes, diz-se que se d uma reaco qumica. Uma das substncias que se forma um gs (V a experincia Como actua o fermento?). So as bolhas de gs que se formam na massa que estava na caneca que permitem que se forme um bolo com a textura de uma espuma fofa.

Como que o bolo ficou slido?


Comeaste com uma massa espessa, mas lquida, que se transformou, depois do bolo cozido, numa espuma fofa e slida. Isso aconteceu porque, com o calor as substncias que formam o ovo (principalmente as protenas) vo sofrer alteraes e vo ligar-se umas s outras, formando como que uma rede. Assim, o ovo, que era lquido, fica slido (v a experincia Ovo cru e ovo cozido. Como so diferentes! - Porque ser?). O amido da farinha tambm sofre alteraes e tambm vai contribuir para a estrutura slida do bolo. Em resumo, quando o bolo foi ao micro-ondas, a massa do bolo aqueceu e o fermento produziu uma gs que transformou a massa numa espuma. Por outro lado, esse calor provocou tambm alteraes no amido e nas protenas, e fez com que a espuma se tornasse slida.

Enquanto comes...

Podes ir pensando para que servem os outros ingredientes: o leite e o leo servem para o bolo ficar mais macio e menos seco. O cacau d o sabor a chocolate. E o acar, j sabes, para ficar bem docinho. Mas, mais do que isso, tambm ajuda o bolo a ficar mais macio e menos seco. Estava bom, no estava?

C ane c a

54

Como actua o fermento?


Sabes porque se adiciona fermento a um bolo? para o fazer crescer e ficar bem fofinho. Mas o que o fermento? O fermento para bolos um fermento qumico. composto por uma base (bicarbonato de sdio) e por um cido que, na presena de gua, vo interagir (reagir, diz-se em linguagem qumica) e dar origem a novos produtos, sendo o mais importante o dixido de carbono (um gs). O fermento contm ainda amido que absorve a humidade do ar, mantendo aqueles dois componentes separados e secos e impedindo que reajam. Para teres uma ideia da quantidade de dixido de carbono produzido quando se faz um bolo, faz uma experincia.

PRECISAS DE:
fermento para bolos gua quente uma luva 1 copo 1 colher de ch

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Pe gua bem quente num copo; Deita 2 ou 3 colheres de ch de fermento para bolos dentro de uma luva de plstico. Coloca a luva no copo e, segurando bem, deixa o fermento cair na gua quente. Vers que se produz imediatamente gs suficiente para encher a luva.
55

4.

Repete com gua fria e vers que se liberta muito pouco gs. que a reaco mais rpida a temperaturas mais elevadas.

EXPLICAO:
Quando se mistura o fermento com um lquido contendo gua d-se uma reaco qumica entre o bicarbonato e o cido, formando-se novos produtos. Esta reaco d-se mais rapidamente a quente. O aspecto mais importante desta reaco a formao de dixido de carbono, um gs que produz milhes de bolhinhas que vo contribuir para tornar os bolos mais leves e esponjosos e permitir que cresam. Vs agora porque que os bolos no devem esperar muito antes de ir para o forno? que, embora lentamente, o gs forma-se e vai escapando. No forno, o gs forma-se rapidamente e, simultaneamente, a massa coagula e o bolo cresce e fica fofinho.

56

s capaz de descobrir quais os alimentos com amido?


Identificao de amido em diversos alimentos atravs do teste do iodo.

PRECISAS DE:
batata ma cenoura po tintura de iodo 1 prato

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. Coloca pedaos dos alimentos escolhidos no prato. Deita sobre cada um dos alimentos algumas gotas de tintura de iodo.

Observa o resultado. Se a tintura de iodo mantiver a cor castanha original, o alimento no tem amido, se a tintura de iodo mudar para azul escuro, o alimento tem amido.
57

4. 5.

Regista as observaes e tira as tuas concluses. Repete com outros alimentos.

EXPLICAO:
O iodo, na presena de amido, liga-se a ele. Quando isso acontece a cor muda de castanho para um azul quase preto. Se um alimento tiver amido e deitares sobre ele umas gotas de tintura de iodo, que contm iodo, este liga-se ao amido do alimento e a cor muda. A tintura de iodo castanha e a mancha que vs no alimento vai ficar azul. Se o alimento no tiver amido, mantm-se a cor castanha da tintura de iodo.

SUGESTO:
O amido uma reserva de nutrientes da planta, ou seja, a forma como a planta armazena nutrientes que poder necessitar se tiver falta de alimentos. Esses nutrientes tambm podem ser teis para o Homem. Os alimentos com amido so muito nutritivos e uma boa fonte de energia, devendo fazer parte da nossa alimentao.

58

Que p este?
Em casa, estive a colocar farinha maizena, acar, bicarbonato de sdio para bolos e gesso em frascos. Com a pressa esqueci-me de pr os rtulos. Como os frascos eram todos iguais, fiquei sem saber o que estava em cada um. Fui investigar e descobri que cada um destes ps tem um comportamento diferente se misturados com gua, vinagre ou tintura de iodo. Fazendo umas anlises, consegui descobrir o que estava em cada frasco. Queres tambm fazer umas anlises para identificares estes ps? Vamos a isso!

PRECISAS DE:

4 frascos com ps brancos e sem rtulo, farinha maizena, gesso, acar, bicarbonato de sdio. Pede a um adulto que encha os frascos e no te diga o que tem cada um, mas que ponha uma letra no frasco para ele saber o que l est.

A
C B

A D

gua vinagre tintura de iodo 4 copinhos 2 colheres de sopa 4 colheres de caf canetas de acetato ou etiquetas
59

PROCEDIMENTO:
1. 2. 3. 4. Tira meia colher de ch do p que queres identificar e coloca-o num copo. Escreve no copo a letra que est no frasco de onde tiraste o p. Mistura ao p 5 colheres de sopa de gua e mexe muito bem. Segue os procedimentos indicados no esquema seguinte e tenta identificar cada um dos ps brancos.

O p dissolve-se em gua?
NO Junta 2 ou 3 gotas de tintura de iodo. Fica azul escuro quase preto? NO Ento o teu p GESSO SIM Ento o teu p FARINHA MAIZENA SIM Deita uma colher de sopa de vinagre. Faz bolhinhas? NO Ento o teu p ACAR SIM Ento o teu p FERMENTO

P A B C D

Dissolve em gua?

(preenche s se no dissolver em gua)

Fica azul com a tintura de iodo?

(preenche s se dissolver em gua)

Faz bolinhas com o vinagre?

Descobri que o p :

EXPLICAO:
Os materiais tm comportamentos caractersticos, quando so misturados com outros, o que permite identific-los. Tal e qual como acabaste de fazer. J ouviste dizer que, por vezes, so feitas anlises para descobrir o que uma dada substncia ou para descobrir que substncias tem uma mistura? Sabes como que se descobre?
60

Prova as Mas... Descobre as Diferenas

Existe uma grande variedade de mas. Utilizando os cinco sentidos (tacto, olfacto, viso, gosto e audio), descobre as diferenas entre estas mas. Para isso faz testes com quatro mas do tipo das indicadas no quadro e preenche-o com o que descobres sobre as caractersticas de cada uma. Tacto Variedade
Lisa

Olfacto

Viso
(cor)

Sabor
Doce

Audio

Rugosa Cheira Cheira Muito Pouco

cida Ouve-se Ouve-se Muito Pouco

Golden

Starking

Reineta

Granny Smith

61

You might also like