You are on page 1of 7

CLARIFICAO Os principais processos de clarificao so: Coagulao e Floculao Para o entendimento desses processos necessrio se conhecer algumas das

s caractersticas das impurezas presentes na gua. As impurezas presentes na gua podem encontrar-se em soluo, em suspenso coloidal ou em suspenso (fina ou grosseira). Esta classificao feita em funo do dimetro mdio das partculas. suspenso ----------soluo-----------]----------- coloidal --------]---------suspenso fina ---------- 10-7 cm 10-5 cm - Objetivos da Coagulao e Floculao A coagulao visa transformar as substncias na forma de suspenso fina e suspenso coloidal em partculas maiores (flocos) para que possam ser removidas pela decantao e filtrao. - Propriedades dos Colides (suspenso coloidal) a ) O Efeito Tyndall as partculas coloidais apresentam tamanho suficiente para espalhar a luz, isto faz com que a amostra apresente certo brilho que ser tanto maior quanto maior for a quantidade de material em suspenso coloidal. A turbidez indica a capacidade de uma amostra de espalhar a luz, perdendo a transparncia. b ) Movimento Browniano as partculas coloidais so dotadas de movimento irregular e catico devido a agitao incessante das molculas do meio em que se encontram. c ) Adsoro Superficial a rea das superfcies dos colides so propcias deposio de outras partculas. Esta reteno de substncias na superfcie denominada adsoro. d ) Propriedades Eletrocinticas chama-se de propriedades eletrocinticas de colides as propriedades que estes apresentam diante de um campo eltrico; como os colides possuem cargas eltricas (geralmente negativas) essa caracterstica d aos colides a capacidade de se moverem quando sob ao de um campo eltrico. Esse fenmeno chama-se de Eletroforese. Muito simplificadamente a medida da quantidade de cargas eltricas dos colides chamada de Potencial Zeta. ( O conceito de Potencial Zeta mais complexo). O Potencial Zeta indica a maior ou menor tendncia das partculas coloidais em formar flocos. Por exemplo: partculas com P.Z. de 30 mV tem estabilidade crescente quanto maior o valor do Potencial (negativamente), porm nota-se tendncia a aglomerao a medida que o P.Z. se aproxima de Zero. Assim, sendo, coagular significa reduzir o Potencial Zeta a valores que permitam a posterior aglomerao de partculas, possibilitando a formao de flocos, atravs da floculao.

Resumo: Objetivos da Coagulao - Floculao Reduzir o Potencial Zeta a valores bastante baixos para que a repulso entre as partculas no represente oposio ao encontro das mesmas. (Quando o Potencial Zeta = 0, diz-se que se atingiu o Ponto Isoeltrico). Fornecer energia ao meio para que a agitao provoque o maior nmero de choques; Induzir no meio compostos que auxiliem a formao de aglomerados de partculas. - Mecanismo de Coagulao A maioria dos colides presentes na gua so dotados de carga negativa, resultante da adsoro preferencial de ons negativos ou da ionizao das suas molculas. Essas partculas de tamanho diminuto no so removidas por decantao direta e, como possuem mesma caracterstica eltrica, a fora de repulso no permite a aglomerao. Portanto, para promover a remoo destas partculas torna-se imprescindvel a neutralizao destas cargas negativas e a posterior aglutinao para que as mesmas tornem-se maiores e possam ser removidas pela ao da gravidade. Coagulantes so os agentes qumicos geradores de cargas positivas que neutralizam os colides e com a capacidade de propiciar a aglomerao dos colides neutralizados. Esquematicamente:

( Figuras )

- PRINCIPAIS COAGULANTES, ALCALINIZANTES E AUXILIARES DE FLOCULAO Os principais coagulantes, sais de alumnio (sulfato de alumnio, policloreto de alumnio) e sais de ferro (cloreto frrico e sulfato ferroso), reagem com a alcalinidade natural da gua formando substncias que promovem o fenmeno de coagulao / floculao. Quando a alcalinidade natural insuficiente so adicionados alcalinizantes. Principais Coagulantes bauxita pulverizada. Pode ser encontrada sob trs formas: - branco isento de ferro (custo elevado)

a) Sulfato de Alumnio (Al2(SO4)3 18H2O): obtido pelo ataque do cido sulfrico

- amarelo ou ferroso mais comum e mais barato, podendo ser comercializado na forma slida (em torno de 17% de alumina) ou em soluo (em torno de 8% de alumina). - negro uma mistura homognea de sulfato de alumnio branco ou amarelo com 2 a 4 % de carvo ativado.

b) Sulfato Ferroso (FeSO4 . 7H2O):

sub produto de diversos processamentos qumicos e da decapagem do ao, usado em guas fortemente alcalinas. para remover cor em pH reduzido.

c) Sulfato Frrico (Fe2(SO4)3 ou Fe2(SO4)3 . 9 H2O): particularmente indicado d) Cloreto Frrico (FeCl3 ou FeCl3 . 6 H2O): tem uso muito limitado por ser muito
corrosivo.

e) Policloreto de Alumnio (Al2Cl6 - 6 H2O)


Informaes Tcnicas: o Policloreto de Alumnio um dos sais de alumnio usados no tratamento das guas em geral, bem como no tratamento dos efluentes industriais. Devido ao seu elevado grau de pureza, ele atende as normas mundiais que limitam as impurezas mximas permitidas aos agentes floculantes. Caractersticas Frmula : Al2Cl6 6H2O Estado fsico : lquido amarelo, parcialmente viscoso pH (soluo normal): 0,8 1,2 Solubilidade : completamente solvel sem deixar resduo. Outras informaes Reage com as substncias alcalinas liberando vapores cidos. E bastante corrosivo, atacando metais em geral. Quando diludo com gua no provoca qualquer reao. Aplicao O Policloreto de Alumnio pode ser adicionado puro ou diludo em gua. Neste caso a quantidade de Policloreto a ser usada deve ser diluda, no mximo, para uma proporo de 1 parte do produto em 3 partes de gua. Para diluies maiores, como tambm diluies realizadas com antecedncia, mesmo na relao de 1 para 3, estas solues sofrem um processo de hidrlise, diminuindo a sua eficincia, motivo pelo qual no recomendado este procedimento. Vantagens O Policloreto de Alumnio substitui com grande vantagem o uso do sulfato de alumnio e outros agentes floculantes inorgnicos, quer seja na sua capacidade floculao, como tambm no grau de pureza da gua tratada. A faixa de pH para as condies de floculao adotada mostrou ser mais ampla para Policloreto de Alumnio ( pH entre 5,7 8,3) do que para o sulfato de alumnio (pH entre 5,8 8,00), o que indica uma maior eficincia na floculao desses resduos em geral. Para a floculao de uma gua normal, a quantidade de Policloreto de Alumnio indicada se situa em torno de 1,0 1,5 ml por m3 de gua a tratar.

Desvantagens Para as diluies maiores que a proporo 1 para 3, como tambm diluies realizadas com antecedncia, estas solues sofrem um processo de hidrlise, diminuindo sua eficincia. Para guas barrentas, ou mesmo, guas contendo algas, leos e outros materiais em suspenso, aconselhvel dobrar, ou at triplicar a dosagem. Caractersticas corrosivas por isso indicado o uso de linhas de PVC ou PFR, como tambm os depsitos de armazenagem de Policloreto de Alumnio, devem ser deste mesmo material. Principais Alcalinizantes

Quando a alcalinidade natural da gua no for suficiente para reagir com a quantidade requerida de coagulante, torna-se necessrio a adio de alcalinizantes.

1- Cal Virgem (CaO) : xido de clcio


Produzida pelo aquecimento do carbonato de clcio (calcrio) CaCO3 => CaO + CO2 A cal virgem comercializada aglomerada em blocos, granulada ou na forma de p. material custico, irritando fortemente a pele e as mucosas. Sua poeira causa problemas srios nas vias respiratrias, exigindo, portanto, equipamentos de segurana adequados para o seu manuseio. A cal virgem quando exposta ao ar combina-se com a umidade deste, em uma reao que provoca grande liberao de calor, formando hidrxido, que por sua vez combinase com CO2 do ar formando carbonato. a) CaO + H2O => Ca(OH)2 (hidratao ou extino) Umidade b) Ca(OH)2 = CO2 => CaCO3 + H2O p A proteo da cal virgem durante o transporte e a o armazenamento contra a umidade, fundamental para garantir sua qualidade e para evitar a ocorrncia de acidentes provocados pela elevao de temperatura. Esta elevao pode atingir valores suficientes para provocar incndio em materiais combustveis. No devem ser usados estrados de madeira para suportar a cal virgem contida em sacarias, por serem combustveis. A cal virgem dificilmente usada devido aos problemas de manuseio.

2- Cal Hidratada Ca (OH)2 : Hidrxido de clcio


Produto da reao entre a cal virgem e a gua. A cal aplicada gua sempre a cal hidratada. Quando se adquire a cal virgem, a aplicao precedida da hidratao. A cal hidratada apresenta-se na forma de p, quando a hidratao se efetua em instalaes adequadas para a produo deste tipo de material. Quando a extino feita na prpria ETA, no h interesse na produo de cal em p, formando-se uma pasta ou uma suspenso concentrada.

Seu peso especfico varia de 420 1100 Kg/m3 e o teor de xido de clcio deve ser superior a 68%. A cal hidratada no exige os cuidados preconizadas para a cal virgem no que diz respeito ao contato com a gua. Mas, da mesma forma que a cal virgem, irrita a pele e as mucosas. Esse problema agravado pelo fato de ser um material pulverulento muito fino, com baixo peso especfico, produzindo grande quantidade de poeira ao ser movimentado. Pode ser fornecida embalada em sacos multifolhados de papel, devendo ser armazenada em local coberto, em dependncia isolada da ETA por portas, para que a poeira da cal no prejudique as demais instalaes. 3 Barrilha ou Soda Na2CO3 ; Carbonato de Sdio Apresenta-se como um p branco, com um mximo de 2% de impurezas e peso especfico variando entre 370 a 1050 Kg/m3. Dissolve-se facilmente na gua, alcanando concentraes de 10% temperatura ambiente. fornecida a granel, em sacos ou tambores. No corrosivo, podendo ser armazenada em silos de concreto ou de ao, ou sobre concreto. A soluo pode ser armazenada em tanques de concreto ou de ao, sem qualquer revestimento. Apresenta problemas de poeira e sendo custica, seu manuseio exige proteo pessoal com roupas especiais, luvas e mscaras para olhos com filtros para respirao. um produto caro, de custo mais elevado que a cal, mas uma boa opo quando o uso da cal apresenta problemas.

4- Soda Custica NaOH : Hidrxido de Sdio


fornecida normalmente em soluo concentrada que tende a se cristalizar quando sua temperatura se reduz. Para evitar que isso ocorra, seu tanque de armazenamento pode ser isolado termicamente ou aquecida. Quando se utiliza soda em escamas, esta dissolvida assim que chega na ETA, sendo armazenada em soluo. A dissoluo deve ser feita com cuidado, porque durante o processo ocorre liberao de grande quantidade de calor. Possui custo muito superior ao da cal e da barrilha e exige maior cuidado no manuseio. Auxiliares de Floculao Aditivos Coadjuvantes

Atuam como ncleos de floculao, produzindo flocos mais rgidos e densos, facilmente decantveis. Emprego: a) gua de baixa turbidez (atuam como ncleos de floculao) b) quando ocorre formao de flocos frgeis (propiciam maior rigidez ao floco) c) quando ocorre aumento da vazo da ETA (propiciam a formao de flocos mais compactos em menos tempo). - Polieletrlitos so substncias orgnicas formadas por longas cadeias de molculas, ou sejam, polmeros de uma molcula mais simples.

Existem Polieletrlitos naturais: Amido (C6H10O6)n Derivados da celulose (C6H10O5)n Extratos de algas e lquens Polieletrlitos sintticos : Poliamidas ( frmula)

Poliacrilamidas ( frmula ) Os polieletrlitos quando lanados na gua adquirem: - carga eltrica positiva : catinicos ( figura) - carga eltrica negativa : aninicos (figura) - no adquirem carga : no inicos (figura) Os polieletrlitos aninicos e os no aninicos so frequentemente usados em conjunto com coagulantes metlicos, quando atuam como colide artificial e promovem a ligao entre os colides afim de desenvolverem flocos densos e mais resistentes. Em qual promovem uma significativa reduo das dosagens do coagulante. Alm disso, verifica-se grande reduo do volume de lodo nos decantadores em vista dos flocos serem mais compactos e da menor quantidade de coagulantes utilizado. Os polmeros catinicos tm sido usados, com sucesso em alguns casos, como coagulante primrio. Embora o custo unitrio dos polmeros catinicos seja superior a 15 vezes o custo do sulfato, as reduzidas dosagens requeridas pode igualar o custo final com substncias qumicas. Adicionalmente, ao contrrio de lodo gelatinoso oriundo do sulfato de alumnio, o lodo formado pelo uso do polmero relativamente mais denso e fcil de ser desidratado, facilitando o manuseio e a disposio. Dosagens: entre 0,1 a 1,0 ppm Exemplos: Superfloc 84 - dosagem mxima: 1,0 ppm Claron - dosagem mxima: 1,5 ppm Purifloc - dosagem mxima : 1,0 ppm

- Bentonita ou argila preparada Bentonita a argila ( Al2O3 . SiO2 nH2O hidrosilicato de alumnio). Tem sido empregada no tratamento de guas contendo baixa turbidez, quando resulta num aumento de peso de floco, melhorando a decantabilidade. As partculas de argila podem, tambm, absorver compostos orgnicos, melhorando o tratamento. Embora a dosagem exata deva ser determinada por meio de testes, 10 a 15 mg/l geralmente resulta na formao de bons flocos.

- Flocos pr- formados Em alguns ETAs, quando a gua a ser tratada apresenta baixa turbidez, adota-se o processo de nela inserir os flocos previamente formados e decantados, estes flocos se constituem em ncleos de floculao. Dosagem Requerida do Coagulante e do Alcalinizante

A caracterizao fsico-qumica da gua bruta o fator bsico para se determinar a dosagem adequada do coagulante e do alcalinizante. A massa necessria do coagulante funo da turbidez da gua bruta. No caso em que a alcalinidade natural no for suficiente para reagir com a quantidade de coagulante aplicado, esta dever ser ajustada com adio conveniente de alcalinizante. Alm disso, o pH influencia diretamente o processo de coagulao e floculao. A escolha correta das dosagens dos produtos qumicos a base para que processos subseqentes se efetuem adequadamente, promovendo a reduo esperada de cor, turbidez, odor, matria orgnica, organismos patognicos e outros agentes poluidores. O Ensaio de Floculao (Teste de Jarro) o mtodo empregado nas Estaes de Tratamento para se determinar a dosagem dos agentes qumicos que proporcionaro a eficincia desejada com um menor custo econmico. Obs.: Teste dos Jarros veja na apostila Tratamento de gua Operao de ETA 02.

You might also like