You are on page 1of 3

Fundao CECIERJ Vice Presidncia de Educao Superior a Distncia

1a. Avaliao a Distncia 2012/2 Disciplina: Introduo Zoologia Data de entrega pelo aluno no plo: 23 / 08 / 2012 Nome: ______________________________________________________________ Plo: _______________________________________________________________ AVALIAO

Destaque esta folha e anexe ao seu caderno de respostas.


Este Caderno de Avaliao possui o enunciado das questes a serem resolvidas. O valor das questes varivel, totalizando 10,0 pontos. As questes devero ser entregues ao Tutor Coordenador/Diretor Adjunto. Procure no copiar do livro, tente elaborar suas prprias respostas. O estudo em grupo pode auxiliar a compreenso de pontos que eventualmente voc no tenha compreendido, contudo no sero consideradas as respostas idnticas.

QUESTES
1. No stio da internet (http://www.educacaopublica.rj.gov.br) dedicado aos professores de ensino mdio e fundamental, so oferecidos cursos de aperfeioamento em diversas reas do conhecimento. Dentre os diversos cursos de Cincias biolgicas j oferecidos, existiu um intitulado Os peixes no existem e os dinossauros ainda esto por a. Voc considera que as duas afirmativas contidas no ttulo do curso (os peixes no existem e os dinossauros ainda esto por a) esto corretas? Justifique sua resposta. (0,5 pontos) 2. Com base na figura abaixo, indique todos os grupos monofilticos, todos os parafiltico e um polifiltico. (0,5 pontos)

3. Ainda com base na mesma figura, responda o que significa cada um dos ramos mais largos. (0,5 pontos) 4. Com base na a evoluo dos primatas apresentada na figura abaixo: a) Qual agrupamento que inclui todos os grandes primatas sem cauda, (0,5 pontos) b) Os humanos esto mais diretamente aparentados a que primata(s), (1,0 ponto) c) Os Bonobos, os Chimpanzs e os Gorilas podem ser considerados um grupo monofiltico? Explique. (1,0 ponto)

5. Em 15 de maio de 2010, o jornal O Globo noticiou o seguinte acontecimento: O incndio que atingiu esta manh um laboratrio do Instituto Butantan, na Zona Oeste de So Paulo, destruiu um dos maiores acervos de cobras, aranhas e escorpies para pesquisas do mundo. Mais de 70 mil espcies foram queimadas no laboratrio de rpteis do instituto. Os animais eram guardados no local h mais de 100 anos. O que deve ser feito para manter a estabilidade dos nomes das espcies que estavam depositadas nesta coleo, nos casos: a) De uma espcie onde todos os tipos foram perdidos. (0,5 pontos) b) De uma espcie onde o holtipo foi perdido, mas todos os partipos foram salvos. (0,5 pontos) 6. Realize um levantamento de caracteres, incluindo na lista de caracteres seus estados, para os txons a seguir. (1,5 pontos)

7. Considerando os organismos apresentados a seguir, faa um levantamento de caracteres, construa uma matriz codificada e realize uma anlise cladstica, considerando o organismo C como grupo-externo. (2,0 pontos)

8. Biogeografia a cincia que estuda a distribuio dos seres vivos no espao e no tempo, procurando compreender seus diferentes padres de ocorrncia sobre a superfcie terrestre e por que a composio da biota se diferencia de uma regio para outra. O estudo das distribuies geogrficas dos seres vivos pode ser classificado em trs ramos. Discorra sobre cada um deles apontando seus pressupostos tericos. (1,5 pontos)

Boa Prova!

You might also like