You are on page 1of 16

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE

AULA 4: ASPECTOS CONSTITUCIONAIS DO CONTROLE EXTERNO


OL MANO,

O quarto e o quinto encontros sero destinados ao estudo dos aspectos constitucionais do controle externo, com nfase nas competncias do Tribunal de Contas da Unio. Peo especial ateno para esses encontros, pois, em mdia, 30% das questes de provas mais recentes para o cargo de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio foram relacionadas ao tema dessas duas prximas aulas. Antes de iniciarmos a nossa aula, considero importante salientar que a matria tratada nesses dois encontros ser aprofundada ao longo do nosso curso.

TRIBUNAL

DE

CONTAS

DA

UNIO

EM

NOSSO

ORDENAMENTO JURDICO

Sempre que trato desse assunto em sala de aula, os alunos me questionam a forma correta de estudar para o concurso, querem saber o que precisam ler: a Constituio, a Lei Orgnica ou o Regimento Interno? A Constituio Federal a base de todo nosso ordenamento jurdico. Dessa forma, todas as leis devem se apresentar em consonncia com o que dispe a Constituio, por isso ela tambm chamada de Lei Maior. Ocorre que uma nica pea jurdica no tem como disciplinar todas as situaes de um Estado. Com efeito, cumpre Constituio ser a pea orientadora das demais normas desse Estado. Por esse motivo, em geral, as normas constitucionais necessitam ser regulamentadas por meio de leis, sejam essas ordinrias ou complementares. Nesse sentido, temos os normativos que regem o controle externo no Brasil. A Constituio da Repblica dedica ao tema uma Seo dentro do Captulo que trata da Organizao dos Poderes. So apenas seis artigos 70 ao 75 disciplinando o assunto. Fica claro que no possvel esgotar todas as questes relacionadas ao controle externo em apenas seis artigos. Pretendeu o constituinte dar, apenas, o norte para que o legislador infraconstitucional pudesse melhor disciplinar a matria.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Seguindo essa orientao, foi editada em 16 de julho de 1992, a Lei Orgnica do Tribunal de Contas da Unio (LOTCU). Esse normativo j se apresenta de forma bem mais completa, regulamentando a matria constitucional ao longo de seus 113 artigos. Apesar de aprofundar o tema, a LOTCU no suficiente para esgotar o assunto, ficando para normativo infralegal essa tarefa. Para tanto, foi editado o Regimento Interno do Tribunal de Contas da Unio (RITCU), que, em seus 299 artigos, esmia bastante o assunto. Entretanto, existem matrias que no tm como ser tratadas no Regimento Interno. Assim sendo, existem diversos outros normativos internos que tm como funo preencher as lacunas deixadas. Agora, que j temos uma noo de como est disposto o controle externo, em especial as competncias do Tribunal de Contas da Unio, em nosso ordenamento jurdico, vamos tentar responder a pergunta levantada no incio deste tpico: o que necessrio ler para o concurso? O melhor ler os trs (Constituio, LOTCU e RITCU). Os normativos infraregimentais, em tese, no so solicitados no edital do concurso. Acontece que nem sempre o candidato tem tempo para ler tudo, nesse caso, eu sugiro que seja feita a leitura na seguinte ordem: 1) Constituio Federal artigos 70 a 75 (lembrar que s estou me preocupando com a matria controle externo); 2) Lei Orgnica; 3) Regimento Interno, na seguinte prioridade: 3.1) arts. 188 a 299; 3.2) arts. 1 a 66; 3.3) arts. 92 a 143; 3.4) arts. 144 a 187 3.5) arts. 67 a 142. Depois desse breve comentrio sobre a forma que a matria deve ser abordada, vamos, realmente, adentrar na nossa aula.

2 - O TRIBUNAL DE CONTAS NA CONSTITUIO FEDERAL

Por entender mais didtico, nas aulas em que for tratar do Tribunal de Contas na Constituio Federal, vou primeiro apresentar o normativo constitucional, para, em seguida tecer comentrios acerca do assunto.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE 2.1 DO EXERCCIO DA FISCALIZAO NO MBITO DA UNIO O caput do art. 70 da Constituio apresenta a seguinte redao: Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. A primeira informao que o art. 70 nos proporciona que temos cinco modos de fiscalizao: contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial. Um modo mnemnico para melhor decor-los a utilizao da expresso COFOP. Interessante salientar que, normalmente, esses modos de fiscalizao esto associados nos trabalhos realizados no Tribunal de Contas da Unio. exceo da fiscalizao operacional, em geral, os outros quatro modos de fiscalizao so analisados de forma conjunta. Vamos verificar o que cada uma delas quer dizer. A fiscalizao contbil objetiva verificar se os recursos pblicos esto sendo escriturados de acordo com as tcnicas contbeis aplicadas espcie. Geralmente, os trabalhos realizados nessa rea confrontam se o que foi realizado est em conformidade com o que dispe a Lei 4.320\1964. A fiscalizao oramentria tem como escopo verificar se as despesas pblicas guardam consonncia com as peas oramentrias: LDO, LOA e PPA. A fiscalizao financeira se preocupa com o fluxo de recursos (ingressos e sadas), independente se so recursos oramentrios ou no. A fiscalizao operacional uma novidade da Carta Poltica de 1988. Com esse tipo de fiscalizao, o Tribunal afastou-se do estrito controle de legalidade para adentrar a aspectos ligados ao mrito dos atos administrativos. O que se pretende com essa fiscalizao verificar se os programas de governo alcanaram seus resultados e de que forma. Assim, no basta, apenas, verificar se a despesa cumpriu as formalidades legais e sim se a gesto dos recursos pblicos foi eficaz e eficiente. A fiscalizao operacional est intimamente ligada ao conceito de oramento programa, uma vez que o cumprimento das metas do programa fator essencial a ser verificado. Por fim, trata o caput do art. 70 da fiscalizao patrimonial. Esta se relaciona com o controle e conservao dos bens pblicos. Convm lembrar que os bens pblicos pertencem a toda a sociedade, sejam eles difusos ou no. Assim, a fiscalizao patrimonial inclui a proteo e conservao do meio ambiente. Outro alvo dessa www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE fiscalizao so os bens pblicos que iro sair da mo do Estado, ou seja, os bens que sero privatizados. Prosseguindo nossos comentrios acerca do caput do art. 70, verificamos que em seguida temos a seguinte expresso: da Unio e das entidades da administrao direta e indireta. Como estamos tratando da fiscalizao da Administrao Pblica federal, o constituinte limitou a fiscalizao quelas pessoas que recebam verbas federais. Importante notar que o dispositivo deixa claro que esto sujeitos ao controle tanto a administrao direta como a indireta de qualquer dos Poderes da Repblica. O prximo trecho a ser comentado refere-se legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas. Os conceitos de legalidade, legitimidade e economicidade foram vistos em nossa primeira aula, razo pela qual me permitirei a no repetir o assunto. Com relao aplicao das subvenes, nunca demais relembrarmos que o conceito de subveno advm da Lei 4.320\1964. Por fora desse normativo, subveno qualquer recurso pblico transferido a entidades pblicas ou privadas, para que seja aplicado em despesa que seja do interesse do poder pblico. Dessa forma, por se tratar de recursos de origem pblica, a subveno est sujeita fiscalizao pelos rgos de controle. Quanto renuncia de receita, consiste em meio de o poder pblico atingir seus programas de governo por meio de incentivo a determinadas pessoas, a fim de que estas realizem despesas de interesse do Estado. Assim, quando a Unio, com intuito de aumentar o nmero de estudantes matriculados, permite que uma escola particular conceda bolsa a criana carente, dispensado essa escola de pagar determinado tributo, estamos frente de uma renncia de receita. O final do caput do art. 70 possui o seguinte trecho: ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Esse dispositivo combinado com o caput do art. 71 ratifica o que foi colocado na nossa primeira aula sobre a titularidade do controle externo no Brasil. Pode-se perceber que as fiscalizaes mencionadas no art. 70 sero realizadas pelo Poder Legislativo Congresso Nacional -, mediante controle externo. Importante notar tambm que as mesmas fiscalizaes devero ser feitas pelo sistema de controle interno

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE de cada Poder. Acerca do tema, veja o que foi mencionado na aula 1 e as competncias do controle interno no art. 74 da CF. Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.

2.2 OBRIGATORIEDADE DA PRESTAO DE CONTAS Antes de adentrarmos ao tema, considero importante anotar que o dever de prestar contas inerente ao nosso cotidiano. normal pedirmos para algum amigo que vai viajar nos trazer uma encomenda. Para tanto, entregamos determinada quantia para que a compra seja efetuada. Assim, quando a pessoa regressa, nos apresenta o que foi comprado juntamente com uma nota fiscal. Caso tenha sobrado algum dinheiro, o troco nos dado e se, ao invs, tenha faltado, completamos a importncia. Esse procedimento simples de nosso cotidiano, nada mais do que uma prestao de contas. Assim, quando damos uma quantia nossa para que algum a utilize em nosso nome, nada mais justo do que essa pessoa nos prestar contas de como gastou o dinheiro. Da mesma forma, ocorre com a Unio. Quando algum utiliza verbas federais em nome da Unio, deve prestar contas desses recursos. Vamos ver, ento, como assunto est disposto na Constituio art. 70, pargrafo nico. Pargrafo nico. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Percebe-se que o interesse do constituinte foi exaurir o dever de prestar contas. Nesse sentido, o enfoque da prestao de contas deve ser direcionado ao objeto e no pessoa. Ou seja, pode-se verificar que a limitao no est na pessoa que gasta o recurso e sim na origem do recurso que foi gasto. Com efeito, tem-se que a primeira parte do dispositivo bastante genrica. No h nenhuma limitao ao tipo de pessoa que deve prestar contas, pois o constituinte colocou que possui esse dever qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada. Ou seja, toda e qualquer pessoa. Cumpre esclarecer que a presente redao foi dada por meio da Emenda Constitucional n 19. A redao original apresentava-se de forma mais restritiva, pois somente devia prestar contas pessoas fsicas ou entidades pblicas. Como no h limitao pessoal ao dever de prestar contas, vou-me ater mais aos aspectos ligados ao objeto da prestao de contas. Antes de explicar pormenorizadamente o assunto, quero que a idia geral do dispositivo fique clara. Tem o dever de prestar contas qualquer (vamos lembrar que estamos estudando a Constituio Federal, assim o que for falado aqui em relao a recurso federais vai valer tambm para outras esferas de governo) toda e qualquer pessoa que seja responsvel pela aplicao de recurso pblico federal. Prosseguindo na anlise do dispositivo, vamos passar ento ao objeto da prestao de contas. Para melhor memorizar o assunto, utilizo a seguinte expresso: GAGAU, que so as iniciais de gerenciar, arrecadar, guardar, administrar e utilizar. A literatura mais especializada no apresenta maiores distines com relao a esses aspectos. Acredito que a falta de distino reflete a vontade do constituinte que, na realidade, apresentou esses aspectos muito mais com a inteno de fechar todas as possibilidades de prestao de contas quando da utilizao dos recursos pblicos. Na verdade, a limitao quanto necessidade de prestar contas se encontra na parte final do dispositivo, quando faz referncias a dinheiros, bens e valores pblicos ou pelos quais a Unio responda, ou que, em nome desta, assuma obrigaes de natureza pecuniria. A primeira informao que devemos absorver dessa parte do dispositivo que os bens, dinheiros e valores pblicos a que se refere o texto so de origem federal. Outra informao que podemos abstrair que no h necessidade de esses recursos serem somente de origem federal. Mesmo que haja gasto por meio de recursos de origem no-

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE federal, mas que, por algum motivo, a Unio venha a responder por esses gastos, ser necessria a prestao de contas. Da mesma forma, ocorre em nosso cotidiano. Caso algum nos pea para ser fiador em contrato de aluguel, iremos ser demandados no caso de o responsvel pelo contrato no pagar o aluguel. Assim, para que no sejamos pegos de surpresa, nada mais prudente do que haja a prestao de contas sobre o pagamento das despesas do aluguel. Como mencionado no incio do tpico, o mais importante para sabermos se determinada pessoa deve ou no prestar contas ao Tribunal de Contas da Unio saber se os recursos geridos so ou no de origem federal. Iremos aprofundar o tema quando estudarmos a jurisdio do Tribunal de Contas da Unio. Na oportunidade, vamos trazer baila alguns aspectos importantes ligados ao tema. Como exemplo, vamos verificar se as empresas pblicas e as sociedades de economia mista devem ou no prestar contas dos recursos gastos.

3 COMPETNCIA DO CONTROLE EXTERNO

O art. 71 da Constituio Federal vem ratificar o nosso posicionamento at agora defendido sobre a competncia do controle externo. Vejamos a sua redao: Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: Podemos mais uma vez verificar que a Constituio entrega ao Congresso Nacional a funo do controle externo. Nada obstante, percebemos, tambm, que a prpria Carta estabelece que essa funo ser exercida com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Importante notarmos que a Constituio entregou ao auxiliar do Congresso Nacional algumas competncias privativas, razo pela qual somente o Tribunal de Contas pode realiz-las. Passemos, ento, ao estudo dessas competncias.

3.1 APRECIAO DAS CONTAS DO PRESIDENTE DA REPBLICA. A primeira competncia apresentada no art. 71 refere-se apreciao das contas do Presidente da Repblica. Vamos a sua redao. I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Antes de falarmos acerca desse assunto, considero necessrio tecer dois breves comentrios. O primeiro refere-se forma que o art. 71 apresenta as competncias do Tribunal de Contas da Unio. Perceba que todos os incisos se iniciam com verbos no infinitivo, o que demonstra que, nesse momento, a preocupao do nosso estudo se volta ao objeto da competncia. As pessoas a que se referem estes objetos sero vistas quando estudarmos a jurisdio do TCU. O segundo comentrio que no pretendo esgotar toda a matria relacionada competncia do Tribunal nessas duas aulas (lembrar que sero dois encontros destinados s competncias constitucionais do TCU). medida que o curso for avanando, vou aprofundar a matria nos pontos mais importantes. Dando continuidade competncia inserta no inciso I do art. 71, esclareo que o tema j foi muito solicitado em concurso, a ponto de achar que a matria no voltaria to cedo a ser cobrada nas provas. Nada obstante, no ltimo concurso para o cargo de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio, caiu de novo uma questo relacionada ao tema. Vejamos: O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete: Julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, em 60 dias a contar de seu recebimento. Podemos perceber que assertiva falsa, pois a competncia do TCU de, apenas, emitir parecer prvio. A primeira e mais importante informao que podemos abstrair do dispositivo que o Tribunal de Contas da Unio no julga as contas do Presidente da Repblica, somente emite PARECER PRVIO sobre elas. Segundo o art. 49, inciso IX da CF, o responsvel pelo julgamento das contas o Congresso Nacional. Aprofundando um pouco o tema, devemos ter em mente que, com a edio da LRF, as contas do Presidente da Repblica transformaram-se, em realidade, nas contas do Governo da Repblica, uma vez que sero apreciadas as contas dos rgos de cpula da Administrao. Vejamos o que dispe o art. 56 da referida LRF: Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluiro, alm das suas prprias, as dos Presidentes dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Chefe do Ministrio Pblico, referidos no art. 20, as quais recebero parecer prvio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas. www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Uma informao essencial do dispositivo por vezes passa despercebida, refirome necessidade de os Tribunais de Contas emitirem PARECERES separados nas contas dos responsveis por cada rgo. Com relao a esse assunto, foi cobrada a seguinte questo na ltima prova para o cargo de Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio: De acordo com as normas infraconstitucionais, o TCU tem competncia para julgar as contas dos gestores da administrao federal direta e indireta. Mas em relao a contas de governo da Repblica, o Tribunal deve apenas apreci-las e emitir parecer prvio, pois cabe ao Congresso Nacional julg-las com base nos pareceres emitidos pela Comisso Mista de Planos, Oramentos Pblicos e Fiscalizao do Congresso Nacional de que trata o art. 166 da Constituio Federal. Pelo explicado anteriormente, a assertiva falsa, pois o Tribunal deve emitir pareceres prvios. Ainda com relao ao tema, o inciso menciona que as contas do Presidente da Repblica devem ser prestadas anualmente. Qual o prazo para que essas contas sejam prestadas? e o que ocorre se elas no forem prestadas? A resposta a ambas as perguntas est no art. 51 da CF, vejamos:
Art. 51. Compete privativamente Cmara dos Deputados: (...) II - proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; Podemos perceber, ento, que caso o Presidente da Repblica no preste suas contas em 60 dias a contar da abertura da Sesso Legislativa, competir Cmara dos Deputados proceder tomada de contas.

Pertinente trazer a lume questo relacionada ao parecer que emitido pelo Tribunal de Contas da Unio. Como estatudo no prprio texto constitucional, trata-se de parecer prvio, uma vez que o parecer para o julgamento das contas ser dado pela Comisso Mista de Permanente a que se refere o art. 166, 1, da CF. Vejamos: Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, s diretrizes oramentrias, ao oramento anual e aos crditos adicionais sero apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. 1 - Caber a uma Comisso mista permanente de Senadores e Deputados: I - examinar e emitir parecer sobre os projetos referidos neste artigo e sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da Repblica

www.pontodosconcursos.com.br

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE O parecer dado pela Comisso reveste-se na forma de projeto de DecretoLegislativo, uma vez que o julgamento das contas do Presidente da Repblica se materializa com a edio de um Decreto-Legislativo. Antes de encerrar a discusso, deve ficar claro que a competncia tratada neste inciso refere-se s contas de governo, que, conforme ser visto no prximo inciso, difere das contas de gesto. Ao estudarmos a processualstica adotada no mbito do Tribunal de Contas da Unio, vamos dar maior nfase matria, dessa vez, com enfoque na maneira como o Tribunal realiza a Sesso que delibera sobre a apreciao das contas de governo. As seguintes questes j caram em provas passadas: (ACE CESPE/98) Compete ao Tribunal de Contas da Unio: julgar as contas anuais do presidente da Repblica e dos demais responsveis por dinheiros, bens e valores da administrao direta, indireta e fundacional da Unio. Pelo que foi visto, o Tribunal de Contas da Unio no tem competncia para o julgamento dessa contas. Assertiva falsa. (ACE CESPE\96) O Tribunal de Contas da Unio: Examina e emite parecer relativo s contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. Essa a tpica questo que d trabalho na hora da prova. A banca colocou a assertiva como falsa. Em minha opinio foi bem a banca, pois, conforme estudado, quem emite parecer a Comisso Mista, o TCU emite parecer prvio. 3.2 JULGAMENTO DAS CONTAS DOS ADMINISTRADORES Como j visto na aula de hoje, a Constituio Federal impe queles que gerencie, administre, guarde, arrecade e utilize recursos pblicos o dever de prestar contas. A avaliao acerca da boa utilizao dos recursos feita por meio do julgamento dessas contas, sendo o rgo competente para julg-las, por fora do art. 71, inciso II, da CF, o Tribunal de Contas da Unio. Vejamos o que dispe a Constituio: II - julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Antes de iniciarmos a discusso desse inciso, entendo conveniente tecer breves comentrios acerca da utilizao dos princpios do contraditrio e da ampla defesa nos processos do Tribunal de Contas da Unio. Na aula passada, tivemos a oportunidade de verificar que as decises do TCU, para maioria da doutrina, tm natureza administrativa. Dessa forma, temos que os processos que tramitam na Corte de Contas possuem, tambm, a natureza administrativa. Uma vez que os processos que tramitam no mbito do Tribunal de Contas da Unio possuem a natureza administrativa, devem, por isso, respeitar os princpios do contraditrio e da ampla defesa. Essa concluso tem como fundamento o previsto nos incisos LIV e LV do artigo 5 da CF. Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...) LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes Uma vez que se trata de processos administrativos, aplica-se a eles a Lei 9.784, de 29.1.1999, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal. A resposta, mais uma vez, vai ser dada por meio de interpretao sistmica de nosso ordenamento jurdico. A CF, por meio da parte final do art. 73, disciplina que caber ao Tribunal de Contas da Unio, no que couber, as atribuies previstas no art. 96. Esse artigo, por sua vez, apresenta a seguinte redao: Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; Do dispositivo supratranscrito, podemos perceber que a Constituio concedeu aos Tribunais o poder de elaborar os seus regimentos internos, impondo a condio de que fossem respeitadas as normas de processos e das garantias processuais. Seguindo a orientao constitucional, o TCU elaborou o seu Regimento Interno, prevendo as normas que se aplicam aos processos que tramitam no mbito daquela Corte de Contas. Nesse sentido, as normas que disciplinam os processos que tramitam no Tribunal de Contas da Unio esto dispostas no seu Regimento Interno. Ocorre que o RITCU no tem como disciplinar todas as situaes processuais possveis. Para resolver essa situao o prprio regimento prev, em seu art. 298, que se aplicam aos processos do TCU, subsidiariamente, as normas processuais em vigor, desde que sejam compatveis com a LOTCU. Assim, tanto a Lei 9784, de 1999, como as demais normas processuais em vigor podem ser, SUBSIDIARIAMENTE, aplicadas no TCU. Voltando nosso foco para o estudo do inciso II do art. 71, vamos dividir o dispositivo em duas partes. A primeira vai do incio at Poder Pblico Federal e a segunda compreende a parte final do dispositivo. Assim a nossa primeira parte vai apresentar a seguinte redao: julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal (...) Essa primeira parte refere-se aos gestores de recursos pblicos, ou seja, est diretamente ligada a expresso GAGAU (gerenciar, administrar, guardar, arrecadar e utilizar). Dessa maneira, a mesma explicao dada acima, quando falamos acerca da obrigatoriedade de prestar contas, cabe nesse momento. As contas de gesto prestadas ao Tribunal so, ordinariamente, anuais. Com efeito, a parte inicial do inciso II concedeu competncia ao TCU para julgar essas contas dos administradores pblicos. Convm registrar que as contas ora em questo diferem daquelas que foram vistas no inciso anterior. Nesse momento, nos preocupamos com as contas de gesto dos administradores pblicos, enquanto o inciso anterior se referia as contas de governo.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Assim compete-nos distinguir o que vem a ser contas de governo de contas de gesto. A primeira diferena que devemos ter em mente que as contas de governo so julgadas pelo Congresso Nacional, enquanto que as contas de gesto so julgadas pelo Tribunal de Contas da Unio. Vale relembrar o que, conforme mencionado na ltima aula, a competncia para julgar as contas de gesto privativa das Cortes de Contas, no podendo, nessa tarefa, ser substitudas nem mesmo pelo Poder Judicirio. Prosseguindo na diferenciao das contas de governo e de gesto, grosso modo, temos que enquanto aquelas se preocupam com a finalidade precpua do rgo, essas pretendem verificar se os meios utilizados para o atingimento da atividade fim foram corretos ou no. Exemplificando, as contas de governo se preocupam, dentre outras coisas, com a conduo das polticas pblicas, com a evoluo dos ndices econmicos e sociais, com o atingimento ou no das metas estatudas na Lei de Responsabilidade Fiscal (despesas de pessoal, endividamento pblico etc), bem como com o desempenho da arrecadao em relao previso, destacando as providncias adotadas no mbito da fiscalizao das receitas e combate sonegao. J as contas de gesto verificam se os normativos relacionados com o uso dos recursos pblicos foram respeitados pelos gestores. Nesse sentido, quando a Corte de Contas julga contas de gesto observa, dentre outras coisas, se foram obedecidas as regras atinentes s etapas da despesa, previstas na Lei 4.320, de 1964, e se, ao realizar um contrato administrativo ou uma licitao pblica, foram respeitados os ditames da Lei 8.666, de 1993. Por fim, o Tribunal de Contas da Unio no tem qualquer restrio para o julgamento das contas de gesto dos administradores, julgando inclusive as contas dos responsveis pela gesto do prprio Tribunal. J com relao s contas de governo do Tribunal de Contas da Unio, de acordo com o pargrafo 2 do art. 56 da LRF, competir Comisso Mista a que se refere o art. 166, 1, da CF emitir o parecer prvio. Resumindo, as contas dos responsveis pela gesto do Tribunal de Contas da Unio sero julgadas pelo prprio TCU.

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE J com relao s contas de governo do Tribunal de Contas da Unio, NO competir ao TCU emitir parecer prvio e sim a Comisso Mista de Oramento do Congresso Nacional. Vejamos o que dispe a LRF acerca do assunto: Art. 56. As contas prestadas pelos Chefes do Poder Executivo incluiro, alm das suas prprias, as dos Presidentes dos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Chefe do Ministrio Pblico, referidos no art. 20, as quais recebero parecer prvio, separadamente, do respectivo Tribunal de Contas. (...) 2o O parecer sobre as contas dos Tribunais de Contas ser proferido no prazo previsto no art. 57 pela comisso mista permanente referida no 1o do art. 166 da Constituio ou equivalente das Casas Legislativas estaduais e municipais Com relao ao julgamento das contas de gesto do TCU, a Esaf apresentou a seguinte questo na prova para o cargo de Analista de Controle Externo no ano de 1999: (ACE 99/ESAF) As contas anuais da gesto financeira, oramentria e patrimonial do Tribunal de Contas da Unio so apreciadas e julgadas, quanto sua regularidade, a) pela Cmara dos Deputados b) pelo Senado Federal c) pelo Congresso Nacional d) por Comisso Mista Parlamentar e) pelo prprio TCU Como o comando da questo se refere a contas de gesto, a resposta correta a letra e. Passemos agora parte final do inciso II do art. 71, que apresenta a seguinte redao: (...) e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico De incio, informo que a inteno desse dispositivo que mesmo aqueles que no esto relacionados expresso GAGAU venham a ter suas contas julgadas pelo Tribunal de Contas da Unio, quando derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio. Nem todas as pessoas que trabalham na Administrao Pblica so responsveis por recursos pblicos. Assim, uma pessoa que exera somente funo de assessoria em um Tribunal, em tese, no responde por nenhum recurso pblico, razo pela qual no www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE necessita prestar contas ao TCU. Nada obstante, caso esse servidor pblico extravie um microcomputador de seu ambiente de trabalho, dar prejuzo ao errio, razo pela qual dever prestar contas de sua ao. Nesse momento, temos as chamadas contas especiais, enquanto que na primeira parte do dispositivo temos as contas ordinrias. Levando em considerao o dispositivo acima transcrito, estaria correto dizer que um transeunte no integrante da Administrao Pblica que venha a jogar uma pedra na vidraa de determinado rgo pblico, deveria ser responsabilizado em processo de tomada de contas especial, uma vez que causou prejuzo ao errio? A resposta negativa, ou seja, o transeunte no deveria ser responsabilizado em processo de tomada de contas especial. Para chegarmos a essa concluso, devemos fazer uma interpretao sistmica da Constituio. No podemos esquecer que o dispositivo em estudo est inserido dentro da Seo que cuida da Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria do Estado. Nesse sentido, estaro sujeitos ao julgamento de suas contas pelo Tribunal de Contas da Unio somente as pessoas que integrem direta ou indiretamente a Administrao Pblica. Integram diretamente a Administrao Pblica todos aqueles que tenham com esta qualquer vnculo funcional. Integram indiretamente a Administrao Pblica todos aqueles que recebam recursos pblicos para agir em nome da Administrao. Como exemplo dessa ltima situao, cito os convnios executados entre a Unio e associaes sem fins lucrativos.

Chegamos ao final de mais uma aula. Considero essa aula uma das mais importantes do nosso curso, por isso peo que lhe seja dada especial ateno. Hoje, tivemos a oportunidade de comear a ver como o controle externo e, em especial, o Tribunal de Contas da Unio esto disciplinados na Constituio. Verificamos quais so os modos de fiscalizao utilizados no controle externo COFOP. Ratificamos o nosso posicionamento no sentido de que o titular pelo controle externo o Congresso Nacional, o qual, para esse fim, recebe auxlio do TCU Vimos, ainda, as situaes em que responsveis por recursos pblicos devem prestar contas ao TCU.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSOS ON-LINE CONTROLE EXTERNO P/ O TCU PROFESSOR MRCIO ALBUQUERQUE Aps, passamos para as competncias do Tribunal de Contas da Unio, oportunidade que vimos as principais diferenas entre contas de governo e contas de gesto. Continuem estudando e at breve.

www.pontodosconcursos.com.br

16

You might also like