You are on page 1of 23

GABRIEL FRANCO NASCIMENTO GOIATUBA

INTRODUO
O Brasil uma repblica federativa, composta por 26 estados e o Distrito Federal. Quinto maior pas do mundo dono de grandes diferenas geogrficas, econmicas e sociais. Ainda assim possui uma notvel unidade nacional sedimentada pela lngua portuguesa, falada com sotaques variados, em todo o pas. Seu povoamento, feito no sentido da costa para o interior, produziu srias distores na distribuio da populao, agravadas mais tarde pela industrializao. O crescimento populacional tem sido mais lento a cada ano e j h uma diminuio relativa da populao jovem. Com o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Amrica Latina e um dos maiores do mundo, o pas convive hoje com uma moeda estvel o real. A reduo drstica dos ndices inflacionrios contribuiu para uma pequena melhora na distribuio de renda. H tambm uma redefinio do papel do Estado na economia. Leis protecionistas so abandonadas e reservas de mercado, liquidadas. Com isso, a indstria enfrenta a concorrncia estrangeira no mercado interno e despencam os empregos no setor. A agricultura, apesar da baixa produtividade mdia, ainda responsvel por grande parte das exportaes. No campo, a permanncia de latifndios improdutivos soma-se s reivindicaes crescentes dos trabalhadores rurais sem-terra e fazem da reforma agrria uma das questes mais discutidas do pas. O analfabetismo cai e melhora a escolaridade entre crianas de 7 a 14 anos, mas a evaso e a repetncia continuam crnicas no 1 grau. Prximo de vencer o desafio de atender a todas as crianas em idade escolar, o sistema de educao comea a passar por avalies qualitativas. Segundo o ndice de Desenvolvimento Humano adotado pela ONU para medir a relao entre o crescimento econmico e o bem-estar das naes, o Brasil ocupa o 63 lugar. As distores regionais, no entanto, permanecem grandes e os mesmos critrios, aplicados ao Nordeste brasileiro, o colocariam em 120 lugar. Regies do Brasil O IBGE classifica o pas em cinco blocos territoriais com traos fsicos, humanos, econmicos e sociais comuns. A diviso do pas em regies facilita o agrupamento de dados estatsticos e ajuda no planejamento de polticas pblicas voltadas para reas com necessidades semelhantes. Como nessa classificao as fronteiras das regies devem coincidir com os limites dos estados, algumas reas podem apresentar maior afinidade com parte da regio vizinha. o caso do norte de Minas Gerais, que apesar de estar na regio Sudeste, semelhante ao semi-rido nordestino; e com o oeste do Maranho, que mesmo estando na regio Nordeste, tem caractersticas prprias da regio Norte. A ltima mudana na rea das regies ocorre em 1988, quando Tocantins desmembrado de Gois, estado da regio Centro-Oeste, e incorporado regio Norte.

Sero Pesquisadas:

REGIO NORTE

REA
3.869.637 km

POPULAO
De acordo com o Censo de (2000) a populao da regio de 12.833.383 habitantes.

ESTADOS E CAPITAIS
Amazonas Manaus Amap Macap Acre Rio Branco Par Belm Rondnia Porto Velho Roraima Boa Vista Tocantins - Palmas

ASPECTOS NATURAIS: CLIMA


A Regio Norte cortada pela Linha do Equador e apresenta baixas altitudes. Por isso a temperatura bastante elevada, com mdias mensais que variam de 25C a 27C durante o ano. Assim, pode-se afirmar que no h inverno com as caractersticas que esta estao tem no Sul do pas. O forte calor, a vegetao florestal densa e a grande quantidade de rios caudalosos provocam grande evaporao de gua, que se acumula no ar atmosfrico. No decorrer do dia, a temperatura vai se elevando e a evaporao se intensifica, formando nuvens carregadas de umidade, precipitando-se (chovendo) nos fins de tarde. O Norte pode ser considerada a regio mais chuvosa do Brasil (em especial no perodo de dezembro a maio). As reas onde chove mais so o litoral do Par e a parte ocidental da regio. Em decorrncia das altas temperaturas reinantes e conforme a pluviosidade, os tipos climticos da Regio Norte so classificados em: Clima Equatorial: predomina em todos os estados da regio, exceto em trechos do Par e de Roraima e na maior parte de Tocantins. Caracterizado pela combinao de temperaturas sempre elevadas e chuvas abundantes bem distribudas durante o ano. Clima Tropical Continental: caracteriza-se por uma estao chuvosa (vero) e outra seca (inverno), como no Centro-Oeste. Predomina no estado do Tocantins, no noroeste do Par e no nordeste de Roraima.

VEGETAO
O calor constante e a abundncia de chuvas na regio permitiram o desenvolvimento de uma mata densa e sempre verde (pereniflia), que originalmente

ocupava quase toda a superfcie do Norte do Brasil. Essa mata, a mais extensa do mundo em regio de clima quente, a floresta Amaznica. Floresta Amaznica: cobre a maior parte da regio Norte, tendo como limites os estados de Mato Grosso e Maranho, alm dos pases da Amrica do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colmbia, Peru, Equador e Bolvia. Apresenta as seguintes caractersticas: enorme variedade de plantas; formao higrfila (tpica de ambiente muito mido); plantas de espcies latifoliadas (de folhas grandes e largas); plantas de folhas permanentes; rvores de diferentes tamanhos; rvores muito prximas umas das outras formando uma floresta fechada; abundncia de plantas produtoras de fibras (piaava) e de essncias, usadas para a produo de medicamentos, perfumes e corantes; rvores produtoras de madeira de lei (cedro, mogno). A floresta Amaznica apresenta variaes locais de acordo com o clima, o solo e o relevo, encontrando mata de igaps, de vrzea e de terra firme. Embora cerca de 90% da superfcie da regio Norte seja coberta por florestas, outras formaes vegetais esto presentes, tais como os campos ou campos de hilia, que aparecem principalmente na ilha de Maraj, onde os solos so muito arenosos e permanecem alagados num perodo do ano, servindo de pasto natural para o gado. Os cerrados, que predominam em Tocantins, formados por arbustos esparsos e baixos, entremeados por gramneas. A vegetao litornea (litoral do Par e do Amap), caracteriza-se pela presena de manguezais.

HIDROGRAFIA
A Regio Norte, formada por duas bacias hidrogrficas, a Amaznica e a do Tocantins-Araguaia, apresenta a maior rede hidrogrfica do mundo, composta de uma grande quantidade de rios extensos e caudalosos. A bacia Amaznica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, cobre quase 90% das terras da Regio Norte. considerada a mais extensa bacia hidrogrfica do planeta e a maior em volume de gua. Abrange terras da regio Centro-Oeste e de outros seis pases da Amrica do Sul: Bolvia, Colmbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e lana no Oceano Atlntico cerca de 250 mil metros cbicos de gua por segundo. Na foz do Rio Amazonas encontra-se a Ilha de Maraj, a maior ilha costeira do Brasil. A ocorre o fenmeno da pororoca, o encontro das guas do Rio Amazonas na poca de cheia com as guas do oceano durante a mar alta. um rio de plancie, pois banha a plancie de mesmo nome (Plancie Amaznica). A bacia Amaznica tem grande potencial hidrulico, usado em usinas hidreltricas; as principais cidades da regio esto situadas s margens dos rios, pelos quais circulam muitas mercadorias; suas guas so fonte de alimento para boa parte da populao por meio da pesca. A bacia do Tocantins-Araguaia nasce na regio Centro-Oeste, banhando terras dos estados de Tocantins e Par, desaguando no Oceano Atlntico. Nessa bacia, no Par, foi construda a hidreltrica de Tucuru, a maior da regio, fundamental para a gerao de energia utilizada no Norte e Nordeste. Para constru-la foi necessrio formar um imenso lago artificial provocando grandes alteraes no ambiente, destruindo parte da flora e da fauna locais.

RELEVO

Existem diferentes caractersticas de relevo (plancies, depresses e planaltos aplainados) na regio Norte, entretanto, o que predomina uma superfcie bastante plana, ou seja, as plancies. Em toda extenso territorial so identificados 5 planaltos, 5 depresses e 4 plancies, alm de trs picos elevados, so eles: Monte Cabura, com 1.456 metros de altitude; Monte Roraima, com 2.727 metros; e o ponto mais elevado do pas, o Pico da Neblina, como 2.993 metros.

ASPECTOS ECONMICOS
A base econmica da regio a extrao vegetal, principalmente madeira (mogno e outras espcies), borracha (obtida de seringueiras no interior da selva. Na regio no h cultivos de seringueira), castanha-do-par, guaran e frutas nativas. No Tocantins, temos extrao de babau e carnaba. Outra atividade econmica importante a extrao mineral: ferro, bauxita e ouro no Par (se estima em 18 mil milhes de toneladas o total de minrio de ferro na Serra dos Carajs, estado do Par). Se explora minrio de mangans na Serra do Navio (Amap) e Rondnia. A Serra dos Carajs tambm tem reservas de cobre (mais de 1 bilho de toneladas), nquel, alumnio e mangans. No Amazonas h tambm reservas de gs natural, algumas j em produo.

ASPECTOS CULTURAIS
A Regio Norte do Brasil formada pelos estados do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins. Sua populao bem miscigenada (indgenas, imigrantes: cearenses, gachos, paranaenses, nordestinos, africanos, europeus e asiticos), fator que contribui para a diversidade cultural da Regio. A quantidade de eventos culturais do Norte imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vrios elementos que compem a cultura desse povo to alegre e receptivo. So vrias as manifestaes culturais realizadas pelas diferentes tribos indgenas distribudas pela Regio Norte. O ndio, por vaidade ou questes religiosas, se enfeita atravs de pinturas e acessrios durante suas celebraes. As duas maiores festas populares do Norte so o Crio de Nazar, que no segundo domingo de outubro rene mais de 2 milhes de pessoas em Belm (PA), e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi bumb do pas, que ocorre em junho, no Amazonas. Realizado em Belm do Par h mais de dois sculos, o Crio de Nazar uma das maiores e mais belas procisses catlicas do Brasil e do mundo. Rene, anualmente, cerca de dois milhes de romeiros numa caminhada de f pelas ruas da capital do Estado, num espetculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazar, a me de Jesus. O boi bumb uma das variaes do bumba meu boi, largamente praticado no Brasil. uma das mais antigas formas de distrao popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, sendo a primeira expresso de teatro popular brasileiro. O Festival de Parintins um dos maiores responsveis pela divulgao cultural do boi bumb. No Bumbdromo apresentam-se as agremiaes Boi Garantido (vermelho), e o Boi Caprichoso (azul). So trs noites de apresentao onde so abordados, atravs das alegorias e encenaes, aspectos regionais como lendas, rituais. O carimb um estilo musical de origem negra, uma manifestao

cultural marcante no estado do Par. A dana realizada em pares, onde so formadas duas fileiras de homens e mulheres, quando a msica iniciada os homens se direcionam s mulheres batendo palmas; formados os pares, eles ficam girando em torno de si mesmos. O Congo ou Congada uma manifestao cultural de origem africana, mas com influncia ibrica, o congo j era conhecido em Lisboa entre 1840 e 1850. popular em toda a Regio Norte do Brasil, durante o Natal e nas festividades de Nossa Senhora do Rosrio e So Benedito. A congada a representao da coroao do rei e da rainha eleitos pelos escravos e da chegada da embaixada, que motiva a luta entre o partido do rei e do embaixador. Vence o rei, perdoa-se o embaixador. Termina com o batizado dos infiis, indgenas e costumes dos ribeirinhos. Em Taguatinga, no sul do Estado do Tocantins, as Cavalhadas tiveram incio em 1937. Acontecem durante a festa de Nossa Senhora da Abadia, nos dias 12 e 13 de agosto. O ritual se inicia com a beno do sacerdote aos cavalheiros; a entrega ao imperador das lanas usadas nos treinamentos para a batalha simbolizando que estes esto preparados para se apresentar em louvor a Nossa Senhora da Abadia e em honra ao imperador. A Folia de Reis outro evento comum nos estados do Norte. Comemora-se o nascimento de Jesus Cristo encenando a visita dos trs Reis Magos gruta de Belm para adorar o Menino-Deus. Dados a respeito desta festa afirmam que a sua origem portuguesa e tinha um carter de diverso, era a comemorao do nascimento de Cristo. A Festa do Divino de origem portuguesa, uma da mais cultuadas em Rondnia, rene centenas de fiis nos meses de abril, maio e junho, proporcionando um belo espetculo. Jerusalm da Amaznia a segunda maior cidade cenogrfica do mundo, onde se encena a Paixo de Cristo durante a Semana Santa. Esse outro evento cultural de fundamental importncia para a populao de Rondnia. A herana indgena fortssima na culinria do Norte, baseada na mandioca e em peixes. No estado do Amap, a carne de sol bastante consumida pela populao. Nas cidades de Belm e em Manaus tomado direto na cuia indgena o tacac, espcie de sopa quente feita com tucupi, goma de mandioca, jambu (um tipo de erva), camaro seco e pimenta de cheiro. O tucupi um caldo da mandioca cozida e espremida no tipiti (peneira indgena), que acompanha o tpico pato ao tucupi, do Par. Na Ilha de Maraj se destaca o frito do vaqueiro, feito de cortes de carne de bfalo acompanhados de piro de leite. Tambm da ilha vem a mussarela de bfala. A biodiversidade da Amaznia se reflete ainda na variedade de frutas: cupuau, bacuri, aa, tapereb, graviola, buriti, tucum, pupunha, entre outros. O artesanato no Norte bem diversificado e os trabalhos so produzidos com fibras, coquinhos, cermica, pedra-sabo, barro, couro, madeira, ltex, entre outros. So feitos bichos, colares, pulseiras, brincos, cestarias, potes, etc. O artesanato indgena utilizado como enfeites, para compor a indumentria usada nos rituais e tambm para a produo de utenslios domsticos e na comercializao. Os Karaj so excelentes artesos da arte plumria e cermica. Os Akwe (Xerente) so considerados o povo do tranado (cestaria) e os Timbiras (Apinaj e Krah), so especialistas na arte dos tranados e artefatos de sementes nativas do cerrado Tocantins se destaca o artesanato com capim dourado. uma planta exclusiva do estado, sendo mais comum no Jalapo. Na produo dos artesanatos so feitas bolsas, potes, pulseiras, brincos, mandalas, chapus, enfeites,

suplast. Hoje so confeccionados por volta de 50 tipos de produtos; os artesanatos so necessariamente em formatos arredondados porque a fibra no permite ser dobrada.

REA

REGIO NORDESTE

1.561.177 km2

POPULAO
De acordo com o Censo de (2000) a populao da regio de 47.693.253 habitantes.

ESTADOS E CAPITAIS
Bahia Salvador Sergipe Aracaju Pernambuco Recife Cear Fortaleza Piau Teresina Alagoas - Macei Paraba Joo Pessoa Rio Grande do Norte - Natal Maranho So Luiz

ASPECTOS NATURAIS: CLIMA


A regio Nordeste caracterizada pela seca, provocada por diversos fatores, dentre eles, a localizao geogrfica. A regio se encontra na zona intertropical da

Terra, portanto, por causa da quantidade de luz que incide na superfcie do local, a temperatura muito elevada durante o ano todo. Nessa regio, em geral, as chuvas no so bem distribudas no decorrer do ano. So identificados trs tipos de climas ao longo da regio Nordeste: tropical, semi-rido e equatorial mido. Clima tropical: ocorre principalmente no sul da Bahia, centro do Maranho e no litoral de todos os Estados da regio. Esse tipo de clima apresenta duas estaes bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa. Clima semi-rido: abrange especialmente a regio central do Nordeste, onde as temperaturas so elevadas durante o ano todo, as chuvas so irregulares e h ocorrncia de prolongada estiagem. Clima equatorial mido: identificado em uma restrita rea da regio localizada a oeste do Maranho que sofre influncia do clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes.

VEGETAO
A vegetao nordestina bastante rica e diversificada, vai desde a Mata Atlntica no litoral Mata dos Cocais no Meio-Norte, ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado, as restingas, dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, diversas espcies endmicas, uma boa parte da vida no planeta e animais ameaados de extino. Mata Atlntica: Tambm chamada de Floresta tropical mida de encosta, a mata atlntica estendia-se originalmente do Rio Grande do Norte at o Rio Grande do Sul, em consequncia dos desmatamentos -- que no Nordeste ocorreram em funo, principalmente, da indstria aucareira -- hoje s resta cerca de 5% da vegetao original, dispersas em "ilhas". Foi na mata atlntica nordestina que comeou o processo de extrao do pau-brasil Mata dos Cocais: Formao vegetal de transio entre os climas semi-rido, equatorial e tropical. As espcies principais so o babau e a carnaba, os estados abrangidos por esse tipo de vegetao so o Maranho, o Piau, parte do Cear e o Tocantins na Regio Norte. Representa menos de 3% da rea do Brasil. Cerrado: Ocupa 25% do territrio brasileiro, mas no Nordeste s abrange o sul do estado do Maranho e o oeste da Bahia. Apresenta rvores de baixo porte, com galhos retorcidos, no cho coberto por gramneas, uma espcie de grama e apresenta um solo de alta acidez. Caatinga: Vegetao tpica do serto, suas principais espcies so o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactceas. uma formao de vegetais xerfitos (vegetais de regies secas), mas muito rica ecologicamente. Vegetao Litornea e Matas Ciliares: Por ltimo, mas no menos importante. Na categoria de vegetao litornea podemos incluir os mangues, que um riqussimo ecossistema, local de moradia e reproduo dos caranguejos e importante para a preservao de rios, lagoas; tambm podemos incluir as restingas e as dunas que

so cenrios bem conhecidos do Nordeste; J as matas ciliares ou matas-galerias so comuns em regies de cerrados, mas tambm podem ser vistas na Zona da Mata, so pequenas florestas que acompanham as margens dos rios, onde existe maior concentrao de materiais orgnicos no solo, funcionam como uma proteo para os rios.

HIDROGRAFIA
O Nordeste possui importantes bacias hidrogrficas, dentre as quais podemos destacar: Bacia do So Francisco: a principal da regio, formada pelos rios So Francisco e seus afluentes. So praticadas atividades de pesca, navegao e produo de energia eltrica pelas hidreltricas de Trs Marias, Sobradinho, Paulo Afonso e Xing, delimita as divisas naturais de Bahia com Pernambuco e tambm de Sergipe e Alagoas, que onde est localizada sua foz. Bacia do Parnaba: a segunda mais importante, ocupando uma rea de cerca de 344.112 km (3,9% do territrio nacional) e drena quase todo o estado do Piau, parte do Maranho e Cear. O rio Parnaba um dos poucos no mundo a possuir um delta em mar aberto, com uma rea de manguezal de, aproximadamente, 2.700 km. Bacia do Atlntico Nordeste Oriental: Ocupa uma rea de 287.384 km, que abrange os estados do Cear, Paraba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Os rios principais so o Jaguaribe, Piranhas-A, Capibaribe, Acara, Curimata, Munda, Paraba e Una. Bacia do Atlntico Nordeste Ocidental: Situada entre o Nordeste e o Norte, fica localizada, quase que em sua totalidade, no estado do Maranho. Algumas de suas sub-bacias constituem ricos ecossistemas, como manguezais, babauais, vrzeas, etc. Bacia do Atlntico Leste: Compreende uma rea de 364.677 km, dividida entre 2 estados do Nordeste (Bahia e Sergipe) e dois do Sudeste (Minas Gerais e Esprito Santo). Na bacia, a pesca utilizada como atividade de subsistncia.

RELEVO
Uma das caractersticas importantes do relevo nordestino a existncia de dois antigos e extensos planaltos, o da Borborema e o da Bacia do rio Parnaba e de algumas reas altas e planas que formam as chamadas chapadas, como a Diamantina e a do Araripe. Entre essas regies ficam algumas depresses, nas quais est localizado o serto, que uma regio de clima semi-rido.

ASPECTOS ECONMICOS
A renda per capita nordestina evoluiu de US$ 397 em 1960 (41,9% da nacional) para US$ 2.689,96 em 1998 (56% da nacional). Ainda assim, a regio

brasileira com a mais baixa renda per capita e maior nvel de pobreza. 50,12% da populao possui uma renda familiar de meio salrio mnimo e de acordo com o levantamento da UNICEF divulgado em 1999 as 150 cidades brasileiras com a maior taxa de desnutrio se encontram no Nordeste. Em 2003 seu PIB era de R$214 bilhes ou 13,8% do PIB brasileiro, superando o de pases como Chile, Singapura, Venezuela, Colmbia e Peru. Apesar disso, h grandes desigualdades scio-econmicas na regio, por haver o estado mais rico (Bahia) e o mais pobre (Piau). A cana-de-acar o principal produto agrcola da regio, produzido principalmente por Alagoas, seguido por Pernambuco e Paraba, tambm importante destacar os plantios de algodo (Cear, Paraba e Rio Grande do Norte), tabaco (Bahia) e caju (Paraba e Cear), uvas finas, manga, melo, acerola, e outros frutos para consumo interno e exportao. . Tambm destacamos a produo de feijo em Irec e de soja em Barreiras, Bahia. Nos vales do rio So Francisco (Bahia) e do A (Rio Grande do Norte) existe o cultivo irrigado de frutas para exportao. No serto predomina a agricultura de subsistncia, prejudicada s vezes pelas constana regio se cria principalmente gado, os maiores rebanhos bovinos esto na Bahia, Pernambuco e Cear, no serto os produtores tm sempre prejuzos devido as constantes secas. Caprinos - que so mais resistentes -, sunos, ovinos e aves. As feiras de gado so comuns nas cidades do agreste nordestino, foram estas feiras que deram origem a cidades como Campina Grande, Feira de Santana, etc. mais forte e diversificada nas grandes regies metropolitanas como a do Recife, a de Salvador e a de Fortaleza. Destaca-se a produo de aos especiais, produtos eletrnicos, equipamentos para irrigao, barcos, chips, softwares, baterias e produtos petroqumicos, alm de marcas de etiquetas famosas, calados de couro e de lona, tecidos de todos os tipos e sal marinho.

ASPECTOS CULTURAIS
A regio possui uma cultura bem tpica e rica. Na msica, destacam-se ritmos populares tais como Coco, chachado, martelo agalopado, samba de roda, baio, xote, forr e ax, entre outros ritmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorizao desta riqussima herana rtmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos o cantor Antnio Nbrega). Na culinria, destacam-se pratos tpicos tais como carne-de-sol, vatap, acaraj, canjica (que chamada regionalmente de munguz), feijo e arroz de coco, feijo verde, cozido e o sururu. Na dana, destaca-se o frevo. E nas festividades, h destaques para as festas de carnaval fora de poca, como o "CarNatal" em Natal e o "Fortal" em Fortaleza, o "bumba-meu-boi" do Maranho e o carnaval de bonecos, de Olinda. Quando vai se aproximando o So

Joo a "disputa" para saber qual a Capital do Forr, as cidades de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande na Paraba disputam pelo ttulo.

REA

REGIO CENTRO-OESTE

1.612.077,2 km

POPULAO
De acordo com o Censo de (2000) a populao da regio de 11.616.742 habitantes.

ESTADOS E CAPITAIS
Gois Goinia Mato Grosso Cuiab Mato Grosso do Sul Campo Grande Distrito Federal - Braslia

ASPECTOS NATURAIS: CLIMA


A regio Centro-Oeste engloba os estados de Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O relevo da regio, localizada no planalto central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela eroso, que originaram chapades. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso, encontra-se a depresso do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo Rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.

VEGETAO

No Centro-Oeste existem formaes vegetais bastante diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amaznica, praticamente impenetrvel, composta por uma vegetao densa e exuberante. A maior parte da regio, entretanto, ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramneas altas, rvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e razes longas, adaptadas procura de gua no subsolo. O cerrado no uniforme: onde h mais rvores que arbustos, ele conhecido como cerrado, e no cerrado propriamente dito h menos arbustos e rvores, entre os quais se espalha uma formao contnua de gramneas. Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gacho. A regio do Pantanal, sempre alagvel quando nas cheias de vero, possui uma vegetao tpica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. A aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e at mesmo a caatinga. Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'gua ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantm. A floresta tropical que existia na regio est praticamente extinta.

HIDROGRAFIA
A Regio Centro-Oeste drenada por muitos rios, agrupados em trs grandes bacias hidrogrficas:

Bacia Amaznica:, em Mato Grosso, para onde se deslocam rios colossais, como o Xingu, ou rios que formam principais afluentes do rio Amazonas, como o Juruena e o Teles Pires que formam o rio Tapajs; Bacia do Tocantins-Araguaia, ocupando o norte e o ponto mais a oeste de Gois e o extremo leste de Mato Grosso; Bacia Platina, subdividida em suas bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Paraguai, no restante da regio.

Bacia do Rio Paran Na divisa com os estados de Minas Gerais, So Paulo e Paran, o CentroOeste banhado pelo rio Paran e por um de seus formadores, o Rio Paranaba, no extremo sul de Gois. A poro sudeste da regio drenada por afluentes menos extensos da margem direita do rio Paran, como os rios Verde, Pardo, Ivinhema, Amamba e Iguatemi. Bacia do Rio Paraguai A maior bacia hidrogrfica em extenso da regio Centro-Oeste a bacia do rio Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis, no Estado de Mato Grosso. Seus principais afluentes so os rios Cuiab, Taquari e Miranda. A bacia do rio Paraguai ocupa uma imensa baixada que forma a Plancie Paraguaia, na qual a parte alagada composta pelo Pantanal Mato-grossense. Como o clima da regio intercala estaes secas e estaes chuvosas, essa plancie fica coberta por um lenol de

gua durante aproximadamente seis meses. Nos meses secos, as guas represamse em pequenas lagoas semicirculares, chamadas de baas. Quando as cheias so mais violentas, as baas ampliam-se e ligam-se umas com as outras atravs de canais chamados de corichos. O norte de Gois e o leste do Estado de Mato Grosso, so banhados pelas nascentes dos rios que formam a Bacia do Tocantins. Na divisa da Regio Nordeste com o Estado de Gois, estendendo-se at o Estado de Tocantins, na Regio Norte, destaca-se o Espigo Mestre, que funciona como divisor de guas separando a bacia do Tocantins, no oeste, e a bacia do rio So Francisco no leste.

RELEVO
Como em quase todo o territrio brasileiro, o relevo da regio marcado por unidades suaves, raramente ultrapassando mil metros de altitude. O relevo da Regio Centro-Oeste composto por trs unidades dominantes:

Planalto Central Planalto Meridional Plancie do Pantanal

Planalto Central O Planalto Central um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. Existem trechos em que as rochas cristalinas aparecem livres dessa cobertura sedimentar, surgindo a um relevo ondulado. Nas reas em que as rochas cristalinas esto cobertas pelas camadas sedimentares, so comuns as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de serras. Nestas regies, as chapadas possuem a denominao de chapades. As chapadas esto presentes na maior parte da regio, e em Mato Grosso podem ser citados a Chapada dos Parecis, a oeste, e a Chapada dos Veadeiros, a nordeste; em Gois, pode ser citado a Chapada dos Veadeiros, ao norte; na divisa com o Nordeste destaca-se o Espigo Mestre, que funciona como divisor de guas da bacia do Tocantins e da bacia do So Francisco. Plancie do Pantanal O Pantanal uma plancie inundvel de formao recente, cuja altitude mdia de aproximadamente 110 metros. , portanto, uma depresso relativa situada entre os planaltos Central, Meridional e relevo pr-andino. Periodicamente, a Plancie do Pantanal inundada pelo Rio Paraguai e seus afluentes. O relevo da plancie tem duas feies principais:

Cordilheiras: Pequenas elevaes que no sofrem inundaes; Baas ou lagos: Partes mais baixas, de formatos circulares, inundadas durante a estao chuvosa, formando lagoas.

Planalto Meridional

O Planalto Meridional se estende da Regio Sul at os Estados de Mato Grosso do Sul e Gois. Nele so encontrados os solos mais frteis de todo o CentroOeste a terra roxa que aparece em forma de manchas no sul de Gois e em Mato Grosso do Sul.

ASPECTOS ECONMICOS
A economia da regio, baseou-se inicialmente, da explorao de garimpos de ouro e diamantes, sendo posteriormente substitudas pela pecuria. A transferncia da capital federal do Rio de Janeiro para Braslia e a construo de novas vias de acesso, aceleraram o povoamento, contribuindo para o seu desenvolvimento. A economia do Centro-Oeste, cresce em um ritmo semelhante ao do pas. Isso faz com que a regio tenha, desde 1991, uma participao de 7,2% no PIB brasileiro, segundo o IPEA (acima de US$ 40 bilhes em 1999). A agroindstria o setor mais importante da economia da regio. Ela a maior produtora de soja, sorgo, algodo em pluma e girassol. Responde pela segunda maior produo de arroz e pela terceira maior produo de milho do pas. O Centro-Oeste possui tambm o maior rebanho bovino do pas, com cerca de 56 milhes de cabeas, principalmente em Mato Grosso do Sul. As indstrias so principalmente do setor de alimentos e de produtos como adubos, fertilizantes e raes, alm de frigorficos e abatedouros. As maiores reservas de mangans do pas esto localizadas no macio do Urucum, no Pantanal. Devido ao difcil acesso ao local, tais reservas ainda so pouco exploradas.

ASPECTOS CULTURAIS
A cultura do Centro-Oeste brasileiro bem diversificada, pois recebeu contribuies principalmente dos indgenas, paulistas, mineiros, gachos, bolivianos e paraguaios. So manifestaes culturais tpicas da regio: a cavalhada, no estado de Gois; o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; alm da culinria como o arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, Maria Isabel, entre outros. Em Gois se destacam os eventos culturais, como a Cavalhada e a Procisso do Fogaru. As Cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenpolis, uma apresentao teatral ao ar livre em que homens montados a cavalo representam uma luta medieval entre Cristos e Mouros. Essa uma das principais atraes tursticas da Festa do Divino de Pirenpolis, em Gois. Durante as comemoraes da Pscoa ocorre na cidade de Gois a Procisso do Fogaru, na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento cultural atrai cerca de 10 mil turistas. Em muitos lugares do Brasil o tear manual se tornou pea de museu. Porm, em alguns municpios ainda so encontradas tecels confeccionando vrias peas de tecido, agora valorizadas pelo turismo.

Destacam-se entre os pratos principais goianos a galinhada com pequi e guariroba, o empado goiano e os diversos frutos do cerrado. O Mato Grosso apresenta como manifestao cultural o cururu, dana de provvel origem indgena, que homenageia santos padroeiros de cidades do interior do Mato Grosso. Os homens, nicos participantes da festa, danam em crculos ao som de viola de concho e reco-reco. Outros eventos culturais so a festa de So Benedito, Siriri, Rasqueado, Cuiabano, Viola-de-Cocho. A culinria marcada pelo bolo de arroz, mojica de pintado, Maria Isabel e farofa de banana. O artesanato do Mato Grosso conhecido principalmente pela viola-de-cocho e pelas redes bordadas, que atualmente so vendidas at para outros pases. Se destacam tambm as bonecas de pano, artesanato em madeira e cermica. As manifestaes culturais no Mato Grosso do Sul apresentam aspectos parecidos com os do Mato Grosso. Destacam-se as danas como o cururu, siriri, guarnia e os pratos tpicos: arroz boliviano, caribeu, farofa de banana, sopa paraguaia, arroz carreteiro, farofa de carne. A populao do Distrito Federal oriunda de imigrantes de diversos estados brasileiros, esse fato o grande responsvel pela diversidade na culinria, sotaques, costumes, comidas tpicas e msicas. So principalmente nordestinos, goianos, mineiros e paulistas, havendo caractersticas culturais de todos esses locais.

REA

REGIO SUDESTE

927.286 km

POPULAO
De acordo com o Censo de (2000) a populao de 72.297.351 habitantes.

ESTADOS E CAPITAIS
Esprito Santo Vitria Minas Gerais Belo Horizonte Rio de Janeiro Rio de Janeiro So Paulo So Paulo

ASPECTOS NATURAIS: CLIMA


O Clima da regio sudeste tropical mido, com temperaturas que variam muito, sendo que ao norte de Minas Gerais podemos encontrar o clima semi-rido, caracterizado pela baixa umidade e poucas chuvas.

VEGETAO
A variedade de tipos de clima permite deduzir que primitivamente existiu uma variedade de tipos de vegetao, hoje em grande parte devastada, devido expanso agrcola. A floresta tropical constitui a formao dominante, mas seu aspecto varia muito. Ela rica e exuberante nas encostas voltadas para o oceano Mata Atlntica , onde a umidade maior, favorecendo o aparecimento de rvores mais altas, muitos cips, epfitas e inmeras palmceas; encontra-se quase totalmente devastada, exceto nas encostas mais ngremes. No interior do continente, essa floresta apresenta menos densa, pois ocorre em reas de clima mais seco; aparece somente em manchas, pois j est quase inteiramente devastada. Em algumas reas do interior h a ocorrncia de matas galerias ou ciliares, que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, mais midas. Nas reas tipicamente tropicais do Sudeste, onde predominam solos impermeveis, ganha destaque a formao conhecida como cerrado, constituda de pequenas rvores, arbustos de galhos retorcidos e vegetao rasteira. A regio apresenta pequenos trechos cobertos de caatinga no norte de Minas Gerais. As reas mais altas das serras e planaltos do Leste e Sudeste, ao sul, de clima mais suave, so ocupadas por uma ou outra espcie do que foi um dia a floresta subtropical ou Mata de Araucrias. Em extenses tambm reduzidas do planalto aparecem trechos de formaes campestres: os campos limpos, ao sul do estado de So Paulo, e os campos serranos, ao sul de Minas Gerais. Ao longo do litoral, faz-se presente a vegetao tpica das praias, conhecida por vegetao litornea.

HIDROGRAFIA
Devido suas caractersticas de relevo, predominam na regio os rios de planalto, naturalmente encachoeirados. Entre as vrias bacias hidrogrficas, merecem destaque:

Bacia do Paran O rio principal formado pela juno dos rios Paranaba e Grande. Nessa bacia se localizam algumas das maiores hidreltricas do pas, tanto no rio Paran (Urubupung e Itaipu) como nos rios Paranaba (Cachoeira Dourada e So Simo) e Grande (Furnas e Volta Grande). Bacia do So Francisco O principal rio nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, atravessa a Bahia e alcana Pernambuco, Alagoas e Sergipe, no Nordeste. Recebendo alguns grandes afluentes e outros menores, que chegam inclusive a secar (rios temporrios), o So Francisco tem alta importncia regional, por oferecer transporte, alimentao, energia eltrica e irrigao. No seu alto curso, que vai da nascente a Pirapora (Minas Gerais), o So Francisco acidentado e no-navegvel, oferecendo, por outro lado, alto potencial hidreltrico. A Usina Hidreltrica de Trs Marias foi a construda a fim de regularizar o curso do rio, fornecer energia eltrica e ampliar seu trecho navegvel, atravs de comportas que fazem subir o nvel das guas. J no mdio curso, que estende de Pirapora e Juazeiro (estado da Bahia), o rio inteiramente navegvel. O baixo curso do So Francisco localiza-se inteiramente na regio Nordeste. Bacias do Leste So um conjunto de bacias secundrias de diversos rios que descem das serras litorneas para o Atlntico, merecendo destaque as bacias dos rios Pardo, Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais, e Paraba do Sul, em So Paulo e Rio de Janeiro. Bacias do Sudeste-Sul A regio Sudeste drenada tambm por estas bacias, destacando-se a do rio Ribeira do Iguape, no estado de So Paulo.

RELEVO
O relevo da regio sudeste caracterizado pela grande quantidade de cadeias montanhosas e serras, como a Serra do Mar, a Serra da Mantiqueira e a Serra do Espinhao o que influi no clima da regio. Na rea litornea o clima predominante o tropical atlntico enquanto que na regio planltica predomina o clima tropical de altitude. Por seu relevo caracterstica a regio possui tambm, um excelente potencial para gerao de energia hidreltrica que , em sua maior parte, bastante aproveitado em usinas como a de Urubupung (SP), que a maior da regio. na regio sudeste que nascem dois dos principais rios brasileiros: o Rio So Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, e o Rio Paran que nasce da confluncia dos Rios Grande e Paranaba na divisa de So Paulo com Mato Grosso do Sul.

ASPECTOS ECONMICOS
A economia do Sudeste muito forte e diversificada. A regio Sudeste pertence a maior regio geoeconmica do pas, em termos de economia. A agricultura praticada em todos os estados da regio. Os principais produtos agrcolas cultivados so: cana-de-acar, caf, algodo, milho, mandioca, arroz, feijo e frutas. A pecuria tambm praticada em todos os estados da regio. O maior rebanho o de bovinos e o estado de Minas Gerais o principal criador. Eqinos e sunos tambm so encontrados.

Na regio Sudeste, pratica-se o extrativismo mineral. Os principais minrios explorados so ferro, mangans, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas so encontradas no estado de Minas Gerais. Destacam-se as seguintes indstrias:

naval e petrolfera, no Rio de Janeiro; automobilstica, em So Paulo; siderrgica, em So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Esprito Santo; petroqumica, com vrias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais.

Existem tambm indstrias de produtos alimentcios, de beneficiamento de produtos agrcolas, de bebidas, de mveis, etc.

ASPECTOS CULTURAIS
A regio Sudeste do Brasil composta pelos estados de Minas Gerais, So Paulo, Rio de Janeiro e Esprito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestaes de origem indgena, africana, europia e asitica. As manifestaes culturais da Regio ocorrem atravs de elementos como: Congada A presena desse bailado popular assinalada no Brasil colnia, ocorre do Cear ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. a luta do Bem contra o Mal. O Bem representado pelos cristos, o Mal o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. H lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristos vencem os mouros, que so batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a So Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canz (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores. Fandango - nas cidades do litoral paulista muito popular. O fandango rufado com passos marcados, com batidas de ps, danado at meia noite. Depois danam os fandangos valsados, mais calmos. Batuque dana de origem africana, do ritual da procisso. uma festa muito popular nas cidades do interior de So Paulo, nas festas do Divino Esprito Santo, ou nas festas juninas. O batuque danado em terreiro ou praa pblica. Uma fileira de homens fica a 15 metros de distncia das mulheres, quando comea a dana, os homens se aproximam das mulheres e encostam suas barrigas por trs vezes na companheira. Samba de Leno uma dana de origem africana, ele sambado no meio urbano (samba de salo), e no meio rural h trs modalidades: samba de roda, samba de campineiro e samba de leno. Carnaval Evento carioca mais famoso do mundo atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba. Esse evento tambm tem se destacado no estado de So Paulo.

Dana de Velhos A dana aparece durante as festas do Divino Esprito Santo. Ainda existe no litoral fluminense, em Parati e Angra dos Reis. E tambm nas cidades paulistas de Cunha e So Lus do Paraitinga. Festa de Iemanj Iemanj a mais prestigiada entidade feminina do Candombl, Umbanda e Macumba. O culto Iemanj realizado na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro. Nesse dia os devotos vo prestar sua homenagem. Quando a noite vem chegando, milhares de fiis dirigem-se para a praia, e todos festejam a Rainha do Mar, protetora das viagens martimas e me de todos os orixs. As pessoas levam presentes, flores, comidas e bebidas. Folia de Reis ou Reisado Folia de Reis, folguedo que ocorre no perodo do Natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, o dia dedicado aos Santos Reis. A formao das folias se difere conforme o lugar, mas h sempre um mestre, lder maior, responsvel pela cantoria e pela coordenao geral do grupo. Seu auxiliar o contramestre, que angaria os donativos e o substitui em caso de necessidade. Algumas trazem a figura do embaixador, que pede licena para entrar nas casas, pronuncia as profecias e lembra as palavras escritas pelos profetas a respeito do nascimento de Cristo. H os instrumentistas e cantores e algumas trazem os reis, representando os trs reis magos. Dana de So Gonalo As moas se vestem de branco, rosa ou azul. Cada figurante conduz um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um nico homem participa da dana e comanda a funo, trajado de branco, o qual desempenha o papel de So Gonalo. Caiap um bailado de influncia indgena. Aparece em diversos Estados do Brasil, com variaes: So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. Ticumbi uma verso capixaba da Congada. S encontrada no Estado do Esprito Santo, uma dana dramtica guerreira. praticada por negros que se vestem de branco, usam batas longas enfeitadas de fitas muito coloridas. A culinria do Sudeste bem diversificada e apresenta forte influncia do ndio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiticos. Entre os pratos tpicos se destacam a moqueca capixaba, feita com tintura de urucum (ES); po de queijo, feijo tropeiro, carne de porco servida com couve, quiabo, milho ou mandioca (MG); feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho (RJ); virado paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza (SP).

REGIO SUL REA


577.214 km

POPULAO
De acordo com o Censo de (2000) a populao da regio de 25.789.083 habitantes.

ESTADOS E CAPITAIS
Paran Curitiba Rio Grande do Sul Porto Alegre

Santa Catarina Florianpolis

ASPECTOS NATURAIS: CLIMA


O clima predominante na regio o subtropical, exceto no norte do Estado do Paran onde predomina o clima tropical. Porm, o clima na regio sul apresenta grandes variaes, sendo o responsvel pelo registro das temperaturas mais baixas do Brasil no inverno. Devido a essas variaes em algumas localidades da regio sul pode ocorrer at neve em determinadas pocas do ano, como o caso da regio central do Paran, e o planalto serrano do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde so registradas as temperaturas mais baixas. Nas regies de clima mais ameno a vegetao tpica a floresta de araucrias (pinhais), enquanto que em boa parte do Rio Grande do Sul, podemos encontrar extensas pradarias, ou campos naturais, chamados de pampas ou campos sulinos.

VEGETAO
A vegetao da regio sul basicamente de trs tipos. Nas reas mais altas h o domnio da mata das Araucrias, uma mata subtropical tambm encontrado no Chile e na Argentina. O Paran o estado com maior presena deste tipo de mata, por isso a Araucria tambm chamada de Pinheiro do Paran. A maior concentrao est no leste e planalto central do Paran e tambm em todo o planalto catarinense. No Rio Grande do Sul sua presena se limita ao nordeste do estado na serra geral. No litoral da regio e na Serra do Mar no Paran encontra-se a Mata Atlntica, de caractersticas tropical mido. A reserva de Guaraqueaba no Paran uma das maiores reas de preservao da mata atlntica do Brasil. J em grande parte do Rio Grande do Sul e em parte do Paran e Santa Catarina encontra-se os campos. No estado gacho mais conhecido como os Pampas. Nos Pampas vem sendo observado que na regio esta ocorrendo uma

desertificao, apesar de no ser uma rea seca. Em outras regies do mundo, os campos so mais conhecidos como estepes ou pradarias, bastante presente na Argentina e na sia.

HIDROGRAFIA
Tanto a serra do Mar como a serra Geral esto localizadas prximas do litoral. Dessa forma, o relevo da regio Sul inclina-se para o interior e a maior parte dos rios que o planalto segue de leste para oeste. Concentram-se em duas grandes bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Uruguai, ambas subdivises da bacia Platina. Os rios mais importantes so volumosos e possuem grande potencial hidreltrico, o que j est sendo explorado no rio Paran, com a construo da Usina Hidreltrica de Itaipu (atualmente a maior do mundo). Essa explorao permite ao Sul e ao Sudeste uma crescente utilizao de energia eltrica, tanto para consumo domstico como industrial, fazendo-se necessria a continuidade dos investimentos nessa rea. Os rios sulistas que percorrem em direo ao mar fazem parte de um conjunto de bacias secundrias, conhecido como bacias do Sudeste-Sul. Entre essas, a de maior aproveitamento para hidreletricidade a do rio Jacu, no Rio Grande do Sul. Outra, muito conhecida pelas suas imprevisveis cheias, a do rio Itaja, em Santa Catarina, que atinge uma regio bastante desenvolvida, influenciada basicamente pela colonizao alem. A hidrografia do Rio Grande do Sul pode ser classificada em trs regies:

Regio hidrogrfica da bacia do rio Uruguai, cujas guas drenam para o rio Uruguai; Regio hidrogrfica da bacia do Guaba, cujas guas drenam para o rio Guaba; Regio hidrogrfica das bacias do Litoral, cujas guas drenam ou para a lagoa dos Patos e Mirim ou direto para o oceano Atlntico.

RELEVO
Relevo da Regio Sul do Brasil caracterizado por um conjunto de relevos planlticos que se elevam em altitudes at mais de 1.000 metros sobre o nvel do mar, decrescendo de altitudes no oeste, onde corre o rio Paran nas altitudes de 100 a 300 metros. Abrangendo cerca de 3/4 partes do relevo regional, o mencionado conjunto denominado de Planalto Meridional do Brasil e desdobra-se em planaltos que se suceedem de leste para oeste, bordejados por escarpas voltadas para o leste, no Paran, em Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, onde o talude inflete-se para oeste-sudoeste, fragmentado em altitudes reduzidas, medida que atinge o centro-sul do estado. Um litoral composto por exguas plancies costeiras dispostas ao p do magnfico escarpamento que limita o primeiro conjunto planltico completa o quadro do relevo regional, diversifiicado, porm, no Rio Grande do Sul. A, a interiorizao da escarpa favorece a ampliao da plancie litornea e da depresso desenvolvida de leste para o oeste, ao p do talude da Serra Geral.

ASPECTOS ECONMICOS
Inicialmente baseada na agropecuria, a economia da regio Sul desenvolveu importante parque industrial nas ltimas dcadas, cujos centros se encontram nas reas metropolitanas da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, e Curitiba, capital do estado do Paran. A produo agrcola utiliza modernas tcnicas de cultivo, destacando-se o trigo, soja, arroz, milho, feijo e tabaco entre os principais produtos comercializados. Na pecuria encontram-se rebanhos de linhagens europias (hereford e charols). A suinocultura praticada no oeste do estado de Santa Catarina e no estado do Paran, onde ainda significativa a prtica do extrativismo, com extrao de madeira de pinho. No estado de Santa Catarina explora-se o carvo mineral ao sul e se encontra grande nmero de frigorficos, que produzem no apenas para o mercado interno, mas tambm para exportao.

ASPECTOS CULTURAIS
Fortemente influenciada pela cultura dos imigrantes europeus, a regio Sul do Brasil apresenta grande pluralidade cultural. Os estados integrantes so: o Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina. Os imigrantes europeus comearam a chegar ao fim do sculo XIX e contriburam para o desenvolvimento econmico da regio, baseado na pequena propriedade rural de policultura. Essa regio apresenta elementos culturais dos ndios (primeiros ocupantes do territrio), espanhis e portugueses (colonizadores), negros (escravos). Posteriormente, os imigrantes alemes, italianos, aorianos, eslavos, japoneses, entre outros, contriburam para a diversidade cultural do Sul do Brasil. Entre as manifestaes culturais dessa regio esto: Rio Grande do Sul Os gachos dos pampas, ou das cidades, formam um povo rico em tradies. Grande parte dos seus aspectos culturais oriunda dos imigrantes alemes, que habitaram a regio por volta de 1824. Os italianos, espanhis e portugueses tambm contriburam para a riqueza cultural desse estado. Entre as principais caractersticas culturais do gacho esto: a bombacha, o leno, o poncho, e o chimarro. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaba, onde centenas de barcos e milhares de fiis devotos participam da procisso fluvial. Algumas cidades do Sul celebram as tradies dos antepassados em festas tpicas, como a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Paran Apresenta aspectos culturais dos imigrantes alemes, italianos, poloneses, ucranianos, holandeses, etc. Eles influenciaram fortemente a cultura do estado. As principais festas culturais do Paran so: cavalhada, congada, dana ou fandango de So Gonalo, festa da cerejeira, festa do Divino, coroao de Nossa Senhora, festa de So Benedito, entre outras. Um dos pratos tpicos do Paran o barreado, um cozido de carne, prato caboclo tpico do litoral. Ele preparado com carne bovina, toucinho e temperos

colocados em uma panela de barro. Ela enterrada e acende-se por cima, uma fogueira. Aps 12 horas de cozimento, a iguaria est pronta. Em Santa Catarina h uma grande quantidade de casas com arquitetura tipicamente europia, alm da arquitetura, os imigrantes do velho continente contriburam na cultura vinhateira, na triticultura (cultura com trigo), linho, algodo, cnhamo e mandioca. Alguns eventos culturais so marcantes, e mobilizam vrias pessoas. O boide-mamo, por exemplo, vai do Natal ao Carnaval. Comea com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreio do boi. A Oktoberfest, em Blumenau (SC), uma festa de origem alem, tradicional festa da cerveja. Esse evento atrai milhares de turistas. Outro elemento da cultura de Santa Catarina a dana de fitas, uma tradio milenar, o qual consiste num pau de fita, cujo mastro sustentado no centro da dana por um menino. Da ponta do mastro saem pares de fita, cujas figuraes se atm ao ato de tran-las, girando e danando em torno do mastro central. Em Santa Catarina o boi na vara ainda praticado, sendo uma espcie de tourada. O boi, preso a uma vara com corda, investe num boneco at o esgotamento. Outras vezes, soltam os animais e os homens saem correndo, derrubam o boi e despedaam-no.

You might also like