You are on page 1of 22

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CINCIAS TECNOLGICAS ENGENHARIA QUMICA

AMANDA MADRUGA BUENO ANA CAROLINE KLEMZ ANGELA MARCHI KRAUSE FERNANDA RAQUEL WUST SCHMITZ GUILHERME DE COSTA

MISTURADORES ESTTICOS

BLUMENAU 2012

2 AMANDA MADRUGA BUENO ANA CAROLINE KLEMZ ANGELA MARCHI KRAUSE FERNANDA RAQUEL WUST SCHMITZ GUILHERME DE COSTA

MISTURADORES ESTTICOS

Trabalho sobre Misturadores Estticos, apresentado na disciplina de Operaes Unitrias II, do curso de Engenharia Qumica, na Universidade Regional de Blumenau. Professor: Edelberto Luiz Reinehr

BLUMENAU 2012

3 NDICE DE TABELAS

Tabela 1 Aplicaes e caractersticas dos misturadores estticos...................................11 Tabela 2 Parmetros de mistura e perda de carga para misturadores estticos em Regime Laminar..............................................................................................................15 Tabela 3 Parmetros de mistura e perda de carga para misturadores estticos em Regime Turbulento..........................................................................................................15

4 NDICE DE FIGURAS

Figura 1 Misturador esttico Kenics KMS........................................................................7 Figura 2 - Misturador Sulzer SMX....................................................................................8 Figura 3 Misturador Sulzer SMV......................................................................................8 Figura 4 Misturador esttico (a) ALETAS e (b) EDA......................................................8 Figura 5 Modelos de misturadores estticos.....................................................................9 Figura 6 Modelos de misturadores estticos....................................................................11 Figura 7 Funcionamento do misturador esttico.............................................................12 Figura 8 Sees transversais do misturador esttico Kenics KMS em processo de mistura em escoamento laminar......................................................................................13 Figura 9 Sees transversais do misturador esttico Sulzer SMX em processo de mistura em escoamento laminar...................................................................................................13

5 SUMRIO CAPTULO 1 - INTRODUO ....................................................................................6 CAPTULO 2 - EVOLUO DOS MISTURADORES ESTTICOS .....................7 2.1 Tipos e Histrico .........................................................................................................7 CAPTULO 3 - MISTURADORES ESTTICOS .......................................................9 3.1 Mecanismo de funcionamento dos misturadores estticos ........................................11 3.2 Eficincia de mistura .................................................................................................12 3.2.1 Parmetros para eficincia da mistura ....................................................................14 5. CONCLUSO............................................................................................................18 REFERNCIAS ............................................................................................................19

6 1. INTRODUO

Os misturadores estticos so usados em aplicaes industriais para homogeneizao e mistura de lquidos diferentes, gases, gases com lquidos e/ou slidos granulados. Tecnologia de pequena manuteno e fcil instalao que proporciona sensveis melhoras de processo. Estes, durante dcadas foram estudados e desenvolvidos para uso nas indstrias. Suas aplicaes foram bem estudadas, para poder atender a cada tipo de processo. Os misturadores estticos so formados por uma srie de elementos geomtricos que fazem a mistura, fixados dentro de um tubo. Eles utilizam a energia do fluxo para criar a mistura dos corpos e devem funcionar com a menor perda de carga possvel.

7 2. EVOLUO DOS MISTURADORES ESTTICOS

2.1 Tipos e histrico

Os primeiros misturadores estticos foram desenvolvidos no final da dcada de 1950 para fluidos viscosos, mas somente nos anos 70 que se iniciou um processo de estudos e desenvolvimento destes tipos de misturadores (PAHL e

MUSCHELKNAUTZ, 1982 e FERNANDES, 2005). Taber (1959) utilizou um misturador esttico em linha, composto por um metal espiralado inserido num tubo, para a mistura de resinas viscosas. Nobel (1962) descreveu um elemento de mistura que permite a diviso do escoamento em um tubo por meio de dois anis. Schippers (1965) descreveu o processo de rotao e diviso do fluxo utilizando elementos de mistura com dutos retangulares. Ingles (1963) utilizou elementos de mistura compostos por quatro grupos de dutos circulares adjacentes, cada qual rotacionando o fluxo de lquido em 90. Armeniades et al. (1966) desenvolveram um misturador esttico com baixa gerao de perda de carga. Esse tipo de misturador foi desenvolvido e utilizado pela empresa Chemineer Inc. com a marca Kenics. O misturador consiste em elementos helicoidais com toro alternada, justapostos um com o outro a um ngulo de 90 e situados dentro de uma carcaa tubular. Os meios fluidos so forados a se misturarem mediante uma sequncia de divises e recombinaes com a formao de 2n camadas por n elementos. Cada elemento promove um giro de 180 no fluxo, arranjado em sequncia alternada. O desempenho deste misturador est associado diviso do fluxo, bem como a reverso e ao de mistura radial.

Figura 1 Misturador Esttico Kenics KMS Fonte: Chemineer (2011)

8 Tauscher e Schutz (1973) desenvolveram um misturador esttico para regime laminar de mltiplos canais com baixa gerao de perda de carga para a empresa Sulzer Bros que foi denominado Sulzer SMX. O projeto consistiu em dividir o fluxo de fluido em correntes individuais forando-as a se encontrarem transversalmente ao longo dos elementos de mistura, composto de barras a 45 em relao ao eixo axial do tubo. Diversas verses deste misturador foram criadas, permitindo seu emprego em fluxos turbulentos com o misturador esttico tipo Sulzer SMV.

Figura 2- Misturador Sulzer SMX

Figura 3- Misturador Sulzer SMV

Fernandes (2005) avaliou dois misturadores denominados de ALETAS e EDA, selecionados em um trabalho anterior. Utilizou a fluidodinmica computacional para realizar a otimizao dos misturadores estticos. Realizou ensaios de escoamento laminar e turbulento nas novas geometrias. Aps a anlise dos resultados, verificou-se que o misturador tipo ALETAS adequado para operar em regime laminar e o EDA pode ser operado em ambos os regimes. Os misturadores obtiveram desempenho similar aos misturadores comerciais Kenics e ao Sulzer SMX. A Figura 2.5 ilustra este tipo de misturadores.

Figura 4 Misturador esttico (a) ALETAS e (b) EDA Fonte: Fernandes (2005)

Liu et al. (2006) estudaram modificaes no projeto do misturador esttico SMX para melhorar a mistura e verificaram que todos os trs fluxos tpicos (cisalhamento simples, alongamento e espremendo) apareciam dentro do misturador. Lehwald et al. (2010) destacaram a importncia da utilizao dos misturadores estticos como equipamentos para mistura de fluxos altamente viscosos (por exemplo, produtos farmacuticos, de biotecnologia, engenharia de alimentos, produo de polmeros) para quantificar o fluxo induzido por misturas em grandes escalas (macromicro), bem como mistura induzida por difuso molecular em pequenas escalas (micro mistura). No Brasil, porm, inexistem estudos publicados sobre estes aparatos, bem como no conhecida nenhuma empresa que os produza ou comercialize com tecnologia nacional. Suas aplicaes em nossas indstrias de processos, restritas e recentes, dependem de tecnologia de desenvolvimento e de aplicao estrangeiras, encarecendo e dificultando seu emprego.

3. MISTURADORES ESTTICOS

Os misturadores estticos so equipamentos formados por uma srie de elementos geomtricos que fazem a mistura, fixados dentro de um tubo. Podem ser desenvolvidos em Ao Carbono, Ao Inoxidvel, PVC e Fibra de Vidro. Utilizam parte da energia cedida para o bombeamento dos fluidos para promover a mistura em um processo contnuo, minimizando o uso de equipamentos e instalaes industriais. Cada tipo de aplicao e vazo identifica um tipo de geometria interna do misturador, o nmero de sees ou comprimento do misturador e o dimetro.

Figura 5 Modelos de misturadores estticos

10 Podem ser utilizados em processos envolvendo transferncia de momento, troca trmica e transferncia de massa. Os misturadores so habilitados a operar em uma larga faixa de temperatura, sob altas presses e em ambientes qumicos severos. Suas aplicaes so encontradas nos mais variados ramos industriais, tais como:

Mistura qumica, tratamento de gua, mistura de leo cru, dessalinizao bruta e injeo de aditivos. Para lquidos e em p mistura, reao, extrao, de separao, composio, colorao, emulsificao, de troca de calor, controle de pH, neutralizao e difuso.

Para indstria de alimentos/farmacutica: para aplicaes como leos comestveis, maionese, chocolate, sorvete, leite, ketchup, produtos farmacuticos.

Na rea de fluidos viscosos - Presso Alta: para corantes de resinas derretidas e misturas de polmeros, extruso de plsticos, processamento de fibras qumicas, adesivos e outros fluidos de alta viscosidade.

Aplicao em mistura de Gases (Oznio e Oxignio) e gua: Nas dissolues de gs em gua como na aerao e na aplicao de oznio, o misturador, colocado depois do Venturi, aumenta de 100 a 200% a eficincia de transferncia de massa para o lquido.

No tratamento convencional de gua e Efluente

Os modelos tipo Kenics so indicados para fluidos de maior viscosidade se comparados com os modelos tipo LPD. O desempenho do misturador esttico tipo Kenics foi investigado numericamente (ARIMOND e ERWIN, 1985; DACKSON e NAUMAN, 1987; LING e ZHANG, 1995) e com fluxos tridimensionais (KHAKHAR et al., 1987; KUSCH e OTTINO, 1992), colocando- o sempre entre os melhores misturadores para regime turbulento, tanto na questo de consumo de energia quanto de eficincia de mistura. Os modelos tipo SMX e SMX(n) so equipamentos de alta eficincia tanto em fluidos como gases.

11

Figura 6 Modelos de misturadores estticos Por no possurem partes mveis no apresentam problemas de selagem ou de rolamentos. Os custos operacionais e o capital investido para a aquisio do equipamento so muito menores do que para os misturadores dinmicos. Segundo Joaquim Junior (2008), a aplicao destes misturadores ainda restrita para alguns processos especficos por questes tecnolgicas, principalmente, pelo pouco conhecimento de tcnicos e engenheiros dos fenmenos fsicos que regem sua aplicao. A inexistncia de tecnologia nesta rea impe a dependncia frente a empresas de outros pases, encarecendo e dificultando sua aplicao.

Tabela 1 - Aplicaes e caractersticas dos misturadores estticos

3.1 Mecanismos de funcionamento dos misturadores estticos

Os misturadores estticos constituem-se de elementos defletores, montados no interior de trechos de tubos. A mistura ocorre pela ao de difuso do escoamento ao passar pelos elementos do misturador. A energia utilizada para a mistura decorrente da

12 perda de carga gerada pelo fluido ao percorrer os elementos de mistura por ao de bombeamento mecnico ou da gravidade (JOAQUIM JNIOR, 2008). O processo de mistura em misturadores estticos pode ser compreendido quando se relacionam as variveis de queda de presso, distribuies de velocidade, tempo de residncia, fator de atrito, viscosidade, densidade e outras relaes de fase na homogeneizao do misturador esttico. Conforme mostra a Figura 7, na fase de homogeneizao ocorrem as etapas de diviso do Fluxo (1); o fluxo ento dividido e forado contra as paredes opostas (2); desenvolvimento de um vrtice de mistura (3); diviso do vrtice na fase 1 com rotao Inversa (4).

Figura 7 Funcionamento do misturador esttico Fonte: SNatural Ambiente, 2011

Segundo Boss e Czastkiwicz (1982), os misturadores estticos consomem menos energia do que os misturadores dinmicos. Os custos de manuteno e operao so quase eliminados, e podem ser empregados em uma ampla faixa de temperaturas e presses. Outra vantagem a preciso com que se alcana a mistura terminal, qualquer que seja a demanda do sistema, e sem necessidade de controle (PERRY e GREEN, 1997).

3.2 Eficincia de Mistura

Segundo Etchells III e Meyer (2004) todos os misturadores estticos utilizam o princpio de diviso do escoamento em correntes secundrias, as quais so distribudas radialmente e recombinadas em uma sequncia reordenada. O nmero de camadas do

13 escoamento aumentado e a espessura das mesmas diminuda a cada passagem pelos sucessivos elementos do misturador. As Figuras 8 e 9 mostram este processo, para um misturador esttico Kenics KMS e para um misturador Sulzer SMX, respectivamente. So apresentados cortes transversais dos misturadores, atravs dos quais se podem notar as divises e recombinaes dos escoamentos.

Figura 8 Sees transversais do misturador esttico Kenics KMS em processo de mistura em escoamento laminar Fonte: Etchells III Mayer (2004)

Figura 9 Sees transversais do misturador esttico Sulzer SMX em processo de mistura em escoamento laminar Fonte: Etchells III e Meyer (2004)

Segundo Oldshue (1983), a maioria dos misturadores estticos pode ser empregada no regime turbulento. Entretanto, uma geometria de misturador esttico com desempenho satisfatrio em regime laminar, pode no ter bom desempenho em regime turbulento e vice-versa. Por esta razo, de acordo com o autor, a maioria dos fabricantes desenvolve desenhos especficos de misturadores estticos para cada regime de escoamento.

14 Segundo Godfrey (1985), o processo de mistura de fluidos de baixas viscosidades em tubulaes com escoamento em regime turbulento mais fcil de ser obtida que a mistura de fluidos viscosos em regime laminar. Ainda segundo este autor, em regime turbulento a mistura radial muito mais atuante e as caractersticas do regime levam a uma rpida reduo de escala de quaisquer no uniformidades presentes.

3.2.1

Parmetros para eficincia da mistura

a) Perda de Carga Segundo Godfrey (1985), a energia para a mistura decorrente da perda de carga gerada pela passagem do fluido pelos elementos de mistura. Rauline et al. (1998) definiram um fator (Z) para correlacionar a perda de carga gerada pelo misturador esttico com a perda de carga gerada atravs do tubo vazio, nas mesmas condies de escoamento:

Outro modo, segundo Rauline et al. (1998), utilizar o fator de frico ou o Nmero de Newton, Ne:

Rauline et al. (1998) citam que o produto NeRe (Kp) usado analogamente ao nmero de potncia definido para os agitadores mecnicos convencionais. A perda de carga obtida pela seguinte equao:

De acordo com Etchells III e Meyer (2004), tanto em regime laminar como em turbulento, a adio de elementos defletores presentes nos misturadores estticos

15 aumenta a perda de carga gerada, demandando energia para que o efeito de mistura seja obtido. O valor do aumento na perda de carga gerado pelos elementos de mistura, em relao perda de carga gerada pelo tubo vazio, pode chegar a centenas de vezes, em funo da geometria dos elementos e do nmero de Reynolds do escoamento. Portanto, segundo os autores, fato que se requer energia de presso para se alcanar ao de mistura no interior de tubos. Quanto menor o tempo de mistura desejado, maior ser a taxa de dissipao de energia. Ainda segundo Etchells III e Meyer (2004), a perda de carga gerada por um determinado misturador esttico expressa como a relao entre a perda de carga gerada pelo mesmo e a perda de carga gerada nas mesmas condies, com o tubo vazio, conforme as relaes:

Tabela 2 - Parmetros de mistura e perda de carga para misturadores estticos em Regime Laminar.

Tabela 3 - Parmetros de mistura e perda de carga para misturadores estticos em Regime Turbulento.

b) Gradiente de velocidade O gradiente de velocidade (G) um parmetro que avalia indiretamente o padro de escoamento em unidades de mistura, tais como os misturadores estticos. Este

16 gradiente proporcional ao grau de agitao do sistema. A equao geral de clculo de G foi desenvolvida em 1943 por Camp e Stein apud Camp (1953), levando em conta a deformao de um elemento de volume de gua devido s tenses tangenciais que atuam neste elemento.

Ao longo de uma cmara de mistura, os valores pontuais do gradiente de velocidade variam consideravelmente. Contudo, em regime estacionrio, pode-se definir um gradiente mdio de velocidade, que corresponde ao valor mdio do trabalho ao longo do reator. Com isso, o gradiente mdio pode ser expresso segundo a Equao:

A potncia dissipada na mistura em misturadores estticos pode ser definida como a perda de carga gerada no escoamento multiplicada pela vazo volumtrica do fluido. Desta forma, a Equao anterior pode ser expressa em termos da vazo volumtrica e perda de carga, conforme a equao a seguir:

Esta equao permite a obteno de um valor mdio para o gradiente de velocidade de um misturador esttico. Mas na prtica, observa-se uma elevada variao

17 do gradiente de velocidade ao longo do misturador. Esta variao proporcionada pela prpria mudana de direo imposta corrente lquida, pois, de acordo com Camp (1953), a maior parte da perda de carga ocorre nas mudanas de direo impostas ao fluxo, fazendo com que os gradientes de velocidade sejam muito maiores nessas regies e pouco significativos ao longo do misturador. Segundo Metcalf e Eddy (1991), valores tpicos de gradiente de velocidade para mistura rpida para contato inicial efetivo e disperso de produtos qumicos esto na faixa de 1500-6000s-1 para um tempo de reteno menor que 1 segundo. Segundo Haarhoff e Van Der Walt (2001), a interpretao fsica do valor de G, no entanto, no um gradiente de velocidade, mas mais propriamente, a raiz mdia da taxa de dissipao de energia por unidade de volume. Deste modo, a Equao anterior tambm pode ser escrita em termos da dissipao de energia por unidade de volume:

18 4. CONCLUSO

Pode-se verificar que os misturadores estticos so compostos basicamente por um tubo (corpo) e por elementos fixados em seu interior, em padro geomtrico, sem que haja um agitador, de modo que o prprio nome j diz. A mistura ocorre pelo movimento do fluido, o qual causado por barreiras as quais fazem com que o fluido permanea em constantes variaes no seu trajeto ao longo do escoamento. Este conjunto (tubo e elementos) inserido em setores da tubulao de transporte dos produtos a serem misturados, formando um conjunto nico. Desta forma, os ingredientes so transportados pela tubulao em fluxo contnuo gerado por meio de bombas, no caso de lquidos, ou de sopradores, no caso de gases, e ao mesmo tempo so misturados. As unidades de mistura esttica so eficientes tanto em misturas simples quanto em operaes de transferncia de calor e massa ou quando reaes qumicas esto envolvidas. A principal vantagem dos misturadores estticos em relao aos equipamentos convencionais economia. A reduo dos custos de investimento e de produo pode alcanar de 30% a 40%, levando-se em conta a economia de espao da instalao, pois se torna desnecessria a utilizao de tanques. O processo de automatizao mais simples, pois requer uma quantidade menor de sensores de temperatura e vazo, alm de reduzir a necessidade de operadores. Como no h componentes mveis e desgaste de peas, a manuteno reduzida.

19 REFERNCIAS ARIMOND, J; ERWIN, L. A simulation of motionless mixer, Chemical Engineering Communications, 37. p.105-126. 1985 ARMENIADES, C. D.; JOHNSON, W. C. E.; RAPHAEL, T. Patente 3.286.992, Estados Unidos, 1966. BOSS, J.E.; CZASTKIWICZ, W. Principles of scape-up for laminar mixing processes of Newtonian fluids in static mixers, In: International Chemical Engineering, 22, n.2, p.362-367, 1982 DACKSON, K.; NAUMAN, E. B., Fully developed flow in twisted tapes: a model for motionlees mixing. ChemicalEngineering Communications. 54. p.381-395, 1987. FERNANDES, L.A.G. Ensaios Experimentais com Misturadores Estticos Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2005. INGLES. O. G., InternationalPlasticEngenieering, v.3, 133,1963. JOAQUIM JUNIOR,C.F.J., Desenvolvimento e otimizao de misturador estticos com o uso da fluidodinmica computacional, Tese de Doutorado, Universidadee Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2008. KHAKHAR, D. V.; HAKENHOULZ, F.; LE SAUZE, N.; COSTES, J.; BERTRAND, J., A case study of chaotic mixing in deterministic flows: the partitioned pipe mixer. Chemical Engineering Science.42, p.2909-2926.1987 KUSCH, H. A.; OTTINO, J. M.; Experiments on mixing in continuous chaotic flows.Journal of Fluid Mechanics.,236,p.319-348. 1992 LEHWALD, A.; THVENIN, D.; ZAHRINGER, K. Simultaneous two-tracer-LASERinduced fluorescence and particle image velocimetry for the investigation of macro-and micro-mixing in a static mixer.15 IntSymp on Applications of Laser Techniques to Fluid Mechanics, Lisbon, Portugal, p.05-08, 2010. LING, F. H.; ZHANG, X., A numerical study on mixing in the kenics static mixer, Chemical Engineering Communications.136. P.119-141, 1995 LIU, S.; HRYMAK, A. N.; WOOD, P. E. Design modifications to SMX static mixer for improving mixing.AIChE Journal, v.52, n.1, p.150-157, 2006. NaturalTec Tratamento de gua. So Paulo: NaturalTec; c1991.Acesso em: 8 de junho de 2012. Disponvel em:http://www.naturaltec.com.br/Misturador-Estatico.html NOBEL, L., U.S.Patent 3.051.452, 1962. PAHL, M. H. E MUCHELKNAUTZA, E., Static mixers and applications,International Chemical engineering, 22, n.2,p.197-205,1982. their

20 PERRY, R. H.; GREEN, D. W. Perry's Chemical Engineers Handbook, 7 edition, McGraw-Hill, N. Y., 1997 SCHIPPERS, K. U., U.S.Patent3.026.170, 1965. TABER, R. E., U.S. Patent 2.849.737, 1959. TAUSCHER, W.; SCHUTZ, G., Suzer Technical Review, 2, 1973.

21

22

You might also like