You are on page 1of 11

Manual de instrues

HI 9146
Medidor Porttil Resistente gua de Oxignio Dissolvido com Microprocessador

www.hannainst.com.br

Prezado Cliente, Grato por optar por um Produto Hanna. Leia este manual de instrues com ateno antes de utilizar o instrumento. Este material contm as informaes necessrias para a utilizao correta do instrumento, assim como uma idia precisa de sua versatilidade. Caso necessite de maiores informaes tcnicas, no hesite em enviar-nos um e-mail para assistencia@hannainst.com.br Este medidor est em conformidade com as diretrizes .

INSPEO PRELIMINAR
Retire o instrumento da embalagem e inspecione-o para certificar-se de que no ocorreu nenhum dano durante o transporte. Se houver qualquer dano, notifique seu Revendedor ou a Hanna Instruments. O medidor vem completo com: sensor OD HI 76407/4F com cabo de 4 m e luva protetora para HI9146-04 sensor OD HI 76407/10F com cabo de 10 m e capa protetora para HI9146-10 2 membranas (HI 76407A) com O-rings tampa protetora soluo de eletrlito 30 mL (HI 7041S) baterias 4 x 1.5V AA manual de instrues estojo resistente Nota: Guarde todo o material da embalagem at que tenha certeza de que o instrumento est funcionando corretamente. Quaisquer itens com defeito devem ser devolvidos na embalagem original com os acessrios fornecidos.

NDICE Inspeo Preliminar ............................ Descrio Geral .................................. Descrio Funcional Sensor............. Descrio Funcional Medidor ........... Especificaes ................................... Preparao do Sensor ....................... Calibrao........................................... Medio .............................................. Compensao de Altitude .................. Compensao de Salinidade .............. Manuteno do Sensor & Membrana . Substituio da Bateria ....................... Acessrios .......................................... Garantia .............................................. Declarao CE de Conformidade ....... 3 3 4 5 6 7 8 10 12 13 14 16 17 18 19

DESCRIO GERAL
O Hanna HI 9146 um medidor de Oxignio Dissolvido Resistente 'gua, autocalibrante com base em um microprocessador com ATC. Foi desenvolvido para medies de oxignio dissolvido e temperatura em gua e efluentes, assim como outras aplicaes como piscicultura. O oxignio dissolvido indicado em centenas de partes por milho (ppm=mg/L) ou em % de saturao. A faixa de temperatura indicada em graus centgrados de 0 a 50 C com resoluo de 0.1C. H compensao de ppm e saturao % quanto a alteraes na solubilidade do oxignio na gua e permeabilidade da membrana, assim como o efeito da temperatura.

A compensao de salinidade na gua permite a determinao do mg/L do oxignio dissolvido em gua salgada e a compensao de variaes de altitude. Quatro baterias alcalinas 1.5V AA alimentam o instrumento, tornando-o completamente porttil. O HI 9146 tambm foi projetado para utilizao com recarregador de bateria ou fonte de alimentao 12 Vdc. Sua caixa possui um plugue de entrada 12 Vdc. Um microprocessador assegura medies e calibraes rpidas e precisas. O estojo robusto resistente gua garante a mxima proteo no campo e no laboratrio. O sensor de oxignio dissolvido possui uma membrana que cobre os elementos do sensor polarogrfico e um termistor integrado para a compensao e medio de temperatura. A fina membrana permevel isola os elementos do sensor da soluo de teste, porm permite a entrada do oxignio. Quando se aplica uma voltagem ao sensor, o oxignio que atravessa a membrana faz uma corrente fluir, determinando assim a concentrao do oxignio.

DESCRIO FUNCIONAL MEDIDOR

DESCRIO FUNCIONAL SENSOR


1. Sensor OD 2. Tampa protetora 3. Cabo Blindado Prova
d'gua

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

Compartimento de Bateria Conector do Sensor Display de Cristal Lquido Tecla LIGA/DESLIGA (ON/OFF) Tecla Cal (para entrar/sair do modo de calibrao) Tecla FACTOR (para selecionar a altitude F1 e salinidade F2) Teclas de setas UP e DOWN (para selecionar nveis F1 e F2). Tecla HOLD (para congelar o valor exibido) Tecla RANGE (para selecionar ppm ou % de saturao) Plugue de alimentao para adaptador 12 Vdc Indicador de BATERIA FRACA Indicador SAMPLE (indica o modo de medio)

4. Corpo do Sensor de
Po l i p r o p i l e n o

8) 9) 10) 19) 20) 21) 22)


2 10

5. Sensor de
temperatura 6. Vedao O-Ring 7. nodo AgCI (elemento sensor) 8. Ctodo de Platina (elemento sensor) 9. Membrana de Teflon Permevel de Oxignio 10. Tampa Protetora da Membrana

6 7 8

4 9

6 7 8 9

Indicador F1 (fator altitude) Indicador F2 (fator salinidade)% or ppm mode indicator 23) Indicador do modo % ou ppm

24) Display de temperatura e fator

ESPECIFICAES Faixa 0.00 a 45.00 mg/L O2 0.0 a 300 %O2 0.0 a 50.0 C 0.01 mg/L O2 0.1 %O2 0.1 C 1.5% Escala Cheia mg/L O2 1.5% Escala Cheia %O2 0.5 C 0.3 mg/L O2 / 3.5 %O2 0.5 C Automtica em ar saturado Automtica de 0 a 50C (32 a 122F) 0 a 4 km 100 m resoluo 0 a 80 g/L 1 g/L resoluo 0 a 50C (32 a 122F) RH 100%
4x1 .5V AA baterias; 200 horas de uso contnuo;

PREPARAO DO SENSOR
Todos os sensores so enviados secos pela Hanna Instruments. Para hidratar o sensor e prepar-lo para utilizao, conecte-o ao medidor e proceda da seguinte forma. 1 Retire a tampa plstica vermelha e Tampa de preta de transporte, a qual pode transporte ser descartada. 2 Molhe o sensor imergindo sua 1 preto parte inferior 2 /2 cm (1) no eletrlito (HI 7041S) por 5 minutos.
vermelho

Resoluo

Preciso
(@25C/77F)

Tpico Desvio EMC Calibrao Compensao de Temperatura Compensao de Altitude Compensao de Salinidade Meio Ambiente
Fonte de Alimentao

3 Pegue uma
membrana (HI 76407A fornecida com o medidor) e certifique-se de que o O-ring de SEGUNDO borracha est ABASTECER assentado apropriadamente dentro da tampa da TERCEIRO membrana. TAMPAR 4 Enxge a membrana com o eletrlito suavemente. Reabastea com eletrlito limpo.

PRIMEIRO INSERIR O-RING

desligamento automtico aps 4 h. Adaptador 12 Vdc Dimenses Peso 196 x 80 x 60 mm (7.7 x 3.1 x 2.4") 425 g Kit 1,4 kg

RECOLOCAR

5 Bata suavemente nas laterais da tampa da membrana com a ponta de seu dedo para garantir que no h nenhuma bolha de ar presa. Para evitar danos membrana, no bata na membrana diretamente em sua parte inferior. 6 Com o sensor de cabea para baixo, gire a tampa em sentido horrio. Escorrer algum eletrlito.

Quando no estiver em utilizao, proteja a membrana colocando sua tampa protetora.

CALIBRAO POLARIZAO DO SENSOR


O sensor est sob polarizao com uma voltagem fixa de aproximadamente 800 mV. A polarizao do sensor essencial para medies estveis com o mesmo grau de preciso. Com o sensor apropriadamente polarizado, o oxignio ser continuamente "consumido" atravessando o diafragma sensor e dissolvendose na soluo de eletrlito contida dentro do sensor. Se essa operao for interrompida, a soluo de eletrlito continuar a ser enriquecida com oxignio at alcanar um equilbrio com a soluo circundante. Sempre que medies forem feitas com o sensor no polarizado, o nvel de oxignio indicado ser o da soluo de teste, assim como tambm qualquer oxignio presente na soluo do eletrlito. Essa leitura obviamente incorreta. O medidor de oxignio Hanna apresentado aqui polariza automaticamente o sensor quando for ativado. A calibrao simples, recomendada todas as vezes que o medidor for ativado.

Para

calibrao precisa, recomenda-se aguardar mais 5 ou 10 minutos visando a assegurar o condicionamento ideal do sensor.

Retire a tampa protetora.

Pressione CAL. Aparecer


"----" no LCD maior juntamente com CAL para indicar que o instrumento est no modo de calibrao.

CAL

O instrumento ir
automaticamente padronizarse com base no valor real de saturao. Aps aproximadamente 1 minuto, exibir 100% no LCD e um SAMPLE pequeno indicar que a calibrao est completa.
CAL

SAMPLE

Pressione FACTOR para assegurar que F1 e F2


estejam ajustados aos valores corretos de altitude e salinidade (pginas 10-11) Notas: O instrumento dever ser calibrado sempre que o sensor, membrana ou eletrlito for trocado.

Certifique-se de que o sensor est pronto para


medio (pgina 5), ou seja, a membrana est cheia de eletrlito e o sensor est conectado ao medidor e apropriadamente polarizado.

Ligue o medidor

Aparecer "COND" no visor informando que o sensor est no modo autocondicionante (polarizao automtica) Quando COND desaparecer, o sensor estar polarizado e o instrumento poder ser calibrado.

ON/OFF

Para sair do modo de calibrao durante a calibrao, pressione CAL. Pode-se mudar o display de leituras de saturao % para mg/L sem a recalibrao simplesmente pressionando-se RANGE.

CAL

RANGE

MEDIO
Certifique-se de que o medidor foi calibrado e a tampa protetora retirada. Mergulhe a ponta do sensor na amostra a ser testada e verifique se o sensor de temperatura tambm est imerso.

Se a amostra possuir salinidade significativa ou se a medio for feita em uma altitude maior do que o nvel do mar, os valores de leitura devem ser corrigidos (considerando-se o grau mais baixo da solubilidade do oxignio sob tais condies - ver abaixo). Ajuste a altura e/ou a salinidade antes da calibrao e da execuo de medies mg/L. O medidor ir automaticamente compensar esses fatores. LEITURAS DE SATURAO EM % O2 A leitura em % O2 proporciona a taxa de saturao de oxignio com referncia a 100.0% no nvel do mar.

Para exibir os valores em RANGE saturao %, pressione RANGE. Para medies precisas de oxignio dissolvido, necessria uma movimentao de gua de pelo menos 30 cm (12)/seg. Essa movimentao necessria para garantir que o oxignio esgotado na superfcie da membrana seja constantemente renovado. Um fluxo constante garantir a adequada circulao. Em medies de campo, essa condio pode ser obtida agitando-se manualmente o sensor. Leituras precisas no so possveis quando o lquido estiver parado. Durante medies em laboratrio, recomenda-se a utilizao de um agitador magntico para garantir uma certa agitao do fluido. Dessa forma, minimizam-se quaisquer erros causados pela presena de bolhas de ar na superfcie da membrana. Para medies precisas, aguarde tempo suficiente para assegurar o equilbrio trmico entre o sensor e a amostra de medio (alguns minutos, se a diferena de temperatura for de muitos graus).

LEITURAS DE TEMPERATURA A parte inferior do display exibir a temperatura medida em C.

SAMPLE

%
C

Aguarde at que o sensor alcance o equilbrio trmico com a amostra antes de anotar a medio. Quanto maior a diferena entre a temperatura ambiente e a temperatura da amostra, mais tempo demorar para o sensor adaptar-se amostra.

LEITURAS EM mg/L
As leituras em mg/L permitem a leitura da concentrao do oxignio dissolvido diretamente em ppm.

10

11

COMPENSAO DE ALTITUDE

COMPENSAO DE SALINIDADE

Pressione FACTOR e aparecer F1.


SAMPLE

FACTOR

Pressione FACTOR duas vezes e ser exibido F2. Pressione UP e DOWN para a ajustar a salinidade entre 0 e 80 g/L. Pressione FACTOR novamente para exibir a temperatura.
SAMPLE

ppm

FACTOR

Use as teclas UP e DOWN para configurar a altitude de 0 a 4.0 Km (4000 m) em fragmentos de 0.1 km (100 m).

F1

ppm

or

F2

or

A tabela fornece uma idia do erro que pode ser inserido em diferentes altitudes e a quantidade a ser subtrada para a correo da leitura.

Salinidade (g/L) ao Nvel do Mar


0 g/L 10 g/L 20 g/L 30 g/L 35 g/L

10 12 14 16 18 20 22 24 26 28

11.3 10.8 10.3 9.9 9.5 9.1 8.7 8.4 8.1 7.8

10.6 10.1 9.7 9.3 8.9 8.5 8.2 7.9 7.6 7.4

9.9 9.5 9.1 8.7 8.4 8.0 7.8 7.5 7.2 7.0

9.3 8.9 8.6 8.2 7.9 7.6 7.3 7.1 6.8 6.6

9.0 8.6 8.3 8.0 7.6 7.4 7.1 6.9 6.6 6.4

50.0 53.6 57.2 60.8 64.4 68.0 71.6 75.2 78.8 82.4

12

13

MANUTENO DO SENSOR & MEMBRANA O corpo do sensor de oxignio feito de polipropileno reforado visando mxima durabilidade. Um sensor termistor mede a temperatura da amostra. Recomenda-se que a tampa protetora seja sempre mantida no sensor quando o mesmo no estiver em utilizao. Para substituir a membrana ou reabastec-la com eletrlito, proceda da seguinte forma: Retire a tampa protetora girando-a suavemente e puxando-a do sensor (ver fig. 1).

Certifique-se de que o O-ring de borracha est assentado apropriadamente dentro da tampa da membrana. Com o sensor de cabea para baixo, gire a tampa em sentido horrio. Escorrer algum eletrlito.

Retire

a membrana girando-a em sentido antihorrio (ver fig. 2). /2 cm (1) da parte inferior do sensor no eletrlito (HI 7041S) por cinco minutos. a nova membrana (HI 76407A) com eletrlito agitando suavemente. Reabastecer com eletrlito limpo. suavemente nas laterais da membrana com a ponta de seus dedos para garantir que no haja nenhuma bolha de ar. No bata diretamente na parte inferior, pois pode causar dano irreparvel membrana.
1

Molhe 2

Enxge

GIRE E PUXE fig. 1

O sensor ctodo de Platina (#8 na Descrio Funcional na pgina 2) deve estar sempre brilhante e sem embaamento. Se estiver embaado ou manchado devido ao contato com certos gases ou ao uso prolongado com a membrana solta ou danificada, o sensor ctodo dever ser limpo. Utilize um tecido ou papel limpo sem fiapos. Esfregue o ctodo muito suavemente de lado a lado 4 a 5 vezes. Isso ser suficiente para poli-lo e remover quaisquer manchas sem danificar a ponta de platina. A seguir, enxge o sensor com gua deionizada ou destilada. Instale a nova membrana e encha com eletrlito novo seguindo as instrues acima. Recalibre o instrumento. Importante: Para assegurar medies precisas e estveis, importante que a superfcie da membrana esteja em perfeitas condies. Essa membrana permevel isola os elementos sensores do meio ambiente, porm permite a entrada do oxignio. Se houver qualquer sujeira depositada na membrana, enxge-a com cuidado com gua destilada ou deionizada. Se observar quaisquer imperfeies ou qualquer dano evidente (como rugas, trincas ou furos), a membrana dever ser substituda. Certifique-se de que o O-Ring est apropriadamente assentado na tampa da membrana.

Bata

RECOLOQUE fig. 2

14

15

SUBSTITUIO DA BATERIA
Quando as baterias se esgotarem, ser exibido LOBAT no Display de Cristal Lquido.

Utilize apenas adaptadores de voltagem Hanna (como HI 71005 ou HI 710006 - ver abaixo) com adequada configurao da polaridade.
ppm

LOBAT SAMPLE

Isso informa o usurio de que o display ser desativado aps cerca de 4 horas de uso para evitar medies incorretas devido baixa voltagem. A substituio das baterias somente deve ser feita em uma rea no perigosa utilizando sempre baterias alcalinas.

Contudo, o medidor tambm pode ser ativado em outros adaptadores. Neste caso, verifique a popularidade correta de seu adaptador antes de conect-lo ao medidor.

Para substituir as baterias usadas, simplesmente retire os dois parafusos na tampa traseira do instrumento (#1 na Descrio Funcional na pgina 3) e troque as quatro baterias 1.5V AA por novas, prestando ateno na polaridade correta. Tambm pode ser utilizada uma fonte de alimentao 12 Vdc para a unidade (ver acessrios). Simplesmente desparafuse a tampa protetora na parte superior do instrumento (#10 na pgina 3) e conecte a fonte de alimentao no plugue.

ACESSRIOS

HI 7041S

Soluo de eletrlito para sensor O.D., 30mL Sensor O.D. com cabo 4m (13) e luva protetora Sensor O.D. com cabo 10 m (33) e luva protetora Membrana O.D. (5 peas) Adaptador de alimentao 115 Vac a 12 Vdc, plugue EUA Adaptador de alimentao 230 Vac a 12 Vdc, plugue europeu

HI 76407/4F HI76407/10F

HI 76407A/P HI710005

Nota: O instrumento utiliza a seguinte configurao.

HI710006

+__

16

17

GARANTIA

DECLARAO CE DE CONFORMIDADE

A Hanna Instruments Brasil Importao e Exportao Ltda, garante este equipamento pelo prazo de 365 dias (1 ano), contra defeitos de fabricao, desde que utilizados para a finalidade destinada e mantidos de acordo com as instrues de manuseio contidas neste manual. Sondas e eletrodos possuem garantia de seis meses. Esta garantia limitada ao reparo ou substituio gratuita. No so cobertos pela garantia danos decorrentes de acidentes e/ou quebras, utilizao incorreta, adulterao, manuseio inadequado, falta de manuteno constante no manual e rompimento do lacre com data de Garantia. O equipamento sempre dever ser encaminhado Assistncia Tcnica Hanna Instruments Brasil e/ou revendedor, acompanhado de uma Cpia da Nota Fiscal de compra e com uma Nota Fiscal de remessa para conserto endereada a Hanna Instruments Brasil Importao e Exportao Ltda. Todas despesas de envio, transporte e devoluo correm por conta do cliente. Quando enviar qualquer equipamento certifiquese de que esteja devidamente embalado para sua proteo total.

Recomendaes para os Usurios


Antes de utilizar esses produtos, certifique-se de que so totalmente adequados ao ambiente no

qual sero utilizados. A operao desse instrumento em rea residencial pode causar interferncias inaceitveis em equipamentos de rdio e TV, sendo que o operador deve tomar todas as providncias necessrias para corrigi-las. Qualquer variao feita pelo usurio no equipamento fornecido pode prejudicar sua performance EMC. Para evitar choques eltricos, no use esses instrumentos quando a voltagem na superfcie de medio exceder 24VAC ou 60VDC. Para evitar danos ou queimaduras, no execute nenhuma medio em fornos de microondas.

A Hanna Instruments reserva-se o direito de modificar o projeto, estrutura e aparncia de seus produtos sem prvia notificao.

18

19

CONTATOS DE VENDA E SUPORTE TCNICO


Acesse www.hannainst.com.br para obter contatos de e-mail e outras informaes

You might also like