You are on page 1of 2

Tijolo ecolgico feito com mistura de barro e manipueira

TERA-FEIRA, 14 FEVEREIRO 2012

Santana do Cariri A manipueira, um lquido que sobra da prensagem da mandioca, est sendo utilizada na produo de tijolos ecolgicos, o chamado tijolo de adobe de terra crua e moldado em frmas artesanalmente. A grande vantagem que o processo de fabricao no exige a queima do tijolo. s misturar o barro com a manipueira, colocar na frma e deixar ao ar livre. Ao contrrio do produto convencional, que queimado com lenha, o tijolo de adobe aproveita a luz solar. Os elementos qumicos presentes no lquido fazem o papel do fogo, pois sua evaporao endurece a pea do mesmo modo que o fogo faria. Esse processo reduz o uso de gua, poupa a matriz calorfica, que a lenha, evitando o desmatamento e a emisso de gases com a queima. Outra vantagem a no poluio do meio ambiente. Este o grande mrito do processo, diz o tcnico da Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Cear (Ematerce), Accio Moraes, destacando que o trabalho executado dentro dos princpios da construo ecolgica, buscando o mnimo impacto ambiental, enfocando a utilizao de materiais regionais e valorizando a mo-de-obra local. uma tcnica de construo natural em que o principal recurso utilizado para constru-lo o barro, que encontrado no prprio local da construo. Accio explica que o processo no novo. O adobe foi utilizado por todas as grandes civilizaes. Pode-se tomar, por exemplo, o material para construir a Muralha da China, j que em boa parte de sua construo o bloco de adobe foi utilizado. No Brasil, este modelo de alvenaria foi trazido pelos portugueses, ainda durante a colonizao. A construo feita com este tijolo torna-se muito resistente. O interior das casas fica muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas. Em regies de clima quente e seco, comum o calor intenso durante o dia e sensveis quedas de temperatura noite. A inrcia trmica garantida pelo adobe minimiza esta variao trmica no interior da construo. Ao fazer este comentrio, Accio acrescenta que a restaurao dessa tcnica de fabricao de tijolo de fundamental importncia para evitar o desmatamento da Serra do Araripe. O exemplo vem da natureza. O joo-de-barro, conhecida ave nordestina, constri seu ninho de barro em forma de forno, misturando palha e esterco seco com barro mido. O ninho suporta chuva e sol por muito tempo. assim que ns fazemos, compara o agricultor Jos Ivanildo dos Santos, destacando que a maioria das casas do Stio Cajueiro de tijolos crus.

Famlia de agricultora j aguarda concluso de casa feita com o tijolo ecolgico de manipueira . Foto: Antonio Vicelmo.

Peculiaridade O ninho do joo-de-barro consiste em uma bola de barro, dividida em dois compartimentos. A porta, que permite ao pssaro entrar sem se abaixar, impede que o vento atinja o interior, pois sempre voltada para o norte. Macho e fmea ocupam-se ativamente da construo, transportando bolas de barro que so amassadas com os bicos e com os ps. Outra peculiaridade da casa a localizao da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direo contrria chuva e ao vento. Os agricultores dizem que, quando o joo-de-barro faz a porta de entrada do ninho virada para o nascente, sinal de que o ano vai ser seco. At hoje os ornitlogos (estudiosos das aves) no sabem como o joo-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantm protegido das intempries. Aps cerca de duas semanas, o ninho fica pronto e a fmea pe seus ovos. O agricultor Jos Veranildo ngelo da Silva, que est construindo sua casa com tijolos crus na Vila Cajueiro, diz que um milheiro de tijolos crus custa R$ 40, enquanto o tijolo de bloco chega em cima da serra por mais de R$ 300 um milheiro. A economia mais de 80%, estima o agricultor. O pedreiro Esmerino Cabral tem os clculos na cabea. Enquanto um metro quadrado de parede com bloco consome somente 25 tijolos, o mesmo espao feito com 50 tijolos de adobe, o que aumenta um pouco os custos e a mo de obra. Mas esta diferena diluda no assentamento.

Esmerino Cabral, pedreiro, constri casa utilizando o tijolo ecolgico. O produto, ainda feito em escala artesanal, proporciona conforto ambiental para os moradores do imvel. Foto: Antnio Vicelmo.

Material consistente O tijolo cru no precisa de cimento. Do ponto de vista tcnico, segundo o pedreiro, a parede com tijolo cru mais consistente. Mesmo assim, a maioria das casas de farinha da Serra do Araripe continua desperdiando a manipueira no solo. A Ematerce, que vem acompanhando o processo de fabricao de farinha e goma, est incentivando o aproveitamento do resduo, no somente na fabricao de tijolos, mas tambm como fertilizante, substituindo os agrotxicos das lavouras, sendo um defensivo natural contra formigas, carrapatos e doenas que atacam as lavouras. Tambm pode ser utilizado na produo de vinagre para uso domstico e comercial, na produo de sabo, adubo orgnico e rao animal. Accio acrescenta que o objetivo do projeto deixar evidente que existem alternativas possveis de serem postas em prtica, com processo simples, utilizando-se terra crua, que h milnios empregada na construo de moradias, buscando solues para estes graves problemas e sem danos ambientais. O tijolo cru, segundo o tcnico da Ematerce, pode ser uma alternativa vivel para diminuir o custo desse componente na construo civil, e, conseqentemente, na construo de novas casas populares. Fique por Dentro Lquido tem grande potencial de nutrientes A manipueira, que em tupi-guarani quer dizer o que brota da mandioca, tem um grande potencial de nutrientes. Pode ser utilizada como fertilizante natural, substituindo os agrotxicos das lavouras, sendo um defensivo natural contra formigas, carrapatos e doenas que atacam as lavouras. Na produo de vinagre para uso domstico e comercial, na produo de tijolos para a construo e na produo de sabo. A manipueira rica em substncias qumicas como nitrognio, fsforo, potssio, clcio, magnsio, enxofre, ferro, zinco, cobre, mangans, boro, cianeto livre e cianeto total. Com assistncia tcnica, este lquido, que costuma ser desperdiado, pode ser utilizado como rao animal.

Fabrica de prensas (eltricas acho) http://www.ecomaquinas.com.br/produtos.php

You might also like