You are on page 1of 4

Faculdade de Tecnologia Prof.

Waldomiro May

Felipe Carlos Ferreira de Carvalho Tecnologia em Informtica 4 Semestre

Governana em TI
Introduo
TI se torno fundamental para o sucesso de qualquer empresa, no mercado existem empresas onde a TI o ncleo da empresa, com isso todo o negcio torna-se dependente da TI. A Governana em TI responsvel pelas decises que devero ser tomadas para garantir a gesto e o uso eficaz da TI, como essas decises sero tomadas e monitoradas, e quem deve tomar essas decises. Por isso o resultado positivo de uma empresa ira depender de uma boa Governana em TI.

Conceito de Governana em TI
O termo "Governana de TI" significa controlar, aperfeioar, mensurar e entregar resultados em um ambiente tecnolgico para o cliente, esta uma definio prtica deste termo to falado hoje em dia. Outra definio encontrada em livros e artigos que a Governana de TI um conjunto de prticas, padres e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, tcnicos e usurios de TI de uma organizao, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurana, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, aperfeioar a aplicao de recursos, reduzirem os custos, suportar as melhores decises e conseqentemente alinhar TI aos negcios. Podemos utilizar alguns frameworks para ajudar em uma Governana de TI Corporativa como ITIL, MOF a norma ISO 20.000 e ISO 38500 e os controles do Cobit, isto ajuda na organizao, controle e identificao de melhoria dos servios garantindo um provedor de servios mais eficiente, eficaz e que gere resultados para o negcio. A chave da governana de TI : integrar ao negcio, avaliar riscos e entregar valor ao cliente.

O Incio da Governana no Brasil

Em meados do Sculo passado surge presena da informtica, e com o uso desta ferramenta, as grandes corporaes elevaram a sua capacidade de processar grandes volumes de operaes, e este aumento, acelerou o crescimento destas empresas e aumentando mais ainda a quantidade de investidores, promovido por dcadas de operaes e de crescimento constante. No entanto, como todo o remdio tem o seu efeito colateral, o advento da informatizao e do aumento em ordem geomtrica das operaes, surge um Risco que no havia antes, ou seja, a Possibilidade de que uma ao isolada de algum, em um determinado momento, alterar o contedo de um nmero para mais ou para menos, e modificar com isto o resultado final de uma organizao em detrimento da ocorrncia de fatos reais que o justifiquem. Este tipo de ao fraudulenta, uma vez de conhecida pelo publico investidor, pode comprometer drasticamente a confiabilidade que os investidores possuem pela empresa em questo, desvalorizando o valor de suas aes no mercado de capitais, e com isto, prejudicando seriamente a todos os seus investidores. Pois fatos desta natureza de fato ocorreram, envolvendo algumas empresas americanas entre os anos de 2001 e 2002, foram descobertos e aps serem comunicados ao pblico daquele pas, acabou por prejudicar as economias pessoais de uma grande quantidade de investidores americanos. Visando a proteo do mercado de capitais e de seus investidores, surgiu em Junho de 2002 a Lei Sarbanes-Oxley, estabelecendo o conceito atual de Governana Corporativa e em consequncia da participao e importncia da informtica nas operaes das organizaes, surge tambm a Governana de TI, visando exclusivamente estabelecer mecanismos de proteo, segurana, confiabilidade nas empresas e com isto evitar a ocorrncia de fraudes, viabilizar meios para a sua identificao e com isto, proteger o mercado investidor americano, e demais investidores que atuam naquele pais. um fato pouco conhecido como os legisladores americanos chegaram a este formato de exigncias a serem satisfeitas pelas empresas. Aps os escndalos financeiros de 2001/02, os legisladores perceberam que havia algumas empresas, mesmo em detrimento dos eventos ocorridos no mercado de capitais, continuavam apresentando um alto ndice de confiana pelos seus investidores, e posteriormente, visitando cada uma destas empresas, notaram que elas possuam em comum a adoo de modelos de gesto baseados em regras de governo, controle de condutas administrativas, contbeis e dos processos de qualidade relacionados ao uso da tecnologia e operaes embasadas em

documentos e processos formais que incluam o uso de melhores prticas sugeridas por diversos padres de qualidade entre eles: ISO International Organization for Standardization e BS- British Standards Institution e praticavam ainda uma relao de transparncia e forma regular com os seus investidores. Com base nestas constataes e na incluso da responsabilizao criminal pela ocorrncia de fraudes a que os gestores passariam responder, foram criadas s bases dos requisitos de Governana que foram institudos atravs da Lei Sarbanes-Oxley. O contedo da lei em si no proporciona todo o seu contedo, pois ela o faz com o auxilio de instrues complementares emitidas por instituies regulatrias (Self-Regulatory Organization- SRO) as quais so institudas e apoiadas pelo Governo Americano, tais como: PCAOB Public Company Accounting Oversight Board e ISACA- Information Systems Audit and Control Association, e que juntas deram origem a base aos requisitos daquilo que denominamos Melhores Prticas aplicveis em Governana e Governana de TI respectivamente.

Componentes Principais da Governana de TI


Principais modelos e recomendaes, que juntos, proporcionam um razovel grau de cobertura e maturidade em Governana.

Embora a figura represente um organograma, nos aludindo certa relao de hierarquia e relao de dependncia entre os diversos modelos e melhores prticas, esta aluso no de todo correta, embora exista de fato est relao, ela

absolutamente relativa quando passamos do campo terico para o campo prtico das relaes entre os diversos processos e disciplinas que o compe.

Concluso
Podemos ver que Governana de TI de extrema importncia em qualquer organizao que almeja atender a crescente demanda por aumento de qualidade de produtos e processos, a alta competitividade do mercado globalizado e a busca por menores custos e maiores lucros. Mas o grande desafio do Governante de TI o de transformar os processos em engrenagens que funcionem de forma sincronizada a ponto de demonstrar que a TI no apenas uma rea de suporte ao negcio e sim parte fundamental da estratgia das organizaes.

Bibliografia
http://www.issoe.com.br/issoe/index.php/component/content/article/154.html http://aghatha.wordpress.com/2011/08/20/o-que-e-governanca-de-ti-sua-origem-historiaconceitos-e-fundamentos-basicos-parte-1/

You might also like