You are on page 1of 2

Avaliao de Biologia Nome_____________________________N______3__ProfRenato 1)O principal ponto positivo do Darwinismo foi: a) b) c) d) e) A descoberta das mutaes.

B)o estabelecimento da lei do uso e do desuso. A descoberta da origem das variaes. O conceito de seleo natural. A determinao da imutabilidade das espcies.

2) Entende-se por __________________ a maior sobrevivncia dos indivduos mais bem adaptados a um determinado ambiente que esto em competio com outros menos adaptados. a)mutao. b)migrao. c)variabilidade. d)seleo natural. e)oscilao gentica. 3)A caracterstica musculatura desenvolvida adquirida por um halterofilista dever ser transmitida a seus descendentes. Esta afirmao se baseia na teoria evolucionista enunciada por: a)Lineu. b)Darwin. c)Malthus. d)Lamarck. e)Mendel. 4) A lei do uso e do desuso e a transmisso das caractersticas adquiridas caracterizam o: a)Lamarckismo b)Darwinismo c)Mendelismo d)Mutacionismo e)Neodarwinismo 5) "De tanto comer vegetais, o intestino dos herbvoros aos poucos foi ficando longo." Essa frase est de acordo com qual destas teorias? a) Darwinismo b) Mutacionismo c) Lamarckismo d) Mendelismo e) Neodarwinismo 6) ) Das afirmaes abaixo, qual delas est mais diretamente relacionado a Charles Darwin? a) As caractersticas adquiridas pelo uso so transmitidas de gerao em gerao. b) Um rgo ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impe tal necessidade. c) A evoluo resulta de modificaes nos genes dos indivduos, que por sua vez sero transmitidas aos seus descendentes.

d) A mutao uma alterao na sequncia de bases do DNA. e) Atravs da seleo natural, as espcies sero representadas por indivduos cada vez mais adaptados. 7) O autor do livro Origem das espcies : a) Lamarck. b) Mendel. c) Wallace. d) Lineu. e) Darwin. 8) A ideia de uma seleo natural, segundo a qual os organismos mais bem adaptados ao meio tm maiores chances de sobrevivncia e produzem um nmero maior de descendentes, a base: a) da teoria lamarckista, apenas. b) da teoria darwinista, apenas. c) da teoria neodarwinista, apenas. d) das teorias lamarckista e darwinista. e) das teorias darwinista e neodarwinista. 9)Em um ambiente qualquer, os indivduos com caractersticas que tendem a aumentar sua capacidade de sobrevivncia tm maior probabilidade de atingir a poca de reproduo. Assim, em gerao, podemos esperar um pequeno aumento na proporo de cada

indivduos de maior viabilidade, isto , que possui maior nmero de caractersticas favorveis sobrevivncia dos mais aptos. Esse texto se relaciona a) lei do uso e desuso. b) herana dos caracteres adquiridos. c) hiptese do aumento da populao em progresso geomtrica. d) hiptese do aumento de alimento em progresso aritmtica. e) seleo natural. 10) "Existem os mais fortes e os mais fracos, os sexualmente mais atraentes e os menos atraentes, os mais adaptados s condies ambientais e os menos adaptados; por isso, numa mesma espcie, os indivduos no so exatamente iguais entre si. Sendo que os mais adaptados se perpetuam e os menos adaptados tendem a ser eliminados da populao." Esse texto est de acordo com o conceito: a) fixista. b) da transmisso de caracteres adquiridos. c) da gerao espontnea. d) naturalista. e) da seleo natural.

You might also like