You are on page 1of 19

LISTA DE EXERCCIOS BIOLOGIA - 4 Avaliao 2009 Profa Deborah Del Grossi L.

Prado

1 srie
Instrues para o trabalho: 1. responda as questes objetivas e justifique suas respostas ao lado ou abaixo de cada questo respondida. 2. responda s questes dissertativas respeitando a ordem numrica crescente e sempre abaixo da pergunta. 3. todas as respostas devem estar a caneta. 4. mantenha a organizao, coerncia e evite rasuras nas respostas. 5. Entregue os exerccios impressos com as respostas a caneta. 6. A capa do trabalho deve conter a identificao do aluno: nome, n, srie; identificao da atividade : trabalho 4 avaliao Biologia profa Deborah; Data de entrega.
I. QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 01
Assunto: Aquecimento global O aquecimento global tem sido amplamente discutido pela comunidade cientfica e pela populao em geral. O grfico abaixo apresenta uma relao entre a concentrao de dixido de carbono (CO2) na atmosfera e o aumento da temperatura entre os anos 1000 e 2000. Analise-o.

Considerando o grfico apresentado e o assunto relacionado com ele, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. a) O aumento da temperatura, observado a partir do ano de 1850, pode estar associado segunda fase da Revoluo Industrial.

b) A emisso de CO2 est diretamente associada ao aquecimento global devido sua capacidade de reter a radiao infravermelha do Sol na atmosfera. c) Os animais homotrmicos, como os mamferos, sofrero menos com o aquecimento global.d) O impacto preventivo causado pela manuteno de florestas pouco

significativo devido emisso de CO2 pelo processo fotossinttico.

QUESTO 02
A Taiga um tipo de floresta tipicamente do hemisfrio norte do planeta, em regies onde a temperatura chega a -54C e raramente passa dos 21C. Tambm conhecida como Floresta de Conferas, ou Floresta Boreal, a Taiga perfaz uma faixa que abrange a sia, Amrica do Norte e Europa, e est limitada ao norte com a Tundra e ao sul com a Floresta Temperada. Neste ecossistema a temperatura muito baixa, fazendo com que o solo se congele. Isto faz com que as plantas enfrentam a chamada "seca fisiolgica". Sobre o fenmeno da seca fisiolgica que pode ocorrer tambm em outros ambientes, assinale a alternativa CORRETA.

a) A seca fisiolgica do bioma de tundra citado ocorre pela escassez de gua nessas regies
biogeogrficas. b) A seca fisiolgica pode ocorrer quando o meio externo mais concentrado (hipertnico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente. c) A seca fisiolgica pode ocorrer em temperaturas muito baixas onde o solo fica congelado e o vegetal deve ter outras adaptaes para sua sobrevivncia. d) A seca fisiolgica pode ocorrer em locais onde o excesso de gua expulsa o oxignio presente no solo. QUESTO 03 Assunto: Biomas brasileiros A Mata Atlntica uma das florestas tropicais mais ameaadas do mundo. De fato, o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econmicos da histria do pas. Para se ter uma idia da situao de risco em que se encontra, basta saber que poca do descobrimento do Brasil ela tinha uma rea equivalente a um tero da Amaznia, ou 12% do territrio nacional, estendendo-se do Cear ao Rio Grande do Sul. Hoje, est reduzida a apenas 7% de sua rea original. Sobre a Mata Atlntica e seus impactos, correto afirmar que, EXCETO:

a) Algumas espcies como o mico-leo-da-cara-dourada, a ona pintada e a jaguatirica b) c) d)


so animais ameaados pela destruio da Mata Atlntica. O desmatamento leva a um rpido empobrecimento dos solos, j que as guas da chuva levam os minerais e os carrega para o lenol subterrneo - lixiviao. As guas dos grandes rios que cortam a Mata Atlntica so barrentas por causa dos sedimentos arrastados pela eroso do solo desprotegido de vegetao. A Mata Atlntica sofreu um aumento da rea destruda, assim como o poder de captura do CO2 atmosfrico por causa das mudanas climticas.

QUESTO 04 Assunto: Biomas brasileiros

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), rgo federal que monitora por satlite os focos de calor no pas, apontam que o nmero de queimadas na Amaznia Legal brasileira, entre janeiro e agosto do ano de 2007, aumentou cerca de 96% em comparao com o mesmo perodo de 2006. Nos oito primeiros meses do ano de 2006, o Inpe detectou 9.119 focos. Em 2007, tambm entre janeiro e agosto, o nmero saltou para alarmantes 17.882. (WWF setembro 2007) O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia (Ipam) divide as ocorrncias de fogo na Amaznia em trs categorias: 1- Queimadas para desmatamentos. 2- Incndios florestais rasteiros. 3- Queimadas e incndios em reas j desmatadas. Sobre as categorias de fogo na Amaznia, assinale a alternativa CORRETA.

a) A queimada para desmatamento a principal causadora de impactos ambientais, uma


vez que substitui a vegetao florestal por ecossistemas antropognicos.

b) Incndios florestais rasteiros impactam a fauna, alm de aumentar a inflamabilidade do c) d)


solo. Queimadas e incndios em reas j desmatadas so responsveis pela perda de nutrientes de ecossistemas agrcolas. As queimadas em reas j desmatadas, quando comparadas a incndios florestais rasteiros, liberam pouca quantidade de partculas na atmosfera.

QUESTO 05 Assunto: Biomas Brasileiros

O desmatamento um problema srio que ameaa os biomas brasileiros. Dentre os biomas abaixo, todos tm sofrido essa degradao ambiental, EXCETO: a) Mata Atlntica. b) Zona Costeira. c) Pantanal. d) Campos Sulinos. QUESTO 06 Assunto: Biomas brasileiros Uma dificuldade quando se divide um territrio em paisagens naturais que os limites dos elementos que as constituem (clima, relevo, vegetao, etc.) no so coincidentes. Outra dificuldade que no existe uma regra geral para fazer a diviso, pois no h um elemento que determine os outros, definindo todo o conjunto. Atualmente, costuma-se utilizar a expresso domnio morfoclimtico no lugar de paisagem natural, sendo que o Brasil pode ser dividido em seis domnios, alm das reas de transio: Amaznico, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga, Araucria e Pradarias.
(Adaptado de VESENTINI, J. W. Brasil sociedade e espao: geografia do Brasil. 28 ed. SP: tica, 1998, p. 270280.)

Com base no texto e nos conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA. a) rea de transio aquela cujas espcies vegetais so singulares, no classificveis como pertencentes a qualquer dos domnios. Assim, esse conceito serve para cobrir lacunas na diviso. b) Dentro de um domnio podem ser encontradas reas com paisagens prprias de outro domnio, devido a fatores de exceo, como uma rea de solo menos frtil ou com maior altitude. c) A estrutura geolgica no relevante na definio dos domnios porque no h homogeneidade dessa caracterstica dentro de cada um deles. d) A vegetao utilizada para nomear a maioria dos domnios porque determinada pelo relevo e pelo clima, sendo, portanto, uma boa sntese dos elementos morfoclimticos do domnio.

QUESTO 07 Assunto: Dinmica de populaes O grfico abaixo representa as flutuaes populacionais de duas espcies que apresentam uma relao predador-presa.

Sobre o grfico e as relaes entre espcies de uma comunidade, analise as seguintes afirmaes: a) A espcie 1 o predador. b) A espcie 2 um consumidor primrio. c) As espcies 1 e 2 pertencem mesma comunidade. d) As espcies 1 e 2 possuem o mesmo nicho ecolgico.

QUESTO 08 Assunto: Solo A adubao verde um processo alternativo importante para plantas que passam por vrias safras consecutivas, como o caf e a laranja. Nesse processo, associada ao cultivo dessas plantas uma leguminosa que, aps se desenvolver, cortada, triturada e incorporada ao solo mecanicamente. So resultados esperados desse procedimento, EXCETO a) aumento da formao do hmus. b) reposio de compostos nitrogenados no solo. c) reduo da necessidade do uso de inseticidas. d) melhoria da aerao e umidade do solo. QUESTO 09 Assunto: Relaes ecolgicas Os grficos abaixo mostram as populaes A e B em duas situaes: criadas separadamente no primeiro grfico, e juntas no segundo.

Assinale a alternativa que indica a relao ecolgica representada: a) b) c) d) Predatismo. Parasitismo. Competio. Mutualismo.

QUESTO 10 Assunto: Relaes ecolgicas O grfico a seguir representa a introduo de uma espcie C em um meio onde j viviam as espcies A e B que no se inter-relacionavam. A espcie C passou a realizar relao com as duas espcies.

Diante do ocorrido, a espcie C realizou com as espcies A e B neste tempo uma relao de a) b) c) d) parasitismo em C-A. inquilinismo em C-B. protocooperao em C-A. foresia em C-B.

QUESTO 11 Assunto: Sucesso ecolgica Em 1883, a violenta erupo da ilha vulcnica de Krakatoa, na Indonsia, deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Outros vulces j haviam explodido antes, e outros explodiriam no futuro, mas a erupo do Krakatoa teve uma dimenso indita e at hoje no igualada. A exploso no destruiu apenas a montanha que formava o vulco: ela riscou do mapa 2/3 da prpria ilha onde a montanha estava situada. Cinqenta anos depois a vida voltou a Krakatoa.

A recomposio do ambiente depois de 50 anos demonstra um caso de a) disperso de espcies nativas. b) sucesso primria. c) sucesso secundria. d) introduo de espcies exticas. QUESTO 12 Assunto: Cadeias alimentares

A cadeia alimentar acima mostra alguns organismos em seus nveis trficos. Todas as alternativas abaixo esto corretas quanto a essa cadeia, EXCETO: a) b) c) d) Sendo o peixe um herbvoro, a representao acima apresenta quatro nveis trficos. O jaburu ocupa nesta cadeia o nvel trfico de consumidor secundrio. A quantidade de energia transferida maior no jacar que no jaburu. A diminuio no nmero de jaburus pode aumentar o de peixes e diminuir o de jacars.

QUESTO 13 Assunto: Cadeias alimentares O esquema abaixo representa as quantidades de energia disponveis para cada nvel trfico de uma cadeia alimentar.

Considerando as informaes acima e seus conhecimentos especficos sobre o assunto, indique se as alternativas abaixo so FALSAS (F) ou VERDADEIRAS (V). I) ( ) A transferncia de energia na cadeia alimentar unidirecional: tem incio com a captao de energia luminosa pelos produtores e termina com a ao dos decompositores, passando pelos diversos tipos de consumidores. II) ( ) Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia de um nvel trfico sempre menor que a energia que pode ser transferida ao nvel seguinte. III) ( ) A cada nvel, parte da energia dissipada com o calor durante as atividades metablicas dos organismos, e parte eliminada nas fezes. IV) ( ) A massa de matria orgnica contida em um ser vivo (ou em um conjunto de seres vivos) chamada biomassa, sendo diretamente proporcional quantidade de energia nela contida. A seqncia CORRETA, de cima para baixo, a) V V V V. b) F F F F. c) V F V V. d) F V V F. QUESTO 14 (Assunto: Pirmides A figura indica uma pirmide de biomassa em ambiente aqutico.

A explicao para o formato da pirmide ser invertido deve-se ao fato a) da biomassa dos produtores ser maior que a dos consumidores. b) dos produtores serem consumidos em grande quantidade pelos consumidores. c) do zooplncton produzir a energia que ser transferida nesta relao alimentar. d) da baixa velocidade de reproduo do fitoplncton, representado nesta pirmide.

QUESTO 15 Assunto: Ciclos biogeoqumicos A figura abaixo mostra as interferncias humanas sobre os ciclos biogeoqumicos.

Sobre eles podemos afirmar que, EXCETO:

a) A fumaa da indstria favorece a chuva cida e interfere no ciclo do carbono porque


aumenta o teor de CO2 na atmosfera. b) A queima de combustveis fsseis causa um desequilbrio no ambiente e favorece o efeito estufa. c) O uso de detergentes qumicos altera os componentes nitrogenados do solo e pode poluir as guas. d) A decomposio dos vegetais, quando estes no absorvem os fertilizantes, aumenta os nitratos despejados na gua pela eroso. QUESTO 16 ( Assunto: Poluio Resduos humanos, de regies urbanas ou rurais, contm grande quantidade de compostos de fsforo e de nitrognio. Esses nutrientes, quando em excesso, estimulam microrganismos fotossintetizantes que vivem na superfcie das guas e proliferam enormemente. guas, nessas condies, tornam-se eutrofizadas. Sobre esse assunto, analise as afirmativas. I - Em guas com grande quantidade de nutrientes, as bactrias degradam os compostos e liberam nitratos e fosfatos. II - Organismos autotrficos e heterotrficos se multiplicam rapidamente, produzindo o fenmeno conhecido como florao das guas. III - A desoxigenao da gua causa a morte de organismos aerbios, tanto auttrofos quanto hetertrofos. IV - Nos dias de sol, a respirao predomina sobre a fotossntese havendo menor produo de oxignio, o que favorece o desenvolvimento das algas. Esto corretas as afirmativas a) I, II e IV, apenas. b) I e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I, II, III e IV. QUESTO 17 Assunto: Integrao homem natureza - inseticidas Os inseticidas so muito eficientes e baratos, no entanto, trazem vrios efeitos indesejveis. A seguir esto listados alguns efeitos dos inseticidas:

I- A resistncia das pragas; II- Destruio de organismos no-alvos; III- Ressurgncia de pragas como conseqncias dos fatores de resistncia; IV- Surgimento de pragas secundrias; V- Efeitos adversos ao meio ambiente atravs da contaminao do solo e da gua. Esto CORRETAS a) I, II e IV, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II, IV e V, apenas. d) I, II, III, IV e V. QUESTO 18 Assunto: Integrao homem natureza - efeito estufa As concentraes de alguns gases vm crescendo na atmosfera em funo da atividade humana, e podero acarretar conseqncias ecolgicas graves. Cada um dos grficos abaixo mostra, em diferentes escalas, a variao temporal das concentraes dos seguintes gases: carbnico, xido nitroso, metano e clorofluorcarbonos (CFC).

Em 2000, essas concentraes encontravam-se na seguinte ordem:

CO2 > CH4 > N2O > CFC


Os grficos correspondentes variao da concentrao atmosfrica dos dois gases mais importantes, em termos de responsabilidade pelo incremento do aquecimento global, so a) Y e W. b) Z e X. c) Y e Z. d) X e W.

QUESTO 19 (Descritor: analisar como as mutaes em microrganismos podem interferir na disseminao de doenas.) Assunto: Doenas virticas

A gripe aviria foi identificada pela primeira vez na Itlia h cerca de 100 anos. Acreditava-se que a gripe s infectava aves, at que os primeiros casos humanos foram detectados em Hong Kong, em 1997. Na poca, todas as aves - em torno de 1,5 milho - foram mortas em trs dias. Existem 15 diferentes variaes do vrus. o vrus H5N1 que infecta os humanos e pode causar a morte. Mesmo dentre este tipo, variaes foram encontradas nos pases em que foi registrado. Os vrus analisados hoje tambm so diferentes dos tipos vistos no passado. Todas as alternativas abaixo justificam a grande preocupao de cientistas em relao ao vrus H5N1,EXCETO. a) O H5N1 pode se ligar a um vrus da gripe humana, criando, desse modo, um novo vrus. b) A alterao do vrus pode ocorrer com uma dupla infeco e, assim, a chance de ocorrncia de uma mutao maior. c) O grande consumo de carne de frango preocupante porque a transmisso se d por via direta, ou seja, pela ingesto de carne contaminada. d) Os pacientes podem ser tratados com antivirais, mas at agora no se tem uma vacina para combate ao vrus. QUESTO 20 (Descritor: interpretar a ao de microrganismos patognicos na fisiologia humana.) Assunto: Doenas bacterianas

O esquema acima mostra a ao da bactria Clostridium botulinum em um indivduo. Sobre esta ao, CORRETO afirmar que a) o botulismo uma forma de intoxicao alimentar que afeta as sinapses nervosas, interferindo na transmisso do impulso nervoso. b) o botulismo provoca a paralisia dos msculos devido falta de estmulo para sua contrao. c) as bactrias ingeridas sero absorvidas pelo sistema digestrio, cairo no sangue e atingiro o sistema nervoso e muscular. d) o alimento contaminado ainda no solo por esporos ultra-resistentes, e quando em anaerobiose, o microrganismo se modifica e comea a produzir a toxina. QUESTO 21 (Descritor: identificar, atravs de figura do corpo humano, a ao de doenas parasitrias.) Assunto: Protozoozes Observe o ciclo da malria representado abaixo:

Sobre a doena, correto afirmar, EXCETO: a) O grupo 1 representa as formas esporozotas presentes na saliva da fmea do mosquito.

b) Os grupos 1, 2 e 3 tero o desenvolvimento paralisado caso os indivduos sejam vacinados. c) O grupo 3 indica as formas merozotas que participam do ciclo eritroctico. d) O grupo 4 indica a fase sexuada do ciclo, logo, o mosquito o hospedeiro definitivo. QUESTO 22 (Descritor: analisar a importncia de hbitos de higiene e vigilncia epidemiolgica em hospitais para preveno de infeces.) Assunto: Fungos A alta incidncia das doenas fngicas no Brasil, conseqente de questes como o uso inadequado de antimicrobianos e a grande quantidade de procedimentos invasivos realizados nos hospitais, indicaram a necessidade de mudanas na teraputica das infeces fngicas a fim de que novas drogas proporcionem aos pacientes melhor segurana e eficcia do que as existentes at ento. (Revista Prtica Hospitalar ano VI n 31). Sobre as doenas causadas por fungos em regies hospitalares correto afirmar que, EXCETO: a) As infeces hospitalares ocorrem em sua maioria por causa de fungos oportunistas como a Cndida. b) As doenas ocorrem por que o equilbrio entre o microrganismo e os mecanismos de defesa anti-infecciosa dos pacientes rompido. c) O emprego de antibiticos de forma controlada em hospitais diminui o nmero de fungos e de bactrias nos indivduos. d) Instrumentos hospitalares podem servir como fmites na transmisso de fungos que podem ser patognicos. QUESTO 23 (PAES 2007 2 ETAPA - TRINIO 2006-2008) (Descritor: analisar os procedimentos para a preveno das doenas infecciosas e parasitrias mais freqentes no Brasil.) Assunto: Doenas - Verminoses Hbitos e comportamentos esto imensamente relacionados disseminao de microrganismos. A figura a seguir refere-se ao ciclo de um patgeno amplamente distribudo no Brasil. Analise-a.

Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA. a) O clima local no interfere na transmisso da doena contemplada na figura. b) Na referida doena, o hospedeiro definitivo e o intermedirio pertencem mesma espcie.

c) Indivduo transmissor do patgeno e indivduo infectado podem ser a mesma pessoa. d) O agente causador da doena, na sua forma adulta, hermafrodita.

QUESTO 24 ( Assunto: Origem da Vida Um dos primeiros cientistas a formular idias sobre a origem da vida foi o bioqumico russo Alexander Oparin, que em 1936, props um modelo de como a vida poderia ter surgido. Apesar da evoluo do conhecimento cientifico, suas idias continuam sendo discutidas at hoje. A respeito deste assunto, assinale o que for correto. I) Oparin afirmava que a crosta terrestre teria aparecido h mais ou menos 2,5 bilhes de anos; acredita-se hoje que isso tenha acontecido h mais ou menos 4 bilhes de anos. II) Oparin sugeriu que polmeros, como os proteinides ou os cidos nuclicos primitivos, teriam se formado na argila, que ento teria agido como catalisadora. III) Oparin afirmava que a atmosfera primitiva era composta de amnia, metano, hidrognio e vapor de gua, e que no havia nem oxignio nem nitrognio. IV) Oparin sugeriu que as primeiras molculas de RNA, provavelmente genes primitivos, teriam sido fabricadas na argila, e que o calor da crosta terrestre, ou do Sol, ou ainda, a radiao ultravioleta, teria funcionado como fonte de energia. Esto CORRETAS a) I, II e III, apenas. b) I e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas.

You might also like