You are on page 1of 9

FISCOSoft Impresso

Impresso gerada em 20/10/2011

Referncias
Publicado em nosso site em 26/06/2009

Introduo Holding - Aspectos gerais - Roteiro de Procedimentos Roteiro - Federal - 2009/3787 Sumrio Introduo I - Definio II - Previso legal III - Controladoras, controladas e coligadas IV - Espcies de holdings V - Vantagens e desvantagens da utilizao de empresas holding VI - Tipo societrio VI.1 - Sociedades limitadas e annimas VI.2 - Holding pura e classificao como sociedade simples ou empresria VII - Sociedades que acumulam as posies de holding e subsidiria VIII - Otimizao das holdings IX - Imposto de Renda IX.1 - Integralizao de capital em bens e direitos IX.2 - Avaliao de investimentos pela equivalncia patrimonial IX.3 - Tributao dos resultados apurados pela holding IX.4 - Recebimento de lucros e dividendos pela holding IX.5 - Capitalizao de Lucros ou Reservas IX.6 - Distribuio de lucros e dividendos pela holding IX.7 - Juros sobre capital prprio - Pagamento a titular, scios ou acionistas IX.8 - Contratos de mtuo na holding IX.9 - Diferimento de despesas financeiras IX.9.1 - Adio ao IRPJ e CSLL IX.9.2. Controle contbil IX.9.3. Integrao ao custo X - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL XI - PIS/PASEP e COFINS XII - Holding Familiar XIII - Aspectos societrios XIV - Atos submetidos ao Cade XV - Dissoluo As holdings surgiram no pas em 1976, por meio da Lei n 6.404, conhecida como Lei das S/A. A sua legitimao encontra-se no pargrafo 3 do artigo 2 da mencionada lei, ao prever que "a companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades". Em sntese, a funo de uma holding participar de outras sociedades, com o fim de controla-las. Dentre as diversas razes para sua criao, podem se destacar (OLIVEIRA, 1995, p. 27):
- representar o acionista controlador no comando das empresas de sociedades annimas de capital aberto, as quais so caracterizadas, atualmente, por extrema complexidade; - simplificar as solues referentes a patrimnios, heranas e sucesses familiares, atravs do artifcio estruturado e fiscal de uma holding; - atuar como procuradoras de todas as empresas do grupo empresarial junto a rgos de governo, entidades de classe e, principalmente, instituies financeiras, reforando seu poder de barganha e sua prpria imagem; facilitar a administrao do grupo empresarial, especialmente quando se considera uma holding autntica; - facilitar o planejamento fiscal-tributrio; e - otimizar a atuao estratgica do grupo empresarial, principalmente na consolidao de vantagens competitivas reais e sustentadas.

Regra geral, so objetivos de uma empresa holding (OLIVEIRA, 1995, p. 19):


- resguardar os interesses de seus acionistas, atravs da interao em vrias empresas e negcios; - agir como acionista principal das empresas afiliadas, podendo, inclusive, ter a gesto administrativa dos negcios; administrar o portflio de investimentos do grupo empresarial; - prestar servios centralizados s empresas do grupo, atuando, neste caso, como o embrio de uma administrao corporativa; e - representar o grupo empresarial de forma estruturada e homognea, principalmente a partir da consolidao de um

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso
conjunto de polticas de atuao administrativa.
investimentos em sociedades coligadas e controladas e sobre os procedimentos para elaborao e divulgao das

Neste Roteiro sero analisados os principais aspectos relacionados s holdings. I - Definio

demonstraes contbeis consolidadas.

Fundamentao: arts. 2, 3, e 243, 2, da Lei n 6.404/1976. III - Controladoras, controladas e coligadas

A expresso "holding" de origem inglesa, formada a partir do prefixo "hold", que entre outros, significa "controlar". Portanto, holding uma sociedade que controla outras sociedades. Observa-se que a holding no uma espcie societria, mas apenas uma caracterstica da sociedade, qual seja, a de controlar outras sociedades. Atente-se ainda que a holding o contrrio da sociedade subsidiria. Esta controlada por aquela. A holding a sociedade controladora, figura no plo ativo, enquanto a subsidiria no plo passivo. II - Previso legal Conforme a Lei das S/A, a companhia pode ter por objeto participar de outras sociedades. Ainda que no prevista no estatuto, a participao facultada como meio de realizar o objeto social, ou para beneficiar-se de incentivos fiscais. Nesta seara, ainda previsto que:
Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

Em diversas outras passagens da Lei das S.A. tambm possvel constatar a meno s sociedades controladoras, prevendo este diploma, inclusive, obrigaes especficas s mesmas. O Cdigo Civil (Lei n 10.406/2002) tambm faz meno s holdings entre os artigos 1.097 a 1.101, bem assim a Comisso de Valores Mobilirios - CVM, por meio da Instruo n 247/96, especificando, inclusive, duas novas formas de controlada, a saber: a) filial, agncia, sucursal, dependncia ou escritrio de representao no exterior, sempre que os respectivos ativos e passivos no estejam includos na contabilidade da investidora, por fora de normalizao especfica; e b) sociedade na qual os direitos permanentes de scio, estejam sob controle comum ou sejam exercidos mediante a existncia de acordo de votos, independentemente do seu percentual de participao no capital votante.
Nota:
A Instruo CVM n 247 dispe sobre a avaliao de

Para melhor compreenso em relao s questes de controle societrio, se faz importante destacar alguns conceitos legais. Antes, no entanto, importante esclarecer que esta matria sofreu alteraes com a Medida Provisria n 449, de 03.12.2008, posteriormente convertida na Lei n 11.941, de 27.05.2009. Diante da alterao legislativa, passamos a ter: a) sociedade controladora (holding): aquela que "diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scios que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores" da sociedade controlada (subsidiria); b) sociedade controlada (subsidiria): aquela "na qual a controladora, diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores"; c) sociedades coligadas: "so coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influncia significativa". A novidade trazida pela Lei n 11.941 refere-se s sociedades coligadas. Anteriormente, era previsto que "so coligadas as sociedades quando uma participa, com 10% (dez por cento) ou mais, do capital da outra, sem control-la". A nova definio, substituiu o critrio do percentual de participao pela "influncia significativa". Todavia, cabe observar que a prpria Lei das S/A buscou conceituar o que seria "influncia significativa". Conforme previsto, "considera-se que h influncia significativa quando a investidora detm ou exerce o poder de participar nas decises das polticas financeira ou operacional da investida, sem control-la." Ainda foi estabelecido que " presumida influncia significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem control-la." Essa novidade, todavia, aplica-se somente s sociedades reguladas pela Lei das S/A, ou seja, s sociedades por aes ou s sociedades de grande porte (art. 3 da Lei n 11.638/2007). Em relao s demais sociedades, reguladas pelo Cdigo Civil (Lei n 10.406, de 10.01.2002) permanece a definio deste diploma, que estava em consonncia com a antiga redao da Lei das S/A. Ou seja, para as demais

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso sociedades, considera-se coligada "a sociedade de cujo capital outra sociedade participa com dez por cento ou mais, do capital da outra, sem control-la". No mbito do Cdigo Civil, ainda encontramos a figura da simples participao, presente quando a sociedade de cujo capital outra sociedade possua menos de 10% (dez por cento) do capital com direito de voto (Art. 1.100 do CC/2002). Nestas no h preocupao de controle, mas apenas de investimento. Essa definio, entrento, se aplica somente s demais sociedades. No mbito da Lei das S/A, a "simples participao" estar presente quando a participao no se enquadrar nas demais definies (controle ou coligao). Voltando ao Cdigo Civil, cabe observar que este diploma tambm define a situao de controle, em sintonia Lei das S/A, conforme se verifica do dispositivo a seguir transcrito:
Art. 1.098. controlada: I - a sociedade de cujo capital outra sociedade possua a maioria dos votos nas deliberaes dos quotistas ou da assemblia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores; II - a sociedade cujo controle, referido no inciso antecedente, esteja em poder de outra, mediante aes ou quotas possudas por sociedades ou sociedades por esta j controladas.

conhecidas como holdings operativas. So previstas ainda outras classificaes de holdings. Dentre elas, a holding familiar, da qual ser dispensado um tpico especfico (tpico XII). V - Vantagens e desvantagens da utilizao de empresas holding Neste tpico, como o prprio nome induz, sero especificadas algumas vantagens e desvantagens na utilizao de empresas holding. Para tanto, ser utilizada a relao elaborada pelo mestre OLIVEIRA (1995, p. 27 a 29). Primeiramente, vamos as vantagens:
a. Quanto aos aspectos econmico-financeiros, os executivos podem visualizar as seguintes vantagens de uma empresa holding: maior controle acionrio com recursos reduzidos, principalmente quando se consideram as vrias atividades corporativas que podem ser centralizadas. Esta vantagem se evidencia principalmente na holding mista; - custo menores pela possibilidade de melhor interao das atividades operacionais entre as empresas controladas; - reduo nas dificuldades de fuso e incorporao pela administrao mais interativa entre as empresas controladas; - isolamento das dvidas das afiliadas, pois cada empresa pode ter sua vida prpria; - expanso dos negcios rentveis apesar do insucesso de

Nota:
O Cdigo Civil utiliza o termo "coligada", ao mesmo tempo como gnero, do qual se enquadram as sociedades controladas, filiadas, ou de simples participao, bem como espcie desse grupo, como sinnimo de filiada. Neste Roteiro, todavia, quando mencionado o termo coligada, nos referimos espcie.

outras associadas, pois cada empresa afiliada pode ser considerada um caso isolado; - concentrao do poder econmico do acionista controlador na holding que corresponde a uma situao resultante da prpria existncia de uma empresa holding; e - maximizao da garantia na aplicao de capital, se todas as empresas forem lucrativas, principalmente quando existe a abordagem financeira do caixa nico. b. Quanto aos aspectos administrativos, as principais vantagens que os executivos podem identificar so: - flexibilidade e agilidade nas transferncias e alocaes de recursos dentro do grupo, sem necessidade de ouvir os scios e/ou acionistas minoritrios; - enxugamento das estruturas ociosas das sociedades afiliadas, relativamente queles servios comuns a todo o grupo, principalmente no caso de holding mista; - centralizao de alguns trabalhos, com possibilidade de reduo das despesas operacionais; - maior poder de negociao na obteno de recursos financeiros e nos negcios com terceiros; - uniformidade administrativa e de procedimento de rotina em todas as empresas afiliadas; - centralizao das decises financeiras, o que aumenta o poder de barganha das empresas;

Por fim, faz-se importante destacar que o atendimento aos mencionados requisitos imprescindvel para conceituao da sociedade como controladora ou controlada, no sendo admitido outras condies para tal definio. Fundamentao: art. 243, 1 e 2, da Lei n 6.404/1976; art. 1.097 a 1.100 da Lei n 10.406/2002. IV - Espcies de holdings A doutrina divide as holdings basicamente em duas espcies. Conforme Borba (2004, p. 49): a) Holdings puras: so aquelas "que no tm nenhuma outra atividade que no seja a de controlar sociedades". Suas receitas sero oriundas exclusivamente de lucros e dividendos derivados de suas participaes societrias. b) Holdings mistas: so aquelas que "alm das atividades de controle, desenvolvem operaes de natureza diversa (comerciais, industriais, financeiras)". So tambm FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso
- centralizao de diretrizes e decises do grupo empresarial; - descentralizao de tarefas de execuo. c. Quanto aos aspectos legais, os executivos podem considerar as seguintes vantagens principais, que podem contribuir para a otimizao de seu planejamento fiscal e tributrio: - melhor tratamento de exigncias setoriais (considerando setores especficos da economia); - melhor tratamento de exigncias regionais. d. Quanto aos aspectos societrios, as vantagens mais evidentes so: - ter confinamento dos possveis conflitos familiares e societrios exclusivamente dentro da empresa holding; e - maior facilidade na transmisso de heranas. Nota:
Ver subtpico VI.2.

VI - Tipo societrio J foi dito que holding no espcie societria. Dessa forma, a sociedade controladora deve-se constituir de acordo com uma das formas existentes, a saber: a) Sociedade simples (Art. 997 e seguintes da Lei n 10.406/2002);

Em relao s desvantagens, destacam-se:


a. Quanto aos aspectos financeiros, as principais desvantagens que podem ocorrer so: - no poder usar prejuzos fiscais (no caso de holding pura); - ter maior carga tributria se no existir adequado planejamento fiscal; - ter tributao de ganho de capital na venda de participaes; - ter maior volume de despesas com funes centralizadas, o que pode provocar problemas dos sistemas de rateio; - ter imediata compensao de lucros e perdas das investidas, pela equivalncia patrimonial; e - ter diminuio da distribuio de lucros. b. Quanto aos aspectos administrativos, os executivos podem considerar a ocorrncia das seguintes desvantagens: - ter elevada quantidade de nveis hierrquicos, o que aumenta o risco inerente qualidade e agilidade do processo decisrio; e - no ter adequado nvel de motivao nos diversos nveis hierrquicos, pela perda de responsabilidade e autoridade, provocado pela maior centralizao do processo decisrio. c. Quanto aos aspectos legais, os principais aspectos a serem considerados pelos executivos so: ter dificuldades em operacionalizar os tratamentos

b) Sociedade limitada (Art. 1.052 e seguintes da Lei n 10.406/2002); c) Sociedade em comandita por aes (Arts. 1.090 a 1.092 da Lei n 10.406/2002 e Arts. 280 a 284 da Lei n 6.404/1976); d) Sociedade annima - capital aberto (Arts. 1.088 e 1.089 da Lei n 10.406/2002 e Art. 4 da Lei n 6.404/1976); e) Sociedade annima - capital fechado (Arts. 1.088 e 1.089 da Lei n 10.406/2002 e Art. 4 da Lei n 6.404/1976).
VI.1 - Sociedades limitadas e annimas

diferenciados dos diversos setores da economia; e - ter problemas em operacionalizar as diversas situaes provocadas pelas diferenas regionais. d. Quantos aos aspectos societrios, a principal

desvantagem que pode ocorrer pela criao de uma empresa holding : - consolidar o tratamento dos aspectos familiares "entre quatro paredes", criando uma situao irreversvel e altamente problemtica.

Entre as diversas espcies societrias, as mais comuns so as limitadas e as sociedades annimas. A escolha de uma forma ou outra deve ser precedida de muita anlise, levando em considerao os objetivos intentados com a holding, bem assim a filosofia adotada pela empresa controladora. Para os defensores da sociedade limitada, verificam-se como caractersticas positivas a responsabilidade limitada e a dispensa de publicao obrigatria de balanos. Esta dispensa, alm de torn-la economicamente mais vivel, evita a exposio decorrente da publicao obrigatria de demonstraes. Estas caractersticas tornam esse tipo societrio prefervel pelos pequenos e mdios empresrios, verificando-se, todavia, sua utilizao por grandes empresas que no tm a inteno de se abrir ao mercado. As sociedades annimas tm sido o modelo adotado em regra pelas empresas de grande porte, em decorrncia de sua estrutura organizacional complexa e ordenada, prpria dos negcios que exigem regras e controles mais rgidos e mais impessoais. Tem se observado, tambm, a opo por este modelo por pequenas e mdias empresas, principalmente pela imagem de grande empresa que esta sociedade sugere. Ou seja, por razes psicolgicas, como ensina Borba. (2004, p. 49).
VI.2 - Holding pura e classificao como sociedade simples ou empresria

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso Tem se indagado se uma holding pura seria uma sociedade simples ou empresria. Lembra-se que as holdings puras so aquelas que no tm nenhuma outra atividade que no seja a de controlar sociedades. Conforme o Cdigo Civil, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio; e, simples, as demais. Ou seja, so empresrias aquelas que possuem o elemento de empresa e simples as demais, salvo excees expressas na lei. De acordo com Borba (2004, p. 49), a atividade de controle em si mesma poder no contar com uma organizao. O autor assevera, no entanto, que "se as sociedades controladas so empresrias, a holding que as controla encontra-se envolvida, de forma indireta, naquelas mesmas atividades, devendo, ento, por afinidade, ganhar idntica condio de sociedade empresria". Dessa forma, finaliza o jurista, que "a atividade da subsidiria representa, pois, uma forma indireta da atividade da holding, da resultando a caracterizao desta como simples ou empresria, de acordo com a qualificao de suas subsidirias". Essa classificao, no entanto, no unnime. Muitos juristas consideram as holdings puras como sociedades simples, por lhe faltar o elemento de empresa. Asseveram esses autores que se prevalecer o entendimento da afinidade, pode-se considerar que todo scio empresrio. No obstante essa discusso, conforme determina o Cdigo Civil, independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes. Dessa forma, se a holding for constituda por meio de uma sociedade por aes, independentemente das sociedades que esta controla, sua natureza ser sempre empresria. Fundamentao legal: Art. 982 da Lei n 10.406/2002. VII - Sociedades que acumulam as posies de holding e subsidiria H de se destacar que determinadas sociedades podem se revestir de forma concomitante como holding e subsidiria. Isso acontece quando a holding controla sociedades subsidirias que, por sua vez, controlam outras sociedades. A ttulo de exemplo, podemos considerar a empresa mega que controla a empresa Delta. Este controle confere a esta empresa a condio de controlada. Observa-se, entretanto, que a empresa Delta controladora da empresa Beta. Verifica-se, assim, que a empresa Delta uma sociedade subsidiria em relao empresa mega; e uma holding em relao empresa Beta. O Cdigo Civil, todavia, no faz essa distino, utilizando a terminologia "controlada" para ambos os casos. Fundamentao: Art. 1.098 da Lei n 10.406/2002. VIII - Otimizao das holdings Mais uma vez utilizando as lies de Oliveira (1995, p. 28), apresentamos as seguintes sugestes para otimizar a funcionalidade da holding:
a. analisar a efetiva necessidade de uma empresa holding; b. criar o tipo certo de holding; c. ter a equipe administrativa correta; d. no incorrer nos erros de planejamento fiscal e de administrao financeira o que pode provocar srios problemas quando carga tributria; e. ter otimizada anlise da estrutura organizacional; f. ter abordagem dos assuntos legais que otimize as interaes da empresa holding, em nvel setorial, regional, nacional ou internacional; g. desenvolver a empresa holding de forma interagente para com os diversos negcios e executivos envolvidos, pois, se este trabalho for desenvolvido de maneira distanciada, pode consolidar uma srie de problemas desagradveis.

IX - Imposto de Renda Nos subtpicos a seguir sero analisadas algumas questes tributrias relativas s sociedades holdings.
IX.1 - Integralizao de capital em bens e direitos

A) Por pessoas fsicas As pessoas fsicas podero transferir a pessoas jurdicas, a ttulo de integralizao de capital, bens e direitos, pelo valor constante da respectiva declarao de bens ou pelo valor de mercado. Se a transferncia for feita pelo valor constante da declarao de bens, as pessoas fsicas devero lanar nesta declarao as aes ou quotas subscritas pelo mesmo valor dos bens ou direitos transferidos. Quando a transferncia no se fizer pelo valor constante da declarao de bens, a diferena a maior ser tributvel como ganho de capital pela pessoa fsica. B) Por pessoas jurdicas O capital social da sociedade poder ser formado com contribuies em dinheiro ou em qualquer espcie de bens suscetveis de avaliao em dinheiro. No caso de integralizao em bens, a sua avaliao ser feita por 3 (trs) peritos ou por empresa especializada, nomeados em assemblia geral dos subscritores, convocada pela imprensa e presidida por um dos fundadores, instalando-se em primeira convocao com a presena de subscritores que representem metade, pelo menos, do capital social, e em segunda convocao com qualquer nmero.

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso Fundamentao legal: Art. 132 do Decreto n 3.000/1999; Art. 4 da Lei n 9.959/2000.
IX.2 - Avaliao de investimentos pela equivalncia patrimonial IX.4 - Recebimento de lucros e dividendos pela holding

A legislao do imposto de renda determina que sero avaliados pelo valor de patrimnio lquido, ou seja, pela equivalncia patrimonial, os investimentos relevantes da pessoa jurdica em sociedades controladas, assim entendidas aquelas na qual a controladora, diretamente ou atravs de outras controladas, titular de direitos de scios que lhe assegurem, de modo permanente, preponderncia nas deliberaes sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
Nota:
Considera-se relevante o investimento: a) em cada sociedade coligada ou controlada, se o valor contbil igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor do patrimnio lquido da pessoa jurdica investidora; b) no conjunto das sociedades coligadas e controladas, se o valor contbil igual ou superior a 15% (quinze por cento) do valor do patrimnio lquido da pessoa jurdica investidora.

H de se destacar, todavia, que essa previso se embasava na antiga redao da Lei das S/A, alterada pelas Leis ns 11.638 e 11.941. Atualmente, a Lei das S/A no mais vincula a obrigatoriedade da equivalncia patrimonial somente aos "investimentos relevantes". Em face da nova disciplina, a equivalncia patrimonial dever ser aplicada a todos "os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que faam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum". As regras tributrias sobre avaliao de investimentos esto dispostas entre os artigos 384 a 391 do RIR/99 (Decreto n 3.000/99). Fundamentao: Art. 384 do Decreto n 3.000/1999.
IX.3 - Tributao dos resultados apurados pela holding

Em relao ao investimento avaliado pelo valor de patrimnio lquido, os lucros ou dividendos distribudos pela controlada devero ser registrados pela holding como diminuio do valor do patrimnio lquido do investimento. Dessa forma, no influenciaro as contas de resultado. Essa regra no se aplica, no entanto, aos rendimentos que forem apurados em balano da controlada levantado em data posterior da ltima avaliao do investimento na holding, que devero ser creditados conta de resultados desta, no sendo computados na determinao do lucro real. Quando o investimento no for avaliado pelo valor do patrimnio lquido, deve permanecer registrado pelo custo de aquisio, corrigido monetariamente at 31.12.1995, e o recebimento de lucros ou dividendos por ele produzido integrar o lucro operacional, devendo ser registrado a crdito de conta de resultado, podendo ser excludo do lucro lquido para fins de determinao do lucro real. Os lucros ou dividendos recebidos pela pessoa jurdica, em decorrncia de participao societria avaliada pelo custo de aquisio, adquirida at 6 (seis) meses antes da data da respectiva percepo, sero, entretanto, registrados pela holding como diminuio do valor do custo e no influenciaro as contas de resultado. Fundamentao: Arts. 379, 380 e 388, 1 e 2, do Decreto n 3.000/1999.
IX.5 - Capitalizao de Lucros ou Reservas

Na holding pura, que no tem nenhuma outra atividade que no seja a de controlar outras sociedades, suas receitas sero oriundas exclusivamente de lucros e dividendos derivados de suas participaes societrias. Neste sentido, como se constatar em tpico especfico, esses valores no sofrero tributao pela sociedade controladora. Em relao s holding mistas, que alm das atividades de controle, desenvolvem operaes de natureza diversa, bem assim no que tange aos ganhos de capital, sero aplicveis as regras tributrias especficas para o regime escolhido pela controladora (lucro real, presumido ou arbitrado). FISCOSoft On Line

As aes ou quotas bonificadas, recebidas sem custo pela pessoa jurdica, no importaro modificao no valor pelo qual a participao societria estiver registrada no ativo, nem sero computadas na determinao do lucro real. As participaes societrias decorrentes de incorporao de lucros ou reservas tributadas na forma do art. 35 da Lei n 7.713/1988, e de lucros ou reservas apurados no ano-calendrio de 1993 e a partir de 1996, no caso de investimentos avaliados pelo custo de aquisio, sero registradas tomando-se como custo o valor dos lucros ou reservas capitalizados pela controlada que corresponderem participao da controladora. A contrapartida do registro contbil, na holding, no ser computada na determinao do lucro real. Fundamentao: Arts. 381 a 383 do Decreto n 3.000/1999.
IX.6 - Distribuio de lucros e dividendos pela holding

Os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do ms de janeiro de 1996, pagos ou

FISCOSoft Impresso creditados pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro real, no esto sujeitos incidncia do imposto de renda na fonte, nem integram a base de clculo do imposto do beneficirio, pessoa fsica ou jurdica, domiciliado no pas ou no exterior. De forma semelhante, esto isentos do imposto de renda os lucros ou dividendos pagos ou creditados pelas pessoas jurdicas tributadas com base no lucro presumido. Essa no-incidncia alcana os valores distribudos, aps o encerramento do trimestre, at o valor da base de clculo do IRPJ, deduzido dos seguintes tributos devidos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP e COFINS. Essa limitao no se aplica, entretanto, se a empresa mantiver escriturao contbil e apurar lucro lquido, aps a deduo do IRPJ, em valor superior. Fundamentao: Arts. 654, 662 e 666 do Decreto n 3.000/1999; Art. 9, XVI, da Instruo Normativa SRF n 15/2001.
IX.7 - Juros sobre capital prprio - Pagamento a titular, scios ou acionistas

A pessoa jurdica poder deduzir, para efeitos de apurao do lucro real, os juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, scios ou acionistas, a ttulo de remunerao do capital prprio, calculados na forma do artigo 347 do RIR/99. Portanto, a sociedade subsidiria que efetue pagamento ou crdito de juros sociedade controladora (holding) poder deduzir tais valores na apurao do lucro real. Observa-se que esses juros esto sujeitos ao imposto na fonte, alquota de 15% (quinze por cento), na data do pagamento ou crdito. Se o rendimento for pago ou creditado a holding estabelecida em pas que no tribute a renda ou que a tribute alquota mxima inferior a 25% (vinte e cinco por cento), conhecido como "paraso fiscal", a reteno ser calculada com base na alquota de 25%. Fundamentao: Arts. 347, 668 e 685, II, "b", do Decreto n 3.000/1999.
IX.8 - Contratos de mtuo na holding

queles pagos pela mutuante, essa parte excedente ao valor cobrado da mutuaria, poder ser considerado como despesa no necessria, indedutvel do imposto de renda. Veja o exemplo: Controladora contrata emprstimo de R$ 10.000,00 a juros de 3% ao ms de instituio financeira. Em seguida, repassa esse valor a sua controlada. Neste contrato de mtuo entre controladora e controlada ser cobrado juros de 1% ao ms. Neste caso, em relao aos juros pago pela controladora instituio financeira, ser considerado dedutvel do imposto somente a parcela correspondente a 1%, haja vista que o restante pago ser considerado como despesa no necessria. Outra questo importante a ser destacada refere-se tributao dos rendimentos auferidos com o contrato de mtuo. Desde 1.01.2005, nas operaes de mtuo entre controlada e controladora, a tributao dos rendimentos pelo imposto de renda passou a observar alquotas regressivas, de acordo com o prazo do contrato. Dessa forma, o imposto a ser retido ser determinado mediante as seguintes alquotas: a) 22,5% (vinte e dois inteiros e cinco dcimos por cento), em aplicaes com prazo de at 180 (cento e oitenta) dias; b) 20% (vinte por cento), em aplicaes com prazo de 181 (cento e oitenta e um) dias at 360 (trezentos e sessenta) dias; c) 17,5% (dezessete inteiros e cinco dcimos por cento), em aplicaes com prazo de 361 (trezentos e sessenta e um) dias at 720 (setecentos e vinte) dias; d) 15% (quinze por cento), em aplicaes com prazo acima de 720 (setecentos e vinte) dias.
Nota:
At 31.12.2004, sobre tais rendimentos era aplicada a alquota nica de 20% (vinte por cento).

Nota:
Para saber mais sobre a tributao das aplicaes financeiras, veja nosso Roteiro - Federal - 2007/3175.

Fundamentao: Arts. 299, 729 e 770 do Decreto n 3.000/1999; Art. 1 da Lei n 11.033/2004; Arts. 3 e 8 da Instruo Normativa SRF n 487/2004.
IX.9 - Diferimento de despesas financeiras

muito comum no relacionamento entre controladora e controlada a existncia de contratos de mtuo. Neste ponto, entendemos importante destacar duas questes. A primeira, em relao dedutibilidade dos juros pagos ou incorridos pelo contribuinte na hiptese deste repassa-los a outra empresa. Regra geral, como estabelece a legislao tributria, os juros so dedutveis, como custo ou despesa operacional. Entretanto, se o repasse do emprstimo for realizado sem a cobrana de juros ou em parcela inferior

Conforme prev o artigo 31 da Lei n 11.727, de 23.06.2008, a pessoa jurdica que tenha por objeto exclusivamente a gesto de participaes societrias (holding), poder diferir o reconhecimento das despesas com juros e encargos financeiros pagos ou incorridos relativos a emprstimos contrados para financiamento de investimentos em sociedades controladas. O diferimento tem por objetivo postergar o reconhecimento de um evento para um momento futuro. Com isso, em vez de se deduzir essas despesas no momento em que incorridas, sua deduo da base de clculo do IRPJ e da CSLL ser 7

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso efetuada em um momento posterior. Importa destacar que o diferimento aplica-se somente: a) aos juros e encargos financeiros com emprstimos contrados para financiamento de investimentos em outras sociedades. Eventuais gastos financeiros que no tenham esta natureza no esto abrangidos pelo diferimento. b) s holdings "puras", ou seja, constitudas exclusivamente para a gesto de participaes societrias. No esto abrangidas, as holdings "mistas", que alm das atividades de controle, desenvolvem operaes de natureza diversa (comerciais, industriais, financeiras).
IX.9.1 - Adio ao IRPJ e CSLL

que esto sujeitas as demais pessoas jurdicas, de acordo com o regime tributrio adotado. A mesma regra aplicada ao imposto de renda tambm se aplica CSLL em relao aos rendimentos auferidos em decorrncia das participaes societrias, ou seja, no sero tributados. Fundamentao: Arts. 3 e 20 da Instruo Normativa SRF n 390/2004. XI - PIS/PASEP e COFINS Normalmente ser a incidncia do PIS/PASEP e da COFINS em relao s receitas auferidas pelas holdings. Destaca-se somente que no se inclui no clculo das contribuies a parcela relativa s receitas decorrentes das participaes societrias. Neste sentido, considerando uma holding pura, em que suas receitas so exclusivamente oriundas das participaes societrias, no h o que se falar em incidncia da COFINS e do PIS/PASEP. Lembra-se que as receitas financeiras e de aluguis, por exemplo, so tributadas normalmente por essas contribuies.
Nota:
Foram reduzidas a 0 (zero) as receitas financeiras auferidas pelas pessoas jurdicas sujeitas incidncia no-cumulativa das contribuies (Decretos ns 5.442/2005 e 5.164/2004).

No momento em que a despesa incorrida, h a necessidade de seu reconhecimento na escrita contbil da holding. o que estabelece o princpio contbil da competncia. O diferimento no tem o condo de alterar as regras contbeis, ou seja, o registro das despesas financeiras deve ser efetuado no momento em que incorrida. Dessa forma, para que o diferimento tenha aplicabilidade, essas despesas financeiras devero ser adicionadas ao lucro lquido para fins de determinao do lucro real e da base de clculo da CSLL. A adio ser controlada em livro extra-contbil, que no caso do imposto de renda, chamado de Lalur (Livro de Apurao do Lucro Real). Lembramos que a adio efetuada na parte A do Lalur, e controlada em sua parte B.
IX.9.2. Controle contbil

Para um melhor controle do diferimento, foi estabelecido que as despesas financeiras devem ser contabilizadas individualizadamente por controlada, de modo a permitir a identificao e verificao em separado dos valores diferidos por investimento. A holding dever ter, portanto, uma conta especfica de despesas financeiras para cada controlada.
IX.9.3. Integrao ao custo

Fundamentao: Art. 3, 2, II, da Lei n 9.718/1998; Art. 1, 3, V, "b", da Lei n 10.637/2002; Art. 1, 3, V, "b", da Lei n 10.833/2003. XII - Holding familiar Certamente vocs j ouviram falar em holding familiar. Elas so usadas principalmente com o objetivo de facilitar a administrao dos bens e a sucesso hereditria, garantindo a manuteno do conglomerado de empresas em poder dos descendentes do sucessor. A preocupao com os negcios da famlia, bem assim a sua continuidade, tem levado muitas pessoas a constiturem holdings familiares. Essa medida visa principalmente evitar possveis mudanas de filosofia na gesto dos negcios, advindas em decorrncia dos diferentes perfis dos herdeiros, impedindo, inclusive, que problemas familiares atinjam os negcios. Por meio da holding, o sucessor pode garantir a todos o devido direito herana, sem prejudicar o andamento dos negcios da famlia. Para tanto, basta atribuir poderes de voto aos herdeiros mais responsveis, ou que estejam em sintonia com a filosofia que vem sendo adotada pela empresa. Aos demais herdeiros ser permitido o acesso aos proventos gerados pelos negcios, sem participarem de suas 8

O valor registrado das despesas financeiras integrar o custo do investimento para efeito de apurao de ganho ou perda de capital na alienao ou liquidao do investimento. As despesas diferidas, portanto, s sero reconhecidas para efeitos tributrios no momento de alienao ou liquidao do investimento. Enquanto o bem integrar o patrimnio da holding, essas despesas devero ser mantidas no Lalur. X - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL De forma semelhante ao imposto de renda, aos resultados apurados pela holding sero aplicveis as mesmas regras a

FISCOSoft On Line

FISCOSoft Impresso decises. Na constituio da holding familiar deve-se levar em considerao as mesmas preocupaes levantadas no subtpico VI.1 em relao escolha do tipo societrio (S/A ou limitada), de acordo com os interesses e objetivos intentados com sua criao. Faz-se fundamental na elaborao do estatuto ou do contrato social, conforme o caso, tambm considerar os interesses buscados com a holding. Para fins de integralizao dos bens na holding familiar, veja os comentrio feitos no subtpico IX.1. XIII - Aspectos societrios Como j mencionado, a Lei das S/A, em diversas passagens, refere-se s sociedades controladoras. Essas questes esto principalmente dispostas em seu Captulo XX (Arts. 243 a 264), que trata especificamente das sociedades coligadas, controladoras e controladas. Este Captulo est dividido nas seguintes sees: a) Informaes no Relatrio da Administrao b) Participao Recproca c) Responsabilidade dos Administradores e das Sociedades Controladoras d) Demonstraes Financeiras e Subsidiria Integral f) Alienao de Controle g) Aquisio de Controle Mediante Oferta Pblica h) Incorporao de Companhia Controlada XIV - Atos submetidos ao Cade Os atos, sob qualquer forma manifestados, que possam limitar ou de qualquer forma prejudicar a livre concorrncia, ou resultar na dominao de mercados relevantes de bens ou servios, devero ser submetidos apreciao do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econmica). Incluem-se nesses atos aqueles que visem a qualquer forma de concentrao econmica, seja atravs de fuso ou incorporao de empresas, constituio de sociedade para exercer o controle de empresas ou qualquer forma de agrupamento societrio, que implique participao de empresa ou grupo de empresas resultante em 20% (vinte por cento) de um mercado relevante, ou em que qualquer dos participantes tenha registrado faturamento bruto anual no ltimo balano equivalente a R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhes de reais). As normas aplicveis ao controle exercido pelo Cade esto especificadas na Lei n 8.884, de 11.06.1994, especialmente a partir do seu artigo 54. Fundamentao: Art. 54 da Lei n 8.884/1994. XV - Dissoluo As hipteses de dissoluo da sociedade esto previstas no artigo 1.033 do Cdigo Civil e no artigo 206 da Lei das S.A. Na dissoluo das holdings sero aplicadas as mesmas regras aplicveis s demais sociedades.
Nota:
Para saber mais sobre este assunto, no mbito das sociedades "JUCESP/SP limitadas, consulte o Roteiro Distrato Federal social

Sociedade

Limitada

(encerramento) - Roteiro de Procedimentos".

Fundamentao: Arts. 206 a 219 e Arts. 1.033 a 1.038 da Lei n 10.406/2002. Referncias BORBA, Jos Edwaldo Tavares. Direito societrio. 9. ed. rev., aum. e atual. - Rio de Janeiro: Renovar, 2004. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas. Holding, administrao corporativa e unidade estratgica de negcio: uma abordagem prtica. So Paulo: Atlas, 1995.

FISCOSoft On Line

You might also like