You are on page 1of 7

GESTO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Grandes problemas ambientais ultrapassam as fronteiras nacionais e so tratados de forma global, pois afetam a vida de todos no planeta.
- Na atualidade o movimento ambientalista internacional tem apresentado uma atuao muito intensa e as empresas dos setores mais vulnerveis nos pases desenvolvidos buscam solues conjuntas, com bons resultados, para suas pendncias. A Constituio de 88 confirmou uma tendncia maior regulamentao ambiental para funcionamento das empresas, seguida tambm pelos Estados e Distrito Federal. A partir da, passou a existir instrumentos jurdicos para qualquer cidado brasileiro interferir nos processos de degradao ambiental. Atualmente h questes de meio ambiente de suma importncia para a humanidade;

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS SO:


+ O aquecimento da temperatura da terra; + A diminuio da quantidade de espcie viva (conhecida como perda da biodiversidade); + A destruio da camada de oznio; + A contaminao ou explorao excessiva dos recursos dos oceanos; + A escassez, mau uso e poluio das guas; + A superpopulao mundial; + A baixa qualidade da moradia e ausncia de saneamento

bsico; + A degradao de solos agricultveis; e. + A destinao dos resduos. O Brasil ocupa posio de destaque como foco das atenes ambientais do mundo inteiro, principalmente por abrigar parte da floresta amaznica e grande reserva da biodiversidade no planeta. No Brasil as preocupaes que constam da agenda ambiental, se apresentam bem mais amplas e diversificadas, agravadas ainda pelas limitaes de um Pas em desenvolvimento.

So preocupao para os brasileiros as seguintes questes:


+

Saneamento bsico inadequado ou inexistente;

+ Crescimento da populao; + Pobreza; + Urbanizao descontrolada; + Consumo e desperdcios de energia; + Perda do solo agricultvel e desertificao; + Prticas agrcolas inadequadas; + Substancias toxicas perigosas; + Ineficincias de gesto de recursos hdricos; + Minerao e garimpos predatrios; + Processos industriais poluentes; + Poluio do ar em reas metropolitanas. Nos anos 80 toma corpo no Pas uma legislao ambiental sintonizada com a tendncia mundial onde se propem conciliar as atividades empresariais com preservao do meio ambiente, so instrumentos de ao

de governo onde os empresrios devem estar atentos. A lei 6.938, de 31/08/81, que dispe sobre a Politica Nacional de Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao no Brasil, define: "Meio ambiente: conjunto de condies, leis influencias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Toda atividade humana, principalmente de carter empresarial, tem algum efeito ambiental. Por exemplo: indstria txtil, uma indstria de curtume, a atividade de extrao de areia, uma fabrica de cimento, fabricao de laminados plstica, indstria de produtos e refino dos hidrocarbonetos etc.. A regulao dos efeitos da Lei, 6938/81. Define como poluidora, no seu art. terceiro inciso IV, a pessoa fsica ou jurdica de direito pblico ou privado, responsvel, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradao ambiental. Para as empresas regulamentar suas atividades junto ao rgo pblicas necessita de licenciamento ambiental devem se dirigir: a) Ao rgo Estadual de Meio Ambiente - responsvel lapela emisso de licenas ambientais para instalao e operao de empresas. b) IBAMA: nos casos de licenciamento federal. O IBAMA possui agencia em todos os Estados da Federao e no Distrito Federal, em condies de orientar o licenciamento. c) rgo municipal de meio ambiente: muitas prefeituras j dispe de uma entidade para orientar as empresas sobre questes ambientais: normas, regulamentos, produtos, projetos, tecnologias. E ainda: No caso de empreendimento que exigem

desmatamento preciso obter uma autorizao do rgo estadual de florestas. No caso de empreendimentos de extrao mineral necessrio que o departamento nacional de Produo Mineral aprove o Plano de Aproveitamento Econmico apresentado pela empresa e que o empresrio cumpra outras etapas. LICENCIAMENTO AMBIENTAL: Licenciamento ambiental um instrumento Exigidos para a implantao de atividades. Trata-se de um instrumento prvio de controle ambiental para exerccio legal de atividades modificadora do meio ambiente dentre as quais se incluem aquelas listadas nas resolues CONAM A nmeros: 001/86, 011/86, 006/87, 006/88, 009/90 e 010/90. As licenas ambientais so fornecidas pelos rgos estaduais do meio ambiente ou pelo IBAMA, em carter supletivo para aquelas atividades que, por lei, so de competncia federal. SO LICENAS: As licenas ambientais so de trs tipos: licena previa (LP), licena de instalao (LI), licena de operao (LO). A licena previa autoriza o empresrio o projeto do empreendimento de acordo comas exigncias ambientais, determinadas a partir das caractersticas das atividades pretendidas. A licena de instalao requerida ao se cumprir a obra segundo o projeto aprovado. A licena de operao expedida aps a licena de instalao, depois da verificao de que o empreendimento a foi construdo de acordo com o projeto aprovado e autoriza o empresrio a iniciar as atividades do empreendimento.

AS NORMAS ISO 14000 E AS EMPRESAS

As questes ambientais relacionadas s atividades da indstria e do comercio assumiram uma importncia crescente a partir da ltima dcada, afetando decisivamente a vida das empresas. A exigncia de um meio ambiente saudvel transcendeu as fronteiras nacionais e constitui hoje requisito de peso no comercio internacional. O lanamento das normas ambientais da srie internacional ISO 14000 representa a consolidao desse fato, destinado a produzir consequncia mesmo s empresas cuja produo destina-se somente ao mercado interno. A conquista do certificado ISO 14000 ser sempre um diferencial importante, tendo em vista o crescimento de uma conscientizao ambiental, alm do atendimento aos requisitos legais. Em pases desenvolvidos, as certificaes ambientais voluntrias significam para as empresas ampliao de mercados e garantia de consumidores fiis. So aspectos aos quais as pequenas empresas tambm devem estar atentas, promovendo aes de respostas positivas frente as nova s demandas ambientais. A ISO 14000 um grupo de normas que fornecem ferramentas e estabelecem um padro de sistema de gesto ambiental. Assim, a empresa poder sistematizar a sua gesto mediante uma politica ambiental que vise melhoria continua em relao ao meio ambiente. A srie ISO 14000 tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, diminuindo a poluio e integrando o setor produtivo na otimizao do uso dos recursos ambientais. So normas que tambm atendem s exigncias ambientais do consumidor consente de nossa poca.

Anteriormente s normas de conformidade com meio ambiente, as empresas eram acompanhadas no momento do seu licenciamento de projetos de instalao e depois de operao por inspees peridicas dos rgos ambientais. As normas do sistema de gesto ambiental visa estabelecer um conjunto de procedimentos e requisitos que relacionam o meio ambiente com: Projeto/desenvolvimento. Planejamento. Produo. Servio ps-vendas. As vantagens que oferece um sistema de Gesto ambiental so: PARA EMPRESAS Criao de uma imagem verde. Acesso a novos mercados. Reduo de acidentes. Conservao de energia. Racionalizao de atividade. Menor risco de sanes publicas. Maior economia. PARA OS CLIENTES Confiana e sustentabilidade do produto. Acompanhamento da vida til do produto Cuidado com a disposio final do produto Incentivo a reciclagem. Produtos e processos mais limpos.

Conservao de recursos naturais. Gesto dos resduos industriais. Gesto racional do uso de energia. Reduo da poluio global. Como se pode perceber, a ISO 14000 abrange sete reas bem definidas: Sistema de gesto ambiental. Auditoria ambiental. Indicadores ambientais. Classificao ambiental e rotulagem ambiental. Aspectos ambientais das normas e produtos. Analise do ciclo de vida de produtos. Desempenho ambiental. Com a concluso de todos os trabalhos da serie ISO 14000, passa ser ento um grupo de normas ambientais para aplicao nas organizaes, sendo ento o sistema de gesto ambiental instrumento positivo que as empresas utilizaram para comprovar sua relao com meio em que vivemos.

CURSO DE GESTO AMBIENTAL CENED 07/2012 ALUNO WALDEIR FRANCISCO

You might also like