You are on page 1of 34

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA - PIBIC/CNPq-FA-UEM

RELATRIO FINAL
CNPq
PERODO DE ABRANGNCIA DO PROGRAMA:

UEM

1/08/2011 a 31/07/2012

1. BOLSISTA: Lus Gabriel Menten Mendoza

2. ORIENTADOR: Marta Luzia de Souza

3. DEPARTAMENTO: DGE

4. CO-ORIENTADOR:

5. DEPARTAMENTO:

6. TTULO DO PROJETO:Aplicao da tcnica de aferio de hidrotopos na bacia hidrogrfica do Ribeiro Pinguim, Maring (PR)

7. RELATRIO CONTENDO OS RESULTADOS DA PESQUISA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA PIBIC/CNPq-Fundao Araucria-UEM DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marta Luzia de Souza Bolsista: Lus Gabriel Menten Mendoza

Aplicao da tcnica de aferio de hidrotopos na bacia hidrogrfica do Ribeiro Pinguim, Maring (PR)

Maring, 31 de agosto de 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARING PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA PIBIC/CNPq-Fundao Araucria-UEM DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA ORIENTADOR(A): Prof. Dr. Marta Luzia de Souza Bolsista: Lus Gabriel Menten Mendoza

Aplicao da tcnica de aferio de hidrotopos na bacia hidrogrfica do Ribeiro Pinguim, Maring (PR)

Relatrio contendo os resultados finais do projeto de iniciao cientfica vinculado ao PIBIC/CNPq-Fundao Araucria-UEM

Maring, 31 de agosto de 2012

RESUMO O presente relatrio compreende a realizao da avaliao do mtodo de aferio de hidrotopos e caracterizao do uso e ocupao do solo da bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim, norte central paranaense. O projeto foi realizado a partir dos parmetros proporcinados pelo mtodo simplificado utilizando azul de metileno para aferir a quantidade de matria orgnica em decomposio, entrecruzando a caracterizao da bacia, uso da terra, precipitao, parmetros de qualidade da gua (condutividade, turbidez, pH) a partir de reviso bibliogrfica e com a realizao dos ensaios em laboratrio e ida a campo. Os resultados proporcionam afirmar que o ribeiro Pinguim no encontra-se eturofizado, no entanto os resultados dos demais parmetros apontam para sua degradao e portanto para a necessidade de gesto integrada da bacia entre os municpios que a utilizam, Maring, Sarandi, Marialva e Floresta. Palavras-chave: ribeiro Pinguim, poluio, azul de metileno, natureza.

INTRODUO O presente relatrio compreende os ensaios e o compilamento de informaes relevantes a cerca do uso e ocupao do solo da bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim, bem como as concluses atingidas a cerca do mtodo simplificado utilizando azul de metileno para aferir a quantidade de matria orgnica em decomposio proposto por Tropmmair (1988). A gua, compreendido como recurso ambiental (BRASIL, 1981), trata-se de elemento necessrio a reproduo espacial das atividades desenvolvidas pelas presentes e futuras geraes. Para Amorim (2011) est em curso a substituio de uma cultura hdrica, que considera a autorregulao do uso da gua, por um cultura de mercado, cuja mentalidade mercantil e privatista, impede de enxergar as mltiplas experincias que a humanidade nos legou. O exemplo dessa transformao que se d tambm espacialmente pode ser compreendido pelo conceito defendido por Thomaz Jr. (2010) de agrohidronegcio, conceito que guarda relao com o processo de modernizao do campo. O desafio de compreender locais capazes de abrigar vida (hidrotopos) e locais imprprios para a reproduo das relaes do meio bitico com o abitico (altas taxas de matria orgnica) induziu a necessidade de discutir as apropriaes e conflitos em torno do uso do curso d'gua, compreendendo o territrio como palco das contradies e a bacia hidrogrfica como sistema semiaberto que concentra no seu curso principal o uso das vertentes. As contradies do territrio transparecem em diversas categorias de anlise e se por hora so expostos parmetro da realidade do natural do territrio, a partir da tcnica aplicada, a busca justamente a de transladar o estigma de uma pesquisa natural desterritorializada, objetivando desde um ponto de vista de totalidade homem natureza, de anunciada ruptura com a mstica da natureza e com o processo hegemnico de negao dos cursos d'gua e por consequncia, da natureza, do e no urbano.
Dos diversos tipos de ambientes e paisagens terrestre, os rios urbanos so de longe os mais utilizados, ocupados, modificados, degradados, subjugados e por fim, negados. Na verdade, h uma negao tanto do ambiente dos rios urbanos quanto da parcela da sociedade que habita sua rea de influncia, problema que permeia praticamente todos os pases em desenvolvimento. (ALMEIDA; CARVALHO, 2009, p. 1)

Almeida e Carvalho (2009) continuam, sobre a relao curso d'gua-sociedade, e afirmam:


Os rios urbanos so aqueles que, dialeticamente modificam e so modificados na sua inter-relao com as cidades. E a partir dessa interao, surge algo que , ao mesmo tempo, natural e cultural, orgnico e artificial, sujeito e objeto, algo hbrido por que no mais natural, mas tambm no se transformou ao ponto de deixar de carregar em si a Natureza. (ALMEIDA; CARVALHO, 2009, p.2)

No sentido da compreenso do objeto hbrido que, para Santos (2006) assume o carter de segunda natureza, e que trata-se sobretudo de uma natureza j antropizada, soa real a resposta bertrandiana (BERTRAND, 2009, p. 202) de territorializar o meio ambiente. Corrobora a
2

constatao de Carson (2010), desde a emergncia da Ecologia, de que a espcie humana frgil s mesmas condies de degradao das demais formas de vida, sendo assim degradando as condies de reproduo do sistema a humanidade infere sobre a prpria existncia. O processo de antropizao guarda as contradies de um planejamento hegemnico pautado na necessidade de reproduo do capital, cuja compreenso de natureza desenha as relaes da humanidade com o ambiente. Nesse sentido, considerando a emergncia do discurso ambiental como consequncia da crise ambiental anunciada em busca de uma ecoeficincia fracassada, cabe lembrar Marx para quem o capitalismo s consegue o aumento da fora produtiva e da mobilizao do trabalho na agricultura moderna assim como na indstria
Assim como na indstria citadina, na agricultura moderna o aumento da fora produtiva e a maior mobilizao do trabalho so conseguidos mediante a devastao e o empestamento [comprometimento] da prpria fora de trabalho. E cada progresso da agricultura capitalista no s um progresso na arte de saquear o trabalhador, mas ao mesmo tempo na arte de saquear o solo, pois cada progresso no aumento da fertilidade por certo perodo simultaneamente um progresso na runa das fontes permanentes dessa fertilidade () Por isso, a produo capitalista s desenvolve a tcnica e a combinao do processo de produo social ao minar simultaneamente as fontes de toda riqueza: a terra e o trabalhador. (MARX, 1984, p. 101-102, apud NASCIMENTO, 2007, p. 72)

Desde o natural dos territrio, como categoria de anlise que expressa a sntese da dialtica da sociedade (MENDOZA, 2012), compreendendo, com base no exposto, que a crise ambiental proclamada a origem da malfada crise social, ou seja, a apropriao dos recursos naturais, a relao desenvolvida pela sociedade, desde o processo de acumulao primitiva do capital at o presente, originrio de uma crise social e tm sua origem na crise ambiental, tratando-se portanto de uma crise generalizada de ruptura com o tempo longo, da natureza (SUETERGARAY, 2002), ideia expressa por Marx, como o homem em sua universalidade, como se v:
o homem em sua universalidade manifesta-se na prtica nessa universalidade que torna toda a natureza o seu corpo inorgnico, (1) como meio de vida e (2) como matria, objeto e instrumento da sua atividade. A natureza o corpo inorgnico do homem, quer dizer, a natureza enquanto no o corpo humano. O homem vive da natureza, isto , a natureza o seu corpo, e ele precisa manter um dilogo contnuo com ele se no quiser morrer. Dizer que a vida fsica e mental do homem est ligada natureza significa simplesmente que a natureza est liga a si mesma, pois o homem parte da natureza. (MARX, Early Writing, 1974, p. 328, apud FOSTER, 2005, p. 107)
Com essas contribuies que retratam o processo de compreenso empreendido pela captao de dados do ambiente natural, justificam-se as concluses e o desafio de discutir parmetros ambientais, na medida em que se compreende que o processo de degradao aos ambientes naturais, sob o modo atual de produo e reproduo espacial, se d pelo capital investidor. Portanto todo dano ambiental apresentado um ataque desferido contra a fonte dos recursos da humanidade, no havendo portanto, posio reconcilivel entre o capital e a natureza e a sociedade, os dois ltimos divorciados das relaes de outrora pela hegemonizao do primeiro, gerando o ltimo.

Registra-se por ltimo que no decorrer da realizao desse projeto foi aprovado no Congresso Nacional a alterao do Cdigo Florestal (BRASIL, 1965) cujo papel de protagonista dessa alterao quem assume a bancada ruralista, o resultado das alteraes ainda inseguro juridicamente mas resulta em mais desmatamentos da cobertura vegetal. No transcorrer desse projeto ocorreu tambm a Conferncia da ONU sobre o meio ambiente denominada Rio+20, a discusso apresentada do incio ao fim passou longe de contemplar os graves problemas sanitrios, ambientais e sociais que tangem a natureza, antes levado a cabo pela construo do evento a abordagem prioritria foi a da ecoeficincia de um desenvolvimento sustentvel fetichizado, mercantilizado e apartado da realidade, inclusive etimologicamente. Desde essa leitura de conjuntura da natureza territorializada encarado o objeto. OBJETIVOS Extrado da primeira verso do projeto os objetivos abaixo foram mantidos e so apresentados como resultados da execuo do estudo da bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim no presente relatrio:

1. Caracterizar geograficamente a unidade de anlise; 2. Aferir a eficcia da tcnica simplificada de aferio de hidrotopos utilizando azul de metileno; 3. Avaliar a qualidade da gua dos cursos d'gua da bacia hidrogrfica nas diferentes sazonalidades utilizando essa tcnica;
Havia ainda um quarto objetivo na primeira verso do projeto vinculado ao ribeiro gua da Sria em Astorga, que inclua o dilogo com a comunidade, sobretudo a partir de uma escola. Conforme relatado no relatrio anterior houve alterao do local da pesquisa, por condicionantes financeiros da instituio, que levou a opo de descartar o quarto objetivo, sem que isso signifique o abandono da perspectiva de relacionar comunidade e territrio estudado, pelo contrrio a ausncia desse objetivo reforou a necessidade de apreender a totalidade, como exposto na introduo. No entanto ressalta-se que o objetivo de proporcionar mtodos expeditos e simplificados sociedade civil partiu da hiptese de encontrar um funcionamento efetivo da tcnica analisada para nveis menores de degradao. MATERIAIS E MTODOS

A bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim localiza-se no norte do Paran, territrio que passou at a atualidade pelo mais rpido processo de modernizao agrcola (PASSOS, 2007), que tm por consequncia a reorganizao do espao no campo e na cidade, protagonizada pela crise do caf. As pequenas propriedades, possibilitadas pelo modelo de colonizao empresarial (Companhia de Terras Norte do Paran, Companhia Melhoramentos Norte do Paran), que buscava o lucro (SERRA, 2009) sobre os trabalhadores rurais provenientes da expanso cafeeira paulista (MULLER, 2001), baseava-se ento em unidades familiares. Esse modelo de ocupao desmantelado em detrimento da grande propriedade monocultora, mecanizada. A base da economia agrcola atual, consequentemente a ocupao do territrio, passa a ser ento a grande propriedade produtora de commodities agrcolas como trigo, milho, soja, cana-de-acar e gado.

Figura 1: Bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim e os municpios envolvidos. Fonte: SUDERHSA (2007). Elaborado por: Autor, 2012.

Nas vertentes do ribeiro Pinguim, no mdio e baixo curso, e seus afluentes no diferente, em campo observou-se predominantemente as culturas de cana-de-acar, soja e milho. A bacia hidrogrfica incide na periferia dos municpios de Floresta e Marialva e ainda em parte da rea urbana do municpio de Maring e Sarandi (Figura 1) e no ambiente urbano encontra-se com a distncia entre o homem e a natureza, negando desde o acesso ao curso d'gua, como criando um ambiente imprprio para a reproduo das outras espcies e por consequncia da presena humana. A rea da bacia hidrogrfica, localiza-se no Terceiro Planalto Paranaense (MAACK, 1968), limitada pelo sistema de projeo UTM (7412kmN, 412kmE e 7384 kmN, 388kmE), est na regio Norte Central do Paran (IBGE, 1990) e compe o Comit de Bacia do Alto Iva-PR (AGUASPARAN, 2011). Com base no mapeamento pedolgico, de vegetao original (EMBRAPA/EMATER, 2007) e posio na vertente obteve-se a seguinte compartimentao da bacia hidrogrfica:
Compartimentos 1 Solos Latossolo Vermelho Distrfico Tpico Nitossolo Vermelho Eutrfico Tpico Vegetao Original Floresta Tropical Perene Uso da terra atual Pontos Urbano Relevo Suave Ondulado Municpios Maring, Sarandi

Floresta Tropical Subperene

Urbana perifrica, 6,5,4,3 e 1 transio para agrrio, uso industrial, ETE 02Sul, minerao e lixo desativado, Agrrio Agrrio 2 -

Suave ondulado e Sarandi, ondulado Maring, Marialva e Floresta

3 4

Neossolo Litlico Eutrfico Latossolo Vermelho Eutrfico Tpco

Floresta Tropical Subcadulciflia Floresta Tropical Perene

Forte Ondulado e Marialva, Moderado Maring. Suave Ondulado e Plano Floresta

Quadro 01 Compartimentao baseada em mapeamento estadual (EMBRAPA/EMATER, 2007)

A compartimentao representada na Figura 2.


5

Figura 2: Compartimentao da bacia do ribeiro Pinguim/PR. Fonte: EMBRAPA/EMATER (2007). Elaborado por: Autor, 2012.

O substrato rochoso da bacia formado predominantemente pela Formao Serra Geral, mas h tambm depsitos de sedimentos do quaternrio recente, formado, sobretudo por aluvies depositados em depresses com caracterstica areno-argilosas, esse depsito na bacia do Pinguim encontra-se no baixo curso prximo ao municpio de Floresta (MINEROPAR, 2005). O canal do ribeiro Pinguim caracterizado de acordo com a classificao de canais de Kellerhals, Church e Bray (1976, apud CUNHA, 1994, p. 222) como irregular com presena ocasional de ilhas de deposio e bancos laterais. Considerando a inclinao geral das camadas geolgicas no sentido noroeste, pela classificao gentica de Horton (1945, apud CUNHA, 1994, p. 224) o ribeiro Pinguim classificado como subsequente, desaguando no consequente rio Iva, correndo perpendicular inclinao das camadas acompanhando lineamentos identificados fotogeologicamente (MINEROPAR, 2005). As informaes apresentadas pela geomorfologia ilustram e do a dimenso do curso d'gua no contexto dos sistema natural. Desde os parmetros do Estado os cursos d'gua da bacia hidrogrfica do Iva so enquadrados pela portaria n 19 de 12 de maio de 1992 da Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e de Saneamento Ambiental do Paran (SUDERHSA, 1992). A portaria define que a exceo dos crregos Clepatra e Moscado, enquadrados na classe 3, ambos localizados na
6

rea urbana do municpio de Maring, todos os demais cursos d'gua da bacia do ribeiro Pinguim enquadram-se em classe 2 e os cursos d'guas destinados ao abastecimento, em classe 1. O enquadramento distingue os cursos d'gua quanto ao destino das guas. De acordo com a resoluo 357 de 17 de maro de 2005, do CONAMA (2005), em seu artigo 4 define:
II - classe 1: guas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento simplificado; b) A proteo das comunidades aquticas; c) A recreao de contato primrio, tais como natao, esqui aqutico e mergulho, conforme Resoluo CONAMA n 274, de 2000; d) A irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoo de pelcula; e e) A proteo das comunidades aquticas em Terras Indgenas. III - classe 2: guas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento convencional; b) A proteo das comunidades aquticas; c) A recreao de contato primrio, tais como natao, esqui aqutico e mergulho, conforme Resoluo CONAMA n 274, de 2000; d) A irrigao de hortalias, plantas frutferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o pblico possa vir a ter contato direto; e e) A aquicultura e a atividade de pesca. IV - classe 3: guas que podem ser destinadas: a) ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento convencional ou avanado; b) A irrigao de culturas arbreas, cerealferas e forrageiras; c) A pesca amadora; d) A recreao de contato secundrio; e e) A dessedentao de animais.
O diferente enquadramento dado aos cursos d'gua que nascem no centro de Maring demonstra preocupao quanto a emisso de poluentes, seja por descarga regular, irregular ou pelo escoamento superficial, considerando ainda o processo de impermeabilizao das cidades, junto com a retirada da cobertura vegetal nas cidades e no campo, que so responsveis por impactos relevantes no que diz respeito a eroso fsica e a eroso biolgica (BERTRAND, 2009), desencadeando impactos ao longo da vertente e depositando no curso d'gua a sntese do uso da terra. Em campo, aps perodos de chuvas foi verificada a presena de resduos industriais, leo e graxa. A cabeceira do ribeiro Pinguim segundo Zaparolli e Nobrega (2006), situada no limite dos municpios de Maring e Sarandi, impactada pela Ferrovia Amrica Logstica, pela rodovia BR396, pela NOMA S.A. e por demais empreendimentos na rodovia, trata-se de

um espao onde alm de condies fsicas particulares (rea de cabeceira) esto implantadas atividades e funes distintas (rea residencial, industrial, agrcola, eixo de circulao) submetidas a diferentes poderes polticos e econmicos, representados pelos rgos municipais a atuantes. (ZAPAROLI; NOBREGA, 2006, p. 2)
Segundo vrios autores que pesquisaram que a rea os impactos do processo de ocupao da rea apresentamse em toda a extenso da bacia hidrogrfica, o escoamento da gua pela vertente ainda a dificuldade encontrada para a garantia de manuteno da qualidade ambiental. Ressalta-se impactos erosivos resultantes da gesto inadequada da drenagem urbana na cabeceira do ribeiro Pinguim (ZAPAROLI; NOBREGA, op cit). A poluio hdrica e os processos erosivos nas cabeceiras de drenagem dos afluentes crregos Moscados, Merlo, Clepatra e Borba Gato, na 7

rea urbana de Maring (OTSUSCHI, 2000), os impactos ambientais causados pelo destino final dos resduos slidos, em Maring (DE ANGELIS NETO; D ANGELIS, 1999 e BASSANI, et al, 2009), da Estao de Tratamento de Esgoto da SANEPAR (ETE 02-Sul) e da extrao de basalto. Zaparoli e Nobrega (op cit, p 6) identificam um processo de eroso acelerada, denominado vooroca, no interior do anfiteatro da cabeceira de drenagem do ribeiro Pinguim, a origem desse processo erosivo est relacionado a uma galeria de drenagem urbana, que concentra a gua da rodovia, dentro dos limites de Maring, um segundo segmento da vooroca est relacionado a drenagem de uma antiga estrada paralela a ferrovia, no municpio de Sarandi. Os autores descrevem ainda os feitos da Gesto Pblica, como a construo de um dissipador de energia em 1957, que encontra-se destrudo. Posteriormente objetivando reduzir o processo erosivo foi realizado o aterramento do setor a montante da eroso, utilizando sobretudo resduos da construo civil, que hoje tornam-se depsitos de origem antrpica e se espalham ao longo do curso d'gua.

A gua pluvial derivada das galerias de drenagem urbana nunca deveriam ser descarregada nas nascentes, e sim, onde o leito do ribeiro estvel e suporta o volume, a cerca de 1 km a jusante do atual dispersor. As obras realizadas (dissipadores de energia) no foram capazes de inibir a instalao do processo () tornando-se uma fonte a mais de poluentes para as nascentes e o curso d'gua. (ZAPAROLI; NOBREGA, 2006, p. 11)

Otsuschi (2000) refletindo sobre os processos erosivos nas cabeceiras de drenagem em Maring (PR) associa o traado urbano e a posio do stio urbano, no divisor de guas, como responsveis pelo processo de degradao dessas reas. A autora discute a poluio hdrica e os processos erosivos nas cabeceiras de drenagem de Maring, aqui interessa o recorte dos cursos d'gua da bacia do ribeiro Pinguim, portanto dos seus afluentes na rea urbana de Maring, estes, os crregos Moscados, Merlo, Clepatra e Borba Gato. As nascentes do crrego Moscados localizam-se no interior do Parque Municipal do Ing. O parque, trata-se de uma rea de 27,3ha (OTSUSCHI, 2000, p. 106) com infraestrutura de lazer e um lago do represamento das nascentes do Moscados. A rea urbana est impermeabilizando o solo, considerando a posio na vertente da cabeceira, como local de captao natural das guas, que teve a retirada parcial da cobertura vegetal do local e das reas que circundam o parque e a ausncia de planejamento para o escoamento das guas pluviais. O parque e o curso d'gua so impactados, a autora identifica 3 feies erosivas com profundidade entre 8,5 e 10 m, uma entre 4,5 e 8,5 m e outros 15 processos erosivos menores (OTSUSCHI, op cit, p. 109). A cerca do crrego Merlo, afluente do Moscados, com a cabeceira em propriedade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Maring, a autora apresenta preocupao quanto a ausncia de rede coletora de esgoto, e ainda expem a informao recebida de que h despejo dos resduos na rede de galerias de guas pluviais pela empresa de transporte coletivo Cidade Cano (OTSUSCHI, op cit, p. 111). As nascentes do crrego Clepatra encontram-se no Bosque II, parque fechado a visitao pblica, com dois processos de desarborizao, o primeiro para a construo de uma pista de
8

motrocross e outro para a construo da via perimetral sul Juscelino Kubitschek, de 8km. Nesse parque, apesar de em 1982 ser considerado rea de Preservao Permanente, foi construdo um Centro Cultural, da proposta inicial de um complexo arquitetnico, hoje sob responsabilidade de gesto da UEM e da Secretaria de Relaes Comunitrias do Governo do Estado, nomeado Centro de Excelncia a Comunidade. Apesar de em julho de 1984 ser realizado um Estudo sobre a implantao de um Centro Cultural no Parque Florestal dos Pioneiros Bosque 2, sob coordenao do Ncleo de Estudos do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maring, desaconselhando a implantao do centro cultural, considerando as feies erosivas, o despejo de resduos de esgoto pluvial e o desmatamento. A autora aponta ainda para um inciso erosiva em ferradura que coneta voorocas com mais de 10m de profundidade, entre as feies, uma nomeada de Cerqueira Csar, resultado da instalao de tubos de galerias de guas pluviais (OTSUSCHI, op cit, p. 112-113). O ribeiro Borba Gato nasce no Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes, na zona 5, o Horto foi criado em 1952 para sustentar a arborizao urbana de Maring, pela Companha Melhoramentos Norte do Paran, em uma rea de 37ha, surge para conter um processo erosivo em formato de clareira. Com quatro pontos de descarga de guas pluviais na cabeceira h o desenvolvimento de incises erosivas e problemas ambientais que se estendem a burocracia do Estado entre o ente privado que dono do terreno e o, em tese, causador do impacto, a prefeitura e emissores de poluentes. O destino final dos resduos slidos urbanos de Maring localiza-se na bacia do ribeiro Pinguim, seus impactos e avaliaes so relatados por De Angelis Neto e De Angelis (1999) e Bassani, et al. (2009). De Angelis Neto e De Angelis (1999) afirmam que pela localizao do lixo h comprometimento direto de dois corpos d'gua, o crrego Corvo Rei e o Borba Gato, aponta ainda problemas de gesto, entre o quais a ausncia de sistema de drenagem e coleta de guas pluviais e lquidos percoladas, causando poluio das guas superficiais e subterrneas, pelo chorume e pelo escamento das guas pluviais. tambm ausente um sistema de impermeabilizao do contato resduo/solo, ocorrendo poluio do solo pela infiltrao do percolado, degradando a superfcie do solo. A rea do lixo destaca-se ainda por estar implantado sobre nascentes, a caracterizao do conjunto fica clara com a citao abaixo:
Se no bastasse a repulsa que os resduos provocam quando in natura sem a cobertura com estes materiais granulares, a presena de catadores, que se confundem com os animais tornam ainda pior (se possvel s-lo) o conjunto da destinao destinao final dos resduos slidos urbanos de Maring (DE ANGELIS NETO, DE ANGELIS, 1999, p. 935).

Em 2009 aps a implantao da tecnologia de Biopuster, Bassani et al (2009), avalia a destinao final dos resduos slidos urbanos de Maring como inadequada, segundo avaliao do IQR (ndice de Qualidade de Aterros), concentrando o problema nos subprodutos chorume, gases e
9

lixiviado, uma avaliao que considerou trs critrios, caractersticas do local, infraestrutura implantada, condies operacionais. A rea em torno de 80 hectares que recebem diariamente 300 toneladas, classificado pelo autor como aterro controlado, quando essa autor escreve a presena de pessoas realizando catao j havia sido anulada, no entanto a tcnica de Biopuster, apesar das expectativas, fora deixada de lado e a prefeitura tentou em 2011 e 2012 implantar uma usina de incinerao de lixo no local, para incinerar 350 toneladas de resduos slidos urbanos (RSU) diariamente, o projeto do executivo foi barrado, reivindicando o cumprimento da determinao judicial de realizar a coleta seletiva e a compostagem dos RSU. Outro empreendimento que interessa na bacia do Pinguim a Estao de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada prximo a confluncia dos ribeiro Pinguim e o crrego Borba Gato, na Estrada Jaguaruna, Lote 05, Gleba Ribeiro Pinguim no municpio de Marialva, considerada pela Companhia de Saneamento do Paran (SANEPAR) como ETE de Classe C, caracteriza-se pelo tratamento mecnico e qumico do esgoto recebido, o esgoto recebido tratado com matria-prima para a produo de lodo destinado a agricultura, segundo funcionrio do local, sob orientao do Instituto Paranaense de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (EMATER). A vazo de projeto da ETE Sul de 482l/s e operou o ano de 2010 com mdia mensal de 170,12l/s e de janeiro a maio de 2011 com mdia de 201,28l/s de vazo. Segundo o relatrio do Plano Municipal de Saneamento Bsico (MARING, 2011) a SANAPAR monitora a ETE Sul atravs da anlise do Efluente da ETE (temperatura, pH, DQO, DBO, leos minerais, leos vegetais e gorduras vegetais, slidos sedimentveis, slidos suspensos totais e fsforo total). Para o ribeiro Pinguim, corpo receptor do efluente (temperatura, pH, DQO, DBO, slidos suspensos, slidos sedimentveis e slidos totais dissolvidos, leos e graxas, fsforo total nitrognio amoniacal total, coliformes totais, coliformes termotolerantes, cor, turbidez, materiais flutuantes e oxignio dissolvido), os padres de lanamento atendem a resoluo 357 de 2005 do CONAMA (2005) e tem como referncia a portaria do IAP n 019/06 e a Resoluo da SEMA n 021 (MARING, 2011, p. 178). No monitoramento do Efluente da ETE os parmetros DQO e DBO apresentam valores acima do mximo permitido, para DQO o valor mximo permitido (VMP) de 125mg/l e para DBO 50mg/l, segundo portaria n1015 de 24 de agosto de 2010 do Instituto das guas do Paran. Em fevereiro a DQO atinge 140 mg/l, em maro 130mg/l, em abril a DBO atinge 64mg/l, em junho ultrapassam o VMP, DBO (70mg/l) e DQO (201mg/l), o mesmo se repete em julho (DQO, 165; DBO, 70), agosto (DQO, 200; DBO, 75), setembro (DQO, 210; DBO, 85), outubro (DQO, 134; DBO, 52), novembro (DQO, 143; DBO, 60) e em novembro apenas a DQO fica acima do permitido em 159mg/l de efluente. Quanto ao monitoramento do corpo receptor realizado a montante e a justante do lanamento do efluente, verifica-se valores acima do VMP, na cor (VMP 75mgPt/l),
10

em janeiro, fevereiro, abril, maio, a montante e a jusante, em junho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, apenas a jusante; materiais flutuantes, que devem estar virtualmente ausentes, esto presentes nos meses de abril, junho, julho e agosto, a montante e a jusante da ETE. O parmetro Oxignio Dissolvido, fica abaixo do valor permitido ( 5mg O2/l) a jusante em janeiro (0,00), junho (3,20), em agosto (0,00), setembro (2,28), outubro (1,42), novembro (2,08) e dezembro (0,11), nos meses de fevereiro, maro e julho, os valores apresentam-se abaixo do permitido a montante e a jusante, o parmetro DBO, a exceo do ms de janeiro que apresenta valores acima do VMP a montante e a jusante, todos os outros meses apresentam ampliao a jusante da demanda bioqumica de oxignio (VMP 5mg/l). Apresentam-se fora dos padres tambm coliformes totais, fecais nitrognio amoniacal e fsforo total, na maioria absoluta das amostras coletadas. A concluso do relatrio (MARING, 2011) a cerca da avaliao dos parmetros de efluente e curso d'gua dizem que a ETE Sul decisiva para piora da qualidade das guas do corpo receptor (Ribeiro Pinguim). Na vertente oposta a da ETE Sul, prximo a confluncia do crrego Borba Gato com o ribeiro Pinguim h duas mineradoras instaladas para a extrao de basalto, a minerao est historicamente associada nas avaliaes de qualidade da gua com o incremento da condutividade como um dos fatores alterados, em conjunto com o pH, conforme ser apresentado no resultados e discusso. Mtodos O mtodo utilizado para cumprir com o objetivo de aferir a eficcia da tcnica simplificada de aferio de hidrotopos utilizando o corante azul de metileno constitui em realizar o ensaio em um curso d'gua, em conjunto com a caracterizao da bacia hidrogrfica, de forma a conectar-los, avaliando a qualidade da gua do ribeiro Pinguim em 4 ensaios, considerando a sazonalidade. Nas etapas preparatrias para o campo foram necessrias cartas topogrficas de 1:50.000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), folhas Maring (1972), Ivatuva (1972), Mandaguau (1990), Bom Sucesso (1992), obtidas digitalizadas em formato JPEG, no stio do Instituto de Terras, Cartografia e Geocincias do Estado do Paran (ITCG, 2011). Para o georreferenciamento e a produo do mapa base para o levantamento de dados em campo e a caracterizao geogrfica utilizou-se o software livre Quantum GIS (QGIS) verso 1.7.3, rodado em Sistema Operacional (OS) Linux, distribuio Ubuntu 11.10 e 12.04. Elementos que estabelecem a completa gratuidade e liberdade na utilizao e distribuio em software e sistema operacional. Para apoio vetorial ao QGIS e na gerao dos primeiros croquis do terreno utilizou-se o editor de imagens vetoriais, igualmente livre, Inkscape 0.48.2.

11

Alm

das

cartas

topogrficas

foram

utilizados

os

mapeamentos

de

unidades

litoestratigrficas, folha Londrina (MINEROPAR, 2005), os shapefiles das divisas municipais, das bacias hidrogrficas (SUDERHSA, 2007) da compartimentao pedolgica e da vegetao original (EMBRAPA/EMATER, 2007) que foram obtidos no stio do ITCG (2011). Definido o limite da bacia hidrogrfica via curvas de nvel, foram identificadas as obras de infraestrutura, ou seja, ferrovia e rodovia, que foram construdas no divisor de guas e que so executadas com movimentao de terra, aterros que modificam a vertente e alteram a posio do divisor de guas. Definido o limite vetorizou-se os cursos de gua da bacia hidrogrfica a partir do mosaico de cartas topogrficas. Os pontos de coleta foram definidos com o apoio de cenas obtidas no Google Earth 2.1, de forma a visualizar em conjunto o acesso e a utilizao da terra, bem como o setor do curso d'gua, setorizado em: alto curso, caracterizado pela regio das nascentes principais e de cotas mais elevadas, mdio curso, caracterizado pelas cotas mdias do ribeiro Pinguim, baixo curso, caracterizado pela foz do curso d'gua e consequentemente as menores cotas altimtricas. Os pontos onde foram coletadas as amostras de gua esto localizados de jusante a montante: 1 (7386kmN, 393kmE), 2 (7400kmN, 401kmE), 3 (7402kmN, 402kmE), 4 (7403N, 406kmE), 5 (7405kmN, 407kmE) e 6 (7407kmN, 409kmE). As coletas foram feitas nos meses de: novembro de 2011 (11/2011), fevereiro (02/2012), abril (04/2012) e junho de 2012 (06/2012). Aps a realizao da primeira coleta em novembro de 2011, os pontos 1, 2, 5 e 6 mantm-se os mesmos da coleta anterior, na coleta em novembro de 2011 os pontos de amostragem coletados como 3 e 4 foram descartados, por no confirmarem com o local de coleta planejado, a coleta identificada no primeiro ensaio como 3 tornou-se doravante o ponto de amostragem 2. Definidos os 6 pontos de amostragem utilizou-se 5 gales de 5l e 2 gales de 2l para a coleta superficial, observadas as normas tcnicas (ABNT/NBR,1987; SANTA CATARINA, 2009). Para a preservao das amostras utilizou-se uma caixa de isopor de 50l, com gelo de forma a manter a temperatura das amostras. As amostras foram coletadas de jusante montante, os recipientes plsticos para coletar a amostra foram lavados em gua destilada, a coleta foi realizada quando possvel de uma margem outra do ribeiro Pinguim. Em campo para localizao utilizou-se o GPS (Global Positioning System) da marca Garmin e Carta de Campo, advinda das cartas topogrficas. Para a segurana na coleta utilizou-se uma galocha de cano alto impermeabilizante e luvas descartveis. Em laboratrio a realizao do ensaio requisita, conforme tcnica adaptada por Monteiro e Viadana (2009) de seringas descartveis de 60ml. Os ensaios foram realizados em duplicata (2 por ponto) e um ensaio foi feito com gua destilada para o controle. O corante azul de metileno foi utilizado em soluo a 1%, seringa de 1ml e tampas de nilon, encomendadas em tornearia, foram
12

utilizadas para vedar a seringa. Realizou-se o ensaio com contra-prova, conforme descrito por Troppmair (1988) com vidraria ao invs de seringas, realizou-se esse tambm em duplicata, necessitando ento de 13 recipientes de vidro de 50ml, tampados com rolha ou tampas de borracha. A tcnica simplificada objeto de avaliao deste projeto realiza-se de forma a observar a decomposio anaerbica de matria orgnica com o uso do corante azul de metileno, agente oxidante, perde a colorao na medida em que se oxida ocasionando a reduo s reaes que envolvem o consumo do oxignio dissolvido pelas bactrias decompositoras da matria orgnica. Dessa forma, quanto maior a concentrao de matria orgnica mais rpida a amostra tende a perder colorao. A partir dos resultados, objetiva-se construir escalas de azul entre as amostras. Na realizao do ensaio adiciona-se s seringas e frascos 50ml de gua e 0,3ml de azul de metileno, as seringas e os frascos so vedados e so observadas a cada 24 horas por 120 horas, mantidas ao abrigo da luz, em uma caixa de ferramentas escura, em temperatura ambiente. Foi considerado como parmetro para a avaliao as precipitaes do perodo prximo as coletas com dados fornecidos pela Estao Climatolgica Principal de Maring (ECPM). De forma complementar ao ensaio, so fornecidos pelo Laboratrio de Sedimentologia do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) os dados dos ensaios de turbidez, pH, condutividade eltrica e oxignio dissolvido, e em campo foi medida a temperatura do curso d'gua. Os ensaios so fornecidos de forma a avaliar a efetividade da aplicao da tcnica. A seguir so descritos os parmetros utilizados de forma complementar: Turbidez: Parmetro que pode ser afetado pelos processos erosivos superficiais ou do canal fluvial (LUZ, et al, 2012). A resoluo 357/05 do CONAMA (2005) estabelece para os cursos d'gua da Classe I, at 40UNT, para Classes II e III at 100 UNT, a portaria 518/04 do Ministrio da Sade (BRASIL, 2004) para a potabilidade da gua para o consumo humano, estabelece o valor de no mximo 5UNT. UNT, a unidade pela qual a turbidez medida, trata-se da Unidade Nefelomtrica de Turbidez, medida em mg/l de slica. Indica a presena de materiais finos em suspenso da gua (LUZ, et al, 2012, p. 304), esses materiais finos em suspenso na gua podem dificultar a transmisso de luz prejudicando a realizao de fotossntese, alterando as relaes no meio bitico. O incremento na turbidez podem resultar da quantidade de plncton, algas, detritos orgnicos do processo de eroso e de despejos domsticos ou industriais, considerado como requisito esttico e sanitrio de qualidade da gua. (BATTALHA, 1977, p. 68 e MOTTA, 1988, p. 7, apud OTSUSCHI, op cit, p. 65). A obteno da turbidez nos ensaios foi realizada com turbidmetro digital. Potencial de Hidrognio: O potencial de Hidrognio (pH), trata-se da concentrao de tomos de hidrognio eletricamente carregados em uma soluo de gua, a variao da escala do pH vai de 0 a 14 de cido a alcalino, sendo o 7 o valor considerado neutro. A acidez da gua influi no
13

processo de seu tratamento e contribui para a corroso das estruturas das instalaes hidrulicas e do sistema de distribuio (OTSUSCHI, op cit, p. 66), O valor extremo causa srios danos a biota aqutica, o pH neutro mantm o equilbrio entre as substncias alcalinas e cidas de um corpo d'gua (CAMPOS, 2008, p. 30). As vezes a gua ligeiramente alcalina devido a presena de carbonatos e bicarbonatos, refletindo o tipo de solo que a gua percorreu. Geralmente um pH muito cido ou muito alcalino est associado presena de despejos industriais. (DEBERDT, 1998, p.5). Em laboratrio obtido a partir do mtodo eletromtrico com um pHmetro digital. O CONAMA (2005) define a faixa de 6 a 9 como aceitvel para as guas doces das Classes I, II e III. Condutividade eltrica: a capacidade que a gua possui de conduzir energia eltrica, relaciona-se com a presena de ons, partculas carregadas eletricamente, dissolvidos na gua. Os ons responsveis pela condutividade so, entre outros, o clcio, magnsio, potssio, sdio, carbonatos carbonetos, sulfatos e cloretos. A condutividade embora sem parmetro legal, contribui para possveis reconhecimentos de impactos ambientais que ocorrem na bacia de drenagem ocasionados por lanamento de resduos industriais, minerao, esgotos, etc. (DEBERDT, 1998, p. 6). A determinao em laboratrio realizada por condutivmetro digital. Oxignio Dissolvido (OD): um importante indicador de poluio por resduos orgnicos, detecta-se a partir desse parmetro impactos como a eutrofizao da gua. O oxignio dissolvido na gua necessrio para a respirao da maioria dos seres vivos do meio aqutico. Quando o curso d'gua recebe grande quantidade de matria orgnica biodegradvel micro-organismos aerobicos se reproduzem para atuar como decompositores dos dejetos orgnicos. Dessa forma, o aumento da carga de matria orgnica, respondido pelo meio aqutico pelo incremento na populao de microorganismos decompositores e, consequentemente, maior o consumo de oxignio. (DEBERDT, 1998, p. 4; OTSUSCHI, 2010, p. 67; CAMPOS, 2008, p. 29). O CONAMA (2005) define a faixa de no mnimo 5 mg/L de O2 como aceitvel aos curso d'gua da Classe II. RESULTADOS E DISCUSSO Os pontos de amostragem definidos compreendem, de jusante a montante: 1 (7386kmN, 393kmE), a foz do ribeiro Pinguim sob a ponte da PR-546 que liga Floresta a Itamb; 2 (7400kmN, 401kmE), rea adjacente com o uso do solo agrcola, com APP recomposta e afloramentos de basalto; 3 (7402kmN, 402kmE), rea de influncia prxima de minerao de basalto e da Estao de Tratamento de Esgoto da SANEPAR (ETE 2 Sul) e rea de lixo; 4 (7403N, 406kmE), est sob a ponte da Av.Carmem Miranda, rea perifrica de Maring com loteamentos em andamento; 5 (7405kmN, 407kmE), zona de conservao em recuperao com ocorrncia predominante de bambu; 6 (7407kmN, 409kmE), nascente do ribeiro localizada na chcara Baliza, rea impactada pelo escoamento superficial da empresa NOMA S.A., da linha frrea da
14

Amrica Logstica e dos demais empreendimentos industriais da Rodovia BR396 e pela mesma (ZAPAROLI; NOBREGA, 2006). So apresentados na figura 3:

Figura 3: Pontos de amostragem coletados numerados Base cartogrfica: ITCG (2011). Elaborado por: Autor, 2012.

Apresentam-se as colees de fotografias obtidas em campo de cada ponto de amostragem:

15

Figura 4: Coleo de fotografias do ponto de amostragem 1 (Autor, 2012).

O ponto de amostragem 1 caracteriza-se ainda pela APP pouco preservada e sem biodiversidade expressiva, ressalta-se a presena da especie invasora leucena (Leucaena spp) e
16

brachiaria (Urochloa spp). Em novembro de 2011 o solo nas vertentes cercanas, aps safra de colheita de cana-de-acar se encontrava sendo preparado para a prxima lavoura, em fevereiro observou-se o plantio de soja e em abril milho, seguindo at junho. Nessa altura o curso d'gua apresenta a gua carregando grande quantidade de solo, na fotografia de junho verifica-se que houve inundao do curso d'gua pela vegetao. Com a ocorrncia de precipitaes elevadas a gua assume a colorao marrom.

Figura 5: Coleo de fotografias do ponto de amostragem 2 (Autor, 2012).


17

O ponto de amostragem 2 caracteriza-se por uma rea com solos rasos, a presena de cactceas indica o afloramento de basalto. As margens do curso caracterizam-se pela APP em estgio avanado de recuperao com espcies arbreas bem desenvolvidas, apesar de extensas reas ocupadas por brachiaria (Urochloa spp). O solo do entorno recebeu o mesmo tratamento observado hegemonicamente na rea agrcola, notadamente, cana-de-acar, soja, milho.

Figura 6: Coleo de fotografias do Ponto de amostragem 3 (Autor, 2012).

18

O ponto de amostragem 3 caracteriza-se pela presena da ETE Sul, a coleta realizada aps a zona de mistura do lanamento de efluentes. Sob os cuidados da SANEPAR a APP est em recomposio. Na rea do entorno verifica-se o uso agrcola conforme descrito nos outros pontos. Na vertente maringaense h duas pedreiras instaladas e operando, alm do lixo que pertence ao municpio de Maring. As propriedades do entorno, mais prximas a Maring, j em Marialva comeam a ser preparadas para loteamento.

Figura 7: Coleo de fotografias do ponto de amostragem 4 (Autor, 2012).

A rea do entorno do ponto de amostragem 4 caracteriza-se pela periferia de Maring em uma vertente e na outra, em Marialva, do outro lado da ponte rea ocupada por terras em processo de loteamento para moradia. O ponto de amostragem 5 localiza-se no Bairro Porto Seguro em Maring, em zona de proteo ambiental 01 (MARING, 1999), com a APP ocupada por bambus com baixa biodiversidade na margem de Maring, na margem de Sarandi h espcies arbreos. O entorno da zona de proteo utilizado como rea de lazer e pista de caminhada. No ponto de amostragem 6, a nascente do ribeiro Pinguim localiza-se na Chcara Baliza, pequena propriedade destinada a policultura, com a APP em estgio avanado de recomposio. Zaparoli e Nobrega (2006) abordam os problemas de escoamento superficial e a ausncia de galerias pluviais. Em abril de 2012 notou-se, para alm do lixo carregado pelas guas superficiais foi verificado tambm materiais flutuantes e leo na nascente.

19

Figura 8: Coleo de fotografias do ponto de amostragem 5 (Autor, 2012).

Figura 9: Coleo de fotografias do ponto de amostragem 6 (Autor, 2012).


20

A tcnica de aferio de hidrotopos foi realizada conforme descrito no captulo Materiais e Mtodos, seguindo o mtodo simplificado proposto por Troppmair (1988) e o adaptado por Monteiro e Viadana (2009), seguem as fotografias do monitoramento da realizao dos ensaios e os seus resultados. Os ensaios foram realizados, assim como os campos, em novembro de 2011, fevereiro, abril e junho de 2012.

0h

120 h

Figura 10 Ensaio realizado em novembro de 2011 (Autor, 2012).

Na coleta em novembro de 2011 os pontos de amostragem coletados como 3 e 4 foram descartados, a coleta identificada no primeiro ensaio como 3 tornou-se o ponto de amostragem 2 para os ensaios subsequentes.

Figura 11 Ensaio realizados em fevereiro de 2012. (Autor, 2012).

21

Figura 12 Ensaio realizado em abril de 2012 (Autor, 2012)

Figura 13 Ensaio realizado em junho de 2012.

Os resultados obtidos com a aplicao da tcnica de aferio de hidrotopos, no apresentaram resultados positivos para a decomposio de matria orgnica em altas taxas. Foram
22

verificadas descoloraes visveis a olho nu e com visibilidade nula ou baixa em fotografias. As alteraes foram detectadas no ponto 3, em todas as coletas. No ponto 6 (nascente) por duas vezes,aps o perodo de precipitaes relevantes, em 10/02/2012 (98mm) e 20/06/2012 (142,6mm), respectivamente. Na figura 14 est o grfico apresenta as precipitaes dirias de outubro de 2011 a junho de 2012:

160 140 120 100 80 60 40 20 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10111213141516171819202122232425262728293031

Outubro de 2011 Novembro de 2011 Dezembro de 2011 Janeiro de 2012 Fevereiro de 212 Maro de 2012 Abril de 2012 Maio de 2012 Junho de 2012

Precipitao (mm)

Figura 14 Precipitao diria em Maring de outubro de 2011 a junho de 2012. Fonte: Estao Climatolgica Principal de Maring (2012). Elaborado por: Autor, 2012.

Cabe saber, para a anlise da precipitao do perodo em correlao com os ensaios, que as coletas dos pontos de amostragem foram realizadas em 29 de novembro de 2011, 13 de fevereiro de 2012, 24 de abril de 2012 e 25 e 29 de junho de 2012, e os ensaios consequentemente nos dias que seguiram. Sendo o ensaio 1, referente a novembro de 2011, ensaio 2, referente a fevereiro de 2012, ensaio 3, abril e ensaio 4 ,junho de 2012. Em laboratrio foram obtidos os resultados apresentados no quadro 2 a seguir. Os resultados obtidos em laboratrio proporcionaram afirmar que h uma elevada acidez generalizada em perodos de baixa precipitao (novembro de 2011) com o ponto 2 (5,34) que ficou abaixo do limite permitido pelo CONAMA (2005) que de 6 a 9. Assim como os pontos 5 (5,93) e 6 (5,87) na coleta de junho de 2012. Foi possvel verificar uma variao positiva em condutividade nos pontos mais prximos a jusante da minerao (pontos 2 e 3). A turbidez extrapola o limite do permitido pela legislao (100UNT), no ponto 1 (foz) dois dias aps precipitao registrada de 35mm (21 de abril de 2012) alcanou o valor de 194UNT. Verifica-se por ltimo uma variao negativa de OD at a coleta de abril de 2012, sem extrapolar os limites da legislao, mas proporciona interpretar que as precipitaes anteriores reduzem a concentrao de OD nas amostras.

23

PARMETRO TURBIDEZ

CONDUTIVIDADE

PH

OXIGNIO DISSOLVIDO

357 CONAMA Classe 2 Resoluo 19/92 SUREHMA ENSAIO 1 ENSAIO 2 ENSAIO 3 ENSAIO 4 PONTO At 100 1 71,77 60,79 194 65,93 2 4,35 11,63 25,17 14,07 39,01 9,34 17,4 4 12,37 8,06 9,1 5 6,06 9,6 2,95 4,88 6 5 1,8 10,22 14,63 1 193 287 197,3 184 2 105 355 419 262 3368 435 261 4 142 153,9 153,9 5 167,00 7,56 168,75 169,7 6 139,70 142,10 152,3 185,7 6,0 a 9,0. 1 6,03 7,26 6,78 7,22 2 5,34 7,87 7,12 7,28 37,32 7,03 7,09 4 7,81 7,29 7,53 5 6,28 7,56 7,13 5,93 6 6,19 6,33 6,8 5,87 5 mg/L O2 1 9,1 8,5 6,1 8,3 2 9,4 8,9 6 7,8 38,9 6,1 8,3 4 9,50 6,4 7,9 5 10,30 9,60 6,2 8,5

Quadro 2 Ensaios. Em amarelo os resultados acima do permitido pela legislao. Fonte: Laboratrio de Sedimentologia do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente. Elaborado por: Autor, 2012.

CONCLUSES A realizao desse projeto iniciou com turbulncias e dificuldades relatadas no relatrio semestral, que refletem uma profunda situao de crise enfrentada pelas instituies pblicas como resultado de decises polticas e de polticas econmicas. O ambiente portanto mistificado para permitir que seja apreendido a aparncia, na essncia dos processos e do espao encontra-se, ou vem sendo encontrado, um panorama de crise generalizada. Uma pesquisa que se inicia pela avaliao de tcnica poderia se encerrar falando objetivamente dela, mas os caminhos metodolgicos proporcionados pela execuo do projeto, pela anlise (ainda que expedita) da paisagem da bacia hidrogrfica do ribeiro Pinguim, no permitem que as concluses sejam to objetivas, aceitando a compreenso espacial da Geografia, desde a categoria paisagem como totalizante. Esses conceitos, notadamente sistema, territrio, paisagem, com o territrio acrescido pela concepo dialtica, so resultados da realizao desse projeto, incrementos ao raciocnio na expectativa de compreender o espao holstico. Dessas compreenses de espao sistmico e dialtico, da distino temporal dos espaos sobrepostos, do mpeto ao rompimento do divrcio didtico entre geografia fsica e geografia humana, outras tcnicas, e outros conceitos so concebidos para pensar a natureza e a natureza antropizada. Duas tcnicas ainda pouco exploradas pelo autor surgem durante a pesquisa: a recuperao de reas degradadas a partir de tcnica de engenharia leve que surge de uma reviso conceitual, entre as obras de engenharia pesada, canalizao, para o manejo dos rios degradados a partir de uma abordagem sistmica; e, os indicadores biolgicos como forma de compreenso da biota para
24

entender o todo, uma tentativa inexplorada de se aproximar ao tempo longo, da natureza, dos sistemas ambientais. A sociedade urbano-agro-industrial, entendida como tal aps o processo de modernizao no campo, o desenvolvimento industrial e a concentrao da maior parte da populao nos centros urbanos, e a concepo de natureza dela decorrente, mistificada quando institucionalizada em parques, ainda que de baixo valor ao sistema, e negada dentro do ambiente urbano, e no tocante a gua a colonizao das relaes como recurso hdrico desmantelando culturas da gua com uma relao profunda, distinta das desenvolvidas pelo modelo atual. A cerca desse divrcio explicitado cabe ainda ressaltar as externalidades, como o valor relegado a humanidade pelo processo produtivo, que externalizado pelo processo produtivo, esse conceito abrange desde os efeitos da utilizao do automvel at a extrao do minrio de ferro e seus impactos no ambiente. A ruptura que indica o caminho ao autor est colocada no sentido de compreender as diferentes percepes de natureza colocadas sobre o territrio. O horizonte duplo de territorializar a natureza e de renaturalizar o urbano, superando a dicotomia entre a natureza e o urbano, entre homem e natureza, considerando que vivemos em um mundo urbano, um sistema em forte desequilbrio. O horizonte apontado busca superar o processo onde as cidades no podero crescer (...) sobre o seu entorno natural, sem colocar em risco os recurso naturais essenciais sua prpria existncia (ACIOLY; DAVIDSON, 1998, p.9, apud ZAPAROLI; NOBREGA, 2006, p.5), a partir de uma perspectiva de superao estrutural. A paisagem analisada no entanto apresenta o planejamento hegemnico, urbano, a expanso do urbano, com graves problemas de escoamento superficial, poluio hdrica e despejo de lixo, e no rural trata-se da monocultura dominante voltada a produo de commodities com altas taxas de eroso, despejo de grande quantidade de agrotxicos. Assim os parmetro legais devem dar conta de reduzir a velocidade da rapina dos recursos naturais. Aponta-se a necessidade de constante avaliao da resoluo 357 do CONAMA (2005) acompanhando os resultados da aplicao de agrotxicos na agricultura e da emisso de resduos industriais que se transformam. Os parmetros, no entanto, como recorte da realidade proporcionam apontar para parte do entendimento. E aqui, a partir dos parmetros avaliados, verifica-se que apesar dos resultados negativos para altas taxas de matria orgnica em decomposio outros parmetros apontam para a degradao do curso d'gua, conflitando com a tcnica avaliada. Contudo os resultados proporcionam a afirmao de que o ribeiro Pinguim, no encontra-se eutrofizado, sem no entanto descartar os resultados que apontam para sua degradao, com ateno especial para o setor que conflui resduos industriais na cabeceira do ribeiro e na rea a jusante das pedreiras, do depsito de RSU e da ETE Sul, tratam-se dos impactos de Maring, um nico territrio da bacia.

25

Com a apoio da bibliografia apresentada nota-se a existncia de verdadeiros problemas ambientais, a partir da parcela maringaense da bacia do Pinguim e com a visita a um nmero limitado de ttulos. Constata-se portanto que h a necessidade de seguir mapeando as atividades de forma a proporcionar a cogesto da bacia hidrogrfica do Pinguim entre os municpios que a ocupam, buscando apoio na Poltica Nacional de Recursos Hdricos (BRASIL, 1997) que define a bacia hidrogrfica como unidade destinada a gesto/cogesto dos recursos hdricos e instrumentalizada pelos comits de bacia hidrogrfica se apresenta urgente a discusso entre os municpios de Maring, Sarandi, Marialva e Floresta para a gesto da bacia, seguir minando a possibilidade de utilizao dos recursos naturais no deve estar no horizonte dos territrios. O ribeiro Pinguim nasce nos territrios de Maring e Sarandi, tm mdio curso em Maring e Marialva e a foz em Floresta. A bacia hidrogrfica do Pinguim conecta esses territrios, com o curso d'gua principal os dividindo, emprestando seu traado s fronteiras dessas unidades da federao. O tamanho da questo natural dos territrios precisa ser tratado do tamanho que . Para tanto faz-se mister integrar os territrios, discutindo desde a bacia hidrogrfica para garantir a manejo integrado, dando condies do sistema atingir um novo estado de equilbrio, socialmente justo e ambientalmente harmnico, avanando para o entendimento de um tempo mais prximo do real da natureza e portanto do homem. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ABNT, Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. NBR 9898. Rio de Janeiro, 1987. 22p. AGUASPARAN, Instituto das guas do Paran. Acesso em: Dezembro de 2011. Disponvel em: <www.aguasparana.pr.gov.br>. ALIER, J. M. O ecologismo dos pobres: conflitos ambientais e linguagens de valorao. Traduo Maurcio Waldman. 1 ed. Editora Contexto. So Paulo, 2011. ALMEIDA, L.Q.; CARVALHO, P.F.. A negao dos rios urbanos numa metrpole brasileira. n: 12 ENCONTRO DE GEGRAFOS DA AMRICA LATINA. Anais... Montevidu, Uruguai, <22 de agosto de 2012>. AMORIM, P.H.O.P. Em busca de culturas da gua na geografia brasileira. In: 12 ENCONTRO DE GEGRAFOS DA AMRICA LATINA. Anais... Montevidu, Uruguai, 2009. Disponvel em: <http://egal2009.easyplanners.info/area07/7309_de_Amorim_Paulo_Henrique.pdf >.Acesso em: <22 de agosto de 2012>. 2009. Disponvel Acesso em: em: <http://egal2009.easyplanners.info/area07/7006_Almeida_Lutiane_Queiroz_de.pdf>.

26

_. gua, cultura e crise: uma anlise do discurso contemporneo sobre recursos hdricos. Dissertao (mestrado), Programa de Ps-graduao em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Geocincias. Rio Grande do Sul, 2011. BASSANI, F.; FRANCO, J.M.; BOLZANI, H.R.; CASTRO, T.M.; MARTINS, L.F.V.; CORNELI, V.M.; TAVARES, C.R.; LAUTENSCHLAGER, S.R.. Destinao final dos resduos slidos urbanos: diagnstico do municpio de Maring/Paran. In: I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrneo. Anais... So Paulo, 2009. BERTRAND, C.; BERTRAND, G. Uma geografia transversal e de travessias: o meio ambiente atravs dos territrios e das temporalidades. Messias Modesto dos Passos (org.). Ed. Massoni. Maring, 2009. BRASIL. Lei n 4771, do Cdigo Florestal Federal, de 15 de setembro de 1965. _. Lei 6937, da Poltica Nacional do Meio Ambiente, de 31 de agosto de 1981. _. Captulo IV da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. _. Lei n 9433, da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, de 8 de janeiro de 1997. CAMPOS, V.D.. Dinmica de uso e ocupao da terra na bacia hidrogrfica do Arroio dos Pereiras em Irati-PR e sua influncia na qualidade das guas superficiais. Dissertao (mestrado), Programa de Ps-graduao em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Cincias Exatas e Naturais, Departamento de Geocincias. Ponta Grossa, 2008. CARSON, R. Primavera silenciosa (Traduo Claudia Sant'Anna Martins). Editora Gaia. So Paulo, 2010. CARVALHO, P.F.; BRAGA, R.. Da negao reafirmao da natureza na cidade: o conceito de renaturalizao como suporte a poltica urbana. In: Anais do VIII Simpsio Nacional de Geografia Urbana, 2003 (ed. Indita). Disponvel em: <http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/gpapt/Artigos%20pdf%20final/pompeu%20PDF/CARVALHO%20&
%20BRAGA%20Simpurb%20Recife%202003.pdf>.

Acesso em <22 de agosto de 2012>.

CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resoluo 357 de 17 de maro de 2005. CUNHA, S.B.. Geomorfologia Fluvial. In: GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. (org). Geomorfologia: uma atualizao de bases e conceitos. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro,1994. pp 211-252. DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. HUCITEC/ Ncleo de Apoio Pesquisa sobre Populaes de Ambientes midos Brasileiros (NUPAUB), USP. 3 ed. So Paulo, 2000.

27

DE ANGELIS NETO, G.; DE ANGELIS, B.L.D.. Impactos ambientais causados pelo destino final dos resduos slidos urbanos de Maring/PR. In: Acta Sciencitarum, n.21, vol.4, Universidade Estadual de Maring, Maring, 1999. DEBERDT, A.J.. Anlise da gua: Parmetros fsicos, qumicos e biolgicos. In: Educao ambiental atravs da viso integrada de bacia hidrogrfica via internet. Universidade de So Paulo, Centro de Divulgao Cientfica e Cultural, So Carlos,1998. EMBRAPA/EMATER. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria/ Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural. Shapefile Mapa de Solos do Estado do Paran. Curitiba, 2007. FOSTER, JB. A ecologia de Marx: materialismo e natureza; traduo de Maria Teresa Machado. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Carta Topogrfica 1:50.000 folha Maring. Rio de Janeiro, 1972. _. Carta Topogrfica 1:50.000 folha Ivatuva. Rio de Janeiro, 1972. _. Carta Topogrfica 1:50.000 folha Mandaguau. Rio de Janeiro, 1990. _. Carta Topogrfica 1:50.000 folha Bom Sucesso. Rio de Janeiro, 1992. _. Diviso Regional do Brasil em Mesorregies e Microrregies Geogrficas, vol1. Rio de Janeiro, 1990. Disponvel em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20%20RJ/DRB/Divisao%20regional_v01.pdf>. Acesso em: <agosto de 2012>

ITCG. Instituto de Terras Cartografia e Geocincia. Acesso em: Dezembro de 2011. Disponvel em: <http://www.itcg.pr.gov.br/ >. LUZ, A.M.E.; PINTO, M.L.C.; SCHEFFER, E.W.O.. Parmetros de cor e turbidez como indicadores de impactos resultantes do uso do solo, na bacia hidrogrfica do rio Taquaral, So Mateus do Sul-PR. In: Ra'e Ga: O espao geogrfico em anlise, n.24, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2012. pp. 290-310. MAACK, R. Geografia Fsica do Estado do Paran. Curitiba: Universidade Federal do Paran e Instituto de Biologia e Pesquisa Tecnolgica, 1968. MARING, Lei Complementar 331, dispe sobre uso e ocupao do solo, de 23 de dezembro de 1999. _, Relatrio 1 do Plano Municipal de Saneamento Bsico (Abastecimento de gua e esgotamento sanitrio Parte 1). Maring, 2011. 308 p. Acesso em: Janeiro de 2012. Disponvel em: <http://www.maringa.pr.gov.br/saneamento/pmsb1.pdf>.

28

MENDOZA, L.G.M. Do espao ao territrio. Uma discusso conceitual e epistemolgica entre a sociedade e a natureza em geografia. In: XVII Encontro Nacional de Gegrafos. Anais... Belo Horizonte, 2012. MINEROPAR, Minerais do Paran. Mapeamento de unidades litoestratigrficas do Estado do Paran. Folha Londrina. Curitiba, 2005. Disponvel em: <www.mineropar.pr.gov.br>. MONTEIRO, A. B.; VIADANA, A. G. Tcnica alternativa e simplificada para a aferio de hidrotopos aplicada ao crrego Wenzel Rio Claro/SP. Estudos Geogrficos, Rio Claro, v.1, n. 7, p. 1-15, 2009. MULLER, N.L. Contribuio ao estudo do norte do Paran. In: Geografia, Departamento de Geocincias, Londrina, v. 10 n. 1, pp 89-118, jan/jun, 2001. NASCIMENTO, H. M. Viso agrrio-ecolgica marxista: uma introduo. In: CampoTerritrio: revista de geografia agrria, v. 2, n. 3, pp. 55-78, fevereiro, 2007. OTSUSCHI, C.; Poluio hdrica e processos erosivos: impactos ambientais da urbanizao nas cabeceiras de drenagem na rea urbana de Maring/PR. Dissertao (mestrado) Programa de Psgraduao em geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Cincias Humanas, Departamento de Geocincias. Florianpolis, 2010. SUDERHSA. Superintendncia de Desenvolvimento de Recursos Hdricos e de Saneamento Ambiental do Paran, Portaria n 19 de 12 de maio de 1992. PASSOS, M.M. A raia divisria: Eco-histria da raia divisria. Maring, EDUEM, 2007, vol. 2. 310 p. SANTA CATARINA, Manual Tcnico para Coleta de Amostras de gua. Florianpolis, 2009. 37 p. Disponvel em: <http://portal.mp.sc.gov.br/portal/conteudo/cao/cme/atividades/recursos_hidricos/manual_coleta_%C3%A1gua.pdf >. Acesso em: Julho de 2011. SERRA, E. A relao entre a apropriao da terra, seu uso econonmico e os conflitos rurais no Paran. In: XIX Encontro Nacional de Geografia Agrria. Anais... So Paulo, 2009. pp. 1-26. SILVA, L.C.. Manejo de rios degradados: uma reviso conceitual. In: Revista Brasileira de Geografia Fsica., v. 3, pp 23-32, 2010 SUETERGARAY, D.M. Tempos longos... Tempos curtos... Na anlise da natureza. In: Geografares, n.3. Vitria, 2002 SUDERHSA. Superintendncia para o Desenvolvimento dos Recursos Hdricos e Saneamento Ambiental. Shapefile Bacias Hidrogrficas do Estado do Paran. Curitiba, 2007. THOMAZ JR, A. O agrohidronegcio no centro das disputas territoriais e de classe no Brasil do Sculo XXI. In: CAMPO-TERRITRIO: revista de geografia agrria, v. 5, n10, pp 92-122, agosto, 2010.
29

TROPPMAIR, H. Metodologias simples para pesquisar o Meio Ambiente. Rio Claro: edio do autor, 1988. 232 p. ZAPAROLI, F.C.M.; NOBREGA, M.T.. Processos erosivos na cabeceira do ribeiro Pinguim (Sarandi/Maring-PR). In: VI Simpsio Nacional de Geomorfologia. Anais... Goinia, 2006.

30

8.

COMPROVANTE DE APRESENTAO DOS RESULTADOS DA PESQUISA EM EVENTOS CIENTFICOS (Se houve premiao, informar o evento, a classificao e anexar comprovante). Obs.: os Certificados do EAIC sero anexados pela PPG.

9. COMPROVANTE DE PUBLICAO, COM A PARTICIPAO DOS BOLSISTAS, EM PERIDICOS INDEXADOS E/OU COM CORPO EDITORIAL.

10. AVALIAO DO ORIENTADOR SOBRE O DESEMPENHO DO BOLSISTA NO PROJETO.

11. AVALIAO DO ORIENTADOR SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA.

12.

AVALIAO DO ACADMICO SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAO CIENTFICA.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica proporcionou o incio de estudos que refletiro em toda a carreira acadmica. Em verdade, considerando a dificuldade em contar com o apio da insitituio, no fosse o esforo da orientao, do auxlio tcnico prestado e do prprio bolsista, o projeto se inviabilizaria. Felizmente foi possvel realiza-lo. No mais, h que se aprofundar experincias de coletivos de pesquisa tirando do isolamento pesquisas como a que se realizou, integrando dados, abordagens e construindo reflexes conjuntas.

ESTE RELATRIO DEVER SER ANEXADO, EM PDF, NO SGP AT 31/08/2012.

You might also like