You are on page 1of 8

Teste de Resistncia de Isolao

Nota de Aplicao
Introduo Testadores de resistncia de isolao podem ser usados para determinar a integridade de circuitos e cabos em motores, transformadores, chaves de distribuio e instalaes eltricas. O mtodo de teste determinado pelo tipo de equipamento sendo testado e a razo para o teste. Por exemplo, ao testar cabeamento eltrico ou chave de distribuio (equipamentos de baixa capacitncia), as correntes de fuga capacitiva dependentes do tempo e de fuga de absoro tornam-se insignificantes e decrescem a zero quase instantaneamente. Um fluxo de corrente de fuga condutiva estvel alcanado quase instantaneamente (um minuto ou menos), fornecendo condies perfeitas para a leitura de ponto/teste de resistncia de curta durao. (Para mais informaes detalhadas sobre correntes de fuga e testes de resistncia veja as seguintes sees: O que so correntes de fuga, resistncia de isolao e testes de manuteno de previso). Por outro lado, quando o equipamento a ser testado uma grande extenso de cabo, um grande motor ou gerador (equipamentos de alta capacitncia) as correntes dependentes de tempo iro durar horas. Estas correntes iro levar as leituras do medidor a mudar constantemente, tornando impossvel a obteno de uma leitura estvel e apurada. Esta condio pode ser superada atravs de um teste que estabelea uma tendncia entre as leituras, como teste de voltagem progressiva ou de absoro dieltrica. Estes testes no dependem de uma leitura nica mas de um conjunto de leituras relativas. Seria uma perda de tempo executar tais testes em equipamentos de baixa capacitncia uma vez que correntes dependentes do tempo diminuem rapidamente, resultando em todas as medies iguais.

Testes de Instalao
A mais importante razo para teste de isolao garantir a segurana pblica e pessoal. Executando um teste de alta voltagem dc entre condutores de correntes no energizados (hot), na terra e condutores-terra, voc pode eliminar a possibilidade de curtos circuitos ou curtos para terra ameaadores. Este teste geralmente executado depois da instalao inicial do equipamento. Este processo proteger o sistema contra equipamentos defeituosos e mal conectados por fios e ir garantir uma instalao de alta qualidade, a satisfao do cliente e proteo contra fogo ou choque.

Teste de manuteno
A segunda razo mais importante para o teste de isolao proteger e prolongar a vida de sistemas eltricos e motores. Ao longo dos anos, sistemas eltricos so expostos a fatores ambientais como sujeira, graxa, temperatura, estresse e vibrao. Tais condies podem levar a falhas de isolao, resultando em perda de produo ou mesmo incndios. Testes de manuteno peridica podem fornecer informaes valiosas sobre o estado de deteriorao e ajudaro a predizer possveis falhas do sistema. A correo de problemas no somente evitar surpresas e aborrecimentos mas tambm extender a vida til de operao para uma variedade de equipamentos.

Antes de medir
A fim de obter medies de resistncia de isolao significantes, o eletricista deve examinar cuidadosamente o sistema sob teste. Os melhores resultados so alcanados quando: 1. O sistema ou equipamento desligado e desconectado de todos outros circuitos, chaves, capacitores, escovas, pra-raios e interruptores de circuito. Certifique-se de que as medies no so afetadas por corrente de fuga atravs de chaves e aparelhos de proteo de excesso de corrente. 2. A temperatura do condutor est acima do ponto de condensao do ar ambiente. Quando este no for o caso, uma camada de umidade se formar na superfcie de isolao e em alguns casos, ser absorvida pelo material. 3. A superfcie do condutor contm carbono e outras matrias estranhas que podem tornar-se condutivas em condies de umidade. 4. A voltagem adotada no muito alta. Quando se testa sistemas de baixa voltagem, o excesso de voltagem pode estressar ou danificar a isolao. 5. O sistema sob teste foi completamente descarregado na terra. O tempo de descarga na terra deve ser aproximadamente cinco vezes o tempo de carga de teste. 6. O efeito de temperatura considerado. Uma vez que resistncia de isolao inversamente proporcional a temperatura de isolao (a resistncia decresce medida que a temperatura aumenta), as leituras registradas so alteradas por mudanas na temperatura do material de isolao. recomendvel que os testes sejam executados a temperatura de condutor padro 20C. Como regra bsica, ao comparar leituras temperatura de base de 20C, dobre a resistncia para cada 10C acima de 20C ou divida a resistncia por dois para cada 10C abaixo de 20C em temperatura. Por exemplo, uma resistncia de 1 Mega-Ohm a 40C passar a ser 4 Mega-Omhs temperatura de 20C. Para medir a temperatura do condutor, use um termmetro infra-vermelho sem contato como o Fluke 65.

Trabalhe com segurana


Segurana responsabilidade de todos, mas, no final das contas, est em suas mos. Nenhuma ferramenta por si s pode garantir sua segurana. a combinao do instrumento e prticas de trabalho seguras que lhe d mxima proteo. Eis algumas dicas de segurana que voc deve seguir: Trabalhe em circuitos no energizados sempre que possvel. Utilize procedimentos apropriados de desconexo. Se tais procedimentos no forem adotados, considere que o circuito est ativo. Em circuitos vivos, siga regras de proteo como: 1.Usar ferramentas isoladas 2.Vestir roupas resistentes a chama, culos de segurana e luvas de isolamento 3.Retirar relgios ou outros adornos 4.Extender esteira de isolamento Ao fazer medies de voltagem em circuitos ativos: 1.Primeiramente prenda o fioterra, para depois ter contato com a ponta fase. Retire a ponta fase primeiro, depois a ponta-terra. 2.Pendure ou repouse o medidor se possvel. Evite segur-lo nas mos a fim de minimizar exposio pessoal aos efeitos de transientes. 3.Use um mtodo de teste de trs pontos, especialmente para a avaliao se um circuito est morto. Primeiro, teste um circuito vivo conhecido. Segundo, teste o circuito-alvo. Terceiro, teste um circuito vivo novamente. Isto confirma se seu medidor trabalhou apropriadamente antes e depois da medio. 4.Use o antigo truque dos eletricistas de manter uma mo em seu bolso. Isto diminui a chance de um circuito fechado no trax atravs do seu corao. Ao executar testes de resistncia e isolao: 1.Nunca conecte o testador de isolao a condutores ou equipamentos energizados e sempre siga as recomendaes do fabricante. 2.Desligue o equipamento a ser testado abrindo fusveis, chaves e interruptores de circuito. 3.Desconecte os condutores de circuito, condutores-terra e todos outros equipamentos da unidade sob teste. 4.Decarregue a capacitncia do condutor, tanto antes quanto depois do teste. Alguns instrumentos podem ter funes de descarga automtica. 5.Verique quaisquer correntes de fuga atravs de fusveis, chaves e interruptores em circuitos no energizados. Correntes de fuga podem gerar leituras incorretas e inconsistentes. 6.No use um testador de isolao em atmosfera perigosa ou explosiva, uma vez que o instrumento pode arcos em isolaes danificadas. 7.Use luvas isoladas de borracha quando estiver conectando pontas de teste.

Vrtex Equipamentos Ltda

Teste de Resistncia de Isolao

O que so resistncia de isolao e correntes de fuga? Durante o procedimento de teste, a alta voltagem dc gerada pelo pressionamento do boto de teste causar um pequeno fluxo de corrente (micro-amps) atravs do condutor e da isolao. A quantidade de corrente depende da quantidade de voltagem aplicada, da capacitncia do sistema, da resistncia total e da temperatura do material. Para uma voltagem fixa, quanto maior a corrente, menor a resistncia (E=IR, R=E/I). A resistncia total a soma da resistncia interna do condutor (valor pequeno) mais a resistncia de isolao em M.

O valor da resistncia de isolao lido no medidor ser uma funo das trs seguintes sub-correntes independentes: Corrente de fuga condutiva (IL) L Corrente condutiva uma pequena quantidade de corrente (microamp) que normalmente flui atravs da isolao, entre condutores ou de um condutor para a terra. Esta corrente aumenta medida que a isolao deteriora-se e torna-se predominante depois que a corrente de absoro some (ver Figura 1). Por ser bastante estvel e dependente de tempo, a mais importante corrente para medir resistncia de isolao.

Corrente de fuga de carga capacifiva (IC) C Quando dois ou mais condutores so executados em conjunto num canal condutor, eles se comportam como um capacitor. Devido a este efeito capacitivo, uma corrente de fuga flui atravs da isolao de condutor. Esta corrente dura somente alguns poucos segundos assim que a voltagem dc aplicada e some depois que a isolao foi carregada para sua voltagem de teste completa. Em equipamentos de baixa capacitncia, a corrente capacitiva maior do que a corrente de fuga condutiva, mas geralmente desaparece at o momento em que comeamos a registrar os dados. Por causa disto, importante deixar a leitura se fixar antes de registr-la. Por outro lado, ao testar equipamentos de alta capacitncia, a corrente de fuga de carga capacitiva pode durar muito tempo antes da leitura fixar-se. Corrente de fuga de absoro de A polarizao (IA ) A corrente de absoro causada pela polarizao de molculas dentro de material dieltrico. Em equipamentos de baixa capacitncia, a corrente alta pelos primeiros poucos segundos e decresce vagarosamente a quase zero. Ao lidar com equipamentos de alta capacitncia ou isolao molhada e contaminada, no haver decrscimo na corrente de absoro por um longo perodo.

Corrente Total (IA + IC + IL )

Resistncia de Isolao (em Megohms)

IL Corrente (em A) 0

IC

IA

Tempo (em segundos)

Figura 1. Componentes de corrente

Figura 2. Corrente de fuga condutiva (IL)

IL
Isolao Dieltrica Condutores

Figura 3. Corrente de fuga de carga capacitiva (IC)

Teste de Resistncia de Isolao

IC

Isolao Dieltrica Conductores

Vrtex Equipamentos Ltda 3

Aplicaes
Procedimento de teste de prova fbrica (maior do que a voltagem Para conduzir um teste de prova quotada, que est disponvel a Teste de prova de instalao, use o seguinte partir do fabricante). Se voc no Voltagens DC de Teste de Frmula utilizada Eletricistas e engenheiros Equipamento de Rotao procedimento: souber a voltagem de teste de executam testes de prova para Use um multmetro ou a funo fbrica, teste usando uma garantir a instalao apropriada e de medio de voltagem no voltagem de cerca do dobro da a integridade dos condutores. O MegOhmMeter para certificar-se voltagem quotada para o cabo teste de prova um teste rpido e de que no h energia aplicada ao mais 1000 volts. A voltagem simples usado para indicar a circuito testado. quotada a quantidade mxima condio instantnea de isolao. Selecione o nvel de voltagem de voltagem qual o condutor Ele no fornece dados de apropriado. pode ser exposto por um longo diagnstico e as voltagens de teste Plugue uma terminao da perodo de tempo, geralmente usadas so muito maiores do que ponta de teste preta no terminal impresso no condutor. Para as voltagens usadas em testes de comum do medidor e toque a sistemas monofsicos, bifsicos manuteno e previso. O teste sonda de teste na terra ou outro ou trifsicos, o cabo classificado de prova chamado s vezes de condutor. s vezes til conectar fase a fase. Este mtodo GO/NO GO TEST, porque testa terra todos os condutores que previamente mencionado sistemas de cabo para erros de no so parte do teste. Garras somente deve ser usado para manuteno, instalao incorreta, jacar podem fazer medies testar pequenos e novos aparelhos degradao avanada ou mais facil e precisamente. devido sua capacidade de contaminao. A instalao Plugue uma terminao da suportar voltagens de maior declarada aceitvel se nenhum ponta de teste vermelha no estresse. Para equipamentos e fios colapso ocorrer durante o teste. terminal de volt/ohm do medidor maiores e mais antigos, utilize e conecte a sonda de teste ao voltagens de teste dc (ver tabela Escolhendo a voltagem de teste condutor a ser testado. 3).Voltagens dc de testes de prova Um teste de prova pode ser Pressione o boto de teste para comuns (no as voltagens de teste executado em equipamentos de aplicar a voltagem desejada e ler do fabricante) usadas para testar qualquer capacitncia. Ele feito a resistncia mostrada no medidor. equipamentos de rotao so com voltagem nica, geralmente mostradas na tabela 1. entre 500 e 5000V, por cerca de um minuto. comum estressar a isolao acima de voltagens de Voltagens DC de teste de equipamento de rotao Frmula Usada trabalho normais a fim de Teste de fbrica AC, VAC (somente para referncia) 2 x (Classificao de fbrica) + 1000 Teste de instalao de DC mximo, VAC 1,28 x (Teste AC de fbrica) detectar falhas sutis na isolao. DC mximo aps teste de servio, VAC 0,96 x (Teste AC de fbrica) Para novos equipamentos, o teste Tabela 1. Equaes de voltagem de teste de prova para mquinas de rotao deve ser feito a aproximadamente 60 a 80% da voltagem de teste de

Teste de instalao

Condutor metlico Isolao

Vrtex Equipamentos Ltda

Teste de Resistncia de Isolao

Pode levar alguns segundos at a leitura se estabilizar. Quanto maior a resistncia melhor. Teste cada condutor contra a terra e contra todos outros condutores presentes no canal condutor. Mantenha em local seguro um registro datado dos valores medidos. Se algum condutor falhar no teste, identifique o problema ou retire os condutores. Umidade, gua ou sujeira podem gerar leituras de baixa resistncia. Testes de manuteno e predio Testes de manuteno podem oferecer informaes importantes sobre o estado presente e futuro de condutores, geradores, transformadores e motores. A chave para um teste de manuteno efetivo a boa coleo de dados. Examinar os dados coletados ajudar no diagnstico e no trabalho de reparo, que ir reduzir o tempo ocioso em funo de falhas inesperadas. A seguir as voltagens de teste dc mais comumente aplicadas e testes de manuteno executados:
Classificao AC de equipamentos (Volts) Voltagem de teste DC (Volts)

e umidade poderem afetar as leituras, as medies devem ser feitas de preferncia acima do ponto de condensao, em temperatura padro cerca de 20C/68F. Para equipamentos classificados abaixo de 1000 volts, a leitura de isolao deve ser um valor de 1 M ou maior. Para equipamentos classificados acima de 1000 volts, a resistncia esperada deve crescer para um megohm por cada 1000 volts aplicados. Geralmente, a resistncia de isolao medida ser um pouco menor do que os valores registrados previamente, resultando numa tendncia decrescente como mostrado na

na Figura 6. A inclinao descrescente um sinal normal do envelhecimento da isolao. Uma curva decrescente aguda indica uma falha de isolao ou um alerta de problemas em breve.
Voltagens de teste DC Para classificao de voltagem fase a fase Para classificao de voltagem fase a terra Frmula usada DCt=0,8165 x Ep-p DCt=1,414 x Ep-n

Tabela 3. Equaes de voltagem de teste DC

DCt voltagem de teste dc ligada ao mximo stress de isolao durante operao ac normal Ep-p classificao de voltagem fase a fase Ep-n classificao de voltagem fase a terra

Valor registrado (em Megohms) Resistncia (em Megohms)

0 - 100 100 - 250 440 - 560 500 - 1000 2.300 1.000 ou acima 4.100 e acima 1.000 ou acima Tab. 2. Voltagens de teste de manuteno versus classificao de equipamentos

Tempo (em segundos)

60 seg

Figura 5. Teste de resistncia de isolao

Leitura pontual/teste de resistncia de curta durao Durante o teste de curta durao, o MegOhmMeter est conectado diretamente ao equipamento sendo testado e a voltagem de teste aplicada por cerca de 60 segundos. A fim de alcanar uma leitura de isolao estvel em cerca de um minuto, o teste deve ser executado somente em equipamentos de baixa capacitncia. O procedimento bsico de conexo o mesmo do teste de prova e a voltagem aplicada calculada a partir das frmulas de voltagem de teste dc. Ao testar bons equipamentos, nota-se um aumento estvel na resistncia de isolao devido ao decrscimo em correntes capacitivas e de absoro. Pelo fato da temperatura

Teste de Aceitao Inicial 1000 500

Envelhecimento da Isolao

Aps Rebobinao

100 Resistncia 50 (em Megohms)

10 5 Falha de Isolao

1995

1996

1997

1998 Ano

1999

2000

Figura 6. Resistncia de isolao por um perodo de tempo

Teste de Resistncia de Isolao Vrtex Equipamentos Ltda

Teste de voltagem em passos O teste de voltagem em passos envolve testes de resistncia em ambientes de voltagem variada. Neste teste, voc aplica cada voltagem de teste para o mesmo perodo de tempo (geralmente 60 segundos), representando em grfico a resistncia de isolao registrada. Aplicando voltagens crescentes em passos, a isolao exposta a stresses eltricos crescentes que podem revelar informaes sobre falhas na isolao como furos, danos fsicos ou fragilidade. Uma boa isolao deve suportar aumentos de stress de sobretenso e sua resistncia deve permanecer aproximadamente a mesma durante o teste com diferentes nveis de voltagem. Por outro lado, especialmente em nveis de voltagens mais altos, isolaes contaminadas, deterioradas e quebradas iro experimentar um fluxo de corrente aumentado, resultando num decrscimo da resistncia de isolao. Este teste independente do material de isolao, da capacitncia do equipamento e do efeito de temperatura. Pode ser executado logo aps um teste de ponto de isolamento, uma vez que no toma muito tempo. Um teste de ponto lida com mudana de resistncia absoluta (leitura nica) com respeito ao tempo, enquanto o teste de voltagem em passos busca curvas na resistncia, com respeito a voltagens de teste variantes. Absoro dieltrica/ Teste de tempo-resistncia O teste de tempo-resistncia independente do tamanho do equipamento e da temperatura. Ele compara as caractersticas de absoro de isolaes contaminadas com as caractersticas de absoro de boas isolaes. A voltagem de teste aplicada alm de um perodo de 10 minutos, com os dados registrados a cada 10 segundos do primeiro ao ltimo minuto. A interpretao da curva do grfico esboado ir determinar a condio da isolao. Um crescimento contnuo na resistncia representada indica boa isolao. Uma curva uniforme ou decrescente indica isolao danificada.

Teste feito com 250V Teste feito com 500V

Resistncia (em Megohms)


Teste feito com 1000V

Direo de Falha de Isolao

Tempo (em segundos)

60 seg

Figura 7. Teste de voltagem em passos

1000 500 Boa Condio de Isolao M Condio de Isolao

100 Resistncia (em Megohms) 50

10 5

Voltagem (em kV)

Figura 8. Curvas de teste boas e ruins

Boa Isolao

Resistncia (em Megohms)


Isolao Quebrada

Tempo (em minutos)

10 min

Figura 9. Teste de absoro dieltrica para curvas boas e contaminadas

Vrtex Equipamentos Ltda

Teste de Resistncia de Isolao

Outro mtodo de determinar a qualidade de isolao usar o teste de ndice de polarizao (IP). Ele particularmente valioso no descobrimento de umidade e entrada de leo que possuem um efeito de achatamento na curva do IP, gerando corrente de fuga e eventualmente circuitos em curto. O ndice de polarizao a proporo de duas leituras de tempo-resistncia: uma tomada depois de 1 minuto e a outra depois de 10 minutos. Com boa isolao, a resistncia de isolao comea baixa e cresce medida que a corrente de fuga capacitiva diminui. Resultados so obtidos dividindo-se o valor de teste de 10 minutos pelo valor de teste de 1 minuto. Um ndice de polarizao baixo indica problemas com a isolao. Quando o tempo de teste restrito, um atalho para o teste de ndice de polarizao o teste de segundos (60/30) da proporo de absoro dieltrica.

Condio de Resistncia de Proporo 30/60 Isolao segundos Perigosa 0 a 1,0 Ruim 1,0 a 1,3 Boa 1,3 a 1,6 Excelente 1,6 e acima Tabela 4. Razes aproximadas de absoro dieltrica

Razo 10/1 minutos (IP) 0a1 1a2 2a4 4 e acima

Teste de Prova Leitura nica Alta voltagem de teste Executado periodicamente Voltagens de teste variadas Com tempo o o

Teste de leitura de ponto o

Teste de voltagem em passos

Teste de absoro dieltrica

Teste de ndice de polarizao

o o

Tabela 5. Testes de Isolao variados

Testando conexes em geradores, transformadores, motores e fios


Para testar a resistncia de isolao em geradores, transformadores, motores e instalaes de fios, pode-se empregar qualquer um dos testes de manuteno e predio mencionados anteriormente. Escolher testes de leitura de ponto, de voltagem em passos ou tempo-resistncia depende da razo do teste e da validade dos dados obtidos. Ao testar geradores, motores ou transformadores, cada curva/fase deve ser testada em seqncia e separadamente enquanto todas as outras curvas esto em terra. Deste modo, a isolao entre as fases tambm testada. Correo de temperatura para testes de mquinas de rotao Para testar armaes e resistncia de isolao de curvas em campo a temperaturas variadas, o IEEE recomenda a seguinte frmula de resistncia de isolao.
Rm = Kt x (kV + 1) Tab. 6. Equao de Resistncia de Isolao para maquinaria ac e dc

Rm Resistncia de isolao mnima corrigida para 40C em M Kt Coeficiente de temperatura da resistncia de isolao a temperatura de curva, obtido a partir da figura 10 kV Voltagen de terminal a terminal da mquina classificada em kilovolts
100

Para um sistema trifsico testado com as outras duas fases em terra, a resistncia registrada para cada fase deve ser dividida por dois. Ento, o valor resultante pode ser comparado com a resistncia de isolao mnima recomendada (Rm).

50

Coeficiente de Temperatura de Resistncia de Isolao, K t

10

1.0

0.5

0.1

0.05

-10

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Temperatura de Circuito, Graus Celsius

Figura 10. Coeficiente de temperatura aproximado para mquinas de rotao

Teste de Resistncia de Isolao

Vrtex Equipamentos Ltda 7

Testando geradores e motores Ao testar resistncia de bobinas de estator, certifique-se de que as fases e circuitos do estator esto desconectadas. Mea a resistncia de isolao entre circuitos e entre os circuitos e a terra. Quando geradores dc ou motores esto sendo testados, as escovas devem ser levantadas de forma que as bobinas possam ser testadas separadamente da armao. A seguinte tabela lista as leituras mnimas de resistncia recomendadas para classificaes variadas de voltagem de motor.
Classificao de Voltagem de Fbrica 0-208 208-240 240-600 600-1000 1000-2400 2400-5000 Resistcia Mnima Aceitvel 100.000 200.000 300.000 1 M 2 M 3 M

Transformador Com preenchimento de leo Sem preenchimento de leo

60-Hertz 1,5 30,0


Para circuitos diferentes

Seco/preenchimento composto 30,0

Testando instalaes de fios e cabos Ao testar fios e cabos, eles devem estar desconectados de mquinas e painis para mant-los isolados. Os fios e cabos devem ser testados uns contra os outros e contra a terra (veja figura 4 na pgina 4). A Insulated Power Cable Engineers Association (IPCEA) fornece a seguinte frmula que sugere valores mnimos de resistncia de isolao.

Para a terra

Fluke 1520 MegOhmMeter

Figura 11. Testando a isolao de um motor

R = K x Log10 (D/d) Tabela 10. Resistncia de isolao de cabo

Tabela 7. Resistncia mnima recomendada a 40C

Test ando transformadores Ao testar transformadores monofsicos, teste circuito a circuito, circuito a terra ou um circuito de cada vez com todos os outros em terra. Para transformadores trifsicos, substitua E por Ep-p (para transformadores delta) ou E p-n (para transformadores em Y) e classificao do circuito sob teste de kVA para kVA3. Para determinar a resistncia de isolao mnima, use a seguinte frmula:
Transformador Monofsico Trifsico Delta trifsico Frmula usada R = C x E vkVA R = C x E p-n kVA R = C x E p-p kVA

R - s por 305 metros de cabo. Baseado no potencial de teste de 500 volts, aplicados por um minuto a 15,6C K Constante de material de isolao. (Por exemplo: papel impregnado - 2640, cambraia envernizada -2460, polietileno termoplstico -50000, polietileno composto - 30000) D dimetro externo de isolao de condutor para fios e cabos condutores nicos D = d + 2c + 2b dimetro de cabo condutor nico d dimetro de condutor c espessura de isolao de condutor b espessura de isolao de capa Por exemplo, um condutor nmero 6 A.W.G. de 300 metros com borracha natural resistente ao calor e espessura de isolao de 0,125 ter K=10.560 e Log10 (D/d) = 0,373 polegadas. De acordo com a frmula (R = K x Log10 (D/d), R = 10,560 x 0.373 = 3,939 por 300 metros), a resistncia de isolao mnima esperada para um nico condutor por 300 metros temperatura de 15,5C ser 3,939 .

Fluke. Mantendo seu mundo funcionando.

Tabela 8. Equaes de resistncia de isolao de transformadores

R Resistncia de isolao mnima de 500 volts dc de um minuto em megohms C Constante para medies de 20C (veja abaixo) E Classificao de voltagem de circuito. kVA Capacidade classificada do circuito sob teste. Para unidades trifsicas kVA3=3 x kVA1

Vrtex Equipamentos Ltda

Rua So Miguel 1183 - Sala 101 Bairro Itapo Belo Horizonte - MG CEP: 31710-350 Tel.: (31) 3427-7700 Fax.: (31) 3427-7792 e-mail: vortex@vortex.com.br http://www.vortex.com.br

You might also like