You are on page 1of 44

5 ANO

1. Brasil: Regies ..................................................................................160 2. As regies naturais do Brasil: economia e populao ..................169 3. Brasil: Biodiversidade ......................................................................186 4. Cuidando da nossa biodiversidade................................................. 197

159

I. BrasIl: regIes
Mapa das regies naturais do Brasil

Nesta unidade voc conhecer um pouco mais sobre o Brasil, suas regies naturais e seus estados, localizando e identificando-os no mapa. O territrio do pas foi dividido em regies para facilitar o estudo das caractersticas do espao geogrfico brasileiro como vegetao, relevo, hidrografia, economia e populao. Observe o mapa:
Brasil Diviso Regional

Regio Norte Regio Nordeste Regio Centro-Oeste Regio Sudeste Regio Sul

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), rgo responsvel pela coleta de informaes sobre o Brasil, as regies brasileiras so divididas em: Regio Norte, Regio Nordeste, Regio Centro-Oeste, Regio Sudeste e Regio Sul. Cada uma das regies brasileiras formada por diferentes estados. Conhea os objetivos dessa diviso:
160

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica divide o Brasil em cinco regies Motivos
Territrio extenso, com grande diversidade natural e cultural. Administrar lugares diferentes exige aes governamentais diferenciadas.

Melhor compreenso dos aspectos regionais.

Resultado da Regionalizao

Regies melhores administradas. Pas mais desenvolvido.

PaIsagens das regIes BrasIleIras

Norte

nordeste

centro-oeste

sudeste

sul

Como atua o IBGE Todos os trabalhos do IBGE so feitos pensando em retratar o Brasil com informaes necessrias ao conhecimento de sua realidade e ao exerccio da cidadania. O IBGE produz, analisa, pesquisa e divulga informaes. Com isso, ajuda a conhecer a realidade fsica, humana, social e econmica do pas. As informaes produzidas pelo IBGE so destinadas a estudantes, professores, pesquisadores, administradores, imprensa e a toda e qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a realidade brasileira.
161

1. O que significa IBGE? 2. Qual o objetivo das pesquisas feitas pelo IBGE?

3. Por que o IBGE dividiu o Brasil em regies?

4. Observe o mapa do Brasil e responda: a) Qual a maior regio? b) Qual a menor regio? c) Qual a regio que faz limites com todas as regies brasileiras? d) A Regio Sudeste faz limites com quais regies? e) Qual a nica regio que no faz limite com a Regio Sudeste? f) Quais so as regies brasileiras banhadas pelo oceano Atlntico? g) Qual a regio brasileira que no possui litoral? 5. Em uma folha de sulfite, faa o contorno da regio brasileira onde est localizado o estado onde voc mora. Depois, recorte e cole-a no espao abaixo.

162

6. Pinte a legenda e identifique com as cores as regies do Brasil. Brasil Diviso Regional

a) Em quantas regies o Brasil est dividido? Quais so elas?

b) No quadro abaixo, escreva uma caracterstica de cada regio do Brasil.

7. Reproduza numa folha de papel sulfite ou papel vegetal o mapa do Brasil, dividido por regies. Crie uma legenda de acordo com as regies. Terminado o mapa, organize um mural na sala de aula. Vamos conhecer um pouco mais as regies brasileiras e seus estados. A Regio Norte a maior regio brasileira em extenso territorial, nela se encontra a maior floresta tropical do mundo, a Amaznia. uma regio de clima quente e chuvoso. Os estados que formam esta regio so sete: ESTADO 1. Rondnia 2. Acre 3. Amazonas 4. Roraima 5. Par 6. Amap 7. Tocantins CAPITAl Porto Velho Rio Branco Manaus Boa Vista Belm Macap Palmas

A Regio Nordeste foi a porta de entrada dos colonizadores portugueses. uma regio de clima semirido e enfrenta o problema da seca, principalmente no serto. A vegetao caracterstica a caatinga. Seu principal rio o So Francisco, com gua o ano todo, diferente dos outros rios que secam durante a estiagem (rios temporrios). Os nove estados da Regio Nordeste so:

ESTADO 1. Maranho 2. Piau 3. Cear 4. Rio Gde do Norte 5. Paraba 6. Pernambuco 7. Alagoas 8. Sergipe 9. Bahia

CAPITAl So Lus Teresina Fortaleza Natal Joo Pessoa Recife Macei Aracaju Salvador

164

A Regio Centro- Oeste localiza-se no interior do territrio brasileiro e nela predomina a vegetao do cerrado. A capital do pas desde 1960 passou a se localizar nesta regio do planalto brasileiro. O clima predominantemente tropical. Nesta regio tambm est a maior plancie alagvel do mundo: o pantanal. Os trs estados que formam esta regio so: ESTADO CAPITAl

1. Mato Grosso Cuiab 2. Gois Goinia 3. Mato Grosso do Sul Campo Grande

A Regio Sudeste atualmente conhecida e diferenciada das demais regies por sua grande concentrao populacional e por seu desenvolvimento industrial e tecnolgico. So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte so importantes cidades dessa regio do pas. A Mata Atlntica j ocupou grande parte desse territrio, mas perdeu espao para a urbanizao, devido ao crescimento das cidades. Os quatro estados da Regio Sudeste so: ESTADO 1. MInas Gerais 2. Esprito 3. Rio de Janeiro 4. So Paulo CAPITAl Belo Horizonte Vitria Rio de Janeiro So Paulo A Regio Sul a regio mais fria do Brasil, com clima subtropical e grande influncia de imigrantes europeus, principalmente alemes e italianos. A mata de araucrias no Paran e as pradarias nos campos sulinos so as vegetaes predominantes. Os trs estados da Regio Sul so:

ESTADO 1. Paran 2. Santa Catarina 3. Rio Grande do Sul

CAPITAl Curitiba Florianpolis Porto Alegre

165

Brasil Diviso Regional

a) Escreva os nomes dos estados que fazem parte das seguintes regies: Norte Nordeste Centro- Oeste Sudeste Sul b) Escreva os nomes dos estados que fazem limite com os seguintes estados destacados: Mato Grosso

Bahia

166

Amazonas

Paran c) Qual o maior estado brasileiro? d) Qual o menor estado brasileiro? 2. Leia: Ao realizar uma visita ao Brasil, um turista visitou os estados de Gois, Mato Grosso, Tocantins e Bahia. a) Por quais regies ele passou? mencionados. b) Quais so as regies do Brasil que ainda precisa conhecer? Responda na ordem correspondente aos estados

3. Observe as imagens e complete o quadro a seguir:

Cidade Rio de Janeiro Estado: Regio:

Cidade Recife Estado: Regio:

Cidade Manaus Estado: Regio:

Cidade Goinia Estado: Regio:

Cidade Porto Alegre Estado: Regio:

167

4. Complete a tabela com os nomes dos estados e das capitais que esto faltando. No se esquea de colocar os nomes das regies a que pertencem. REGIES DO BRASIl ESTADO UNIDADE DE FEDERAO Amazonas Regio SIGLA AM AC Roraima Par RO AP Tocantins So Lus PI Cear Regio RN PB PE Sergipe Bahia Regio MT Gois Mato Grosso do Sul MG Regio Rio de Janeiro ES So Paulo Regio Curitiba SC Rio Grande do Sul
168

CAPITAL Manaus

Boa Vista

Porto Velho Macap

Natal Joo Pessoa Recife Aracaju

GO Campo Grande

II. as regIes naturaIs do BrasIl: economIa e PoPulao

Nesta unidade vamos conhecer um pouco mais sobre as cinco regies brasileiras formadas por estados que apresentam caractersticas naturais, econmicas e culturais diferenciadas. So essas diferenas regionais que fazem do Brasil um pas rico em recursos naturais e em diversidade cultural. Observe os grficos da rea territorial, regional e sua populao:

A populao urbana e rural de cada uma das regies esto distribudas da seguinte forma:

169

regIo norte
Esta a maior regio brasileira, ocupa 45% do total de todo territrio. Apesar de possuir um extenso territrio, o nmero de habitantes dessa regio pequeno. Nessa regio se localiza a maior populao indgena do pas, aproximadamente 163 mil ndios. A regio apresenta a maior bacia hidrogrfica do mundo: a bacia amaznica, formada pelo Rio Amazonas e seus diversos afluentes onde se desenvolve a pesca, uma das mais importantes atividades econmicas da regio. A economia se baseia no extrativismo de produtos como o ltex, aa, madeiras e castanha. A regio tambm rica em minrios, l est a Serra dos Carajs (PA) a maior mina de ferro do mundo, e a Serra do Navio (AP), rica em mangans. A extrao mineral, praticada sem os cuidados adequados, contribui para a destruio ambiental. Muitos produtos que so extrados da floresta Amaznica so industrializados e transformados em produtos alimentcios, medicinais, cosmticos etc. Veja:

Produto retirado da floresta, como a castanha-do-par.

A extrao de minrios na regio Norte uma das maiores do pas.

A extrao de aa na floresta Amaznica.

A explorao dos recursos naturais nessa regio pode contribuir para a destruio da Floresta Amaznica e dos povos que necessitam dela para sobreviver. Muitos habitantes da regio Norte possuem descendncia dos povos indgenas e visam resgatar a identidade cultural desses povos.
170

Como uma grande festa tpica da Regio Norte temos o Boi-Bumb de Parintins, no Amazonas, que j conquistou prestgio internacional. Todo ano, o festival atrai milhares de visitantes para a pequena cidade de Parintins, uma ilha do Baixo Amazonas, para assistir ao grande espetculo que conta as lendas da Amaznia, por meio dos bumbs Garantido e Caprichoso, no famoso Festival Folclrico de Parintins.
Festa do Boi de Parintins

As cidades mais importantes para a economia dessa regio so: Manaus, Belm, Palmas, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista e Macap: capitais dos estados. Apesar da regio desenvolver o extrativismo, a cidade de Manaus representa um grande polo industrial da regio devido a criao da Zona Franca de Manaus que atraiu muitas indstrias para a regio.
Festa do Boi de Parintins

1. A diversidade e as riquezas do Brasil so representadas pelas: ( A ) regies urbanas. ( B ) regies rurais. ( C ) regies naturais. ( D ) regies artificiais. 2. Observe o grfico da rea territorial das regies:

a) Qual a maior regio?

b) Qual a menor regio?

171

3. Agora, observe o grfico de distribuio da populao por regies: a) As duas regies mais populosas:

b) As duas regies menos populosas:

4. Quais so as principais atividades econmicas desenvolvidas na Regio Norte?

5. Qual o grupo populacional caracterstico da Regio Norte? ( A ) Camponeses. ( B ) Indgenas. ( C ) Negros. ( D ) Imigrantes europeus. 6. Em uma folha de sulfite, reproduza o mapa da Regio Norte. Coloque os nomes dos estados e das suas capitais. Depois, exponha no mural da sala de aula. 7. Observe a imagem da Serra dos Carajs no Par e da Serra do Navio no Amap. Descreva qual a atividade desenvolvida nessas regies?

Serra dos Carajs

Serra do Navio

172

regIo nordeste
a regio brasileira que possui o maior nmero de estados, so nove no total. A Regio Nordeste rene estados com as mais belas paisagens brasileiras. Uma grande parte da Regio Nordeste atingida pelas secas, levando a populao que vive nessas reas a enfrentar dificuldades para ter acesso a gua. O Nordeste brasileiro geralmente lembrado pelos problemas decorrentes da pobreza e da seca, mas tambm por suas belssimas praias, pelo povo hospitaleiro, pelo seu folclore e por sua msica. a regio do Brasil mais influenciada pelas tradies afro-descendentes, onde se encontra grande parte da populao negra do pas, principalmente na Bahia. As maiores cidades do Nordeste so: Salvador, Recife e Fortaleza. Veja algumas imagens que retratam a diversidade das paisagens do Nordeste brasileiro:

Praia em Macei - Alagoas.

Praia em Natal - Rio Grande d o Norte.

Praia em Salvador - Bahia.

A vegetao do serto nordestino chamada de caatinga, palavra de origem tupi que significa mata branca , mata rala ou mata espinhenta um tipo de vegetao caracterstica das reas onde chove pouco, ela formada por plantas espinhentas e caules grossos que armazenam gua, graas s razes profundas que retiram gua dos lenis subterrneos. As plantas tpicas da caatinga so: o mandacaru, o cacto facheiro, o xique-xique e diversos arbustos espinhentos.

mandacaru

cacto

xique-xique

173

A economia bem diversificada. Observe o quadro a seguir: ATIVIDADES ECONMICAS DO NORDESTE

TURISMO

PECURIA

INDSTRIA

AGRICUlTURA
Foi uma das primeiras atividades da regio. Hoje, o Vale do Rio So Francisco representa uma das melhores produes de frutas.

EXTRATIVISMO
A extrao de castanhas e leos na Mata de Cocais no MA e a explorao de sal mineral no RN so muito representativas para a economia da regio.

Desenvolve-se principalmente nas cidades litorneas com suas belssimas praias.

Praticada principalmente nos estados de MA, PI, BA e PE.

Maior representatividade no estado da BA: Polo Petroqumico de Camaari e Distrito Industrial de Ilhus.

A Regio Nordeste possui uma cultura muito rica. Na msica, destacam-se ritmos populares, tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baio, xote, forr, ax, frevo entre outros. Na culinria, destacam-se pratos tpicos como carne-de-sol, vatap, acaraj, canjica, feijo e arroz de coco, feijo verde, cozido e o sururu. Na dana, destacam-se o frevo e o maracatu, uma de suas manifestaes folclricas e populares. A literatura nordestina tem dado contribuies para o cenrio literrio brasileiro, com destaque para nomes como Jorge Amado e Jos de Alencar. Observe a seguir algumas riquezas nordestinas:

frevo

vatap

maracatu

sururu

174

Outra riqueza da cultura nordestina a literatura de cordel que so histrias verdadeiras ou inventadas contadas de gerao a gerao por violeiros que trabalham nas feiras ou em folhetos impressos que ficam expostos em cordes. Por isso recebe este nome.
cordel

1. Escreva como a Regio Nordeste por estados?

2. correto dizer que todos os estados do Nordeste possuem praias? Explique.

3. Pinte apenas os quadrinhos com as caractersticas do Nordeste: BElAS PRAIAS MAIOR POPUlAO INDGENA DO PAS REGIO COM MAIOR NMERO DE ESTADOS SECA INFlUNCIA AFRODESCENDENTE VEGETAO DE CAATINGA

4. Quais so os dois maiores problemas que atingem a Regio Nordeste?

5. Quais so as principais atividades econmicas desenvolvidas na Regio Nordeste?

6. Quais so os elementos que caracterizam a cultura nordestina?

7. Em uma folha de sulfite, reproduza o mapa da Regio Nordeste. Coloque os nomes dos estados e das suas capitais. Depois, exponha no mural da sala de aula.
175

regIo centro-oeste
Localizada no planalto Central, a Regio Centro-Oeste caracteriza-se pela predominncia de terrenos antigos e aplainados pela eroso, que deram origem a chapades, alm da vegetao de cerrado e sua exclusiva riqueza natural: o Pantanal. A populao da Regio Centro-Oeste representa 7% da populao total do pas. a segunda maior regio em concentrao da populao indgena, sendo assim, existem muitos locais fortemente ligados a essa cultura. Nas reservas indgenas ocorrem todos os tipos de comemoraes dessa cultura, desde rituais e crenas at festas e costumes. Grande parte da populao que vive nessa regio formada por migrantes, isto , pessoas que vieram de outras regies brasileiras. A maior parte da sua populao vive nas grandes cidades. A economia da Regio Centro-Oeste baseou-se inicialmente na explorao de garimpos de ouro e diamantes e foi gradativamente substituda pela pecuria tendo o estado do Mato Grosso como o maior criador de gado do Brasil.
Pecuria

A transferncia da capital federal para o Centro-Oeste ocorreu em 1960 com a construo de Braslia. A construo de ferrovias facilitou o acesso em direo ao oeste acelerando o povoamento da regio e seu desenvolvimento. O turismo ecolgico atividade econmica que vem se desenvolvendo rapidamente na regio, atraindo visitantes de vrias partes do mundo que procuram desfrutar da riqueza da flora e da fauna do Pantanal e das belas paisagens das chapadas em Gois e no Mato Grosso. O Pantanal Matogrossense em 2000 foi reconhecido como Patrimnio da Humanidade por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.

176

Na cultura podemos destacar as cavalhadas (folguedos que simulam batalhas medievais), a catira e outras festas folclricas. A msica sertaneja brasileira teve forte influncia dos cantores dessa regio.

cavalhada

Na culinria, os pratos tpicos so: arroz com pequi, curau, capivara de caarola, peixe na telha, quento, pudim de banana da terra, galinhada, leito pururuca, pamonha entre outros.

Catira ou cateret uma dana com ritmo musical marcado pela batida dos ps e mos dos danarinos.

Arroz com pequi ou piqui, uma fruta comum no cerrado.

O peixe na telha um prato tpico brasileiro, caracterstico da culinria do estado de Gois.

1. Identifique com um X as caractersticas que fazem parte da Regio Centro-Oeste: ( ( ( ) vegetao de cerrado ) Mata-Atlntica ) Pantanal
177

( ( (

) montanhas e serras ) chapades ) praias belssimas

2. Quais so os trs estados que fazem parte da Regio Centro-Oeste?

3. A Regio Centro-Oeste constituda por uma populao de nativos e em sua maior parte de migrantes. Explique quem so os: NATIVOS MIGRANTES

4. Quais so as principais atividades econmicas desenvolvidas na Regio Centro-Oeste?

5. Na cruzadinha, complete: a) palavras verticais b) palavras horizontais culturas da Regio Centro-Oeste. culinrias da Regio Centro-Oeste.

B R A S I N A l A C O M I

A D E

A D A

6. Em uma folha de sulfite, reproduza o mapa da Regio Nordeste. Coloque os nomes dos estados e das suas capitais. Depois, exponha no mural da sala de aula.
178

regIo sudeste
Das regies brasileiras, a Regio Sudeste a mais evoluda economicamente. Formada pelos estados do Esprito Santo, Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro. Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlntico, onde esto as Serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhao. A maior concentrao populacional est no Sudeste, que representa 43% da populao. Com uma economia desenvolvida e industrializada concentra mais da metade da produo do pas. Possui ainda os maiores rebanhos bovinos, alm de significativa produo agrcola, que inclui o cultivo de cana-de-acar, laranja e caf em lavouras que apresentam bom padro tcnico e alta produtividade. No estado do Rio de Janeiro, encontramos grande produo de petrleo e em So Paulo se concentra o maior parque industrial do Brasil. A Regio Sudeste uma regio com uma diversificada economia, onde se desenvolve a minerao, a agricultura, a pecuria, o comrcio e muitos outros servios. O turismo nessa regio bem representativo com destaque para o Rio de Janeiro, mundialmente conhecido por sua beleza natural e pelo seu carnaval, assim como o turismo das cidades histricas de Minas Gerais. A cidade de So Paulo representa o maior centro cultural e gastronmico do pas, alm de concentrar muitas opes de lazer e entretenimento. Observe alguns pratos tpicos desta regio:

feijoada - RJ

pizza - SP

po-de-queijo - MG

moqueca de peixe - ES

179

Os estados da Regio Sudeste atraram diversos migrantes que vieram de outras regies do pas em busca de oportunidades e melhores condies de vida. No entanto, a grande concentrao populacional nesta regio configurou diversos problemas principalmente nas capitais de SP e RJ. Observe o quadro a seguir: Problemas urbanos da Regio Sudeste

Grande concentrao populacional

Desemprego

Poluio

Violncia e falta de segurana Trnsito com congestionamentos

Falta de moradias

1. Entre as regies do Brasil, o Sudeste se destaca como: ( A ) a maior regio em extenso territorial. ( B ) a maior regio de rea florestal. ( C ) a maior regio econmica e industrial. ( D ) a maior regio em nmero de estados.

2. Quais so os estados que fazem parte da Regio Sudeste?

3. Observe os grficos: a) Pinte a parte do grfico que representa A populao da Regio Sudeste.

180

b) A Populao Brasileira por Regio: Podemos afirmar que a Regio Sudeste a regio...

( A ) menos populosa do pas. ( B ) mais populosa do pas.

( C ) com menor ndice migratrio do pas. ( D ) nenhuma das alternativas.

4. Quais so as atividade econmicas desenvolvidas na Regio Sudeste?

5. Associe os estados da Regio Sudeste de acordo com seu potencial: ( A ) Minas Gerais ( B ) Esprito Santo ( C ) Rio de Janeiro ( D ) So Paulo ( ( ( ) diversidade cultural e gastronmica. ) lindas praias e o tpico prato de moqueca de peixe. ) cidades histricas. do mundo todo. 6. Em uma folha de sulfite, reproduza o mapa da Regio Sudeste. Coloque os nomes dos estados e das suas capitais. Depois, exponha no mural da sala de aula. 7. Os problemas da Regio Sudeste so muitos, sendo assim, faa a associao dos exemplos a seguir: ( A ) poluio ( B ) trnsito ( C ) populao ( D ) trabalho ( ( ( ( ) desemprego e baixa qualificao profissional. ) moradores de rua e reas imprprias. ) congestionamentos e violncia. ) acmulo de lixo e esgotos lanados em rios.
181

( ) praias exuberantes e paisagens naturais que atraem turistas

regIo sul
A Regio Sul possui a menor extenso territorial do Brasil mas, por outro lado, sua populao duas vezes maior que o nmero de habitantes das Regies Norte e Centro-Oeste. Representa 15% da populao do pas. O Sul representa a segunda maior industrializao do pas. Observe as principais atividades econmicas da Regio Sul:
PRODUO AGRCOlA

ARROZ

SOJA

TRIGO

FEIJO

MILHO

TABACO

PRODUO PECURIA

EXTRATIVISMO

BOVINOS

SUNOS

MADEIRA

CARVO MINERAL

O Parque Nacional do Iguau, onde se localizam as Cataratas do Iguau, uma Unidade de Conservao brasileira muito visitada por turistas brasileiros e estrageiros.

Parque Nacional do Iguau

A serra catarinense possui grandes reas montanhosas. Durante o inverno em muitas cidades desse estado ocorrem geadas e neves, frequentemente atingindo marcas negativas, j tendo chegado a temperaturas extremas como -18 C.
Serra Catarinense

A regio das Serras dividida em trs regies culturais: a regio gacha, colonizada por diversos imigrantes europeus, a regio alem, colonizada por imigrantes alemes e a regio italiana, colonizada por imigrantes italianos. As cidades gachas mais visitadas so Gramado, Canela e Porto Alegre.
Serra Gacha

182

Durante os dias quentes de vero, as praias catarinenses so procuradas e frequentadas por turistas do Brasil e de outros pases, principalmente argentinos. Veja algumas praias dessa regio:

Ilha do Mel - PR

Praia da lagoinha do leste SC

Praia de Cambori SC

Praia de Torres RS

Os imigrantes alemes, italianos, poloneses e ucranianos que chegaram na Regio Sul trouxeram suas caractersticas culturais como: costumes, danas, idioma, culinria entre outras manifestaes. Os eventos culturais atraem turistas de todos os estados, que aproveitam para curtir e se divertir com as danas e com as msicas tradicionais, sem deixar de saborear as comidas e as bebidas da gastronomia regional. As principais festas da Regio Sul, conhecidas nacionalmente, so: Oktoberfest, Marejada e Festival de Inverno. Essas comemoraes revelam a forte influncia dos costumes alemes, portugueses e italianos na cultura local, desde a colonizao. Quando pensamos na Regio Sul, o leque de opes gastronmicas muito rico, h alguns pratos que se destacam mais, como o caso do arroz de carreteiro, que considerado por muitos o segundo prato mais tpico do sul, mais precisamente do Rio Grande do Sul, perdendo apenas para o tambm famoso churrasco gacho.

Autntico churrasco gacho

Arroz carreteiro

183

1. Relacione as atividades desenvolvidas da Regio Sul aos seus principais produtos: ( A ) Indstrias ( B ) Produo pecuria ( C ) Produo agrcola ( D ) Extrativismo ( ( ( ( ) madeira e carvo mineral. ) couros, bebidas, qumicas, txteis. ) arroz, feijo, soja, milho, trigo, tabaco. ) bovinos e sunos.

2. Os trs estados da Regio Sul possuem praias? Explique.

3. A Regio Sul constituda por uma populao indgena ou de imigrantes? Explique quem so eles:

4. Assinale as caractersticas naturais da Regio Sul: ( ( ( ( ) seca. ) praias. ) serras gauchas. ) floresta tropical. ( ( ( ( ) cataratas. ) carnaval. ) pantanal. ) dunas.

5. Quais so as principais atividades econmicas desenvolvidas na Regio Sul?

6. Observe o grfico e responda. a) Quais so as duas menores regies em reas territoriais?

b) Qual a regio que corresponde a 7% da rea territorial?

184

7. Em uma folha de sulfite, reproduza o mapa da Regio Sul. Coloque os nomes dos estados e das suas capitais. Depois de pronto, cole-o no espao abaixo.

Atividade: Mapa do Brasil Diviso Regional No laboratrio de Informtica vamos reforar a nossa aprendizagem sobre Cartografia: A localizao dos estados no territrio brasileiro. Como fazer: Clique em <Iniciar> <Programas> <Internet Explorer> ou Clique em no atalho <Internet Explorer>. Acesse: www.barueri.sp.gov.br/educacao 1 passo - Clique no link: http://www.ibge.gov.br/7a12/ 2 passo -Arraste e cole nas posies corretas cada estado de acordo com a sua localizao, um de cada vez, de acordo com a orientao do seu professor(a). Terminado, espere para compartilhar o resultado com os seus colegas.
185

III. BrasIl : BIodIversIdade


clIma
Voc sabe o que clima? Clima o conjunto das variaes do tempo durante vrios anos. Algum dia voc j parou para pensar como a sua vida em um dia ensolarado? E num dia chuvoso? Alguma vez voc j se perguntou por que em alguns lugares chove muito e em outros lugares faz muito frio? E tambm por que em alguns lugares do Brasil faz Sol o ano todo? Quando percebemos as diferenas na paisagem dos lugares, entendemos as variaes do tempo. So essas variaes do tempo que determinam o clima de um lugar. O clima da maior parte do Brasil tropical, com temperaturas mdias acima de 20. Observe no mapa do Brasil os principais climas: Climas do Brasil

186

Caractersticas dos tipos de clima do Brasil: Clima equatorial apresenta temperaturas elevadas (quentes), grande quantidade de chuvas durante todo o ano e uma longa estao com chuvas intensas.

Clima litorneo mido caracterstico das regies que esto prximas ao mar com chuvas mais intensas no vero e temperaturas mdias.

Clima semirido apresenta temperaturas elevadas (quentes) o ano todo, existe um grande perodo sem chuvas.

Clima subtropical nas reas de clima subtropical o vero costuma ser curto, porm com temperaturas elevadas. J o inverno bastante rigoroso com baixas temperaturas.

Clima tropical apresenta veres quentes e chuvosos e invernos com temperaturas um pouco mais baixas e com poucas chuvas. Voc sabe o que tempo? Tempo o conjunto de fenmenos temporrios como a chuva, o vento a temperatura do ar, observados em um curto perodo e pode sofrer constantes alteraes no decorrer do dia.

1. Observe o mapa Climas do Brasil e responda: a) Que tipos de clima ocorrem no estado de So Paulo? b) Qual o clima que predomina no estado de So Paulo? c) Costuma chover muito ou pouco durante o ano no estado onde voc mora? d) Faz muito calor? Qual a temperatura mdia?

187

e) Quais so os climas que predominam no Brasil? Portanto, correto afirmar que moramos num pas: ( Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul 3. Leia o texto abaixo que descreve os problemas enfrentados pelas pessoas em decorrncia das condies climticas. O lavrador Manuel Francisco da Silva, 60, deixou o serto pernambucano para fugir da seca e da fome. Como milhares de migrantes, foi para a Regio Sul em busca de trabalho e gua boa para beber e plantar. Em Blumenau, estado de Santa Catarina, seu Manuel encontrou trabalho e prosperou. S a gua continuou sendo o problema. Veio muito mais do que qualquer um precisava, inundou tudo, disse. Manuel comparou sua vida no serto com a situao em que vive hoje e concluiu: todas as desgraas so iguais, prefiro enfrentar dez inundaes a uma seca.
Texto produzido exclusivamente para esta obra

) de clima quente e tropical.

) de clima frio e polar.

2. Qual o tipo de clima que predomina nas regies brasileiras:

a) De acordo com o texto, quais problemas seu Manuel enfrentava quando vivia no serto pernambucano?

b) O que aconteceu com seu Manuel quando decidiu mudar para outro estado?

c) Que sentimentos seu Manuel tem em relao aos problemas que enfrentou?

d) Voc acha que a falta ou excesso de gua so prejudiciais s pessoas? Explique.

188

4. Observe o relatrio semanal da previso do tempo:


DOMINGO SEGUNDA FEIRA TERA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SBADO

a) Escreva como ser a previso do tempo em cada dia da semana ilustrado acima. b) Em quais dias da semana o Sol aparecer?

c) Em quais dias da semana precisarei do guarda-chuva ao sair de casa? d) Qual a importncia da previso do tempo para as pessoas?

5. Observe e desenhe como estar o tempo no perodo de uma semana.


DOMINGO SEGUNDA FEIRA TERA FEIRA QUARTA FEIRA QUINTA FEIRA SEXTA FEIRA SBADO

a) Escreva a cada dia da semana como ser o tempo. b) Em que dias da semana o Sol apareceu? c) Em que dias da semana choveu? d) Quais foram os dias da semana que o tempo ficou nublado? e) Quais foram os dias da semana que no mesmo dia fez Sol e choveu?

189

relevo
Voc sabe o que relevo? Relevo so irregularidades e formas da superfcie terrestre. Observe o lugar onde voc mora. Existem terrenos mais elevados que os outros? Terrenos planos ou com declives? Ruas planas ou com morros? O conjunto dessas diferentes formaes que existem nos terrenos chama-se relevo. As principais formas de relevo existentes no Brasil so: os planaltos, as plancies, as serras e as depresses. O relevo brasileiro bem diversificado, porm apresenta caractersticas diferenciadas como: forma, variao de altitude e os processos de transformaes ocorridas com o tempo. Conhea cada uma delas: Plancie Nas plancies os terrenos so planos e surgiram atravs do processo de acmulo ou depsito de fragmentos de rochas trazidos pela gua dos rios, mares e lagos. Planalto

Os planaltos possuem as formas onduladas e irregulares. Suas encostas sofrem desgastes causados pela gua e pelo vento. Serra As serras possuem altitudes acima de 600 metros em relao ao nvel do mar. So formadas por morros ou cadeias de morros pontiagudos. Depresso As depresses so terrenos mais baixos do que as irregularidades existentes ao seu redor. As depresses so ocasionadas atravs de processos erosivos provocados pelo vento, pela gua e pelo gelo. O relevo um dos fatores que contribui para determinar os tipos de clima. Regies com grandes altitudes, geralmente so mais frias do que as de baixa altitude.

1. O que relevo?

190

2. A cidade de Campos do Jordo est a 1628 metros de altitude no estado de So Paulo. Qual o fator que determina o clima dessa cidade?

3. Relacione as formas de relevo ao seu significado: ( A ) planaltos. ( B ) plancies. ( C ) depresses. ( D ) serras. ( ( ( (

Campos do Jordo- SP

) so terrenos mais baixos do que os que existem ao seu redor. ) so terrenos que possuem formas onduladas e irregulares. ) so formadas por morros ou conjunto de morros pontiagudos. ) so terrenos planos.

4. O relevo pode contribuir para determinar o clima de uma regio? Por qu?

5. Voc considera que o clima influencia na vida das pessoas?

HIdrograFIa
Voc sabe o que hidrografia? Hidrografia o conjunto de rios que pertencem a uma bacia hidrogrfica e formam uma rede hidrogrfica. O territrio brasileiro formado por vrios rios, muitos deles so extensos, largos e profundos, outros so rasos e temporrios, isto , secam no perodo das secas. O lugar onde o rio nasce se chama nascente, onde ele termina se chama foz.

Nascente do Rio So Francisco

Foz do Rio So Francisco

191

Os rios tm grande importncia para as atividades humanas. Observe:


FONTE PARA GERAR ENERGIA ESPAO DE lAZER IRRIGAO DA AGRICUlTURA
Rio Madeira Ro

HIDROGRAFIA PARA NAVEGAO E TRANSPORTE GUA PARA O CONSUMO FONTE DE PESCA E AlIMENTAO

Apesar da grande importncia dos rios para a nossa vida, as pessoas no tm tomado muito cuidado com esse recurso natural. Veja alguns pssimos exemplos: - DESPEJAM ESGOTO E lIXO, POlUINDO SUAS GUAS. - DESMATAM SUAS MARGENS. - AlTERAM SEUS CURSOS. No mapa abaixo esto localizados os principais rios do territrio brasileiro, que fazem parte dessas bacias hidrogrficas. Veja: Brasil Hidrografia

192

Conhea alguns importantes rios brasileiros

O Amazonas um grande rio que corta todo o norte da Amrica do Sul, ao centro da floresta amaznica. Ele considerado o maior rio do mundo. No Brasil, ele muito importante para a populao da Regio Norte, tanto para a pesca como para o transporte da regio.

Rio Amazonas

O Rio Paran tem origem na fronteira entre os estados de So Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Este rio e seus afluentes atravessam regies onde existem planaltos e muitas quedas dgua. Por isso suas guas so utilizadas em hidroeltricas para a gerao de energia.

Usina Hidreltrica Itaipu Rio Paran

O Rio So Francisco atravessa regies com condies naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroeltricas. Possui um canal de comunicao entre o Sudeste e o Nordeste, cortando os estados dessas regies. Suas guas irrigam muitas regies do serto, onde quase nunca chove, sendo de extrema importncia para essa regio.
Rio So Francisco

De toda gua existente na superfcie da Terra, aproximadamente 1% de gua doce, isto , pode ser consumida pelos seres vivos. Essa pequena parte de gua doce formada por geleiras, lagos e rios.
Disponvel em: <http://www.educarede.org.br/educa/>. Acesso em: jun. 2010.

193

1. O territrio brasileiro possui poucos ou muitos rios? Explique como so eles?

2. O que so rios temporrios?

3. Complete: a) O lugar onde o rio nasce se chama b) O lugar onde o rio termina se chama 4. Por que os rios so importantes para as pessoas?

5. Quais so os rios brasileiros mais importantes?

6. O total de gua doce existente no planeta Terra de: ( ( ) 12% ) 10% ( ( ) 8% ) 1%

7. De onde provm toda a gua doce que existe no planeta Terra?

8. Escreva a principal caracterstica dos rios mais importantes do Brasil: Rio Amazonas Rio Paran Rio So Francisco

194

vegetao
No Brasil h diferentes tipos de clima e por isso existem diversos tipos de formao vegetal. Cada planta possui caractersticas que so determinadas pelas condies climticas. Conhea os tipos de vegetao que existem em diferentes regies do nosso pas:

Cerrado: constitudo por plantas rasteiras e espcies de rvores de galhos, troncos retorcidos e casca grossa.

Caatinga: possui um tipo de vegetao formada por pequenas rvores, arbustos e outros tipos de plantas que se adaptam seca.

Floresta Amaznica: formada por rvores de grande porte, devido ao clima mido, milhares de espcies de vegetais se desenvolvem.

Mata de Araucria: constituda principalmente por pinheiros e por muitas rvores altas (20 a 30 metros de altura). Caracterstica de clima frio (subtropical).

Pantanal: o pantanal possui uma extensa variedade de rvores, plantas, ervas e outros tipos de vegetao. a maior plancie alagvel do mundo.

Mangue: possui diversas plantas e arbustos e, por ter um solo pobre em oxignio, a maior parte da vegetao do mangue possui razes externas.

Campos: sua vegetao formada por gramneas (vegetao rasteira), arbustos e rvores de pequeno porte. Os campos sulinos so chamados de pampa.

Mata de Cocais: predominam as palmeiras como o babau (em maior quantidade), a carnaba, a oiticica e o buriti. Muito presentes no Maranho.

Mata Atlntica: possui rvores de mdio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; rica em biodiversidade animal e vegetal.

195

1. Leia as frases e relacione-as ao tipo de vegetao brasileira. a) uma vegetao com razes expostas que se forma em regies costeiras. Habitat natural do caranguejo.

b) uma floresta quente e mida localizada numa imensa rea da Regio Norte do Brasil. A maior parte dela formada por rvores de grande porte.

c) Essa mata possui muitas palmeiras como o babau, a carnaba, a oiticica e o buriti.

d) Essa mata j ocupou quase todo o litoral brasileiro. Possui uma floresta fechada e densa, rica em biodiversidade animal e vegetal.

e) Esse tipo de mata se localiza na regio central do pas. Sua vegetao constituda por plantas rasteiras, muitas rvores apresentam troncos de aspecto retorcido.

f) uma vegetao aberta e rasteira, localizada ao Sul do pas, favorvel para a criao de gados.

g) Essa mata constituda principalmente por pinheiros, tpicos de clima frio.

h) a maior plancie alagvel do mundo. Habitat de diversas aves, animais e vegetais.

i) Nesse tipo de vegetao existem pequenas rvores, arbustos e outros tipos de plantas que se adaptam seca. Vegetao tpica em diversos estado do Nordeste.

196

Iv. cuIdando da nossa BIodIversIdade

desmatamentos e queImadas
Nesta unidade voc conhecer as consequncias causadas pelas aes humanas ocorridas na natureza que so os desmatamentos e queimadas. Conhecer como ocorrem os principais tipos de poluio em nosso meio ambiente, as transformaes da natureza causadas por essas aes e as possveis solues para procurar resolv-las. Escreva o que se observa nesta imagem.

O que os desmatamentos e as queimadas podem provocar no meio ambiente?

Desmatamentos e queimadas so processos que ocorrem no mundo todo, resultado do crescimento das atividades produtivas e econmicas. O crescimento das cidades tambm tem provocado a diminuio das reas verdes. O crescimento populacional e o desenvolvimento das indstrias demandam reas amplas nas cidades e arredores. reas enormes de matas so derrubadas para a construo de condomnios residenciais e polos industriais. Rodovias tambm seguem neste sentido. Cruzando os quatro cantos do pas, estes projetos rodovirios provocam a derrubada de grandes faixas de florestas.
197

AS CONSEQUNCIAS
DESEQUILBRIO AMBIENTAL

DA RETIRADA DA COBERTURA VEGETAl SO:


DEGRADAO DO SOLO AQUECIMENTO GLOBAL

PERDA DA BIODIVERSIDADE

DANOS PARA A HIDROGRAFIA

EXTINO DAS ESPCIES DESERTIFICAO

MUDANAS CLIMTICAS

Uma das maneiras de recuperar a terra replantar as plantas e rvores que foram retiradas pelo homem. A vegetao nativa o que mantm a sade da terra e de tudo que depende dela: os ciclos das chuvas, as plantas e todos os seres vivos.

1. Assinale os motivos que levam o homem a realizar desmatamentos e queimadas: ( ( ( ) Construir residncias. ) Construir indstrias. ) Plantar rvores. ( ( ( ) Comercializar a madeira. ) Construir rodovias. ) Comercializar animais silvestres.

2. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso: ( ( ( ( ) Com os desmatamentos e queimadas muitos animais podem ser extintos da natureza. ) O solo no fica prejudicado com os desmatamentos e queimadas. ) A retirada da cobertura vegetal provoca aquecimento global, danos para os rios e desequilbrio ambiental. ) Os animais no so prejudicados com a retirada da cobertura vegetal. 3. Quais so as atitudes que o homem deve ter para procurar recuperar os danos causados pelas queimadas e desmatamentos?

4. Observe a imagem e escreva o motivo que contribui para que o homem desenvolva essa prtica.

198

PoluIo do ar
Veja s que coisa triste! O homem o nico ser vivo que destri o ambiente em que vive. Nenhum outro habitante do planeta polui tanto quanto o homem. A ao do homem perigosa, pois feita em grandes propores. A poluio das indstrias, dos carros e as queimadas poluem o ar com gases txicos.
Congestionamento SP

PROBlEMAS CAUSADOS PElA POlUIO DO AR

ALERGIAS DOENAS RESPIRATRIAS ALTERAO DO CLIMA


Poluio Industrial SP

AUMENTO DA TEMPERATURA

O homem tem procurado solues para estes problemas. A tecnologia tem avanado no sentido de gerar mquinas e combustveis menos poluentes ou que no gerem poluio. Muitos automveis j esto utilizando gs natural como combustvel. Testes com hidrognio tm mostrado que num futuro bem prximo os carros podero andar com um tipo de combustvel que lance, na atmosfera, apenas vapor de gua.

1. Assinale somente as alternativas que causam a poluio do ar: ( ( ( ( ) muitas rvores. ) fumaa dos carros. ) gua dos rios. ) fumaa das indstrias. ( ( ( ( ) queima de rvores. ) fumaa de motos. ) gua dos lagos. ) queima do lixo.

2. Quais so os problemas de sade causados pela poluio do ar?

3. Quais so as aes que podem diminuir a poluio do ar?

199

PoluIo da gua
A gua um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluio de fontes importantes (rios e lagos) podem ocasionar a falta de gua doce, muito em breve, caso nenhuma providncia seja tomada. No mundo encontramos gua doce ou salgada nos: RIOS lAGOS MARES lAGOAS NAS GElEIRAS NOS lENIS DE GUA OCEANOS

As principais causas da poluio das guas so: deteriorizao dos rios, lagos e dos oceanos que acontece atravs da contaminao por poluentes industriais, lixos e esgotos. No Brasil, cerca de 80% do esgoto lanado em rios e no mar. um dos maiores problemas do pas: a falta de saneamento bsico e de redes de tratamento de esgoto. Toda casa deveria ter uma rede de canos para levar a gua suja para grandes centrais de tratamento. Nessas centrais, o esgoto tratado com produtos qumicos que separam a gua da sujeira. A gua poderia ser ento reaproveitada pelas indstrias, e se isso acontecesse, no poluiria o meio ambiente. Os rios ficam escuros, cheios de entulho, o mar poludo fica imprprio para banhos ou mergulhos. Em muitas embarcaes que navegam no litoral ocorrem vazamentos de petrleo, provocando a poluio das guas e a morte de muitas espcies marinhas.

Poluio do Rio Tiet SP

Milhes de habitantes em nosso planeta esto vivendo sem o mnimo necessrio de condies sanitrias e no tm acesso gua potvel. A partir desse grave problema, surgem muitas doenas. A qualidade de vida da populao depende da qualidade de gua e sua disponibilidade. Embora muitas solues sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, atualmente todos podem colaborar para que a gua doce no falte. A economia e o uso racional da gua devem estar presentes nas atitudes dirias de cada cidado. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdcio de gua doce pode trazer drsticas consequncias num futuro pouco distante.
200

1. Provavelmente neste rio viviam muitos peixes. E hoje, ser que ainda h vida aqutica? Por que isto ocorreu?

2. Quais so os problemas gerados devido poluio das guas?

3. Quais so as aes que podemos contribuir para preservar a gua?

4. Que soluo voc daria para mudar esta cena.

Realize uma pesquisa sobre: Quais so as solues que o governo do estado de So Paulo est realizando para despoluir as guas do Rio Tiet? Organize as informaes obtidas numa folha de almao e entregue-a para seu professor. Discuta com a sala sobre as concluses que chegaram.

201

PoluIo do solo
O solo a camada mais fina da crosta terrestre e fica na sua superfcie. Grande parte dessa camada rica em substncias nutritivas e onde se desenvolvem os vegetais. Quando o solo fica poludo, os alimentos produzidos nele ficam contaminados. Na agricultura, os agrotxicos servem para fertilizar o solo, eliminar ervas daninhas e destruir pragas. So teis para a produo, mas causam estragos ambientais terrveis; alteram o equilbrio do solo e prejudicam os animais. Outros grandes poluidores so os aterros, onde so jogados os lixos recolhidos nas cidades. A decomposio da matria orgnica existente no lixo gera o chorume, um lquido escuro de mau cheiro e um alto potencial poluidor. Apesar da proteo do solo nos aterros, o chorume acaba penetrando e contaminando o solo. Como no h a mnima preocupao em separar o lixo, acabam indo para os aterros produtos perigosos, causando danos irreparveis ao solo.
lixo de SP

As solues usadas para reduzir o acmulo de lixo investir nos processos de reciclagem e utilizar materiais biodegradveis (que no prejudicam a natureza).

1. Quais so as causas da poluio do solo?

2. O que acontece quando o alimento produzido em solo poludo?

3. Qual o significado da palavra chorume ? O que ele causa para o solo?

202

You might also like