You are on page 1of 4

Universidade Ceuma

ESTATSTICA: Mtodos de amostragens no probabilsticos Luanrey Brando Campos CPD: 983081 Estatstica Prof.: Derivaldo Gomes

So Lus MA 2012

Amostragens por convenincia ou acidentais A amostragem por convenincia adequada e frequentemente utilizada para gerao de ideias em pesquisas exploratrias, principalmente. Amostras por convenincia podem ser facilmente justificadas em um estgio exploratrio da pesquisa, como uma base para gerao de hipteses e insights (Kinnear & Taylor, p. 187; Churchill, p. 301), e para estudos conclusivos onde o gerente aceita os riscos da impreciso dos resultados do estudo (Kinnear, T.C. & Taylor, p. 187). A amostra por convenincia empregada quando se deseja obter informaes de maneira rpida e barata. Segundo Aaker, Kumar e Day (p. 376), uma vez que esse procedimento consiste em simplesmente contatar unidades convenientes da amostragem, possvel recrutar respondentes tais como estudantes em sala de aula, mulheres no shopping, alguns amigos e vizinhos, entre outros. Os autores comentam que este mtodo tambm pode ser empregado em pr-testes de questionrios. Exemplos: Solicitar a pessoas que voluntariamente testem um produto e que em seguida respondam a uma entrevista. Colocar linhas de telefone adaptadas para que durante um programa de televiso os telespectadores possam dar suas opinies. Pesquisas de opinio em praas pblicas, ruas movimentadas de grandes cidades, etc. Parar pessoas no supermercado e colher suas opinies.

Amostragens intencionais ou por julgamento A seleo de amostras intencionais ou por julgamento so realizadas de acordo com o julgamento do pesquisador. Se for adotado um critrio razovel de julgamento, pode-se chegar a resultados favorveis. comum a escolha de experts (profissionais especializados) quando se trata de amostras por julgamento. Kish (p. 19), Aaker, Kumar e Day (p. 376) e Kinnear e Taylor (p. 187), argumentam que a escolha deexperts uma forma de amostragem por julgamento ou intencional usada para escolher elementos "tpicos" e "representativos" para uma amostra. A abordagem da amostragem por julgamento pode ser til quando necessrio incluir um pequeno nmero de unidades na amostra. O mtodo de julgamento muito utilizado para a escolha de uma localidade "representativa" de um pas na qual sero realizadas outras pesquisas, sendo algumas vezes at preferida em relao seleo de uma localidade por mtodos aleatrios. A amostra por julgamento pode ser, nestes casos, mais fidedigna e representativa que uma amostra probabilstica. (Aaker, D.; Kumar, V. & Day, G. p. 376; Hansen, M.; Hurwitz, W. & Madow, W. p. 72). Segundo Kish (p. 19), Aaker, Kumar e Day (p. 376) e Kinnear e Taylor (p. 187), um exemplo de uso freqente desse tipo de prtica a escolha de uma cidade tpica para representar o universo urbano e rural do pas.

A amostragem por julgamento tambm til quando preciso obter uma "amostra deliberadamente enviesada". Aaker, Kumar, & Day (p. 376) explicam essa afirmao com o exemplo seguinte: quando se quer avaliar uma modificao em um produto ou servio, podem-se identificar grupos especficos que estariam dispostos a dar sua opinio em relao modificao. Se o pesquisador avaliar que este grupo no gostou da modificao, ento ele poderia assumir que o resto da populao tambm teria uma percepo negativa em relao mudana. Se o grupo gostou da modificao, ento mais pesquisas poderiam ser requeridas para se chegar a uma concluso a respeito do assunto. Outro exemplo: Em uma pesquisa sobre preferncia por determinado cosmtico, o pesquisador entrevista os frequentadores de um grande salo de beleza.

Amostragens por quotas ou proporcionais A amostra por quotas constitui um tipo especial de amostra intencional (Mattar, F. p. 134; Aaker, D.; Kumar, V. & Day, G. p. 376; Kinnear & Taylor, p. 188), em que o pesquisador procura obter uma amostra que seja similar populao sob algum aspecto. A seleo de amostra por quotas a forma mais usual de amostragem no probabilstica. Neste caso, so consideradas vrias caractersticas da populao, como sexo, idade e tipo de trabalho - as variveis mais comuns so reas geogrficas, sexo, idade, raa e uma medida qualquer de nvel econmico (Cochran, p. 191) - a amostra pretende incluir propores similares de pessoas com as mesmas caractersticas. A ideia de amostragem por quotas sugere que se as pessoas so representativas em termos de caractersticas, elas tambm podero ser representativas em termos da informao procurada pela pesquisa. Depois de serem identificadas as propores de cada tipo a ser includo na amostra, o pesquisador estabelece um nmero ou quota de pessoas que possuem as caractersticas determinadas e que sero contatadas pela pesquisa. (Curwin e Slater, p. 8 e 9). O entrevistador recebe instrues para continuar a amostragem at que a quota necessria tenha sido atingida em cada estrato. (Cochran, p.190). Uma pesquisa com amostragem por quotas poder ser utilizada e trazer bons resultados quando as caractersticas relevantes para controle e delineamento da amostra forem conhecidas, estiverem disponveis ao pesquisador, estiverem relacionadas ao objeto de estudo e se constiturem em poucas categorias. As amostras por quotas so bastante teis em estgios preliminares da pesquisa, e se for realizada com muito cuidado pode fornecer respostas definitivas. (Kinnear & Taylor, p. 190). As amostras por quotas so muito usadas em pesquisa de opinio eleitoral e pesquisas de mercado. "O processo de quotas produz amostras com tendncias, embora esteja frequentemente de acordo com as amostras pelas probabilidades quando se trata de questes de opinio e pesquisa". (Cochran, p. 191). Para Kish (p. 565) em relao amostragem por julgamento, a

amostra por quotas tem a vantagem de fornecer maior extenso, sendo tambm mais provvel de representar, por exemplo, a atitude das pessoas jovens que uma amostra probabilstica realizada com estudantes universitrios. Uma amostra probabilstica com 15 a 25% de taxa de "no - respostas" tambm pode apresentar muitos vieses. A amostragem por quotas ou outras abordagens de amostragem por julgamento, que so mais rpidas e mais baratas, no deveriam ser descartadas em seu uso. (Aaaker, D.; Kumar, V. & Day, G. p. 377). Exemplos: Admita-se que se deseja pesquisar o trabalho das mulheres. A primeira tarefa descobrir uma proporo de caractersticas na populao. Imagine que haja 47% de homens e 53% de mulheres na populao. Logo uma amostra de 50 pessoas dever ter 23 homens e 27 mulheres. Ento o pesquisador receber uma quota para entrevistar 27 mulheres. Numa pesquisa socioeconmica, a populao pode ser dividida por localidade, por nvel de instruo, por faixa de renda, etc.

You might also like