You are on page 1of 34

Lista 02 Termologia

1. Um anel de cobre a 25 C tem um dimetro interno de 5,00 centmetros. Qual das opes abaixo corresponder ao dimetro interno deste mesmo anel a 275 C, admitindo-se que o coeficiente de dilatao trmica do cobre no intervalo de 0 C a 300 C constante e igual a 1,6010-5 C. a) 4,98 cm. b) 5,00 cm. c) 5,02 cm. d) 5,20 cm. e) nenhuma das respostas acima.

2. Na determinao do calor especfico de um metal, aqueceu-se uma amostra de 50 gramas desse metal a 98 C e a amostra aquecida foi rapidamente transferida a um calormetro de cobre bem isolado. O calor especfico do cobre de 9,310 -2 cal/g C e a massa de cobre no calormetro de 150 gramas. No interior do calormetro h 200 gramas de gua (c = 1,0 cal/g C). A temperatura do calormetro antes de receber a amostra aquecida era de 21,0 C. Aps receber a amostra e restabelecido o equilbrio, a temperatura atingiu 24,6 C. O calor especfico do metal em questo : a) cerca de duas vezes maior que o do cobre. b) cerca de metade do calor especfico do cobre. c) superior a 1 cal/g C. d) inferior a 0,1 cal/g C. e) aproximadamente igual ao da gua.

3. O vidro Pyrex apresenta maior resistncia ao choque trmico do que o vidro comum porque: a) possui alto coeficiente de rigidez. b) tem baixo coeficiente de dilatao trmica. c) tem alto coeficiente de dilatao trmica. d) tem alto calor especifico. e) mais malevel que o vidro comum. 4. Mquinas trmicas - M1 reversvel e M2 no-reversvel - retiram energia na forma de calor de uma fonte, temperatura T1, e entregam uma parte desta energia em forma de calor, temperatura T2. Se Q1 a quantidade de calor retirada por M1 e Q2 a retirada por M2, e chamando de W1 e W2 as energias mecnicas fornecidas, respectivamente, pelas mquinas M1 e M2, tem-se necessariamente que: a) b) c) W2 > W1. . .

d) e) Q1 > Q2.

5. Um recipiente de volume V contm um gs perfeito. Fornece-se ao gs certa quantidade de calor, sem variar o volume. Nestas condies, tem-se que: a) o gs realizar trabalho equivalente quantidade de calor recebida. b) o gs realizar trabalho e a energia interna diminuir. c) o gs realizar trabalho e a energia interna permanecer constante. d) a quantidade de calor recebida pelo gs servir apenas para aumentar sua energia interna. e) nenhuma das afirmaes anteriores vlida

6. Certa massa m de um gs ideal recebe uma quantidade de calor Q e fornece um trabalho W, passando de uma temperatura T 1 para uma temperatura T2. A variao de energia interna do gs ser: a) maior, se a transformao for a volume constante. b) menor, se a transformao for a presso constante. c) maior, se a transformao for tal que pV = constante, onde p e V so, respectivamente, a presso e o volume do gs e uma constante caracterstica do gs. d) sempre a mesma, no dependendo da variao de presso ou de volume. e) menor, se a transformao for a volume constante.

7. Dois recipientes de volumes V1 e V2 contm a mesma quantidade de um mesmo gs a presses e temperaturas absolutas p1 e p2, T1 e T2, respectivamente. Os dois recipientes so ligados entre si por uma torneira, que em dado momento aberta, oferecendo ao gs o volume V1 + V2. Supondo que os dois recipientes constituam um sistema isolado, mostre que, aps o novo equilbrio, com temperatura e presso T e p: a) b) c) d) . . . .

e) nenhuma das expresses acima correta. 8. Para transformar completamente 1 cm3 de gua a 100 C e 1 atm em vapor (que ocupar 1671 cm3) a 100 C e 1 atm necessrio fornecer 539 calorias. Nestas

condies, o trabalho realizado pelo gs em expanso e o aumento da energia interna sero, respectivamente (valores aproximados): a) 0,17 kJ e 2,09 kJ. Dados: b) 2,09 kJ e 0,17 kJ. 1 cal = 4,19 joules. c) 0,17 kJ e 2,26 kJ. 1 atm = 1,01105 N/m2. d) 1,13 kJ e 1,13 kJ. e) nenhum dos resultados acima. 9. Numa aula prtica sobre ebulio faz-se a seguinte experincia: leva-se at a fervura a gua de um balo (no completamente cheio). Em seguida, fecha-se o frasco e retirase o mesmo do fogo. Efetuando-se um resfriamento brusco do balo, a gua volta a ferver. Isto se d porque: a) na ausncia de ar a gua ferve com maior facilidade. b) a reduo da presso de vapor no frasco mais rpida que a queda de temperatura do lquido. c) com o resfriamento, a gua se contrai expulsando bolhas de ar que estavam no seio do lquido. d) com o resfriamento brusco a gua evapora violentamente. e) com o resfriamento brusco, o caminho livre mdio das molculas no lquido aumenta.

10. Um bloco de massa m1 e calor especfico c1, temperatura T1, posto em contato com um bloco de outro material, com massa, calor especfico e temperatura respectivamente m2, c2 e T2. Depois de estabelecido o equilbrio trmico entre os dois blocos, sendo c1 e c2 constantes e supondo que as trocas de calor com o resto do universo sejam desprezveis, a temperatura final T dever ser igual a: a) b) c) d) e) . . . .

11. A presso do vapor do ter etlico de 760 cmHg temperatura de 35 C. Colocando-se certa quantidade desse lquido na cmara evacuada de um barmetro de mercrio de 1,00 m de comprimento e elevando-se a temperatura ambiente a 35 C, nota-se que a coluna de mercrio: a) sobe de 24 cm. b) permanece inalterada. c) desce a 24 cm do nvel zero.

d) desce a zero. e) desce a uma altura que funo da quantidade de ter introduzida.

12. Numa garrafa trmica contendo gua foi introduzido um aquecedor de imerso cuja resistncia praticamente no varia com a temperatura. O aquecedor ligado a uma fonte de tenso constante. O grfico (curva tracejada) corresponde aproximadamente ao que se observa caso a garrafa trmica contenha 200 gramas de gua. Escolha o grfico (todos na mesma escala) que melhor representa o que se pode observar caso a garrafa trmica contenha s 100 gramas de gua. Observao: A garrafa no fechada com rolha. T = temperatura t = tempo

13. A temperatura de ebulio do nitrognio, presso normal, aproximadamente 77 K e o seu calor de vaporizao de 48 kcal/kg. Qual , aproximadamente, a massa de nitrognio vaporizada ao introduzir-se 0,5 kg de gua a 0 C num botijo de nitrognio lquido, onde a temperatura de 77 K? Dados: a) 1,25 kg. Calor especfico mdio do gelo no b) 2,875 kg. intervalo de temperatura considerado = c) 1,57 kg. 0,35 cal/g C d) 2,04 kg. Calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g e) nenhuma das respostas anteriores. C 14. A umidade relativa num ambiente gasoso (atmosfera, por exemplo) definida como: a) relao entre a presso de vapor de gua existente e a presso ambiente. b) relao entre o volume ocupado pelo vapor de gua e o volume total do ambiente. c) relao entre a presso de vapor de gua existente temperatura ambiente e a presso de vapor de gua a 0 C. d) relao entre a presso de vapor de gua existente e a presso de vapor saturante

mesma temperatura. e) nenhuma das afirmaes acima verdadeira.

15. Uma barra de cobre de 1,000 m de comprimento, temperatura de 24 C, tem para coeficiente de dilatao linear 1,710-5/ C. Ento, a temperatura em que a barra ter um milmetro a menos de comprimento ser: a) -31F. b) -59 F. c) 95 F. d) 162,5F. e) nenhuma das respostas anteriores.

16. Para levar um gs ideal de massa m de um estado (pA, VA, TA) a um estado (pB, VB, TB) distinto, em que as trs variveis de estado em B assumam valores diferentes dos que possuam em A, necessria uma transformao: a) isotrmica, seguida de uma isobrica. b) isocrica, seguida de uma isobrica. c) isotrmica, seguida de uma isocrica. d) qualquer, das alternativas anteriores. e) nenhuma, das alternativas anteriores.

17. So dados dois cubos A e B de mesmo material e inicialmente mesma temperatura T1. O cubo A tem aresta a e o cubo B tem aresta b, tal que a = 2b. Se ambos os cubos so trazidos temperatura T2 < T1, ento, se o cubo B cede ao ambiente uma quantidade de calor Q, o cubo A ceder: a) 2Q. b) 4Q. c) 8Q. d) Q. e) nenhuma das alternativas anteriores.

18. A potncia eltrica dissipada por um aquecedor de imerso de 200W. Mergulha-se o aquecedor num recipiente que contm 1 litro de gua a 20 C. Supondo que 70% da potncia dissipada pelo aquecedor sejam aproveitados para o aquecimento da gua, quanto tempo ser necessrio para que a temperatura da gua atinja 90 C? a) 2,1 s. Dado: b) 2,1103 s. Calor especfico da gua = 4180 c) 5102 s. J/kg C. 2 d) 1,210 s. e) 5103 s. 19. Uma dada massa de um gs ideal sofre uma transformao reversvel absorvendo uma quantidade de calor Q e realizando um trabalho externo W. Pode-se afirmar que:

a) W = Q, se a transformao for isobrica. b) W > Q, se a transformao for isobrica. c) W = Q, se a transformao for isomtrica. d) W = Q, se a transformao for isotrmica. e) W nulo, se a transformao for isotrmica.

20. Um mol de um gs ideal absorve, a volume constante, uma quantidade de calor Q1 e a temperatura absoluta do gs varia de T = TF - TI. Essa mesma variao de temperatura ocorre quando o gs absorve, a presso constante, uma quantidade de calor Q2. Tem-se que: a) Q2 = Q1 - R b) Q2 = Q1 (1 + c) Q2 = Q1 (1 + d) Q2 = Q1 (1 + e) Q2 = Q1 (1 T, onde R a constante dos gases perfeitos. ), onde CV o calor especfico molar a volume constante. ), onde CV o calor especfico molar a volume constante. ), onde CP o calor especfico molar a presso constante. ), onde CP o calor especfico molar a presso constante.

21. Um corpo aquecido pela gua de um calormetro que por sua vez aquecida por uma resistncia onde passa uma corrente eltrica. Durante o aquecimento, que durou 20 segundos, o corpo absorveu a quantidade de calor equivalente a 5,0102 calorias e o calormetro reteve, separadamente, 2,05103 calorias. Sabendo-se que a potncia eltrica dissipada pela resistncia foi de 550W, pode-se afirmar que a perda de calor do calormetro para o ambiente, durante o aquecimento, foi de: a) valor to pequeno que no se pode avaliar com os dados acima. b) 5,9102 calorias. c) 5,4102 calorias. d) 0,9102 calorias. e) nenhum dos valores acima.

22. Na expanso livre de um gs ideal, quando o mesmo passa de um volume Vi para um volume Vf, pode-se afirmar que esta expanso pode ser descrita por: a) uma expanso isotrmica. b) uma expanso adiabtica irreversvel, na qual a temperatura no estado de equilbrio final a mesma que a do estado inicial. c) uma expanso isobrica. d) um processo isovolumtrico. e) Nenhuma das afirmaes acima est correta.

23. Um mol de um gs ideal acha-se a 0 C. Aquece-se este gs at que o mesmo atinja o dobro de seu volume inicial, numa transformao isotrmica. Pode-se afirmar que a quantidade de calor, associada a esta expanso isotrmica, dada por:

a) b) c) d) e)

Q = 3nRT/2 + nRT ( n 2). Q = p (Vf - Vi) = p Vi. Q = 0 (nula). Q = p V , onde = CP/CV. Q = nRT ( n 2).

24. Trs recipientes metlicos, de igual volume, contm respectivamente gua, gelo e vapor d'gua. O gelo e a gua tm a mesma massa e o volume que eles ocupam de 9/10 do recipiente. Fecham-se os trs recipientes presso de 1,01105 Pa e colocam-se os mesmos, simultaneamente, no interior de um forno pr-aquecido a 200 C, de modo a receberem calor em idnticas condies. Assim sendo, para um mesmo intervalo de tempo no interior do forno, pode-se afirmar que: a) o gelo necessitar de menor energia para aumentar sua temperatura do que a gua e o vapor d'gua. b) a gua , das trs fases, a que maior quantidade de energia necessita para aumentar sua temperatura. c) o vapor d'gua o que necessita de menor quantidade de energia para aumentar sua temperatura. d) gua e gelo necessitam da mesma quantidade de calor para aumentar igualmente suas temperaturas e tal quantidade de calor menor que aquela para o vapor. e) o gelo e o vapor d'gua necessitam de menor quantidade de calor para aumentarem suas temperaturas do mesmo valor do que a da gua.

25. Uma placa metlica tem um orifcio circular de 50 mm de dimetro a 15 C. A que temperatura deve ser aquecida a placa para que se possa ajustar ao orifcio de um cilindro de 50,3 mm de dimetro? O coeficiente de dilatao linear do metal = 1,210-5 por kelvin. a) 520 K. b) 300 C. c) 300 K. d) 520 C. e) 200 C.

26. Um mol de gs ideal sofre uma expanso isobrica, sob presso P, passando do volume V ao volume 2V. Calcular a quantidade de calor absorvida pelo gs. a) Q = PV ( b) Q = PV ( c) Q = PV ( d) Q = PV ( e) Q = PV. - 1), onde CP a capacidade trmica molar a presso constante. + 1). - 1), onde CV a capacidade trmica molar a volume constante. + 1).

27. Um recipiente de volume ajustvel contm n moles de um gs ideal. Inicialmente o gs est no estado A, ocupando o volume V, a presso P. Em seguida, o gs submetido transformao indicada na figura. Calcular o calor absorvido pelo gs na transformao cclica ABCA. a) Q = 0. b) Q = nPV/2. c) Q = - nPV/2. d) Q = PV/2. e) Q = - PV/2.

28. Dois recipientes contm, respectivamente, massas diferentes de um mesmo gs ideal, mesma temperatura inicial. Fornecendo-se a cada um dos vasos quantidades iguais de calor, constata-se que suas temperaturas passam a ser T1 e T2, diferentes entre si. Nessas circunstncias, pode-se dizer que: a) as energias internas dos dois gases, que eram inicialmente iguais, aps o fornecimento de calor continuam iguais. b) as energias internas, que eram inicialmente diferentes, continuam diferentes. c) as energias internas que eram iguais, agora so diferentes. d) as energias internas variam. e) faltam dados para responder algo a respeito da variao de energia interna. 29 Dentro de um calormetro de capacidade trmica 50 JC -1, deixa-se cair um sistema de duas massas de 100 g cada uma, ligadas por uma mola de massa desprezvel. A altura da qual o sistema abandonado de 1,0 m acima do fundo do calormetro e a energia total de oscilao do sistema inicialmente de 1,5 J. Dada a acelerao da gravidade g = 10 ms-2 e sabendo-se que, aps algum tempo, as duas massas se encontram em repouso no fundo do calormetro, pode-se afirmar que a variao de temperatura no interior do calormetro, desprezando-se a capacidade trmica do sistema oscilante, de: a) 0,07 C. b) 0,04 C. c) 0,10 C. d) 0,03 C. e) 1,10 C.

30. Certo gs obrigado a percorrer o ciclo da figura, onde P representa a presso e V o volume. Sabe-se que, ao percorr-lo, o gs absorve uma quantidade de calor Q1. Podemos afirmar que a eficincia (razo do trabalho fornecido para a energia absorvida) do ciclo dada por:

a) b) c) d) e) .

. . . .

31. Ao tomar a temperatura de um paciente, um mdico s dispunha de um termmetro graduado em graus Fahrenheit. Para se precaver, ele fez alguns clculos e marcou no termmetro a temperatura correspondente a 42 C (temperatura crtica do corpo humano). Em que posio da escala do seu termmetro ele marcou essa temperatura? a) 106,2. b) 107,6. c) 102,6. d) 180,0. e) 104,4.

32. Um mol de um gs ideal submetido ao processo apresentado na figura, passando o gs do estado A ao estado B. Calcular a variao de energia interna (U = UB - UA) do gs e a razo r = Q/W, onde Q e W so, respectivamente, a calor absorvido e o trabalho realizado pelo gs. a) U = 2 (CP + R) T0; r = CP/R. b) U = 2 (CP - R) T0; r = (CP/R) + 1. c) U = 2 (CP - R) T0; r = CP/R. d) U = 2 CP T0; r = (CP/R) - 1. e) nenhuma das anteriores. Observao: CP a capacidade trmica molar do gs e R a constante dos gases perfeitos.

33. Um fogareiro capaz de fornecer 250 calorias por segundo. Colocando-se sobre o fogareiro uma chaleira de alumnio de massa 500 g, tendo no seu interior 1,2 kg de gua temperatura ambiente de 25 C, a gua comear a ferver aps 10 minutos de aquecimento. Admitindo-se que a gua ferve a 100 C e que o calor especfico da chaleira de alumnio 0,23 cal/g C e o da gua 1,0 cal/g C, pode-se afirmar que: a) toda a energia fornecida pelo fogareiro consumida no aquecimento da chaleira com gua, levando a gua ebulio. b) somente uma frao inferior a 30% da energia fornecida gasta no aquecimento da chaleira com gua, levando a gua ebulio.

c) uma frao entre 30% e 40% da energia fornecida pelo fogareiro perdida. d) 50% da energia fornecida pelo fogareiro perdida. e) a relao entre a energia consumida no aquecimento da chaleira com gua e a energia fornecida pelo fogo em 10 minutos situa-se entre 0,70 e 0,90.

34. Dois corpos feitos de chumbo esto suspensos a um mesmo ponto por fios de comprimentos iguais a 1,50 m. Esticam-se os dois fios ao longo de uma mesma horizontal e, em seguida, abandonam-se os corpos, de forma que eles se chocam e ficam em repouso. Desprezando as perdas mecnicas e admitindo que toda a energia se transforma em calor e sabendo que o calor especfico do chumbo 0,130 J/g C e a acelerao da gravidade 9,80 m/s2, podemos afirmar que a elevao de temperatura dos corpos : a) 0,113 C. b) 0,226 C. c) 113 C. d) 0,057 C. e) impossvel de calcular, porque no se conhecem as massas dos corpos.

35. Um gs perfeito percorre o ciclo da figura, o qual constitui um tringulo abc no plano P-V. Sabe-se que o gs absorve uma quantidade de calor de valor absoluto igual a Q1 e rejeita uma quantidade de calor de valor absoluto igual a Q 2. Podemos afirmar que:

a) o calor Q1 absorvido integralmente no trecho ab do ciclo e o calor Q 2 rejeitado integralmente no trecho ca do ciclo. b) V3 = V1 + 2 . c) o calor Q1 absorvido integralmente no trecho bc do ciclo e o calor Q 2 rejeitado integralmente no trecho ca do ciclo. d) a temperatura no ponto a mais alta do que no ponto c. e) P2 = - P1.

36. Um tubo capilar de comprimento 5a fechado em ambas as extremidades. Ele contm ar seco que preenche o espao no tubo no ocupado por uma coluna de mercrio de massa especfica e comprimento a. Quando o tubo est na posio horizontal, as

colunas de ar seco medem 2a cada. Levando-se lentamente o tubo posio vertical, as colunas de ar tm comprimentos a e 3 a. Nessas condies, a presso no tubo capilar, quando em posio horizontal, : a) 3 g a/4. b) 2 g a/5. c) 2 g a/3. d) 4 g a/3. e) 4 g a/5.

37. Um reservatrio de 30 litros contm gs nitrognio diatmico, temperatura ambiente de 20 C. Seu medidor de presso indica uma presso de 3,00 atmosferas. A vlvula do reservatrio aberta momentaneamente e uma certa quantidade de gs escapa para o meio ambiente. Fechada a vlvula, o gs atinge novamente a temperatura ambiente. O medidor de presso do reservatrio indica agora uma presso de 2,40 atmosferas. Quantos gramas de nitrognio, aproximadamente, escaparam? a) 10,5 g. Observaes: b) 31 g. 1. O peso atmico do nitrognio igual a 14. c) 15 g. 2. Se necessrio, utilizar os seguintes valores para: d) 3 g. e) 21 g. Constante universal para os gases: 8,31 joules/molK ou 0,082 litrosatm/molK. 23 Nmero de Avogadro: 6,0210 molculas/mol.

38. Uma pessoa respira por minuto 8 litros de ar a 18 C e o rejeita a 37 C. Admitindo que o ar se comporte como um gs diatmico de massa molecular equivalente a 29, calcular a quantidade aproximada de calor fornecida pelo aquecimento do ar em 24 horas. a) 2,69 kJ. Observaes: b) 195 kJ. 1. Desprezar aqui toda mudana de composio entre o ar c) 272 kJ. inspirado e o ar expirado e admitir a presso constante e d) 552 kJ. igual a 1 atm. e) nenhum dos valores 2. A massa especfica do ar a 18 C sob presso de 1 atm acima. vale 1,24 kgm-3. 3. Se necessrio, utilizar os seguintes valores para:

Constante universal dos gases: 8,31 joules/molK. Volume de um mol para gs ideal: 22,4 litros (CNTP).

Equivalente mecnico do calor: 4,18 joules/caloria. 39. O grfico adiante representa um ciclo de Carnot percorrido por um gs ideal. Sendo = cP/cV a relao dos calores especficos desse gs a presso e a volume constante,

podemos afirmar que no trecho ab do ciclo vale a seguinte relao entre a presso p, o volume V e a temperatura absoluta T do gs: a) p T(1 - 1/) = constante. b) pV = constante. c) p = constanteV. d) p = constanteV-1. e) p = constante + TV.

40. O primeiro princpio da Termodinmica est relacionado: a) com a conservao da energia dos sistemas de muitas partculas. b) com a conservao da quantidade de movimento dos sistemas de muitas partculas. c) com o aumento da desordem do Universo. d) com a lei dos gases perfeitos. e) com a lei da dilatao trmica.

41. Uma pessoa dorme sob um cobertor de 2,5 cm de espessura e de condutibilidade trmica 3,310-4 Jcm-1s-1 C-1. Sua pele est a 33 C e o ambiente a 0 C. O calor transmitido pelo cobertor durante uma hora, por m2 de superfcie, : a) 4,410-3 J. b) 1,6102 J. c) 4,3102 J. d) 2,8102 J. e) 1,6105 J.

42. temperatura de 15 C e presso normal, os calores especficos do ar a presso constante e a volume constante valem respectivamente 9,910 2 Jkg-1 C-1 e 7,1102 Jkg-1 C-1. Considerando o ar como um gs perfeito e dadas a constante dos gases perfeitos R = 8,31 J C -1 e a presso normal 1,01105 Nm-2, podemos deduzir que a densidade do ar nas condies acima aproximadamente: a) 4,210-4 g/m3. b) 1,0103 kg/m3. c) 12 kg/m3. d) 1,2 kg/m3. e) 1,2 kg/dm3.

43. Um motor a exploso tem potncia de 50 kW e recebe, por hora, atravs da combusto da gasolina, 2,1106 kJ. Seu rendimento e a potncia dissipada por ele so respectivamente:

a) 8,6% e 5,8102 kW. b) 9,4% e 50 kW. c) 8,6% e 5,3102 kW. d) 9,4% e 5,3102 kW. e) 91% e 50 kW.

44. Introduzem-se 2,0 g de gua em um cilindro fechado por um pisto

Dados: Presso mxima de vapor d'gua a 150 C = 47,5 Ncm-2. Massa molar da gua = 18. Constante dos gases perfeitos R = 8,31 Jmol-1K-1 . a) Qual o volume do sistema gua + vapor quando, mantida a temperatura a 150 C, a metade da gua se vaporizou e a outra metade permaneceu em estado lquido, em equilbrio com a primeira (figura B)? b) Qual o trabalho fornecido pelo sistema gua + vapor quando, permanecendo constante a temperatura, o restante da gua se vaporiza (figura C)?

45. (ITA-1988) Calcular a massa de hlio (massa molar 4,0), contida num balo, sabendo-se que o gs ocupa um volume igual a 5,0 m3 e est a uma temperatura de -23 C e a uma presso de 30 cmHg. a) 1,86 g. b) 46 g. c) 96 g. d) 186 g. e) 385 g.

46. Um bloco de gelo de massa 3,0 kg, que est a uma temperatura de -10,0 C, colocado em um calormetro (recipiente isolado de capacidade trmica desprezvel) contendo 5,0 kg de gua temperatura de 40,0 C. Qual a quantidade de gelo que sobra sem se derreter? Dados: Calor especfico do gelo: cG = 0,5 kcal/kg C. Calor especfico da gua: cA = 1,0 kcal/kg C. Calor latente de fuso do gelo: L = 80 kcal/kg.

47. Um anel de cobre, a 25 C, tem um dimetro interno de 5,00 cm. Qual das opes abaixo corresponder ao dimetro interno desse mesmo anel a 275 C, admitindo-se que o coeficiente de dilatao linear do cobre, no intervalo 0 C a 300 C, constante e igual a 1,6010-5 C-1? a) 4,98 cm. b) 5,00 cm. c) 5,02 cm. d) 5,08 cm. e) 5,12 cm.

48. Cinco gramas de carbono so queimados dentro de um calormetro de alumnio, resultando o gs CO2. A massa do calormetro de 1000 g e h 1500 g de gua dentro dele. A temperatura inicial do sistema era de 20 C e a final de 43 C. Calcule o calor produzido (em calorias) por grama de carbono. Despreze a pequena capacidade calorfica do carbono e do dixido de carbono. a) 7,9 kcal. Dados: b) 7,8 kcal. cAl = 0,215 cal/g C. c) 39 kcal. cgua = 1,00 cal/g C. d) 57,5 kcal. e) 11,5 kcal. 49. O grfico representa um ciclo de um sistema termodinmico hipottico, num diagrama presso versus volume. O trabalho produzido por esse gs nesse ciclo aproximadamente: a) 6,0105 J. b) 9,0105 J. c) 3,0106 J. d) 9,0106 J. e) 6,0106 J.

50. Um pesquisador achou conveniente construir uma escala termomtrica (escala P) baseada nas temperaturas de fuso e ebulio do lcool etlico, tomadas respectivamente como zero e cem da sua escala. Acontece que, na escala Celsius, aqueles dois pontos extremos da escala do pesquisador tm valores -118 C e 78 C. Ao usar o seu termmetro para medir a temperatura de uma pessoa com febre, o pesquisador encontrou 80 P. Calcule a temperatura da pessoa doente em graus Celsius (C). 51. A Escala Absoluta de Temperaturas : a) construda atribuindo-se o valor de 273,16 K temperatura de fuso do gelo e 373,16 K temperatura de ebulio da gua.

b) construda escolhendo-se o valor -273,15 C para o zero absoluto. c) construda tendo como ponto fixo o "ponto triplo" da gua. d) construda tendo como ponto fixo o zero absoluto. e) de importncia apenas histrica, pois s mede a temperatura de gases.

52. Um termmetro em uma sala de 8,0 x 5,0 x 4,0 m indica 22 C e um higrmetro indica que a umidade relativa de 40%. Qual a massa de vapor de gua na sala, se sabemos que nessa temperatura o ar saturado contm 19,33 g de gua por metro cbico? a) 1,24 kg. b) 0,351 kg. c) 7,73 kg. d) 4,810-1 kg. e) outro valor. 53. Uma recipiente continha inicialmente 10,0 kg de gs sob presso de 10106 N/m2. Uma quantidade m de gs saiu do recipiente sem que a temperatura variasse. Determine m sabendo que a presso caiu para 2,5106 N/m2. a) 2,5 kg. b) 5,0 kg. c) 7,5 kg. d) 4,0 kg. e) nenhuma das anteriores.

54. Certa quantidade de gs expande-se adiabaticamente e quase estaticamente desde uma presso inicial de 2,0 atm e volume de 2,0 litros, na temperatura de 21 C at atingir o dobro de seu volume. Sabendo-se que para este gs = CP / CV = 2,0, pode-se afirmar que a presso final e a temperatura final so, respectivamente: a) 0,5 atm e 10,5 C. b) 0,5 atm e -126 C. c) 2,0 atm e 10,5 C. d) 2,0 atm e -126 C. e) nenhuma das anteriores.

55. Considere as afirmaes a seguir: I. A energia interna de um gs ideal depende s da presso. II. Quando um gs passa de um estado 1 para outro estado 2, o calor trocado o mesmo qualquer que seja o processo. III. Quando um gs passa de um estado 1 para outro estado 2, a variao da energia interna a mesma qualquer que seja o processo. IV. Um gs submetido a um processo quase esttico no realiza trabalho. V. O calor especfico de uma substncia no depende do processo como ela aquecida. VI. Quando um gs ideal recebe calor e no h variao de volume, a variao da energia interna igual ao calor recebido.

VII. Numa expanso isotrmica de um gs ideal o trabalho realizado sempre menor que o calor absorvido. As duas afirmaes corretas so: a) II e III. b) III e IV. c) III e V. d) I e VII. e) III e VI.

56. Um mol de gs ideal sofre uma srie de transformaes e passa sucessivamente pelos estados A B C D, conforme o diagrama pV a seguir, onde T A = 300 K. Pode-se afirmar que a temperatura em cada estado, o trabalho lquido realizado no ciclo e a variao de energia interna no ciclo so, respectivamente:

TA (K) TB (K) TC (K) TD (K) a) b) c) d) e) 300 300 300 300 300 900 900 450 900 450 450 450 900 450 900 150 150 150 150 300

W U (J) (atm.L) 20,0 0 -20,0 0 20,0 0 60,0 40 80,0 60

57. Dois bales de vidro de volumes iguais esto ligados por meio de um tubo de volume desprezvel e ambos contm hidrognio a 0 C. Eles esto a uma presso de 1,013105 Pa. Qual ser a presso do gs se um dos bulbos for imerso em gua a 100 C e outro for mantido a -40 C? a) a presso permanece a mesma. b) 1,06105 Pa. c) 2,32105 Pa. d) 1,25105 Pa. e) 1,20105 Pa. 58. Um bulbo de vidro cujo coeficiente de dilatao linear 3 10 -6 C-1 est ligado a um capilar do mesmo material. temperatura de -10,0 C a rea da seco do capilar 3,010-4 cm e todo o mercrio cujo coeficiente de dilatao volumtrica 18010-6 C-1

ocupa o volume total do bulbo, que a esta temperatura 0,500 cm. O comprimento da coluna de mercrio a 90,0 C ser: a) 270 mm. b) 540 mm. c) 285 mm. d) 300 mm. e) 257 mm.

59. Aquecendo-se lentamente 2 mols de um gs perfeito ele passa do estado p 0, V0 ao estado 3 p0, 3 V0. Se o grfico da presso versus volume uma reta, a dependncia da temperatura com o volume e o trabalho realizado pelo gs nesse processo sero respectivamente: a) T = (p0 V)/(V0 R) e W = 9,0 V0 p0. b) T = (p0 V)/(2 V0 R) e W = 4,0 V0 p0. c) T = (p0 V)/(2 V0 R) e W = 2,0 V0 p0. d) T = (p0 V0)/R e W = 2,0 V0 p0. e) T = (p0 V)/(V0 R) e W = 4,5 V0 p0.

60. O vero de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da Amrica. A diferena entre a mxima e a mnima temperatura do vero e a mnima temperatura do inverno anterior foi 60 C. Qual o valor desta diferena na escala Fahrenheit? a) 108 F. b) 60 F. c) 140 F. d) 33 F. e) 92 F.

61. Voc convidado a projetar uma ponte metlica, cujo comprimento ser 2,0 km. Considerando os efeitos de contrao e dilatao trmica para temperaturas no intervalo de -40 F a 110 F e o coeficiente de dilatao linear do metal que de 12.10 -6 C-1, qual a mxima variao esperada no comprimento da ponte? (O coeficiente de dilatao linear constante no intervalo de temperatura considerado). a) 9,3 m. b) 2,0 m. c) 3,0 m. d) 0,93 m. e) 6,5 m.

62. A figura mostra um tubo cilndrico com seco transversal constante de rea S = 1,010-2 m aberto nas duas extremidades para a atmosfera cuja presso P a = 1,0105 Pa. Certa quantidade de gs ideal est aprisionada entre dois pistes A e B que se movem sem atrito. A massa do pisto A desprezvel e a do pisto B M. O pisto B est apoiado numa mola de constante k = 2,510 N/m e a acelerao da gravidade g = 10 m/s. Inicialmente, a distncia de equilbrio entre os pistes de 0,50 m. Uma massa de 25 kg colocada vagarosamente sobre A, mantendo-se constante a temperatura. O deslocamento do pisto A para baixo, at a nova posio de equilbrio, ser:

a) 0,40 m. b) 0,10 m. c) 0,25 m. d) 0,20 m. e) 0,50 m.

63. Um tubo cilndrico de seco transversal constante de rea S fechado numa das extremidades e com uma coluna de ar no seu interior de 1,0 m encontra-se em equilbrio mergulhado em gua cuja massa especfica = 1,0 g/cm com o topo do tubo coincidindo com a superfcie (veja figura). Sendo Pa = 1,010 5 Pa a presso atmosfrica e g = 10 m/s a acelerao da gravidade, a que distncia h dever ser elevado o topo do tubo com relao superfcie da gua para que o nvel da gua dentro e fora do mesmo coincidam? a) 1,1 m. b) 1,0 m. c) 10 m. d) 11 m. e) 0,91 m.

64. Se duas barras, uma de alumnio com comprimento L1 e coeficiente de dilatao trmica 1 = 2,3010-5 C-1 e outra de ao com comprimento L2 > L1 e coeficiente de dilatao trmica 2 = 1,1010-5 C-1, apresentam uma diferena em seus comprimentos a 0 C, de 1000 mm e esta diferena se mantm constante com a variao da temperatura, podemos concluir que os comprimentos L1 e L2 so a 0 C: a) L1 = 91,7 mm e L2 = 1091,7 mm. b) L1 = 67,6 mm e L2 = 1067,6 mm. c) L1 = 917 mm e L2 = 1917 mm.

d) L1 = 676 mm e L2 = 1676 mm. e) L1 = 323 mm e L2 = 1323 mm.

65. Considere as seguintes afirmativas: I. Um copo de gua gelada apresenta gotculas de gua em sua volta porque a temperatura da parede do copo menor que a temperatura de orvalho do ar ambiente. II. A nvoa (chamada por alguns de vapor) que sai do bico de uma chaleira com gua quente tanto mais perceptvel quanto menor for a temperatura ambiente. III. Ao se fechar um freezer, se a sua vedao fosse perfeita, no permitindo a entrada e sada de ar do seu interior, a presso interna ficaria inferior presso do ar ambiente. a) todas so corretas. b) somente I e II so corretas. c) somente II e III so corretas. d) somente I e III so corretas. e) nenhuma delas correta.

66. Uma lmpada eltrica de filamento contm certa quantidade de um gs inerte. Quando a lmpada est funcionando, o gs apresenta uma temperatura de 125 C e a sua presso igual presso atmosfrica. I. Supondo que o volume da lmpada varie de forma aprecivel, a presso do gs, temperatura de 25 C, de aproximadamente da presso atmosfrica. II. A presena do gs inerte (no lugar do vcuo) ajuda a reduzir o esforo que o invlucro da lmpada submetido devido presso atmosfrica. III. O gs dentro da lmpada aumenta seu brilho pois tambm fica incandescente. Das afirmativas acima: a) todas esto corretas. b) s a I est correta. c) s a II est correta. d) s a III est correta. e) todas esto corretas.

67. Uma roda d'gua converte em eletricidade, com eficincia de 30%, a energia de 200 litros de gua por segundo caindo de uma altura de 5,0 metros. A eletricidade gerada utilizada para esquentar 50 litros de gua de 15 C a 65 C. O tempo aproximado que leva a gua para esquentar at a temperatura desejada : a) 15 minutos. Dados: b) meia hora. Acelerao da gravidade local g = 9,8 m/s. c) uma hora. Calor especfico da gua = 4,18 kJ/kg.K. d) uma hora e meia. e) duas horas. 68. Num dia de calor, em que a temperatura ambiente era de 30 C, Joo pegou um copo com volume de 200 cm de refrigerante temperatura ambiente e mergulhou nele dois cubos de gelo de massa 15 g cada um. Se o gelo estava temperatura de -4 C e

derreteu-se por completo e supondo que o refrigerante tem o mesmo calor especfico que a gua, a temperatura final da bebida de Joo ficou sendo aproximadamente de: a) 16 C. Dados: b) 25 C. Calor especfico da gua = 4,18 kJ/kgK. c) 0 C. Calor latente de fuso da gua = 333,5 kJ/kg. d) 12 C. Calor especfico do gelo = 2,05 kJ/kgK. e) 20 C. Densidade do refrigerante = 1,0 g/cm. 69. Certo volume de mercrio, cujo coeficiente de dilatao volumtrico m, introduzido num vaso de volume V0, feito de vidro de coeficiente de dilatao volumtrico v. O vaso com mercrio, inicialmente a 0 C, aquecido a uma temperatura T (em C). O volume da parte vazia do vaso temperatura T igual parte vazia do mesmo a 0 C. O volume de mercrio introduzido no vaso a 0 C : a) (v/m)V0. b) (m/v)V0. c) (m/v).[273/(T + 273)].V0 d) (1 - v/m)V0 e) (1 - m/v)V0.

70. Um tubo vertical de seco S, fechado em uma extremidade, contm um gs. Separado da atmosfera por um mbolo de espessura d e massa especfica . O gs, suposto perfeito, est temperatura ambiente e ocupa um volume V = SH (veja figura). Virando o tubo de tal maneira que a abertura fique voltada para baixo, o mbolo desce e o gs ocupa um novo volume V' = SH'. Denotando a presso atmosfrica por P0, a nova altura H' : a) b) c) d) e) . . . . .

71. Um mol de gs perfeito est contido em um cilindro de seco S fechado por um pisto mvel, ligado a uma mola de constante elstica k. Inicialmente, o gs est na presso atmosfrica P0, temperatura T0, e o comprimento do trecho do cilindro ocupado pelo gs L0, com a mola no estando deformada. O sistema gs-mola aquecido e o pisto se desloca de uma distncia x. Denotando a constante de gs por R, a nova temperatura do gs : a) .

b) c) d) e) . .

72. Um vaporizador contnuo possui um bico pelo qual entra gua a 20 C, de tal maneira que o nvel de gua no vaporizador permanece constante. O vaporizador utiliza 800W de potncia, consumida no aquecimento da gua at 100 C e na sua vaporizao a 100 C. A vazo de gua pelo bico : a) 0,31 mL/s. Dados: b) 0,35 mL/s. Calor especfico da gua = 4,18 kJ/kg.K c) 2,4 mL/s. Massa especfica da gua = 1,0 g/cm3 d) 3,1 mL/s. Calor latente de vaporizao da gua = 2,26.103 kJ/kg e) 3,5 mL/s. 73. Uma bolha de ar de volume 20,0 mm3, aderente parede de um tanque de gua a 70 cm de profundidade, solta-se e comea a subir. Supondo que a tenso superficial da bolha desprezvel e que a presso atmosfrica de 110 5 Pa, logo que alcana a superfcie seu volume aproximadamente: a) 19,2 mm3. b) 20,1 mm3. c) 20,4 mm3. d) 21,4 mm3. e) 34,1 mm3.

74. Um copo de 10 cm de altura est totalmente cheio de cerveja e apoiado sobre uma mesa. Uma bolha de gs se desprende do fundo do copo e alcana a superfcie, onde a presso atmosfrica de 1,01105 Pa. Considere que a densidade da cerveja seja igual da gua pura e que a temperatura e o nmero de moles do gs dentro da bolha permaneam constantes enquanto esta sobe. Qual a razo entre o volume final (quando atinge a superfcie) e inicial da bolha? a) 1,03. b) 1,04. c) 1,05. d) 0,99. e) 1,01. 75. O pneu de um automvel calibrado com uma presso de 3,1010 5 Pa a 20 C, no vero. Considere que o volume no varia e que a presso atmosfrica se mantm constante e igual a 1,01105 Pa. A presso do pneu, quando a temperatura cai a 0 C, no inverno, :

a) 3,83105 Pa. b) 1,01105 Pa. c) 4,41105 Pa. d) 2,89105 Pa. e) 1,95105 Pa. 76. Numa cavidade de 5 cm3 feita num bloco de gelo, introduz-se uma esfera homognea de cobre de 30 g aquecida a 100 C, conforme o esquema. Sabendo-se que o calor latente de fuso do gelo de 80 cal/g, que o calor especfico do cobre de 0,096 cal/g C e que a massa especfica do gelo de 0,92 g/cm3. O volume total da cavidade igual a: a) 8,9 cm3. b) 3,9 cm3. c) 39,0 cm3. d) 8,5 cm3. e) 7,4 cm3.

77. Considere uma mistura de gases H2 e N2 em equilbrio trmico. Sobre a energia cintica mdia e sobre a velocidade mdia das molculas de cada gs, pode-se concluir que: a) as molculas de N2 e H2 tm a mesma energia cintica mdia e a mesma velocidade mdia. b) ambas tm a mesma velocidade mdia, mas as molculas de N 2 tm maior energia cintica mdia. c) ambas tm a mesma velocidade mdia, mas as molculas de H2 tm maior energia cintica mdia. d) ambas tm a mesma energia cintica mdia, mas as molculas de N 2 tm maior velocidade mdia. e) ambas tm a mesma energia cintica mdia, mas as molculas de H 2 tm maior velocidade mdia.

78. O ar dentro de um automvel fechado tem massa de 2,6 kg e calor especfico de 720 J/kg C. Considere que o motorista perde calor a uma taxa constante de 120 joules por segundo e que o aquecimento do ar confinado se deva exclusivamente ao calor emanado pelo motorista. Quanto tempo levar para a temperatura variar de 2,4 C a 37 C? a) 540 s. b) 480 s. c) 420 s. d) 360 s. e) 300 s.

79. Para medir a febre de pacientes, um estudante de medicina criou sua prpria escala

linear de temperaturas. Nessa nova escala, os valores de 0 (zero) e 10 (dez) correspondem respectivamente a 37 C e 40 C. A temperatura de mesmo valor numrico em ambas as escalas aproximadamente: a) 52,9 C. b) 28,5 C. c) 74,3 C. d) -8,5 C. e) -28,5 C. 80. Um centmetro cbico de gua passa a ocupar 1671 cm3 quando evaporado presso de 1,0 atm. O calor de vaporizao a essa presso de 539 cal/g. O valor que mais se aproxima do aumento de energia interna da gua : a) 498 J. b) 2082 cal. c) 498 J. d) 2082 J. e) 2424 J.

81. Uma mquina trmica reversvel opera entre dois reservatrios trmicos e temperaturas 100 C e 127 C, respectivamente, gerando gases aquecidos para acionar uma turbina. A eficincia dessa mquina mais bem representada por: a) 68%. b) 6,8%. c) 0,68%. d) 21%. e) 2,1%.

82. Um pequeno tanque, completamente preenchido com 20,0 L de gasolina a 0 F, logo a seguir transferido para uma garagem mantida temperatura de 70 F. Sendo = 0,0012 C-1 o coeficiente de expanso volumtrica da gasolina, a alternativa que melhor expressa o volume de gasolina que vazar em conseqncia do seu aquecimento at a temperatura da garagem : a) 0,507 L. b) 0,940 L. c) 1,68 L. d) 5,07 L. e) 0,17 L.

83. Mediante chave seletora, um chuveiro eltrico tem a sua resistncia graduada para dissipar 4,0 kW no inverno, 3,0 kW no outono, 2,0 kW na primavera e 1,0 kW no vero. Numa manh de inverno, com temperatura ambiente de 10 C foram usados 10,0 litros de gua desse chuveiro para preencher os 16% do volume faltante do aqurio de peixes

ornamentais, de modo a elevar sua temperatura de 23 C para 28 C. Sabe-se que 20% da energia perdida no aquecimento do ar, a densidade da gua = 1,0 g/cm3 e o calor especfico da gua 4,18 J/gK. Considerando que a gua do chuveiro foi colhida em 10 minutos, em que posio se encontrava a chave seletora? Justifique.

84. Um tubo capilar fechado em uma extremidade contm uma quantidade de ar aprisionada por um pequeno volume de gua. A 7,0 C e presso atmosfrica (76,0 cmHg) o comprimento do trecho com ar aprisionado de 15,0 cm. Determine o comprimento do trecho com ar aprisionado a 17,0 C. Se necessrio, empregue os seguintes valores da presso de vapor da gua: 0,75 cmHg a 7,0 C e 1,42 cmHg a 17,0 C.

85. Colaborando com a campanha de economia de energia, um grupo de escoteiros construiu um fogo solar, consistindo de um espelho de alumnio curvado que foca a energia trmica incidente sobre uma placa coletora. O espelho tem um dimetro efetivo de 1,00 m e 70% da radiao solar incidente aproveitada para de fato aquecer uma certa quantidade de gua. Sabemos ainda que o fogo solar demora 18,4 minutos para aquecer 1,00 L de gua desde a temperatura de 20 C at 100 C, e que 4,18610 3 J a energia necessria para elevar a temperatura de 1,00 L de gua de 1,000 K. Com base nos dados, estime a intensidade irradiada pelo Sol na superfcie da Terra, em W/m2. Justifique. 86. Considerando um buraco negro como um sistema termodinmico, sua energia interna U varia com a sua massa M de acordo com a famosa relao de Einstein: U = Mc2. Stephen Hawking props que a entropia S de um buraco negro depende apenas de sua massa e de algumas constantes fundamentais da natureza. Desta forma, sabe-se que uma variao de massa acarreta uma variao de entropia dada por: S / M = 8 GM kB / h c. Supondo que no haja realizao de trabalho com a variao de massa, assinale a alternativa que melhor representa a temperatura absoluta T do buraco negro. a) T = h c3 / GM kB. b) T = 8M c2 / kB. c) T = M c2 / 8 kB. d) T = h c3 / 8 GM kB. e) T = 8 h c3 / GM kB.

87. Qual dos grficos abaixo melhor representa a taxa P de calor emitido por um corpo aquecido, em funo de sua temperatura absoluta T?

88. Certa massa de gs ideal realiza o ciclo ABCD de transformaes, como mostrado no diagrama presso x volume da figura. As curvas AB e CD so isotermas. Pode-se afirmar que:

a) o ciclo ABCD corresponde a um ciclo de Carnot. b) o gs converte trabalho em calor ao realizar o ciclo. c) nas transformaes AB e CD o gs recebe calor. d) nas transformaes AB e BC a variao da energia interna do gs negativa. e) na transformao DA o gs recebe calor, cujo valor igual variao da energia interna.

89. Calcule a variao de entropia quando, num processo presso constante de 1,0 atm, se transforma integralmente em vapor 3,0 kg de gua que se encontra inicialmente no estado lquido, temperatura de 100 C. Dado: Calor de vaporizao da gua: Lv = 5,4105 cal/kg.

90. A figura mostra um recipiente, com mbolo, contendo um volume inicial Vi de gs ideal, inicialmente sob uma presso Pi igual presso atmosfrica, Pat. Uma mola no deformada fixada no mbolo e num anteparo fixo. Em seguida, de algum modo fornecida ao gs certa quantidade de calor Q. Sabendo que a energia interna do gs U = (3/2) PV, a constante da mola k e a rea da seo transversal do recipiente A,

determine a variao do comprimento da mola em funo dos parmetros intervenientes. Despreze os atritos e considere o mbolo sem massa, bem como sendo adiabticas as paredes que confinam o gs.

91. Um painel coletor de energia solar para aquecimento residencial de gua, com 50% da eficincia, tem superfcie coletora com rea til de 10 m2. A gua circula em tubos fixados sob a superfcie coletora. Suponha que a intensidade da energia solar incidente de 1,0103 W/m2 e que a vazo de suprimento de gua aquecida de 6,0 litros por minuto. Assinale a opo que indica a variao da temperatura da gua. a) 12 C. b) 10 C. c) 1,2 C. d) 1,0 C. e) 0,10 C.

92. Um recipiente cilndrico vertical fechado por meio de um pisto, com 8,00 kg de massa e 60,0 cm2 de rea, que se move sem atrito. Um gs ideal, contido no cilindro, aquecido de 30 C a 100 C, fazendo o pisto subir 20,0 cm. Nesta posio, o pisto fixado, enquanto o gs resfriado at sua temperatura inicial. Considere que o pisto e o cilindro encontram-se expostos presso atmosfrica. Sendo Q1 o calor adicionado ao gs durante o processo de aquecimento e Q2, o calor retirado durante o resfriamento, assinale a opo correta que indica a diferena Q1 - Q2. a) 136 J. b) 120 J. c) 100 J. d) 16 J. e) 0 J.

93. A linha das neves eternas encontra-se a uma altura h0 acima do nvel do mar, onde a temperatura do ar 0 C. Considere que, ao elevar-se acima do nvel do mar, o ar sofre

uma expanso adiabtica que obedece a relao p/p = (7/2) (T/T), em que p a presso e T, a temperatura. Considerando o ar um gs ideal de massa molecular igual a 30u (unidade de massa atmica) e a temperatura ao nvel do mar igual a 30 C, assinale a opo que indica aproximadamente a altura h0 da linha das neves. a) 2,5 km. b) 3,0 km. c) 3,5 km. d) 4,0 km. e) 4,5 km.

94. Uma mquina trmica opera com um mol de um gs monoatmico ideal. O gs realiza o ciclo ABCA, representado no plano PV, conforme mostra a figura. Considerando que a transformao BC adiabtica, calcule: a) A eficincia da mquina. b) A variao da entropia na transformao BC. 95. Duas salas idnticas esto separadas por uma divisria de espessura L = 5,0 cm, rea A = 100 m2 e condutividade trmica k = 2,0 W/mK. O ar contido em cada sala encontrase, inicialmente, temperatura T1 = 47 C e T2 = 27 C, respectivamente. Considerando o ar como um gs ideal e o conjunto das duas salas um sistema isolado, calcule: a) O fluxo de calor atravs da divisria relativo s temperaturas iniciais T 1 e T2. b) A taxa de variao de entropia S/t no sistema no incio da troca de calor, explicando o que ocorre com a desordem do sistema

96. Na figura, uma pipeta cilndrica de 25 cm de altura, com ambas as extremidades abertas, tem 20 cm mergulhados em um recipiente com mercrio. Com sua extremidade superior tapada, em seguida a pipeta retirada lentamente do recipiente. Considerando uma presso atmosfrica de 75 cmHg, calcule a altura da coluna de mercrio remanescente no interior da pipeta.

97. Inicialmente 48 g de gelo a 0 C so colocados num calormetro de alumnio de 2,0 g, tambm a 0 C. Em seguida, 75 g de gua a 80 C so despejados dentro desse recipiente. Calcule a temperatura final do conjunto.

Dados: Calor latente do gelo LG = 80 cal/g. Calor especfico da gua cH2O = 1,0 cal g-1 C-1. Calor especfico do alumnio c Al = 0,22 cal g-1 C-1 .

98. Um mol de um gs ideal ocupa um volume inicial V0 temperatura T0 e presso P0, sofrendo a seguir uma expanso reversvel para um volume V 1. Indique a relao entre o trabalho que realizado por: (i) W(i), num processo em que a presso constante. (ii) W(ii), num processo em que a temperatura constante. (iii) W(iii), num processo adiabtico. a) W(i) > W(iii) > W(ii). b) W(i) > W(ii) > W(iii).

c) W(iii) > W(ii) > W(i).

d) W(i) > W(ii) > W(iii).

e) W(iii) > W(ii)> W(i).

99. Um bloco de gelo com 725 g de massa colocado num calormetro contendo 2,50 kg de gua a uma temperatura de 5,0 C, verificando-se um aumento de 64 g na massa desse bloco, uma vez alcanado o equilbrio trmico. Considere o calor especfico da gua (c = 1,0 cal/g C) o dobro do calor especfico do gelo, e o calor latente de fuso do gelo de 80 cal/g. Desconsiderando a capacidade trmica do calormetro e a troca de calor com o exterior, assinale a temperatura inicial do gelo. a) -191,4 C. b) -48,6 C.

c) -34,5 C. d) -24,3 C. e) -14,1 C.

100. Sejam o recipiente (1), contendo 1 mol de H2 (massa molecular M = 2) e o recipiente (2) contendo 1 mol de He (massa atmica M = 4) ocupando o mesmo volume, ambos mantidos a mesma presso. Assinale a alternativa correta. a) a temperatura do gs no recipiente 1 menor que a temperatura do gs no recipiente 2. b) a temperatura do gs no recipiente 1 maior que a temperatura do gs no recipiente 2. c) a energia cintica mdia por molcula do recipiente 1 maior que a do recipiente 2. d) o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 1 menor que o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 2. e) o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 1 maior que o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 2.

101. Calcule a rea til das placas de energia solar de um sistema de aquecimento de gua, para uma residncia com quatro moradores, visando manter um acrscimo mdio de 30,0 C em relao temperatura ambiente. Considere que cada pessoa gasta 30,0 litros de gua quente por dia e que, na latitude geogrfica da residncia, a converso mdia mensal de energia de 60,0 kWh/ms por metro quadrado de superfcie coletora. Considere ainda que o reservatrio de gua quente com capacidade para 200 litros apresente uma perda de energia de 0,30 kWh por ms para cada litro. dado o calor especfico da gua c = 4,19 J/g C. 102. Um corpo indeformvel em repouso atingido por um projtil metlico com a velocidade de 300 m/s e a temperatura de 0 0C. Sabe-se que, devido ao impacto, 1/3 da energia cintica absorvida pelo corpo e o restante transforma-se em calor, fundindo parcialmente o projtil. O metal tem ponto de fuso t f = 300 0C, calor especfico c = 0,02 cal/g 0C e calor latente de fuso Lf = 6 cal/g. Considerando 1 cal 4 J, a frao x da massa total do projtil metlico que se funde tal que: a) x < 0,25. b) x = 0,25. c) 0,25 < x < 0,5. d) x = 0,5. e) x > 0,5. 103. Numa cozinha industrial, a gua de um caldeiro aquecida de 10 0C a 20 0C, sendo misturado, em seguida, gua a 80 0C de um segundo caldeiro, resultando 10 de gua a 32 0C, aps a mistura. Considere que haja troca de calor apenas entre as duas pores de gua misturadas e que a densidade absoluta da gua, de 1 kg/ , no varia com a temperatura, sendo, ainda, seu calor especfico c = 1,0 calg -1 0C-1. A quantidade de calor recebida pela gua do primeiro caldeiro ao ser aquecido at 20 0C de:

a) 20 Kcal. b) 50 Kcal. c) 60 Kcal. d) 80 Kcal. e) 120 Kcal.

104. A gua de um rio encontra-se a uma velocidade inicial V constante, quando despenca de uma altura de 80 m, convertendo toda a sua energia mecnica em calor. Este calor integralmente absorvido pela gua, resultando em um aumento de 1K de sua temperatura. Considerando 1 cal 4 J, acelerao da gravidade g = 10 m/s2 e calor especfico da gua c = 1,0 calg-1 0C-1, calcula-se que a velocidade da gua V de: a) 10 m/s. b) 20 m/s. c) 50 m/s. d) 10 m/s. e) 80 m/s.
Gabarito 1. c 2. a 3. b 4. a 5. d 6. a 7. a 8. a 9. b 10. 11. 12. 13. 14. 15. d e a c d a

16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43.

e c d d a d b e e d c e d a a b c c a b a e b d a e d c

44. 45. 46. 47. 48. 49. 50. 51. 52. 53. 54. 55. 56. 57. 58. 59. 60. 61. 62. 63. 64. 65. 66. 67. 68. 69. 70. 71.

412 cm3 E 0,7 Kg aproximadamente C E E 38,8 C C E C B B A B C B E B E A C A C C A A E D

72. 73. 74. 75. 76. 77. 78. 79. 80. 81. 82. 83. 84. 85. 86. 87. 88. 89. 90. 91. 92. 93. 94. 95. 96. 97. 98.

D D E D A E A A D B B Inverno 15,67 cm 552 W/m2 D C E 1,8 104 J/K ou 4,3 103 cal/K

A A B a) 70% b) Zero 16,6 J/Ks 18,38 cm 17,5 C D

99. 100. 101. 102. 103. 104.

B E 3,1 m2 B D E

You might also like