You are on page 1of 4

Energia Elica: um novo caminho

Allan Neme Lima Francisco* Ana Carolina Pereira Monteiro Manhes** Fernanda Manhes Santos***

Resumo Ao passar dos anos, o mundo comeou a necessitar de uma demanda maior de energia, independente de sua origem. Assim, surgiu a opo de aproveitar a energia proveniente dos combustveis fsseis. Desde ento, a maior parte da energia consumida pelo planeta vem de restos mortais encontrados em reas estratgicas. Mas ainda notvel o contnuo crescimento do consumo mundial, evidenciando a necessidade de novos caminhos energticos, ou seja, novos meios de se produzir energia. Alm disso, as extraes da energia por meio dos combustveis fsseis causam grande impacto ao meio ambiente. Da surgiram muitos outros meios de obter energia, uma delas foi a Energia Elica, a energia dos ventos. Uma energia de grande potencial e que no causa grandes problemas natureza. Palavras-chave: Energia Elica. Nova energia. Grande potencial.

Introduo
Pode ser difcil consider-lo assim, mas o ar um fluido como qualquer outro, exceto que suas partculas esto na forma gasosa, em vez de lquida. Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partculas tambm se movem rapidamente. Esse movimento significa energia cintica, que pode ser capturada como a energia da gua em movimento capturada por uma turbina em uma usina hidreltrica. No caso de uma turbina elica, as ps da turbina so projetadas para capturar a energia cintica contida no vento. O resto praticamente idntico ao que ocorre em uma hidreltrica: quando as ps da turbina capturam a energia do vento e comeam a se mover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador. O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade.

Energia elica
Toda a energia elica comea com o sol. Quando o sol aquece uma determinada rea de terra, o ar ao redor dessa massa de terra absorve parte desse calor. A uma certa temperatura, esse ar mais quente comea a se elevar muito rapidamente, pois um determinado volume de ar quente mais leve do que um volume igual de ar mais frio. As partculas de ar que se movem mais rpido (mais quentes) exercem uma presso maior do que as partculas que se movem mais devagar, de modo que so
* Tcnico em Automao pelo IF Fluminense, campus Campos-Centro. ** Tcnica em Automao pelo IF Fluminense, campus Campos-Centro. *** Tcnica em Automao pelo IF Fluminense, campus Campos-Centro.

necessrias menos delas para manter a presso normal do ar em uma determinada elevao (veja Como funcionam os bales de ar quente para aprender mais sobre a temperatura e presso do ar). Quando este ar quente mais leve se eleva subitamente, o ar mais frio flui rapidamente para preencher o espao vazio deixado. Este ar que velozmente preenche o espao vazio o vento. A turbina de energia elica mais simples possvel consiste em trs partes fundamentais: Ps do rotor: as ps so, basicamente, as velas do sistema. Em sua forma mais simples, atuam como barreiras para o vento (projetos de ps mais modernas vo alm do mtodo de barreira). Quando o vento fora as ps a se mover, transfere parte de sua energia para o rotor; Eixo: o eixo da turbina elica conectado ao cubo do rotor. Quando o rotor gira, o eixo gira junto. Desse modo, o rotor transfere sua energia mecnica rotacional para o eixo, que est conectado a um gerador eltrico na outra extremidade; Gerador: na essncia, um gerador um dispositivo bastante simples, que usa as propriedades da induo eletromagntica para produzir tenso eltrica - uma diferena de potencial eltrico. A tenso , essencialmente, "presso" eltrica: ela a fora que move a eletricidade ou corrente eltrica de um ponto para outro. Assim, a gerao de tenso , de fato, gerao de corrente. Um gerador simples consiste em ms e um condutor. O condutor um fio enrolado na forma de bobina. Dentro do gerador, o eixo se conecta a um conjunto de ms permanentes que circunda a bobina. Na induo eletromagntica, se voc tem um condutor circundado por ms e uma dessas partes estiver girando em relao outra, estar induzindo tenso no condutor. Quando o rotor gira o eixo, este gira o conjunto de ms que, por sua vez, gera tenso na bobina. Essa tenso induz a circulao de corrente eltrica (geralmente corrente alternada) atravs das linhas de energia eltrica para distribuio.

Bolsista de Valor: Revista de divulgao do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense

v. 2, n. 1, p. 283-286, 2012

283

Disponibilidade de recursos
A avaliao do potencial elico de uma regio requer trabalhos sistemticos de coleta e anlise de dados sobre a velocidade e o regime de ventos. Geralmente, uma avaliao rigorosa requer levantamentos especficos, mas dados coletados em aeroportos, estaes meteorolgicas e outras aplicaes similares podem fornecer uma primeira estimativa do potencial bruto ou terico de aproveitamento da energia elica. Para que a energia elica seja considerada tecnicamente aproveitvel, necessrio que sua densidade seja maior ou igual a 500 W/m2, a uma altura de 50 m, o que requer uma velocidade mnima do vento de 7 a 8 m/s (GRUBB; MEYER, 1993). Segundo a Organizao Mundial de Meteorologia, em apenas 13% da superfcie terrestre o vento apresenta velocidade mdia igual ou superior a 7 m/s, a uma altura de 50 m. Essa proporo varia muito entre regies e continentes, chegando a 32% na Europa Ocidental. Mesmo assim, estima-se que o potencial elico bruto mundial seja da ordem de 500.000 TWh por ano. Devido, porm, a restries socioambientais, apenas 53.000 TWh (cerca de 10%) so considerados tecnicamente aproveitveis. Ainda assim, esse potencial lquido corresponde a cerca de quatro vezes o consumo mundial de eletricidade. No Brasil, os primeiros anemgrafos computadorizados e sensores especiais para energia elica foram instalados no Cear e em Fernando de Noronha (PE), no incio dos anos 1990. Os resultados dessas medies possibilitaram a determinao do potencial elico local e a instalao das primeiras turbinas elicas do Brasil.

Centro Brasileiro de Energia Elica CBEE, da Universidade Federal de Pernambuco UFPE, publicou em 1998 a primeira verso do Atlas Elico da Regio Nordeste. A continuidade desse trabalho resultou no Panorama do Potencial Elico no Brasil, conforme a Figura 1.

Figura 1 Potencial elico brasileiro

Potencial elico brasileiro


Embora ainda haja divergncias entre especialistas e instituies na estimativa do potencial elico brasileiro, vrios estudos indicam valores extremamente considerveis. At poucos anos, as estimativas eram da ordem de 20.000 MW. Hoje a maioria dos estudos indica valores maiores que 60.000 MW. Essas divergncias decorrem principalmente da falta de informaes (dados de superfcie) e das diferentes metodologias empregadas. De qualquer forma, os diversos levantamentos e estudos realizados e em andamento (locais, regionais e nacionais) tm dado suporte e motivado a explorao comercial da energia elica no Pas. Os primeiros estudos foram feitos na regio Nordeste, principalmente no Cear e em Pernambuco. Com o apoio da ANEEL e do Ministrio de Cincia e Tecnologia MCT, o

Os recursos apresentados na legenda da figura 1 referem-se velocidade mdia do vento e energia elica mdia a uma altura de 50m acima da superfcie para 5 condies topogrficas distintas: zona costeira reas de praia, normalmente com larga faixa de areia, onde o vento incide predominantemente do sentido mar-terra; campo aberto reas planas de pastagens, plantaes e /ou vegetao baixa sem muitas rvores altas; mata reas de vegetao nativa com arbustos e rvores altas mas de baixa densidade, tipo de terreno que causa mais obstrues ao fluxo de vento; morro reas de relevo levemente ondulado, relativamente complexo, com pouca vegetao ou pasto; montanha reas de relevo complexo, com altas montanhas. Ainda na legenda, a classe 1 representa regies de baixo potencial elico, de pouco ou nenhum interesse para o aproveitamento da energia elica. A classe 4 corresponde aos melhores locais para aproveitamento dos ventos no Brasil. As classes 2 e 3 podem ou no ser favorveis, dependendo

284

Energia Elica: um novo caminho

das condies topogrficas. Por exemplo: um local de classe 3 na costa do Nordeste (zona costeira) pode apresentar velocidades mdias anuais entre 6,5 e 8 m/s, enquanto que um local de classe 3 no interior do Maranho (mata) apresentar apenas valores entre 4,5 e 6 m/s. Outro estudo importante, em mbito nacional, foi publicado pelo Centro de Referncia para Energia Solar e Elica CRESESB/CEPEL. Tratase do Atlas do Potencial Elico Brasileiro, cujos resultados esto disponveis no seguinte endereo eletrnico: www.cresesb.cepel.br/atlas_eolico_ brasil/atlas-web.htm. Nesse estudo estimou-se um potencial elico brasileiro da ordem de 143 GW. Existem tambm outros estudos especficos por unidades da Federao, desenvolvidos por iniciativas locais.

Capacidade instalada no mundo


Em 1990, a capacidade instalada no mundo era inferior a 2.000 MW. Em 1994, ela subiu para 3.734 MW, divididos entre Europa (45,1%), Amrica (48,4%), sia (6,4%) e outros pases (1,1%). Quatro anos mais tarde, chegou a 10.000 MW e no final de 2002 a capacidade total instalada no mundo ultrapassou 32.000 MW. O mercado tem crescido substancialmente nos ltimos anos, principalmente na Alemanha, EUA, Dinamarca e Espanha, onde a potncia adicionada anualmente supera 3.000 MW (BTM, 2000; EWEA; GREENPEACE, 2003). Esse crescimento de mercado fez com que a Associao Europeia de Energia Elica estabelecesse novas metas, indicando que, at 2020, a energia elica poder suprir 10% de toda a energia eltrica requerida no mundo. De fato, em alguns pases e regies, a energia elica j representa uma parcela considervel da eletricidade produzida. Na Dinamarca, por exemplo, a energia elica representa 18% de toda a eletricidade gerada e a meta aumentar essa parcela para 50% at 2030. Na regio de Schleswig-Holstein, na Alemanha, cerca de 25% do parque de energia eltrica instalado de origem elica. Na regio de Navarra, na Espanha, essa parcela de 23%. Em termos de capacidade instalada, estima-se que, at 2020, a Europa j ter 100.000 MW (WIND FORCE, 2003). O grfico, a seguir, apresenta a evoluo recente da capacidade instalada em vrios pases e regies do mundo. Alemanha, EUA, Espanha e Dinamarca so responsveis por quase 80% da capacidade instalada no mundo.

Figura 2 Potencial elico no mundo Fonte: Elaborado com base em dados de Windpower Monthly News Magazine (Knebel), v.19, 2003

Vantagens da utilizao da energia elica


A utilizao da energia elica comporta numerosas vantagens face s energias tradicionais e mesmo em comparao com outros tipos de energias renovveis, em funo do seu maior desenvolvimento. So essas:

Vantagens para a sociedade em geral


inesgotvel; No emite gases poluentes nem gera resduos; Diminui a emisso de gases de efeito de estufa (GEE).

Vantagens para as comunidades onde se inserem os Parques Elicos


Os parque elicos so compatveis com outros usos e utilizaes do terreno como a agricultura e a criao de gado; Criao de emprego; Gerao de investimento em zonas desfavorecidas; Benefcios financeiros (proprietrios e zonas camarrias).

Vantagens para o estado


Reduz a elevada dependncia energtica do exterior, nomeadamente a dependncia em combustiveis fsseis;

Bolsista de Valor: Revista de divulgao do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense

v. 2, n. 1, p. 283-286, 2012

285

Poupana devido menor aquisio de direitos de emisso de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitrias e menores penalizaes por no cumprir; Possvel contribuio de cota de GEE para outros setores da atividade econmica; uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Vantagens para os promotores


Os aerogeradores no necessitam de abastecimento de combustvel e requerem escassa manuteno, uma vez que s se procede sua reviso em cada seis meses. Excelente rentabilidade do investimento. Em menos de seis meses, o aerogerador recupera a energia gasta com o seu fabrico, instalao e manuteno.

arrecadaes e promovendo o desenvolvimento regional. Outro impacto negativo das centrais elicas a possibilidade de interferncias eletromagnticas, que podem causar perturbaes nos sistemas de comunicao e transmisso de dados (rdio, televiso etc.). Essas interferncias variam muito, segundo o local de instalao da usina e suas especificaes tcnicas, particularmente o material utilizado na fabricao das ps. Tambm a possvel interferncia nas rotas de aves deve ser devidamente considerada nos estudos e relatrios de impactos ambientais (EIA/RIMA).

Concluso
As desvantagens da utilizao de energia elica so mnimas, comparadas ao grande retorno que ela pode ofertar aos aspectos ambientais e econmicos. Alm disso, no contribui para a diminuio dos recursos no renovveis, que atualmente esto sendo utilizados em larga escala.

Impactos socioambientais
A gerao de energia eltrica por meio de turbinas elicas constitui uma alternativa para diversos nveis de demanda. As pequenas centrais podem suprir pequenas localidades distantes da rede, contribuindo para o processo de universalizao do atendimento. Quanto s centrais de grande porte, elas tm potencial para atender uma significativa parcela do Sistema Interligado Nacional (SIN) com importantes ganhos: contribuindo para a reduo da emisso, pelas usinas trmicas, de poluentes atmosfricos; diminuindo a necessidade da construo de grandes reservatrios; e reduzindo o risco gerado pela sazonalidade hidrolgica, luz da complementaridade citada anteriormente. Entre os principais impactos socioambientais negativos das usinas elicas destacam-se os sonoros e os visuais. Os impactos sonoros so devidos ao rudo dos rotores e variam de acordo com as especificaes dos equipamentos. As turbinas de mltiplas ps so menos eficientes e mais barulhentas que os aerogeradores de hlices de alta velocidade. A fim de evitar transtornos populao vizinha, o nvel de rudo das turbinas deve atender s normas e padres estabelecidos pela legislao vigente. Os impactos visuais so decorrentes do agrupamento de torres e aerogeradores, principalmente no caso de centrais elicas com um nmero considervel de turbinas, tambm conhecidas como fazendas elicas. Os impactos variam muito de acordo com o local das instalaes, o arranjo das torres e as especificaes das turbinas. Apesar de efeitos negativos, como alteraes na paisagem natural, esses impactos tendem a atrair turistas, gerando renda, emprego,

Referncias
GREENPEACE. Wind Force 12. 2003. Disponvel em: <http://4dlab.info/energy/energy-wind-windforce-12.pdf >. Acesso em: 27 mar. 2011. GRUBB, M. J.; MEYER, E N. I.. A Energia Elica: Recursos, Sistemas e Estratgias Regionais. In: JOHANSSON, T. B.; KELLY, H.; REDDY, A. K. N; WILLIANS, E. R. H. (Eds.). Energia Renovvel: fontes para combustveis e eletricidade. Washington, D.C.: Island Press, 1993. LAYTON, J. Como funciona energia elica. Disponvel em: <http://ambiente.hsw.uol.com.br/ energia-eolica.htm>. Acesso em: 21 abr. 2011. MEDIDOR de partcula magntica.. Disponvel em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/06Energia_Eolica(3).pdf>. Acesso em: 25 mar. 2011.

286

Energia Elica: um novo caminho

You might also like