You are on page 1of 12

Configurando ambiente Android SDK.

Para utilizao das ferramentas de desenvolvimento do Android SDK, precisamos preparar o ambiente de desenvolvimento.

Instalando Java.
Primeiramente iremos fazer o download do Java Oracle, ou se Preferir instalar o OpenJdk (Jdk OpenSource). Primeiro iremos verificar se o Java est instalado pelo comando abaixo no terminal. java -version Caso a sada seja no informe a verso do Java instalado, devemos instalar o Java. Para instalar o Java Oracle precisamos, adicionar um repositrio, usando os comandos abaixo no terminal. sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update Ento logo aps efetuamos a instalao do Java Oracle: sudo apt-get install oracle-jdk7-installer Ou se preferir e recomendado, utilize o OpenJdk, para instalao no terminal executamos o cdigo abaixo. JDK 7 Debian / Ubuntu: sudo apt-get install openjdk-7-jre JDK 6 Debian / Ubuntu: sudo apt-get install openjdk-6-jre

Instalando Eclipse.
Aps instalao do Java, iremos instalar a IDE Eclipse. Recomendada pelo Google para desenvolvimento dos aplicativos Android. Irei demonstrar abaixo como efetuar o download para as arquiteturas x86 e x86_64. Para saber qual arquitetura do seu Ubuntu instalado utilize o comando abaixo. file /bin/bash | cut -d' ' -f3 Se a sada do terminal for 64-bit , seu sistema de 64 bits. Caso a sada for de 32-bit, seu sistema de 32 bits. De acordo com ests sadas voc ir efetuar o download do Eclipse correto para seu ubuntu. Execute estes comandos no terminal. Se 32 bits (x86). wget -c http://linorg.usp.br/eclipse/eclipse/downloads/drops/R-3.7.2-201202080800/eclipse-SDK3.7.2-linux-gtk.tar.gz Descompactando o arquivo. tar -zxvf eclipse-SDK-3.7.2-linux-gtk.tar.gz Ele ser descompactado com o nome de pasta 'eclipse'. Se 64 bits (x86_64). wget -c http://eclipse.c3sl.ufpr.br/eclipse/downloads/drops/R-3.7.2-201202080800/eclipse-SDK-3.7.2linux-gtk-x86_64.tar.gz Descompactando o arquivo. tar -zxvf eclipse-SDK-3.7.2-linux-gtk-x86_64.tar.gz

Ele ser descompactado com o nome de pasta 'eclipse'. Logo aps a extrao do arquivo iremos mover para a pasta /opt . Est reservada para softwares e pacotes adicionais que no fazem parte da instalao padro. sudo mv eclipse /opt/ Como observado o comando move a pasta 'eclipse' para '/opt'.

Criando item de menu Eclipse.


Agora iremos criar o item de menu para o Eclipse. Vamos ao menu Aplicativos no canto superior esquerdo. Logo aps Ferramentas de sistema Preferencias Menu principal. Clique em Novo item, localizado no canto superior direito.

Ir aparecer a janela para criao do item de menu. Uma breve explicao. Tipo: qual tipo de aplicao. Nome: iremos inserir o nome da aplicao, Eclipse 3.7. Comando: selecionaremos a pasta para onde movemos o eclipse, /opt/eclipse/eclipse. Comentrio: insira o comentrio desejado, IDE Eclipse. Onde existe uma figura com especie de pula-pula, clique nele para escolher o icone a ser exibino no item de menu. Icone de item de menu: /opt/eclipse/icon.xpm

Iremos arrastar para aba Desenvolvimento, como abaixo.

Instalando Android SDK e Variveis de ambiente.


Depois de instalarmos o Eclipse, iremos fazer o download do Android SDK. De preferencia a verso atualizada disponibilizarei o link abaixo, e o comando a ser executado no terminal para instalao. Site Android Developer: http://developer.android.com/sdk/index.html Execute o comando no terminal para fazer o download. wget -c http://dl.google.com/android/android-sdk_r18-linux.tgz Agora vamos descompactar o arquivo.

tar -xvzf android-sdk_r18-linux.tgz Observemos que a pasta ser extrada com o nome 'android-sdk-linux', nela encontraremos toda plataforma precisa para desenvolver. Aps feito isso vamos configurar o PATH do Android varivel de ambiente, para isso teremos de editar o arquivo .bashrc sudo gedit .bashrc Adicionaremos a linha abaixo, depois da ultima linha do arquivo. export PATH=${PATH}:<sdk>/tools:<sdk>/platform-tools Obs: <sdk>, o diretrio onde se encontra o sdk android. Ex: /home/seu_usuario/android-sdk-linux Para sistemas 64 bits(x86_64), precisamos instalar os pacotes ia32-libs. Para funcionamento do android perfeitamente. Executando o comando abaixo. sudo apt-get install ia32-libs depois destes procedimentos vamos atualizar as variveis de ambiente do arquivo .bashrc utilizando o comando a seguir. source .bashrc Agora vamos instalar as APIs do android necessria para desenvolver suas aplicaes. Execute o comando abaixo no terminal para abrir o GUI do Android SDK Manager. android Logo aps ir aparecer est tela.

Iremos selecionar as API necessrias para desenvolvimento dependendo da sua conexo com a banda larga pode demorar um pouco, caso seja de baixa velocidade escolha somente a API qual vai trabalhar, Ex: Android 2.1(API 7), juntamente com a pasta Tools e Extras. Caso contrario selecione todos. Como imagem abaixo.

Posteriormente clique em Install packages... Ser exibida tela abaixo para confirmao de instalao. Ento clique em Install.

Logo depois o download ser inciado, e poder demorar alguns minutos dependendo da sua conexo. Aps instalao feche o Android SDK Manager.

Instalando ADT Plugin no Eclipse.


Para desenvolvermos no Eclipse precisamos de um Plugin fornecido no site do Android Developer, ADT Plugin para Eclipse, de preferencia a verso atualizada. Disponibilizarei abaixo o link do site, e logo aps a instalao via Eclipse. Onde poderia ser feito o download e instalao manualmente, mas irei abordar diretamente download e instalao pelo Eclipse. Link Android Developer ADT plugin. http://developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html Vamos abrir o Eclipse. Depois de aberto seguiremos os passos, vamos at o menu: Help Install New Software.

Aps clicar nesse menu ser exibida a seguinte tela.

Clique no boto Add, para adicionar o endereo para download do plugin, exibido na tela abaixo.

Breve explicao. Name: iremos colocar o nome do plugin. Ex: ADT Plugin. Localtion: iremos colocar o endereo fornecido do site Android developer para download do plugin. Link ADT Plugin. https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/ Logo aps clique em OK, onde sero procurados pacotes para instalao como imagem abaixo, selecione o pacote Developer Tools e logo aps clique em Next. Na tela abaixo Next novamente.

Aceite a licena para instalao dos pacotes como imagem abaixo, e clique em Finish.

Espere o termino da instalao.

Caso aparea algum Security Warning, clique em OK.

E logo aps reinicie o Eclipse como pedido clicando em Restart Now.

Aps reiniciar o Eclipse a tela abaixo ser exibida. Selecione Use existing SDKs.

Em Existing Location, selecione o local onde foi instalado o Android SDK, no caso deste tutorial foi instalado em /home/meu_usuario/android-sdk-linux Depois de selecionar o local onde foi instalado clique em Next. Ser perguntado se voc quer enviar suas estatsticas de uso para Google selecione No, ento clique em Finish.

Aparentemente terminamos agora vamos instalar a perspectiva DDMS, usada para debug de seus apps. No boto no canto superior do lado direito como imagem abaixo clique para adicionar uma nova perspectiva.

Selecione other.

Selecione DDMS. E clique em OK.

Ser exibida a perspectiva.

Pronto seu ambiente de desenvolvimento Android SDK, est pronto.

Obrigado, qualquer dvida ou sugestes meus contatos abaixo. Hewerson Alves. Gmail: hewerson.freitas@gmail.com Facebook: facebook.com/hewerson.freitas

You might also like