You are on page 1of 4

Contao de histrias: uma proposta para uma musicalizao interdisciplinar na escola regular

Ricardo Francisco de Oliveira

ricardofco_oliveira@yahoo.com.br
Colgio Estadual Edmundo Bittencourt / SEEDUC-RJ Adalgisa de Carvalho

ad_carvalho_g@hotmail.com
Colgio Estadual Euclides da Cunha / SEEDUC-RJ

Resumo. Este texto apresenta uma proposta de musicalizao nas escolas regulares, com base na criao de oficinas para a formao continuada, a fim de que as mesmas possam contribuir na formao integral do indivduo. Com base na reforma da LDB, que prev a incluso do ensino de msica como contedo do componente curricular nas escolas regulares de todo o pas, o que se prope - com essas oficinas - a contribuio de possibilidades que possam de fato ser compatveis com a realidade das escolas. Assim, buscaremos entrelaar educao musical e literatura, dando ao professor maiores opes de realizar uma abordagem interdisciplinar nas escolas brasileiras, atravs de uma proposta que vai ao encontro da apreciao, criao, execuo sonoro-musical e da literatura, dando igual importncia aos dois plos dessa intercesso. Palavras-chave: Contao. Musicalizao. Interdisciplinaridade.

Introduo
Aps ter sido retirada do currculo da educao bsica como disciplina obrigatria nas escolas regulares de todo o pas, a educao musical, aprovada em 2008, volta a ganhar lugar ao sol como contedo do componente curricular nas escolas que compreendem educao bsica. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (LDB), de acordo com o artigo 26, no 6, A msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular de que trata o 2 deste artigo 1. Desta forma algumas questes nos parecem ser de grande importncia para que possamos, de fato, fornecer, acrescentar, somar e interferir de forma positiva e eficaz no processo educativo do aluno, uma vez que ns professores nos deparamos com realidades, relativas ao espao, s ferramentas, instrumentos, propostas, que so bastante adversas no cenrio das escolas regulares de nosso pas, e que impedem que a musicalizao ocorra na prtica. Assim, o que se prope apontar uma possvel linha de trabalho, nas escolas regulares, vislumbrando uma proposta capaz de transformar a experincia sonoro-musical a partir da contao de histrias, onde o ldico e o despertar para o novo se tornem uma atividade rica de significado, 1Brasil. Lei n11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB n
9394/96, 26 de dez. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 de agosto de 2008. Disponvel em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18-agosto-2008-579455publicacaooriginal-102349-pl.html. Acesso dia: 05 de maio de 2011.

de forma prazerosa e inovadora, atravs da interdisciplinariedade. Assim, buscaremos uma proposta integrada atravs de oficinas de musicalizao para a formao continuada, utilizando a contao de histrias como instrumento motivador.

O que musicalizar
A educao musical se comporta como uma ao que oportuniza o indivduo apreciao musical, literatura relativa a sua trajetria histrica e prtica em si, seja como participante ativo ou passivo2. Vale a pena ressaltar que seu objetivo no se foca na profissionalizao de indivduos no campo musical, e sim na formao integral do ser humano, passando pela sensibilidade, pelo conhecimento, pela integrao social, pelo desenvolvimento intra e interpessoal. Fornecer ao aluno a possibilidade de apreciao musical e diversidade sonora, acerca da escuta de novos estilos e gneros musicais, de suma importncia no processo corrente de ensinoaprendizagem durante a educao bsica. O temo apreciao usado aqui com a finalidade de apresentao aos alunos de novas propostas, em educao musical para que tenham a oportunidade de conhecer e escutar o que lhe causa estranheza. Em se tratando de desenvolvimento criativo e aspectos cognitivos, a apreciao musical uma ferramenta de grande importncia para o processo de ensino escolar. A diversidade sonora amplia as possibilidades de criao, anlise, expresso, decodificao e, consequentemente, multiplica no aluno o conhecimento e a cultura. Consta no PCN que a apreciao musical deve propiciar a: identificao de materiais sonoros e de elementos da linguagem musical (dinmica, textura, motivos, gneros, dentre outros), observao e discusso sobre a origem da produo musical, discusso das caractersticas expressivas, explicitaes de reaes sensoriais e emocionais, fazendo uma associao dessas reaes a aspectos da obra apreciada. A musicalizao, na escola regular, deve estabelecer um objetivo transformador na vida do aluno, de forma a desenvolver as potencialidades inerentes ao mesmo, que a msica se dispe a evidenciar; como por exemplo: sua sensibilidade, sua criatividade e, por fim, a sociabilidade. Conforme afirma Jlia Maria Hummes acerca da importncia da educao musical:
O ensino da msica abre possibilidades para construo de conhecimento tanto quanto outras reas de ensino dentro da escola. O manuseio dos elementos formadores da msica, os componentes estticos que a envolvem e as questes histricas que a localizam so fontes que abastecem o estudante de vrias possibilidades de criao e recriao de significados. (HUMMES, 2004, p.21)

2 Participante ativo: que interfere na ao por meio da prtica musical. Participante passivo: quando interfere na ao
como espectador.

Buscando enfatizar a importncia da educao musical no contexto escolar, considerando a sua gama de valores benficos ao indivduo, Sekeff atribui ao ensino da msica na escola um valor social, no sentido de ser uma atividade integradora do indivduo. E ainda afirma que:
... permevel s influncias dessa linguagem do sensvel, o educando acaba por se comprometer com uma ferramenta que lhe propicia o exerccio da espontaneidade, da criatividade, do desenvolvimento e da formao de vnculos sociais. (SEKEFF, 2007, P.19)

Musicalizar significa introduzir, somar, produzir conhecimento acerca do material sonoromusical, dando ao aluno um suporte que fundamente sua prtica. No entanto, a mesma deve ocorrer a partir da preocupao do educador em fornecer ao discente o despertar para o gosto e linguagem musical, dando-lhe meios de interagir e participar desta prtica sonora. preciso que com essa nova posio em que a educao musical se encontra, mediante sua reinsero no cenrio da educao bsica brasileira, seja bastante clara, a fim de que a sua postura na escola tenha objetivos precisos e no se posicione apenas como uma atividade passa-tempo ou como funo recreativa, ao invs de ser formativa.

A contao de histrias
A arte de contar histrias uma das atividades humanas mais antigas. J na pr-histria o homem se utilizava da narrativa para contar seus feitos e aventuras ao longo do dia. Motivados pelos sons naturais da noite e da luz mgica das fogueiras, aquele que se destinava a contar o fato, aproveitando-se dos recursos naturais disponveis, fazia com que atravs de suas palavras, entonao e modulao de sua voz contagiasse a todos. Portanto, to importante quanto a prpria narrativa so os sons que dela vo surgindo a fim de criar um ambiente propcio ao desenvolvimento do campo da imaginao. A cotao de histrias , portanto, um valioso instrumento para a motivao de outras reas que visam o desenvolvimento do imaginrio humano. No que diz respeito musicalizao, esta auxiliar o contador no transporte temporal dos ouvintes s pocas equivalentes s histrias narradas. Os sons auxiliam na criao do ambiente, fazendo do expectador um co-autor da histria, j que este se posiciona ativamente motivado pelas msicas e sons que se referem ao contexto da histria escutada. Msica e Literatura se uniro a fim de desassociar o ouvinte de um mundo que est pra l de massacrado pelo apelo visual. A unio desses dois veculos do imaginrio ter como objetivo trazer o homem moderno para o estado do Ser e do Sentir. Sua mente cartesiana, engessada pelos paradigmas modernos, atravs da apreciao musical inserida na narrativa oral, adentrar por um campo abstrato da mente, desenvolvendo de forma ldica a sensibilidade artstica e gosto musical, sem contar com a possibilidade do ouvinte, de modo inconsciente, se identificar com

alguns aspectos do heri, remetendo-o a alguns arqutipos que lhe daro a possibilidade de mexer em ncleos internos profundos.

Interdisciplinaridade entre a literatura e a msica


Tomando como base a Formao Continuada dos profissionais da rea de Educao, faz-se necessrio transformar essa unio entre Literatura e Msica em uma oficina que promova o interesse dos professores por essas reas. Ao grupo ser oferecido um conto popular e este ser ambientado por msicas referentes poca da histria. Nesse momento alm da apreciao musical, tambm ser dada a oportunidade de criao de composies meldicas e grupos vocais de improviso. A prpria contao de histria ser o campo de atuao do grupo. Jogos musicais de perguntas e respostas em determinados momentos da narrativa oral, enriquecem a histria e fortalecem o grupo, estimulando o no verbal dos ncleos internos arrolados por cada indivduo presente, a partir do contexto apresentado pelo conto ensaiado. Desta forma, dar-se- a cada um desses componentes a oportunidade de mudanas progressivas do funcionamento adaptativo do homem que segundo Maier, refere-se a uma integrao de mudanas constitucionais e aprendidas que contribuem para formar a personalidade em constante desenvolvimento de um indivduo3. (MAIER, 1971, p.11)

Referncias Bibliogrficas:
BRASIL, Secretaria de educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais, Arte. Braslia: MEC-SEM, 1997. BRASIL. Lei n11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB n 9394/96, 26 de dez. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 19 de agosto de 2008. Disponvel em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/lei/2008/lei-11769-18-agosto2008-579455-publicacaooriginal-102349-pl.html. Acesso dia: 05 de maio de 2011. DUARTE JUNIOR, Joo Francisco. Por que educao? Campinas: Ed. Papirus, 1991. HUMMES, Jlia Maria. Por que importante o ensino de msica? Consideraes sobre as funes da msica na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.11, 17-25, set. 2004. MAIER, Henry. Tres teorias sobre el desarrollo del nio: Erikson, Piaget y Sears. Buenos Aires, Amorrotu Editores, 1971. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da msica - Seus usos e recursos. So Paulo: Ed. UNESP, 2007.

3 Traduo nossa.

You might also like