You are on page 1of 1

Poluio da gua As guas subterrneas, os rios, lagos e mares so o destino final de todo poluente solvel lanado no ar e no solo.

A poluio da gua tem causado srios problemas ecolgicos, no Brasil, em rios como o Tiet (SP) e Paraba do Sul(SP-RJ). A maior responsabilidade pela devastao da fauna e pela deteriorao da gua nessas vias fluviais cabe s indstrias qumicas instaladas em suas margens. Os resduos fecais constituem os principais domsticos. poluentes presentes nos esgotos

Eles contm principalmente restos orgnicos e bactrias coliformes. Tais poluentes causam distrbios intestinais, diarria e intoxicaes. O grande acmulo de restos orgnicos facilita a proliferao de bactrias aerbias, que so consumidoras de oxignio. Com o consumo do oxignio, desenvolvem-se bactrias anaerbias, produtos dos gases de putrefao, responsveis pelo cheiro da gua, e txicas para os seres vivos. Assim, a vida aqutica se extingue. Os fertilizantes usados na lavoura, quando arrastados pela gua da chuva, podem poluir rios e lagos. Os nitratos e fosfato, principalmente, favorecem uma proliferao exagerada de algas, que podem cobrir completamente a superfcie da gua. Esse processo, denominado eutrofizao, limita e inibe o desenvolvimento de outros organismos. Os agrotxicos usados na lavoura, principalmente os organoclorados e os organofosforados, so muitos txicos. Os organismos aquticos, desde os microscpios at as formas maiores, so afetados pelos inseticidas. Os que no morrem acumulam tais materiais; quando so comidos por outros, o efeitos txicos transferido para organismos maiores. Peixes, aves e mamferos sofrem os efeitos txicos dos inseticidas. No homem, a intoxicao provoca dores de cabea, diarrias, sudorese, vmitos, dificuldades respiratrias, choque e morte. Os detergentes impedem a decantao e a deposio de sedimentos e, como reduzem a tenso superficial, permitem a formao de espuma na superfcie da gua. Tal fato impede o desenvolvimento da vida aqutica. Os cidos, principalmente o sulfrico e o ntrico, acidificam a gua de rios e lagos, comprometendo toda a vida aqutica. Eles chegam at os rios e lagos com as chuvas cidas, em conseqncia da poluio atmosfrica por dixidos de enxofre e xido de nitrognio. O petrleo polui a gua do mar durante o transportes, pois ocorrem vazamentos e a limpeza dos petroleiros feita no mar. Ele se espalha sobre a gua, formando uma camada que impedi as trocas gasosas e a passagem da luz. Com isso, ocorrem os organismos componentes do plncton; muitos peixes ficam com as brnquias obstrudas, o que os impedem de respirar; e as aves marinhas, com as penas lambuzando de petrleo, podem a capacidade de voar e de boiar, o que as condena marte. Os metais pesados, principalmente chumbo, mercrio e cdmio, quando ingeridos com a gua, causam problemas semelhantes ao que provoca quando inalados. O mercrio, entretanto, torna-se mais txicos na gua porque convertido em dimetil-mercrio mais facilmente assimilvel e fica depositado nos tecidos gordurosos dos animais. Tem, portanto, efeito cumulativo ao longo das cadeias alimentares.

You might also like