You are on page 1of 20

FACULDADE MACHADO DE ASSIS

ESTATUTO DO DCE DIRETRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA FACULDADE MACHADO DE ASSIS FAMA PROF. FRANCISCO JOSE ANTNIO

Rio de Janeiro, 09 de maio de 2006.

CAPTULO I DA DENOMINAO, SEDE, FINS E DURAO.

Art. 1 O Diretrio Central dos Estudantes Francisco Jos Antnio da Faculdade Machado de Assis, a entidade representativa do corpo discente da Faculdade, com sede no referido estabelecimento de ensino, situada Praa Marqus do Herval n 04 Santa Cruz Rio de Janeiro RJ, de durao ilimitada e de carter a partidrio. Pargrafo nico. As atividades do DCE reger-se-o pelo presente estatuto, aprovado em Assemblia Geral convocado para esse devido fim. Art. 2 O DCE tem por objetivos: a) Representar legal e oficialmente o corpo discente da Faculdade em todas as ocasies, inclusive atravs de mandato de segurana coletivo, previsto no artigo 5 da Constituio Federal; b) Congregar o corpo discente da referida faculdade propugnando pelo ensino universitrio complementando e aprimorando a sua formao pelas melhorias das condies materiais, didticas e administrativas necessrias ao estudo, ensino e a pesquisa; c) Defender os interesses dos estudantes individuais e coletivos; d) Promover a cooperao entre administradores, professores, funcionrios e alunos do trabalho escolar, buscando seu aprimoramento; e) Realizar intercmbio e colaborao de carter necessidades da juventude e do povo; f) Pugnar pela adequao de ensino s reais necessidades da juventude e do povo; g) Pugnar pela democracia, independncia e respeito s liberdades do homem, garantias constitucionais, sociais, polticas, coletivas e individuais, sem distino de raa e cor, sexo, nacionalidade, convico poltica ou religiosa; h) Lutar permanente pela democracia, dentro e fora da faculdade, atravs do direito de participao nos fruns deliberativos adequados;

i) Recepcionar cordialmente os calouros e incentivar a confraternizao entre os estudantes, principalmente atravs de eventos substitutivos ao trote, bem como a participao destes, de forma democrtica, pluralista e organizada, na gesto da entidade e da Faculdade e nos movimentos estudantis, universitrio estadual, nacional e internacional.

CAPTULO II DO PATRIMNIO, SUA CONSTITUIO E UTILIZAO.

Art. 3 O patrimnio do DCE ser constitudo por: a) Contribuio dos seus membros; b) Contribuies de terceiros; c) Subvenes, juros, correes ou dividendos resultantes das contribuies; d) Rendimentos de bens mveis ou imveis que possua ou venha a possuir; e) Rendimentos auferidos em promoes ou atividades para gerao de recursos financeiros da entidade. Art. 4 A Diretoria ser responsvel pelos bens do DCE e responder por ele perante suas instancias deliberativas. 1 Ao assumir a Diretoria do DCE, o Presidente e o Tesoureiro devero assinar um recibo para a Direo da Faculdade, discriminando todos os bens da entidade e os valores em caixa. 2 Ao final de cada mandato, a Direo da Faculdade conferir todos os bens e valores e providenciar outro recibo para ser assinado pela nova Diretoria. 3 Em caso de constatada alguma irregularidade na gesto dos bens, a Direo da Faculdade far um relatrio e entregar ao Conselho de DAs para que sejam tomadas as devidas providencias cabveis.

4 O DCE no se responsabilizar por obrigaes contradas por estudantes ou grupos de estudantes sem ter havido prvia autorizao da Diretoria, devidamente formalizada.

CAPTULO III DA ORGANIZAO

Art. 5. So instncias deliberativas do DCE: a) A Assemblia Geral dos Estudantes; b) O Conselho de DAs; c) A Diretoria do DCE; d) A Executiva do DCE.

CAPTULO IV DAS ASSEMBLIAS GERAIS

Art. 6. Assemblia Geral dos Estudantes o rgo Mximo de deliberao da entidade, nos termos deste estatuto, e compe-se de todos os estudantes da Faculdade e, excepcionalmente, por convidados do DCE, que no tero direito a voto. Art. 7 A Assemblia Geral reunir-se- ordinariamente para a apresentao e acerto de contas da antiga e posse da nova diretoria. Pargrafo nico: A convocao da Assemblia Geral Ordinria ser feita pelo DCE, atravs de edital, divulgado em meios de comunicao internos com, no mnimo de antecedncia, discriminando e fundamentando todos os assuntos a serem tratados, em casos no previstos neste estatuto.

Art. 8 A Assemblia Geral reunir-se- extraordinariamente, quando convocada por metade mais um dos membros do DCE. Art. 9. A Assemblia Geral deliberar por maioria simples de voto, sendo obrigatrio o quorum mnimo de 10% dos alunos da Faculdade para sua instalao. Pargrafo nico: As Assemblias Gerais, Ordinrias e Extraordinrias, realizar-se-o em primeira convocao com a presena de 10% do corpo discente da Faculdade, ou em segunda convocao, 30 minutos depois, com qualquer nmero, desde que seja atendido o disposto no artigo 9. Art. 10. Compete Assemblia Geral: a) Aprovar e reformular o estatuto do DCE; b) Discutir e votar as teses, recomendaes, noes, adendos e propostas apresentadas por qualquer um de seus membros; c) Denunciar, suspender ou destituir Diretores do DCE, de acordo com o resultado de inquritos procedidos, desde que, comunicando e garantindo o direito de defesa do acusado, sendo qualquer deciso tomada, neste sentido, por uma maioria de 2/3 dos votos; d) Marcar caso se faa necessrio Assemblia Geral extraordinria, com dia, hora e pauta fixados; e) Aprovar a constituio da Comisso Eleitoral, sempre composta por alunos de todos os turnos em funcionamento da Faculdade, com nmero e funcionamento definidos na Assemblia.

CAPTULO V DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE DAS

Art. 11. O Conselho de Representantes de DAs a instncia intermediria e deliberativa do DCE; rgo de representao exclusiva dos estudantes e ser constituda somente pelos Diretores ou Presidentes (ou algum representante com a devida procurao) de DAs eleitos bienalmente pelos alunos de cada curso.

Pargrafo nico: No caso desse no existir as relaes dar-se-o diretamente entre o DCE e a Assemblia Geral. Art. 12. O Conselho de representantes de DAs reunir-se- ordinariamente, uma vez por ms e extraordinariamente, quando convocado por metade mais um de seus membros, ou pelo DCE. Pargrafo nico: O Conselho de representantes de DAs funcionar com a presena absoluta de seus membros, deliberando por maioria simples de voto. Art. 13. Compete ao Conselho de Representantes de DAs, desde que esse existia: a) Discutir e apreciar as propostas da Assemblia Geral e do DCE, sendo que cabe ao DCE direito de veto; b) Zelar pelo cumprimento do Estatuto do DCE, e deliberar sobre casos omissos; c) Assessorar a Diretoria do DCE na execuo de seu programa administrativo; d) Apreciar as atividades do DCE podendo convocar, para esclarecimento, qualquer um de seus membros, desde que isso seja aprovado por maioria simples de votos; e) Deliberar nos limites legais, sobre assuntos de interesse do corpo discente e de cada turma representada.

CAPTULO VI DA DIRETORIA EXECUTIVA E DIRETORIA DO DCE

Art. 14. A Diretoria Executiva do DCE ser constituda pelos seguintes cargos: a) Presidente; b) Vice-Presidente; 6

c) Secretrio(a) geral; d) Tesoureiro(a); 1 Compete a Diretoria Executiva, atravs do Presidente a nomeao da diretoria, sendo constituda pelos seguintes cargos: a) Diretor(a) de comunicao e imprensa; b) Diretor(a) scio-cultural; c) Diretor(a) de esportes; d) Diretor(a) administrativo; e) Diretor(a) de ensino, pesquisa e tecnologia; 2 Ao assumir a Diretoria Executiva do DCE, a nova gesto est livre para criar Departamentos, cargos ou comisses de acordo com suas necessidades, e podendo extingui-los tambm, excerto os cargos da prpria diretoria executiva. Cabendo a ela tambm indicar os respectivos ocupantes dos novos cargos, e suas funes e tarefas. 3 vedado o acmulo de cargos de representao estudantil, de representante de turma presidente da UNE. Art. 15. Cabe s Diretorias do DCE: 1) Elaborar o plano bienal de trabalho, submetendo-o apreciao do Conselho de DAs; 2) Colocar em execuo o plano aprovado, mencionando no inciso anterior; 3) Dar Assemblia Geral conhecimento sobre: a) b) c) Normas estatutrias que regem o DCE; As atividades desenvolvidas pelo DCE; A programao e a aplicao dos recursos financeiros.

4) Tomar medidas de emergncia, no previstas no estatuto, submetendoas ao referendum do Conselho de Representantes de DAs, ou no caso desse no existir, submete-las Assemblia Geral. 5) Reunir-se ordinariamente pelo menos uma vez por ms e, extraordinariamente, a critrio de seu presidente ou por solicitao de de seus membros. a) Todas as reunies oficiais lavradas em ata do DCE, devero ocorrer em sua sede; b) Quando da realizao de qualquer evento ou reunio na sede, a Diretoria do DCE e seus associados sero responsveis pela manuteno da ordem, limpeza e por quaisquer danos matrias que venham a ocorrer no recinto. Art. 16. Compete ao Presidente: a) Representar o DCE na Faculdade e fora dela; b) Convocar e presidir as reunies ordinrias e extraordinrias da Diretoria; c) Assinar, juntamente com o tesoureiro(a), os documentos referentes ao movimento financeiro; d) Assinar juntamente com o secretrio(a); e) Representar o DCE junto Reitoria, corpo docente e demais entidades e/ou instituies que vier procurar o DCE; f) Representar os alunos dos cursos de graduao de FAMA junto ao CEPE Conselho de Ensino e Pesquisa; g) Participar das reunies do CEPE; h) Cumprir e fazer cumprir as normas do estatuto; i) Desempenhar as demais funes inerentes ao cargo; j) Desempenhar as demais funes inerentes ao cargo; k) Assinar cheques administrativos em nome do DCE;

Art. 17. Compete ao Vice-Presidente: a) Substituir, em caso de ausncia do Presidente, todas as atribuies relacionadas ao mesmo. Art. 18. Compete ao Secretrio(a) geral: a) Secretariar as Assemblias e reunies da Diretoria; b) Publicar avisos e convocaes de reunies e divulgar editais; c) Lavrar as atas das reunies da Diretoria; d) Redigir e assinar juntamente com o Presidente, as correspondncias oficiais do DCE; e) Arquivar todo e qualquer relatrio apresentado pelos diretores ou membros; f) Organizar os arquivos do DCE, zelando pela guarda e conservao, especialmente pelos papis histricos neles contidos. Art. 19. Compete ao Tesoureiro(a): a) Ter sob controle direto todos os bens do DCE; b) Movimentar, conjuntamente com o presidente, as contas bancarias da entidade; c) Manter em dia toda a escriturao do movimento financeiro do DCE; d) Assinar cheques administrativos em nome do DCE; e) Apresentar balancete, balano patrimonial e demonstrativo de resultado de exerccio da entidade. Art. 20. Compete ao diretor(a) de Comunicao e Imprensa: a) Responder pela comunicao da Diretoria com scios e do DCE com a comunidade;

b) Manter o corpo discente informado dos fatos de interesse geral; c) Promover a realizao de conferncias, exposies, concursos e outras atividades de natureza informativa; d) Apresentar relatrio de sua diretoria todo incio de ms referente ao ms anterior. Art. 21. Compete ao Diretor(a) Scio-cultural: a) Promover a realizao de festas, shows e outras atividades de natureza cultural; b) Manter relaes sociais e culturais com outras entidades; c) Editar mensalmente o jornal oficial do DCE, caso exista d) Criar, desenvolver e controlar aes sociais, dentro ou fora da instituio (FAMA), que atinjam diretamente ou indiretamente seus membros; Art. 22. Compete ao Diretor(a) Esportivo: a) Promover a realizao de prticas esportivas com o corpo docente; b) Manter relaes sociais e esportivas com outras entidades; c) Apresentar relatrio de sua diretoria todo incio de ms referente ao ms anterior. Art. 23. Compete ao Diretor(a) Administrativo: a) Receber todas as reclamaes do corpo docente ou discente; b) Encaminhar as mesmas com propostas de soluo; c) Administrar a sede e os seus mveis e imveis do DCE e providenciar a manuteno ou substituio dos mesmos com os Diretores; d) Apresentar relatrio de sua diretoria todo incio de ms referente ao ms anterior.

10

Art. 24. Compete ao Diretor(a) de Ensino, Pesquisa e Tecnologia: a) Apoiar todos os membros do DCE em relao aos recursos bsicos de informtica; b) Elaborar banco de dados, planilhas, apresentaes e outros para organizar o DCE; c) Criar recursos dinmicos para demonstrar de maneira eficaz todas as informaes referentes ao DCE atravs do link do prprio diretrio no site da FAMA; d) Elaborar o site do DCE na internet; e) Apresentar relatrio de sua diretoria todo incio de ms referente ao ms anterior.

CAPTULO VII DOS ASSOCIADOS

Art. 25. So scios do DCE, todos os alunos matriculados e freqentes na Faculdade. Pargrafo nico: No caso de transferncia ou trancamento da matriculo, o associado est automaticamente excludo do quadro de associados. Art. 26. So direitos dos Associados: a) Participar de todas as atividades do DCE; b) Votar e ser votado, observando as disposies deste estatuto; c) Encaminhar observaes, sugestes e moes Diretoria do DCE; d) Propor mudanas e alteraes parciais ou completas do presente estatuto; e) Gozar das vantagens e usufruir os benefcios proporcionados pelo DCE;

11

f) Analisar livremente, assumindo inteira responsabilidade por suas palavras, tudo que seja de interesse estudantil; g) Requerer providncias que estejam ao alcance dos representantes de turma e dos Diretores do DCE, para a soluo de problemas acadmicos e/ou administrativos no mbito da Faculdade.

CAPTULO VIII DO REGIME DISCIPLINAR

Art. 28. Constituem infraes disciplinares: a) Usar o nome, os bens ou recursos financeiros do DCE para fins diferentes dos seus objetivos, visando o privilgio no coletivo; b) Deixar de cumprir as disposies deste estatuto; c) Prestar informaes, referentes ao DCE, que coloquem em risco a integridade fsica de seus membros; d) Praticar atos que venham ridicularizar a entidade, seus scios ou seus smbolos; e) Atentar contra a guarda e o emprego de bens do DCE. Art. 29. A Diretoria Executiva, o Conselho de DAs (se existir) e a Assemblia Geral so competentes para apurar e julgar as infraes do Art. 28 desse mesmo estatuto no mbito estudantil, bem como aplicar as punies cabveis no mesmo mbito, ou ainda encaminhar para os rgos competentes o resultado das apuraes internas. Art. 30. O DCE o rgo apurador e julgador de primeira instncia, o Conselho de DAs (se existir) o de segunda instncia, e a Assemblia Geral o de ltima instncia. Art. 31. O acusado se condenado em primeira instncia, poder recorrer segunda instncia (no caso dela no existir, recorrer diretamente ltima instncia), se ainda assim for condenado, poder somente recorrer ltima instncia, exceto se essa 12

segunda condenao houver sido promulgada pela mesma em virtude da inexistncia da segunda instncia. Ento no cabendo recursos a condenao dar-se- consolidada. Art. 32. Apuradas e julgadas as infraes sero aplicadas as penas cabveis pelos seus respectivos responsveis. Pargrafo nico: O condenado consolidado, caso seja membro do DCE ou do Conselho de DAs, perder seu mandato, alm das sanses correspondentes.

CAPTULO IX DAS ELEIES E DOS MANDATOS

Art. 33. O sufrgio universal e direto. O voto, facultativo e secreto. Pargrafo nico: Aplica-se este artigo vedao de que o(a) mesmo(a) estudante integre mais de uma chapa concorrente ao mesmo pleito. Art. 34. Os mandatos da Diretoria Executiva do DCE so bienais, a contar da data da posse. Art. 35. necessria para validade da eleio da Diretoria Executiva do DCE, a participao mnima de 10% do nmero total de estudantes matriculados nos cursos da Faculdade. Pargrafo nico: No caso de empate entre as chapas mais votadas, haver nova votao, no prazo de 15 dias, e a ela concorrero as referidas chapas. Art. 36. Os eleitos tomam pose imediatamente aps a proclamao inconteste dos resultados eleitorais. 1 Poder haver, a posterior, solenidade de posse como mero cerimonial; 2 A posse depender da assinatura do respectivo termo, no qual conste cargo, nome completo do eleito e o nmero de seu registro estudantil.

13

Art. 37. Qualquer membro do DCE tem suspenso temporariamente o mandato para qual foi eleito, caso: a) Tranque matrcula; b) A Assemblia Geral assim o decida por algum motivo de irregularidade comprovada. Pargrafo nico: Durante o perodo de suspenso temporria, uma outra pessoa deve ser indicada e aprovada para ocupar temporariamente o cargo pela Diretoria Executiva, exceto para o cargo de presidente, que deve ser ocupado incontestavelmente por seu vice. Art. 38. O estudante da Faculdade perde a condio de membro do DCE com extino automtica do mandato que exera, quando: a) Concluir o curso em que est matriculado; b) Tiver a sua matrcula cancelada por motivo de transferncia, jubilamento, expulso da Faculdade, ou outro qualquer; c) For excludo da entidade. Art. 39. considerado resignatrio (renncia do cargo) o Diretor(a) do DCE, que deixar de comparecer a cinco sees consecutivas do DCE, sem justificativa. Pargrafo nico: A justificativa feita por escrito e apresentada at a realizao da prxima seo, podendo, no entanto ser apresentada por outrem, caso o mesmo permanea impossibilitado de comparecer.

CAPTULO X DO PROCESSO ELEITORAL

Art. 40. O processo eleitoral de eleio da Diretoria Executiva deve ser iniciado pela prpria em at 30 dias do trmino do seu mandato atravs de edital afixado nos quadros de aviso do DCE.

14

1 As chapas concorrentes Diretoria devero requerer por escrito, a inscrio na Secretaria do DCE, protocolarmente, no prazo de 10 dias teis a contar da data de publicao do edital. Do pedido devero constar os nomes completos, as assinaturas e os nmeros de registro estudantil dos candidatos a cada um dos cargos de Diretor e a designao da chapa. 2 A coligao de chapas importar em nova inscrio, na forma do pargrafo anterior, e no cancelamento das que se coligarem. Art. 41. A comisso eleitoral composta: a) Por trs alunos da faculdade indicados pela Assemblia Geral, no elegveis para os cargos em disputa, tendo um deles, a atribuio de presidir os trabalhos eleitorais, exceto durante a apurao dos votos, devendo os demais auxilia-lo e substitu-lo em escala, sempre que necessrio; b) Por um representante de cada chapa inscrita; c) Por dois professores da Faculdade, sendo um titular e outro suplente, os quais presidiram a apurao dos votos e assinaram a respectiva ata, verificando a regularidade dos trabalhos eleitorais, inclusive no tocante observncia das normas estatutrias, proclamaro os resultados eleitorais, daro posse aos eleitos, e usaro de outras atribuies que lhe conferirem este estatuto e o regime desta Comisso. Pargrafo nico: Cada membro de chapa ou coligao ter o direito de voto, mas os membros da Comisso eleitoral no tero direito a voto. Art. 42. No caso de apresentar somente uma chapa, a Assemblia Geral ser designada apresentao dos membros da mesma ao corpo discente da Faculdade. A Diretoria dever requerer por escrito, a inscrio na secretaria do DCE, constando os nomes completos, as assinaturas e os nmeros de registro estudantil dos candidatos a cada um dos cargos de Diretor. Art. 43. Compete a Comisso Eleitoral: a) Determinar as datas e os horrios do que por relativo a eleio; b) Confeccionar as cdulas; c) Localizar as mesas receptoras e apuradoras dos votos;

15

d) Aprovar as datas eleitorais assinando-as nos livros especficos; e) Zelar pela ordem durante a campanha eleitoral e os processos de apurao da votao, coibindo quaisquer atos que a perturbem; f) Tomar as medidas que garantem o sigilo do voto e a inviolabilidade das urnas; g) Requerer a Direo da Faculdade o necessrio para a boa execuo dos trabalhos; h) Receber, analisar e decidir os recursos apresentados; i) Elaborar, modificar e aprovar, em definitivo o seu regimento, normatizando, supletivamente, o que for da competncia desta comisso sem contrariar o estatuto; Art. 44. As eleies sero declaradas anuladas e convocadas outras, em datas a serem fixadas, caso venham a constatar ex oficio insanvel no processo eleitoral. a) Que no foi alcanado o quorum necessrio; b) A existncia de fraude ou vcio insanvel no processo eleitoral. Art. 45. O fechamento da Faculdade e a suspenso das aulas, durante o perodo letivo, so motivos relevantes que justifiquem plenamente a no convocao, em tempo hbil do processo eleitoral.

CAPTULO XI DOS DEPARTAMENTOS

Art. 46. O DCE pode possuir, anexos s Diretorias e departamentos. Pargrafo nico: A Diretoria pelo seu regimento, pode se achar conveniente, criar ou extinguir Departamentos. Art. 47. Os departamentos sero dirigidos por chefes de Departamentos, escolhidos pela Diretoria ao seu critrio. 16

Art. 48. Os departamentos possuem autonomia no que for de sua competncia, dentro, porm das diretrizes gerais e das orientaes da Diretoria, a qual deve ser mantida informada, pelos chefes de Departamentos das aes departamentais.

CAPTULO XII DA REPRESENTAO

Art. 49. Representam o corpo discente da Faculdade em Congressos, encontros e reunies dos movimentos estudantil e social, qualquer estudante da faculdade, desde de que aprovados pelos diretores e outros membros do DCE atravs de votao interna. Art. 50. Os indicados como representantes para qualquer finalidade tem autonomia para praticar o que for necessrio para o bom cumprimento de suas atribuies e devem comparecer, sempre que solicitados, ao DCE para mant-lo devidamente informado. Art. 51. A funo de representante estudantil confiana da Diretoria e exonervel, por deciso da maioria absoluta dos Diretores. Art. 52. Com o trmino do mandato da Diretoria, ficam vagas, sem exceo, as funes previstas neste captulo, cabendo a atividade de indicao e aprovao de representantes estudantis Assemblia Geral.

CAPTULO XIII DOS RECURSOS

Art. 53. Todo aluno, bem como qualquer rgo do DCE pode recorrer, dentro dos limites, e na forma do presente estatuto, de decises e de atos que lhe sejam prejudiciais. Art. 54. O prazo de recurso de at dez dias teis, aps o fato gerador.

17

Pargrafo nico: O disposto no caput deste artigo no aplicvel disposio de recursos referente Assemblia Geral, cujo a ultima instncia para recursos. Art. 55. Os recursos devem ser apresentados ao DCE, ao Conselho de DAs (caso exista), ou a Assemblia Geral, conforme o Art. 31 do presente estatuto. Art. 56. Se dentro do prazo de vinte dias teis letivos, o rgo competente no se manifestar sobre o recurso impetrado (requerido). Poder-se- recorrer ao rgo imediatamente superior, exceto se ele for o rgo mximo, onde apenas caber pedido de urgncia ao mesmo. Art. 57. Os recursos so formulados por escrito de forma datilografada ou digitada, em duas vias, contendo a meno dos atos, decises ou deliberaes que os motivaram e as medidas saneadoras pleiteadas, a assinatura, o nome completo, o nmero de matrcula e a data.

CAPTULO XIV DAS DISPOSIES GERAIS, FINAIS E TRANSITRIAS

Art. 58. As sesses da Assemblia Geral, e do Conselho de Alunos representantes de Turma e da Diretoria so abertas a todas as pessoas, a participao, porm, s permitida a membro e a convidado de quem estiver presidindo os trabalhos, sendo vedado fazer-se representar, mediante procurao para votar nesses rgos, ou pra computar quorum e neles ter mais de um voto. 1 A qualquer componente do Conselho de Alunos representantes de turma ou da Diretoria do o direito de pedir sesso secreta, a qual por maioria de votos simples lhe ser concedida. 2 Pela maioria dos integrantes de um rgo, em sesso pode-se decidir que seja convidado a retirar-se qualquer um que no tenha o direito a voto no mesmo. 3 O membro que tumultuar ou obstruir a Assemblia geral ter a palavra cessada, se assim determinar o Presidente de sesso.

18

4 O disposto, neste artigo, se aplica, por analogia, s reunies da Comisso Eleitoral.

Art. 59. O DCE poder proceder criao e ao desenvolvimento de associaes de estudo e cursos de extenso, dentro da Faculdade. Art. 60. Os regimentos, previstos estatutariamente, so considerados complementares e devem ser anexados ao Estatuto do DCE, exceto os previstos no 2 deste artigo. 1 Os regimentos da Assemblia Geral, do Conselho Consultivo e do Conselho de representantes de turma, devem ater-se somente as sesses destes rgos e as reunies da referida comisso, entrando em vigor, depois de aprovados, transcritos em seus livros atas e afixados nos quadros de aviso do DCE. 2 Os regimentos da Diretoria e da Comisso eleitoral regulam respectivamente, as sesses deste rgo e as reunies da citada comisso, e normatizam, supletivamente, os casos omissos no estatuto, tendo vigncia a partir do que dispe o pargrafo anterior. Art. 61. vedado ao DCE discutir e deliberar questes poltico-partidrias, nelas envolvendo-se, ou apoiar candidaturas a cargas eletivos, no mbito da Universidade ou fora dela. Art. 62. As reformas ao presente estatuto, entram em vigor, aps serem aprovadas pela Assemblia Geral e transcritas no registro civil das pessoas jurdicas do Rio de Janeiro, somente ao trmino do Mandato da diretoria, em exerccio, devendo a gesto seguinte ser eleita e constituda nas formas prescritas neste novo estatuto, se alterado. Art. 63. Cumpridas as devidas exigncias, deve o estatuto reformado ser metido, protocolarmente, ao Reitor da Universidade, para que ele tome cincia. Art. 64. A direo deve providenciar a divulgao do presente estatuto, dos regimentos nele previstos, e da legislao referente s entidades estudantis e a representao discente. Art. 65. A dissoluo do DCE se d com extino da Faculdade Machado de Assis, em assemblia geral a ser convocada para este fim, atravs de edital 19

publicado na imprensa entrando em sesso, independente de quorum, e devendo destinar o seu patrimnio a entidade congnere, conforme for deliberado pela maioria dos seus membros presentes. Art. 66. O presente estatuto poder ser modificado mediante proposta de qualquer membro do DCE, do conselho de representantes ou dos membros da Assemblia Geral. Pargrafo nico: As alteraes sero discutidas pela diretoria do DCE e pelo conselho de representantes de DAs e aprovadas em Assemblia Geral, atravs da maioria simples de votos. Art. 67. As representaes dos scios do DCE s sero consideradas pela diretoria do DCE ou pelo conselho de DAs quando formuladas por escrito, devidamente fundamental e assinadas. Art. 68. Nenhum scio poder se entitular representante do DCE sem a autorizao, por escrito, da Diretoria. Art. 69. O DCE constitudo fora da data prevista no presente estatuto ter carter extemporneo. Pargrafo nico: O mandato caracterizado no artigo anterior ter vigncia cessada no ano seguinte, segundo as datas previstas no presente estatuto, quando se dar posse nova Diretoria. Art. 70. Para que se cumpram as disposies contidas nesse estatuto, aps a eleio da primeira Diretoria, est dever encaminhar reitoria a ata das eleies e a cpia do estatuto aprovado em Assemblia Geral. Art. 71. Revogadas as disposies em contrrio, este estatuto entrar em vigor aps a sua aprovao em Assemblia Geral do corpo discente da Universidade e na data de sua homologao pela Delegacia de Ensino.

Rio de Janeiro, ----------- de ----------- de 2006. A Assemblia Geral

20

You might also like