You are on page 1of 4

Aviao Paralelos entre os fatos polticos e econmicos de 1961 a 1980

Com a corrida espacial, um dos pontos marcantes da Guerra Fria - entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica - o cu parou literalmente de ser o limite, ao menos para voos controlados. Em 1957, o sovitico Sputnik tornou-se o primeiro satlite artificial a orbitar a Terra, e em 1961, Yuri Gagarin tornou-se a primeira pessoa a viajar no espao. Os Estados Unidos responderam com o lanamento de Alan Shepard ao espao. A corrida espacial levou ao clmax da aviao, a primeira misso espacial Lua, as misses Apollo. Em 1969, como comandante da misso Apollo 11, Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar na Lua. No Brasil em 1960, o pas tinha a maior rede comercial do mundo em volume de trfego depois dos Estados Unidos. Na dcada de 1950, operavam cerca de 16 empresas brasileiras, algumas com apenas dois ou trs avies e fazendo principalmente ligaes regionais. Se destacava na Amaznia, a ento SAVA S.A. - Servios Areos do Vale Amaznico, com sede em Belm, fundada pelo Comandante Muniz e que com a ajuda do seu amigo e futuro Ministro da Aeronutica, Brigadeiro Eduardo Gomes, conseguiu a concesso presidencial para voos regulares de passageiros, cargas e malas postais. A crise e o estmulo do governo federal s fuses de empresas reduziram esse nmero para apenas quatro grandes empresas comerciais (VARIG, VASP, TransBrasil e Cruzeiro). Muitas cidades pequenas saram do mapa aeronutico, mas ainda nessa mesma dcada organizaram-se novas empresas regionais utilizando, inicialmente, os avies turbo-hlices fabricados no Brasil pela Embraer, Bandeirante EMB-110 e o Braslia.

1961 A Txi Areo Marlia surgiu em 7 de fevereiro de 1961 a partir da unio de dez jovens pilotos de monomotores. Na poca eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paran e os Estados de So Paulo e do Mato Grosso. Aps seis anos o grupo comprado pelo empresrio Orlando Ometto tem a sua sede mudada para So Paulo. Yuri Alexeyevich Gagarin (1934-1968) cosmonauta sovitico. Gradua-se na Academia da Fora Area Sovitica em 1957. Torna-se em seguida piloto de caa militar. Em 1959 selecionado para o treinamento para a formao do primeiro grupo de cosmonautas da Unio Sovitica. Gagarin torna-se o primeiro ser humano a ir ao espao e a dar uma volta completa ao redor da Terra a bordo da espaonave Vostok 1 como nico tripulante. 1962 (Brasil) fundada a Aerotec S.A. Indstria Aeronutica em So Jos dos Campos. A ao extremamente audaciosa, pois poucos pases de terceiro mundo tm condies de

desenvolver a prpria indstria aeronutica. O grande objetivo desenvolver um avio de projeto e fabricao inteiramente brasileiros com baixo custo operacional fcil operao e treinamento de novos pilotos principalmente para atender Fora Area Brasileira (FAB). 1965 (Brasil) A aviao naval brasileira se torna independente do Exrcito ao qual tinha sido incorporada em 1941.

1968 O primeiro widebody foi o gigantesco Boeing 747, apelidado de Jumbo, capaz de transportar mais de 500 passageiros em um nico voo. Boeing passou por vrios problemas econmicos durante o processo de desenvolvimento do 747.O 747, rompendo todas as expectativas, tornou-se um grande sucesso comercial, servindo em rotas muito densas. 1969 1971 Em 4 de setembro de 1971 o Concorde comeou a sua srie de voos de demonstrao turn pelo mundo e inaugurou o Aeroporto Internacional de DallasFort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstrao fizeram com que o Concorde acumulasse um nmero de pedidos de mais de 60 aeronaves. Entretanto uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjuno de vrios fatores como: a crise do petrleo dos anos 1970 dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias areas a queda do concorrente russo do Concorde o Tupolev Tu-144 e problemas ambientais como rudo (sonic boom) e poluio. No final apenas Air France e British Airways sobreviveram como nicas compradoras do Concorde. Ambas as companhias europias realizaram uma srie de voos testes e voos de demonstrao ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronuticos que ainda hoje no foram O Concorde foi um dos dois avies supersnicos de passageiros que operaram na histria da aviao comercial sendo o outro o sovitico Tupolev Tu-144. fundada a Embraer.

superados. No total foram realizadas 5.335 horas de voo com os trs modelos do Concorde o prottipo o modelo de pr-produo e o modelo final de produo. Fundada a Federal Express que garante entregas de um dia para o outro em todos os EUA. 1972 (Brasil) Lanado o avio agrcola Ipanema produzido pela Embraer e projetado pelo ITA. Voo do primeiro Airbus A300B desenvolvido por um consrcio de empresas europeias. A Cessna anuncia a venda de seu avio nmero 100.000. a primeira a atingir essa marca. 1975 (Brasil) A Embraer comea a exportar o Bandeirante. Viriam em seguida os sucessos comerciais do Braslia e do Tucano. 1977 O Gossamer Condor ganha um prmio de 50 mil libras ao se tornar o primeiro avio movido a trao humana. Voou 16 km.

1980 A Embraer Empresa Brasileira de Aeronutica S.A fundada em 1969 na cidade de So Jos dos Campos projetou o Tucano conhecido tambm como EMB 312 que foi concebido para ser uma aeronave estvel em baixas velocidades e altamente manobrvel caractersticas importantes para uma aeronave de treinamento bsico. Alm de sua misso principal de treinador ainda poderia receber cargas externas em quatro pontos duros nas asas permitindo seu emprego em misses de treinamento armado apoio areo e ataque ao solo. Diante do excelente desempenho do EMB 312 nos primeiros voos de teste o Ministrio da Aeronutica assinou com a Embraer em outubro de 1980 uma encomenda de 118 aeronaves viabilizando o incio da produo seriada. No ano seguinte a aeronave foi batizada com o nome "Tucano" aps um concurso realizado com os cadetes da Academia da Fora Area (AFA). O Gossamer Penguin o primeiro avio movido a energia solar. No mesmo ano o Solar Challenger do mesmo construtor voa 29 km.

Referncias bibliogrficas

Aviao Histria. Disponvel em:< http://www.portalbrasil.net/aviacao_histbrasil.htm>. Acesso em: 7 de set. 2012.

Histria da aviao. Disponvel em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 7 de set. 2012.

Museu TAM. Disponvel em:< http://www.museutam.com.br/>. Acesso em: 7 de set. 2012.

You might also like