You are on page 1of 6

IBP1064_12 ACIDIFICAES EM POOS HORIZONTAIS INJETORES EQUIPADOS COM CONTENO DE AREIA UMA NOVA ABORDAGEM Marcos S.

. Figueiredo1, Mrcio O. Martins 2, Carlos Magno Chagas3

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
Devido dificuldade de remoo mecnica do reboco, aps a realizao do gravel pack em poos horizontais injetores, necessria a realizao de uma acidificao para remoo do dano residual e tratamento superficial da formao. Com o objetivo de garantir o tratamento de todo o intervalo horizontal e reduzir tempos operacionais, tem sido empregada uma nova tcnica nos poos da Bacia de Campos que consiste no estabelecimento de uma zona de perda na extremidade do poo seguida de um bullheading massivo em alta vazo. Dessa forma, estabelecida uma reconfigurao hidrodinmica no poo aberto, com a competio da zona de perda com os intervalos de alta permeabilidade relativa pelo consumo de cido, incrementando a distribuio do tratamento ao longo de todo o trecho. Utilizando-se essa metodologia tem-se obtido razes de dano similares s obtidas em operaes convencionais.

Abstract
Due to the difficulty of filter cake mechanical clean-up after the gravel packing, injector wells need to be acidized to removing the residual damage and superficial treatment. In order to ensure the treatment of the whole horizontal section, a new technique has been used in the Campos Basin: after the establishment of a loss zone in the wells heel is performed a massive bullheading at high flow rates. Thus a hydrodynamic reconfiguration is established in the open hole, with the competition of the loss zone with the higher permeability intervals for the acid consumption, increasing the distribution of treatment along the whole section. Using this methodology have been obtained damage ratios similar to those obtained in conventional operations.

1. Introduo
Poos horizontais injetores equipados com sistema de conteno de areia precisam ser submetidos a um tratamento para remoo de reboco. Pois, ao contrrio dos poos produtores, no h fluxo de produo que promova sua desagregao mecnica. A ao cida promover a dissoluo dos componentes do reboco, minimizando o dano. Operaes de acidificao off shore, possuem volumetria de cido limitada pela capacidade de estocagem dos barcos de estimulao. Dadas as grandes extenses dos poos horizontais injetores (usualmente de 400 a 1.000 m), a relao de gales de cido por ps de poo tratado pequena. Logo, nesse tipo de acidificao, o enfoque de fato a remoo de dano e tratamento superficial da formao, no uma estimulao profunda, em funo da baixa penetrao do tratamento no reservatrio. Devido s grandes extenses, torna-se necessrio o emprego de tcnicas de divergncia para garantir o tratamento de todo o trecho, maximizando a injetividade ps-tratamento. A tcnica mais comumente empregada a divergncia mecnica, promovida atravs do isolamento de um trecho correspondente a 3, 5 ou 7 telas atravs de selos internos. Essa abordagem tem sido bem sucedida, mas demanda considervel tempo de operacional, pela necessidade de quebrar a coluna de trabalho e utilizar vazes reduzidas durante os estgios, tipicamente de 3 a 5 bpm.

______________________________ 1 Qumico de Petrleo Petrobras 2 Qumico de Petrleo Petrobras 3 Tcnico Qumico de Petrleo Petrobras

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Para reduo do tempo operacional sem o comprometimento dos resultados, sugere-se a combinao de uma zona de perda no final do poo aberto e o bombeio bullheading do tratamento cido (doravante denominada acidificao ZPB). Assim, estabelecendo um equilbrio adequado entre o consumo de cido nos intervalos iniciais do trecho aberto e no fundo do poo, onde foi estabelecido o ponto de perda. Este trabalho tem por objetivo apresentar os princpios bsicos da tcnica aplicada a 5 poos horizontais injetores do Campo de Marlim Sul na Bacia de Campos, ilustrar a sua operacionalizao e discutir os resultados obtidos, comparando-os os de poos em que foi empregada a abordagem convencional. Para efeito de apresentao da tcnica escolheu-se um caso tpico, o 8-MLS-181HP-RJS, para o qual a operao ser discutida em detalhes. Posteriormente, ser feita uma anlise global apresentando os resultados obtidos nos outros poos.

2. Caractersticas dos poos


Os poos onde essa tcnica foi empregada apresentam a mesma configurao: ltimo revestimento de 10 polegadas (onde se d o ganho de ngulo), trecho horizontal de 8 e 9 polegadas e lmina dgua variando entre 1262 e 1609 m. Os poos foram equipados com telas de 175 micrmetros e quase totalmente empacotados com cermica 20/40 (em dois casos tambm foi empregado propante leve e de mesma granulometria) de acordo com as prticas correntes na Bacia de Campos.

Figura 1. Representao esquemtica dos poos horizontais injetores de Marlim Sul

3. Formulao do tratamento
As acidificaes de arenitos injetores seguem uma composio bem consolidada. Em funo da grande sensibilidade do mudacid a certos ons, colches pr-tratamento precisam ser empregados. O deslocamento dos fluidos reativos para longe das cercanias do poo aberto tambm dever ser realizado. De uma forma geral, uma acidificao convencional de arenito envolve 5 fases: 1. Colcho de solventes: empregado para remoo de material orgnico eventualmente aderido formao e maximizao da rea exposta ao cido, aumentando as velocidades de reao. Essa fase tambm tem a funo de deslocar para longe provvel fluido de completao, contendo ons contaminantes, perdido durante as etapas anteriores; Preflush: normalmente cido clordrico, HCl, na concentrao de 10 ou 15%, para dissoluo de agentes cimentantes base de clcio e o carbonato de clcio, CaCO3, presente no reboco. Essa etapa de grande 2

2.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 bimportncia, pois os ons clcio (Ca2+) em combinao com o mudacid da fase subseqente d origem ao fluoreto de clcio (CaF) que insolvel (KPS = 3,9 10-11) e provocar dano formao; Mudacid: mistura de bifluoreto de amnio, NH4HF2, e cido clordrico para gerao de cido fluordrico (HF) in situ, capaz de dissolver compostos base de silcio como os que constituem os finos e outros que so insolveis nos demais cidos. A concentrao de HF empregada depender do teor de argilas na composio mineralgica da formao, no Campo de Marlim Sul tm-se utilizado mudacid 12/3, ou seja, 12% de cido clordrico e 3% de HF. Overflush: HCl em concentrao de 10 ou 15% ou ligeiramente menor para ressolubilizao de produtos de reaes secundrias com o mudacid; Colcho de deslocamento: grande volume de soluo de cloreto de amnio a 3% para deslocamento de eventuais danos residuais para longe das imediaes do poo, nos volumes iniciais de deslocamento utilizase tambm 5% de butilglicol (solvente mtuo).

3.

4. 5.

4. Zona de perda Princpios e promoo


Uma forma de distribuir o tratamento por extenses maiores do poo aberto promovendo uma regio de maior permeabilidade, denominada zona de perda, em sua extremidade final. Com o bombeio do tratamento em alta vazo, a zona de perda no fundo competiria pelo cido com as zonas de alta permeabilidade, fazendo com que parte do tratamento alcance toda a sua extenso. Em outras palavras, gerar uma zona de perda no fundo contribui para a distribuio do tratamento cido ao longo de praticamente todo poo aberto. O fluxo de cido para o fundo do poo ser to maior quanto mais alta for a vazo de bombeio, pois isto diminui o tempo de residncia do cido nas zonas iniciais. Contudo, as presses desenvolvidas devem ser inferiores da fratura da formao, ou seja, o bombeio deve ser em modo matricial, pois a gerao de uma fratura iria canalizar o tratamento. Aps a stima tela a partir do fundo so instalados selos invertidos para restringir o fluxo interno, reter o tratamento e delimitar a criao da zona de perda. Dessa forma, a passagem de fluido se da quase que integralmente pelo circuito telas - gravel pack - formao. Para promover a desagregao do reboco e permitir a injeo do tratamento na formao, inicialmente posicionase um pequeno volume de cido clordrico na regio anular do final do poo aberto. Isso deve ser feito com o blow out preventer (BOP) aberto e o mandril polido da ferramenta fora dos selos invertidos inferiores, para permitir a passagem do fluido de completao e o correto posicionamento do cido na regio de interesse. Geralmente, aps o bombeio aguardam-se alguns instantes para que o cido comece a atuar sobre o reboco, o que poder ser constatado pela perda do fluido. Com a obteno de certa injetividade, o mandril polido posicionado diante dos selos, impedindo a circulao de fluido pelo anular, o BOP fechado e o restante do tratamento cido injetado na formao, criando a zona de perda. Na Tabela 1 apresentado o tratamento utilizado para a criao da zona de perda, que em essncia corresponde a um estgio da tcnica convencional. A criao de uma zona de perda eficiente fundamental para o sucesso da operao, j que a distribuio do tratamento pelo trecho horizontal depende diretamente disso, assim, deve-se garantir a injeo preferencial nesse ponto. Por outro lado, deve-se evitar volumes muito elevados, pois h a possibilidade de migrao do cido e obteno de uma zona de perda difusa ou hotspots. Tabela 1. Tratamento bombeado para criao da zona de perda Fase 1 2 3 4 Fluido HCl @ 10 % Mudacid (12/3) HCl @ 10 % CAINJ + 5% butilglicol Vazo (bpm) 7 7 7 5 Vol. Estgio (bbl) 50 80 30 600 Vol. Acumulado (bbl) 50 130 160 660

No grfico da Figura 2 apresentada a carta de bombeio obtida na criao da zona de perda. Pode-se observar que a vazo de 7 bpm facilmente atingida, indicando sucesso no ataque inicial do reboco. Tambm possvel verificar no grfico a queda na presso de bombeio no exato instante em que o mudacid atinge a formao, por volta de 450 minutos. A presso continua a cair com a chegada do cido clordrico a 10% e durante os instantes iniciais do deslocamento por CAINJ. Aps a criao da zona de perda o nvel de fluido cai para o nvel esttico. Por questes de segurana, mantm-se o poo abastecido de forma contnua pela linha de kill a 0,5 bpm, de forma que o nvel de fluido esteja sempre imediatamente acima do esttico. 3

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

2000 Presso de bombeio Vazo de descarga Mudacid 1600 HCl 10% CAINJ Mudacid FM HCl 10% FM

30

25

20

Presso (psi)

HCl 10% FM 800 HCl 10%

CAINJ

15

10

400 5

0 400

425

450

475 Tempo (min)

500

525

0 550

Figura 2. Carta de bombeio da gerao de zona de perda

5. Tratamento bullheading
O tratamento foi projetado de forma a utilizar todo o cido disponvel no barco de estimulao e estabelecer a mxima relao possvel de volume de cido por intervalo de poo tratado. Realiza-se o bullheading com a ferramenta de trabalho na posio de teste de injetividade (TI), os washpipes perfurados dentro dos blank pipes e o mandril polido nos selos invertidos, previamente instalados pouco abaixo do packer. Dessa forma, o tratamento distribudo em todo o intervalo horizontal, sendo necessrio para isso manobrar a coluna de trabalho aps a criao da zona de perda. Durante todo o bombeio as presses foram sempre mantidas abaixo da presso de fratura, pois a criao de fraturas aumentaria a possibilidade de canalizao do tratamento cido. O gradiente de fratura foi de 0,58 psi/ft, tpico do Campo de Marlim Sul. Como no havia registro de fundo em tempo real, o controle de presso foi realizado exclusivamente atravs das presses de bombeio, assim foi necessria a obteno das perdas de carga na coluna e na ferramenta. Havia tambm uma limitao da ferramenta de trabalho de 15 bpm em todos os casos apresentados. Na Tabela 2 apresentado o tratamento bombeado, trata-se basicamente de uma acidificao mudacid convencional sem o colcho de solventes, bombeada em estgio nico. Foi bombeado um total de 3050 bbl de tratamento cido, que corresponde a uma galonagem de 57 gal/ft. Tabela 2. Seqncia do tratamento principal Fase 1 2 3 4 5 Fluido HCl @ 10% Mudacid (12/3) HCl @ 10% CAINJ + 5% butilglicol CAINJ Vazo (bpm) 15 15 15 15 15 Vol. Estgio (bbl) 1037 975 1038 1500 2444 Vol. Acumulado (bbl) 1037 2012 3050 4550 6994

Na Figura 3 apresentado o registro grfico do bombeio do tratamento principal. Pode-se verificar que a vazo mxima de 15 bpm da ferramenta de trabalho facilmente atingida durante o bullheading. Isso pode ser atribudo em parte existncia da zona de perda, criada na etapa anterior da operao. Assim, considerando uma injeo preferencial no fundo do poo, pode-se imaginar que a maior parte do trecho horizontal foi exposta ao cido. Ainda possvel observar que assim que o mudacid atinge a formao, por volta de 1000 minutos de tratamento, obtm-se uma imediata reduo na presso de bombeio, parcialmente mascarada pela cavitao da bomba, o mesmo comportamento fora observado durante a etapa de criao de zona de perda. 4

Vazo (bpm)

1200

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

3000 HCl 10% HCl 10% FM HCl 10% FM 2500 Mudacid Mudacid FM HCl 10% CAINJ FM 1500 CAINJ

30

25

2000

20

Presso (psi)

15

1000

10

500 Presso de bombeio Vazo de descarga 0 880

920

960

1000

1040

1080

1120

1160

1200

1240

1280

1320

1360

0 1400

Tempo (min)

Figura 3. Bombeio bullheading do tratamento principal

6. Tempos e custos operacionais


As acidificaes em poos horizontais injetores da Bacia de Campos, com a combinao de zona de perda e tratamento matricial bullheading, consomem em mdia 18 horas. Isso corresponde a uma significativa reduo de tempo, j que uma acidificao por estgios de 3, 5 ou 7 telas levaria 65 horas, em mdia. Na Tabela 3, apresentada uma estimativa de custos para a nova tcnica (ZPB) e para a operao convencional (Estgios), levando em considerao os tempos mdios. Pode-se verificar que a aplicao da tcnica de acidificao ZPB resulta em uma economia superior a 50%. Tabela 3. Custos operacionais de acidificao Modalidade Tempo de operao durante acidificao Produtos qumicos para todos os casos Sonda Barco de acidificao Total ZPB 18 horas US$ 200.000 US$ 255.000 US$ 34.500 US$ 489.500 Estgios 65 horas US$ 200.000 US$ 920.833 US$ 124.583 US$ 1.245.417

7. Resultados e concluses
Um estudo de eficincia da divergncia em acidificaes deveria ser realizado com base na analise dos perfis de injeo, pois somente dessa forma, poderamos avaliar a distribuio do tratamento ao longo da extenso horizontal. Na falta dessa informao, os resultados obtidos com a acidificao ZPB foram comparados com os da acidificao por estgios, em termos de ndice de injetividade (II) e razo de dano (RD). Na Tabela 4 so apresentados os resultados obtidos com a acidificao por estgios e na Tabela 5 os obtidos com a tcnica ZPB. Observa-se tambm que o 8-MLS-141HP-RJS e o 8-MLS-143HP-RJS apresentaram razo de dano inferior unidade, caracterizando uma estimulao. Isso no faz muito sentido j que o propsito da acidificao era apenas a remoo de reboco e o volume limitado de tratamento no seria eficaz na estimulao desses poos. De qualquer forma, esses resultados devem ser atribudos a particularidades desses poos, e no qualidade do tratamento.

Vazo (bpm)

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tabela 4. Resultados obtidos na acidificao por estgios de poos horizontais injetores em Marlim Sul Poo 8-MLS-19H-RJS 8-MLS-123HB-RJS 8-MLS-141HP-RJS 8-MLS-145HP-RJS Trecho (m) 471 777 544 510 Estgio (m) 24 55 60 55 ndice de Injetividade(m/d/kgf/cm) 126,5 106,0 155,0 202,0 Razo de dano 1,20 1,34 0,60 1,50

Tabela 5. Resultados das operaes com zona de perda e tratamento matricial bullheading Poo 8-MLS-125HP-RJS 8-MLS-143HP-RJS 8-MLS-155HP-RJS 8-MLS-161HP-RJS 8-MLS-181HPA-RJS ndice de Injetividade (m3/d/kgf/cm2) 234,3 215,0 181,6 153,0 186,3 Razo de dano 1,12 0,50 1,35 1,12 1,38

Considerando apenas os dados apresentados, pode-se concluir que as duas abordagens so equivalentes, ou seja, a acidificao ZPB parece distribuir o tratamento ao longo do trecho horizontal de forma a alcanar valores de II e RD similares aos das operaes de acidificao por estgios. Esses resultados (aliados reduo nos tempos operacionais) fazem com que a tcnica seja altamente recomendvel.

8. Referncias
MARQUES, L.C.C. et al., Horizontal-openhole gravel-packing operations in the Campos basin, JPT, pp. 57-58, July 2007. PEREIRA, A.Z.I., Acidificao de formaes, Publicao Interna Petrobras, pp. 76-79, Janeiro 2010. VILELA et al., Novel Single Trip Horizontal Gravel Pack and Selective Stimulation System Improves Injectivity in Deepwater Wells, Society of Petroleum Engineers, 84260, October 2003. GARCIA, E. et al., Deepwater Horizontal Openhole Gravel Packing in Marlim Sul Field, Campos Basin, Brazil Completion Project Learning Curve and Optimization, Society of Petroleum Engineers, 96910, October 2005. FARIAS, R.L. et al., A new acid treatment procedure to improve injectivity in Brazil offshore horizontal wells, Society of Petroleum Engineers, 126324, 2010. KALFAYAN, L.J., The art and practice of acid placement and diversion: history, present state and future, Society of Petroleum Engineers, 124141, 2009.

You might also like