You are on page 1of 9

C. E. FANY NISKIER PROF.

LEONOR GEOGRAFIA 1 ANO- 2012

CLIMA E DOMNIOS

MORFOCLIMTICOS DO BRASIL

Essa aula vai permitir que voc conhea elementos e fatores do clima, as relaes entre eles, os tipos de climas do Brasil e as caractersticas dos domnios morfoclimticos brasileiros.

CLIMA

Definies: *Tempo refere-se ao comportamento da atmosfera em um determinado momento e lugar. O tempo pode se alterar rapidamente com as mudanas nas condies atmosfricas. *Clima refere-se ao comportamento da atmosfera observando-se a sucesso dos tempos meteorolgicos com ciclos que se repetem, em linhas gerais, a cada ano. Alteraes climticas ocorrem em perodos mais longos. Situaes anmalas em determinado ano no so suficientes para caracterizar alteraes permanentes no clima de uma regio, pas ou continente. Confira os elementos do clima: Elementos do clima *temperatura *presso atmosfrica *ventos *umidade do ar *precipitaes As massas de ar so pores da atmosfera com determinadas condies de temperatura, umidade e presso atmosfrica. Constituem uma sntese dos elementos do clima, mas com carter dinmico, deslocando-se das reas de alta presso para as reas de baixa presso. Agora conhea os fatores do clima que interferem nos seus elementos: Fatores climticos *altitude *latitude *continentalidade *maritimidade *vegetaes *correntes martimas

muito importante voc conseguir entender como so as relaes entre os elementos e os fatores do clima: *Correntes martimas as correntes quentes (que se originam nas reas equatoriais e tropicais) provocam a elevao do ndice de umidade nos litorais banhados por elas. A maior temperatura de suas guas favorece a evaporao fornecendo mais umidade para a atmosfera. As correntes frias atuam de maneira oposta. Suas guas geladas (provenientes das regies polares) promovem a queda da temperatura e da umidade na atmosfera. Sem a evaporao e a umidade no se formam nuvens, conseqentemente no h chuvas. Os litorais banhados por correntes frias desenvolvem a formao de desertos (ex: Deserto de Atacama no norte do Chile e sul do Peru, influenciado pela Corrente fria de Humboldt). *Vegetaes no somente o clima que interfere nas vegetaes. O oposto tambm ocorre. Florestas densas com rvores altas como na regio equatorial fornecem muita umidade para a atmosfera e dificultam a circulao de ventos na superfcie. Formaes abertas e de pequeno porte como a caatinga no Serto nordestino fornecem pouca umidade para a atmosfera e facilitam a circulao de ventos na superfcie. *Maritimidade sua atuao tpica das regies litorneas ou prximas a elas. A presena de uma grande massa de gua (o oceano) fornece muita umidade para a atmosfera. Esse fato promove uma moderao do clima com menor amplitude trmica (diferena entre a temperatura mxima e a mnima). *Continentalidade sua atuao oposta a maritimidade. No interior do continente, longe, portanto de grandes massas de gua, a atmosfera , geralmente, mais seca. Com essas condies haver maior rigor no clima com maior amplitude trmica. *Latitude as regies mais prximas do Equador (baixa latitude) apresentam temperaturas mais elevadas devido maior incidncia dos raios solares. Afastando-se do Equador, devido curvatura da superfcie terrestre, a incidncia dos raios solares se d de maneira mais inclinada provocando temperaturas menores. A relao entre a latitude e a amplitude trmica direta. Quanto maior a latitude, maior a amplitude trmica.

*Altitude a atmosfera aquecida de baixo para cima. Alm disso, nas camadas mais baixas da atmosfera o ar mais denso, retendo melhor a radiao solar refletida pela superfcie da Terra. Quando subimos no relevo passamos por camadas de ar menos denso, o que facilita a disperso da radiao solar de volta para o espao. Assim, em baixas altitudes a temperatura mais elevada. Em maiores altitudes a temperatura menor.

A umidade do ar o prprio vapor dgua que se encontra na atmosfera. O aquecimento do ar permite sua expanso e aumenta a capacidade da atmosfera reter esse vapor. A queda da temperatura do ar provoca o oposto. Essa umidade pode ser medida com carter absoluto (quantos gramas de vapor encontramos em cada m_ do ar) ou relativo (expresso em porcentagem). A umidade relativa do ar est baseada no ponto de saturao da umidade atmosfrica (mximo de vapor dgua que o ar consegue reter), considerando-se as condies de presso e temperatura reinantes. Uma vez alcanado o ponto de saturao temos a precipitao atmosfrica que pode se dar atravs de chuvas, queda de neve, granizo, neblina... TIPOS DE CHUVAS *Frontais ocorrem no encontro de duas massas de ar, uma quente e outra fria. muito comum no Sul, Sudeste, parte do Centro-Oeste e litoral nordestino quando as massas frias vindas da Antrtida penetram no territrio brasileiro entrando em contato com as massas quentes, tropicais e equatoriais. *Orogrficas ou de relevo. Tpicas de pores do litoral brasileiro, ocorrem quando ventos midos provenientes do Atlntico se aproximam da costa brasileira e enfrentam barreiras de relevo como as encostas do Planalto Atlntico. Para ultrapassar essas encostas os ventos sobem o que provoca a condensao da umidade e a queda das chuvas. O litoral paulista o local de maior ndice de chuvas no Brasil, em parte devido constncia desse tipo de precipitao.

*Convectivas acompanha o tradicional ciclo hidrolgico na natureza. O aquecimento da gua pelo Sol provoca sua transformao em vapor. Esse vapor dgua sobe com as correntes de ar quente (mais leves). Em maiores altitudes, com as menores temperaturas, ocorre a condensao, formao de nuvens e, quando se atinge o ponto de saturao, a chuva. muito comum em reas quentes como a regio equatorial. PRESSO ATMOSFRICA E VENTOS O ar atmosfrico composto por uma srie de elementos como o oxignio, o nitrognio, o vapor dgua, gases nobres, partculas em suspenso... Todos esses componentes possuem massa e so atrados pela fora da gravidade terrestre. Ela impede que essa atmosfera escape para o espao. Portanto, o ar tem peso. A fora-peso que o ar atmosfrico exerce sobre tudo o que se encontra na superfcie do planeta, em todas as direes e sentidos chamada de presso atmosfrica. Ela sofre variaes com a altitude e temperatura. Considerando-se que no ocorra variao de latitude ou de outros fatores que modifiquem a temperatura, locais de baixa altitude apresentam maior presso atmosfrica (ar mais denso) e locais de elevada altitude apresentam menor presso atmosfrica (ar menos denso). Mas, pensando em uma situao em que a temperatura se modifique, temos que, o aquecimento do ar provoca sua expanso e uma diminuio de sua de sua densidade. Assim, uma presso menor. O resfriamento do ar atmosfrico provoca sua contrao e um aumento de sua densidade, portanto, uma presso mais elevada. Os ventos so deslocamentos do ar atmosfrico, sempre soprando das reas de alta presso em direo s reas de baixa presso. Podem ser classificados em: *constantes sopram sempre no mesmo sentido. Um exemplo importante so os ventos alsios que sopram dos Trpicos para o Equador. O territrio brasileiro afetado por esses ventos, provenientes de Nordeste e Sudeste. *peridicos ventos que mudam sua direo em perodos opostos. O litoral brasileiro afetado por um vento peridico muito comum: as brisas martimas que sopram do mar para o continente durante o dia e as brisas terrestres que sopram do continente para o mar no perodo noturno. Outro vento peridico muito importante so as Mones no Sul e Sudeste da sia. Observem a atuao das massas de ar no Brasil:

*A - Massa Polar Atlntica (m.P.a.) durante o vero chega ao territrio brasileiro menos fria e mais mida contribuindo muito para a ocorrncia das chuvas frontais. No inverno mais fria e menos mida contribuindo para a formao de geadas, queda de neve (esporadicamente no Sul do Brasil) e para o fenmeno da friagem na Amaznia Ocidental e Centro-Oeste. *B - Massa Tropical Atlntica (m.T.a.) quente e mida. Atua no leste do nosso territrio provocando chuvas na fachada litornea do Nordeste, Sudeste e parte da Regio Sul. *C - Massa Tropical Continental (m.T.c.) quente e seca. Proveniente da Depresso do Chaco no Paraguai contribui com o inverno quente e seco da poro central do territrio brasileiro. *D - Massa Equatorial Atlntica (m.E.a.) quente e mida. Proveniente do Atlntico, na regio equatorial, provoca chuvas no litoral da Amaznia e parte do Nordeste. *E - Massa Equatorial Continental (m.E.c.) quente e, apesar de ser uma massa continental, mida devido contribuio da evapotranspirao da imensa Floresta Amaznica. Atua sobre a Amaznia Centro-ocidental e, no vero, expande sua atuao at o Sudeste brasileiro, contribuindo com as fortes chuvas de vero.

Agora nos resta conhecer os tipos de climas do Brasil:

*Equatorial sempre quente e sempre mido. Apresenta reduzida amplitude trmica e um elevado ndice de chuvas. Ocorre na Amaznia brasileira. *Tropical sempre quente, com vero chuvoso e inverno seco. Tambm chamado de tropical continental o clima predominante no pas. Apresenta uma variao mais mida junto ao litoral ( Tropical mido ). *Semi-rido sempre quente, com reduzido ndice de chuvas (mal distribudas). Apresenta a maior mdia trmica do pas. Ocorre no Serto. *Tropical de altitude chuvas concentradas no vero e inverno seco. Sua mdia trmica inferior ao tropical por influncia da altitude e maior atuao da m.P.a. *Subtropical apresenta a menor mdia trmica do pas (16 - 18 C), a maior amplitude trmica (grandes variaes de temperatura entre o vero e o inverno) e chuvas regulares, bem distribudas. tpico da Regio Sul, abaixo do Trpico de Capricrnio.

DOMNIOS MORFOCLIMTICOS
So definidos a partir da interao entre os vrios elementos naturais: relevo, solos, climas, vegetaes e rede hidrogrfica. Conhea os Domnios Brasileiros:

*1 Domnio Amaznico apresenta o domnio de terras baixas que formam a Plancie Amaznica. Abaixo da camada orgnica superficial, o solo pobre e arenoso. O clima nesse domnio quente e mido com chuvas freqentes. A cobertura vegetal representada por uma floresta densa e a rede hidrogrfica muito rica, com rios extensos e volumosos e milhares de pequenos cursos dgua. *2 Domnio da Caatinga estende-se pelo Serto de clima semi-rido com chuvas mal distribudas. O relevo dominado por extensas superfcies planas entre formaes serranas e chapadas. Quimicamente o solo frtil, mas ele raso e pobre em matria orgnica. Os rios intermitentes ou temporrios so uma marca desse domnio onde impera a caatinga, formao vegetal aberta e de pequeno porte. *3 Domnio do Cerrado ocupa a poro central do pas. um dos mais importantes domnios naturais do Brasil. Estende-se por reas planlticas com chapadas, clima tropical continental com chuvas no vero e inverno seco. O cerrado, sua cobertura de vegetao uma formao predominantemente arbustiva. Essa regio central um berrio de rios que nascem nessa regio e correm para diferentes bacias hidrogrficas. *4 Domnio dos Mares de Morros ocupa a poro oriental do pas por onde se estende o Planalto Atlntico com suas escarpas e um relevo ondulado. O clima inclui desde o tropical mais mido junto ao litoral at o tropical de altitude. A formao vegetal original era a Mata Atlntica ou Floresta Tropical, intensamente desmatada. Seus rios percorrem um relevo acidentado e so teis para a produo de energia. *5 Domnio das Araucrias ocorre em reas planlticas do Sul do Brasil, onde se encontra o frtil solo de terra roxa. rea de clima subtropical

dominada pela Floresta Subtropical com pinheiros (Araucaria angustiflia) e rios que pertencem Bacia do Paran, de grande aproveitamento hidreltrico. *6 Domnio dos Pampas tambm se estende por reas de clima subtropical com temperaturas mais amenas. Relevo aplainado com suaves ondulaes destacando-se as coxilhas. Rios pertencentes Bacia do Uruguai. A rea dominada por uma vegetao rasteira, os campos, utilizados como pastagens. A destruio de Matas Galerias nessa regio associada a um aproveitamento predatrio desse espao tem provocado casos de desertificao nesse domnio. *7 Faixas de Transio encontram-se entre os domnios morfoclimticos descritos e no apresentam caractersticas bem definidas. Combinam as caractersticas dos domnios vizinhos.

Saiba mais na Internet:


El Nio - http://yabae.cptec.inpe.br/products/elninho/elninho4p.html La Nia http://www.cptec.inpe.br/products/laninha/laninha4p.html Devastao http://www.estadao.com.br/ext/ciencia/arquivo/eco/devasta.htm

EXERCCIOS

1- Indique abaixo o domnio morfoclimtico brasileiro que apresenta um relevo dominado por morros arredondados (em forma de meialaranja ou mamelonar), cobertos originariamente pela floresta tropical, em reas de clima quente com vero chuvoso e que esteja associado a um problema latente decorrente do desmatamento verificado nesse domnio: a- cerrado lixiviao do solo com perda de nutrientes b- caatinga eroso do solo e agravamento das secas c- mares de morros desmoronamento de encostas d- pradarias desertificao com a eliminao de matas galerias e- mares de morros aumento da umidade na atmosfera 2- (FUVEST) A existncia de extensas reas secas localizadas nas costas ocidentais dos continentes em latitudes vizinhas a ambos os trpicos determinada, essencialmente, pela: a- Dinmica atmosfrica controlada pela zona de convergncia intertropical. b- Presena de reas de baixa presso atmosfrica. c- Alternncia entre massas polares e equatoriais em tais latitudes. d- Presena de correntes martimas quentes ao longo dos litorais. e- Presena de correntes martimas frias ao longo dos litorais. 3- (VUNESP) No Brasil, o Planalto Atlntico obriga a elevao dos ventos vindos do oceano carregados de umidade. Ao encontrar camadas mais frias de ar, o vapor da atmosfera se condensa e se

precipita em forma de chuva. Estas caractersticas individualizam as chuvas: a- frontais b- polares c- mediterrneas d- orogrficas e- trmicas 4- (UEMA) Na hiptese de destruio da Floresta Amaznica provvel ocorrer como conseqncia climtica: a- Diminuio dos ventos, especificamente dos alsios do hemisfrio sul. b- Diminuio das chuvas, j que a maior parte da umidade atmosfrica da regio se deve evapotranspirao das plantas. c- Aumento dos ndices pluviomtricos e das mdias trmicas. d- Diminuio das nuvens e aumento na velocidade dos ventos. e- Diminuio da temperatura na regio. 5- Quais so os ecossistemas brasileiros mais alterados e/ou desmatados?

RESPOSTAS 12345C E D B Os ecossistemas das Araucrias e dos Mares de Morros so os mais desmatados. Mais de 90% da vegetao natural desses ecossistemas j foi retirado. O ecossistema da caatinga e dos Pampas, apesar de ainda conservarem parte da vegetao natural, tambm j foram muito modificados depois de sculos de ocupao pela agropecuria. O ecossistema menos alterado e/ou menos desmatado no Brasil o Amaznico.

You might also like