You are on page 1of 24

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

EM ALGUM LUGAR DO PAS


- Tenho uma entrevista marcada com o dono da fbrica. - Qual dos dois? Dr. Simplcio ou Dr. Veiga? - Dr. Simplcio. - Quem devo anunciar, por favor? - Salviato, Salviato Couto Bitola. - Muito bem, "seu" Salviato. Pode entrar que o Dr. Simplcio ir atend-lo neste instante. Dizendo um eloqente "muito obrigado", o visitante (parecia um vendedor, pois carregava uma valise enorme) adentrou o escritrio de um dos proprietrios da empresa e foi logo disparando nos ouvidos do empresrio: - Quero propor-lhe um negcio da China, alis, do banheiro. Que tal suas vendas de papel higinico aumentarem em cinqenta por cento? - O senhor mgico? perguntou ironicamente o Dr. Simplcio, Simplcio Galileu da Silva, o advogado. - No se trata de mgica, mas de um dispositivo administrativo muito importante: Marketing direcionado. - Marketing direcionado? - O doutor sabia que existe no mercado um consumo muito grande por parte dos estudantes, principalmente vestibulandos, de velas, patus, fitas e incensos? Acreditam que essa parafernlia toda lhes ajude nas provas. - Mas... - Tenho certeza. Ensino j h vinte e cinco anos. Observo esse comportamento desde quando lecionava nos cursos de segundo grau. - Professor... - Inclusive fui homenageado vrias vezes. - Professor Salviato, confesso que no estou entendendo nadinha do que o senhor est falando, perdoe-me... - As frmulas! - Que frmulas, professor? - O terror dos alunos e alunas, o terror dos estudantes do mundo. - Terror? - Os vestibulandos tm verdadeira obsesso por decorar frmulas, Dr. Simplcio. - Mas so obrigatrias as frmulas para resolver problemas, professor. - Ah! Sem elas esto perdidos! So fundamentais. Por isso que a molecada fica horas decorando as tais frmulas, doutor. - E da? O que minha fbrica de papel higinico tem a ver com problemas educacionais?
1

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

- Como o senhor deve saber, os vestibulandos no podem perder tempo... sequer paras ir ao banheiro! aqui que a sua fbrica entra. - Onde? - Vamos aproveitar o tempo gasto pelos estudantes no banheiro para instru-los! - Ah! O senhor pretende colocar em cada banheiro do Brasil um professor?! - O doutor est enganado. - Puxa vida, professor! - Marketing. Marketing direcionado, Dr. Simplcio. - Ora! Que merda de Marketing esse, professor Salviato? - Vamos estampar no papel higinico todas as frmulas de que os estudantes precisam para passar no vestibular. A cada dez centmetros, uma frmula gravada em negrito. Frmulas de Fsica, de Qumica e de Matemtica impressas no papel higinico! - Professor... - Mas no s isso, no. - Ah! No... - Cada frmula ser acompanhada de uma frase engraada ou curiosa que os ajudar a decor-la. - Frmulas com frases? - o segredo para aumentar as vendas do seu papel, doutor. O professor Salviato, muito empolgado, abriu ento sua valise de vendedor experimentado e tirou um calhamao de frmulas misturadas com frases aparentemente sem sentido:

R=mV qB
Rabibi, me v um quibe

V = 4 R3 3
Vilma, cad o tero do Pirocubo?

= fd
Lambida na ferida
2

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

S = VT
Sorvete

F = q v B sen
Quero viver bem sem a Alfa

R =U I
Rui divide o Uno com o Irineu

P = iU
Piu... Piu... Piu abacaxi

sen = ne sen r np
Sem ir, sem ver: nem pensar

T = F d cos
Trabalha feito doido Costeta

Ed = U
Edu
3

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

y - yo = m (x - x o )
Yoi mixou

Q = MC
Que macete!

f = 10 Hz
Dez Hondas por Zegundo

PV = nRT
Por voc nunca rachei tanto

- O doutor no gostou das frases? Posso torn-las cmicas. Que tal (PV = nRT): Puta velha no recusa tarado...? - Muito bem, professor Salviato. Ento acredita que o conhecimento das exatas est associado a saber frmulas e mais frmulas? O senhor est convencido de que passar no vestibular uma simples questo de memria? - E o senhor duvida disso? - Olhe, para falar a verdade, acho que sua idia poder incrementar as vendas de papel higinico. No entanto, seus conceitos sobre educao so equivocados, desculpe-me. - Equivocados? -Sim, equivocados! Ao defender a idia de que fundamental conhecer uma bendita frmula para resolver um problema, o professor comete um grande equvoco. - Dr. Simplcio, o diploma que est atrs do senhor - apontou-o na parede - no lhe confere autoridade para falar de educao. - Em nenhum momento de nossa conversa me esqueci de que sou advogado, isto , proprietrio de uma fbrica de papel higinico. Mas isso no impede que eu prove

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

para o professor que qualquer pessoa de bom senso pode resolver esses problemas de colgio com que est preocupado. - Qualquer pessoa que tenha na cabea as frmulas - complementou o professor com ironia. - Que frmula nada, professor. Isso pura bitola. Basta raciocinar e pronto, temos a soluo dos problemas... - Ah! Ento se eu der um problema do ltimo vestibular o doutor resolve? - Acho que sim. Dependendo do problema - respondeu o advogado com insegurana e nervosismo. - Custa-me crer que um profissional de humanas possa resolver uma questo de Fsica. - Descartes era um homem de humanas ou de exatas!? - Sim, mas ele... - Ele no s transformou a Filosofia, como tambm a Matemtica de sua poca, caro professor. - Os tempos so outros. - A verdade que o tipo da sociedade na qual vivemos no induz ningum a pensar. - Pensar? - Tenho certeza, professor Salviato, de que a maioria dos homens e mulheres que se dedicam s cincias exatas nunca pararam para pensar sobre o significado de resolver um problema. Buscam respostas pelo modo robotizado, usam a frmula e pronto. - Vejo que o senhor tem uma soluo apropriada para os estudantes do Brasil! - No estou afirmando ter soluo alguma. Simplesmente no gostaria de que os jovens tivessem uma educao passiva. Como eu tive. terrvel. - S por curiosidade, Dr. Simplcio, pode me explicar o que o senhor entende por problema de Fsica? - No meu modesto... - Modesto? - Modesto, sim, replicou o advogado com certa arrogncia. Como eu estava dizendo ao professor, no meu modesto modo de entender o universo de raciocnio de exatas, um problema de Fsica, por exemplo, resume-se grosseiramente a um conjunto de informaes formado por palavras e nmeros. - Conjunto de informaes, doutor? - Sim, um conjunto de nmeros...

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

Pegando um talo de nota fiscal, amarelado pelo sol, o advogado, irritado, desenhou com fora na contracapa o esquema:

- Dr. Simplcio, todo aluno sabe que um problema resume-se a dados quantitativos e qualitativos, respondeu o professor decepcionado com o esquema do advogado. - Muito bem. Assim, resolver um problema "reunir" algebricamente os nmeros que pertencem ao texto atravs de adio, subtrao, multiplicao e diviso.

E continuou explicando o advogado. Na verdade, muitos desses exerccios que vocs do para os estudantes no passam de quebra-cabeas formados por "palavras" e "nmeros". O texto serve apenas para orientar o aluno na escolha de uma bendita frmula, e os nmeros para serem encaixados nela.

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

- Olhe, Dr. Simplcio, as coisas no so assim, desabafou o professor Salviato, surpreso com aquela afirmao desconcertante. - Ah! No? Ento, qual , na sua opinio de educador, a diferena entre o aluno que recebe um texto recheado de valores numricos "Q", "C" e " T", junto da frmula Q =MC T ("Que macete!") e o macaco ao qual o treinador d um "Quadrado", um "Crculo" e um "Tringulo" de plstico com certo tabuleiro cheio de orifcios? - No entendi, doutor ? - O professor no entendeu?! - No! Respondeu inconsolvel o professor. - Ao seu aluno voc pede para colocar, na frmula, cada valor no seu devido lugar. E o treinador? - O treinador? - O treinador do macaco, professor! - Sei l que treinador esse? - O de macaco, professor! - No fao a mnima idia. - Ele ordena que o animal tambm coloque cada pea no seu devido orifcio, resolvendo assim o problema proposto. - No bem assim, Dr. Simplcio! - assim mesmo, prof. Salviato, e como exemplo considere: O advogado fez um novo esquema:

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

S falta o "H, H, H" do chimpanz, completou o advogado afrouxando a gravata. - Criticar fcil. Quero ver apontar um caminho para o ensino. - No pense o senhor que conheo o tal caminho. H muito sacrifiquei o educador que havia dentro de mim. Simplesmente frustrou-me o tipo de ensino que tive nas escolas da vida. Meu sonho de infncia era ser matemtico. - Matemtico, o senhor? - Desisti da idia quando conheci meu primeiro professor de Fsica, no segundo grau, que afirmava a todo instante a obrigao dos profissionais de Exatas: decorar as malditas frmulas. Porra, professor, isso foi a gota! Optei pela advocacia. - Ento o doutor se considera um homem frustrado! - No estou me rotulando disso ou daquilo. Sei, apenas, que fui vtima de um equvoco educacional e isso destilou em mim o amargo e derradeiro sabor do fracasso. Considerava-me incompetente. E esse sentimento nem o tempo foi capaz de reverter. - Salrios, doutor. Simplesmente salrios! - Tenho certeza, professor. esta a nica justificativa que encontro para o estupro mental do qual desgraadamente fui vtima. - E o padro do ensino vai piorar ainda mais, questo de tempo. O doutor ver. - J me convenci disso h alguns minutos, professor. Embora percebendo, que a resposta do Dr. Simplcio fora para ofend-lo, o professor Salviato no mudou o rumo da conversa. - O doutor se incomodaria de voltar a discutir a minha proposta de estampar frmulas nos rolos de papel higinico? - esta a sua soluo para o ensino? No h outro modo? Algo mais inteligente, meu caro professor Salviato? - Se h, ningum me contou, embora minutos atrs acreditei, por alguns instantes, que fosse ouvir uma proposta nova. - Mas eu posso apresent-la! - Vamos l, ento. Estou atento, doutor advogado. - Sempre que vejo um problema de Fsica imediatamente me lembro de que vocs de exatas trabalham com nmeros. E estes, como sabemos, s podem ser reunidos mediante quatro critrios: adio, subtrao, multiplicao e diviso. - Engraado, quando pego um texto, ocorre-me que vocs de humanas, lidam com palavras, e elas s podem ser unidas atravs de artigo, sujeito, verbo e predicado. - Exatamente, professor. isso a. Perfeita a sua comparao entre nossas reas de conhecimento. Simplesmente perfeita.

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

Apesar do professor ter interrompido a fala do advogado por mero desprezo, a resposta que este ouviu agradou-lhe, e muito. Mexeu com seu ego de quarento. - No entanto, complementou o Dr. Simplcio, s podemos somar ou subtrair dois nmeros se estes tiverem a mesma dimenso, se forem da mesma natureza. J pensou somarmos ou subtrairmos 30 m/s (velocidade) com 10 s (tempo)? - Chega a ser cmico, falou o sorridente professor Salviato. - No tem significado algum dizer que eu "tenho" 40 anos, "peso" 80 kg, portanto, "corro" 120 km por hora. S possvel somar ou subtrair grandezas iguais: batatas com batatas, metros com metros, newton com newton, etc com etc. Assim duas grandezas dimensionalmente diferentes s podem ser: multiplicadas: ( 30 m . 10 s = 300 m ) s ou divididas: No primeiro caso - movimento uniforme - encontramos por certo o deslocamento, e no segundo caso - movimento variado - encontramos a acelerao do referido mvel. - J que o doutor est empolgado com tudo isso, gostaria de propor um problema.Um probleminha elementar. - Tudo bem. vontade, professor. - Vamos supor que uma carga q=2C seja colocada num ponto P do espao, onde fica sujeita a uma fora eltrica de F=100N, para o sul. O doutor poderia me dar a intensidade do vetor campo eltrico nesse ponto? - No entendi o problema, professor. Com ar de superioridade e muita calma, o professor Salviato engrossou a voz e enunciou vagarosamente, mais uma vez, o problema. - Preste ateno. Eu disse que existe uma carga q = 2C em um ponto do espao. Sabe-se que ela fica sujeita a uma fora eltrica orientada de F = 100N. - Ento, professor? - Estou pedindo a intensidade do vetor campo eltrico. S isso, mais nada, doutor. Basta voc dar resposta e pronto! - Bem, esse problema especfico e tenho dvida, pois... - O senhor precisa de uma frmula, no mesmo? - No de frmula que eu necessito, mas de saber qual a unidade de campo eltrico, pois o nmero que o senhor quer como resposta s poder ser encontrado multiplicando ou dividindo os nmeros fornecidos no seu enunciado.
9

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

- E se eu der cinco possveis respostas? - A covardia, respondeu com confiana o advogado. - Quero ver, retrucou o professor. - Experimente. - Digamos, doutor: a) 200 N

b)60 N

c)35 N

d) ...

- Pode parar, professor. O senhor quer ouvir: 50

N C

O vendedor de frmulas ficou surpreso com a resposta relmpago do advogado. - Quer dizer que s acerta problemas de mltiplas escolha, retrucou ironicamente o professor. - Claro que no. - Pelo visto pode adivinhar a resposta? - Tambm no, professor. Basta saber qual a dimenso em que deve ser dada a resposta. Se N/C, ento F=100N, dividi q=2C. - Tudo bem. Quer fazer outro, doudor? - Vamos l, professor. - Uma espira de cobre percorrida por uma corrente eltrica de 2A. Sabendo que o dimetro 4 m e que a constante de permissividade magntica do vcuo dada por:

4 x 10 Tm A
-7

qual ser o valor da intensidade do campo magntico no centro da espira? - Professor, j faz um tempo que sa da escola. Eu no me lembro da dimenso de campo magntico. - E se eu disser as possveis respostas? - Elementar, professor! - 10T, 20T,... - Simples, muito simples. Ento terei de agrupar (dividindo e multiplincado) os tais nmeros fornecidos, de modo a obter uma resposta em "T". - Tesla! Foi uma homenagem ao fsico Tesla, doutor. - J esqueci o nome desse cara. - No importa. J sabe a resposta, Dr. Simplcio?

10

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

- Dividir 4 x 10 A (constante) por 4 m (dimetro) e multiplicar o resultado por 2A (corrente) isso d 2 x 10-7 T (resultado). - Exatamente, disse com espanto o professor Salviato. - Multiplicando e dividindo, eliminamos as letrinhas "A" e "m" e achamos a resposta em "T", completou o advogado. - Tesla, Doutor - Sim em "T" de Tesla, professor. - O senhor esperto ,porm vamos ver se consegue calcular a fora em N que age sobre uma carga de 0.01C colocada entre as armaduras de um capacitor que distam 0,2m onde age uma diferena de potencial eletrosttico de 120Nm/C. - Cansei dessa brincadeira, professor Salviato. - Percebo, ento, que o doutor teve sorte nos problemas anteriores, j que no sabe fazer esse? - No disse que no sei... encheu meu saco essa conversa... estou perdendo o tempo... - Como sempre falo: no se pode ganhar todas as vezes! - Voc venceu, professor. Tenho de construir N. - isso mesmo, doutor. - Quais so os nmeros? - Dei os seguintes valores ao doutor:
-7

Tm __

q = 0,01C,

d = 0,2m,

V = 120 Nm C

- Desses nmeros que voc escreveu no papel, observo que V contm "N". Para eliminar (cancelar) as grandezas "m" e "C", basta multiplicar V por q e dividir por d:
120 Nm . 0,01 C C ______________ 6,0 N = 0,2m ; Uq = F d

O professor Salviato aprendeu uma lio de vida e de Fsica com o advogado, Dr. Simplcio. Este, de modo interessante, mostrou-lhe que as frmulas no devem ser colocadas como o ELEMENTO PRINCIPAL na soluo de um problema. Na verdade, a tcnica que o Dr. Simplcio utilizou conhecida j h muito tempo pelos de exatas: Anlise Dimensional: Ela tem ajudado engenheiros e cientistas (por que no os alunos?), a resolver seus problemas de modo prtico, sem recorrer a esta ou aquela bitola.

11

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

preciso ficar claro que essa tcnica de soluo limitada mas pode ajudar voc a resolver, no todos, mas um monto de problemas.
CONSULTE SEU PROFESSOR SOBRE ESTE ASSUNTO QUE MUITO LEGAL.

Xarope contra Frmulas, como o prprio nome indica, no foi escrito para ensinar Fsica quele que dele fizer uso e sim produzir no usurio certa imunidade aos efeitos de dependncia das benditas frmulas via o entendimento matemtico. Vamos ao remdio... 1. (FATEC) Uma carga q = 2,0 x 10-6 C colocada num ponto M do espao e fica sujeita a uma fora eltrica F=10 N para o norte. Nesse ponto o campo eltrico tem intensidade de:
a) 8 x 10 6 N C b) 2 x 10 5 N C c) 2 x 10 7 N C d) 3 x 10 6 N C e) 5 x 10 6 N C

F E

q C

1.Dados
F = 10 N q = 2,0 x 10 C
-6

2. Construir

N C

3.Conexo Dividir F por q:

10 N 6 N = 5x10 -6 2,0x10 C C
Problemas que envolvem dois nmeros so, geralmente elementares: basta voc multiplic-los ou dividi-los. 4. Resposta Alternativa: e 5. Frmula

F = E q

12

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

2. (FUVEST) Uma massa de gs ideal sofre uma variao de volume de 5x10-3 m3 num processo de aquecimento isobrico a presso de 5x106 N/m2. Qual o trabalho mecnico realizado pelo gs?
a) 25 x 10 3 Nm b) 11 x 10 4 Nm c) 90 x 10 3 Nm d) 30 x 10 2 Nm e) 20 x 10 5 Nm

1. Dados
P = 5 x 106 N m2
3

2. Construir

Nm

V = 5 x 10 -3 m

3. Conexo Multiplicar P por

V:

5 x 10 6
4. Resposta Alternativa: a

N -3 3 3 2 . 5x10 m = 25x10 Nm m
5. Frmula

P v =

13

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

3. (FATEC) Em um lago, o vento produz ondas peridicas que se propagam com a velocidade de 2m/s. O comprimento da onda 10m. Determine o perodo de oscilao do barco: a) 3s b) 6s c) 5s d) 4s e) 9s

1. Dados
= 10 m V = 2m s

2. Construir

3. Conexo Dividir por v: cancela m.

10m m = 5s 2 s
4. Resposta Alternativa: c 5. Frmula

__ = T V

14

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

4. (FUVEST) Os chamados "Buracos Negros", de elevada densidade, seriam regies do Universo capazes de absorver em matria, que passaria a ter a densidade desses 27 Buracos. Se a Terra, com massa da ordem de 10 g , fosse absorvida por um "Buraco Negro" de densidade 10 24 g/cm, ocuparia um volume comparvel ao: a) de um nutron. b) de uma gota d'gua. c) de uma bola de futebol. d) da Lua. e) do Sol.

1. Dados
m = 10 g g d = 1024 ___3 cm
27

2. Construir

cm

3. Conexo Para compararmos o volume, necessrio obt-lo: dividir a massa pela densidade.

1027g = 103 cm 3 = 1000cm 3 g 1024 ___3 cm


4. Resposta Da diviso resultou 10 cm, isto , volume comparvel ao de uma bola de futebol. Alternativa: c 5. Frmula

m d =V

15

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

5. (E.U.B) O esquema grfico desenhado abaixo representa a variao da temperatura de uma substncia slida em funo do calor por ela absorvido. Sendo a massa do corpo de 5g, o calor latente de fuso da substncia vale: a)6,3
cal g
T

b)40 cal g cal c)30 g d)10 cal g cal e)50 g

200 cal

1. Dados Q=200 cal m=5g

2. Construir

cal g

3. Conexo Dividir Q por m:

200cal 40 cal = 5g g
4. Resposta Alternativa: b 5. Frmula

Q=L F m

16

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

6. (FAAP) Uma corda de nylon de densidade linear 0,1 kg/m est tracionada por uma fora de 160 kg m/s. Calcule a velocidade de uma onda mecnica transversal que pode ser produzida nesta corda.

onda

1. Dados
F = 0,1 kg m = 160 kg m s2

2. Construir

m s

3. Conexo Eis um problema inteligente. Pede-se a velocidade em "m/s". Ento, para eliminar kg, basta dividir F por : 1600 m/s. Porm, para se ter "m/s", necessrio extrair a raiz quadrada:

4. Resposta Velocidade de

5. Frmula

40 m s

F =v

17

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

7. (FUVEST) Fornecendo energia trmica de 10 J a um bloco de 5x10 -3kg feito de alumnio, sua temperatura varia 2C. Conclumos que o calor especfico desse material vale:

a) 1,0 x 10-4 J

k gC J b) 2,0 x 10-4k gC J c) 1,0 x 10-3k gC J d) 2,5 x 103k gC e) 1,0 x 103 J k gC

CALOR

Alumnio

1. Dados
Q = 10 J m = 5 x 10-3 kg = 2C

2. Construir

J KgC

3. Conexo
Dividir Q pelo produto m.

= 1,0 x 10 k gC -3 5x10 kg .2C

10 J

4. Resposta Alternativa: e

5. Frmula:

Q ____ =C m

18

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

8. (FUVEST) Uma gota de gua, com massa m = 0,80 x 10-9 Kg , eletrizada com carga q = 16 x 10 C, est em equilbrio no interior de um capacitor de placas paralelas e . horizontais, conforme o esquema abaixo. Para g = 10 N/kg. Calcule o valor da intensidade do campo eltrico entre as placas do capacitor.
a) 5 x 109 N/C b) 2 x 106 N/C c) 7 x 10 5 N/C d) 2 x 107 N/C e) 5 x 108 N/C

+ q

+ E

1. Dados m = 0,80 x 10 Kg
q = 16 x 10 C
-19

2. Construir

g = 10

N
kg

N C

3. Conexo Multiplicar g por m para eliminar "Kg":


-9 -9 10 N . 0,80 x 10 Kg = 8,0 x 10 N

Kg

Dividir o resultado anterior por q :

8 x 10-9 N = 5 x 109 N C 16x10-19 C


4. Resposta Alternativa: a 5. Frmula

gm =E q

19

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

9. (MACKENZIE) Uma canalizao tem rea de seco transversal de 250cm. Sabendo que esta transporta gua com um fluxo constante de 5 litros por segundo (5 litro/s), pergunta-se qual a velocidade do escoamento? (1 litro = 1.000 cm) a) 50 cm/s b) 40 cm/s c) 10 cm/s d) 30 cm/s e) 20 cm/s

1. Dados A=250 cm Z=5 litro/s = 5.000 cm/s

2. Construir

cm s

3. Conexo Basta dividir Z por A para se ter "cm" no numerador e "s" no denominador:

cm3 5 000 cm s ________ = 20 s 250 cm2


4. Resposta Alternativa: e 5. Frmula

Z= v A

20

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

10. (FATEC) Calcule o trabalho que um operador realiza para obter a configurao das cargas indicadas na figura, admitindo que o potencial eltrico da regio era inicialmente nulo.

d = 10 -1m , q 1 = 10 -5 C , q2 = 10-5 C , K = 9 x 109Nm 2/C 2


a)6 Nm b)9 Nm c)5 Nm d)8 Nm e)7 Nm

d Q1 Q2

1. Dados

2. Construir
2

K = 9x10 9 Nm C2 d = 10 -1m

q1= 10 -5 C q2= 10 -5 C

Nm

3. Conexo Multiplicar K por q 1 por q para eliminar a grandeza "C":


2

2 9 -5 -5 -1 2 9x10 Nm . 10 C . 10 C = 9x10 Nm C2

Dividir o resultado anterior por d:

9x10 Nm2 = 9Nm 10 m


4. Resposta Alternativa: b 5. Frmula

Kq1 q2 = d

21

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

11. (MACKENZIE) Um motor refrigerado a gua, densidade =1,0g/cm e calor especfico = 1,0cal/gC, circula o lquido razo de 100 cm/s. Essa gua sofre uma variao de temperatura de 35C. O fluxo mdio de calor do motor para a gua : a)15.500 Cal
s

b)9.500 Cal c)6.000 d)4.250


s Cal s Cal s s

e)3.500 Cal

1. Dados
c = 1,0 cal gC d = 1,0 g 3 cm c m3 z = 100 s = 35C

2. Construir

cal s

3. Conexo Multiplicar c por d por z por

1,0
Eliminou-se g, cm e C. 4. Resposta Alternativa: e

cal g cm cal . 1,0 ___ . 100 . 35C = 3 500 gC cm s s

5. Frmula

c dz

=q

22

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

12. (AMAN) Uma carga de 3 x 10 -19 C e de massa 2x10 - kg, tem velocidade de 6 . x 105 ms-1. Se a carga penetrar perpendicularmente em um campo magntico uniforme, de densidade de fluxo 10Kgs- /C, o raio da trajetria da partcula valer: a)0,36 m b)0,25 m c)0,40 m d)4,00 m e)2,50 m

1. Dados

2. Construir
-19

q = 3 x 10 C m = 2 x 10-22Kg

v = 6 x 10 ms
-1 B = 10 Kgs C

-1

3. Conexo Dividir v por B para eliminar " S - ":

6 x 10 ms = 6 x 10 mC Kg Kgs 10 C
Para eliminar "Kg"e "C", deve-se multiplicar o resultado anterior por m e dividir por q:

6 x 10 mC . 2 x 10 Kg Kg 3 x 10 C
4. Resposta Alternativa: d

= 4m
5. Frmula

v.m = R B.q

23

Ricieri

www.prandiano.com.br

Copyright 1989 by A. P. Ricieri

REMDIO PARA VESTIBULAR

Gostou do remdio?! Para mais exerccios e informaes consulte o livro

Remdio para Vestibular: Xarope Contra Frmulas


do prof. Aguinaldo Prandini Ricieri. Tel.: 021 12 3317281

Curso Prandiano Matemtica Aplicada Vida

24

You might also like