You are on page 1of 11

Microsoft FrontPage

- EXERCCIO 1
OBJECTIVO Planear uma pgina, criar e configurar paginas na web com o auxlio do Microsoft FrontPage e Criao de Hiperlinks. Introduo : Um Web site um conjunto de pginas de informao interligadas entre si atravs de links. Antes de desenvolver uma pgina web, sempre necessrio pensar muito bem no que queres fazer. O planeamento da pgina ou do stio a primeira tarefa a executar antes de utilizares o FrontPage. Uma inteno bem definida e um planeamento rigoroso so os cuidados a ter para conseguires construir as tuas pginas. Nesta fase, deves fazer as seguintes perguntas: Qual o objectivo da pgina? A quem se dirige? Que informao deve conter? Que recursos grficos so necessrios? Que estilo de pgina mais adequado?

Nestes primeiros exerccios as questes atrs referidas no se iro por, visto que as pginas a serem realizadas j foram devidamente planeadas pelo professor, mas quando chegar a altura de realizares a tua prpria pgina Web, ters de dar um pouco mais importncia a estas questes. A estrutura da pgina que proposta neste exerccio a seguinte:

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

Como podes visualizar no esquema anterior, iremos fazer uma pgina inicial, designada por index.htm. Esta pgina ir conter trs hiperligaes a subpginas, designadas por Um, Dois, Trs. Realizao: 1. Abra o FrontPage, para isso v ao menu Iniciar->Todos os Programas>Microsoft Office->Microsoft FrontPage . Ser exibido o a janela inicial do programa, como demonstrado na figura seguinte:

2. Clique em Arquivo->novo->Pgina ou Web.

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

3. No lado menu apresentado no lado direito do programa escolha a opo Modelos de pgina

4. Ir surgir um menu o qual ters de clicar em cima do separador Pginas de quadros. Posteriormente escolha a opo Hierarquia aninhada. Podes visualizar o aspecto da pgina no campo de Visualizao disponibilizado neste menu. Clique em OK.

Nota: Para realizarmos uma pgina Web no precisamos seguir sempre estes mesmos passos, podemos comear uma pgina a partir de uma folha em branco. Neste caso em concreto estamos a utilizar um modelo j predefinido do Microsoft FrontPage. Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

5. O FrontPage ter agora o seguinte aspecto:

Com este modelo dividimos a nossa pgina em trs partes, podendo se for caso disso visualizar trs paginas ao mesmo tempo no nosso monitor. Agora clique nos botes Nova pgina localizados em cada uma das trs partes como mostra a figura anterior. 6. Clique com o boto direito do rato em cada uma das trs partes e escolha a opo Propriedades da pgina

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

7. Escolha o separador Plano de fundo, e escolha azul-petrleo para a cor de fundo, como ilustrado na imagem seguinte. Repita este procedimento para todas as trs partes da pgina.

8. A pgina dever ficar com o seguinte aspecto:

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

9. Agora com o cursor do rato na parte superior da nossa pgina, faa o seguinte procedimento: Menu Inserir->Figura->WordArt

10. Escolha o seguinte WordArt e clique em ok.

11. Escreva Pgina Web e clique em ok.

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

12. A tua pgina dever ter o seguinte aspecto:

Seleccione a imagem Pgina Web e aumente-a de tamanho da forma que aches mais adequado. Centre a imagem atravs do boto disponvel na barra de ferramentas. 13. Escreva Um, Dois, Trs na parte esquerda da pgina. Estas sero as nossas hiperligaes para as outras pginas.

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage Formata o que escreveste como achares mais adequado. Podes escrever em negrito, itlico, aumentar o tamanho da letra,etc 14. Escreve no quadro inferior direito da pgina o seguinte texto: Bem Vindos a minha pgina pessoal!!! A tua pgina dever ficar com a seguinte apresentao:

Agora v ao menu Arquivo e de Salvar comoO nome do arquivo dever ser index. A pgina inicial dos sites, normalmente tem de ter este nome para serem reconhecidas, caso contrrio poder no conseguir aceder a pgina na net. 15. Agora Vamos criar as pginas Um, Dois e Trs do nosso site, para isso tens de clicar em pgina em branco no menu localizado do lado direito do programa, como ilustrado na figura seguinte:

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage 16. Temos uma nova pgina em branco disponvel. Agora v ao menu Arquivo e de Salvar comoO nome do arquivo dever ser pginaUm. Ateno que todas as pginas e imagens pertencentes ao teu site devero ser guardadas na mesma pasta. Utilize o mesmo procedimento para criares a pginaDois e a pginaTrs. Neste momento o teu site dever ter quatro separadores como ilustrado na figura a seguir:

Escolhe uma cor de fundo para as novas pginas, e escreve em cada uma delas o seguintes ttulos : Pgina Um, Pgina Dois, Pgina Trs. 17. Volta a pgina index.htm. Vamos criar hiperlinks desta pgina para as outras pginas que foram criadas no ponto anterior. Seleccione a palavra Um localizada do lado esquerdo da pgina e clica com o boto direito do rato em cima. Devers visualizar o seguinte menu:

Escolhe propriedades do hiperlink. Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage 18. Em Examinar escolhe a pasta onde guardaste as pginas criadas anteriormente, e em endereo escolhe pginaUm.htm

De seguida clica em cima do boto Quadro de destino Ir surgir um novo menu onde teremos de indicar onde queremos que a nova pgina aparea. Clica em cima do quadro inferior esquerdo existente no esquema disponibilizado no menu. Clica em ok. A Imagem seguinte ilustra o que tens de fazer.

Repete o mesmo processo para criar os hiperlinks das pginas Dois e Trs.

Ao clicarmos na palavra Um da pgina ndex.htm, por exemplo, ser mostrada a pginaUm no quadro inferior esquerdo da pgina como demonstrado na figura seguinte:

Professor Rafael Vieira

Microsoft FrontPage

FIM

Professor Rafael Vieira

You might also like