You are on page 1of 11

Estatuto da Criana e do Adolescente

Estatuto da Criana e do Adolescente

Introduo

Iniciaremos a Disciplina Direito da Criana e Adolescente analisando as normas de Direito Internacional. Normas importantes que efetivaram mudanas no modelo legislativo Brasileiro.

Objetivo

Conhecer a importncia dos documentos internacionais, bem como as mudanas que influenciaram no modelo brasileiro legislativo.

Tpicos Abordados

Conveno sobre os Direitos da Criana (Res. 1386 de 20/11/1959, da Assemblia Geral da ONU); Regras Mnimas para a Administrao da Justia de Menores (Regra de Beijing, Res. 40/33, de 29.11.1985, da Assemblia das Naes Unidas); Diretrizes para a Preveno da Delinqncia Juvenil (Diretrizes de Riad, Res. 45/112, de 14/12/1990, da Assemblia Geral da ONU); Regras mnimas das naes unidas para a proteo dos jovens privados de liberdade (VIII Congresso das Naes Unidas sobre a Preveno do Delito e do Tratamento do Delinqente).

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes


Antes de conhecer os documentos internacionais que influenciaram na legislao referente ao Direito da Criana e do Adolescente conhea algumas informaes importantes.

O Direito Mundial vem sofrendo uma revoluo, pois a Globalizao uma realidade intensificada diante da necessidade das relaes sociais mundiais.

Na mesma vertente do fenmeno econmico s relaes sociais e polticas, diante de uma concepo de Estado-Nao, e seus litgios e conflitos atravessam a regionalizao, afim de impor suas decises alm do territrio Nacional.

Fatos Histricos

A Carta Magna de 1988, em seu art. 5, pargrafo 2, trouxe solues sedimentando sistemas internacionais de proteo de Direitos Humanos, e influenciando as normas constitucionais positivas, atravs das chamadas Clusulas Abertas ou por meio de Blocos de Constitucionalidade.

Diante desta evoluo foi necessrio definir as regras internacionais, e dar a elas um uma roupagem de norma legislativa, o que a doutrina titula Constitucionalizao do Direito Internacional .1 Esses acordos internacionais so chamados de: Tratados; Convenes; Convnios; Protocolos; Resolues, etc.

1. STAMATO, Bianca; A reconstruo democrtica do Direito Pblico no Brasil Org. Paulo Roberto Barroso, 2007, pg. 710; apud VIEIRA, Oscar Vilhena. A globalizao e o Direito. Disponvel em: HTTP// www.dhnet.org.br/direitos/militantes/oscarvilhena/vilhena_unidir.html.

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

Cabe trazer a baila que, as normas constitucionais e as internacionais definiram normas do Direito da Criana e do Adolescente, utilizando como vertentes os seguintes princpios: Dignidade da Pessoa Humana Proteo Integral da Criana, com direitos prprios. Documentos internacionais que influenciaram a mudana no modelo normativo referente Criana e aos Adolescentes Dentre os documentos internacionais que influenciaram a mudana no modelo normativo referente Criana e aos Adolescentes, destacamos: 1). Conveno sobre os Direitos da Criana (Res. 1386 de 20/11/1959, da Assemblia Geral da ONU); 2). Regras Mnimas para a Administrao da Justia de Menores (Regra de Beijing, Res. 40/33, de 29.11.1985, da Assemblia das Naes Unidas); 3). Diretrizes para a Preveno da Delinqncia Juvenil (Diretrizes de Riad, Res. 45/112, de 14/12/1990, da Assemblia Geral da ONU); 4). Regras mnimas das naes unidas para a proteodos jovens privados de liberdade (VIII Congresso das Naes Unidas sobre a Preveno do Delito e do Tratamento do Delinqente);

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

1. Conveno sobre os Direitos da Criana (Res. 1386 de 20/11/1959, da Assemblia Geral da ONU
A Declarao Universal dos Direitos da Criana traz 10 Princpios na sua elaborao, e reafirma o ideal declarado na Conveno de Genebra, em 1924, e reconhecido na Declarao Universal do Homem. Essa Resoluo considerada um marco pois proporciona, Criana e ao Adolescente, status de Sujeito de Direito, deixando de ser mera extenso da famlia, tendo reconhecido os direitos fundamentais diante de medidas legislativas e exige um maior comprometimento da Sociedade, dos Estados, das autoridades locais, etc. A Conveno sobre os Direitos da Criana dispe o seguinte: Proclama esta Declarao dos Direitos da Criana com vista a uma infncia feliz e ao gozo, para bem da criana e da sociedade, dos direitos e liberdades aqui estabelecidos e com vista a chamar a ateno dos pais, enquanto homens e mulheres, das organizaes voluntrias, autoridades locais e Governos nacionais, para o reconhecimento dos direitos e para a necessidade de se empenharem na respectiva aplicao atravs de medidas legislativas ou outras progressivamente tomadas de acordo com os seguintes princpios:... (1)

Importante

Todos os princpios demonstram a preocupao com a Proteo integral, e o dever da humanidade com a Criana.

(1) Disponvel em:http://www.cnpcjr.pt/preview_documentos.asp?r=1000&m=PDF; Acesso: 13/01/2010

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

2. Regra de Beijing (Res. 40/33, de 29.11.1985, da Assemblia das Naes Unidas)


A Regra de Beijing, tabmm conhecida como Regras Mnimas para a Administrao da Justia de Menores, vem complementar as Diretrizes sobre Criana e Adolescente. Preocupa-se com a efetivao da parte funcional da Justia, bem como as garantias fundamentais, trazendo conceitos que protegem o jovem: a) jovem toda a criana ou adolescente que, de acordo com o sistema jurdico respectivo, pode responder por uma infrao de forma diferente do adulto; (2) b) infrao todo comportamento (ao ou omisso) penalizado com a lei, de acordo com o respectivo sistema jurdico; (2) c) jovem infrator aquele a quem se tenha imputado o cometimento de uma infrao ou que seja considerado culpado do cometimento de uma infrao. (2) A Regra de Beijing trouxe as previses que encontram-se descrita nos nmeros abaixo. Clique sobre eles e confira: Comprometimento dos Estados-Membros com a Justia da Infncia e Juventude. A Justia da Infncia e da Juventude tem por objetivo o bem-estar do jovem, e garantir que qualquer deciso em relao aos jovens infratores ser sempre proporcional s circunstncias do infrator e da infrao. Garantias processuais bsicas em todas as etapas do processo, como a presuno de inocncia, o direito de ser informado das acusaes, o direito de no responder, o direito assistncia judiciria, o direito presena dos pais ou tutores, etc. Proteo intimidade. A remisso para atender os jovens infratores sem recorrer s autoridades competentes, encaminhando o jovem a instituies da comunidade ou de outro mediante o consentimento dele, de seus pais ou tutores. Instruo e Capacidade Especial da Autoridade Policial que se dedique fundamentalmente preveno da delinqncia de jovens. Direito Assistncia Judiciria.

(2) Disponvel:http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex46.htm. Acesso:13/01/2010

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

3. Diretrizes de Riad (Res. 45/112, de 14/12/1990, da Assemblia Geral da ONU)


Conhea as Diretrizes de Riad - Preveno da Delinqncia:

As Diretrizes para a Preveno da Delinqncia Juvenil, uma forma de prevenir qualquer desvio de conduta de uma realidade de ilcitos provocados por crianas e adolescentes.

A proteo Integral criana se manifesta diante de formas repressivas, mas demonstra a necessidade de medidas preventivas e a socializao.

um momento importante, pois a sociedade se depara com um grande nmero de jovens em conflito com a lei, transgredindo regras, mas necessitando de auxlio pois so abandonados, maltratados, marginalizados, desorientados e expostos ao uso indevido de Drogas. A exigncia ampla, mas se demonstra necessria diante do comprometimento da Humanidade com a Criana e o adolescente.

Multimdia

Acesse o ambiente virtual e asista ao vdeo, ou acesse o link abaixo e veja um exemplo de situao que pode levar uma criana a deliquencia. http://www.youtube.com/watch?v=5wVVhy819r8

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

4. Regras mnimas das naes unidas para a proteo dos jovens privados de liberdade
Foi pedido ao Oitavo Congresso das Naes Unidas, com vistas a sua aprovao, do Relatrio proposto pela ONU, diante das seguintes condies e circunstncias: Pelas quais os jovens esto privados de sua liberdade em todo o mundo. Manifesta a conscincia de que os jovens, quando se encontram privados de liberdade, so extremamente vulnerveis aos maus-tratos, vitimizao e violncia de seus direitos. Preocupada pelo fato de que muitos sistemas no estabelecem diferena entre adultos e jovens, nas distintas fases da administrao da justia, e a conseqncia disso so muitos jovens detidos em prises e centros penais junto com os adultos.

Saiba Mais

Estas circunstncias tem como finalidade estabelecer normas que limitem as arbitragens na privao de liberdade do menor, e exigem o cumprimento dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais.

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

Avaliao a Distncia

Complete as lacunas das frases abaixo. Escreva nos espaos em branco a palavra que completa a frase corretamente. 1) Jovem toda a criana ou adolescente que, de acordo com o sistema jurdico respectivo, pode responder por uma ___________ de forma diferente do adulto; 2) As Diretrizes para a Preveno da Delinqncia Juvenil, uma forma de ______________ qualquer desvio de conduta de uma realidade de ilcitos provocados por crianas e adolescentes. 3) Infrao todo comportamento,ao ou respectivo sistema jurdico 4) A Conveno dos Direitos da Criana proporciona, Criana e ao Adolescente, status de Sujeito de Direito, deixando de ser mera extenso da __________ , tendo reconhecido os direitos fundamentais diante de _______ legislativas e exige um maior comprometimento da Sociedade, dos Estados, das autoridades locais, etc. ____________ , penalizado com a lei, de acordo com o

A - famlia B - infrao C - medidas D - prevenir E - omisso

Respostas - 1 - B, 2 - D, 3 - E, 4 - A e 5 - C.

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

Estatuto da Criana e do Adolescente

Atividade Complementar

Para aprimorar seus conhecimentos acesse a Biblioteca Virtual na sala de aula virtual e leia os seguintes textos: Conveno sobre os Direitos da Criana (Res. 1386 de 20/11/1959, da Assemblia Geral da ONU); Regras Mnimas para a Administrao da Justia de Menores (Regra de Beijing, Res 40/33, de 29.11.1985, da Assemblia das Naes Unidas); Diretrizes para a Preveno da Delinqncia Juvenil (Diretrizes de Riad, Res. 45/112, de 14/12/1990, da Assemblia Geral da ONU) Regras mnimas das naes unidas para a proteo dos jovens privados de liberdade (VIII Congresso das Naes Unidas sobre a Preveno do Delito e do Tratamento do Delinqente):

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

10

Estatuto da Criana e do Adolescente

Sntese
Os fatos estudados nesta unidade demonstram que a Preocupao, em desenvolver uma poltica social referente ao direito da criana e adolescente, universal. Mostramos marcos histrico diante de uma sociedade internacional na busca da efetivao dos direitos humanos e que estes sejam considerados prioridade de todos: Sociedade, Estado e Famlia. Mesmo assim preciso refletir, diante de um estudo da finalidade e objetivo da Proteo do Menor, bem como instigar uma mudana cultural, pois mesmo com todos esses instrumentos estamos longe de uma sociedade exemplar, que condiciona proteo absoluta s suas crianas.

Bibliografia Recomendada

CURY, Garrido & Marura, Estatuto da Criana e do Adolescente Anotado, Ed. RT, So Paulo, 3 Edio; Projetos Selecionados do UNODC - Promovendo a Preveno ao Crime, Preveno e Reduo da Criminalidade Juvenil: http://www.unodc.org/pdf/brazil/Promovendo_final.pdf

As Normas Internacionais dos Direitos das Crianas e dos Adolescentes

11

You might also like