You are on page 1of 14

NG 1 Equipamentos Princpios de funcionamento

[NG1] DR1 Equipamentos Domsticos (ED)


Sociedade I Identificar utilizaes diferenciadas de electrodomsticos por mulheres e homens no contexto domstico. Aplicar a operadores de manuteno de equipamentos tcnicos (como por exemplo, oficinas de reparao de electrodomsticos) relaes de diferenciao sexual por gnero. Tecnologia Identificar a funcionalidade e o modo de operao de vrios electrodomsticos. Compreender a linguagem tcnica utilizada em catlogos ou manuais de instrues. Identificar os parmetros a valorizar na compilao de informao tcnica comparativa entre vrios modelos e marcas de um determinado electrodomstico. Reconhecer as limitaes tecnolgicas e a sua importncia para a escolha de um equipamento e balano custo/benefcio. Explorar a existncia de nichos de mercado e utilizao associadas a tecnologias particulares (por exemplo, aquecedore(s) a leo vs bomba(s) de calor vs acumulador de calor com tarifa bi-horria). Cincia Identificar com preciso manifestaes de existncia de corrente elctrica no funcionamento da generalidade dos electrodomsticos. Aplicar a relao da resistncia elctrica com a corrente elctrica e a diferena de potencial aplicada.

II

Explorar novos modos de utilizao dos electrodomsticos III

Explorar a relao entre a resistncia e a corrente elctrica na compreenso do princpio de funcionamento de uma lmpada incandescente.

[NG1] DR2 Equipamentos Profissionais (EP)


Sociedade Identificar a exigncia de qualificaes diferenciadas para manusear motores com graus de complexidade diferentes. Relacionar as qualificaes escolares com as categorias tcnicas que os operadores que lidam com motores ocupam nas organizaes. II Tecnologia Identificar com preciso diferentes tipos de motores: trmicos, elctricos, hidrulicos e turbinas a gs e caractersticas associadas (110/220 V, mono ou tri-fsicos, a dois ou quatro tempos, etc.). Reconhecer as principais partes de um motor e o seu papel no modo de funcionamento (por exemplo, as escovas para o contacto elctrico num motor elctrico). Cincia Tipo I Identificar qualitativamente as relaes entre a presso, o volume e a temperatura de um gs e relaes de proporcionalidade (directa e inversa) que existam entre os parmetros que descrevem o funcionamento de um motor. Compreender o funcionamento de um motor trmico ideal como um ciclo de um gs a diferentes presses, temperaturas e volumes e, inversamente, reconhecer que no ciclo frigorifico o estado de um gs (P, V e T) alterado por aco de um compressor elctrico para refrigerar um compartimento e ser capaz de analisar os efeitos da variao de parmetros nos modelos de proporcionalidade que descrevam as equaes do rendimento de um motor. Relacionar as trocas de trabalho e calor de um ciclo termodinmico com o rendimento ou a eficincia de uma mquina e recorrendo calculadora, ser capaz de decidir, perante modelos matemticos, os que melhor descrevem aspectos do funcionamento de um motor estando perante dados experimentais.

Explorar modos de melhoria das posies hierrquicas ocupadas pelos trabalhadores nas organizaes, em funo da aquisio. III

Relacionar os avanos tecnolgicos com alteraes de concepo e design de novos motores, equacionando o custo/benefcio dessas transformaes no impacto das solues adoptadas.

[NG1] DR3 Utilizadores, Consumidores e Reclamaes (UCR)


Sociedade Tecnologia Identificar as diferentes competncias e as relaes de poder entre a Identificar as garantias dadas pelos fabricantes. assistncia tcnica proporcionada por uma marca, por um concessionrio da marca e por um servio independente. Cincia Identificar grandezas fsicas e suas unidades de medio (distinguir volume de caudal, presso de fora e potncia de energia, por exemplo), tendo em conta que umas so lineares e outras podem envolver as noes de superfcie e volume. Aplicar tcnicas de medio especficas para a determinao de grandezas fundamentais convertendo-as entre vrios sistemas de unidades, podendo ter em conta o clculo de permetros, reas e volumes em modelos geomtricos. Optimizar as relaes custo/beneficio a partir das grandezas fundamentais caractersticas do sistema (por exemplo, relacionar o padro de consumo com custo de gua ou gs) e analisar modelos custo/consumo de energia considerando diferentes tarifrios de modo a minimizar os custos.

II

Desenvolver formas de prospeco e negociao com as vrias entidades Relacionar os momentos programados para as revises em funo do envolvidas, como modo de obter um bom servio em termos de custo x tipo de trabalho executado, dos tipos de equipamento e das exigncias de qualidade. segurana (automvel, tractor, avio, etc.). Relacionar a forma como o mercado e o conhecimento se interligam em contextos de interaco social, como fenmeno especfico da modernidade reflexiva e capitalista. Argumentar recorrendo a linguagem tcnica adequada, as condies de garantia, reparao e assistncia de equipamentos.

III

[NG1] DR4 Transformaes e Evolues Tcnicas (TET)


Sociedade Identificar mudanas nos padres de utilizao no transporte pblico e privado (por exemplo, o aumento do uso do automvel privado). I Tecnologia Cincia Identificar diferentes meios de propulso utilizados ao longo dos tempos Tipo I Identificar com preciso as caractersticas dos movimentos: em transportes pblicos ou privados na terra, na gua e no ar. rectilneos uniformes, acelerados e circulares (por exemplo, automvel a velocidade constante, automvel a travar e automvel a dar uma curva), assim como a noo de taxa de variao mdia e instantnea. Compreender os avanos tecnolgicos associados ao aparecimento e ao desenvolvimento dos diferentes meios de propulso, explicitando o princpio bsico de funcionamento de cada um deles (por exemplo, bicicleta e moto, barco a motor e vela, fogueto e avio, etc.). Relacionar a evoluo presente e futura dos sistemas de propulso com a necessidade de obter melhores desempenhos, menores nveis de poluio ambiental, etc. Aplicar as definies de posio, velocidade, acelerao, fora, fora centrifuga e fora de atrito descrio dos movimentos relacionando-as atravs da noo de derivada.

II

Explorar a evoluo dos meios de transportes com novas oportunidades e novos problemas das sociedades contemporneas (por exemplo a utilizao do metropolitano nos contextos urbanos). Compreender consequncias sociais da evoluo dos transportes, em particular, na mutao das relaes entre os espaos (por exemplo, os processos de apropriao local de fenmenos globais: glocalizao).

III

Reconhecer o papel das vrias grandezas fsicas na descrio dos movimentos reais (por exemplo, explicitando a necessidade de existir atrito para o movimento e travagem de um automvel ou relev nas curvas da estrada que contraria a fora centrfuga) e ser capaz de, perante diferentes taxas de variao mdia, decidir quais os movimentos mais acelerados e mais retardados.

NG 2 Sistemas Ambientais
[NG2] DR1 Consumo e Eficincia Energtica (CEE)
Sociedade Identificar diferentes modos de conforto trmico (vesturio, braseira, lareira, aquecedor elctrico, aquecimento central, ar condicionado, etc.) no contexto privado de acordo com as classes sociais de pertena ou contextos sociais (urbano/rural). Tecnologia Identificar vrias tcnicas de isolamento, aquecimento e arrefecimento de uma habitao. Cincia Identificar situaes que envolvem diferentes formas de transmisso de calor.

II

Aplicar a contextos sociais diferentes um determinado modo de conforto Recolher informao tcnica de rendimentos de equipamentos diversos e Compreender as caractersticas principais da conduo, da conveco e trmico, por exemplo, em funo das profisses/rendimentos dos condutibilidades trmicas de vrias superfcies existentes numa da radiao. indivduos. habitao, comparando e discutindo as vrias solues. Explorar as relaes sociais existentes entre pertenas sociais, estilos de vida e diferentes modos de conforto trmico no contexto privado (por exemplo, com recurso a modos de poupana energtica em funo das qualificaes dos indivduos), numa perspectiva da melhoria do bem estar individual e da qualidade de vida. Explorar situaes de perdas de calor ou de utilizao de meios de Explorar o efeito da radiao trmica do sol na terra (por exemplo, suporte de aquecimento numa habitao (por exemplo, equacionando e calculando a temperatura mdia de equilbrio superfcie da terra, calculando as perdas de calor atravs de uma parede ou uma janela com discutindo o seu papel na existncia de vida na terra). diferentes caractersticas fsicas, ou o rendimento de mquinas trmicas simples, etc.).

III

[NG2] DR2 Resduos e Reciclagens (RR)


Sociedade Tecnologia Identificar diferentes profisses relacionadas com a recolha e tratamento Identificar resduos biodegradveis, resduos reciclveis e passveis de de lixos. entrega em entidades especializadas (por exemplo, vidro, papel, plsticos, leos, restos de comida, medicamentos, seringas, tintas, metais pesados). Relacionar essas profisses com a estrutura social e atribuir-lhes um Compreender as vantagens da separao selectiva dos resduos. lugar de classe (directores, tcnicos especializados, empregados executantes e trabalhadores no qualificados, por exemplo). Explorar os diferentes modos de articulao entre profisses Equacionar, em actividades produtoras de resduos, as consequncias relacionadas com a recolha e tratamento de lixos e lugares de classe com ambientais relativamente s consequncias sociais. nveis assimtricos de qualificaes, recursos e estatuto social. Cincia Identificar resduos que possam ser utilizados como fonte de produo de energia (por exemplo, bio-gs).

II

Compreender processos de decomposio de alguns tipos de resduos, por microorganismos, e as suas consequncias (fermentao e biodegradao, produo de biogs, etc.). Explorar a partir de base cientfica as vantagens e desvantagens das diversas formas de tratamento e valorizao de resduos slidos urbanos (compostagem, reciclagem, incinerao, aterros sanitrios, etc.).

III

[NG2] DR3 Recursos Naturais (RN)


Sociedade Tecnologia Identificar diferentes instituies que participam na gesto da gua num Identificar as diferentes origens e etapas na utilizao da gua _ determinado municpio, com reas de interveno e poderes especficos. captao, tratamento e distribuio _ em situaes distintas (fornecimento de gua a uma cidade ou vila, gua para rega ou para a indstria, fontanrios e redes privadas, etc.). Cincia Identificar diferentes etapas do ciclo da gua nomeando as suas mudanas de estado fsico.

II

Compreender as relaes e possveis focos de tenso entre as mltiplas Compreender a necessidade de utilizao de tecnologias e materiais Compreender o papel da molcula de H2O nos diferentes estados fsicos instituies que participam na gesto da gua num determinado contexto adequados na utilizao da gua para consumo pblico (barragens, furos, da gua e a sua funo nos seres vivos. (por exemplo, a relao ibrica na gesto da gua). tubagens de distribuio, monitorizao, estaes de tratamento, etc.). Explorar algumas potencialidades e fragilidades dos vrios modelos de gesto da gua: pblicos, privados ou mistos. Explorar a adequao das medidas de gesto da gua s tecnologias disponveis, s necessidades das populaes e a outros usos. Explorar o impacte ambiental resultante de diferentes ocupaes humanas (agricultura, urbanizao e indstria), nos rios e nos lenis de gua (alterao dos solos, inundaes devido a impermeabilizaes, contaminaes).

III

[NG2] DR4 Clima ( C )


Sociedade I Identificar vrios agentes e instituies que participam na emisso e medio dos nveis de dixido de carbono. Explorar o facto de o volume de emisso de CO2 variar consoante os grupos socioprofissionais, as regies/pases e os modos de produo. II Tecnologia Identificar o papel da evoluo tecnolgica na reduo das emisses de CO2 (eficincia energtica das indstrias, edifcios e transportes, energias alternativas, etc.). Compreender as relaes entre evoluo tecnolgica e medidas de preveno e controlo das emisses poluentes para a atmosfera. Cincia Identificar as principais fases no ciclo do carbono (por exemplo, fotossntese, respirao, fixao, etc.) e reconhecer os diferentes tipos de correlao estatstica. Compreender a aco do CO2 na atmosfera e nos oceanos e suas consequncias no equilbrio do ciclo do carbono, relacionar aumento de emisso de CO2 com aumento da temperatura (correlao positiva) e aumento da temperatura com a diminuio das calotes polares (correlao negativa). Explorar as relaes entre clima e concentrao atmosfrica de CO2 (efeito de estufa) ao longo da histria, incluindo a influncia da interferncia humana no ambiente desde a era pr-industrial e fundamentar as concluses recorrendo anlise estatstica para estabelecer correlaes e produzir extrapolaes.

Compreender a introduo de medidas como o poluidor-pagador, no contexto de transio para uma sociedade de risco. III

Explorar a necessidade da progressiva substituio dos combustveis fsseis por energias alternativas no controlo das emisses de CO2.

NG 3 Sade Comportamentos e Instituies


[NG3] DR1 Cuidados Bsicos (CB)
Sociedade Tecnologia Identificar diferentes dietas alimentares consoante as origens e pertenas Identificar mtodos de confeco e conservao de alimentos sociais. diferenciando-os quanto ao tipo de aquecimento utilizado e/ou princpio de conservao (por exemplo, na preparao, cozedura, panela de presso, forno tradicional, forno de microondas, e na conservao, salmoura, frigorfico, congelador, etc.). Compreender a relao entre prticas de sociabilidade especficas e os hbitos alimentares desenvolvidos pelos indivduos em contextos distintos (por exemplo, familiar, profissional, convivial, etc.). Tipo II Compreender que as formas de conservao e preparao dos alimentos podem influenciar as suas propriedades nutricionais (por exemplo, panela de presso/menor destruio de nutrientes termosensveis, sopa/aproveitamento dos nutrientes hidrossolveis, etc.). Cincia Identificar famlias de alimentos em funo dos seus componentes nutricionais, reconhecendo a importncia de utilizar diferentes alimentos.

II

Compreender as funes (reguladoras, plsticas, energticas) dos diferentes tipos de nutrientes (protenas, lpidos, glcidos, vitaminas e sais minerais).

III

Explorar as relaes entre processos culturais e econmicos associados a Explorar o princpio de aquecimento ou de conservao dos Definir planos de alimentao equilibrados, criando refeies diferentes prticas alimentares no quotidiano privado (dieta equipamentos actuais (por exemplo, explicitando o tipo de aquecimento diversificadas, de acordo com a idade, sexo, actividade e clima. mediterrnica, restries culturais, fast food vs slow food). num forno microondas distinguindo a funo do selector de potncia do selector de tempo e distinguindo o tipo de objectos que aquecem no forno de microondas daqueles que no aquecem eficientemente, ou a forma de fazer frio num frigorfico ou congelador, ou o princpio de conservao em salmoura ou ainda a diferena fundamental na cozedura numa panela de presso e numa panela tradicional explicitando a variao da temperatura de cozedura com a presso, etc.).

[NG3] DR2 Riscos e Comportamentos Saudveis (RCS)


Sociedade I Tecnologia Cincia Identificar em contratos de trabalho as clusulas relativas s situaes de Identificar smbolos e sinais relacionados com preveno e segurana no Identificar efeitos no organismo (desvios de coluna, doenas do foro doena profissional. trabalho (qumicos, mecnicos, radiaes, biolgicos, elctricos). respiratrio, desequilbrios emocionais) decorrentes de prticas profissionais. Interpretar as condies dos contratos de trabalho (por exemplo, Compreender as regras de segurana no trabalho, em particular, Compreender as alteraes orgnicas responsveis pelos sinais e salariais, de acidentes de trabalho, de resciso, etc.) relacionando-as com interpretando a informao relativa a procedimentos de interveno em sintomas de doenas profissionais (por exemplo, problemas respiratrios as ocupaes profissionais situaes de emergncia e de manipulao de materiais e equipamentos devido a inalaes). e os vnculos contratuais dos trabalhadores. perigosos. Explorar as diferenas existentes nos sistemas de proteco social Intervir na prestao de primeiros socorros de acordo com os Relacionar factores potenciadores de doenas no trabalho com os (pblico e privado) relativamente aos modos de accionamento e actuao conhecimentos e limites individuais. respectivos factores de proteco (postura, inalao, stress, manipulao em situaes de doena de materiais perigosos). profissional nas vrias categorias socioprofissionais e aprofundar o conhecimento das melhores opes para uma assistncia mais adequada.

II

III

[NG3] DR3 Medicinas e Medicao (MM)


Sociedade Identificar na relao mdico/doente os deveres profissionais da actuao clnica (confidencialidade, permitir o direito a uma segunda opinio, etc.). Tecnologia Identificar a composio, posologia, indicaes e contra-indicaes no folheto informativo de um medicamento. Cincia Identificar os elementos que permitem reconhecer a equivalncia teraputica (princpios activos, composio, concentrao e apresentao), identificando tambm a proporo de princpio activo relativamente aos outros componentes. Reconhecer a equivalncia teraputica entre medicamentos de marca e medicamentos genricos e saber utilizar a relao (quantidade de princpio activo)/dosagem adaptando a segunda a variaes da primeira. Posicionar-se perante a gesto das inovaes farmacuticas, fabrico, comercializao e comparticipao dos medicamentos genricos sabendo distinguir face a dois modelos de comercializao/ comparticipao qual serve melhor os objectivos fixados partida.

II

Optar pela utilizao (ou no) de genricos, explicitando as razes da escolha e evidenciando essa preferncia ao tcnico de sade.

Aplicar rigorosamente medidas de bom uso de teraputicas e medicamentos, interpretando directivas mdicas (receitas, datas de vacinas, preparao para exames mdicos, etc.).

III

Explorar os conflitos de poderes e saberes entre diferentes instituies na Explorar as diferentes classes de medicamentos (anti-pirticos, antipolmica em torno da introduo dos genricos (de marca ou no) face s inflamatrios, antibiticos, anti-depressivos), responsabilidades pelos riscos.

[NG3] DR4 Patologias e Preveno (PP)


Sociedade I Identificar prticas sociais de risco face s doenas sexualmente transmissveis (DST). Compreender a relao entre as DST e as condies de vida de grupos sociais especficos (pobreza, desqualificaes, estilos de vida, etc.). Tecnologia Identificar os modos de transmisso de vrus de DST. Cincia Tipo I Identificar doenas emergentes (por exemplo, sida) e doenas reemergentes (por exemplo, sfilis) e distinguir entre estatstica descritiva e estatstica indutiva. Compreender os princpios de preveno de transmisso de vrus de DST Compreender o papel das mutaes na constante variabilidade dos e aplic-los em diferentes contextos (profissional, familiar, mdico, lazer, agentes causadores de doenas infecciosas e tambm o papel da etc.). estatstica no planeamento de programas de combate/preveno de doenas. Distinguir os procedimentos a adoptar em caso de infeces virais ou bacterianas, reconhecendo as consequncias do mau uso dos antibiticos utilizando informao estatstica para estabelecer correlaes entre factores e doenas a eles associados e para inferir do impacto de medidas no combate a doenas.

II

III

Explorar os diferentes padres de evoluo das DST consoante as fases de Aplicar a situaes imprevistas tcnicas de proteco e desinfeco desenvolvimento das sociedades (por exemplo, comparar os padres de relativas transmisso dos agentes infecciosos (por exemplo, a utilizao infeco na Europa com o continente africano). de saco de plstico como luva ou o uso de sabo e lixvia como desinfectantes).

NG 4 Relaes Econmicas
[NG4] DR1 Oramentos e Impostos (OI)
Sociedade I Identificar diferenas nos rendimentos mdios das famlias consoante as suas actividades profissionais. Compreender as diferentes categorias de rendimentos das famlias e a estrutura de tributao fiscal relacionando-as com as respectivas origens (por exemplo, no caso de declarao IRS: o trabalho por conta de outrem _ A; trabalho independente _ B; predial H; mais-valias G). Explorar diferentes formas de conseguir combater a evaso fiscal com vista a uma maior justia social (por exemplo, cruzamento de dados atravs de sistemas informticos). Tecnologia Identificar diferentes tipos de crdito (consumo, habitao, automvel) e os organismos que os promovem. Compreender as diferentes condies de crdito, comparando taxas de juro efectivas (spread e regras de clculo), prazos de pagamento e benefcios associados. Cincia Identificar despesas e receitas de um oramento familiar. Aplicar rubricas oramentais a novos custos e/ou receitas de acordo com procedimentos contabilsticos elementares.

II

III

Explorar formas de reduo do endividamento das famlias e/ou de Projectar a mdio prazo, atravs de clculos de estimativa de despesas e poupana e investimento mais institucionais (ex: PPR, PPH, PPA) ou mais receitas investimentos familiares com viabilidade financeira. produtivas (ex: abertura de uma empresa, aquisio de uma propriedade).

[NG4] DR2 Empresas, Organizaes e Modelos de Gesto (EOMG)


Sociedade Tecnologia Identificar diferentes elementos num organograma: unidades funcionais, Identificar os diferentes componentes do ordenado de um trabalhador diferenas horizontais e nveis hierrquicos. por conta de outrem (por exemplo, salrio, IRS, subsdio de refeio, contribuies para a segurana social, prmios, etc.). Cincia Identificar com preciso a composio de diferentes empresas em termos de recursos humanos (por exemplo, dimenso das empresas e qualificao dos trabalhadores) e perante um aspecto organizacional identificar as variveis relevantes.

Aplicar a uma dada organizao um esquema organizacional representado atravs de um organograma II

Explorar formas de aperfeioar a estrutura hierrquica de uma organizao (supresso de nveis hierrquicos ou comunicao de unidades funcionais). III

Compreender as diferenas salariais e contributivas entre trabalhadores Compreender necessidades e/ou excedentes em termos de recursos por conta de outrem e trabalhadores independentes. humanos em diferentes empresas e organizaes em funo de inovaes tecnolgicas e/ou de necessidades de produo; o modo como a articulao entre essas variveis afecta a organizao e produo de uma empresa. Aplicar a situaes de contratao de trabalhadores para uma instituio Explorar formas de reestruturao organizacional em termos de recursos as vrias normas do Cdigo Fiscal e do Cdigo do Trabalho, consoante a humanos (reformas antecipadas, reduo de trabalhadores, etc.) e situao do estratgias (reengenharia de processos, downsizing, outsourcing) para trabalhador. melhorar a eficcia e eficincia das instituies, utilizando modelos de programao linear para encontrar situaes optimais.

[NG4] DR3 Sistemas Monetrios e Financeiros (SMF)


Sociedade I Cincia Identificar a inflao como resultado da taxa de crescimento do nvel de preos de um perodo para o outro e identificar taxas de variao da inflao. Tipo II Compreender a interveno de instncias supra-nacionais, como Compreender que os diferentes tipos de moeda - papel-moeda, moeda Compreender as relaes entre a taxa de inflao, o dfice oramental e a UE e o Banco Central Europeu, na valorizao e desvalorizao do Euro. escritural (cheques), cartes de crdito, moeda electrnica (internet) a existncia de uma moeda nica no espao europeu e as circunstncias devem ter em comum certas caractersticas (por exemplo, divisibilidade, em que existe durabilidade, aceitabilidade geral, manuteno de valor e dificuldade de uma acelerao(desacelerao) da inflao. falsificao). Tipo I Identificar a existncia de interaces, entre os sistemas monetrios dos diversos pases a nvel mundial. Explorar como as poupanas ou o consumo individuais podem afectar a Explorar a crescente introduo de sistemas de segurana para validao economia e consequentemente os nveis de bem-estar de uma sociedade. da moeda como resposta cada vez mais alargada acessibilidade de alta tecnologia generalidade da populao (por exemplo, introduzir o chip de segurana em resposta disseminao de leitores de bandas magnticas). Explorar os critrios do pacto de estabilidade e crescimento no contexto da Unio Europeia e sua evoluo, relacionando-os com os desempenhos das economias nacionais, sendo capaz de, usando modelos econmicos/financeiros, estabelecer medidas tendo em vista metas ou diagnosticar causas de desvio relativamente a essas metas. Tecnologia Identificar a moeda como um intermedirio geral de trocas, como unidade de conta (atribui valor s coisas), e como reserva de valor.

II

III

[NG4] DR4 Usos e Gesto do tempo (UGT)


Sociedade Identificar como a durao da jornada de trabalho diria evolui ao longo dos tempos e varia de acordo com as actividades econmicas (por exemplo, agricultura vs industria vs servios, etc.). Tecnologia Identificar diferentes processos e tecnologias de medio do tempo (relgio de sol, estaes do ano, relgio de pndulo, etc.). Cincia Identificar tipos de custos de produo associados ao tempo (tempos de amortizao de equipamentos, tempos de trabalho, tempos de fabrico, tempos de transporte, tempos de armazenamento, etc.) e diferentes modelos lineares associados a esses custos.

II

Relacionar a regulao da jornada de trabalho com lutas sociais, polticas Compreender a evoluo dos processos e tecnologias de medio do pblicas e evolues tecnolgicas. tempo (dos perodos de translao e rotao da Terra _ estaes do ano, dia/noite _ ao perodo do pndulo, ao perodo de oscilao de um cristal de quartzo ao perodo de semi--transformao dos tomos de csio, etc.) e ser capaz de reavaliar a adequao dos modelos e de os adaptar s novas circunstncias. Explorar o sentido das transformaes nas noes sociais de tempo ao longo do processo de industrializao.

Compreender as regras de imputao ao preo de um produto dos custos de produo associados ao tempo e ser capaz de reavaliar a adequao dos modelos e de os adaptar s novas circunstncias.

III

Explorar a relao entre novos processos e tecnologias usados na Relacionar os aumentos de produtividade com a evoluo tcnica e medio dos tempos e o acesso e uso de novos servios (por exemplo, os organizativa suportando-se na anlise de modelos diferenciados de relgios atmicos e a relatividade para implementao do GPS, etc.). eficincia e rentabilidade.

NG 5 Redes de Informao Comunicao


[NG5] DR1 Comunicaes Rdio (CR)
Sociedade Tecnologia Identificar diferentes usos sociais das funcionalidades dos telemveis, por Identificar os componentes principais de um telemvel: antena, ecr de exemplo, consoante as idades dos indivduos (jogos versus agendas). cristais lquidos, teclado, microfone, bateria, etc. Compreender o uso dos telemveis como objectos simblicos de status social. Explorar evolues futuras no uso dos telemveis (por exemplo, biologizao dos equipamentos) e discutir as suas consequncias, positivas e negativas, nas relaes e prticas sociais. III Compreender o telemvel como um equipamento celular, discutindo a relao entre a potncia utilizada e o princpio de funcionamento. Explorar as novas tecnologias de funcionamento do telemvel, distinguindo as potencialidades e limitaes das redes: GSM, GPRS, 3G. Cincia Identificar com preciso a presena de ondas electromagnticas em fenmenos naturais e em aplicaes tecnolgicas (a luz que chega do sol, ou as ondas de rdio e televiso que chegam aos receptores, por exemplo). Compreender as caractersticas gerais das ondas electromagnticas: velocidade de propagao da onda, frequncia, perodo e comprimento de onda. Explorar as relaes fundamentais entre as caractersticas gerais das ondas electromagnticas: frequncia, velocidade de propagao e comprimento de onda; campo E, campo B e direco de propagao; amplitude e intensidade da onda (por exemplo, o comprimento de onda de uma onda electromagntica tanto maior quanto menor for a frequncia; a intensidade da onda proporcional ao quadrado da amplitude; a direco do campo E, do campo B e de propagao so perpendiculares entre si; etc.).

II

[NG5] DR2 Micro e Macroelectrnica (MM)


Sociedade Tecnologia Identificar diferentes prticas sociais relativamente ao computador em Identificar vrias aplicaes informticas e diferentes sistemas operativos contextos profissionais (por exemplo, maior ou menor intensidade de uso (por exemplo, nos sistemas operativos, Windows 2000, Windows XP, consoante as profisses). Linux e nas aplicaes informticas, o Office, o Photoshop, o Winzip, etc.). Relacionar os usos dos computadores com os perfis de literacia e os perfis sociais da populao portuguesa (por exemplo: compreender as diferenas de utilizao entre pessoas mais qualificadas e menos qualificadas ou por idades). Compreender as vantagens e desvantagens de vrios programas e sistemas operativos para a realizao de determinadas funes (por exemplo, utilizar o Word para processamento de texto e no o Notepad, reconhecer o Photoshop como ideal para tratamento de imagem e fotografia, nomear o Adobe Acrobat como o formato de criao de documentos com elevada portabilidade, etc.). Relacionar a produtividade informtica com a evoluo tecnolgica das aplicaes e a crescente capacidade de clculo, memria e armazenamento em disco (por exemplo, a gravao vdeo com qualidade, a manipulao de som digital, etc.). Cincia Identificar com preciso caractersticas diferentes nos monitores dos computadores (por exemplo, dimenso, peso, brilho, contraste, definio, ngulo de viso, consumo, etc.), assim como o sistema de representao binrio. Compreender o princpio de funcionamento de um monitor CRT (tubo de raios catdicos) e de um TFT-LCD (ecr plano cristais lquidos com transstores de filme fino) (por exemplo, que o CRT um ecr de emisso e o TFT-LCD de transmisso, etc.) e a aritmtica binria.

II

III

Explorar mecanismos formais e informais de aquisio de competncias em TIC como forma de insero ou reconverso profissional (por exemplo, auto-formao, apoio de familiares e colegas de trabalho, aces de formao profissional em TIC, cursos ps--laborais, ensino recorrente para adultos).

Relacionar o modo de funcionamento de um CRT com fenmenos de emisso termo- -inica, acelerao e focagem de feixe de electres por campos elctricos e magnticos, fluorescncia estimulada por feixe de electres, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenmenos de polarizao de luz, alterao da polarizao de luz por cristais lquidos em campos elctricos, fabricao de matrizes de transstores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binrio operaes lgico-aritmticas.

[NG5] DR3 Media e Informao (MI)


Sociedade I Tecnologia Cincia Identificar os principais meios de comunicao de massas nas sociedades Identificar o papel do satlite nas comunicaes como receptor e emissor Identificar o papel do prime-time como um momento especfico de contemporneas. de mensagens entre locais fora de linha de vista. divulgao de produtos publicitrios nos media, tendo em conta os diferentes pblicos-alvo. Compreender como os mass media combinam, geralmente, uma cultura Compreender a capacidade dos satlites na disseminao pelos mass Compreender os factores que optimizam a produo de uma campanha jornalstica de objectivao e iseno com estratgias de cariz media de informao em grande escala, nomeando algumas das publicitria atravs dos media, tendo em conta, por exemplo, os empresarial e/ou poltico. principais constelaes em rbita. princpios da anlise SWOT (pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaas). Explorar oportunidades de (e desigualdades na) participao Explorar o significado da linguagem tcnica associada aos satlites de Explorar modos de constrangimento e regulao da promoo proporcionada pelos mass media, equacionando o seu papel na comunicao (por exemplo, rbita geostacionria, declinao, publicitria de determinados produtos pelos media, em funo de construo da opinio pblica e da sociedade democrtica. polarizao vertical, horizontal ou circular, transponder, LNB conversor determinados problemas sociais ou de sade ou pblicos-alvo (ex: de frequncias, footprint, etc.). tabagismo, obesidade, medicamentos, pblico infantil, mulheres, entre outros).

II

III

[NG5] DR4 Redes e Tecnologias (RT)


Sociedade I Identificar diferenas da internet relativamente a instrumentos anteriores de comunicao, em particular, os meios de comunicao de massas. Relacionar a informao da Internet com estratgias diferenciadas de diversas entidades e actores que a produzem. Tecnologia Identificar a crescente oferta de redes para a utilizao da Internet com ou sem fios (por exemplo, ISP tradicional, cabo, ADSL, WiFI, etc.). Compreender as tecnologias de funcionamento de uma rede para Internet (protocolos, velocidades, etc.). Cincia Identificar o bit (contraco das palavras dgitos binrios), o byte, o sistema binrio. Compreender a converso do sistema binrio para o sistema decimal (por exemplo, explicitando o significado de se usar uma ligao rede a 512K, 1M, 2M, etc.). Explorar a manipulao, transmisso e armazenamento de informao em cdigo binrio (por exemplo, utilizando o cdigo ASCII para explicitar um nome, ou operando uma adio em lgica de Boole).

II

III

Explorar o efeito da Internet nas configuraes sociais enquanto processo Explorar a instalao de uma rede WiFi num computador porttil e sua especifico de apropriao das tecnologias pelas populaes (por exemplo, configurao de acesso seguro (atravs dos modos WPA e WEP ou da articulao entre redes tecnolgicas e redes sociais). atribuio de nmeros de MAC das mquinas permitidas, por exemplo).

NG 6 Modelos de urbanismo e mobilidade


[NG6] DR1 Construo e Arquitectura (CA)
Sociedade Identificar diferentes espaos funcionais nos alojamentos das famlias portuguesas em funo de tradies socioculturais (por exemplo, ptios interiores, alpendres, cozinhas, zona social e zona privada, etc.). Tecnologia Identificar diferentes tecnologias utilizadas nos actuais materiais de construo (por exemplo, tintas anti-fungos, isolamento por wallmate e roofmate, paredes e tectos falsos, estruturas de vigas de ao, canalizao de PEX ou de ao inoxidvel, etc.). Compreender a introduo de novos materiais como meio para melhorar as condies de habitabilidade e durabilidade das construes e de diminuio de custos (por exemplo, a introduo do wallmate no isolamento das paredes permite menores amplitudes trmicas da habitao e maior poupana nos custos de aquecimento e consequentemente ambientais, etc.). Cincia Identificar o papel da esttica, soma de foras e de momentos de foras no projecto de estruturas de uma habitao e a noo de vector como conceito fundamental.

II

Compreender apropriaes diferenciadas dos espaos de um alojamento familiar e suas necessidades de remodelao consoante o estilo de vida dos diferentes elementos da famlia (por exemplo, transformar varandas em marquises para escritrios, espaos multifuncionais, etc.).

Compreender o modo de determinar as condies de equilbrio esttico em situaes simples (por exemplo, de uma escada de comprimento, altura e inclinao conhecidas), associando essas condies de equilbrio lgebra de vectores.

III

Explorar modos de integrao de famlias deslocadas de determinado tipo de alojamento para outros contextos sociais (por exemplo: modos de interveno social em bairros de construo social alvo de processos de realojamento).

Explorar o desenvolvimento de novos materiais como resposta a recuperaes inovadoras de edifcios antigos ou a construes de novos edifcios de arquitectura inovadora, com respeito pelos crescentes critrios de segurana ssmica, de isolamento trmico e acstico, ou de incluso de servios (climatizao central, aspirao central, cablagem estruturada, etc.).

Relacionar as propriedades do beto (compresso) e do ferro (extenso) com a sua utilizao na fabricao dos elementos estruturais das construes de beto armado, com nfase no seu papel s cargas e s vibraes. Estimar quantidades de material a usar, em funo das reas e volumes envolvidos, bem como o tipo de material adequado a certas especificidades, como a resistncia ao esforo, por exemplo.

[NG6] DR2 Ruralidade e Urbanidade (RU)


Sociedade Identificar profisses ou ocupaes profissionais relacionadas com a produo agrcola. Tecnologia Identificar produtos qumicos adequados a diversas intervenes (fertilizantes, herbicidas, fungicidas), equipamentos agrcolas e respectivas aplicaes. Cincia Identificar etapas do ciclo do azoto (fixao de azoto pelas leguminosas, incorporao pelas plantas, transferncia para os animais, etc.).

II

Compreender a evoluo recente das actividades econmicas e produtivas em Portugal e relacion-las com a alterao de inseres profissionais e modos de vida das populaes de certas regies (por exemplo: o Alentejo ou a Regio Oeste).

Compreender a adopo de diferentes tcnicas agrcolas em funo de Compreender a aco das bactrias das razes das leguminosas e dos diferentes culturas e ambientes, relacionando algumas prticas agrcolas solos nas reaces de transformao dos compostos azotados. com mecanismos de preveno e reduo de danos por contaminao qumica ou biolgica (por exemplo, rotao de culturas e cultivos mistos, anlise de solos, utilizao correcta dos prazos de tratamento relativamente a colheitas, distncia segura em culturas transgnicas em relao a outras culturas, etc.). Explorar os mecanismos biolgicos de transformao de compostos azotados relacionando-os com a utilizao de estrumes orgnicos e de fertilizantes inorgnicos (por exemplo, degradao da ureia nas pastagens ou nos estrumes e formao de nitritos por aco das bactrias dos solos, etc.).

III

Explorar novos modos de evoluo das actividades agrcolas como factor Explorar a produo de novas agriculturas, tais como agricultura de desenvolvimento regional (por exemplo: a agricultura biolgica ou biolgica, produtos transgnicos e/ou geneticamente modificados, tendo culturas de produtos tradicionais que entram nas quotas da Poltica em conta vantagens e inconvenientes. Agrcola Comum da Unio Europeia).

[NG6] DR3 Administrao, segurana e territrio (AST)


Sociedade Identificar diferentes instituies que regulam a rede rodoviria nacional (por exemplo, Direco-Geral de Viao, Instituto das Estradas de Portugal, Brigada de Trnsito, concessionrios de explorao das autoestradas, etc.). Compreender como as diferentes instituies tm poderes, campos de actuao e modos de regulao distintos (por exemplo, preveno rodoviria, construo e sinalizao de estradas, formulao do cdigo de estrada, medidas de coao, etc.). Tecnologia Identificar vrias tcnicas de vigilncia, sinalizao e segurana rodovirias de base tecnolgica. Cincia Identificar diferentes solues rodovirias para regulao de fluxos de trfego recorrendo a grafos e a caminhos ao longo de grafos.

II

Compreender o princpio de funcionamento de equipamento de apoio ao sistema rodovirio (por exemplo, descrevendo o princpio de efeito Doppler utilizado nos radares da polcia, a deteco de um automvel por um anel indutor no solo, o sistema de deteco de lcool no sangue conhecido vulgarmente como o balo, etc.).

Compreender a funo de diferentes solues rodovirias na gesto de fluxos, modos de conduo, segurana, etc. (por exemplo uma rotunda, diminui a velocidade automvel e regula a distribuio do trfego de uma forma participada) e compreender que num grafo a escolha de caminhos no aleatria. Explorar as alteraes rodovirias com base em teoria de trfego para a facilitao do fluxo de trfego em diferentes momentos do dia (por exemplo, a substituio de cruzamentos por rotundas, a gesto dos tempos dos semforos, etc.). Decidir entre vrios modelos de grafos quais os que apresentam fluxos optimais.

III

Explorar a relao entre o desenvolvimento da rede rodoviria e a Explorar a necessidade das instituies com poderes de coao transformao da densidade e aglomerao populacional dos territrios. procederem regularmente calibrao do equipamento de medida com recurso a laboratrios de metrologia creditados.

[NG6] DR4 Mobilidades locais e globais (MLG)


Sociedade I II Identificar fluxos migratrios importantes (de entrada e sada) verificados em Portugal no sculo XX. Relacionar esses fluxos migratrios com estruturas de oportunidades (econmicas, polticas e culturais) muito assimtricas entre regies e pases. Explorar caractersticas dos plos de atraco de populao (regies em expanso) e dos plos de repulso (regies deprimidas). Tecnologia Identificar os meios de transporte utilizados nas migraes ao longo dos tempos. Compreender as alteraes dos custos e tempos de transporte na estrutura das migraes (locais de origem, perodos de retorno a casa, etc.). Explorar a relao entre a evoluo dos meios de transporte, as evolues tecnolgicas e as configuraes das migraes efectuadas (por exemplo, as alteraes nos casos das migraes sazonais entre pases). Cincia Identificar espcies migratrias no reino animal. Relacionar essas migraes com dinmicas do ecossistema (climticas, recursos alimentares, reproduo, etc.). Explorar formas de interveno humana que alterando o equilbrio do ecossistema interferem nos processos migratrios.

III

NG 7 Sociedade, Tecnologia e Cincia - Fundamentos


[NG7] DR1 O Elemento ( E )
Sociedade I Identificar a diversidade de caractersticas individuais dos elementos que compem uma sociedade, a partir de variveis como o sexo, a idade, a etnia ou a escolaridade. Aplicar a contextos de diversidade sociocultural (por exemplo, constitudos por pessoas de diferentes etnias) princpios de igualdade e tolerncia entre os indivduos com diferentes caractersticas sociais, compreendendo o conceito de aco social. Tecnologia Identificar contextos de utilizao de anlises de DNA (por exemplo, em criminologia, anlises de paternidade ou em doenas hereditrias). Cincia Identificar o DNA como a chave do patrimnio gentico dos seres vivos em geral, relacionando a variedade biolgica com aspectos da teoria combinatria. Compreender a anlise de DNA em termos de sequncia de constituintes Relacionar os constituintes e a estrutura da molcula de DNA com a bsicos, como processo de identificao nica de seres humanos, transferncia da informao gentica e manuteno das caractersticas realizada a partir de diferentes suportes (cabelo, sangue, saliva, etc.). hereditrias (por exemplo, papel das 4 bases azotadas como letras do cdigo a ser transcrito e traduzido); compreender que com quatro bases se obtm um sistema de codificao e representao muito rico. Explorar o papel das mutaes genticas na gerao de diferenas e na evoluo e adaptao do homem e utilizar a Teoria das Probabilidades para estabelecer a probabilidade de um descendente possuir uma determinada caracterstica.

II

III

Explorar modos de integrao no colectivo de indivduos em situaes de Explorar as potencialidades do conhecimento da sequenciao gentica excluso social ou alvo de discriminao por serem portadores de na determinao de paternidades, doenas hereditrias, etc. caractersticas especficas (ex: idosos, indivduos portadores de deficincia, ex-reclusos, toxicodependentes, etc.).

[NG7] DR2 Processos e Mtodos Cientficos (PMC)


Sociedade Sociedade Identificar tcnicas ou procedimentos de recolha de informao em cincias sociais (por exemplo, inquritos por questionrio, entrevistas individuais e de grupo, observao directa e/ou participante, etc.). Compreender a opo por uma determinada tcnica ou processo de recolha de informao em funo de objectivos e de um quadro terico pr-definido. Tecnologia Identificar o papel da experincia na utilizao de equipamentos tcnicos, e a vantagem de haver uma maior compreenso dos processos em jogo para se conseguir procedimentos mais eficientes. Interpretar resultados de experincias controladas na utilizao de equipamentos face aos procedimentos tcnicos aconselhados. Cincia Identificar a teoria, a experincia e a modelao matemtica como componentes do processo cientfico (por exemplo, a queda de corpos de diferentes massas mas com volumes e reas semelhantes simultnea). Compreender o papel da experincia na motivao dos princpios tericos bem como na sua verificao ou infirmao (por exemplo: experincia que verificou a produo de ondas electromagnticas) e o papel dos modelos matemticos na antecipao de novos factos.

II

III

Explorar modos de actuao em contextos profissionais vrios com base em procedimentos cientficos como forma de melhorar a eficcia e a eficincia das organizaes (por exemplo, enquadrar actuaes fundamentadas em modelos previamente testados).

Explorar as relaes entre teoria e experimentao que esto na base do Explorar a utilizao da teoria e da experincia como competncias de desenvolvimento tecnolgico, considerando um caso concreto (por base no trabalho cientfico adequando-as permanentemente a novas exemplo, aparelhagem electrnica). situaes, sendo capaz de modificar modelos de modo a acomodar novos dados experimentais.

[NG7] DR3 Cincia e Controvrsias Pblicas (CCP)


Sociedade I Identificar a diversidade de actores e valores presentes na controvrsia pblica em torno da co-incenerao. Reconhecer a presena crescente da cincia e dos cientistas nessa controvrsias, bem como o uso recursivo do conhecimento cientfico por outros actores envolvidos. Explorar relaes diferenciadas com a cincia de actores e instituies vrias de acordo com as suas posies ideolgicas e tradies culturais. Tecnologia Cincia Identificar os processos tecnolgicos associados eliminao de resduos Identificar argumentos de ndole cientfica que esto na base de txicos (por exemplo, exportao, co-incenerao, etc.). diferentes pontos de vista sobre a co-incenerao. Compreender os prs e os contras das diferentes tecnologias num debate Compreender que a argumentao cientfica utilizada no suficiente pblico. para justificar os pontos de vista em jogo. Explorar as limitaes tecnolgicas e os possveis desenvolvimentos na implementao de solues mais convenientes. Explorar a utilizao da cincia pelos poderes em geral, como argumento de validao dos diferentes pontos de vista.

II

III

[NG7] DR4 Leis e Modelos Cientficos (LMC)


Sociedade I Identificar diferentes modelos de sociedade e suas principais caractersticas. Relacionar as transies dos modelos de sociedade com processos tecnolgicos, econmicos, culturais e polticos. Tecnologia Identificar diferentes estdios de evoluo tecnolgica na nossa capacidade de entender o Universo. Cincia Reconhecer que o Universo no esttico e est em evoluo, mas que s a invarincia de certos padres fsico-matemticos torna o universo compreensvel. Compreender a relao entre evoluo tecnolgica na capacidade Compreender as condies que permitiram a existncia de vida na Terra humana de entender o Universo e a evoluo social (por exemplo, o papel e a sucesso das estaes do ano tendo em conta a dinmica do planeta da mquina a vapor na revoluo industrial, a gua potvel e a sade). na sua orbita. Discutir, no quadro da evoluo e a partir do facto de existir vida na Terra, a possibilidade de existirem outros mundos habitados e a invarincia das leis matemticas nesses mesmos mundos

II

III

Analisar a sociedade como uma rede de agentes, grupos e instituies em Discutir os possveis caminhos de desenvolvimento tecnolgico e permanente interaco. possveis consequncias no desenvolvimento social.

You might also like