You are on page 1of 63

2

Consumo de gua
Peter B. Cheung, Asher Kiperstok, Eduardo Cohim, Wolney Castilho Alves, Luiz S. Philippi, Luciano Zanella, Narumi Abe, Heber P. Gomes, Benedito C. da Silva, Mnica Pertel, Ricardo Franci Gonalves

Neste captulo so abordados conceitos relativos aos usos da gua sob o pano de fundo da sustentabilidade ambiental, considerados os mbitos do edifcio e dos sistemas pblicos de abastecimento do meio urbano. Apresentam-se diretrizes e linhas de ao sob as quais a conservao de gua e da energia a ela associada podem ser exploradas, mostrando-se os parmetros mais relevantes. So apresentados dados bsicos sobre o consumo de gua, exemplos de situaes j analisadas e de experimentos em curso. Tecnologias usadas na conservao de gua e energia so apresentadas em carter preliminar a ttulo de ilustrao. O aprofundamento de conceitos e a descrio de tecnologias encontram-se nos captulos subsequentes.

2.1 Conceitos bsicos e terminologia


O conceito da utilizao racional e integrada dos recursos hdricos, consoante objetivo da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, adotado no presente livro. Entretanto, a integrao abrange campos de aplicao mais especficos, enquadrados na engenharia de recursos hdricos, embora no tenham sido tradicionalmente nela aprofundados. Assim, faz-se necessrio um esforo no sentido de ampliar conceitos e termos de forma harmnica e uniforme. Nesse sentido a uniformizao terminolgica deve ser buscada e, no presente texto, trata-se desse aspecto adotando os conceitos e termos j consagrados no campo dos recursos hdricos adicionados daqueles mais especifi-

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

37

ca e apropriadamente adotados nos campos do saneamento ambiental, do ambiente construdo e de suas edificaes. No que se refere ao gerenciamento dos recursos hdricos, observando os preceitos da gesto integrada, adotam-se trs nveis de abordagem ou interveno, segundo a compartimentao proposta por Oliveira (1999) apud Gonalves (2006) (Figura 2.1). Tradicionalmente a engenharia de recursos hdricos se detm com maior ateno e particularizao ao nvel macro e s quantidades de gua a esse nvel associado, considerando as regies e as bacias hidrogrficas. Quanto aos usos mltiplos, no nvel macro, uma especial importncia dada disponibilidade e demanda segundo os respectivos usos ou grupos de usurios, embora o sistema de gerenciamento por bacia hidrogrfica e respectivos rgos de gesto tenham tornado possvel identificar usurios de forma mais especfica. Nos nveis meso e micro se trabalha usualmente com uma particularizao de fatores ou parmetros mais apropriados a esses nveis. Assim o caso dos servios de saneamento bsico, em que as quantidades e qualidades da gua de um manancial esto especialmente vinculadas ao abastecimento de determinada ocupao urbana. Os regimes de operao de captao, tratamento e distribuio so detalhadamente descritos e calculados. Adicionalmente, as qualidades das guas envolvidas na prestao dos servios de abastecimento e esgotamento sanitrio so igualmente conhecidas em detalhe e monitoradas continuamente. Da mesma forma ocorre no mbito das edificaes, o conhecimento particularizado das estruturas dos sistemas prediais hidrossanitrios e as qualidades das guas envolvidas tm grande importncia, sendo objeto de controle, monitoramento e estudos detalhados.

FONTE: ADAPTADO DE GONALVES, 2006.

Figura 2.1

Aes de gerenciamento de gua

38

CONSUMO DE GUA

Observam-se diferenciaes importantes de terminologia entre os trs nveis de compartimentao de gerenciamento citados. O primeiro deles diz respeito magnitude das quantidades de guas com que cada nvel trabalha, embora esse fator parea ser de mais fcil apreenso e de menor consequncia. Um segundo fator, esse de muito maior importncia, refere-se s qualidades das guas. E, em decorrncia, talvez seja importante introduzir o reconhecimento de que existem guas e no gua e diferentes qualidades dessas guas. Esse reconhecimento parece ser de fundamental importncia no estabelecimento de um entendimento e uma terminologia uniforme, pois, independentemente do nvel de gerenciamento, o objeto central de interesse so essas guas em constante alterao de caractersticas, ou seja, evoluo contnua de particulares qualidades. Diante dessas consideraes, cabe explicitar terminologias e conceitos consagrados ou em fase de consolidao para que o entendimento e as caracterizaes se dem sob bases uniformes. Uso: o emprego do recurso natural gua na execuo de um evento promovido pela ao humana ou a participao desse recurso em fenmeno natural alterado por ao humana. Observe-se que essa definio no se aplica s quantidades de guas empregadas nos usos. A seguir so apresentados alguns poucos exemplos de usos, segundo compartimentos antrpicos particulares, em que se denota a multiplicidade que caracteriza o uso das guas. Em corpos hdricos naturais e construdos: gerao de energia eltrica, navegao (Figura 2.2), piscicultura, aquicultura, lazer, ornamentao e contemplao; no meio rural: irrigao de culturas agrcolas (Figura 2.3) e dessedentao de gado; na edificao industrial: refrigerao, incorporao em produtos, produo de vapor, limpeza de produtos e instalaes, ingesto, preparao de alimentos, banho e demais formas de higiene pessoal e descarga de bacias sanitrias e mictrios; na edificao de uso residencial, tambm chamado de uso domstico: ingesto, preparao de alimentos, banho e demais formas de higiene pessoal, lavagem de roupas, limpeza em geral, descarga de bacias sanitrias (Figura 2.4) e rega; na edificao voltada ao comrcio e servios: limpeza de instalaes, ingesto, preparao de alimentos, banho e demais formas de higiene pessoal e descarga de bacias sanitrias e mictrios;

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

39

no espao pblico do meio urbano: rega de jardins, lavagens de ruas e outros logradouros, lavagem de veculos, balnerios pblicos e ornamentao; nos sistemas pblicos de saneamento: captao e conduo de gua bruta de um manancial, tratamento de gua bruta visando obter a qualidade de gua potvel, conduo de gua potvel por meio das estruturas do sistema de abastecimento pblico, conduo de esgotos (guas residurias) por meio da rede de esgotamento sanitrio, tratamento de guas residurias e disposio de esgotos tratados em corpo receptor natural. O emprego do recurso natural gua pela ao humana pode se estender para ambientes no antropizados. o caso da manuteno de vazo ou a manuteno de parmetros da qualidade da gua de um rio, lago ou represa que podem ser controlados pela ao humana, embora o uso em si seja a proteo de determinado ecossistema, por exemplo. Considera-se que o uso da gua se d pela ao humana direta ou est indiretamente influenciada por esta. Em contextos onde h presena da gua, mas no ocorre a interveno direta ou indireta do homem a definio de uso no se aplica.

Figura 2.2

Uso da gua (navegao) na escala macro (hidrovia TietParan)

Figura 2.3

Uso da gua (irrigao) na escala macro

Brasil (2006) classifica os usos em consuntivo e no consuntivo. Os usos consuntivos referem-se principalmente aos usos urbanos (domstico e pblico), rural (comunidades), agropecurio e industrial. Esses so de particular interesse por consumirem a gua disponvel aos diversos usos. Pode-se depreender que essa classificao trabalha sobre a lgica subjacente de que o uso consuntivo suprime da bacia hidrogrfica considerada determinada quantidade de gua que compunha a disponibilidade superficial de gua.

40

CONSUMO DE GUA

Da esses usos serem considerados de particular interesse, pois diminuiriam a disponibilidade para os diversos usos a que se prestariam. Essa lgica no considera as possibilidades de retorno ou reintegrao total ou parcial das guas bacia hidrogrfica, ou seja, recomposio parcial ou total da disponibilidade, considerados aspectos de qualidade. Esse fato ocorre sob diversas formas, sendo o exemplo mais comum a disposio de efluentes de estaes de tratamento de esgotos em cursos naturais da prpria bacia de onde a gua que os originou foi captada. Os usos no consuntivos referem-se principalmente s atividades de hidroeletricidade, navegao, recreao e lazer, piscicultura e aquicultura. Essas atividades, apesar de no afetarem a disponibilidade quantitativa da gua, podem ter efeitos sobre a qualidade e/ou sobre o regime de vazes do manancial. Cumpre observar que a tradio mais antiga e restrita de gerenciamento de recursos hdricos privilegiava aspectos relativos s quantidades de guas superficiais naturais disponveis, negligenciando o binmio quantidade & qualidade, postura que vem sendo revertida na prtica do gerenciamento das bacias hidrogrficas, segundo o estabelecido na Lei 9433/1997 e nas Resolues Conama 357/2005 e 396/2008. No obstante as consideraes relativas disponibilidade hdrica derivadas dos conceitos de usos consuntivos e no consuntivos, observa-se que a definio de uso aqui adotada no envolve quantidades de guas. A grandeza que mede a quantidade de gua em determinado uso o consumo, conforme se apresenta a seguir.

Figura 2.4

Descarga de vaso sanitrio

Consumo efetivo: a quantidade de gua utilizada na consecuo de determinado uso, frequentemente expressa em termos de volume ou vazo. No consumo efetivo somente se quantifica o volume necessrio para perfazer o uso considerando as condies ditadas pelas circunstncias do momento ou perodo do uso. Entre essas circunstncias destacam-se o tipo e condies das tecnologias disponveis associados ao uso em questo, bem como as condies culturais relativas ao usurio.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

41

Apresentam-se a seguir exemplos genricos do consumo efetivo de gua em usos diversos aludindo ao conceito da definio de consumo efetivo: 6,8 L por descarga de uma bacia sanitria disponvel no mercado brasileiro, sob diversos modelos e marcas e que observe a norma brasileira NBR 15.097/2004; 30 L.pessoa.dia para o banho em chuveiro eltrico com durao de 10 minutos vazo de 0,05 L.s; 0,3 L.m.dia para rega de plantas de um jardim. Trata-se da quantidade necessria e aproveitada pelas plantas em condies especficas de ocupao do solo pelos vegetais e em condies climticas determinadas. O consumo efetivo no considera a permeao pelo solo que no utilizada pelas razes e a evaporao direta da superfcie do solo; 110 L.hab.dia de gua potvel em usos diversos em uma residncia. O nmero corresponde soma dos consumos efetivos desses usos, em termos mdios, por pessoa ao longo do tempo. No esto computadas as perdas por vazamento no sistema predial, por evaporao evitvel ou desperdcios associados negligncia ou deficincia de conhecimento e formao; 3.300 m.ligao.dia de consumo efetivo de gua potvel. Corresponde ao suprimento de quantidade de gua efetivamente consumida em 10.000 ligaes prediais de residncias em centro urbano cujo consumo efetivo per capita mdio de 110 L.hab.dia. Corresponde reproduo do consumo mdio per capita do item anterior em 10.000 residncias. Observe-se que no consumo efetivo no esto computadas as perdas e desperdcios internos do sistema predial, bem como as perdas e os desperdcios no sistema pblico como um todo. Essa forma de partio de consumo, perda e desperdcio no usual no Brasil, na qual os cmputos dessas grandezas so feitos principalmente pelo prestador pblico do servio, mas no pelo usurio do sistema predial. Consideraes mais abrangentes sobre a questo de perdas sero apresentadas em tpico seguinte dessa terminologia; 100 m.s de vazo mdia a ser mantida em determinado rio para permitir navegao, manuteno do ecossistema aqutico associado, pesca e recreao (no considerada a infiltrao e evaporao). possvel agregar caractersticas de eficincia ao consumo efetivo na medida em que uma menor quantidade de gua perfaa as funes necessrias de determinado uso. Pode-se, assim, dizer que a descarga de uma determinada bacia sanitria moderna tem um consumo mais eficiente que uma antiga, pois promove a descarga com as mesmas caractersticas de desempenho, consumindo menos gua.

42

CONSUMO DE GUA

Deve ser esclarecido, no entanto, que a classificao eficiente ou ineficiente, ou ainda a adoo de uma escala ou um grau de eficincia, est condicionada ao uso segundo as circunstncias relativas tecnologia disponvel ou ao comportamento do usurio, entre outras variveis. Dessa forma, o consumo de gua de uma bacia antiga, projetada para ser submetida ao de descarga com 15 L, no pode ser considerado ineficiente se no houver condies de substituio da bacia antiga por uma mais moderna. O banho de chuveiro, por outro lado, um uso que pode ocorrer de forma mais eficiente se o usurio concluir satisfatoriamente o seu banho em menos tempo. Uma considerao mais aprofundada sobre a quantidade necessria e a desejvel exposta no ttulo aspectos quantitativos em escala micro na sequncia deste texto. Perda: a quantidade de gua prevista para a realizao de um ou mais usos, mas que no utilizada devido a deficincias tcnicas, operacionais, econmicas ou de outro tipo. O conceito do termo deve levar em conta o perodo de tempo considerado aceitvel para que a deficincia seja suplantada e possa ser exercida ao visando supresso ou minimizao da perda. A definio deixa implcito que se trata de guas no utilizadas, reconhecidas como pertencentes a essa categoria, mas que no podem ser aproveitadas em um dado perodo, em funo de limitaes ou impossibilidades. Para reforo do conceito implcito na terminologia, poder-se-ia utilizar a expresso perdas inevitveis em dado perodo no qual o agente responsvel pela estrutura fsica no tem condies de corrigir o problema. Exemplos tpicos so os vazamentos conhecidos que no podem ser suprimidos ou minimizados face impossibilidade de acesso, inexistncia de tecnologia adequada, inexistncia ou insuficincia de recursos financeiros, entre outros motivos. H perdas, no entanto, intrnsecas a deficincias tcnicas ou caractersticas tecnolgicas inadequadas. No caso de sistemas prediais o caso mais notvel de tecnologia que provoca perda de gua e energia o sistema de aquecimento central. Em edifcios de apartamento usualmente so sistemas centrais por unidade e em edifcios de uso integrado como hospitais, hotis e outros, o sistema pode ser integralmente centralizado. O ajuste da temperatura da gua nos pontos de uso (chuveiros, torneiras, etc.) de tais sistemas usualmente feito por mistura de gua quente e fria. Ocorre perda por duas razes: primeiro necessrio esperar at que a gua quente chegue ao ponto de mistura e, em segundo lugar, o usurio tem que manobrar os registros de gua quente e fria at que obtenha a vazo e a temperatura desejada. Trata-se, portanto, de tecnologia cuja concepo leva inevitavelmente a perdas e, em muitos casos, dada a impossibilidade de alteraes, poder-se-ia falar em perdas intrnsecas ou inevitveis. o caso de edifcios de aquecimento integralmente centralizado, sem recirculao de gua quente, por exemplo. Em determinadas circunstncias a reformulao do sistema pode ser financeiramente invivel dadas suas propores.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

43

As perdas podem tambm estar incorporadas no uso com consumo de baixa eficincia. O consumo ineficiente, conscientemente praticado, mas que no tem condies de ser alado a uma classificao mais favorvel pode ser classificado como perda. No caso do consumo ineficiente para a descarga de bacia sanitria antiga que no tem possibilidade de ser substituda por uma moderna, h uma perda implcita, numericamente igual diferena de volume necessrio para a descarga entre a bacia antiquada e a moderna. Como mencionado anteriormente, no se estabeleceu no Brasil a prtica de medir e atuar sobre as perdas por vazamentos em edificaes. Trabalhos nesse sentido fazemse necessrios. Em pesquisa realizada sobre residncias em diversos estados dos EUA, DeOreo (1999) chegou a perdas por vazamento de 13,7% do consumo total interno edificao. Na conjuntura brasileira atual as perdas nos sistemas pblicos de abastecimento de gua potvel ganharam maior expresso, embora no na proporo e com a eficcia necessria ao enfrentamento do problema dada a magnitude das perdas conhecidas. A International Water Association (IWA)1 tem procurado classificar e padronizar as perdas de gua pela composio de um balano hdrico, conforme demonstrado pela Figura 2.5. Conceitualmente, as perdas de gua so compostas por duas parcelas: real e aparente. As perdas reais esto associadas parcela de gua que no chega aos consumidores em funo de vazamentos no sistema pblico de abastecimento. Sabe-se que h maior concentrao das perdas de gua ocorrem na distribuio, ou seja, ao longo das redes de distribuio de gua, particularmente nos ramais prediais.

FONTE: ADAPTADO DE FARLEY; TROW (2003)

Figura 2.5

Balano Hdrico

44

CONSUMO DE GUA

Nas diversas estruturas fsicas de escoamento e reservao de sistemas pblicos de abastecimento, da captao ao usurio final, parcela considervel de gua perdida devido a diversos fatores, tais como vazamentos em reservatrios e ao longo das redes de distribuio, lavagem de filtros nas estaes de tratamento de gua e outros (Figura 2.6). Os vazamentos podem se apresentar sob a forma de vazamentos grosseiros Vazamento em reservatrio e inerentes. Os vazamentos grosseiros Figura 2.6 (registro de limpeza) podem ser detectados pela observao dos registros contnuos de vazes e presses de pontos da rede. Sistemas adequadamente instrumentados com essa finalidade tornam mais eficazes as deteces. Vazamentos desse tipo podem tambm ser detectados por indcios como o rebaixamento do pavimento ou a abertura de crateras que so objeto de alerta ou denncia por parte da populao. Podem ser reparados com auxlio de equipamentos de deteco acstica (hastes de escuta e geofones). Mesmo que possvel, o reparo de todos os vazamentos detectveis no isenta as redes de abastecimento das perdas. Isso porque existem os vazamentos inerentes que continuam ocorrendo atravs de registros (Figura 2.6), hidrantes, juntas mal vedadas, tubos perfurados, rachados ou partidos, os quais so imperceptveis aos equipamentos de deteco acstica. As perdas aparentes, tambm denominadas perdas no fsicas, incluem as parcelas de gua que no so contabilizadas em funo dos erros comerciais/gerenciais, das fraudes (ligaes clandestinas) e dos erros de medio (hidrmetros com inclinaes), entre outros. Observa-se que a micromedio a medio realizada nos hidrmetros residncias. Assim, ligaes no micromedidas so aquelas que no dispem de hidrmetro e submedidas so aquelas cujos hidrmetros registram um consumo abaixo do real. Tomando-se por base o Balano Hdrico (Figura 2.5), seguem as definies de seus componentes: volume fornecido ao sistema: volume anual de gua produzido no sistema de abastecimento. Esse volume a parcela principal do clculo do Balano Hdrico;

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

45

consumo autorizado: volume anual medido e/ou no medido fornecido a consumidores cadastrados, ao prprio prestador de servio de saneamento e queles que estejam implcita ou explicitamente autorizados a faz-lo, para usos domsticos, comerciais ou industriais; perdas de gua: volume referente diferena entre volume fornecido ao sistema e consumo autorizado; consumo autorizado faturado: volume que gera receita potencial para prestador de servio de saneamento, correspondente ao somatrio dos volumes constantes nas contas emitidas aos consumidores. Compe-se dos volumes medidos nos hidrmetros e dos volumes estimados nos locais onde no h hidrmetros instalados; consumo autorizado no faturado: volume que no gera receita para o prestador de servios de saneamento, oriundos de usos legtimos de gua no sistema de distribuio. composto de volumes medidos (uso administrativo da prpria companhia e fornecimento a caminhes pipas com controle volumtrico) e volumes no medidos, a estimar, tais como gua utilizada em combate de incndios, rega de espaos pblicos e a gua empregada em algumas atividades operacionais na prestadora de servio de saneamento, como por exemplo, lavagem de reservatrios; perdas reais2: parcela de gua correspondente ao volume perdido durante a lavagem de filtros na estao de tratamento de gua, nos reservatrios (vazamentos e extravasamentos) e ao longo da distribuio (ramais); perdas aparentes: parcela de gua correspondente ao volume de gua consumido, porm no contabilizado pelo prestador de servio de saneamento, decorrente de erros de medio nos hidrmetros e demais tipos de medidores, fraudes, ligaes clandestinas e falhas no cadastro comercial. Nesse caso, a gua efetivamente consumida, porm no faturada; volume faturado: representa a parcela da gua comercializada, traduzida no faturamento do fornecimento de gua ao consumidor. volume no faturado: representa a diferena entre os totais anuais da gua que entra no sistema e do consumo autorizado faturado. Esses volumes incorporam as perdas reais e aparentes, bem como o consumo autorizado no faturado.

46

CONSUMO DE GUA

2.1.1 Desperdcio
O termo desperdcio compreende basicamente as perdas evitveis, ou seja, correspondem claramente negligncia do usurio que no tem conscincia ambiental. Isso pode estar vinculado ao uso propriamente dito ou ao funcionamento geral dos sistemas. Em geral, o desperdcio de gua est associado ao comportamento de uso e por isso mais evidente nos sistemas individuais (edificaes). As parcelas de perdas e desperdcios representam custos para os usurios e para a sociedade, sem aportar benefcios. Portanto sua eliminao ou reduo a nveis razoveis resulta em considerveis benefcios ambientais e econmicos. Considerada essa classificao, a quantidade de gua consumida pode ser expressa pela relao entre as destinaes conforme apresentado na Figura 2.7.

Figura 2.7

Expresso geral do consumo de gua relacionado s perdas e desperdcios

Em geral o desperdcio est associado ao comportamento humano de pessoas, empresas ou rgos pblicos que no tm conscincia sobre o valor da gua, mas pode tambm se enquadrar no campo da negligncia comportamental consciente que no sofre ou que se sobrepe a presses contrrias. Exemplo tpico do desperdcio a quantidade de gua no utilizada quando uma torneira permanece aberta a despeito de a gua no estar sendo utilizada. Tal fato pode ser observado no cotidiano na lavagem de um veculo, quando o usurio simplesmente abandona a mangueira com gua escoando enquanto ensaboa o carro. Comportamentos especficos tambm levam ao desperdcio, como o hbito de abrir o registro do chuveiro eltrico antes de tirar a roupa para o banho. Ocorrem tambm desperdcios associados a deficincias tcnicas ou caractersticas tecnolgicas inadequadas. Um caso comum de deficincia tcnica observado no posicionamento incorreto do tubo de extravasamento de reservatrios de gua quando instalados em nvel inferior ao da tubulao de gua. Esse erro muitas vezes agravado pelo fato de a tubulao de extravasamento ter sua extremidade de sada ligada tubulao de guas pluviais ou de esgoto, tornando o evento despercebido aos usurios do edifcio. A NBR 5626 prev formas adequadas de evitar tais ocorrncias.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

47

2.1.2 Consumo total


a quantidade total de gua aplicada na realizao de determinado uso, sendo expressa pela soma do consumo efetivo, da perda e do desperdcio, conforme destaca a Figura 2.7. Cumpre reforar que essa expresso diz respeito a volumes ou vazes, no entrando no mrito da qualidade da gua. Em princpio as quantidades representadas pela soma e pelas parcelas da expresso dizem respeito gua de uma mesma qualidade. Na verdade a expresso apresentada desenvolveu-se de forma vinculada conservao da gua de abastecimento pblico. , portanto, inapropriada para uma abordagem mais abrangente. Faz-se necessrio explorar as possibilidades de utilizao de guas de qualidades diferenciadas, adequadas a usos especficos, o que exige uma agregao apropriada de quantidades consumidas segundo determinadas qualidades de guas.

2.1.3 Qualidade
So as caractersticas da gua descritas por um conjunto de atributos de natureza fsica, qumica, biolgica e sensorial. Esses atributos podem ser expressos quantitativamente, qualitativamente ou descritos por outras formas. A qualidade da gua pode ser descrita ou estabelecida por lei, portarias, resolues, normas ou por consenso tecnicamente estabelecido. A gua para ingesto, por exemplo, deve ter a qualidade estabelecida pela Portaria 518/2004 do Ministrio da Sade. De forma similar est estabelecida a qualidade da gua usada em hemodilise, na produo de frmacos, para a balneabilidade (contato primrio Resoluo Conama 274), para a utilizao em caldeiras industriais segundo a tecnologia do equipamento e para a classificao de guas naturais superficiais (Resoluo Conama 357/2005), entre outras. importante observar que a descrio da qualidade de guas tende a aumentar segundo usos especficos como consequncia da racionalizao do uso do recurso hdrico medida que cresce a conscincia sobre o valor e os papis especficos que ele joga em contextos bastante diferenciados. Entretanto, diversos usos propostos ou mesmo praticados ainda no contam com qualidade da gua descrita, o que motiva estudos e aes administrativo-legais que, no raro, requerem longo prazo para definio final. Infelizmente as teorias e estruturas definidoras da conservao de gua ainda no conseguiram incorporar integralmente o atributo qualidade das guas. A conceituao relativa conservao equaciona preferencialmente os consumos de gua sem que a associao quantidade e qualidade de gua seja plenamente incorporada teoria conservacionista. Entretanto sabe-se que sob a ptica da sustentabilidade no s a quantidade, mas tambm a qualidade das guas deve ser levada em conta. Essa insuficincia de entendimento e teorizao matria para futuro desenvolvimento.

48

CONSUMO DE GUA

2.1.4 Demanda
A demanda relaciona-se com a quantidade de gua que os consumidores desejam utilizar a uma tarifa pr-definida durante uma unidade de tempo. Pode ser interpretada como procura, o que no necessariamente significa consumo, uma vez que possvel demandar e no consumir. A quantidade de gua que os usurios desejam e podem comprar definida como quantidade demandada. A quantidade demandada depende de variveis que influenciam a deciso de consumo do usurio, sendo as principais o seu preo (tarifa) e a renda do usurio. importante salientar que a demanda sempre influencia a oferta, o que se constitui no ponto central de interesse do gerenciamento dos recursos hdricos. Trata-se de um termo geralmente relacionado s quantidades necessrias previstas para os usos consuntivos da gua, normalmente associado ao nvel macro e meso do gerenciamento. A atuao sob a demanda de gua, no sentido de comprimi-la a nveis racionais, uma das mais importantes ferramentas de otimizao de sistemas de abastecimento. Para BRASIL (2006), as demandas hdricas no Brasil tm sido intensificadas com o crescimento populacional e o desenvolvimento econmico, tanto no que se refere ao aumento das quantidades quanto no que se refere variedade dos usos. Entretanto a relao de causalidade tem sido objeto de discusso quando se levam em conta outras variveis. Esses aspectos so discutidos no Capitulo 6.

2.2 Aspectos quantitativos em escala macro


As ltimas dcadas foram marcadas pelo modelo econmico industrial que gerou uma srie de problemas urbanos, ocasionados principalmente pela desintegrao rural e pela saturao populacional nos centros urbanos. Crescimento populacional acentuado, desigualdades sociais, conflitos regionais e nacionais e impacto das mudanas climticas no ciclo da gua so alguns dos desafios atuais que precisam ser resolvidos com urgncia. Os esforos para caracterizar o volume de gua disponvel (gesto da oferta) no planeta foram ento intensificados. A base de informaes mundial, mantida pela Food and Agricultural Organization (FAO), referente ao balano entre disponibilidade e uso de recursos hdricos de cada nao denominada Aquastat. Nessa base, o Brasil se apresenta como o pas com maior abundncia de recursos hdricos. Os valores de disponibilidade hdrica brasileira, considerando guas superficiais e subterrneas e no levando em conta a degradao ambiental, de 8233 (x109) m.ano. Esse valor corresponde a uma vazo de aproximadamente 261 mil m.s. Segundo estimativas da ANA (2007), a vazo mdia anual dos rios brasileiros (escoamento superficial) era de 179 mil m.s o que corresponde a 12% da disponibilidade mundial de gua doce.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

49

O Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH), aprovado em 2006, o documento oficial brasileiro que define os objetivos estratgicos para: melhoria da disponibilidade hdrica, em termos de quantidade e qualidade; reduo dos conflitos pelo uso da gua; percepo da conservao de gua como valor socioambiental. Alm das informaes poltico-institucionais, nele so encontrados dados referentes situao atual das guas no Brasil. Os valores contidos nesse documento sobre a oferta hdrica brasileira por regio hidrogrfica so resumidos na Tabela 2.2.
Tabela 2.1 > Disponibilidade hdrica mundial
PAS DISPONIBILIDADE HDRICA TOTAL (109 M.ANO)

Brasil Rssia Canad Indonsia China Colmbia Estados Unidos Peru ndia

8233 4507 2902 2838 2830 2132 2071 1913 1908

FONTE: ADAPTADO DO SISTEMA DE INFORMAO GLOBAL DE GUA E AGRICULTURA DA FAO (2003), PLATAFORMA AQUASTAT

Tabela 2.2 > Disponibilidade hdrica no Brasil por bacia hidrogrfica


REGIO HIDROGRFICA VAZO MDIA (M.S) REA (KM)

Parnaba Atlntico Nordeste Atlntico Leste Paraguai Atlntico Nordeste Ocidental So Francisco Atlntico Sudeste Uruguai Atlntico Sul Paran Tocantis-Araguaia Amaznica Brasil
FONTE: ADAPTADO DE BRASIL (2006)

763 Oriental 779 1492 2368 2683 2850 3179 4121 4174 11453 13624 131947 179433

333056 286802 388160 363446 274301 638576 214629 174533 187522 879873 921921 3869953 8532772

50

CONSUMO DE GUA

Um estudo realizado pela ANA (2007), sobre as demandas de recursos hdricos no Brasil, mostrou que a irrigao ainda se encontra como maior uso consuntivo. Para os especialistas que conduziram o referido trabalho, as demandas de gua para os diversos usos consuntivos so classificadas em: vazo de retirada, que corresponde vazo extrada pelo usurio; vazo de retorno, que corresponde parcela da gua extrada que retorna ao manancial; e vazo de consumo, que calculada pela diferena entre as vazes de retirada e de retorno, ou seja, a vazo efetivamente consumida. A Tabela 2.3 apresenta os valores de vazes de retirada, de consumo e de retorno em cada bacia hidrogrfica brasileira. Observa-se que o consumo urbano, objeto de estudo deste captulo, apresenta a maior parcela de retorno (332 m.s). Essas vazes podem ser obtidas da vazo de retirada, multiplicando esta por um coeficiente de retorno determinado para cada tipo de consumo. Em mdia, os coeficientes de retorno usados so em relao aos abastecimentos urbano (0,8), rural (0,5), industrial (0,8). Na irrigao e criao de animais o coeficiente de retorno igual a 0,2. No caso do consumo, a vazo calculada pela diferena entre a vazo de retirada e a vazo de retorno (Figura 2.8).
Tabela 2.3 > Vazes de retirada, consumo, retorno e percentuais
TIPO DE USO RETIRADA (M.S) CONSUMO (M.S) RETORNO (M.S)

Urbano Industrial Rural Animal Irrigao

420 281 40 112 739

88 55 18 89 591

332 226 22 23 148

FONTE: ADAPTADO DE ANA (2007)

FONTE: ADAPTADO DE BRASIL (2006)

Figura 2.8

Distribuio percentual das vazes de retirada no Brasil

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

51

Para alguns especialistas (ROSEGRANT et al., 2002), o crescimento populacional, associado ao aumento da renda per capita, tem aumentado a presso sobre os recursos hdricos, principalmente para irrigao de lavouras com fins de produo de alimentos. certo que isso trar consequncias futuras, principalmente para consumo humano. Esses autores estimam que, em 2025, a demanda para pases em desenvolvimento ser de 162 km e 64 km para pases desenvolvidos.

2.3 Aspectos quantitativos em escala meso


O uso sustentvel da gua, por meio de aes de conservao da disponibilidade hdrica, pode ser obtido com medidas de reduo da demanda. Tradicionalmente, os conflitos que ocorreram sobre uso da gua para abastecimento humano foram solucionados pelo aumento da oferta. Construo de novas fontes de abastecimento e expanses de sistema foram algumas das medidas adotadas, mas ltimas dcadas, observou-se que tais abordagens no eram sustentveis. Para Unesco (2006), o gerenciamento pelo lado da demanda a abordagem mais eficiente e moderna, pois considera reduo do uso excessivo, programas de conservao e de reso da gua, entre outros. importante lembrar que o ciclo urbano da gua, considerando o enfoque tradicional, inicia-se nas fontes de suprimento (superficial ou subterrnea) e termina com a emisso da gua em forma de esgoto (Figura 2.9).

Figura 2.9

Ciclo de uso da gua em meio urbano

52

CONSUMO DE GUA

A Tabela 2.4 apresenta dados do consumo mdio per capita por regies hidrogrficas. Considerando a evoluo do volume de gua produzido ano a ano, verifica-se que: 2002 12,3 bilhes de m de gua; 2003 12,6 bilhes de m de gua (acrscimo de 2,4%); 2004 12,8 bilhes de m de gua (acrscimo de 1,6%); 2005 13,4 bilhes de m de gua (acrscimo de 4,7%); 2006 13,9 bilhes de m de gua (acrscimo de 3,7%); resultando em uma taxa mdia de crescimento anual de 3,3% para o perodo 20032006. Em relao aos sistemas coletivos de abastecimento de gua, segundo dados do Sistema Nacional de Informaes sobre Saneamento (SNIS), o consumo mdio per capita de gua em 2006 foi de 145,1 L.hab.dia, maior que o mesmo consumo em 2003, igual a 142,6 L.hab.dia. Esse valor uma relao entre os volumes produzido e micromedido e a mdia da populao atendida. A Figura 2.10 apresenta um resumo dos dados principais dos sistemas brasileiros.

FONTE: SNIS (2006)

Figura 2.10

Dados referentes aos sistemas brasileiros de abastecimento de gua

Os estudos da demanda de gua urbana so essenciais para o planejamento e gerenciamento dos sistemas urbanos de saneamento, em especial gua e esgoto. Tais estudos servem para identificar aes de mdio e longo prazo as quais servem para elaborar polticas pblicas que tentam induzir mudanas no comportamento de consumo. As demandas para servios de saneamento, principalmente abastecimento de gua, constitui parcela importante dentre as demandas nas diferentes bacias hidrogrficas, embora quantitativamente no represente a maior. Os sistemas coletivos de abastecimento de gua (SDA) so definidos como uma combinao de tubulaes, componentes hidrulicos (bombas e vlvulas) e estruturas hidrulicas (reservatrios e estaes de bombeamento) que so interconectados com propsito de produzir e transportar gua potvel aos consumidores em quantidade satisfatria.

Tabela 2.4 > Consumo mdio de gua per capita nas regies hidrogrficas brasileiras
REA (km) REA(%) POPULAO TOTAL - IBGE 2000 Io22 MDIO

No.

REGIO HIDROGRFICA (NVEL 1)

MUNICPIOS NA BACIA

Existente na bacia (hab.) 3,869,952.50 921,921.20 274,301.10 333,056.00 286,802.20 638,575.90 388,159.80 214,629.40 187,522.30 174,532.50 879,872.60 363,445.50 8,532,771.00 100 16,808,816 1,377,504 169,466,320 4.3 1,910,342 10.3 51,943,966 30.9 1.1 100 2 3,919,299 2.3 2.2 11,772,259 7 2.5 26,872,463 16 4.5 12,472,845 7.4 12,169,932 22,632,735 11,102,138 3,636,922 55,798,949 1,852,453 161,371,821 7.5 13,301,429 7.9 12,631,044 3.4 21,442,974 12.8 20,496,423 3.9 3,716,472 2.2 3,327,496 3.2 5,358,552 3.2 4,464,594 83.3 89.5 95.6 95 97.6 84.2 94.3 92.8 93.3 97 91.7 10.8 7,505,396 4.5 6,529,173 87 45.4 7,872,719 4.7 6,729,962 85.5

(%)

Presente no SNIS para o indicador Io22 hab

% alcanado no SINIS 133.9 138.4 120 207.9 123.5 150.2 124.4 174.4 161 118.9 143.5 144

RH Amaznica

311

RH do Tocantins - Araguaia

457

RH Atlntico Nordeste Ocidental 235

RH do Parnaba

308

RH Atlntico Nordeste Oriental

787

RH do So Francisco

609

RH Atlntico Leste

550

RH Atlntico Sudeste

591

RH Atlntico Sul

467

10

RH do Uruguai

397

11

RH do Paran

1505

12

RH do Paraguai

92

Totais

Recncavo Baiano

Total

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

FONTE: BRASIL (2007) SNIS

53

54

CONSUMO DE GUA

FONTE: ADAPTADO DA NORMA ISO 24512

Figura 2.11

Esquema ilustrativo de um tpico sistema de abastecimento de gua

O sistema convencional de abastecimento (Figura 2.11) composto pelas unidades de captao, aduo, tratamento, reservao e distribuio, dispostas conforme a configurao adotada e especificidades locais das cidades (caractersticas fsicas). A retirada de gua para abastecimento inicia-se nas fontes de captao (superficial ou subterrnea), por meio de sistemas de bombeamento que so responsveis pelo incremento de energia e para que o volume captado chegue at as Estaes de Tratamento de gua (ETA). Esse percurso (captaoETA) denominado sistema adutor e se caracteriza por tubulaes com grandes dimetros, por bombas de alta capacidade e por dispositivos de amortecimento (chamins de equilbrio, vlvulas de alvio). Aps a ETA, a gua segue para os reservatrios de acumulao localizados nos setores de distribuio. Essa infra-estrutura de condutos denominada sistema macro-adutor e se caracteriza pela presena de tubulaes com dimetros mdios (> 300 mm e < 700 mm), reservatrios de armazenamento, estaes elevatrias, macromedidores e outros. Os reservatrios de acumulao (armazenamento) possuem outras finalidades, tais como: regularizar vazes (flutuaes de demanda), equalizar presses no sistema e reservar gua para situaes emergenciais (incndio e falhas). Aps os reservatrios de acumulao, a gua distribuda aos consumidores por meio de sistemas de tubulaes. Esses ltimos sistemas, tambm denominados redes de distribuio de gua, podem ainda contar com reforo de abastecimento por meio de fontes subterrneas que, em alguns casos, injetam gua diretamente ou lanam os volumes nos reservatrios apoiados

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

55

que por sua vez esto interligados com os reservatrios elevados. A distribuio constitui, sempre, a unidade final que conduz a gua aos pontos de consumo, exercendo papel fundamental na manuteno da sade pblica e no combate a incndios.

2.3.1 Perdas em sistemas coletivos de abastecimento de gua


O gerenciamento das perdas deve ser visto como parte da gesto integrada dos recursos hdricos no mbito das unidades de bacia, em que outros usurios, alm dos sistemas de abastecimento de gua, tambm participam como tomadores de gua do sistema natural. Sob a ptica da conservao da gua e como parte de um conjunto de medidas ambientais de longo prazo, o planejamento da oferta e da demanda deve levar em conta as aes de reduo e controle das perdas de gua. Essas aes inserem-se no somente no mbito restrito dos sistemas de abastecimento, mas, sobretudo, no contexto mais amplo da conservao da gua bruta na bacia (MIRANDA, 2002) (Tabela 2.5). A inexistncia de sistemas estanques de abastecimento faz o gerenciamento de perdas de gua se tornar um assunto de alta relevncia. Minimizar os volumes perdidos tornou-se o principal desafio dos prestadores de servios de saneamento. Embora existam vrios fatores que elevam aos elevados ndices de perdas, os aspectos tcnicos/fsicos, relacionados infra-estrutura (idade do sistema, material das tubulaes, qualidade dos medidores), bem como aqueles associados ao gerenciamento so os principais condicionantes. Alm dos prejuzos financeiros (energia, produtos qumicos, faturamento), as perdas de gua afetam o comportamento operacional dos sistemas (rebaixamento do nvel de presso), impactando diretamente os consumidores. Conceitualmente, a perda de gua calculada pela diferena entre o volume total ofertado ao sistema e o volume total faturado (micromedido). Desse total, atribui-se s perdas reais a parcela de gua referente aos vazamentos distribudos (aqueles que no afloram na superfcie) e s perdas aparentes (no fsicas ou comerciais) aquela parcela de gua associada ao volume de gua que no chega aos consumidores devido aos erros de medio nos hidrmetros, s fraudes e a problemas na gesto comercial, dentre outros. A maior dificuldade dos prestadores de servios ento identificar, em cada setor de fornecimento, os volumes de perdas reais e aparentes. Essa informao altamente relevante uma vez que aes de controle e correo so diferenciadas dependendo da caracterstica das perdas. Existem ferramentas gerenciais importantes para que o prestador de servios de saneamento elabore uma estratgia para controle de perdas (plano de controle e ao). necessrio em primeiro lugar seguir algumas etapas para elaborao de uma estratgia para controle de perdas (cheklist das perdas).

56

CONSUMO DE GUA

Tabela 2.5 > Etapas para o desenvolvimento de uma estratgia para controle de perdas (checklist das perdas)
ETAPAS/SOLUO METODOLOGIA

Quanta gua est sendo perdida? Verificarosistemademedio(macroemicro)

Balano hdrico Pitometria,tcnicasparaestimao Procedimentosdecalibraodemedidores Verificaocontnuademedidores Melhorianosprocedimentosdeleitura Auditoria de redes Estudosdevazamentos(reservatriosde armazenamento, sistemas aduo, sistemas de distribuio) Investigaesoperacionais/clientes

ONDE a gua est sendo perdida? Quantificarasperdasreais(vazamentos) Quantificarasperdasaparentes

Por que a gua est sendo perdida? Auditarainfraestruturaeaoperao

Reviso das prticas de operao Investigar:razeshistricase,prticas deficientes

Como melhorar o desempenho do sistema? Reabilitarosistema Projetareplanejarosistema

Desenvolvimento de estratgia Atualizarosregistroshistricosdosistema Setorizarosistema Introduzirmonitoramentodevazamento Identificarcausasdeperdasaparentes Incentivaradetecodevazamentoseos procedimentos de reparo Elaborarplanosdeaodecurto,mdio e longo prazo Procedimentos, treinamento e mobilizao social Treinamento:conscientizao,motivao, transferncia de habilidades e introduo de melhores prticas nas equipes MobilizaoSocial:envolvimentocoma comunidade, programas de conservao da gua e demanda MonitoramentodosPlanosdeAo: introduzir maneiras para monitor-los

Como sustentar o desempenho? Garantirasustentabilidadecomequipeapropriadae estruturas organizacionais

2.3.2 Indicadores de perdas


Os indicadores so cruzamentos de duas ou mais informaes primrias ou variveis que auxiliam o processo de anlise de sistemas de abastecimento de gua. Por meio de indicadores possvel comparar diferentes cenrios em um mesmo sistema ou comparar diferentes sistemas para diversos fins, dentre eles a regulao dos servios. Os indicadores auxiliam na avaliao de eficincia, custos, perdas, investimentos e qualidade, entre outros.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

57

Segundo Magalhes Jnior (2000) apud Miranda (2002), os indicadores so elementos que sinalizam, comunicam, demonstram, indicam e informam sobre uma questo qualquer. Nesse sentido, os indicadores tm vrias caractersticas definidoras: quantificam a informao, tornando seu significado mais aparente; simplificam a informao para facilitar a comunicao; so descritivos, no explicativos; representam um modelo emprico da realidade, no a realidade em si. Um indicador deve, ainda, facilitar a comparao. Para Miranda (2002), os indicadores compem-se de dois grupos: indicadores individuais, nos quais muitos dados so considerados independentemente; e ndices agregados, nos quais um dado engloba vrias informaes, que podem estar representadas por algum indicador individual. A construo dos ndices implica na ponderao dos diversos indicadores que os compem, envolvendo algum juzo de valor (subjetividade). No que se refere gesto ambiental, os indicadores servem para analisar as aes de melhoria em nveis: estratgico, ttico e operacional. Para Duarte et al. (2008), os nveis podem ser assim definidos: estratgico: indicadores de longo prazo que identificam os objetivos globais da organizao e as respectivas metas, normalmente pela gesto de topo; ttico: indicadores mais setoriais que estabelecem as vias para atingir os resultados pretendidos, ou seja, as aes a serem adotadas para o cumprimento dos objetivos estratgicos; operacional: indicadores que estabelecem os programas e as aes a serem desenvolvidas em curto prazo. A Norma ISO 24512, relativa gesto e avaliao do desempenho dos servios de abastecimento de gua, relaciona os objetivos estratgicos deste tipo de atividade, tais como (apud DUARTE, 2008): garantir a proteo da sade pblica; corresponder s solicitaes e s expectativas dos utilizadores do servio; garantir o fornecimento do servio em condies normais e de emergncia; garantir a sustentabilidade da entidade gestora; promover o desenvolvimento sustentvel da comunidade; proteger o ambiente. Em se tratando do problema de perdas, a IWA classifica os indicadores em trs nveis: (1) bsicos: que seriam derivados de informaes tcnicas e gerenciais mnimas, exigveis de todos os servios, indistintamente, (2) intermedirios: que j se apresentam

58

CONSUMO DE GUA

um estgio acima com relao ao conhecimento das perdas reais com indicadores relacionados a condies operacionais e de desempenho hdrico do sistema; e (3) avanados: que so obtidos por meio de informaes-chave mais sofisticadas. A Tabela 2.6 apresenta alguns indicadores de desempenho aplicados ao controle de perdas em sistemas de abastecimento.
Tabela 2.6 > Indicadores de desempenho
INDICADOR NVEL GRUPO UNIDADES RECOMENDADAS

Ineficincia de utilizao dos recursos hdricos Perdas de gua Perdas aparentes Perdas reais ndice de vazamentos na infra-estrutura gua no faturada por volume gua no faturada por custo

N1 N1 N3 N1 N3 N1 N3

Recursos hdricos Operacional Operacional Operacional Operacional Financeiro Financeiro

Perdas reais em % da gua entrada no sistema m.ligao.dia m.ligao.dia L.ligao.dia Relao das perdas reais com as perdas reais mnimas inevitveis Volume de gua no faturado em % da gua entrada no sistema Valor da gua no faturada em % dos custos correntes anuais

O SNIS prope vrios indicadores de desempenho (em torno de 84) com importncia estratgica para a anlise de desempenho do setor saneamento, devendo ser suficientes para destacar aspectos relevantes da oferta, da demanda, das receitas e dos custos dos servios prestados. Tais indicadores so agrupados em: indicadores econmico-financeiros e administrativos; indicadores operacionais gua; indicadores operacionais esgoto; indicadores de balano contbil; e indicadores sobre qualidade dos servios. Um dos indicadores muito utilizados no setor o ndice de Perdas na Distribuio (I049) que relaciona os volumes disponibilizado (produzido) e consumido (micromedido). A gua que disponibilizada e no utilizada constitui uma parcela no contabilizada, que incorpora o conjunto de perdas reais e aparentes no subsistema de distribuio. Os volumes disponibilizados e utilizados so anuais. Para um mesmo sistema de abastecimento, a apurao sistemtica desse indicador mostrar, com certo grau de fidelidade, as tendncias ou a evoluo das perdas na rede de distribuio, constituindo-se em uma ferramenta til para o controle e acompanhamento das perdas.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

59

ndices superiores a 40% representam ms condies do sistema quanto s perdas. Numa condio intermediria estariam os sistemas com ndices de perda entre 40% e 25% e valores abaixo de 25% indicam sistema com bom gerenciamento de perdas. Sabe-se que indicadores percentuais3, embora fceis de calcular, no so muito significativos, pois no avaliam adequadamente o desempenho do sistema de distribuio e sofrem influncia da variao de consumo e da intermitncia. Lambert (2002) prope o abandono deste ndice para uma avaliao tcnica do sistema, aplicando-o apenas para uma avaliao financeira, sendo que o numerador da seria substitudo pelo volume referente s guas No Faturadas em vez de Volume Perdido (Volume Produzido Volume Micromedido). A utilizao de apenas um indicador no suficiente para definir setores estratgicos para programas de combate as perdas de gua no sistema. O ideal que vrios indicadores sejam combinados e que esses forneam uma idia mais representativa do desempenho. Deve-se ainda buscar uma melhor qualidade nas informaes para que indicadores intermedirios e avanados possam ser construdos durante a rotina de trabalho nas prestadoras de servio. Um indicador (I051) que relaciona a diferena entre volume disponibilizado e volume micromedido pelo nmero de ligaes ativas um indicador volumtrico de desempenho. Sua magnitude incorpora as perdas reais e aparentes. Como tende a dar valores muito elevados em reas com baixa ocupao urbana, recomenda-se o uso deste indicador em sistemas que possuem um nmero superior a 20 ligaes.km de rede, valor que ocorre praticamente em todas as reas urbanas. O uso deste indicador tambm aplicvel em reas com densidade de ramais superior a 20 ramais.km. Uma considerao a ser feita sobre este indicador a no-utilizao da varivel presso de operao do sistema para uma comparao de desempenho.

2.4 Metodologias para avaliar as perdas reais vem sistemas coletivos de abastecimento de gua
As perdas reais em sistemas coletivos de abastecimento de gua podem ser estimadas por meio de ensaios de campo ou procedimentos computacionais. A seguir, so descritas duas tcnicas: Mnimas Noturnas e Calibrao de Modelos.

2.4.1 Mtodo das Vazes Mnimas Noturnas


O mtodo das Vazes Mnimas Noturnas baseado na variao dos consumos ao longo do dia e parte do pressuposto que no perodo entre 2h e 4h a demanda mnima

60

CONSUMO DE GUA

e as caixas dgua j esto completas. A vazo registrada (Figura 2.12) nesse perodo, denominado Vazo Mnima Noturna, corresponde ento aos vazamentos.

Figura 2.12

Medidores de vazo (ultrassnico e medidor diferencial/Pitot)

Partindo dessa lgica, a estimao do volume de vazamentos dirios poderia ser obtida pela multiplicao da vazo mnima noturna pelo nmero de horas do dia (24h). Como os vazamentos so sensveis presso, o resultado obtido estaria supervalorizando os volumes dirios pedidos. Para solucionar esse erro, foi criado o Fator Noite/ Dia (FND), que um nmero, dado em horas por dia, que, multiplicado pela Vazo Mnima Noturna, resulta no Volume Mdio Dirio dos Vazamentos, ou seja, as perdas reais mdias. A Equao 2.1 descreve tal afirmao: VDPR = FND x Qmn Equao 2.1

em que FND representa o Fator Noite/Dia dado em h/dia e Qmn a vazo mdia mnima noturna dada em m/h. O FND determinado de um somatrio de medies de presso, ao longo de 24 horas, em um ponto mdio representativo do setor, utilizando a seguinte relao: FND = Pi24h P2h s 4h

( )

N1

Equao 2.2

em que Pi24h representa a mdia das presses ao longo de 24 horas medida de hora em hora, P2h s 4h representa a presso medida na entrada do setor na campanha de mnima noturna das 3h s 4h. Considerando que a vazo de qualquer fluido, atravs de qual-

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

61

quer orifcio, depende da presso a que est submetido este fluido e que, dependendo do tipo de material ou do tipo do vazamento (rachaduras em tubos plsticos, por exemplo), a rea do orifcio tambm pode mudar em funo da presso, o N1 pode ser calculado segundo a relao abaixo: Q1 = Q0

()
P1 P0

N1

Equao 2.3

em que Qo a vazo associada presso P0 e Q1 a vazo final associada presso P1. Para a maior parte dos sistemas de abastecimento, o valor de N1 est entre 0,8 (zero vrgula oito) e 1,15 (um vrgula quinze), ou seja, dentro de uma mdia igual a 1,00. Ensaios realizados em diversos pases chegaram aos seguintes valores para o expoente N1: 0,5 para tubos metlicos e de 1,5 a 2,5 para tubos plsticos (TARDELLI FILHO, 2006). O simples conhecimento do tipo de material do sistema em anlise no serve de referncia para a determinao do fator N1. A priori, N1 igual a um pode nos dar resultados prximos do real; entretanto, sempre que possvel, esse fator deve ser determinado experimentalmente. O procedimento bsico reduzir a presso do sistema de abastecimento a cada 10mca (Figura 2.13), monitorando as vazes de cada presso cujos valores so lanados na Equao 2. Da rea escolhida, devemos conhecer a quantidade de ramais, a extenso da tubulao que compe o sistema e a quantidade de habitantes. O teste para determinao do fator N1 relativamente simples; entretanto vrios cuidados devem ser tomados (GIROL, 2008).

2.4.2 Protocolo para aplicao do Mtodo das Vazes Mnimas Noturnas


Para execuo deste mtodo, preciso seguir algumas recomendaes, tais como: representatividade da rea: a escolha da rea deve ser representativa para todo o sistema;
FONTE: GIROL, 2008

Figura 2.13

Manobras noturnas para estimar o N1

estanqueidade do sistema: h que se garantir que o sistema em estudo seja totalmente fechado, no permitindo contribuio de ou para outro setor de abastecimento;

62

CONSUMO DE GUA

perodo de monitoramento: o teste deve ser efetuado entre duas e quatro horas da madrugada, horrio em que se estima que os consumos noturnos so mnimos e as caixas dgua j esto cheias; perfil dos consumidores: h que se conhecer o perfil dos consumos noturnos especficos, tais como grandes consumidores, indstrias e hospitais. Consumidores com utilizaes excepcionais, estes devem ser monitorados com registradores eletrnicos de vazo, cujo consumo deve ser descontado da vazo de entrada; monitoramento de presso: h que se determinar o ponto mdio de presso do sistema, levando em considerao no a cota mdia, mas o ponto de maior concentrao de ramais ou quaisquer outras singularidades. Sabendo que a probabilidade da existncia de vazamentos muito maior nos ramais, definir o ponto mdio dentro desta referncia nos d a certeza de determinar a mdia das presses atuantes nos vazamentos. Algumas consideraes: a) A escolha da rea deve ser representativa para todo o sistema. b) H que se certificar que o macromedidor instalado na entrada do sistema tenha preciso para registrar pequenos volumes e seja adequado para receber um registrador de vazes. O registrador de vazes (loggers), por sua vez, deve ter capacidade para armazenar os dados necessrios e suficientes para a execuo dos clculos. c) Ao se efetuar as sucessivas redues de presso, h que se verificar a estabilizao da vazo de entrada e da presso do ponto mdio. Dependendo do tamanho da rea, isto ocorre entre 15 e 20 minutos aps a reduo da presso. d) So necessrias pelo menos trs redues de presso para que se possa obter uma boa mdia do fator N1. Essas variaes devem ser de pelo menos 10mca entre uma e outra, ou a variao na vazo ser to pequena que poder que gerar valores significativos para os clculos. e) Se eventualmente o resultado de N1 for negativo, significa que num dado momento do teste houve um consumo significativo em um ponto qualquer que no estava sendo controlado. Para ficar mais claro, se a vazo do macromedidor se mantiver constante ou sofrer uma variao muito pequena, apesar da reduo da presso, esses valores no podero ser considerados. f) A primeira coisa a ser feita uma anlise profunda da coerncia dos dados obtidos.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

63

g) Valores de N1 menores que 0,5 indicam que houve consumo no controlado, e logo no considerado. O propsito do teste determinar o comportamento dos orifcios dos vazamentos; logo, quando se expurgam os consumos legtimos, excepcionais ou no, a vazo resultante deve se referir apenas a esses vazamentos. No caso de no ter havido controle total sobre todos os consumos que possam estar interferindo nos resultados, h que se observar as falhas e repetir o teste. h) Para se determinar o volume consumido neste horrio apenas pela populao, uma das estimativas que se pode adotar de 25 litros por habitante por hora, no horrio compreendido entre 3h e 4h da madrugada. Se j houver estudos neste sentido, adotam-se os valores estudados. Os valores a serem adotados nos clculos, tanto para vazo quanto para presso mdia, devem ser os ltimos obtidos imediatamente antes da variao da presso subseqente. i) Com o conhecimento do fator N1, a vazo de quaisquer vazamentos pode ser calculada com base na presso atuante no local. Pode-se prever o quanto se pode reduzir em volume se as presses forem otimizadas com a atuao de uma VRP. Fornece subsdio para a determinao do fator noite/dia.

2.4.3 Experincia do Prosab na quantificao de perdas por meio das mnimas noturnas
Essa rede de pesquisa aplicou a metodologia acima mencionada em dois sistemas reais de distribuio de gua nos quais so denominados PILOTO 1 (Figura 2.14) e PILOTO 2 (Figura 2.15). Esses sistemas localizam-se nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os estudos realizados em Santa Catarina foram feitos por Girol (2008). A seguir, os dados dos referidos sistemas.

Piloto 1
Populao atendida Extenso total das tubulaes Dimetro das tubulaes Nmero de ligaes (ramais) Volume macromedido Volume micromedido Consumo per capita 2.000 pessoas 6,7 km 20 mm a 100 mm 470 230 m.dia 156 m.hab.dia 78 L.hab.dia

64

CONSUMO DE GUA

Piloto 2
Populao atendida Extenso total das tubulaes Dimetro das tubulaes: Nmero de ligaes (ramais) Volume macromedido Volume micromedido Consumo per capita 5.656 pessoas 9,7 km 50 mm a 150 mm 1414 1085 m.dia 579 m.dia 102 L.hab.dia

A Figura 2.16 mostra os valores observados de vazo e presso durante o procedimento de Mnimas Noturnas realizado no PILOTO 1. Com esses valores, foi possvel estimar os valores mdios de N1 para cada ponto de monitoramento e os respectivos Fatores Noite/Dia. Fazendo uma mdia dos valores encontrados, obteve-se o FND: Fator Noite/Diamdio = 22,96 + 17,26 + 17,13 3 Fator Noite/Diamdio = 19,12 A vazo mnima noturna mdia do PILOTO 1, de acordo com os dados do supervisrio, durante o perodo das 3h s 4h, de 2,8 m/h. Com isso, foi possvel calcular o Volume Dirio de Perdas Reais: VDPR = 19,12 hora.dia x 2,8m3.hora = 53,54m3.dia A Figura 2.17 apresenta as vazes mnimas noturna no setor PILOTO 2. Essas vazes foram monitoradas por meio do medidor de vazo, que utiliza sensor de presso diferencial acoplado a um tubo de Pitot. A Vazo Mnima Noturna Mdia do PILOTO 2 de 6 l.s (21,60 m.h). Com isso, foi possvel calcular o Volume Dirio de Perdas Reais: VDPR = 22,26 hora.dia x 21,60 m3.hora = 480,82m3.dia Comparando os sistemas PILOTO 1 e PILOTO 2 e aplicando o Indicador de Perda Real por Ligao (I051) observa-se que o sistema PILOTO 2 menos eficiente que o sistema PILOTO 1 (Tabela 2.7).
Tabela 2.7 > Estimativa das perdas reais por ligao para os diferentes setores
PILOTO 1 PILOTO 2

114 L.lig.dia

340 L.lig.dia

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

65

Figura 2.14

Modelo de rede do PILOTO 1

Figura 2.15

Modelo de Rede do PILOTO 2

Figura 2.16

Vazo macromedida setor PILOTO 1

2.4.4 Experincia do Prosab na quantificao de perdas por meio da modelagem


O Epanet um software para modelagem de sistemas de abastecimento de gua que pode ser executado em plataforma Windows 95/98/NT/XP. Ele foi desenvolvido pela Diviso de Recursos Hdricos e Sistemas de gua da Agncia de Proteo Ambiental dos EUA. Em termos de aplicao, o Epanet permite realizar simulaes em perodo estendido com objetivo de representar o comportamento hidrulico e da qualidade da gua de sistemas pressurizados de abastecimento de gua.

66

CONSUMO DE GUA

Figura 2.17

Medidor de vazo (diferencial de presso + tubo de Pitot)

Embora a formulao matemtica do Epanet no considere explicitamente as perdas reais, possvel simul-los com artifcios de modelagem, denominados coeficientes emissores, que so correspondentes aos aspersores nos sistemas de irrigao. Esse artifcio de modelagem assume que em cada n do sistema existe um consumo efetivo (calculado pelo mtodo da rea de influncia) mais uma vazo incremental, correspondente ao dispositivo emissor. Os emissores so modelados atravs de uma tubulao fictcia que liga o n a um reservatrio fictcio. A carga hidrulica no reservatrio fictcio passa ento a ser a energia disponvel no n. Assim, o nvel piezomtrico com vazamentos inferior ao nvel sem vazamentos. Atendendo s consideraes anteriormente expostas, a demanda ou consumo (qd ), em cada n, pode ser escrita por: qd = qc + qdl Equao 2.4 em que qd representa a parte do consumo efetivo relativa ao consumido pelos usurios e qdl a parte do consumo relativa aos vazamentos em orifcio ou rupturas ocorridas na rede de distribuio. No Epanet, o termo qdl expresso pela seguinte equao: qdl = Ci (pi) Equao 2.5 em que qdl equivale ao vazamento no n i, p representa a presso no n i e p o expoente da presso, cujo valor assumido no Epanet igual a 0,5, o qual se difere dos valores reportados na literatura por vrios pesquisadores, tais como Goodwin (1980) e Germanopoulos e Jowitt (1989), que usam 1,18, e Lambert et al. (1998), que recomendam o valor de 1,0 para sistemas relativamente com maior extenso. O Epanet estima a vazo da gua em cada tubulao, a presso em cada n, o nvel de gua em cada reservatrio e a concentrao de substncias qumicas ao longo da rede

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

67

durante o perodo de simulao. Em relao qualidade da gua, alm das substncias qumicas, o software determina o tempo de residncia da gua, a fonte e sua trajetria. A quantificao das perdas reais pode ser realizada com o Epanet Calibrator Desktop, que foi desenvolvido pela equipe Prosab (ver descrio detalhada no Captulo 4).

2.4.4 Resultados da quantificao das perdas reais nos sistemas PILOTO pela modelagem
Para quantificar as perdas reais em sistemas de distribuio de gua por meio da modelagem foi necessrio levantar dados de campo. No setor PILOTO 1 (Figura 2.14) foram instalados medidores de presso (Figura 2.19) em alguns locais (Figura 2.18). O setor PILOTO 2 contou com medidores contnuos que foram fixados (Figura 2.20) no sistema. Esses sensores foram montados pela equipe de pesquisa da UFMS e possuem a funo de monitorar e enviar os dados em tempo real por meio de tecnologia GPRS. Os dados so enviados para um servidor localizado laboratrio Resan da UFMS. Esses sensores foram distribudos de maneira uniforme (no comeo, meio e final do setor PILOTO 2) conforme mostrado na Figura 2.21. Os resultados da Tabela 2.8 mostram uma comparao dos resultados obtidos nos setores PILOTO com outros sistemas utilizando mtodos diferenciados de estimao de perdas (Mnimas Noturnas e Modelagem/Calibrao).
Medidor de presso contnuo

FONTE: GIROL (2008)

Figura 2.18

Pontos de monitoramento de presso

FONTE: GIROL (2008)

Figura 2.19

68

CONSUMO DE GUA

Figura 2.20

Sensor de presso em tempo real (GSM)

Figura 2.21

Pontos de monitoramento

Tabela 2.8 > Comparao entre SAA utilizando o ndice de Perdas por Ramal
EMPRESA PERDAS (LITROS/LIGAO/DIA)

Reais ER Ilhus/Embasa SAAE Viosa SAE Ituiutaba Samae So Bento do Sul Copasa Montes Claros Semasa Santo Andr SAAE Sorocaba US Santa Maria/Corsan SAAEG Guaratinguet Samae Caxias do Sul PILOTO PILOTO PILOTO PILOTO 1 1 2 2 - Calibrao Mnimas Noturnas Calibrao Mnimas Noturnas 167 277 158 128 296 203 426 443 318 444 109 114 340 363

Aparentes 239 101 33 95 125 86 169 146 52 129 64 60 18 24

Totais 406 378 191 223 421 289 595 589 370 573 173 174 358 387

2.5 Aspectos quantitativos em escala micro


As projees mundiais da demanda por gua esto sendo dirigidas para seu uso no potvel. Essa premissa parte do pressuposto que o volume necessrio para consumo humano (alimentao, lavagem de alimentos) representa uma pequena parcela do tradicional consumo per capita, adotado no planejamento convencional. O conhecimento do consumo total de gua, desagregado segundo os diversos pontos de utilizao em uma residncia, de fundamental importncia para se saber onde

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

69

devem ser priorizadas as aes de conservao da gua em edificaes. O consumo de gua nessa forma desagregada denomina-se perfil de consumo residencial de gua. Esses usos tm sido denominados tambm usos finais (DEOREO, 2000) para enfatizar que se trata da utilizao no ponto de uso interno residncia como, por exemplo, gua usada para tomar banho de chuveiro, gua usada para lavagem de roupas em tanques e gua para preparao de alimentos. O perfil, na sua forma mais completa, compreende o conhecimento da quantidade e da qualidade consumidas nos usos prediais individualizados, embora os estudos realizados at aqui tenham se referido somente ao perfil de consumo de gua potvel, independentemente do ponto de utilizao. Na presente publicao, entretanto, como resultado dos estudos e experimentos realizados no mbito do Prosab, tm incio os primeiros resultados de consumo levando em conta a qualidade das guas envolvidas. Esses estudos vm preencher uma necessidade bsica considerada a premissa citada no incio desse item e tendo em considerao que no se tem ainda um quadro compreensivo de perfis no Brasil e no mundo. Os exemplos de perfis j estabelecidos (THACKRAY et al. 1978; DeOREO, 2006) mostram que eles so bastante dependentes de fatores culturais que se refletem da forma de construir o edifcio e os sistemas de abastecimento ao comportamento pessoal ditado por hbitos, tradies e religio, entre outras caractersticas. Para a realizao de estudos visando determinao do perfil do consumo considera-se, em carter preliminar, que os seguintes fatores devem ser levados em conta: nmero de habitantes da residncia e tempo de permanncia durante os dias da semana; rea construda e nmero de aparelhos sanitrios disponveis; caractersticas tcnicas do servio pblico e predial de abastecimento com especial ateno para as diferenas entre abastecimento direto e indireto; clima da regio; caractersticas culturais da comunidade; perdas e desperdcios nas instalaes prediais e nos usos; renda familiar; valor da tarifa de gua; estrutura e forma de gerenciamento do sistema de abastecimento. De qualquer forma, percebe-se de imediato que muito importante no transpor ou extrapolar sem bases bastante criteriosas os dados relativos de perfis de consumo de outros pases e outras regies. A importncia do conhecimento do perfil do consumo central,

70

CONSUMO DE GUA

pois descreve o quadro abrangente sobre o qual poder ser elaborado um programa de gerenciamento da gua e energia do edifcio, permitindo estabelecer aes racionalizadas para que a conservao possa ser maximizada, segundo uma viso sistmica. O consumo de gua residencial inclui tanto o uso interno quanto o uso externo s residncias. Para Terpstra (1999), esse consumo pode ser classificado em quatro categorias: higiene pessoal; descarga de banheiros; ingesto; limpeza. As atividades de limpeza e higiene so as principais responsveis pelo consumo interno, enquanto que o externo deve-se irrigao de jardins, lavagem de reas externas, lavagem de veculos, piscinas, entre outros. De acordo com essa classificao, a gua destinada ao consumo humano pode ter dois fins distintos: potveis higiene pessoal, ingesto e preparao de alimentos (usos de gua com rigoroso padro de potabilidade, conforme estabelecido na legislao aplicvel); no potveis lavagem de roupas, carros, caladas, irrigao de jardins, descarga de vasos sanitrios, piscinas, entre outros. Dessa forma, na determinao do perfil de consumo residencial importante considerar tambm as duas classes de usos: potveis e no potveis, ou, numa condio ainda mais aprimorada, determinar a qualidade requerida para a gua em cada uso considerado. O consumo de gua (e/ou de energia) predial decorre de uma srie de aspectos que devem ser analisados visando organizao das aes para sua minimizao. Na Figura 2.22 esses fatores encontram-se representados. O primeiro aspecto aqui considerado diz respeito aos mecanismos de controle do consumo de gua no prdio, que se constitui em requisito fundamental para que os outros aspectos possam ser praticados com racionalidade. Vale a mxima que diz no se controla o que no se conhece. Para que exista controle imprescindvel a medio, que permite que os usurios tenham conhecimento do consumo geral do prdio e, se possvel, como cada um dos outros aspectos a seguir considerados, participam desse. Quanto mais prxima de cada usurio a medio, maior a informao disponvel e, consequentemente, o controle sobre o consumo. O nvel de conscincia do pblico usurio influencia diretamente no padro de racionalidade no consumo,

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

71

mas no se pode esquecer que a cobrana um dos mecanismos mais eficazes para elevar a conscincia. O segundo aspecto (2) se refere ao objeto precpuo do fornecimento de gua: viabilizar o seu uso para atender s necessidades bsicas dos usurios, assim como outros desejos. Esse aspecto aqui denominado de consumo efetivo. Entendem-se aqui como bsicas as necessidades de gua para ingesto, preparo de alimentos e manuteno das condies higinicas para a promoo da sade. Gleick (1996) recomenda o volume de 50 litros de gua por dia para atendimento s necessidades bsicas de uma pessoa adulta (Figura 2.23), incluindo nessa medida 20 litros para descarga de vasos sanitrios, nmero bastante prximo daquele recomendado no captulo XVIII da Agenda 21 (ONU, 2004), que de 40 litros. Na frica do Sul (SWARTZ & OFFRINGA, 2006), para efeito de tarifao, adota-se 25 L.hab.dia para o atendimento s necessidades bsicas. Essas cotas visam ao atendimento das necessidades de higiene, bebida e limpeza, objeto de preocupao tradicional da sade pblica. importante destacar que, dos usos da gua, o que maior impacto causa na sade a lavagem de mos antes das refeies e depois de defecar ou urinar, responsvel pela reduo de at 45% na incidncia de diarrias (ESREY et al., 1991).

Figura 2.22

Consumo total de gua predial

72

CONSUMO DE GUA

Figura 2.23

Valores de referncia sobre o consumo de gua para atender s necessidades bsicas

O consumo efetivo de gua, contudo, no se limita apenas ao atendimento s necessidades bsicas citadas. Deve se considerar que a gua atende tambm a outros desejos dos usurios que no podem ser desconhecidos. Esse consumo de gua aqui denominado de consumo efetivo desejado ou que atende a desejos conscientes do usurio. Para melhor ilustr-lo, consideremos o simples ato de tomar banho num chuveiro. A depender da pessoa, o consumo de gua nessa atividade pode ser menor que 9 litros quando ocorre numa instalao com baixa presso e, conseqentemente, com uma vazo de 3 litros por minuto4. Esse consumo ser atingido se o tempo de uso se limitar a 3 minutos, tempo suficiente para o usurio se molhar, ensaboar e retirar o sabo, desde que no mantenha o chuveiro aberto desnecessariamente. Mas isso exige uma atitude cuidadosa do usurio. Por outro lado, o usurio pode gostar de um banho demorado em funo deste atender a desejos outros que vo alm da higiene corporal. Muitas pessoas usam o banho como forma de relaxamento para ajud-las as enfrentar as situaes de estresse geradas pela vida contempornea. No se poder considerar ilegtimo usar a gua para isso. A diferena entre uso consciente e desperdcio, neste caso, estaria vinculada conscincia do usurio quanto s suas prprias necessidades. Um banho demorado de 15 minutos ou mais, com vazes de 9 litros por minuto5, leva a gastos superiores a 135 litros, acima do consumo per capita dirio de muitas famlias. No quadro 3 da Figura 2.22, representa-se o consumo predial associado ao desperdcio de gua. Esse se relaciona com o consumo no necessrio ou desejado pelo usurio. Esse consumo pode ser provocado pelo usurio ou induzido pelo aparelho. No primeiro caso, decorre da falta de ateno ou desinteresse do prprio usurio quanto ao uso racional da gua (chuveiro aberto enquanto se ensaboa ou da torneira do lavatrio enquanto se escova os dentes). No segundo, independe da vontade do mesmo: ditado pelas caractersticas do aparelho hidrossanitrio utilizado.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

73

Uma descarga de vaso sanitrio de 12 litros representa um desperdcio induzido por um aparelho ultrapassado no seu design, contra o que o usurio pouco tem a fazer, a no ser troc-lo. Sabidamente os vasos sanitrios so mais utilizados para urinar do que defecar. Segundo Vyckers (2002), em termos mdios, tem-se 1 uso dirio para defecar e 4 para urinar. Um vaso que requeira 12 litros por descarga gastaria 60 litros por dias por pessoa. Vasos com duplo acionamento (6 ou 3 litros), se usados corretamente, gastariam 18 litros. Vasos com descarga a vcuo requerem cerca de 1 litro por acionamento, o que resultaria em um consumo dirio de 5 litros. Neste ltimo caso, todavia, ter-se-ia que considerar o alto custo atual desse equipamento e a energia necessria para seu funcionamento, alm de custos adicionais de manuteno. Em estudo financiado pelo fundo de pesquisa da Associao Americana e Sistemas de gua (AWWARF), observou-se que as residncias que utilizavam vaso de descarga reduzida (6 Lpf) o consumo de gua para descarga foi 50% menor que nas que utilizavam vasos comuns (MAYER, DEOREO, 1999). No caso de dar descarga urina, prtica habitual na nossa cultura, mesmo que possa ser considerada indesejvel do ponto de vista do uso racional da gua6, esta pode ser dada com volumes inferiores a 1 litro, representando economia considervel de gua. Os chuveiros, responsveis por um dos maiores ou, em alguns casos, o maior consumo de gua, junto com o vaso sanitrio, tm seu gasto definido pelo produto da vazo pelo tempo de uso. Quanto ao ltimo, o controle cabe inteiramente a uma deciso do usurio, que pode tomar seu banho em 2 ou 20 minutos. Mas o primeiro, a vazo do chuveiro, pode ser melhorada com o uso de arejadores e restritores de vazo que facilitam a reduo para uma vazo de 3 litros.min mantendo a sensao de um volume maior, atendendo dessa forma o desejo de banho de cachoeira de alguns usurios. Os restritores de vazo podem tambm ser usados em torneiras, reduzindo os gastos de gua. Uma torneira de fechamento automtico tem efeitos positivos com usurios que a deixam aberta sem necessidade ou a esquecem aberta ao sair. J com usurios mais conscientes, as vazes e os tempos de fechamento podem produzir resultados indesejados. Considere-se ainda que muitos dos chamados aparelhos economizadores demandam prticas de manuteno mais avanadas, nem sempre acessveis. O caso das caixas de descarga de volume definido, que permitem ao usurio determinar o volume de descarga a ser usado, pode permitir economias superiores s de descarga fixa, mesmo quando estas estiverem associadas a vasos de descarga reduzida (6,8 L por fluxo). Uma ilustrao bastante interessante sobre o hbito do banho na cidade de So Paulo foi obtida pelo instituto Datafolha do jornal Folha de So Paulo, resultante de uma pesquisa que levou em considerao o tempo de banho em chuveiro eltrico, segundo o sexo. Segundo esta pesquisa, os percentuais de tempo de banho podem ser elevados, fato que corrobora indcios sobre o peso significativo do consumo de gua no banho

74

CONSUMO DE GUA

em diversos contextos urbanos brasileiros (Figura 2.24). Uma interpretao de tais resultados pode ser feita adotando como razovel o banho de chuveiro que tenha durao de at 10 minutos7. Nesse caso, 54% dos homens e 44% das mulheres estariam enquadrados nessa faixa. Para permanncia maior que 10 minutos tem-se 46% dos homens e 57% das mulheres. O consumo maior de gua por mulheres foi verificado tambm em medies realizadas pelo IPT em banheiros femininos e masculinos de escritrio da Sabesp em So Paulo. Um exerccio exploratrio e com valores aproximados com base nos dados da Figura 2.24 pode ser feito para tempos de permanncia maiores que 10 minutos, o limite da faixa de tempo considerada razovel. O tempo mdio de permanncia de cada faixa de tempo associado ao percentual da respectiva faixa que usado como peso em uma mdia ponderada. No caso da faixa de tempo maior que 30 minutos, adota-se esse valor como tempo mdio o que minimiza o tempo mdio de permanncia no banho. Os clculos mostram que o tempo mdio de permanncia de mulheres de aproximadamente 21 minutos. No caso dos homens os clculos levam a um tempo mdio de banho de 19,6 minutos. Com esses valores de permanncia sob o chuveiro possvel aquilatar a proporo de gua usada no banho por pessoas que tomam banho de mais de 10 minutos de durao. Considerando banhos em chuveiro com vazo de 3 L.min, tem-se um consumo de gua de 63 L no banho dirio das mulheres e de aproximadamente 59 L no caso dos homens. J se a vazo do chuveiro alcanar o limite mximo previsto na norma brasileira de desempenho de edificaes residenciais8 de at 5 andares, ou seja, 9 L.min, o banho dirio consumiria, respectivamente, 189 L e 176 L de gua. Na Figura 2.22, representa-se o consumo predial associado ao desperdcio de gua. Este se relaciona com o consumo no necessrio ou desejado pelo usurio. Pode ser provocado pelo usurio ou induzido pelo aparelho. No primeiro caso, decorre da falta de ateno ou desinteresse do prprio usurio quanto ao uso racional da gua (chuveiro aberto enquanto se ensaboa ou da torneira do lavatrio enquanto se escova os dentes). No segundo, independe da vontade dele, ditado pelas caractersticas do aparelho hidro-sanitrio utilizado. Uma descarga de vaso sanitrio de 12 litros representa um desperdcio induzido por um aparelho ultrapassado no seu design, contra o que o usurio pouco tem a fazer, a no ser troc-lo. Deve ser atentado o fato comprovado de que os vasos sanitrios so mais utilizados para urinar do que defecar, verificando-se, em termos mdios, 1 uso dirio para defecar e 4 para urinar (VYCKERS, 2002). Um vaso que requeira 12 litros por descarga gastaria 60 litros por dias por pessoa. Vasos com duplo acionamento (6 ou 3 litros), se usados corretamente, gastariam 18 litros. Vasos com descarga a vcuo requerem cerca

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

75

de 1 litro por acionamento, o que resultaria em um consumo dirio de 5 litros. Neste ltimo caso, todavia, ter-se-ia que considerar o alto custo atual desse equipamento e a energia necessria para seu funcionamento, alm de custos adicionais de manuteno.

Figura 2.24

Tempo de permanncia no banho de chuveiro na cidade de So Paulo, segundo o sexo e outros resultados.

76

CONSUMO DE GUA

O quarto aspecto de difcil quantificao para efeito de programas de racionalizao do uso da gua e se refere s perdas fsicas nas instalaes provocadas por vazamentos, sejam estes visveis ou no. O porte e a freqncia dessas perdas se relacionam com dois fatores principais: as caractersticas das instalaes, tubulaes, peas hidrulicas e aparelhos, incluindo a presso hidrulica a que estas se encontram submetidas, e a qualidade da manuteno dada a elas, incluindo a rapidez da descoberta de vazamentos e o tempo que tomam para serem sanados. No existem muitos estudos com medio da parcela referente a vazamentos intraprediais; entretanto, o que foi realizado para a AWWARF (MAYER, DEOREO, 1999), abrangendo 1188 residncias em 12 cidades americanas, mostrou um percentual de 13,7% para vazamentos. Para instituies e edifcios comerciais, a constituio de equipes de manuteno treinadas para manuteno preventiva e corretiva no deveria representar problema, o que no necessariamente realidade. J pensar nisso em casas e prdios habitacionais requer proposies mais inovadoras. Alguns avanos podem ser dados na construo dos prdios com dispositivos que facilitem a identificao de vazamentos e seus reparos, tais como extravasores aparentes de reservatrios e shafts. Esta ltima considerao nos remete ao prprio projeto dos prdios, aspectos construtivos e de reformas prediais. Em ltima instncia prpria normatizao da construo civil. O quinto aspecto a qualidade ambiental do prdio, definida aqui como a soma de atributos que permitem ou favorecem um uso mais racional da gua, incluindo a captao direta de guas de chuva e outras fontes alternativas com menor encargo energtico e ambiental, sistemas segregados de instalaes hidrulico-sanitrias, visando facilitar o reso da gua com qualidade adequada para usos no potveis. Para concluir a discusso dos aspectos que compem o consumo de gua predial convm retomar aquele que se refere ao controle, medio e tarifao do consumo. Esse aspecto perpassa e se coloca em todos os anteriores, sendo fundamental para a gesto do consumo de gua e a definio da demanda atual e futura.

2.5.1 Design de banheiros pblicos e sua influncia no consumo de gua


O design dos banheiros e dos aparelhos hidrossanitrios nele utilizados influenciam de forma significativa o consumo de gua de prdios pblicos. Para investigar essa hiptese e identificar o nvel de influncia que esses fatores exercem no consumo de gua predial, a UFBA vem realizando levantamentos na Escola Politcnica e em instalaes aeroporturias.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

77

Os resultados at o momento obtidos, mesmo que ainda no completamente conclusivos, permitem alguns desenvolvimentos que podem contribuir com a racionalizao do consumo de gua nessas edificaes, assim como com o aproveitamento da urina humana como fonte de nitrognio orgnico para a produo vegetal. Entre as concluses obtidas destaca-se a confirmao que os banheiros de prdios pblicos so utilizados, principalmente, para o atendimento necessidade fisiolgica de urinar. Para este atendimento, o uso de mictrios, relativamente ao de vasos sanitrios, permite tanto uma reduo muito grande do consumo de gua quanto a obteno de um efluente concentrado, mais facilmente aproveitvel como fonte de nutrientes. Na Escola Politcnica da UFBA, para cada cem visitas aos banheiros femininos, 69 se destinam a urinar, 21 a defecar e 10 ao uso exclusivo da pia (Figura 2.25). No caso dos banheiros masculinos a preferncia por urinar maior ainda (Figura 2.26).

Figura 2.25

Utilizao dos sanitrios femininos na EPUFBA

Figura 2.26

Utilizao dos sanitrios masculinos na EPUFBA

Esses resultados foram obtidos por enquete utilizando painis com computadores localizados na sada dos banheiros. Para os banheiros femininos foram computadas, entre agosto e outubro de 2008, 1631 respostas e, para os masculinos, 3191. J na unidade aeroporturia investigada, em junho de 2008, foram entrevistados na sala de embarque 182 passageiros masculinos e 142 do sexo feminino. Os entrevistados, ao todo, tinham utilizado 786 vezes aparelhos sanitrios. Desses, apenas 2% foram aos vasos sanitrios para defecar. Os aparelhos para urinar (vasos e mictrios) foram procurados 88% das vezes. Chama a ateno que nos banheiros masculinos pesquisados (Figura 2.27) o nmero de vasos sanitrios , em nmero, maior que o de mictrios. Pode-se dizer que o

78

CONSUMO DE GUA

design dos banheiros masculinos incentiva o uso dos vasos sanitrios, seja pela disponibilidade de vasos em relao demanda pelo uso para defecar, seja pela privacidade oferecida pelos mictrios. Essa foi uma das principais razes que os respondentes apontaram para procurar o vaso sanitrio para urinar. Na EPUFBA, 61% dos usos dos vasos sanitrios so destinados a urinar. No aeroporto esse nmero sobe para 85%. Considerando que uma descarga de vaso sanitrio pode representar um consumo 40 vezes maior de gua do que a de um mictrio, pode-se apreciar uma considervel reduo de consumo por meio de novas concepes (design) dos sanitrios masculinos. No caso dos banheiros femininos, o problema ainda maior pelo fato de no se utilizarem ainda no pas mictrios femininos. Esse um problema que requer uma discusso mais ampla j que, na situao atual, o pblico feminino obrigado a usar um aparelho inadequado para urinar (Figuras 2.28 e 2.29), o que o obriga a um esforo adicional ao evitar o contato com o aparelho. A instalao de descargas do tipo duplo (3 L para lquidos e 6 L para slidos) de certa forma aponta para alternativas mais racionais do uso da gua que podem ser sensivelmente melhoradas com uma maior utilizao de mictrios masculinos e femininos ou com vasos sanitrios segregadores. Esses equipamentos permitem ainda o aproveitamento da urina, ao separ-la do contato com as fezes. O aproveitamento da urina agrega grandes economias energticas, conforme discutido no captulo 6. A sua captao em reas urbanas facilitada pelo fato de hoje se praticar uma segregao natural entre as funes defecar e urinar em relao aos pontos onde estas se do na cidade. Os dados que comeam a ser levantados apontam para uma preferncia pela funo defecar nas residncias dos usurios e uma relativa maior possibilidade de produo de urina humana nos locais de trabalho e lazer. Em estudo financiado pelo fundo de pesquisa da Associao Americana e Sistemas de gua (AWWARF), observou-se que as residncias que utilizavam vaso de descarga reduzida (6 litros por descarga) o consumo de gua para descarga foi 50% menor que nas que utilizavam vasos comuns (MAYER, DEOREO, 1999). No caso de se dar descarga urina, prtica habitual no Brasil, mesmo que possa ser considerada indesejvel do ponto de vista do uso racional da gua9, esta pode ser dada com volumes inferiores a 1 litro, representando economia considervel de gua. Os chuveiros, responsveis por um dos maiores ou, em alguns casos, o maior consumo de gua, junto com o vaso sanitrio, tem seu gasto definido pelo produto da vazo pelo tempo de uso. Quanto ao ltimo, o controle cabe inteiramente a uma deciso do usurio, que pode tomar seu banho em 2 ou 20 minutos. Mas o primeiro, a vazo do chuveiro, pode ser melhorada com o uso de equipamentos economizadores.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

79

Figura 2.27

Hidrmetros instalados nos sanitrios da EPUFBA (acima banheiro no modificado, abaixo banheiro modificado)

A parcela referente s perdas de gua de difcil quantificao para efeito de programas de racionalizao de seu uso. Em geral as perdas se encontram nas instalaes e so provocadas por vazamentos, sejam estes visveis ou no. O porte e freqncia dessas perdas se relacionam com trs principais fatores: as caractersticas das instalaes, tubulaes, peas hidrulicas e aparelhos; a qualidade da manuteno dada a elas e a presso interna das instalaes, incluindo a rapidez da descoberta de vazamentos e o tempo que tomam para serem sanados. No existem muitos estudos com medio da parcela referente a vazamentos intraprediais; entretanto, o que foi realizado para a AWWARF (MAYER, DEOREO, 1999), abrangendo 1188 residncias em 12 cidades americanas, mostrou um percentual de 13,7% para vazamentos. Por conta da incidncia relativamente alta no consumo domstico observado em vrios pases, a bacia sanitria tornou-se um dos principais exemplos de aparelhos sanitrios para os quais se buscam solues de racionalizao do consumo trabalhando-se sobre a reduo do volume de gua descarregada em cada operao de uso. No Brasil, os estudos e desenvolvimentos acompanharam, com participao intensa do IPT, o processo de evoluo das bacias. Em meados da dcada de 1980, o IPT e um conjunto

80

CONSUMO DE GUA

de grandes fabricantes de louas sanitrias desenvolveram bacias cuja descarga variava entre 4 L e 5 L de gua. Hoje a normatizao brasileira contempla apenas a bacia de baixo volume de descarga. Alis, no h meno ao baixo volume, pois o volume de gua consumido nas bacias sanitrias em relao ao total do consumo na residncia merece especial ateno.

Figura 2.28

Utilizao dos sanitrios femininos

Figura 2.29

Enquete sobre a utilizao dos sanitrios femininos na EPUFBA

2.6 Experincia do Prosab sobre estudos de consumo de gua em edificaes


Os projetos de pesquisa das instituies UFES, UFSC e UFBA tiveram como objeto de interesse os sistemas individuais (edificaes). Diferentes fontes alternativas de gua e sistemas alternativos de gerenciamento de guas residurias segregadas foram estudadas.

2.6.1 UFSC
A pesquisa da UFSC foi realizada em uma residncia localizada no bairro Ratones, Florianpolis, Santa Catarina (Figura 2.30). Na residncia habitam trs pessoas (dois adultos e um idoso). A residncia possui trs quartos, dois banheiros, uma cozinha, uma sala e uma rea de servio, onde esto instalados um tanque e uma mquina de lavar roupas. Na residncia foram implantados sistemas para o uso de fontes alternativas de gua. As guas cinza foram tratadas e reutilizadas no vaso sanitrio e para a irrigao de jardim. A gua da chuva (Figura 2.31) foi tratada e reutilizada no tanque e na mquina de lavar roupas. Um dos objetivos da pesquisa foi caracterizar quantitativamente o perfil do consumo de gua na residncia. Para isso, o consumo de gua por pea hidrossanitria foi monitorado para ento quantificar a produo de guas cinza.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

81

A quantificao da gua consumida foi realizada por meio da leitura diria de um conjunto de cinco hidrmetros instalados nas tubulaes de alimentao dos pontos de uso. Os hidrmetros faziam as quantificaes da gua consumida nas seguintes peas: hidrmetro 1: pia da cozinha; hidrmetro 2: chuveiro e lavatrio; hidrmetro 3: vaso sanitrio; hidrmetro 4: tanque e mquina de lavar, alimentados com gua da rede pblica; hidrmetro 5: tanque e mquina de lavar, alimentados com gua da chuva. A Figura 2.32 apresenta um esquema geral da distribuio e disposio de gua potvel, guas negras, cinza e gua de chuva na residncia, bem como a locao dos hidrmetros. Nem todos os hidrmetros faziam a medio de gua potvel: o hidrmetro 3 fazia medio de guas cinza e, o hidrmetro 5, de gua de chuva. As Tabelas 2.9 e 2.10 apresentam os resultados da quantificao do consumo de gua (potvel/reso) nos pontos geradores de guas cinza e guas negras referentes ao projeto da UFSC, respectivamente, correspondentes aos meses de janeiro de 2007 a agosto de 2008. A Figura 2.33 apresenta a distribuio em percentual do consumo de gua na residncia, por pea hidrossanitria.

Figura 2.30

Residncia experimental da UFSC (bairro Ratones, Florianpolis-SC)

Figura 2.31

Sistema de captao de gua de chuva na residncia experimental UFSC

82

CONSUMO DE GUA

As unidades onde houve o maior consumo de gua foram o tanque e a mquina de lavar roupas, com uma mdia de 150 L.dia, ou 50 L.pessoa.dia, correspondendo a 35% da gua consumida na residncia. Observa-se que a alimentao desses pontos era realizada preferencialmente com gua de chuva, sendo que esta supriu aproximadamente 40% da demanda de gua. Aps a mquina e o tanque, em termos de maior consumo de gua, estavam o lavatrio e o chuveiro, representando 29% do consumo da residncia, com 124 L.dia ou ainda 41 L.pessoa.dia; o vaso sanitrio representou 21% do consumo, com 92 L.dia ou 31 L.pessoa.dia; e representando a menor parcela 15% estava a pia da cozinha, com 65 L.dia ou 22 L.pessoa.dia.
Tabela 2.9 > Quantificao do consumo de gua nas peas hidrossanitrias geradoras de guas cinza
MS/ANO LAVATRIO E CHUVEIRO (L.DIA) TANQUE E MQUINA DE LAVAR (L.DIA) TOTAL DE GUAS CINZA PRODUZIDAS (L.DIA)

jan/07 fev/07 mar/07 abr/07 mai/07 jun/07 jul/07 ago/07 set/07 out/07 nov/07 dez/07 jan/08 fev/08 mar/08 abr/08 mai/08 jun/08 jul/08 ago/08 Mdia

110,3 109,0 121,4 126,7 119,3 125,6 115,4 131,8 125,0 141,8 138,2 128,3 104,1 125,9

164,9 153,2 160,8 129,4 172,5 188,6 183,5 138,1 240,5 170,7 203,1 114,8 66,9 96,9 166,4 62,8 179,5 151,7 155,1 92,2 149,6

275,1 262,3 282,2 256,2 291,8 314,1 298,9 269,9 365,5 312,5 341,3 243,1 171,0 222,8


122,4 140,2 124,1


277,5 232,4 276,0

Pode-se observar ainda pela Figura 2.32 que as guas negras representam 36% dos efluentes gerados na residncia e, as guas cinza, 64%.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

83

Figura 2.32

Distribuio e disposio de gua e efluentes na residncia (legenda: H = hidrmetro)

Figura 2.33

Distribuio do consumo nas peas hidrossanitrias

84

CONSUMO DE GUA

A Tabela 2.10 apresenta o consumo de gua por pea hidrossanitria obtido por diversos autores de diferentes localidades.
Tabela 2.10 > Quantificao do consumo de gua nas peas hidrossanitrias geradoras de guas negras
MS/ANO VASO SANITRIO (L/DIA) PIA DA COZINHA (L/DIA) TOTAL DE GUAS NEGRAS PRODUZIDAS (L/DIA)

jan/07 fev/07 mar/07 abr/07 mai/07 jun/07 jul/07 ago/07 set/07 out/07 nov/07 dez/07 jan/08 fev/08 mar/08 abr/08 mai/08 jun/08 jul/08 ago/08 Mdia

61,9 58,0 62,2 108,4 61,7 124,6 299,7 115,9 88,2 90,5 85,6 81,8 59,2 66,6 67,6 71,9 78,4 96,7 79,2 89,1 92,4

58,0 61,2 60,9 59,8 55,5 62,3 56,2 49,0 60,5 60,1 80,4 125,4 56,6 59,9 79,7 68,4 60,3 72,4 57,7 57,2 65,1

119,9 119,2 123,2 168,2 117,2 186,9 355,9 164,9 148,6 150,5 166,0 207,2 115,8 126,5 147,3 140,3 138,7 169,2 136,9 146,3 157,4

Comparando os dados de consumo obtidos na residncia estudada em Florianpolis com os dados dos autores apresentados na Tabela 2.11, podem-se fazer algumas consideraes. O consumo de gua na cozinha da residncia (22 L.pessoa.dia) est dentro da faixa apresentada pelos outros autores (2,5 L.pessoa.dia30 L.pessoa.dia), observandose que as trs pessoas da famlia em questo fazem pelo menos trs refeies dirias em casa. O consumo no vaso sanitrio (31 L.pessoa.dia) tambm encontra-se dentro da faixa da Tabela 2.11 (22 L.pessoa.dia69 L.pessoa.dia), observa-se que o vaso utilizado na residncia com caixa acoplada, e o maior consumo referenciado na Tabela 2.11, de 69 L.pessoa.dia, foi medido em vasos sanitrios com vlvula de descarga. O consumo

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

85

no chuveiro e lavatrio (41 L.pessoa.dia) tambm est dentro das faixas dos outros autores (31 L.pessoa.dia62 L.pessoa.dia). O consumo de gua no tanque e na mquina de lavar roupas da residncia foi o segundo mais representativo da Tabela 9, comparado somente ao valor trazido pelo trabalho de Mayer et al. apud Vickers (2001), que corresponde a uma residncia com aparelhos mais antigos, ou que no so economizadores de gua e energia. Observa-se que os hbitos da famlia em questo, bem como a caracterstica do aparelho utilizado a mquina de lavar roupas contriburam para essa diferena, sendo o consumo de 50 L.pessoa.dia considerado atpico. Vale ressaltar ainda que, antes do uso da mquina de lavar pela famlia, havia somente o tanque, e o consumo de gua naquela ocasio para lavao de roupas era de 25 L.pessoa.dia. A Figura 2.34 apresenta a distribuio mensal de consumo por unidade, ao longo de todo perodo de monitoramento. Aparentemente no houve grande variao sazonal de consumos ao longo do perodo, com exceo do consumo de gua no vaso sanitrio no ms de julho, que foi atpico.

2.6.2 UFES
Foi realizada a caracterizao do consumo de gua e energia em dois edifcios, um convencional (Figura 2.35) e um dotado de reso de guas cinza (Figura 2.36). Ambos possuem hidrometrao individual. No edifcio dotado de reso foi avaliada a produo de gua cinza (que corresponde ao volume de gua de residuao proveniente de chuveiros, lavatrios, tanques e mquinas de lavar roupa) e o consumo ou a demanda de gua de reso (que corresponde ao volume de gua utilizado em vasos sanitrios e em torneiras de uso geral das reas comuns do condomnio). A fim de complementar o sistema de medio j existente nas edificaes e setorizar o consumo, foram instalados mais trs hidrmetros, nos pontos descritos a seguir, para o edifcio convencional: colunas de alimentao de gua fria um hidrmetro em cada coluna de alimentao; rea de lazer para registro do volume de gua consumido nas reas comuns dos edifcios; No edifcio dotado de reso, os seguintes pontos do sistema foram hidrometrados: colunas de alimentao de gua potvel e reso; rea de lazer e uso do condomnio para gua potvel e reso; entrada e sada do tratamento.

86

CONSUMO DE GUA

Figura 2.34

Distribuio mdia mensal do consumo de gua nas peas hidrossanitrias

Figura 2.35

Edificao com sistema hidrossanitrio convencional

Figura 2.36

Edificao com sistema de reso de guas cinza

O monitoramento do consumo de gua e energia nos edifcios foi realizado em duas etapas: a primeira entre janeiro e abril e a seguinte de julho a setembro. Os meses foram escolhidos a fim de correlacionar posteriormente os consumos nas estaes vero e inverno, ou seja, em meses quentes e frios. No edifcio convencional as duas etapas foram concludas no ano de 2007, e no ano de 2008 para o edifcio dotado de reso.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

87

Figura 2.37

Fluxograma da ETAC

Em cada etapa, o acompanhamento do consumo foi realizado por meio de leituras dirias, sempre s 8h, de todos os hidrmetros e medidores de energia da edificao, alm do levantamento de perfis de consumo de 12h e 24h. No caso dos perfis, as leituras dos hidrmetros foram registradas a cada 2h, tambm com incio s 8h. Os perfis de 12h, realizados semanalmente, totalizaram ao final de cada campanha quatorze perfis, sendo dois para cada dia da semana. Quanto s leituras de 24h, foram gerados quatro perfis, dois em dias de quarta-feira e dois em dias de quinta-feira. Com os dados de consumo foram gerados ndices per capita, por dormitrio e por m de gua e energia. O consumo energtico das bombas de recalque foi medido por meio eletrnico com a instalao de um analisador de energia, modelo RE6000 Embrasul.

Figura 2.38

Estao de tratamento de guas cinza (ETAC)

O sistema hidrossanitrio na edificao com reso foi concebido de forma a coletar as guas residurias segregadas em guas cinza e guas negras (efluentes de vasos sanitrios) e duas linhas independentes e exclusivas para o abastecimento de gua: uma de reso e a outra de gua potvel. As guas cinza e as guas negras so coletadas por tubulaes distintas e conduzidas a tratamentos diferenciados. Aps o tratamento da gua cinza existe um reservatrio inferior e outro superior para armazenagem e distribuio da gua de reso. Os reservatrios de gua de reso e gua potvel so independentes. Foi

88

CONSUMO DE GUA

previsto a reverso do sistema de reso para abastecimento com gua potvel, em caso de necessidade. As guas negras ou fecais so conduzidas rede pblica de esgoto sanitrio. A estao de tratamento de guas cinza (ETAC) composta por um Reator Anaerbio Compartimentado em trs tanques (RAC1, RAC2, RAC3), um Filtro Biolgico Aerado Submerso (FBAS), um Decantador (DEC), um Tanque de Equalizao de Vazo, dois Filtros Tercirios de Membrana e um Clorador de Pastilha (Figura 2.37). constituda por 6 mdulos com dimenses individuais de 1,5m x 1,m5 x 2,2m (BxLxH) (Figura 2.38). A rea total da Etac, incluindo a circulao, de 27m. O fluxo da estao ocorre de acordo com os usos dos lavatrios e chuveiros dentro do prdio e a populao atendida de 240 pessoas/dia. Para o monitoramento do desempenho da ETAC foram realizadas coletas nos seguintes pontos: gua cinza bruta, RAC1, RAC2, RAC3, FBAS, decantador, tanque de equalizao, filtro e reservatrio inferior com clorao. Os resultados indicam uma tendncia muito semelhante entre os consumos de ambas as edificaes, com picos de consumo entre 6h e 8h e entre 12h e 14h. Outro pico de consumo observado entre 18h e 20h no edifcio convencional. Ambos os edifcios apresentam queda significativa do consumo entre 0h e 4h. Os ndices de consumo per capita, por dormitrio e por rea, calculados para os dois edifcios avaliados, so apresentados na Tabela 2.11.
Tabela 2.11 > Comparativo dos ndices de consumo per capita, por dormitrio e por rea do edifcio convencional e do edifcio dotado de reso de guas cinza
AUTOR/ENTIDADE ANO LOCAL PADRO DA EDIFICAO PER CAPITA L(HABDIA)-1 POR DORMITRIO L(DORMITRIODIA)-1 POR REA L(M-2DIA-1)

Resultados da Pesquisa Berenhauser & Pulici CMHC [1] Mancityre Mayer NBR 12211 PNCDA [2]

2007 2008 1983

Vitria - ES Convencional Vitria - ES Dotado de reso Brasil Convencional Convencional/Apto. familiar Convencional Convencional Norma Brasileira Convencional SIMIC

216 196 -

181 150

6,5 4

400 l/dorm.fam + 200 l/dorm. empregada 300 a 400 188 218 242 2,24 11 5 6 6

2001 1996 1999 1992 1998

Canad Brasil EUA -Texas Brasil Brasil

300 a 400 263 150 a 250 109 155 189 223

Rodrigues

2005

Vitria - ES BASC SECO

FONTE: CANADA MORTGAGE AND HOUSING CORPORATION DADOS DA EDIFICAO FAMILIAR 2 PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDCIO DE GUA

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

89

Figura 2.39

Comparativo dos perfis de consumo per capita em 24h vero

Figura 2.40

Comparativo dos perfis de consumo per capita em 24h inverno

Figura 2.41

Oferta e demanda per capita de gua cinza e de reso

Os ndices de consumo encontrados mostram-se superiores para o edifcio convencional quando comparados ao dotado de reso. No entanto, os valores per capita encontrados para ambos os edifcios esto dentro dos limites estabelecidos pela NBR 12211/92 de 150250 litros hab-1. dia-1.

90

CONSUMO DE GUA

Figura 2.42

Consumo per capita de gua potvel e gua de reuso

Tais ndices foram comparados com os levantados por Rodrigues (2005) em estudo realizado na mesma regio, em trs diferentes grupos de edificaes: sem dispositivos economizadores (Seco), dotados de bacia sanitria caixa de descarga acoplada (Basc) e dotados de bacias sanitrias com caixa de descarga acoplada e sistema de medio individualizada do consumo de gua (Simic. Os ndices per capita de consumo de ambos os edifcios apresentaram-se superiores aos encontrados por Rodrigues (2005) para os tipos SIMIC e BASC e inferior ao Seco. Quando comparados aos valores descritos pelo PNCDA (1998), os ndices per capita de consumo de gua encontrados na pesquisa apresentamse bem maiores para os dois edifcios. J o ndice de consumo de gua por rea apresenta-se superior ao apresentado por CMHC (2001) para os dois edifcios avaliados, e bem menores quando comparados ao valor encontrado em pesquisas do PNCDA (1998). J os ndices obtidos de consumo por dormitrio quando comparados aos encontrados por Berenhauser & Pulici (1983) e Mancityre (1996) mostram-se menores, principalmente para o edifcio dotado de reso. O ndice referente ao edifcio convencional ficou muito prximo do encontrado por Rodrigues (2005) para edificaes do tipo Simic. Pode-se observar que o consumo per capita dirio de gua de reso em um perodo do monitoramento corresponde a cerca de 37% da produo per capita de gua cinza (Figura 2.41). Por outro lado, o consumo per capita de gua de reso dos apartamentos perfaz cerca de 25% do consumo de gua potvel nos apartamentos da edificao (Figura 2.42). Entretanto, quando analisado o consumo de gua potvel e de gua de reso no edifcio como um todo (apartamentos e condomnio), a proporo de gua de reso aumenta para cerca de 26%. A observao das duas figuras confirma, ainda, uma tendncia muito semelhante entre os dias da semana, que apresentam um consumo mais elevado, e os finais de semana, um consumo menor.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

91

Figura 2.43

Setorizao do consumo de gua de reso no edifcio

Figura 2.44

Setorizao do consumo de gua potvel no edifcio

No que diz respeito setorizao do consumo dos diferentes tipos de gua na edifi-

Figura 2.45

Distribuio do consumo de gua nos setores da edificao dotada de reuso

cao, observa-se um maior consumo de gua de reso na rea comum, que engloba a rega da rea permevel, a limpeza das garagens, escadas e rea do condomnio (Figuras 2.43 e 2.44). O consumo de gua potvel nesse setor no muito significativo, visto que seu uso destinado ao consumo dos empregados. O consumo da rea de lazer corresponde ao consumo do salo de festas, que possui rea de churrasqueira, piscina e academia. Nesse setor, o consumo de gua potvel mais significativo que o consumo de gua de reso, uma vez que o reso restringe-se a duas bacias sanitrias e uma torneira para limpeza.

92

CONSUMO DE GUA

Pode-se inferir da observao que o consumo mais representativo de gua corresponde aos apartamentos, que consomem 64% de gua potvel e 19% de gua no potvel (uso na bacia sanitria) (Figura 2.45). A parcela de gua consumida pelo condomnio na rea de lazer e na rea de uso comum representa 17% do total, sendo 6% de gua no potvel (uso na bacia sanitria, rega de jardins e lavagem de rea comum). Por outro lado, a gua cinza bruta apresentou 125,5 NTU (turbidez), 300 mgO2.L (DBO5), 315 mgO2.L (DQO), 181 mg.L (SST), 2 mg.L (SSD) e 94 mg.L de CaCO3. O RAC apresentou eficincia de remoo de 41% para turbidez, 70% para SST, 97,5% para SSD, 65% para DQO e 70% para DBO5. O polimento do efluente anaerbio, realizado pelo FBAS, apresentou eficincias de 80% para turbidez e 94% para SST, 36% DQO e 60% DBO5 e no houve significativa remoo de SSD nessa etapa do tratamento. Aps a desinfeco o efluente apresentou 8 NTU (turbidez), 10 mgO2.L (DBO5), 25mg.L (DQO), 9 mg.L (SST) e 62mg.L de CaCO3. No foi observada a presena de SSD nessa fase do tratamento. A gua cinza tratada (gua de reso) produzida pela Etac atende alguns limites internacionais para SST e DBO5 estabelecidos pela EPA (Washington, Nevada 30mg.L DBO5 e 30mg.L SST), pela Austrlia (20mg.L DBO5 e 20mg.L de SST) e por padres canadenses (30mg.L DBO5 e 30mg.L). Comparando a eficincia global da Etac estudada com a de Bazarella (2005), composta por RAC + FBAS + Filtro Tercirio + Clorao, observa-se que as eficincias finais apresentaram caractersticas semelhantes como observado na Tabela 2.12.
Tabela 2.12 > Comparao das eficincias de remoo
REFERNCIA TURBIDEZ (NTU) COR (uC) SST (mg/L) DBO5 (mg/L) DQO (MG/L)

Bazzarella 2005 Resultados da pesquisa 2008

98% 85%

99% 92%

81% 76%

99% 86%

97% 98%

Sulfato e sulfeto: no foram observados problemas de odor provocados pela ETAC, apesar de as concentraes de sulfato terem sofrido reduo, resultando em um leve aumento de sulfeto no RAC. O odor caracterstico de sistemas anaerbios, proveniente do H2S, foi detectado nas amostras coletadas desse reator, mas como a ETAC fechada e o gs canalizado para fora do prdio, o odor no causou transtornos. Nas demais etapas de tratamento, as concentraes tanto de sulfato quanto de sulfeto no apresentaram alterao significativa. Remoo de microorganismos: a gua cinza bruta apresentou em mdia geomtrica nveis altos de coliformes totais (CT) (2,04x107) para reso em vaso sanitrio segundo as normas internacionais como EPA (2004). Entretanto os nveis apresentados, em mdia geomtrica, para E. coli (3,33x101) foram baixos, mas tambm no se encontram de acordo com as normas citadas acima, indicando a necessidade de tratamento para o reso.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

93

Aps a filtrao observou-se uma remoo de 90% de CT e 99,7% de E. coli. Nessa etapa do tratamento foi alcanado para E. coli o valor proposto pela NBR 13.969 500 UFC.100 mL. Como esperado, a clorao foi bastante eficiente na remoo de CT e E.coli, chegando a concentraes compatveis aos padres mais restritivos (Figuras 2.46 e 2.47).

Figura 2.46

Remoo de CT

Figura 2.47

Remoo de E. coli

A gua de reso produzida nessa pesquisa apresentou valores de 1,51X102 de CT e 3,17X100 possibilitando sua reutilizao em descarga de vaso sanitrio segundo limites estabelecidos por legislaes internacionais e pela norma brasileira NBR 13.969. Valores prximos foram encontrados por Bazarella (2005) (Tabela 2.13).
Tabela 2.13 > Caractersticas microbiolgicas da gua de reso
REFERNCIA COLIFORMES TOTAIS (NMP/100ML)

E. COLI (NMP/100ML)

Bazzarella 2005 Resultados da pesquisa 2008

5,04E+02 1,51E+02

3,2E+01 1,00E+00

Finalmente, no foi detectada a presena de Salmonella spp, ovos de helmintos e protozorios em todo sistema de tratamento e na gua de reso.

2.6.3 UFBA
A pesquisa da UFBA investigou alternativas para a racionalizao do uso da gua e o seu reso em residncias populares e edifcios pblicos. Em escala residencial, a referida pesquisa realizou medies de consumo individuais de gua em um bairro de baixa

94

CONSUMO DE GUA

renda denominado Mapele, localizado no municpio de Simes Filho, (regio metropolitana de Salvador). A Figura 2.48 mostra uma imagem dessas residncias, as quais contaram com sistema de aproveitamento de gua de chuva para lavagem de roupas e um sistema simples de reso de guas cinza, provenientes da lavagem de roupas, para aproveitamento nas descargas sanitrias. A equipe da UFBA treinou os moradores para que fizessem as leituras nos hidrmetros que foram instalados nas residncias (Figura 2.49). Essa iniciativa serviu para sensibiliz-los quanto importncia da gua.

Figura 2.48

Sistema de aproveitamento de gua de chuva em residncias populares (Simes Filho, Salvador-BA)

Figura 2.49

Hidrmetro instalado nos ramais de utilizao (torneira de cozinha)

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

95

Figura 2.50

Hidrmetro instalado nos ramais de utilizao (torneira de cozinha)

Tabela 2.14 > Consumo de gua para diferentes usos (L.dia)


USO MEDIA DESVIO CV MEDIANA INTERVALO DA MEDIA IC = 95%

Lavanderia Cozinha Lavatrio Vaso Chuveiro Total

14,59 24,98 8,65 19,83 18,25 80,16

31,4 29,61 27,92 47,65 24,768 82,91

215,22 118,52 322,78 240,3 135,72 103,4

7,5 17,5 5,0 7,5 10,0 55,0

12,42 - 16,76 22,91 - 27,06 6,66 - 10,64 16,07 - 23,58 16,38 - 20,12 74,34 - 85,99

A Tabela 2.12 e a Figura 2.42 apresentam o consumo de gua monitorado nas residncias populares para cada uso interno.

Referncias bibliogrficas
AGNCIA NACIONAL DE GUAS. Disponibilidade e demanda de recursos hdricos no Brasil. In: Caderno de Recursos Hdricos. CONEJO, J. G. L. (Coord.), MATOS, B. A. (Coord. Exec.), v. 2, 126 p., 2007. BERENHAUSER, C. J. B.; PULICI, C. Previso de Consumo de gua por tipo de Ocupao do Imvel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL, 12 de dezembro de1983, Balnerio Cambori, Santa Catarina. Anais... Santa Catarina: Abes, 1983. BUCHBERGER, S. G. & WELLS, G. J. Intensity, Duration, and Frequency of Residential Water Demands. Journal of Water Resources Planning and Management, n. 122, p. 1119. ASCE, 1996. BRASIL. Ministrio do Meio Ambiente. Secretaria de Recursos Hdricos. Plano Nacional de Recursos Hdricos. Panorama e Estado dos Recursos Hdricos do Brasil. v. 1, 2006.

96

CONSUMO DE GUA

BRASIL. Ministrio das Cidades. Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Diagnstico dos Servios de gua e Esgotos, 2006, Parte 1, 2007. DEOREO, W.B. et al. The end uses of hot water in single family homes from flow trace analysis. Aquacraft Inc. Report, 2000. DEOREO, W.D. The role of water conservation in a long-range drought plan. Journal of American Water Works Association, v. 98, n. 2, p. 94101, 2006. ESREY, S.A., et al. Effects of improved water supply and sanitation on ascariasis, diarrhoea, dracunculiasis, hookworm infection, schistosomiasis, and trachoma. Bull. WHO 69(5), p. 609621, 1991. FANE, S.; REARDON, C. Wastewater reuse design for lifestyle and the future. 4 p. 2002. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAO. Review of World Water Resources by Country. Water Reports, ISSN 1020-1203, 2003. FARLEY, M.; TROW, S. Losses in Water Distribution Networks A practitioners Guide to Assessment, Monitoring and Control. [S.l.]: IWA Publishing, 2003. GERMANOPOULOS, G. & JOWITT, P.W. Leakage reduction by excess pressure minimization in a water supply network. Proc. ICE Proceedings, part 2, June, p. 195214, 1989. GHISI, E.; FERREIRA, D. F. Potential for potable water savings by using Rainwater and greywater in a multi-storey residential building in southern Brazil. Building and Environment. v. 42, p. 25122522, 2007. GIROL, G. V. Anlise de perdas reais em um setor do sistema de abastecimento de gua no municpio de Capinzal-SC. 85 f, Trabalho de concluso de curso Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da UFSC.., Santa Catarina, 2008. GLEICK, P.H. (1996). Basic Water Requirements For Human Activities: Meeting Basic Needs Water International, v. 21, p. 83-92 (ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS, 2004) GOODWIN, S.J. The results of the experimental program on leakage and leakage control. Tech. Rep. TR 154. Water Research Centre, p. 52, 1980. GONALVES, R. F. (Coord.). Uso racional da gua em edificaes. 332 p. Rio de Janeiro: Abes, 352 p., 2006. JACOBS, H. E. & HAARHOFF. Prioritisation of parameters influencing residential water use and wastewater flow. Journal of Water Supply: Research and Technology AQUA. IWA Publishing, v. 56.8, p. 495514, 2007. LAMBERT, A. Monitoramento, medio, controle e indicadores de perdas: metodologia IWA. In: ENCONTRO TCNICO SOBRE REDUO E CONTROLE DE PERDAS DE GUA EM SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE GUA. Salvador, Bahia, 2002. LOUREIRO, D. et al. Profiling Residential Water Consumption. In: WATER DISTRIBUTION SYSTEMS ANALYSIS SYMPOSIUM 2006, n. 247, p. 4444. ASCE, 2006. MACINTYRE, A. J. Instalaes hidrulicas prediais e industriais. 3 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1996. MAGALHES JR., A.P. A situao do monitoramento das guas no Brasil: Instituies e Iniciativas.

USO RACIONAL DE GUA E ENERGIA

97

RBRH Revista brasileira de recursos hdricos, v. 5, n. 3, jul/set 2000, p. 113115. Porto AlegreRS: ABRH, 2000. MAYER, P.W., W.B. DEOREO, A. DIETEMANN, & T. SKEEL. Residential Efficiency: The Impact of Complete Indoor Retrofits. In: AWWA ANNUAL CONFERENCE PROCEEDINGS, Washington, D.C, 2001. MIRANDA, E.C. Avaliao de perdas em sistemas de abastecimento de gua: Indicadores de perdas e metodologias para anlise de confiabilidade. 201 f. Dissertao (Mestrado) Universidade de Braslia, Departamento de Engenharia Civil, Braslia-DF:, 2002. MAYER, P.W., DEOREO, W.B. Residential end uses of water. 310 p. AWWARF, 1999. MONTENEGRO, M. H. F. & SILVA, R. T. Economia de gua: quadro das necessidades e linhas de ao. In: ANAIS DO SIMPSIO INTERNACIONAL SOBRE ECONOMIA DE GUA PARA ABASTECIMENTO PBLICO (28 a 30 de outubro de 2006). So Paulo: IPT, p. 726, 1987. MOREL A.; DIENER S. Greywater Management in Low and Middle-Income Countries: Review of different treatment systems for households or neighborhoods. Dbendorf, Switzerland: Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology (Eawag), 96 p., 2006. OLIVEIRA, L.H. Metodologia para a implantao de programa de uso racional da gua em edifcios. So Paulo, 1999. PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE AO DESPERDCIO DE GUA. Ministrio Do Planejamento e Oramento. Secretaria De Poltica Urbana. Documentos Tcnicos de Apoio. Braslia, 1998. RODRIGUES, L. C. S. Avaliao da eficincia de dispositivos economizadores de gua em edifcios residenciais em Vitria-ES. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Programa de PsGraduao em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Esprito Santo, Vitria, 2005. ROSEGRANT, M. W. & CAI, X. & CLINE, S. A. Global Water Outlook to 2025 Averting an Impending Crisis; Rosegrant, IFPRI, 2004. SNIS. Diagnstico dos servios de gua e esgotos 2005. Braslia, MCIDADES.SNSA, 2006. SURENDRAN, S.; WHEATLEY, A. D. Grey-water reclamation for non-potable re-use. Journal of the chartered institution of water and environmental management, p. 406413, 1998. SWARTZ, C.D. AND OFFRINGA, G. Trend Report: Report On Trends In South Africa / Sub-Sahara Africa. Techneau Project Report. Eu Sixth Framework Project, 2006. TERPSTRA, P.M.J. Sustainable water usage systems models for the sustainable utilization of domestic water in urban areas. Water Science & Technology 39 5, p. 6572, 1999. THACKRAY, J.E., et al. The Malvern and Mansfield studies of domestic water usage. ICE Proceedings 64(1), p.3761, 1978. UNESCO. Water: a shared responsibility. A United Nations World Water Development Report 2. ISBN:92-3-104006-5. Paris (Frana): Unesco/Berghahn Books Publishers, 584 p., 2006. VICKERS, A. Handbook of water use and conservation. Amherst, EUA: Water Plow Press, 2001. ZYL, H. J. V., ILEMOBADE, A. A. & ZYL, J. E. V. An Evaluation of Domestic and Non-Domestic Water Consumption in South Africa. In: WATER DISTRIBUTION SYSTEMS ANALYSIS SYMPOSIUM 2006, n. 247, p. 46-46. ASCE, 2006.

98

CONSUMO DE GUA

Notas
1 Segundo Montenegro e Silva (1987) o termo consuntivo tratado no caso em que a gua, aps sua utilizao, no devolvida bacia hidrogrfica. 2 Organizao internacional, fundada em 1999, cujo objetivo auxiliar profissionais que atuam no setor de gua a encontrar solues pragmticas, substanciais e inovadoras. 3 O conceito apresentado considera perdas reais somente aquelas ocorridas at o ponto sob responsabilidade do prestador de servio de saneamento, no sendo considerada perda real no balano hdrico o volume perdido a partir desse ponto e no interior das edificaes. 4 Ip = Volumeproduzido - Volumemicromedido Volumeproduzido 5 Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem os chuveiros devem ter vazo de 3 L.min ou superiores para fornecer um banho adequado (ALVES, ROCHA & GONALVES, 2006) 6 O Projeto de Norma Brasileira 02:136.01.008 Parte 6 indica o valor mximo do consumo de gua em chuveiros de 9 L.min. Por outro lado, estudos realizados em So Paulo mostram ser comum um tempo de banho superior a 15 minutos (ALVES, ROCHA & GONALVES, 2006) . 8 A durao do tempo de banho de 8 minutos foi adotada no mbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE (desdobramento do PROCEL, Eletrobrs) como valor mdio razovel e provvel (ALVES et al., 2006). 9 O Projeto de Norma Brasileira 02:136.01.008 Parte 6 indica o valor mximo do consumo de gua em chuveiros de 9 L/min. Por outro lado estudos realizados em So Paulo mostram ser comum um tempo de banho superior a 15 minutos. 10 Efeito if it is yellow let it mellow (se amarelo, deixe amadurecer). Em notcia divulgada pelo jornal britnico The Independent, o ento prefeito de Londres, Ken Livingston, apela para que os londrinos sigam o exemplo dele e sua famlia de no dar descarga nos sanitrios aps o ato de urinar. http://www. independent.co.uk/ acessado em 2 de maio de 2006.

You might also like