You are on page 1of 185

Enfermagem na Sade da mulher: aspectos preventivos do cncer ginecolgico e deteco precoce do cncer de mama.

INSTRUTORA: DRA. MITZ MARIA FEITOSA GERMANO COSTA

Constituio Federal
Art. 5 -................. omissis............ II- Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer.

Lei N 5.905, de 12 de Julho de 1973


Dispe sobre a criao dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e d outras providncias.
(Ass.) Emlio G. Mdici, Presidente da Repblica, e Jlio Barata, Ministro do Trabalho e Previdncia Social.

Lei N 7.498, de 25 de Junho de 1986


Dispe sobre a regulamentao do Exerccio da Enfermagem e d outras providncias.
JOS SARNEY Almir Pazzianotto Pinto

Lei 7.498/86 Art. 11 II c


Art. 11 O Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe: II como integrante da equipe de sade: C prescrio de medicamentos estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade;

Decreto 94.406/87 Art.8 II c


Art. 8 Ao Enfermeiro incumbe: II como integrante da equipe de sade: C- prescrio de medicamentos previamente estabelecidos em programas de sade pblica e em rotina aprovada pela instituio de sade;

RESOLUO COFEN 159/93


Dispe sobre a Consulta de Enfermagem Art. 1 - Em todos os nveis de assistncia sade, seja em instituio pblica ou privada, a consulta de Enfermagem deve ser obrigatoriamente desenvolvida na Assistncia de Enfermagem.

Resoluo COFEN 381/2011


Art. 1 No mbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia onctica pelo privativa do mtodo de Papanicolaou Enfermeiro, observadas as disposies legais da profisso. Pargrafo nico: O Enfermeiro dever estar dotado dos conhecimentos, competncias e habilidades que garantam rigor tcnico-cientfico ao procedimento, atentando para a capacitao contnua necessria sua realizao.

ATENO

COFEN 385/2011 que altera a data da vigncia da anterior.

Portaria de Fortaleza 145/2012


Art. 1 - Normatizar a prescrio/transcrio de medicamentos e a solicitao de exames complementares e de rotina, no mbito da Secretaria de Sade do Municpio de Fortaleza, pelos enfermeiros integrantes de equipes de sade, em nvel ambulatorial, nos casos de pacientes com patologias especficas dos Programas de Sade Pblica executados pela Secretaria Municipal de Sade.

Deteco precoce do cncer de colo de tero

DIRETRIZES TECNICAS DO RASTREAMENTO

CONSULTA DE ENFERMAGEM
Respaldada na Lei N 7.498/86 do Exerccio Profissional e Resoluo COFEN159/93.

CONSIDERAES
A consulta ginecolgica uma atividade que proporciona ao enfermeiro, condies para atuar de forma direta e independente com o cliente, caracterizando dessa forma, sua autonomia profissional e favorecendo subsdios para a determinao do diagnostico de enfermagem e elaborao do plano assistencial, servindo como meio para documentar sua pratica.

SISTEMATIZAO
Estabelecer condies favorveis de confiana e privacidade; Aproveitar a oportunidade para orientar os processos fisiolgicos normais e os aspectos ntimos; Respeitar seus valores evitando atitudes preconceituosas; Incentivar a participao da cliente no atendimento.

OBJETIVOS
Tratamento precoce das patologias do sistema reprodutor feminino para evitar complicaes; Educao e Sade, para economizar nas aes de tratamento de mdia e alta complexidade; Proporcionar maior qualidade de vida para a mulher e sua famlia.

CONSULTA DE ENFERMAGEM
Anamnese Queixas Principais Histria da Doena Atual - (H.D.A) Antecedentes Familiares Antecedentes Pessoais Exame Fisco Geral

ANAMNESE
Identificao: Deve constar o nome completo, idade, cor, nacionalidade, estado civil, profisso e endereo. Pela idade podemos avaliar em que perodo de vida fisiolgica encontra-se a cliente, pois certos afeces ginecolgicas so mais comuns em determinados grupos etrios. O cncer de colo uterino mais comum entre 35 a 50 anos, enquanto o de endomtrio mais freqente em mulheres acima de 55 anos. Preencher todos os campos do pronturio

Queixas Principais: Se registra o sintoma motivador da consulta. preciso transcrever fielmente a expresso usada pela paciente. Precisamos ouvi-la com pacincia. Mltiplas queixas podem ser manifestaes diferentes de uma nica doena, ou elas podem se originar de mais de uma doena orgnica ou funcional, ltimo exame ginecolgico. Histria da Doena Atual - (H.D.A): Investigar o relato da cliente no que diz respeito ao aparecimento de queixa e sua evoluo.

Antecedentes ginecolgicos
DUM, Ciclo Menstrual (durao, intervalo, regularidade, dismenorria) ; Uso de MAC (Mtodo Anticoncepcional) por auto-medicao ou prescrio mdica, tipo e tempo de uso. Avaliao do mtodo; Citologia onctica anterior; Exame de mamas ; Menarca, IVS, dispareunia, sinusorragia; Nmero de parceiros DST

Antecedentes Obsttricos: Idade da primeira gestao a termo importante. bitos neonatais e m-formaes congnitas; algumas literaturas relatam que mulheres que no tiveram filhos ou que tiveram o primeiro filho aps os 30 anos de idade tem um risco levemente superior de cncer de mama. Investigar antecedentes Familiares: Pesquisar carcinoma de mama e eventual associao com ovrios e colon, inclusive na famlia paterna. Verificar a idade e a ocorrncia de bilateralidade. Investigar o uso de bebidas alcolicas e tabagismos. Indagar sobre as doenas mais comuns na famlia. importante saber se parceiro,tem antecedentes de doenas sexualmente transmissveis.

EXAME FSICO
Peso/altura . Dados vitais: PA, pulso, temperatura, respirao. Exame cfalo-caudal. Inspeo de pele, anexos, mucosas e boca. Palpao de cadeias ganglionares.

Mamas: volume, apresentao (flcidas,firmes,...), simetria, aspecto da pele (colorao, presena de leses ou retraes), aspecto dos mamilos. Palpao das mamas: regio axilar e supra clavicular, observando ndulos, enduraes, alteraes em geral, expresso bilateral de mamilos: descarga papilar uni ou bilateral, caractersticas (consistncia, cor). Colher material e preencher impresso prprio.

Ausculta pulmonar e cardaca; Exame de abdome - palpao, percusso e MMII; Genitais externos: inspeo da regio pubiana e vulva: colorao, leses, aspecto. Exame especular: caractersticas vaginais (elasticidade, presena de leses ou anormalidades), contedo vaginal e aspectos do colo.

DIAGNSTICOS DE ENFERMAGEM Definido de acordo com as necessidades bsicas alteradas.

CONDUTA
Coleta de material para Citologia Onctica no momento do exame especular; Realizao do teste de Schiller; Solicitao de exames complementares; Indicao de tratamentos padronizados e controle, segundo o caso; Conforme diagnstico de enfermagem definido; Agendamento de consultas subsequentes; Encaminhamentos necessrios.

REGISTRO
Registro dos achados, observaes, diagnstico de enfermagem e condutas ; Preenchimento de impressos prprios solicitaes de exames laboratoriais e de exames citopatolgicos; Registro de procedimentos realizados ; Preenchimento de fichas padronizada, do carto de gestante, e anotaes na evoluo do pronturio individual, para gestantes.

VIDA SAUDVEL
Atividade fsica - o importante a regularidade Alimentao - vale o equilbrio e o cuidado Cuide da sua higiene No fume Evite lcool Faa exames regulares

Ns no fazemos as coisas crescerem na natureza. Nosso criador ainda o nico que sabe como uma pequena semente se transforma num formoso carvalho. O melhor que podemos fazer criar condies adequadas para que o crescimento se d.

Fonte: Livro O Monge e o Executivo.James C. Hunter

PREVENO DO CNCER DO COLO DO TERO

INTRODUO
O cncer de colo de tero: Importante problema de sade pblica; Regies mais pobres do mundo: Amrica Latina e Caribe, partes da frica, Sul e Leste da sia (MARTINS, VALENTE & THULER, 2009); Segundo lugar em nmero de casos de cncer nas mulheres, com incidncia aproximada de 500.000 casos por ano (GARCIA, 2010).

INTRODUO
Brasil segundo o INCA : 4.691 bitos em 2007 Foram estimados 18.430 novos casos para 2010 Cear : Taxa estimada de 19,38 casos para cada 100.000 mulheres

INTRODUO
Rastreamento: Exame de colpocitologia oncolgica, tambm conhecido como Papanicolaou . O Ministrio da Sade preconiza que esse exame deve ser realizado periodicamente por mulheres que j tenham iniciado sua vida sexual, principalmente as que esto entre 25 e 64 anos de idade.

INTRODUO
Inicialmente, o cncer do colo uterino apresenta-se: Leso pr-invasiva (carcinoma in situ), potencialmente curvel em 100% dos casos; Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC), que pode ser dividida em leses de graus I, II e III. NICs II e III: leses escamosas de alto grau Leses precursoras no invasivas, originadas a partir de uma zona de transformao com caractersticas incomuns.

INTRODUO
A deteco e o tratamento precoces das leses de alto grau so extremamente importantes Em boa parte dos casos so elas que do origem ao carcinoma invasor do colo do tero (NEVES, FONSECA & MENDONA, 2005)

INTRODUO
SISCOLO: No Cear, o banco de dados mantido e alimentado pelo Instituto de Preveno do Cncer (IPC) Principal instrumento para a criao de estratgias de controle do cncer de colo do tero Permite a realizao de aes como busca ativa das mulheres para tratamento e monitoramento dos laboratrios credenciados (DATASUS, 2011). O IPC encaminha, mensalmente, para os municpios do estado, relatrios de todas as mulheres com exame alterado. As informaes de seguimento devem ser devolvidas ao IPC.

INTRODUO
Apesar dos avanos nos programas rastreamento implantados em nosso pas: de

A incidncia do cncer de colo uterino no est apresentando o declnio esperado Dvida quanto qualidade das medidas diagnsticas e teraputicas adotadas

FATORES DE RISCO
- Incio da atividade sexual em idade precoce; - Pluralidade de parceiros sexuais; - Histria de DSTs, principalmente, o HPV e Herpes vrus tipo 2; - Baixo nvel scio-econmico; - Carncias nutricionais.

PRINCIPAIS BARREIRAS IDENTIFICADAS PARA A REALIZAO DO EXAME:


- Desconhecimento das mulheres sobre o cncer do

colo do tero; - Limitaes culturais e financeiras; - Vergonha de fazer o exame; - Medo do exame e dos resultados; - Dificuldades de acesso aos servios de sade; - Problemas relacionados qualidade atendimento nos servios de sade; do

SINAIS E SINTOMAS
- Sangramento aps o coito;

- Corrimento aquoso e com mau cheiro; - Dores no baixo ventre; - Perda de Peso; - Falta de Apetite; - Edema nos M.M.I.Is (doena avanada).

E X A M E P A P A N I C O LAO U um mtodo realizado ao microscpio, que permite a identificao de alteraes celulares sugestivas de pr-invaso, atravs de colorao multicrmica de lminas contendo clulas cervicais esfoliadas.

A colheita citolgica de Papanicolaou reconhecida mundialmente como uma estratgia segura, eficiente, indolor, de baixo custo e eficaz, podendo ser realizado em infra-estrutura simples. Sua realizao tem modificado as taxas de incidncia e mortalidade. No entanto, deve-se investir na educao em sade, abordando a importncia de realiz-lo.

RECOMENDAES ANTES DO EXAME

Tomar banho antes do exame.

Evitar relao sexual nas 24h antecedentes No empoar com talco a parte externa da genitlia. No utilizar medicamentos, como cremes vaginais durante 8 dias que anteceder o exame. No estar menstruada.

INSPEO DA GENITLIA
A anamnese sexual e reprodutora fornecer sugestes para o tamanho do espculo a ser utilizado Estar em posio ginecolgica Pesquisar sinais de DST ( verrugas, feridas, bolhas, hiperemia, secrees,etc) Observar: grandes e pequenos lbios, clitoris, perneo, etc

MATERIAL UTILIZADO NA COLHEITA CITOLOGICA (GAMA & RIEPER, 1984):


Espculos de vrios tamanhos no. (1, 2 e 3); Pinas de Cherron; Algodo e Gaze esterilizados; 04 Cubas redondas para colocar bolinhas de algodo e gaze cido actico e lugol; cido actico a 5%* lcool etlico a 95% ou fixador Polietilenoglicol; Tubos de boca larga para acondicionamento da lmina;

Material para colheita


Lminas de vidro com extremidades foscas para microscopia; Ligas de borrachas; Lpis; Borracha; Luvas de procedimentos; Esptulas de AYRE ou de Aylesbury; Escova para colheita de material endocervical, de no mnimo de 18 cm com cerdas de 2 cm; OBS: Atualmente o cido actico a 5%, vem sendo utilizado nos ambulatrios de ginecologia, uma vez que possibilita a visualizao de leses no colo uterino.

MATERIAL UTILIZADO NA COLHEITA CITOLOGICA (GAMA & RIEPER, 1984)

KIT INDIVIDUAL

COLOCAO DO ESPCULO, INSPEO DA CRVIX, VAGINA E COLHEITA CITOLGICA


Colocar o espculo suavemente, sem lubrificar, pressionar a parede posterior da vagina usando o dedo indicador e mdio para expor o intrito vaginal, introduzir o espculo fechado formando um ngulo de 75 com o meato uretral e abrir depois de introduzido.

COLOCAO DO ESPCULO, INSPEO DA CRVIX, VAGINA E COLHEITA CITOLGICA

Colher material da ectocrvice com a extremidade denteada da esptula de Ayre: colocar a extremidade maior no orifcio do colo, fixar e girar 360. Colher material do canal cervical com escovinha endo-cervical fazendo movimento rotatrio de 360.

ESFREGAO CITOLGICO
Identificar a lmina; Colher o material com esptula e escova; Espalhar o material sobre a lmina; Colocar a lmina no tubo com lcool (utilizar 15 segundos no mximo ); Enviar ao laboratrio juntamente com a requisio do exame com todas as informaes necessrias e assinada pelo profissional.

Esptulas e escovinha

Colheita com esptula de Ayre

Colheita endocervical

Espalhando sobre a lmina

Colheita do Canal

FIXAO DA LMINA E FIXADORES


Imediata;

Objetivo preservar o estado morfolgico das clulas; Evitar dessecao que deforma as clulas e altera suas afinidades tintoriais ; Fixador no deve ser txico ou voltil e ter peo razovel; O lcool a 95% e o fixador de escolha

OBSERVAO DO COLO
Aspecto do muco cervical, colorao de mucosas, secrees, tumorao, ulceraes. O aspecto do contedo vaginal, ajuda no diagnstico.
-

Trichomonase
Corrimento abundante, bolhoso, ftido, homogneo e amarelo-esverdeado

Colpite difusa e focal Trichomonas

Candidase
Corrimento: Branco Abundante Grumoso Placas

Candidase vulvar (Edema)

Chlamydia
Corrimento purulento Colo avermelhado, sangra facilmente

COLO COM MVPO Zona vermelha periorificial. A congesto localizada do tecido conjuntivo sob a leso

Aps cido actico : zona branca superposta zona vermelha. O cido actico coagula as protenas da leso epitelial. A congesto do tecido conjuntivo est escondida.

TESTE DE SCHILLER
O Teste de Schiller permite diferenciar as alteraes da mucosa do colo uterino, devido a propriedade que tem as clulas de se impregnarem com a soluo de lugol, corando-se em grau variado conforme teor de glicognio. A interpretao do Teste de Schiller feita com base no grau de fixao de iodo pelas clulas. Torna o epitlio castanho escuro, que pode significar um epitlio sem patologia. Quando existe alguma leso no colo uterino, como leucoplasias, epitlio branco, a impregnao pelo lugol no se fez, neste caso diz-se que o iodo est negativo e o Teste de Schiller positivo.

Aps teste de Schiller


Zona iodo-negativa superposta zona vermelha e zona branca.

REA IODO NEGATIVA DO COLO UTERINO

VARIAES DO TESTE DE SCHILLER

IMAGEM IODO CENTRO CLARO / MVPO IODO POSITIVO COM REA NEGATIVA LA 12 HORAS

INTERPRETAO SCHILLER NEGATIVO SCHILLE R POSITIVO

MVPO EXTENSA

SCHILLER NEGATIVO

RESUMINDO: LAUDO CITOLOGICO Dentro da normalidade Alteraes celulares benignas Amostra Insatisfatria Atipias indeterminadas HPV NIC I Repetir c/ 6M
Depois de 2 exames anuais normais Repetir exame imediatamente, caso seja purulento tratar sindromicamente antes de repetir colheita citolgica

NIC II NIC III Ca escamoso AdenoCa in situ AdenoCa invasivo Encaminhar p/ Colposcopia

Repetir exame aps 3 anos

TIPOS DE CONDUTA Diatermo Coagulao ( DC ) Bipsia Dirigida Bipsia em Cone Curetagem Endocervical

BIPSIA DIRIGIDA
Bipsia de colo de tero a retirada de um fragmento que ser enviado para exame. Pode ser feita no consultrio e um procedimento praticamente indolor. O material coletado enviado para estudo antomopatolgico.

ORIENTAES
No usar duchas vaginais nem provocar quaisquer atritos locais nos dois dias que se seguem ao exame; No manter relaes sexuais durante o mesmo perodo; No fazer esforos excessivos logo aps a bipsia; Procurar o servio se ocorrer qualquer anormalidade.

ELETROCOAGULAO DIATRMICA (DC)

Consiste na fulgurao do epitlio anormal com eletrodos esfricos; Deve ser realizado por um especialista com controle colposcpio; A cliente deve ser acompanhada pelo Enfermeiro at receber a alta mdica.

Cuidados de Enfermagem
Colocar espculo com cuidado; Observar a cicatrizao; Limpar com soro e com delicadeza; Colocar Albocresil sol. em algodo e aplicar no colo; Observar sangramento; Orientar quanto ao retorno da alta e quanto a abstinncia de relao sexual.

CONIZAO

CURETAGEM
Este exame permite recolher amostras do interior do tero. A curetagem, tambm conhecida por raspagem, um exame complementar utilizado em ginecologia, quer para diagnstico quer para tratamento.

HISTEROSCOPIA
Histeroscopia o exame endoscpico do tero que permite a visualizao do canal endocervical e da cavidade uterina. realizado com equipamento denominado histeroscpio, na paciente em posio de exame ginecolgico.

HISTEROSCOPIA
Cavidade Uterina

VACINA HPV
Foi criada com o objetivo de prevenir a infeco por HPV. - Vacina Bivalente (Cervarix), tambm chamada de Vacina contra HPV oncognico da GSK, protege contra os vrus 16 e 18. - Quadrivalente (Gardasil) contra o HPV protege contra quatro tipos do vrus 6, 11, 16 e 18

VACINA HPV
Vacinar mulheres entre 9 e 26; a DST mais frequente, cerca de 50% da populao sexualmente ativa vai entrar em contato com o HPV em algum momento da vida; Provavelmente 10 milhes de mulheres tenham leses intra epiteliais de alto grau no colo uterino e 500 mil casos de cncer do colo uterino; H uma centena de tipos de HPV, mas a maioria das infeces causada por apenas quatro deles.

CNCER CERVICAL

SFILES + HPV

HPV

HPV

HPV

HPV + CA DE VULVA

Casos Clnicos
1. Paciente com 36 anos G-05,P-04,A-01. Exame:colo com zona vermelha, S(+)Iodo (-) em LA e LP Citologia: Inflamatrio moderado e Gardenerella Varginalis. Conduta: 2. Paciente com 22 anos G-03,P-04, A-(0), usa A.C Oral. Exame:colo com extensa MVPO, S(+) Citologia: Inflamatrio moderado e flora mista. Conduta: 3. Paciente com 60 anos G-08, P-07, A-01 Exame:colo atrfico, S(iodo dbil em todo o colo) Citologia: Inflamatrio acentuado, flora coccia e atrfico. 4. Paciente com 42 anos G-03, P-03, A-0. Exame:colo de aspcto normal, S(-) Citologia: Inflamatrio acentuado ASCUS

5- Paciente com 45 anos G-05,P-04, A-01 Exame: colo hiperemiado, sangrante a colheita, S(claro) Citologia: Inflamatrio acentuado. Gardenerella Varginalis. Conduta: 6- Paciente com 65 anos G-07, P-06, A-01. Exame: colo hiperemiado, sangrante a colheita, S(+) Citologia: NIC II ( LIE de alto grau ) Conduta: 7- Paciente com 56 anos G-09, P-07, A-02 Exame; colo hiperemiado e sangrante a colheita, S(+) I(-) em LA-12 h Citologia: compatvel com Carcinoma Invasor. Conduta: 8- Paciente com 90 anos G-06,P-06,A-0, viva Exame: colo no visualizado, Citologia- insatisfatria. Conduta: 9- Paciente com 18 anos G-0, nega relaes sexual, vulva com lacerao. Conduta:

DESAFIO - a gente enfrenta; SAUDADE - a gente mata; VIDA - a gente inventa;

CAMINHO - a gente acha;

META a gente busca;

SONHO - a gente REALIZA

PATOLOGIAS BENGNAS E MALGNAS DA MAMA

Estruturas da mama

CNCER DE MAMA
INTRODUO
Provavelmente o mais temido pelas mulheres Alta freqncia Efeitos psicolgicos / Sexualidade Raro antes dos 35 anos, com incidncia crescente e progressiva Nas dcadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidncia.

AES DE CONTROLE DO CANCER DE MAMA


Auto exame das mamas; Exame clinico das mamas; Exames complementares.

O Objetivo da deteco precoce do cncer de mama a cura e as possibilidades de tratamento menos radical.

FATORES DE RISCO
ANTECEDENTES PESSOAIS
Idade Menarca precoce Menopausa tardia Nuliparidade Idade da primeira gestao Hiperplasia ductal atpica Hiperplasia lobular atpica Uso de contraceptivos Uso regular de lcool Exposio a radiaes ionizantes

INVESTIGAO
Auto-exame Anamnese Exame fsico Exames complementares

AUTO EXAME DAS MAMAS


Palpao Deitada
Para realizar a palpao a mulher deve estar deitada com o ombro sobrelevado. Assim para examinar a mama direita, deve colocar sob o ombro direito um travesseiro ou toalha dobrada e, com a mo esquerda, realizar a palpao da mama e regio axilar. Procedimento similar deve ser realizado na mama esquerda.

AUTO EXAME DAS MAMAS


Inspeo Dinmica em Frente ao Espelho

AUTO EXAME DAS MAMAS


Palpao Durante o Banho Pode ser efetuada de p com o brao elevado, realizar palpao da mama e regio axilar.

ANAMNESE
Objetivos: Dados para o diagnstico Identificar paciente de risco

ANAMNESE
Identificao
Sexo Idade

Histria
Queixa principal HDA Antecedentes

ANAMNESE
Queixa principal
Mastalgia Ndulos Descarga papilar

MASTALGIA
Psicognica em 50% dos casos Causas hormonais Sndrome de Tietze Vcios de postura Nevralgia intercostal Processos infecciosos Ndulos

Queixa principal: Dor (mastalgia) queixa mais frequente pode ser dividida em: cclica e acclica. Cclica causa hormonal, ocorre principalmente na fase prmenstrual com melhora aps este perodo, desaparecendo aps a menopausa. Acclica pode ser de origem: - Msculo-esqueltica; - Processos infecciosos: geralmente intensa e unilateral, com curto perodo de durao. - Tumorais: as neoplasias benignas e malignas s produzem dor quando adquirem maior volume e comprimem ou invadem, os filetes nervosos da mama e da axila.

FLUXO PAPILAR
Corresponde a 10 % das queixas Excluir galactorria (distrbio endcrino)
Metoclopramida Reserpina Benzodiazepnicos Hormnios Metildopa Antidepressivos tricclicos

FLUXO PAPILAR
Podem ser: Fisiolgico Papiloma ductal Ectasia Mastite puerperal Cncer Galactorria

NDULO
Maior motivo de consulta Pode representar vrias patologias: AFBM Doena cstica macroscpica Processo inflamatrio Tumor filides Neoplasia maligna

EXAME FSICO
Inspeo Esttica Inspeo Dinmica Palpao

Palpao: Ombro elevado, palpar a mama em toda sua extenso, regio axilar, fossa supra e infra clavicular. Atentar para a presena de ndulos e para a consistncia e volume dos glnglios. Sinais de Alerta na Palpao: - Espessamento ou ndulo nas mamas; - Saida e secreo espontnea pelos mamilos; - Caroo duro na axila.

EXAME CLNICO DAS MAMAS

EXAME CLNICO DAS MAMAS

EXAME CLNICO DAS MAMAS

ORIENTE SUA PACIENTE Se ela encontrar:


Caroos ou deformaes no formato da mama;

Diferena no tamanho das mamas; Eczema em torno da arola ou do mamilo; Secreo ou sangue saindo do mamilo; Caroo duro na axila. Procure a Equipe de Sade

O diagnostico das patologias da mama se estabelece pela:


Histria Clnica Exame Fsico Teste de Imagem Achados antomo patolgico

OBSERVAES
As mamas nem sempre so rigorosamente

iguais; O auto-exame no substitui o exame ginecolgico de rotina; A presena de ndulo mamrio no obrigatoriamente indicadora de neoplasia maligna; Em grande percentual dos casos, a prpria mulher que descobre a sua patologia mamria.

EXAMES COMPLEMENTARES
Tcnicas sensveis para o diagnstico mastolgico so importantes Diagnstico e tratamento precoce aumentam a cura
Mamografia Ultrasom Citologia (PAAF) Histologia (Agulhamento, Core biopsy, Mamotomia, ROLL)

TCNICAS COMPLEMENTARES PARA O DIAGNOSTICO O diagnstico por imagem tem sido um grande aliado para alterar estes nmeros, uma vez que aumenta a proporo de pacientes diagnosticados em fase inicial da doena.

MAMOGRAFIA
Funes: Identificar leses palpveis e no palpveis Definir extenso da leso Localizao do tumor

MAMOGRAFIA
Indicao
Rastreamento das pacientes acima de 35 anos A primeira mamografia deve ser realizada entre 35 e 40 anos Aps 40 anos, realizar 1 a cada ano

MAMOGRAFIA
Achados mamogrficos suspeitos de malignidade Massa irregular ou espiculada Microcalcificaes agrupadas Ndulos slidos com bordos mal definidos Distoro arquitetural Densidade focal assimtrica Obs.: Falso negativo: 10 a 30%

O laudo mamogrfico codificado pelo sistema BI-RADS (Breast Imaging Reporting and Data System) normatizado pelo Colgio Americano de Radiologia. Indicao de exames por imagem e a classificao BI-RADS.
BI-RADS 0 - necessita de estudos adicionais BI-RADS 1 - negativa BI-RADS 2 - achados benignos BI-RADS 3 achados provavelmente acompanhamento em curtos intervalos. benignos, sugerido

BI-RADS 4 - alterao suspeita. Bipsia deve ser considerada BI-RADS 5 - altamente sugestiva de malignidade, conduta apropriada deve ser tomada.

ULTRASOM
Segundo mtodo imaginolgico em importncia Ndulo slido x ndulo cstico No serve como mtodo de Screening Mamas adiposas Orienta punes e marcaes

ASPIRAO POR AGULHA


Seguro, simples e barato Diferencia cisto de massa slida Citologia: S realizar se lquido sanguinolento

CITOLOGIA
PAAF: Agulha calibre 20 a 25g com seringa de 10 a 20 cm3 Movimentos em leque Indice de falso positivo 1 a 2% e taxa de falso negativo at 15%

HISTOPATOLGICO
Core biopsy
Procedimento simples, rpido e ambulatorial Fornece diagnstico preciso Vem substituindo antigos procedimentos cirrgicos (biopsia incisional, excisional)

Core-biopsy
Agulhas de 14 a 16g Pistola automtica com sistema de molas Material fixado em formol Abordagem horizontal Anestesia local Inciso cutnea Investigar coagulopatia, cardiopatia e alergia Leses fibrosas esfoliam pouco material

MAMOTOMIA
Introduo de uma agulha Guiada por ultrasom e/ou esteriotaxia Sistema rotatrio de aspirao a vcuo Leses < 1cm podem ser retiradas completamente Problema gerado: hematoma

ROLL
Localizao de leso oculta radioguiada Istopo radioativo (tecncio) Localizao atravs do probe Parece permitir exrese de leso com margens mais simtricas

Estereotaxia

PATOLOGIA MAMRIA
Anomalias do desenvolvimento Processos Inflamatrios Doenas Fibrocsticas Tumores de Mama

PATOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO
Amastia Hipomastia ou hipotrofia Hipermastia Assimetria desenvolvimento desigual Atrofia Mamria Mama acessria supranumerria ou extranumerria

PROCESSOS INFLAMATRIOS
Mastite Aguda rea endurecida e dolorosa, com rea sensvel a palpao, sintomas locais, edema, hipertermia e calafrios. Mastite Crnica abscesso subareolar crnico recidivante, frequentemente encontrado em fumantes crnicas.

DOENA FIBROCSTICA
ALTERAO FUNCIONAL BENGNA DA MAMA AFBM Conjunto de alteraes estruturais bengnas da mama, que no so inflamatrias e nem tumorais. Tem relao com disfuno hormonal. Tem maior incidncia acima de 35 anos.

TUMORES BENGNOS
Deve ter um tamanho limitado a 3 cm, limites bem definidos, consistncia firmeelstica e mvel em relao ao tecido adjacente. Faze-se necessrio uma avaliao trplice, que constitui o exame-clnico, a mamografia e a citologia de aspirao.

TIPOS DE TUMORES BENGNOS


FIBROADENOMA doena macrocstica TUMOR FILODES GALACTOCELE LIPOMA

FIBROADENOMA

TUMORES MALIGNOS
Ndulos de limites no bem definidos, raramente acompanhado de dor; Derrame papilar sanguinolento; Pele da mama infiltrada por edema, finamente enrugada com aspcto de casca de laranja; Observar leso tipo eczematosa na aurola Retrao papilar Normalmente palpvel a partir de 1 cm.

CNCER DE MAMA
TRATAMENTO
CIRURGIA QUIMIOTERAPIA RADIOTERAPIA HORMONIOTERAPIA IMUNOTERAPIA

TRATAMENTO CIRRGICO
Continua sendo o padro ouro Tipos: Mastectomia Quadrantectomia Setorectomia

importante ressaltar que o diagnostico do cncer tem acompanhado o desenvolvimento tecnolgico do sculo, no entanto, as instituies de sade pouco tem feito para enfrentar os problemas sociais e emocionais ocasionados pela doena e seus efeitos sobre o doente e a famlia.

ESTUDOS DE CASOS DE MAMA. 1. Paciente com 23 anos referindo dor mamria em pontada com inchao na menstruao e aps a menstruao Conduta: 2.Paciente com 40 anos menstruada, referindo rea endurecida no quadrante superior externo da mama direita. Conduta: 3.Paciente com 25 anos, com rea endurecida no quadrante inferior interno da mama esquerda, com bordos ntidos palpao. Sugestivo de ? Conduta: 4.Paciente fumante com 35 anos apresentando leso exudativa no mamilo da mama direita. Sugestivo de ? Conduta: 5- Paciente com 46 anos com extensa rea endurecida sem bordos palpveis, retrao mamilar. Sugestivo de ? Conduta: 6.Paciente com 30 anos com derrame papilar branco. Conduta: 7.Paciente com 30 anos, com derrame papilar sanguinolento. Conduta:

8.Paciente com mamas volumosas apresentando dores intensas nas mamas direita e esquerda independente da menstruao. Conduta: 9.Paciente com dores no QSE da ME, apresentando reas endurecidas palpao sem a presena de ndulos palpveis. Sugestivo de ? Conduta: 10.Paciente com rea avermelhada, quente, dolorosa palpao. Sugestivo de ? Conduta: 11.Paciente com rea endurecida com pele em forma de casca de laranja e rea de retrao. Sugestivo de ? Conduta: 12.Paciente apresentando aumento na rea das axilas, dolorosas na menstruao. Conduta:

mitzgermano@gmail.com mitz@coren-ce.com.br mitz@ipcc.ce.gov.br

You might also like