You are on page 1of 27

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Apresentao
Apresentao Historia do Mainframe

ndice
1. Arquitetura z/OS 2. Navegao no ambiente z/OS 3. Estrutura de arquivos VSAM 4. Estrutura de BOOK VSAM 5. Estrutura de DCLGEN DB2 6. Leitura de arquivo compactado 7. Transferncia de arquivos 8. Trabalhando com o DB2 v.9.1.0 9. DCLGEN Book DB2 10. QMF Query Management Facility

-1-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


Apresentao: Historia do Mainframe
Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeioados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na poca, foi o maior projeto de uma empresa. Desde ento, outras empresas como a HP e a Burroughs (atual Unisys) lanaram seus modelos de mainframe. Existem mainframes em operao no mundo inteiro.

Figura 1 IBM System/360

Posteriormente a IBM lanou a srie /370, e a Burroughs por sua vez lancou as mquinas de terceira gerao: B-3500 e B-6500, sucedidas pela srie 700: B-3700 e B-6700.

Figura 2 IBM System/370

-2-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


No fim da dcada de 1970, ao mesmo tempo que cresciam os sistemas destinados a grandes corporaes, comearam a reduzir o tamanho de uma srie das mquinas para chegar a clientes menores: a IBM lanou o /3 e a Burroughs a srie B-1700 e posteriormente o B-700,

Figura 3 IBM /3

mquinas de quarta gerao, cujo software bsico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software Development Language). Foram as primeiras mquinas Burroughs microprogramveis, o que lhes dava uma flexibilidade impar. Estas mquinas marcaram o incio do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integrao em mdia escala (MSI).

Figura 4 IBM z/Series

Atualmente a IBM produz quatro verses de mainframes, denominados System Z series, que modernizados, suportam diversos sistemas operacionais: z/OS, z/OS.e, z/VM, z/VSE, VSE/ESA, TPF, z/TPF e Linux on System z.

-3-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


1. Arquitetura z/OS Sistemas e Subsistemas Sistema Operacional
Os sistemas operacionais desenvolvidos para mainframe so criados especialmente para a finalidade de cada modelo, seja para processar textos, bancos de dados,efetuar clculos ou gerenciar dispositivos. So baseados em sistemas prprios, por exemplo: z/OS, z/VSE, z/VM, z/TPF (da IBM), OS2200, MCP (da Unisys), GCOS (da Bull), e outros de empresas como Fujitsu, Hitachi e Amdhal.

Subsistemas
MVS (Multiple Virtual System), atualmente conhecido como z/OS, o sistema operacional dos Mainframes IBM. TSO (Time Sharing Option), responsvel pela interao entre o Sistema e o Operador. Possibilita checar as transaes e permite a insero de comandos no terminal para alocar arquivos e rodar programas. Ele funciona com base no ISPF que prov a interface baseada em menus e o acesso as aplicaes do sistema. VTAM (Virtual Telecommunications Access Method), um subsistema que realiza a comunicao, via Rede entre uma aplicao e o terminal (ou outra aplicao). Ex: a conexo entre o Sistema do caixa eletrnico e o CICS ou o IMS. Consoles (MCS Consoles), so dispositivos que esto fisicamente ligados a um sistema MVS que prov a comunicao bsica entre os operadores e o sistema operacional.

Formas de Acesso
Existem dois tipos de acessos, o acesso fsico e acesso logico.

Acesso fsico.
feito por meio de placas inseridas na parte posterior no mainframe, podendo ser de vrios tipos, como cabos coaxiais, pares tranados e at fibra tica. Esta placa pode ser ligada diretamente ao terminal ou a um repetidor de sinal, ligado a uma topologia de rede. Normalmente os mainframes esto centralizados em uma rede FDDI, uma rede extremamente rpida devido ao uso de fibra tica, j que o Mainframe ser acessado de vrios lugares e no pode tolerar perda da taxa de transferncia.

-4-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


Acesso lgico.
O acesso lgico pode ser feito de vrias formas: por um terminal que emula o sistema operacional do mainframe, chamados de terminais burros porque no so capazes de executar nenhuma operao interna; por sistemas operacionais Windows e Linux, em PCs, atravs de programas como Client Access, que emulam o SO do mainframe, mas podem suportar vrias sesses que trabalham paralelamente competindo pelo processador do mainframe e, por serem apenas um aplicativo, liberam o usurio para acessar outros recursos do PC, como processadores de texto, acesso Internet etc.

-5-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


2. Navegao no ambiente z/OS
O Ambiente z/OS o sistema operacional usado pelo mainframe IBM z/Series (como j visto anteriormente), sustentando alguns subsistemas dos quais iremos aprender como navegar neste subsistema.O principal subsistema usado para navegao o TSO.

Figura 5 Logon Basico no TSO

O TSO o meio pelo qual o usurio de desenvolvimento do mainframe usa para usar os aplicativos de desenvolvimento. O TSO no o nico ambiente utilizado, existe tambm outro ambiente que usual para desenvolvimento de aplicativos on-line, o CIC`s. Dentro deste subsistema existe um menu de navegao o ISPF que contem todos os utilitrios disponveis para desenvolvimento dentro de um sistema.

-6-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura 6 Menu Principal do ISPF

Navegar dentro deste ambiente as principais opes usadas para manipulao de arquivos e tabelas e criao de aplicativos 1,2, 3 e 6. A opo 1 usada para visualizar a lista de DATASETS.conjunto de PDS que agrupam arquivos, tabelas e aplicativos. A opo 2 usada para editar dataset. A opo 3 usado para manipulao de arquivos em geral (copiar, mover, criar, editar, visualizar, etc), conforme as sub opes abaixo deste menu. A opo 6 usado geralmente para execuo de comandos diretos no TSO, como por exemplo transferncia de arquivos entre ambiente sem precisar submeter um JOB.

-7-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


3. Estrutura de Arquivos VSAM
O arquivo utilizado dentro do mainframe chamado de VSAM. A Estrutura de dados deste tipo de arquivo linear, ou seja, cada registro uma linha eo VSAM possuem quatro tipos diferentes de estruturas. So elas: Entry Sequenced Dataset ( ESDS); Relative Record Dataset (RRDS); Key Sequenced Dataset (KSDS); Partitioned Dataset Extended (PDSE)

Entry Sequenced Dataset (ESDS) Este um Dataset VSAM que equivalente ao Arquivo Sequencial Ordinrio. Arquivos gravados podem ser atualizados retornados ao seu lugar, mas novos dados tem que ser adicionados no fim do arquivo.Os arquivos gravados so processados um de cada vez, na ordem em que so 'carregados', podem ser lidos do comeo para o fim ou do fim para o comeo.Os arquivos gravados no podem ser deletados, mas podem ser marcados para deleo, para aplicao que est usando estes dados passem a no us-los mais.

Relative Record Datasets (RRDS) Este tipo de Dataset permite acesso aos arquivos baseado em seu numero relativo de gravao. Este nmero no pode ser mudado, mas pode ser reusado quando o Dataset for deletado. Arquivos tipo RRDS podem ser chamados de arquivos numerados.

Key Sequenced Dataset (KSDS) um tipo de arquivo na qual os dados gravados podem ser processados sequencialmente ou randomicamente, baseado no valor de uma chave. Um arquivo KSDS chamado de arquivo Indexado.Os arquivos KSDS fornecem uma melhoria de desempenho com relao a arquivos antigos, especialmente quando os dados devem ser processados randomicamente, possvel atualizar, deletar e inserir dados entre arquivos j existentes. O arquivo KSDS tem duas partes, componente de dados, e componente do ndex.

Partitioned Datasets Extended (PDSE) O PDSE similar ao PDS, exceto que gerenciado pelo VSAM. As vantagens do PDSE so: Usa espao de disco melhor. Expande os diretrios para mais membros. O VSAM recolhe automaticamente espaos sem uso.

-8-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


Membros do PDSE podem ser compartilhados;

Figura 7 Exemplo de um arquivo VSAM

Os tipos de arquivo VSAM mais usual o KSDS e o PDSE, pois o ultimo utilizamos para versionamento do arquivo. O registro de um arquivo VSAM LINEAR, ou seja o arquivo VSAM composto por linhas de registros.

-9-

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


4. Estrutura de BOOK VSAM
Os books VSAM so compostos por NIVEIS, dentre estes esto os registros e os campos (atributos) Estes atributos qualificadores so os tipos de campos. So eles: Alfanumricos Numricos Alfabticos Compactados Binrios

Um arquivo VSAM usualmente manipulado pelo COBOL e, por esta razo utilizamos ento a nomenclatura desta linguagem para identificarmos cada atributo de um arquivo. A figura 8 a seguir, exemplifica exatamente o que acabamos de explicar.

Figura8 Exemplo de um arquivo BOOK de um arquivo VSAM

O arquivo VSAM na arquitetura COBOL possui este layout que chamamos de COPYBOOK ou simplesmente BOOK. O book composto por registro detalhado por campos e qualificado pelos tipos de campos: REGISTRO: Como todo arquivo VSAM linear, ou seja, composto por linhas de dados. Cada linha dividida hierarquicamente por nveis.

- 10 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


O Primeiro nvel chamado de REGISTRO.

Figura9 Exemplo de um REGISTRO do BOOK de um arquivo VSAM no COBOL.

CAMPO: O segundo nivel dentro de um book de um arquivo VSAM na hierarquia so os CAMPOS que so os atributos de um registro.

Figura10 Identificando o CAMPO de um REGISTRO do BOOK de um arquivo VSAM no COBOL.

- 11 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura11 Identificando o QUALIFICADOR do CAMPO de um REGISTRO do BOOK de um arquivo VSAM no COBOL.

Abaixo temos uma tabela com a relao dos tipos de campos mais usados nos books:

TIPOS DE CAMPOS NO BOOK COBOL PIC PIC PIC PIC PIC PIC PIC PIC PIC PIC PIC 9(9). / PIC 9(9)V. X(10). S9(9). / PIC S9(9)V. -9(9). / PIC +9(9). 9(9) COMP-3. / PIC 9(9)V COMP-3. S9(9) COMP-3. / PIC S9(9)V COMP-3. 9(9)V99. S9(9)V99. S9(9)V99 COMP-3. S9(9) COMP. A(9).

DESCRIO DO TIPO DO CAMPO Numrico Alfanumrico Numrico c/ sinal Numrico c/ sinal FIXO. Numrico compactado Numrico compactado c/ sinal Numrico com vrgula Numrico c/ sinal e vrgula Numrico c/ sinal e vrgula compactada Numrico c/ sinal binrio compactado Alfabtico

Outra peculiaridade de um book VSAM que seus registros e campos podem ser redefinidos, dentro do prprio book ou mesmo possuir ocorrncias. Um registro de um arquivo VSAM pode ser FIXO BLOCADO ou VARIAVEL, sendo que fisicamente um arquivo varivel significa que o tamanho pode variar conforme o contedo armazenado no registro do arquivo.

- 12 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura12 Exemplo de campos com ocorrencias em um REGISTRO do BOOK.

Figura13 Exemplo de campos com REDEFINIES em um REGISTRO do BOOK.

- 13 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


5. Estrutura de DCLGEN DB2
Como a estrutura do arquivo VSAM a estrutura da tabela DB2 tambm possuem niveis hierarquicos, e cada campo no DB2 (denominado atributo) tambm distribuido em uma estrutura linear, que esto dentro de um registro. Sendo assim, todos os atributos de uma tabela esto literalmente em uma linha, sendo que tambem cada atributo uma coluna. Ento dentro desta linha de raciocinio o DB2 possui uma estrutura bi-dimencional, com linhas e colunas conforme figura 14 e 15.

Figura14 e 15 Exemplo de uma DCLGEN DB2

- 14 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


6. Leitura de arquivo compactado
Agora que j entendemos o que um arquivo VSAM e o que um BOOK VSAM e BOOK DB2, de agora em diante DCLGEN, iremos ver como que podemos ler um arquivo com campos compactados. A codificao usada em um MAINFRAME diferente do MICRO (PC-WINDOWS, LINUX e MAC) o EBCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code), criado pela IBM em 1960 e usado em todas as linhas de seus MAIFRAME. Portanto para que possamos ler um arquivo com campos compactados no MAINFRAME deveremos converte-lo inicialmente para HEX e usarmos uma tabela de converso HEX do EBCDIC para leitura correta do arquivo.

Figura16 browser de um arquivo VSAM.

Na figura 16, temos o exemplo de visualizao de parte um arquivo VSAM (Browser), o mesmo maior que 80 posies (colunas/caracter) assim quando damos um browser inicialmente nele iremos ver as primeira 80 pocioes. Para que possamos visualizar todas as posioes dos arquivos vamos ento usar as teclas de funo PF11 para visualizarmos a direita e PF10 para retornarmos a esquerda, PF8 para baixo e PF7 para cima. Para irmos at um registro determinado, na linha de comando digite L + [N da linha] + <ENTER> e voce ira at a linha de registro desejada.

- 15 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura17 locate na linha desejada.

Observao: L = Locate Para irmos at o final do arquivo, na linha de comando, digite M + PF8. Para retornarmos a primeira linha,na linha de comando, digite M + PF7. Com estes comandos, temos tudo que precisamos para navegar dentro do Browser em um arquivo VSAM. Agora ento iremos visualizar um outro tipo de arquivo, um arquivo VSAM com campos binrios e compactados. Existe ocasies as quais necessitamos visualizar informaes de um determinado campo mas o mesmo encontra-se compactado ou binrio. Para visualizar estas informaes deveremos seguir os seguintes passos: Primeiramente veremos em que posio esta o campo com o book do mesmo em mos; Vamos at o arquivo e damos o comando B na frente do mesmo para podermos abri-lo; Na linha de comando iremos digitar o comando COLS ON, este comando vai colocar uma linha numerada no arquivo para que possamos ver onde inicia o campo desejado; Na linha de comando novamente iremos digitar HEX ON para possamos identificar as informaes que esto no campo desejado;

Pronto agora com a tabela de converso em mo iremos traduzir o mesmo e identificar os valores do campo.

- 16 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

binary MSN LSN hex 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

0000

0001

0010

0011

0100

0101

0110

0111

0
0

1
16 DLE 10 17 DC1 11 18 DC2 12 19 TM 13 20 RES 14 21 NL 15 22 BS 16 23 IL 17 24 CAN 18 25 EM 19 26 CC 1A 27 CU1 1B 28 IFS 1C 29 IGS 1D 30 IRS 1E 31 IUS 1F SM LF FS DS

2
32 20 33 SOS 21 34 22 35 23 36 BYP 24 37 25 38 ETB 26 39 ESC 27 40 28 41 29 42 2A 43 CU2 2B 44 2C 45 ENQ 2D 46 ACK 2E 27 BEL 2F UC RS PN

3
48 30 49 31 50 SYN 32 51 33 52 34 53 35 54 36 55 EOT 37 56 38 57 39 58 3A 59 CU3 3B 60 DC4 3C 61 NAK 3D 62 3E 63 SUB 3F SP

4
64 40 65 41 66 42 67 43 68 44 69 45 70 46 71 47 72 48 73 49

5
80

6
96

7
112 70 113 71 114 72 115 73 116 74 117 75 118 76 119 77 120 78 121 79 122

0000

NUL

00 1

&

50 81 51 82 52 83 53 84 54 85 55 86 56 87 57 88 58 89 59 90

60 97 61 98 62 99 63 100 64 101 65 102 66 103 67 104 68 105 69 106

0001

SOH

01 2

0010

STX

02 3

0011

ETX

03 4

0100

PF

04 5

0101

HT

05 6

0110

LC

06 7

0111

DEL

07 8

1000

08 9

1001

09 10

(cent)

74 4A 75

1010

A B C D E F

SMM

0A 11

! $ * ) ;
2

5A 91 5B 92 5C 93 5D 94 5E 95 5F

6A 107

: # @ ' =
"

7A 123 7B 124 7C 125 7D 126 7E 127 7F

1011

VT

0B 12

. < ( +
|1

4B 76 4C 77 4D 78 4E 79 4F

, % _ > ?

6B 108 6C 109 6D 110 6E 111 6F

1100

FF

0C 13

1101

CR

0D 14

1110

SO

0E 15

1111

SI

0F

- 17 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

binary MSN LSN hex 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F

1000

1001

1010

1011

1100

1101

1110

1111

8
128

9
144 90 145

A
160 A0 161 A1 162

B
176 B0 177 B1 178 B2 179 B3 180 B4 181 B5 182 B6 183 B7 184 B8

C
192 C0 193

D
208 D0 209

E
224 E0 225 E1 226

F
240

0000

80 129

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

F0 241 F1 242 F2 243 F3 244 F4 245 F5 246 F6 247 F7 248 F8 249 F9 250 FA 251 FB 252 FC 253 FD 254 FE 255 FF

0001

a b c d e f g h i

81 130

j k l m n o p q r

91 146 92 147 93 148 94 149 95 150 96 151 97 152 98 153 99 154 9A 155 9B 156 9C 157 9D 158 9E 159 9F

A B C D E F G H I

C1 194 C2 195 C3 196 C4 197 C5 198 C6 199 C7 200 C8 201 C9 202 CA 203 CB 204 CC 205 CD 206 CE 207 CF

J K L M N O P Q R

D1 210 D2 211 D3 212 D4 213 D5 214 D6 215 D7 216 D8 217 D9 218 DA 219 DB 220 DC 221 DD 222 DE 223 DF

0010

82 131

s t u v w x y z

A2 163 A3 164 A4 165 A5 166 A6 167 A7 168 A8 169 A9 170 AA 171 AB 172 AC 173 AD 174 AE 175 AF

S T U V W X Y Z

E2 227 E3 228 E4 229 E5 230 E6 231 E7 232 E8 233 E9 234 EA 235 EB 236 EC 237 ED 238 EE 111 6F

0011

83 132

0100

84 133

0101

85 134

0110

86 135

0111

87 136

1000

88 137

1001

89 138

` 4

185 B9 186 BA 187 BB 188 BC 189 BD 190 BE 191 BF

1010

8A 139

1011

8B 140

1100

8C 141

1101

8D 142

1110

8E 143

1111

8F

Figura18 Tabela de identificao EBCDIC.

As colunas da tabela anterior esta organizada da seuinte maneira:

- 18 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


A coluna laranja identifica o valor binario de 4 algarismos e logo a sua frente uma coluna que corresponde o valor hexa deste binario. Teremos uma linha com esta mesma caracteristicas encabeando a tabela. Sendo assim temos um plano cartesiano com os eixos x e y. Esta coluna varia de 0 a F (hexadecimal) juntamente com a linha que tambem varia de 0 a F; No cruzamento destes esto dispostos 3 celulas das quais deveremos identificar a branca com a celula onde tera o valor resultante do cruzamento com o valor em vermelho, uma outra branca com numeros que iniciam em 0 e vo ate 255, estes identificam o range de variao deste codigo; Finalmente um valor de dois digitos que identificam o codigo EBCDIC o qual iremos usar para identificarmos os valores conforme mencionamos na leitura de valores binarios. Dentro desta tabela temos alguns casos unicos os quais esto identificados e explicados conforme abaixo: 4F = | ou ! ou mesmo em branco 5F = | ou no logico 6A = | ou branco B9 = ou branco

Hex Name Description 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0A 0B 0C 0D 0E 0F 10 11 12 VT FF CR SO SI DLE DC1 DC2 NUL SOH STX ETX PF HT LC DEL Null (as ASCII) Start Of Heading (as ASCII) Start of TeXt (as ASCII) End of TeXt (as ASCII) Punch ofF Horizontal Tab Lower Case DELete not used not used SMM Start of Manual Message Vertical Tab (as ASCII) Form Feed (as ASCII) Carriage Return (as ASCII) Shift Out (as ASCII) Shift In (as ASCII) Data Link Escape (as ASCII) Device Control 1 (as ASCII) Device Control 2 (as ASCII)

Hex Name Description 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 2A 2B 2C 2D 2E 2F 30 31 32 SYN ENQ ACK BEL SM CU2 BYP LF ETB ESC BYPass Line Feed End of Tranmission Block ESCape not used not used Set Mode Customer User 2 not used ENQuiry ACKnowledge BELl not used not used SYNchronous idle DS SOS FS Digit Select Start Of Significance Field Separator

- 19 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


13 14 15 16 17 18 19 1A 1B 1C 1D 1E 1F TM RES NL BS IL CAN EM CC CU1 IFS IGS IRS IUS Tape Mark REStore New Line BackSpace IdLe CANcel (as ASCII) End of Medium (as ASCII) Cursor Control Customer User 1 Interchange File Separator (as ASCII) Interchange Goup Separator (as ASCII) Interchange Record Separator (as ASCII) Interchange Unit Separator (as ASCII) 33 34 35 36 37 38 39 3A 3B 3C 3D 3E 3F SUB CU3 DC4 NAK PN RS UC EOT not used Punch oN Reader Stop Upper Case End of Transmission not used not used not used Customer Use 3 Device Control 4 Negative AcKnowledge not used Substitute

Esta tabela anterior referencia-se ao paralelo dos valores conhecidos(decimais) em EBCDIC. O EBCDIC ele varia de 0 a 255 portanto para no ter duvida a tabela esta completa com os caracteres numerico e no numericos.

Figura19 Comando HEX ON, usado para converso .

- 20 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura20 Sequencia de leitura do valor HEXA.

Na figura 20 podemos identificar logo abaixo do valor uma sequencia que dever ser lida de cima para baixo duas linhas. Isto significa que o valor que foi grifado acima a identificao do caracter logo acima dele. O valor grifado o valor HEXA, conforme a tabela de converso HEXA e o valor acima o seu valor correspondente, assim poderemos ler os valores em HEXA e identifica-los.

- 21 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


7. Transferncia de Arquivos
A tranferencia de arquivo usada para migrar um arquivo de uma plataforma para outra, do PC para MAIFRAME ou do PC para MAINFRAME (host/client). As tranferencias geralmente so feitas por produtos homologados pela IBM, em raras excesses o cliente usa uma soluo propria que geralmente possuia suas proprias caracteristicas. Basicamente o protocoloco utilizado atualmente o TC/IP. Vamos fazer a demonstrao do usual de tranferencia de HOST/CLIENT.

Figura21 Menu principal do TSO .

No menu principal do TSO a opo usada dever ser a 6 Command, esta opo disponibiliza a linha de comando longa do tso. Sendo assim possibilita a tranferencia do arquivo tanto do mainframe para o pc com do pc para o mainframe. Ao selecionarmos esta opo e darmos <enter> aparecer uma tela com uma linha de comando longa, possibilitando assim ser usado de duas maneiras a transferencia de arquivo, manualmente, ou seja digitando o comando necessario para transferencia juntamente com os parametros necessarios, ou simplesmente usar o aplicativo de transferencia que todo emulador possuia para tranferencia de arquivos entre plataforma.

- 22 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura22 Tela com a linha de comando longa do TSO.

Dentro desta tela que possui a linha de comando longa que dever ser chamado o aplicaticvo do emulador de transferencia de arquivo conforme figura a seguir:

Figura22 Janela do aplicativo de transferencia do emulador..

- 23 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


8. Trabalhando com DB2 v9.1.0
Diferente que em outras plataformas, o DB2 dentro da plataforma Z/OS possui diversas maneiras de se trabalhar. Temos ferramentas de administrao, programao e operao. Podemos resumir e apresentarmos ento as principais atividades as quais esto disponiveis para os Usuarios Finais. Para que possamos manipular qualquer informao usando o DB2, primordial termos o nome da do dominio das tabela, ou seja, o nome da base de dados onde se encontra a tabela a qual iremos trabalhar e a DCLGEN da tabela, o book da mesma, alem do ambiente onde se encontra desenvolvimento, homologao ou produo.

Figura23 Menu do aplicativos do Z/OS para trabalhar com o DB2.

9. DCLGEN Book DB2


Como falamos, sempre que iremos trabalhar com uma tabela deveremos ter o DCLGEN, vamos ento identificar a estrutura da DCLGEN.

- 24 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura24 DCLGEN de uma tabela DB2.

A DCLGEN dividida em duas partes. A primeira descreve a estrutura SQL usada pelo DB2, conforme figura 24.

Figura25 DCLGEN de uma tabela DB2.

- 25 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas


A Segunda parte descreve a estrutura no caso COBOL, conforme a figura 25, mas tambem pode ter uma estrutura usada em outra linguagem, como NATURAL, PASCAL, etc.

10. QMF Query Management Facility


O QMF um aplicativo utilizado para para execucuo de query do DB2, podendo executar SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE nas tabelas.

Figura26 Tela do QMF.

Figura27 Opo F6 na tela principal criao de query.

- 26 -

Ambiente Mainframe z/OS Noes Bsicas

Figura28 Opo F2 para execuo da query criada.

- 27 -

You might also like