You are on page 1of 8

Histria Unisinos 10(3):273-280, Setembro/Dezembro 2006 2006 by Unisinos

Ambigidades da construo da ordem no Brasil: escravos, polcia e senhores no Oitocentos


The ambiguities of the construction of the order in Brazil: slaves, police force and slave owners in the 1800s

Adriana Pereira Campos1


acampos.vix@terra.com.br

Resumo. Apresentam-se neste artigo as ambigidades do Poder Pblico na construo da ordem na sociedade escravista oitocentista brasileira. Utilizam-se, como base emprica, as participaes policiais registradas pelo Chefe de Polcia da Provncia do Esprito Santo por meio de uma amostragem qinqenal entre os anos de 1857-1888. Busca-se discutir as principais tarefas entregues s autoridades constitudas com a finalidade de assegurar o sossego e a paz nas localidades capixabas. Por fim, debate-se, nessa perspectiva, a possibilidade de a polcia no ter se constitudo elemento primordial do equilbrio da sociedade escravista brasileira.
1 Doutora em Histria Social pelo Programa em Histria Social IFCS da UFRJ. Professora do Departamento de Histria da UFES, bem como de seus Programas de Ps-Graduao em Histria Social das Relaes Polticas (Mestrado) e Direito Processual (Mestrado). Membro do Centro de Estudos do Oitocentos (PRONEX/CNPq) (www.ceo.historia.uff.br). Pesquisadora com financiamento do Fundo de Apoio Pesquisa do Esprito Santo FAPES e do CNPq.

Palavras-chave: escravido, Brasil Imprio, Esprito Santo, poder de polcia. Abstract. This paper deals with the ambiguities of the Public Power in the construction of the order in eighteenth century Brazilian slavery society. The empirical base used here encompasses the police records signed by the Police Chief of the Esprito Santo Province, selected by a quinquennial sample of the years spanning from 1857 to 1888. The main objective is to assess the civil authorities task in maintaining peace and calmness in the capixabas communities. Under this perspective, the possibility of the police apparatus not being a central element in the equilibrium of the Brazilian slavery society is examined. Key words: slavery, Imperial Brazil, Esprito Santo Province, police power.

Introduo
O presente artigo tem a finalidade de verificar a correspondncia entre criminalidade escrava e o papel da polcia na tarefa de controle e disciplina na sociedade brasileira. Partindo-se de pesquisa realizada a respeito do Esprito Santo do sculo XIX, cujo objeto se centrava na relao entre Direito Penal e escravido, pretende-se discutir as

ambigidades do poder pblico em relao s obrigaes de manuteno da ordem e as suas limitaes diante do mundo do cativeiro. Embora alguns trabalhos como o de Thomas Holloway (1997, p. 28) associem as instituies policiais como uma arma numa verso unilateral de luta de classes, encontrou-se uma realidade cuja dinmica no conferia uma transparncia entre os interesses da elite e as autoridades encarregadas da vigilncia local.

ART03_Campos.pmd

273

24/1/2007, 19:47

Adriana Pereira Campos

274

No estudo da criminalidade escrava na Provncia do Esprito Santo percebeu-se que no bastava afirmar a disciplina como tarefa prioritria da Polcia e da Justia somente com base nos relatrios e nas correspondncias das autoridades. A prtica diria de controle social precisou ser identificada nas estatsticas criminais da poca. Os dados disponveis, contudo, formam, como a maior parte das fontes histricas, uma realidade de difcil interpretao. Alm disso, os ndices de criminalidade derivados dos levantamentos oficiais nem sempre coincidem com as infraes previstas no Cdigo Criminal de 1830. A base emprica que sustenta as proposies deste artigo constitui-se de participaes policiais das autoridades da Provncia capixaba, nos marcos dos anos de 18571888, a partir de dados obtidos em arquivos de Polcia do Esprito Santo a respeito da Comarca de Vitria. Como se sabe, Vitria, uma das cidades mais antigas do Pas, datando sua fundao de 1551, desde sua colonizao contou com a utilizao do brao escravo nas atividades produtivas ou domsticas da regio. Para a segunda metade do Oitocentos, o Recenseamento do Brasil de 1872 apresenta que as parquias e freguesias da Comarca de Vitria possuam uma populao de 11.615 indivduos, dentre os quais se encontravam 2.716 escravos, cerca de 23% deste contingente. Na parquia de Nossa Senhora de Victoria, por sua vez, viviam 4.361 pessoas, contabilizando-se 1.001 escravos, que representavam tambm 23% dos habitantes do lugar (Estatsticas, 1990). A Comarca de Victoria concentrava uma populao, portanto, oriunda de imigrao lusa ou africana na sua maioria, alm dos nativos do lugar. Tratava-se de uma localidade composta de nove freguesias Nossa Senhora da Victria, So Jos de Queimado, So Joo de Carapina, So Joo de Cariacica, Santa Leopoldina, Nossa Senhora da Conceio de Viana, Santa Isabel, Nossa Senhora do Rosrio do Esprito Santo e Nossa Senhora da Conceio da Serra em 1872. Tais freguesias eram ligadas por caminhos vicinais ou por rios atravessados com canoas e comportavam muitos portos fluviais poca. A maior parte desses lugares sediava poucos ncleos urbanos, destacando-se Victoria como maior dinmica citadina, apesar de existirem diversas fazendas e stios situados em terras mais afastadas do aglomerado de casas e comrcio de sua poro central. Encontravam-se muitos escravos de aluguel e ao ganho em Victoria, empregados principalmente nas atividades porturias. De acordo com Geraldo Antnio Soares (2004, p. 63), somente o Convento da Penha alocava a maioria de seus 42 escravos em aluguis em Victoria, deixando os servios domsticos da casa religiosa entregues a poucos deles e auferindo subsdios por meio daqueles cativos empregados com terceiros.

A comarca de Victoria constitua-se, assim, numa paisagem humana crioula ou mestia, cuja antiga convivncia com a escravido criara espaos de sociabilidades intensas entre cativos e livres. A freguesia de Victoria situava-se como espao de contato mais freqente em que livres e escravos podiam dividir locais de trabalho, moradia, diverso e devoo. Tratava-se, como afirmou Patrcia Maria da Silva Merlo (2003), de uma sociedade sombra da escravido.

As prises como mtodo de controle social


A criminalidade escrava e a ao policial so examinadas a partir dos dados obtidos em documentos de origem policial, sobretudo, nos registros das prises. Quase sempre as ocorrncias policiais anotadas pelo Chefe de Polcia da Provncia do Esprito Santo diziam respeito s prises e livramentos efetuados pela Polcia. A ttulo de ilustrao, existia, por determinao do Cdigo de Processo Criminal da poca, um livro da porta, onde, de acordo com o artigo 158, anotavam-se despachos sobre entradas e sadas dos presos, contando, inclusive, com a identificao das unidades prisionais de origem e de destino, quando necessrio. Certo Presidente da Provncia, Tom da Silva, em seu relatrio Assemblia Legislativa Provincial, datado de 1873, cita terem sido inscritos 248 despachos no livro da porta do ano anterior. No foi possvel, no entanto, identificar a que Cadeia se referia o Presidente, nem se isso significava a soma de todas as ocorrncias registradas pela Secretaria de Polcia ao longo de 1872. De qualquer maneira, trata-se de nmero muito prximo ao total de autuaes comunicadas pelo Chefe de Polcia ao Presidente de Provncia no ano de 1870, que somou 265 prises e livramentos. Essa constatao fornece alguma segurana em relao ao uso dos documentos produzidos pelo Chefe de Polcia, nos quais comunicava ele ao seu Presidente cada priso realizada na Provncia. Tais fontes encontram-se sob o rtulo participaes e constituem um dos corpos documentais da pesquisa aqui relatada. Outras aes de vigilncia ostensiva para reprimir possveis desordens so dificilmente quantificveis. Acabou-se, assim, invariavelmente, diante de um cotidiano muito criminalizado, j que a autoridade policial precisava justificar sua ao com um tipo penal adequado para efetuar a priso. Um balano inicial das participaes das prises efetuadas pelas autoridades policiais, comunicadas pelo Chefe de Polcia, apresenta o quadro descrito na Tabela 1. A Tabela 1 marca uma atividade repressiva decrescente, sobretudo a partir de 1875, conforme fica mais claro na Figura 1. O marco de 242 prises, registrado em 1857, no foi mais alcanado no decorrer do sculo XIX, mesmo veri-

Vol. 10 N 3 - setembro/dezembro de 2006

ART03_Campos.pmd

274

24/1/2007, 19:47

Ambigidades da construo da ordem no Brasil: escravos, polcia e senhores no Oitocentos

Tabela 1. Prises na Provncia do Esprito Santo (1857-1888). Ano 1857 1860 1865 1868 1875 1880 1885 1888 Livres 193 159 124 78 97 101 172 151 Escravos 49 42 45 61 14 24 17 4 Total 242 201 169 139 111 125 185 155

Fonte: Participaes do Chefe de Polcia.

Figura 1. Curva de Prises na Provncia do Esprito Santo (1857-1888). ficando-se uma tendncia de elevao no total a partir de 1880. A reduo ocorrida nas dcadas de 1850, 1860 e 1870 chegou ordem de 50%, ou seja, diminuram quase a metade em comparao s prises efetuadas no incio do perodo. Importa notar aqui que a curva de prises de escravos evidencia um nmero decrescente de autuaes, com uma queda significativa aps 1870. Mesmo sendo uma preocupao em constante evidncia nos relatrios de Presidentes de Provncia e nas correspondncias das autoridades, efetivamente, no ocorriam tantas prises de escravos como se poderia supor. Chama ateno, no entanto, o grande nmero das autuaes enquadradas nas categorias de alcoolismo, desordens e vozerios (Tabela 2).

Pode-se inferir, da tabela acima, que entre todos os crimes investigados pela Polcia, os que resultaram no maior nmero de prises estavam ligados aos crimes policiais. Esses dados revelam a ordem pblica como a preocupao maior da fora policial na Provncia do Esprito Santo. Assim, as prises ficavam repletas de indivduos que cometiam crimes sem vtimas, tais como desordens, embriaguez e vadiagem, ou que deviam apenas responder a indagaes policiais. Identificando os tipos de crimes policiais mais freqentes, podemos ter uma boa idia da preocupao das autoridades provinciais com a ordem pblica. Nas participaes de prises fornecidas pelos Chefes de Polcia (Fundo de Polcia, Srie 2), realizamos uma amostragem qinqenal do perodo de 1857 a 1888. Complementamos essas informaes com as estatsticas constantes nos Relatrios dos Governos Provinciais, seja conferindo a realidade dos dados encontrados, seja completando as lacunas por ausncia de informao de algum ano. A amostragem apresenta como principais causas das prises, a desordem e a embriaguez, sendo que a primeira correspondia a uma mdia de 21,5% das detenes registradas no perodo e a segunda, 19,5%. Apenas esses dois tipos penais totalizavam 41% das ocorrncias anuais. Se levarmos em conta a explicao de Boris Fausto (2001, p. 46) de ser a desordem um comportamento episdico das pessoas em pblico, sem fixar uma conduta criminosa e a embriaguez uma preocupao com o comportamento das pessoas em pblico, a maior quantidade das prises na Provncia capixaba estava voltada represso dos costumes entre os escales mais baixos da populao. A tarefa de reprimir o comportamento popular apoiava-se amplamente nas leis penais do Imprio, porm, a escolha dos tipos penais para a atuao policial denunciava uma espcie de compromisso tcito das autoridades com a vigilncia da ordem pblica.

Criminalizando costumes
No Cdigo Penal de 1830 no havia um tipo penal intitulado desordem ou embriaguez. Existia, com efeito, o artigo 280, que previa a pena de dez a 40 dias e multa correspondente metade do tempo para quem praticasse

Tabela 2. Crimes policiais na Provncia do Esprito Santo 1857-1888. Total de crimes* Crimes policiais de livres Proporo de livres Crimes policiais de escravos Proporo de escravos 1857 242 144 59,5 40 16,5 1860 201 126 62,7 38 18,9 1865 169 110 65,0 43 25,4 1868 161 152 94,4 0 0,0 1873 95 21 22,1 48 50,5 1880 125 69 55,2 24 19,2 1885 189 138 73,0 17 9,0 1888 155 122 78,7 4 2,6

275

Fonte: Relatrios Provinciais e Participaes do Chefe de Polcia ao Presidente de Provncia. * Esto contabilizados todos os crimes pblicos, privados e policiais neste item.

Histria Unisinos

ART03_Campos.pmd

275

24/1/2007, 19:47

Adriana Pereira Campos

qualquer ao, em lugar pblico, considerada como evidentemente ofensiva da moral e dos bons costumes. J o Cdigo de Processo Criminal, a contar da Lei de Dezembro de 1841, inclua entre as atribuies policiais obrigar a assinar termo de bem viver aos vadios, mendigos, bbados por hbito, prostitutas, que perturbam o sossego pblico; e aos turbulentos, que por palavras ou aes ofendem os bons costumes, a tranqilidade pblica, e a paz das famlias (Art. 58, item 2). Esses comportamentos no se configurariam exatamente crimes, como explicava Pimenta Bueno (1858, p. 18), mas, sim, contravenes ou pequenas infraes, pois so menos graves e, por isso, sujeitos a penas menores. A responsabilidade sobre as contravenes, aduz ainda o jurista, caberia aos tribunais policiais: cometem pois as legislaes, no s a perscrutao e indiciamento de tais crimes, como o seu julgamento, prpria Polcia, mediante um processo embora cauteloso todavia sumrio, ministrando ao par disso os necessrios recursos. A legislao penal do Imprio havia oferecido, portanto, instrumentos suficientes Polcia, ao Juiz de Paz (antes de citada Lei de 1841) e s autoridades locais, para impor a ordem pblica de forma efetiva e clere. As Posturas deveriam, nesse contexto, desempenhar seu papel de referncia legal da ao repressora em nvel local, ampliando ou detalhando as incidncias das contravenes. Em Victoria, por exemplo, elaborou-se um captulo dedicado s vozerias, obscenidades e ofensas moral, proibindo-se msicas, foguetes, tambores, gestos indecentes, pinturas em locais pblicos entre outros. Encontramos, assim, uma descrio mais pormenorizada das atitudes a serem consideradas como desordem: Captulo 13. [das Posturas da Cidade de Vitria 1880] Art. 83 proibido fazer alaridos, algazarras, e estrondos com msicas e foguetes, dar gritos e tiros noite, tocar caixa ou tambor na Cidade e povoaes. Multa de 5$000 a 10$000 ris, e sendo escravo, 4 horas de cadeia. Art. 84 proibido levantar vozerias, fazer gestos indecentes, usar de palavras injuriosas e acionados obscenos; pintar figuras obscenas em muros e paredes de edifcios e praticar atos imorais. Aos infratores, multa de 5$000 a 10$000 ris; e sendo escravo 48 horas de cadeia, alm das mais penas que o infrator possa incorrer. (Posturas da Cidade de Vitria 1880 Arquivo Pblico do Estado do Esprito Santo). 276 Parece que a escolha dos funcionrios da Polcia em registrar as prises com os tipos penais desordem e embriaguez, ao invs de vadiagem ou mendicncia, no era nem fortuita, nem aleatria. Havia, verdade, expressa

condenao mendicncia e vadiagem no Cdigo Penal, em seus artigos 295 e 296, embora condicionada a certas situaes. No caso de vadiagem, devia ocorrer inicialmente uma advertncia do Juiz (ou autoridade policial). No trato da mendicncia, a atitude de uma pessoa somente se tornaria proibida quando houvesse, na vila ou na cidade, um abrigo pblico para os mendigos, ou quando os indivduos que mendigassem estivessem em termos de trabalhar, ou fingissem enfermidades, ou estivessem mendigando em grupo. A prpria legislao j criava certa responsabilidade para a autoridade coatora. Ao ser um indivduo enquadrado como mendigo ou vadio, o policial ou juiz precisava certificar-se das condies de assistncia ou de caridade disponveis na localidade. Na hiptese de uma priso por indigncia, por exemplo, a fora policial deveria, por lei, encaminhar o indivduo casa de caridade local em Vitria, a Casa de Misericrdia como se pode ler no relatrio apresentado pelo Presidente Luiz Antnio Pinheiro, em 1869: [...] por esforos dos seus provedores e proteo constante da administrao prosperou e conservou-se at hoje classe indigente, que espontaneamente ou mandado das autoridades, acolhia-se sob o seu teto beneficente. Durante boa parte do sculo XIX, os mendigos no eram considerados, na opinio geral, como marginais, segundo informa Fraga Filho (1996, p. 21), chegando a desfrutar de certa tolerncia social, ligados que estavam ao cenrio cotidiano da cidade. Em acontecimentos sociais importantes, como batizados e casamentos, os anfitries procuravam ajudar os pobres e os miserveis como um ato de f e caridade. Nos testamentos, era usual constar uma renda a ser distribuda, na forma de esmola, entre pobres e mendigos. J a vadiagem no gozava de tanta tolerncia por parte da sociedade oitocentista. Fraga Filho (1996, p. 76) explica, igualmente, que o termo vadio remetia s camadas livres e pobres, tradicionalmente vistas como inclinadas para ociosidade. Eram pessoas que sobreviviam de atividades condenadas moralmente pela sociedade como a explorao da mendicncia, da prostituio feminina ou a prtica de roubos. Essas denominaes mencionadas, de contornos nebulosos, no poderiam deixar de criar dificuldades tipificao dos delitos por parte dos policiais ao exigir deles uma conexo entre vrios eventos para o correto enquadramento das diversas ocorrncias. A ausncia de tipos penais, como mendicncia ou vadiagem, nas estatsticas criminais e mesmo nas participaes do Chefe de Polcia no indica a ausncia de miserveis em Vitria. O Bispo D. Jos Caetano da Silva Coutinho, na visita a Freguesia da Vitria em 1812, relatou ser grande a pobreza da terra ao mencionar a aluvio de mendigos que me perseguiam em casa e pelas ruas (Coutinho, 2002, p. 114). Alguns casos de mendi-

Vol. 10 N 3 - setembro/dezembro de 2006

ART03_Campos.pmd

276

24/1/2007, 19:47

Ambigidades da construo da ordem no Brasil: escravos, polcia e senhores no Oitocentos

cncia e embriaguez tornaram-se, inclusive, inspirao para algumas composies que, apesar de perdidas, perpetuaram-se na memria popular. o que nos conta o Padre Francisco Siqueira Antunes em suas narrativas sobre Victoria publicadas no jornal A provncia do Esprito Santo em 1885: Faustino Sipira, empregado da tesouraria da Fazenda e moo inteligente, comps um entremez que denominou Souza Lobo, um pardo, louco pelos festejos da Boa Morte. Ardente devoto da pinga, vindo da roa, perdeuse com a famlia nas ruas e entre a multido andava de esmo sua procura. Feliz achado para uma composio cmica (Siqueira, 1999, p. 60). A buclica Vitria do sculo XIX, cuja populao no chegou a exceder 5.000 habitantes, possua, no obstante, sua parcela de mendigos e vadios, como costumava ocorrer com muitas cidades de seu porte no Imprio. O Presidente Costa Pereira, em 1862, relatou Assemblia Provincial que: apesar da extrema fertilidade do solo, existe na Provncia um nmero de indivduos que lutam com o infortnio da pobreza, inspiradora de crimes. Agrupados nas cidades e vilas, arrastam vida lastimosa, sofrem privaes, recorrem muitas vezes munificncia dos favorecidos da fortuna, reunindo ao sofrimento da pobreza os sofrimentos s vezes no menos doloroso da humilhao, que se recebe com a esmola, e, no entanto, justia lhes seja feita, ou temor salutar da pena, ou virtude tradicional, respeitam a propriedade alheia, e preferem o tormento da misria s probabilidades de bom resultado de um crime, que lhes permitisse saciar os desejos e satisfazer os caprichos da cobia (Mensagem enviada Assemblia Provincial em 1862, p. 6). A esmola e a caridade no chegavam a ser, portanto, assunto de Polcia. Os mendigos e os miserveis eram vistos como atribuies das associaes da caridade. s autoridades policiais cabia a disciplina das populaes pobres. O comportamento imoral dos indivduos oriundos dos estratos sociais inferiores devia ser enquadrado em tipos penais mais bvios. O procedimento padro envolvia a aplicao sumria de uma pena de recluso ou aoites, uma vez que cabia prpria autoridade policial o julgamento desses delitos menores. As prises por desordem e embriaguez podem ser entendidas, portanto, como reflexo do empenho dessas autoridades em realizar o controle dos costumes ditos condenveis e localizados, comumente, entre as camadas mais desfavorecidas da populao.

Criminalizando costumes
Outro dado estatstico controverso o reduzido ndice de escravos presos no Esprito Santo, sobretudo na Capital. Evidentemente, a ausncia dos famosos livros de porta afastou a possibilidade de uma anlise mais acurada do cotidiano das prises. As fontes disponveis, as participaes do Chefe de Polcia ao Presidente da Provncia e as estatsticas publicadas nos relatrios dos Presidentes de Provncia, contm poucas e incompletas informaes a respeitos dos presos, restringindo-se ao nome, ao delito e data do encarceramento. De qualquer forma, as detenes de escravos, na segunda metade do sculo XIX, permaneceram na mdia de 50 ao ano, enquanto as de homens livres ocupavam uma faixa mais ampla, de 100 a 200 recluses. Aparentemente, os dois grupos eram muito distintos, mas, se deixarmos margem a condio civil de liberdade, possvel que, entre os livres, no se tivessem contabilizado muitos indivduos com ascendncia escrava, tais como libertos, descendentes nascidos livres, mulatos e outros. As fontes disponveis, mais uma vez, dificultam o trabalho com a condio civil dos presos por no ter havido, na poca, uma sistemtica de anotao da cor ou da raa dos indivduos detidos pela Polcia. Nas participaes do Chefe de Polcia, encontra-se, na amostragem quinquenal de 1.221 detenes, referncia a somente 19 pessoas de cor preta. significativa a ausncia da cor nesses registros, o que, no entanto, no deve ser interpretado como uma despreocupao das autoridades policiais a esse respeito. A sociedade capixaba, conforme as estatsticas da poca, possua algo em torno de 60% de sua populao formada por afro-descendentes, ou pessoas de cor. Como explica o Padre Antunes, em suas Memrias do Passado, a distino entre brancos, pretos e pardos insinuou-se por todos os eventos sociais, civis e at religiosos da Capital capixaba (Siqueira, 1999). Nas comemoraes sacras, para ficar num s exemplo, eram notrias as diferenas entre as manifestaes da alta hierarquia capixaba e aquelas promovidas pelas camadas mais pobres da sociedade. De acordo com os jornais da poca, sabe-se que as festas das irmandades ocorriam, freqentemente, no lado externo das capelas e conventos e durante a madrugada. A nica exceo parece ter sido a Irmandade de Nossa Senhora do Rosrio dos Pretos sediada na capela do Rosrio. Normalmente, as comemoraes do Rosrio aconteciam durante o dia, a partir de 11 horas da manh, prologando-se at o fim da tarde. Por outro lado, as comemoraes de So Benedito, na Igreja do Rosrio, ocorriam sempre nos dias 26 e 27 de dezembro durante a madrugada (Bastos, 2005, p. 15). Olhando a questo sob a perspectiva do povo, as manifestaes religiosas das confrarias de pretos ou de par-

277

Histria Unisinos

ART03_Campos.pmd

277

24/1/2007, 19:47

Adriana Pereira Campos

278

dos convertiam-se em momentos de diverso e alegria que, sem muita dificuldade, descambavam para a embriaguez e desordens. Em Reis Magos (atual Nova Almeida), durante a festa sacro-profana de luta entre mouros e cristos em honra a So Sebastio, os caboclos predominavam entre os intrpretes e os assistentes do festejo. Padre Antunes, novamente, descreve o incmodo causado por tais celebraes quando, ao final, alm da fadiga que traziam os trejeitos e saltos, ficava o povo em completo estado de embriaguez (Siqueira, 1999, p. 86). Noutra tradicional manifestao religiosa de So Benedito, nas localidades de Santa Cruz e Linhares, ao norte da Provncia, realizavam-se peregrinaes em diversas datas do ano, para levar a imagem do santo missa. Durante as procisses, eram utilizados instrumentos musicais populares como cassacos, camunds e chocalhos, enquanto os fiis, embalados pela msica, iam desenvolvendo um bailado durante o trajeto. Ao encerrarse a peregrinao de quatro dias de msicas e danas profanas, resultava tambm uma vaga de embriagados. Os jornais da poca, em muitas ocasies, retratavam no somente a embriaguez resultante da festa como tambm palavras injuriosas dirigidas s autoridades locais. O peridico Correio da Victoria noticiou que, em 25 de novembro de 1855, Manoel Monteiro da Victoria participava da Puxada do Mastro de So Benedito na vila de Nova Almeida, quando dirigiu palavras injuriosas ao reverendo vigrio Joo Pinto Pestana em virtude de reformas na matriz. Manoel comeou a insult-lo na presena do povo, utilizando gestos erticos e afirmando no temer as acusaes do vigrio. Se as ocasies de alegria e festejos das populaes de cor da cidade redundavam em desordens e embriaguez, as traquinagens dos filhos da elite eram vistas com simpatia. Havia, naquele tempo, um evento protagonizado por jovens da elite para a apresentao de pequenas peas com nfase no improviso. Os jovens estudantes, embalados pelo festejo, surpreendiam as pessoas em suas casas com diversas cenas cmicas, realizando uma espcie de apresentao instantnea de seus esquetes. Com ousadia, esses moos invadiam at o Palcio da Presidncia da Provncia, onde eram recebidos com simpatia e compreenso. Segundo narra nosso proco, alguns Presidentes eram amantes dos rapazes, e os estimulavam para esses passatempos inocentes, que davam expanso a seus gnios gracejadores (Siqueira, 1999, p. 56). A admisso explcita dessas desordens dos rebentos das camadas altas da sociedade capixaba mostra bem como o emprego de certos tipos penais concentrava-se nos segmentos populares. Falando rigorosamente, a prtica da coero social no se dirigia somente aos estratos pobres da populao. Ela abrangia, mais propriamente, todo o conjunto das pessoas de cor. Padre Antunes acusa essa diferena na apreciao dos festejos religiosos das confrarias de brancos, pretos e pardos.

Os dois ltimos segmentos, desprovidos dos freios da disciplina dominante, davam azo a atitudes consideradas abusadas e perigosas. Era preciso, na opinio do vigrio, submeter esses espritos ordem e disciplina por meio da fora bruta, como forma de combater seus caprichos grotescos. A elite local elegia, desse modo, os hbitos socialmente aceitveis e confiava vigilncia das autoridades policiais as atitudes consideradas desordeiras. O prprio Padre Antunes oferece-nos uma interpretao dos artifcios criados pela elite local para afirmar as atitudes consideradas elevadas e aceitveis e condenar os costumes incmodos: Fidalgos portugueses, a quem coube em partilha a provncia pelos servios prestados em antigas conquistas de Mlaca, de Diu e do Ceilo, emprios do comrcio vido de Portugal, cheios de prejuzos e preconceitos de raa ditaram-nos os seus costumes, e estaturam entre ns os jogos e espetculos de sua vida pblica e familiar (Siqueira, 1999, p. 41). Do ponto de vista da elite, a ao repressora sobre os hbitos e os costumes da populao pobre no se devia unicamente pobreza ou cor em si, mas tambm ao fato de se tratar de pessoas pertencentes a uma raa sem civilizao. Ao que tudo indica, a conteno dos hbitos e dos costumes era suficiente para manter o tnue equilbrio de submisso servil existente na sociedade escravista capixaba. Outras tantas rebeldias mais perigosas de combater, como as fugas de escravos e os quilombos, no ocupavam o centro das preocupaes das localidades da Provncia. Na verdade, a fora policial local ocupava-se majoritariamente de bbados e desordeiros. E, de acordo com as fontes, os escravos formavam a menor parcela desses presos.

Consideraes finais
As fugas e os quilombos envolviam uma enorme rede de colaboradores de diversos lugares sociais, desde proprietrios de terras at parentes livres e libertos. A evaso de cativos era, em muitos casos, um lucrativo negcio para as patrulhas de caa a evadidos. Sobre o assunto, observou Karasch (2000, p. 414): Se houvesse escassez de fugitivos, alguns capites ou seus ajudantes estimulavam escravos a fugir ou seqestravam-nos e devolviam-nos aos donos pela remunerao usual e para a punio da pobre vtima. Alguns capites estavam at implicados na venda de escravos raptados e fugitivos para os traficantes do interior. As autoridades provinciais no Esprito Santo tambm no depositavam grande confiana nas patrulhas, que, naquelas plagas, receberam a denominao de guerrilha. O Presidente Machado Nunes, em seu relatrio de 1855, registrou assim suas suspeitas: Estas apreenses

Vol. 10 N 3 - setembro/dezembro de 2006

ART03_Campos.pmd

278

24/1/2007, 19:47

Ambigidades da construo da ordem no Brasil: escravos, polcia e senhores no Oitocentos

[de escravos fugidos] tm sido feitas por uma guerrilha, cujo armamento autorizei, no obstante no confiar em semelhante fora (Mensagem enviada Assemblia Provincial, 1855). A perseguio aos escravos esbarrava igualmente no lucrativo negcio de aproveitamento do cativo evadido como mo-de-obra barata, sobretudo no segundo quartel do sculo XIX, dada a proibio de importao de africanos. O Presidente Pereira Leal, em 1850, j apresentara Assemblia Provincial um quadro dos impedimentos ao sucesso das buscas e apreenses de fugitivos pela fora policial: Julgo que enquanto se der o fato escandaloso de certos homens receberem escravos fugidos em suas casas, e com eles trabalharem e viverem em relaes com os que se acham reunidos em quilombos, como notrio, semelhante mal continuar a pesar sobre a Provncia, e sua agricultura acabar-se-. Se por ventura a polcia quer cumprir seu dever, entretanto, no conhecimento deste negcio, ningum, que tem certeza de tanto escndalo, e o testemunha quotidianamente, ousaro descobrir os nomes desses homens, pois o medo pela vida a faz cega e muda (Mensagem enviada Assemblia Provincial, 1850, p.10). Por detrs da fuga de escravos movimentava-se toda uma verdadeira rede de pessoas. Possivelmente, cada evaso tornava-se um empreendimento coletivo. Nela associava-se, por interesses diversos, a comunidade circundante. Os motivos para esse envolvimento poderiam ser estritamente econmicos, ao se aproveitar o cativo como mo-de-obra barata ou, vez por outra, ao se requisitar resgate para sua restituio ao dono. Mas poderia haver tambm razes de ordem pessoal, quando se reuniam famlias ou se agrupavam foras com o aumento dos habitantes de um quilombo. A iniciativa particular do escravo para aumentar suas chances de sucesso precisava contar com o clculo desse apoio externo. Do contrrio, as alternativas tornavam-se radicais, tais como a fuga para o mato, onde contaria apenas com condies precrias de sobrevivncia, ou ento como o suicdio, em ltima instncia, quando a chance de uma vida melhor fora da propriedade senhorial se afigurava impossvel. razovel, portanto, supor a intolerncia da camada senhorial com escravos fugidos perambulando pelos sertes da Provncia. As autoridades conferiam grande nfase a essas ocorrncias, como a relatada abaixo por certo senhor de escravos: Diz o Capito Gonallo Pereira Porto de Sampaio, que senhor de mais de quarenta escravos, se v na

triste circunstncia de deixar sua fbrica de acar, para residir nesta cidade pelo perigo iminente em que se acha de vida, motivado de dez escravos que terem fugido, os quais talvez, unido a um grande nmero de escravos que est fugidos de diferentes senhores de escravos deste Distrito, procuraram atacar e matar a seus senhores, assim como j fizeram Manoel Ferreira Bastos, Manuel Nunes dmaral e com o feitor Coronel Francisco de Almeida Andrade Monjardim (Srie Accioly, 28/2/1832) Outro relato, dessa vez produzido pelo Delegado de Itapemirim ao Chefe de Polcia do Esprito Santo, em 1845, chegou mesmo a desenhar um clima de pnico na localidade em relao s fugas dos escravos: Comunico a Vossa Senhoria, que ontem doze do corrente, e s oito horas da manh, mais ou menos, foi Casa da Fazenda de D. rsula Barreto da Silva Lima cerca de dez escravos de Francisca de Paula Gomes Bittencourt, de Heliodoro Gomes Pinheiro, e da fazenda Areia, todos armados, e achando em casa ao feitor de nome Joo, um dos escravos lhe quis atirar, mas este pediu que o no matasse e que lhes o acompanharia aonde estavam os seus senhores, e com efeito os ditos escravos o arrancaram de casa e o conduziram fazenda Areia, aonde se achava aquele Paula, autor deste atentado (Fundo de Polcia, Srie 2). Com base nesses eventos, quase sempre narrados pelas prprias autoridades coatoras, sustentou-se a necessidade de se constituir uma fora policial minimamente organizada e aparelhada, bem como com a estruturao da Justia, com seus Juzos, Jurados, julgamentos e processos dos criminosos. Isso, apesar da reconhecida ausncia de crimes com vtimas na Provncia. Parecia, elite poltica, que a Polcia e a Justia deveriam cuidar para a imposio da ordem dominante, instituindo comportamentos socialmente aceitos, afastando as manifestaes sem controle das classes inferiores e reprimindo as possibilidades de rebeldia dos segmentos mais perigosos como escravos, libertos, afro-descendentes e acoitadores. Com essa motivao, os Presidentes de Provncia, apoiados pela Assemblia Legislativa, esforaram-se por organizar a Polcia numa Provncia com um ndice de crimes, que eles mesmos reconheciam, diminuto, exaurindo ainda mais as minguadas finanas pblicas. No foi fcil, entretanto, manter organizada uma fora de milcia permanente na Provncia, o que demandou reiterados apelos dos governantes por apoio nessa empreitada. Criada em 1835, com 100 soldados, alm dos oficiais, a Companhia de Guarda Permanente chegou a ser dissolvida nos anos de 1843 a

279

Histria Unisinos

ART03_Campos.pmd

279

24/1/2007, 19:47

Adriana Pereira Campos

280

1848 por causa de dificuldades financeiras. Nesse perodo, uma Guerrilha composta de apenas 20 homens foi incumbida da procura de criminosos e escravos fugidos, enquanto o patrulhamento da cidade ficava ao encargo da Companhia de Caadores de Linha cuja obrigao era o combate aos indgenas do Rio Doce e da Companhia de Pedestres, com o efetivo de 82 praas. Somente em 1861, a Companhia de Polcia, sob essa nova denominao, seria reorganizada, mas seu efetivo de praas no mais alcanou, at o final do sculo, a antiga cifra de 100 soldados. Revendo os relatrios dos Presidentes de Provncia e as correspondncias das autoridades policiais e judiciais, encontramos um verdadeiro clamor por um maior efetivo de guardas em prontido e viglia, embora nesses mesmos documentos fosse reconhecida a baixa incidncia de delitos. Os poucos crimes ocorridos poca na Provncia, segundo a voz corrente das autoridades, eram considerados infraes menores. Os escravos constituam na menor das preocupaes policiais, ao contrrio da afirmao de Thomas Holloway (1997, p. 54) que assegurava: A polcia tambm prendia ladres e apartava brigas, mas seu forte era capturar escravos fugitivos, impedir que grupos de escravos e negros livres se reunissem nas ruas [...]. Ao que tudo indica a preocupao dirigia-se mais para uma populao livre, ignorante e inculta, do que aos escravos. Talvez a clivagem mais importante fosse entre escales mais baixos da populao livre e as elites locais. Os escravos constituindo-se em bens valiosos para uma regio cuja escravaria mdia abrigava seis elementos. No devia ser tranqilo para os agentes pblicos subtrarem um dia de trabalho de um cativo em nome da ordem. Para algumas autoridades, a nica maneira de evitar as contravenes que ameaavam o sossego seria a ao enrgica da polcia, prendendo preventivamente a miserveis e indigentes. No se afigurava como tarefa dos rgos policiais coibir as traquinagens dos filhos da elite, as festas finas da alta hierarquia ou os vcios escondidos pelos tafets e veludos dos sales requintados. No eram tambm responsabilidade dos homens da Guarda Permanente os negros e mulatos que ascendiam a uma posio social, pelo menos, intermediria. Daemon (1886, p. 228) d notcia sobre Luiz Corra de Araujo, homem de cor preta, possuidor de fortuna e de escravos, alm de ter-se tornado Alferes do Corpo de Pedestres. Na perspectiva do largo espectro das hierarquias sociais do Brasil oitocentista, Luiz no se inclua entre as pessoas a serem vigiadas. Conquistara ele, alis, a posio oposta, cabendo-lhe agora o papel de controle dos hbitos e comportamentos da camada da qual egressara. Nem tampouco os escravos podiam servir de exemplo de encarceramento por comportamento inconveniente. No se podia, como se viu, em nome da ordem usar tipos penais que impusessem ao Estado arcar com a misria alheia, assim optava-se por tipificaes menores como

embriaguez e andar fora de hora para realizar a tarefa pedaggica de civilizar os hbitos populares. Restavam nesta seleo os homens livres pobres despojados de no s de posses como tambm de senhores.

Referncias
BASTOS, F.M.. 2005. Relatrio de Iniciao Cientfica 2005-2006. (Orientao da Dra. Adriana Pereira Campos). Vitria/ES, PRPPG/UFES, 20 p. COUTINHO, J.C. da S. 2002. O Esprito Santo em princpios do sculo XIX: apontamentos feitos pelo bispo do Rio de Janeiro quando de sua visita capitania do Esprito Santo nos anos de 1812 e 1819. Disponvel em: http://www.estacaocapixaba.com.br/texto/ texto.php?id=694, acesso em: 17/08/2006. DAEMON, B.C. 1996[1886]. Histria da provncia do Esprito Santo: sua descoberta, histria cronolgica, synopsis e estatstica. Vitria, Typografia Esprito-santense, 302 p. ESTATSTICAS Histricas do Brasil: sries econmicas, demogrficas e sociais de 1550 a 1988. 1990. 2 ed., Rio de Janeiro, IBGE. FAUSTO, B. 2001. Crime e cotidiano: a criminalidade em So Paulo (1880-1924). 2 ed., So Paulo, Edusp, 326 p. FRAGA FILHO, W. 1996. Mendigos, moleques e vadios na Bahia do sculo XIX. So Paulo, Hucitec, 188 p. HOLLOWAY, T.H. 1997. Polcia no Rio de Janeiro: represso e resistncia numa cidade do sculo XIX. Rio de Janeiro, FGV. KARASCH, M.C. 2000. A vida dos escravos no Rio de Janeiro (18081850). So Paulo, Companhia das Letras. MERLO, P. da S. 2003. sombra da escravido: negcios e famlia escrava (Vitria/ES, 1800/1830). Niteri, RJ. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal Fluminense - UFF, 128 p. PIMENTA BUENO, J.A.P. 1958. Direito pblico brasileiro e anlise da constituio doImprio. Rio de Janeiro, MJNI/SD, 243 p. SIQUEIRA, F.A. 1999. Memrias do passado, a Vitria atravs de meio sculo: folhetim publicado no jornal a provncia do Esprito Santo em 1883. Vitria, Cultural-ES/Florecultura, 128 p. SOARES, G.A. 2004. Cotidiano, sociabilidade e conflito em Vitria no final do sculo XIX. Dimenses Revista de Histria da Ufes, 16:57-80.

Fontes
ARQUIVO ESTADUAL DO ESPRITO SANTO. Presidentes da Provncia do Esprito Santo (1848-1888). Mensagens enviadas Assemblia Legislativa Provincial do Esprito Santo. Vitria: Typographia da Gazeta da Victoria, [18...]. ARQUIVO ESTADUAL DO ESPRITO SANTO. Correspondncias recebidas pelo Presidente da Provncia do Esprito Santo. Livros Histria Judiciria. Srie Accioli. ARQUIVO ESTADUAL DO ESPRITO SANTO. Correspondncias expedidas e recebidas do Chefe de Polcia. Fundo de Polcia. Srie 2. ARQUIVO ESTADUAL DO ESPRITO SANTO. Autos Criminais (1833-1871). Fundo de Polcia. Srie 2. Submetido em: 08/09/2006 Aceito em: 11/10/2006

Vol. 10 N 3 - setembro/dezembro de 2006

ART03_Campos.pmd

280

24/1/2007, 19:47

You might also like