You are on page 1of 2

Cincias sociais e Sociologia

Realidade Social: A realidade social construda pelas interaces dos indivduos em sociedade e pelas relaes destes com o meio natural, tendo em vista a sua sobrevivncia. Prtica social o conjunto dos comportamentos sociais, ou seja, os seres humanos interagem, pois a sua sobrevivncia depende da cooperao que estabelecem no acto de produo e distribuio de bens, de natureza material, cultural ou espiritual e, assim, a sua sobrevivncia depende da existncia e cumprimento de regras ou de normas que regulam as suas aces, das prticas sociais. Desta forma, as prticas sociais dependem da originalidade de cada grupo, do lugar geogrfico e do tempo cronolgico. Ou seja, uma sociedade que est num certo lugar geogrfico e num certo momento e tempo histrico ir ter caractersticas prprias que a distingue das outras e que explicam a sua evoluo. Assim, as prticas sociais so procedimentos aceites e partilhados pelos indivduos de uma determinada comunidade, num determinado momento, resultando das suas necessidades. Exemplos de prticas socias: ir caa ou ir a um supermercado. As prticas sociais evoluem, porque resultam da constante necessidade de o individuo encontrar formas superiores de bem-estar. A aco humana depende do espao, da poca e do meio natural ou geogrfico. Deste modo, as praticas sociais so uma consequncia da integrao do ser humano num dado meio natural e, pois isso, o ser humano tem tido uma aco de aproveitamento e de modificao do meio em que vive. Por isso, a realidade social um subsistema, decorre das necessidades de organizao da vida humana em relao aos entraves do meio ambiente, que se vo tornando mais fortes medida que aumentam as relaes entre cada ser humano e entre o ser humano e a natureza que o condiciona e que condicionada pelos humanos. Complexidade da realidade social: A aco dos seres humanos sobre o ambiente tem sido uma aco destruidora, com ms construes, poluies e exploraes excessivas, que obrigam os indivduos a mudar certos comportamentos e ajustar as prticas sociais ao meio que destruram. Por exemplo, os indivduos evitam ir praia nas horas de mais calor, para compensar a destruio do meio natural realizada pelos seres humanos. Desta forma, existe uma relao interactiva entre o meio natural e o meio social da vida humana, porque os seres humanos transformam e so transformados pelo meio que os rodeia. Meio natural Meio Social

O ser humano localiza-se num determinado ambiente que muitas vezes lhe impe um certo tipo de entrave sobrevivncia. Por isso, o ser humano tem vindo a desenvolver aces que conduzem transformao do ambiente que o rodeia, como por exemplo, com a construo de barragens ou com a construo de estradas. Estas aces do ser humano condicionam o ambiente. Porm, o ser humano tambm condicionado pelo ambiente, por causa do clima, do solo, da fauna, da flora, do relevo, da hidrografia e dos desastres ambientais (tremores de terra) que determinam a estrutura, a prtica e a evoluo das actividades humanas. Desta forma, todas as aces do Homem modificaram as relaes com o Ambiente e o prprio Ambiente e, por fim, o Ambiente que rodeia o Homem condiciona tambm o seu comportamento. Assim, o ser humano transforma e transformado, num processo dialctico (interaces que so realizadas entre o Homem e o Meio). Ou seja, entre o ser humano e o Ambiente h uma relao de interdependncia, porque se estabelecem relaes nos dois sentidos. Desta maneira, a mudana das sociedades deve-se ao processo de mudana resultante da interaco entre o ser humano e o meio ambiente, que originam prticas sociais especificas.

Ser humano

Ambiente

Modificao do Ambiente; Modificaes das relaes entre o ser humano e o Ambiente Aces permanentes sobre o Ambiente; Prticas Sociais A complexidade do social e as cincias sociais: Fenmeno Social refere-se a qualquer realidade social objectiva, que o objecto de estudo das cincias sociais. So realidades sociais ou fenmenos sociais, a famlia, o divrcio, a educao, a empresa, os conflitos de geraes, a comunicao social, a participao dos cidados na vida poltica do pais, a religio, o desenvolvimento econmico e a emigrao, pois so realidades que decorrem na nossa vida colectiva. Pela sua complexidade, todos os fenmenos sociais so fenmenos sociais totais, porque h fenmenos tm implicaes simultneas em vrios nveis do real-social, sendo assim susceptveis de interessar a diversas cincias sociais. As cincias sociais estudam estas realidades. As cincias sociais so o conjunto das cincias que tm por objecto os factos sociais, isto , as relaes do ser humano com a sociedade. So exemplos de cincias sociais, a Economia, a Psicologia, a Sociologia, a Historia, a Politica, a Antropologia e a Demografia. As realidades sociais fazem parte da vida social. A vida social uma unidade complexa, resultante da multiplicidade dos fenmenos sociais e susceptvel de ser abordada segundo perspectivas disciplinares ou interesses diferentes. Por exemplo, o fenmeno social casamento pode ser analisado tendo em conta a evoluo histrica, os aspectos culturais e a importncia econmica da famlia. A razo por que recorremos a diversas cincias sociais pela necessidade de obtermos informaes distintas e, assim, obteremos uma explicao mais completa e profunda do fenmeno social analisado. Desta forma, a realidade social no se encontra compartimentada, ela sempre a mesma, s que vista de maneira diferente por cada cincia social. Cincias Sociais Interdependncia As cincias sociais podem interrelacionar-se na busca de uma viso global sobre os fenmenos. As cincias sociais tm diferentes teorias e, assim, cada disciplina ir ter um campo plural e diferenciado. necessrio abordar todas as cincias, de forma a obter um conhecimento global e acertado.

Pluralidade

Interdisciplinaridade Realidade Social (objecto)

Una

Complexa

Pluridimensional

Fenmeno Social Total

You might also like