You are on page 1of 20

Pontifcia Universidade Catlica do Paran Defensoria Pblica do Estado do Paran

30 de Setembro de 2012

ASSESSOR JURDICO

N. DO CARTO

NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

INFORMAES / INSTRUES:
1. Verifique se a prova est completa: questes de nmeros 1 a 50. 2. A compreenso e a interpretao das questes e das siglas constituem parte integrante da prova, razo pela qual os fiscais no podero interferir. 3. Preenchimento do Carto-Resposta: - Preencher para cada questo apenas uma resposta - Preencher totalmente o espao correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferogrfica, escrita normal, tinta azul ou preta - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anular a questo.

O CARTO-RESPOSTA PERSONALIZADO. NO PODE SER SUBSTITUDO, NEM CONTER RASURAS.


Durao total da prova: 4 horas
-----------------------------------------------------------------------Anote o seu gabarito.
1. 11. 21. 31. 41. 2. 12. 22. 32. 42. 3. 13. 23. 33. 43. 4. 14. 24. 34. 44. 5. 15. 25. 35. 45. 6. 16. 26. 36. 46. 7. 17. 27. 37. 47. 8. 18. 28. 38. 48. 9. 19. 29. 39. 49. 10. 20. 30. 40. 50.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 1

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 2

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1. Sobre a eficcia e a aplicabilidade das normas constitucionais, seguindo a classificao de Jos Afonso da Silva, aponte a alternativa CORRETA: I. As normas constitucionais de eficcia contida so consideradas aquelas que tm aplicabilidade direta e imediata, porm no integral. II. Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal, o artigo 192, pargrafo 3, da Constituio, que fixava as taxas de juros reais no limite mximo de 12% ao ano, era norma constitucional de eficcia contida, dependente de lei complementar para sua aplicao prtica. III. As normas constitucionais de eficcia plena possuem aplicabilidade direta, imediata e integral, porm possvel que lei complementar posterior restrinja seu mbito de aplicao. IV. As normas constitucionais declaratrias de princpios programticos so consideradas normas de eficcia limitada, porquanto veiculam programas a serem implementados pelo Estado, visando realizao de fins sociais. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I, III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas I e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras. Todas as assertivas so verdadeiras.

3. No tocante composio e s atribuies do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia, de acordo com a Constituio Federal, assinale a alternativa CORRETA: I. Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o VicePresidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica. II. Quando a deciso recorrida declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, cabe ao Supremo Tribunal Federal julgar as causas decididas em nica ou ltima instncia, mediante recurso extraordinrio. III. O Superior Tribunal de Justia compe-se de, no mximo, trinta e trs Ministros. IV. Compete ao Superior Tribunal de Justia julgar, em recurso ordinrio, os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso conceder a segurana ento pleiteada no mandamus. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e III so verdadeiras. Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. abaixo, marque a

2. Acerca das disposies constitucionais relativas organizao do Poder Legislativo na Repblica Federativa do Brasil e s atribuies dos Deputados e Senadores, indique a alternativa CORRETA: A) Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. B) No Senado Federal, a representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada, na integralidade, de oito em oito anos, alternadamente. C) Cabe ao Congresso Nacional dispor sobre todas as matrias de competncia da Unio, especialmente sobre plano plurianual, diretrizes oramentrias, oramento anual, operaes de crdito, dvida pblica e emisses de curso forado, sendo, nesses casos, dispensada a sano presidencial. D) Compete privativamente ao Senado Federal autorizar, por trs quintos de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado. E) Os Deputados e Senadores j empossados no cargo podero ser proprietrios de empresa que tenha firmado de contrato com pessoa jurdica de direito pblico, ou nela exercer funo remunerada, desde que no haja prejuzo comprovado ao errio.

4. Considerando as assertivas alternativa CORRETA:

I. Para que os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos equivalham s emendas constitucionais, necessria a aprovao, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, com qurum de maioria simples. II. As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao limitada, sendo necessria a edio de lei posterior para definir o mbito de aplicao da respectiva norma. III. A norma constitucional que assegura a todos a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao tem eficcia limitada ao mbito judicial. IV. Os direitos e garantias expressos na Constituio Federal no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais de que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. Apenas as assertivas II e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas III e IV so verdadeiras. Apenas a assertiva IV verdadeira. Apenas as assertivas I, II e IV so verdadeiras.

5. Com relao aos direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituio Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 3

I. Segundo disposio constitucional, a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. II. De acordo com a Constituio, constitui crime a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico, sendo cabvel nesses casos, porm, o pagamento de fiana para que o imputado penal aguarde o julgamento em liberdade, ante o princpio da presuno de noculpabilidade. III. Ainda que para eximir-se de obrigao legal imposta a todos, ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, sendo inconstitucional a imposio compulsria de prestao alternativa, mesmo que fixada em lei. IV. Segundo previso constitucional e entendimento pacificado do Supremo Tribunal Federal, no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e II so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas I, III e IV so verdadeiras. Apenas a assertiva I verdadeira.

direito ao meio ambiente entra na categoria de interesse difuso. E) No se admitir litisconsrcio facultativo entre os Ministrios Pblicos da Unio e dos estados na defesa dos interesses e direitos das crianas e dos adolescentes. 7. Acerca das disposies constitucionais envolvendo a administrao pblica indireta, assinale a alternativa CORRETA: I. s empresas pblicas permitida a explorao direta de atividade econmica, quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo. II. As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no podero gozar de privilgios fiscais no extensivos s do setor privado. III. As autarquias so pessoas jurdicas de direito privado, necessariamente criadas por lei, com capacidade administrativa e financeira autnomas, tendo por objetivo a persecuo de finalidades pblicas. IV. Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e IV so corretas. Apenas as assertivas I, II e IV so corretas. Apenas as assertivas I, III e IV so corretas. Apenas a assertiva I correta. Todas as assertivas so corretas.

6. A respeito dos direitos ou interesses difusos, indique a assertiva INCORRETA: A) Segundo o Estatuto da Criana e do Adolescente, para as aes cveis fundadas em interesses coletivos ou difusos, consideram-se legitimados concorrentemente o Ministrio Pblico; a Unio, os estados, os municpios, o Distrito Federal e os territrios; e as associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos das crianas e adolescentes, dispensada a autorizao da assembleia, se houver prvia autorizao estatutria. B) Uma das funes institucionais do Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. C) A defesa coletiva dos interesses e direitos dos consumidores ser exercida quando se tratar de interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos do Cdigo de Defesa do Consumidor, os transindividuais, de natureza indivisvel, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstncias de fato. D) O meio ambiente um bem coletivo de desfrute individual e geral ao mesmo tempo. Por isso, o

8. Sobre as modalidades de desconcentrao e descentralizao administrativa, assinale a assertiva VERDADEIRA: I. H descentralizao administrativa quando, por lei, determinadas competncias so transferidas a outras pessoas jurdicas, destacadas do centro, que podem ser estruturadas maneira do Direito Pblico ou sob a forma do Direito Privado. II. So exemplos de atos de desconcentrao administrativa a criao, mediante lei, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista. III. possvel a descentralizao administrativa a outros entes privados, sob a forma de delegao. IV. Na desconcentrao administrativa, sem a criao de outras pessoas jurdicas, a Administrao Pblica atribui determinadas competncias a serem exercidas no mbito da mesma pessoa jurdica. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas I, III e IV so verdadeiras. Apenas a assertiva I verdadeira. Apenas a assertiva II verdadeira. Apenas as assertivas I, II e IV so verdadeiras.

9. Sobre o regime jurdico da Administrao Pblica, segundo as normas constitucionais gerais vigentes e

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 4

aplicveis CORRETA:

espcie,

assinale

alternativa

A) As funes de confiana sero exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. B) Segundo disposio expressa na Constituio, apenas a administrao pblica direta deve obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. C) O prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos, prorrogvel discricionariamente, a critrio da Administrao, por iguais perodos. D) Por se configurar ato de improbidade administrativa, vedada Administrao a contratao de pessoa por tempo determinado, ainda que seja para atender necessidade temporria de interesse pblico. E) Haja vista o regime jurdico especial ao qual est vinculado, vedado ao servidor pblico civil o direito associao sindical.

A) O direito brasileiro adotou a teoria do risco integral, de modo que a Administrao Pblica responde objetivamente pelos atos perpetrados por seus agentes, independentemente da existncia de dolo, culpa, caso fortuito e fora maior. B) Para configurar a responsabilidade estatal afigura-se necessria a existncia de relao de causa e efeito entre o comportamento do Estado (ao ou omisso) e o dano provocado. C) O Poder Pblico no responde apenas por seus atos administrativos; pode tambm responder por seus atos administrativos e jurisdicionais. D) Conforme assegura a Constituio Federal, o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. E) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero objetivamente pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros. 12. Sobre as regras de prescrio delineadas no Cdigo Civil brasileiro, assinale a alternativa CORRETA: A) Segundo dico expressa da lei, a prescrio somente pode ser interrompida pelo devedor. B) Por ser norma de carter privado, os prazos de prescrio podem ser alterados por acordo das partes. C) A interrupo da prescrio por um dos credores solidrios aproveita aos outros; assim como a interrupo efetuada contra o devedor solidrio envolve os demais e seus herdeiros. D) A notificao extrajudicial, ainda que no importe em reconhecimento expresso da dvida pelo devedor, causa interruptiva do prazo prescricional. E) A interrupo da prescrio produzida contra o principal devedor no prejudica o fiador, porquanto se trata de obrigao acessria. 13. Sobre a aplicao da lei no tempo e no espao, bem como acerca da interpretao das normas jurdicas, assinale a alternativa CORRETA: I. Salvo disposio contrria, a lei comea a vigorar em todo o pas quarenta dias depois de oficialmente publicada. II. A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior. III. A lei do pas em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o comeo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de famlia. IV. A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior. V. As correes a texto de lei j em vigor no se consideram lei nova, pois somente complementam legislao anterior.

10. A respeito dos agentes alternativa INCORRETA:

pblicos,

assinale

A) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. B) A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento. C) O servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. D) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel somente nos casos de conduta dolosa. E) Em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, o tempo de servio do servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. 11. A respeito da responsabilidade civil da Administrao Pblica, assinale a alternativa INCORRETA:

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 5

A) Apenas as assertivas I, II, III e IV so verdadeiras. B) Apenas as assertivas IV e V so verdadeiras. C) Apenas as assertivas III e V so verdadeiras. D) Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras. E) Apenas as assertivas I, III e V so verdadeiras.

V. A solidariedade das obrigaes pode ser presumida ou, ainda, pode resultar da lei ou da vontade das partes. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I, IV e V so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas II e V so verdadeiras.

14. Acerca das hipteses relativas responsabilidade civil no Cdigo Civil brasileiro, indique a alternativa CORRETA: I. A indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano, se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso. II. Por se tratar de obrigao de contedo personalssimo, o direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la no se transmitem com a herana. III. O incapaz responde pelos prejuzos que causar, se as pessoas por ele responsveis no tiverem obrigao de faz-lo ou no dispuserem de meios suficientes. IV. Respondem subjetivamente os donos de hotis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educao, pelos prejuzos que causarem a seus hspedes, moradores e educandos. V. Segundo norma expressa, a responsabilidade civil independente da criminal, no se podendo questionar mais sobre a existncia do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no juzo criminal. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, III e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II, III e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, IV e V so verdadeiras. Todas as assertivas so verdadeiras.

16. De acordo com os regimes de bens mencionados na legislao civil brasileira, leia as assertivas abaixo e assinale a CORRETA: I. No regime de comunho parcial excluem-se da comunho as obrigaes anteriores ao casamento. II. No havendo conveno, ou sendo ela nula ou ineficaz, vigorar, quanto aos bens entre os cnjuges, o regime da comunho universal. III. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento. IV. No regime de participao final nos aquestos, cada cnjuge possui patrimnio prprio e lhe cabe, poca da dissoluo da sociedade conjugal, direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento. A) B) C) D) E) Apenas verdadeira a assertiva III. Apenas so verdadeiras as assertivas I, III e IV. Apenas so verdadeiras as assertivas I e IV. Apenas so verdadeiras as assertivas I e III. Todas as assertivas so verdadeiras.

17. Acerca das normas delineadas no direito sucessrio brasileiro, avaliando as assertivas abaixo, identifique a assinale a alternativa CORRETA: I. A companheira ou o companheiro participar da sucesso do outro, quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da unio estvel, sendo que, no havendo parentes sucessveis, ter direito totalidade da herana. II. Em qualquer hiptese, havendo ou no herdeiros necessrios, o testador s poder dispor da metade da herana. III. O direito sucesso aberta, bem como o quinho de que disponha o co-herdeiro, pode ser objeto de cesso por escritura pblica. IV. A sucesso abre-se no lugar do ltimo domiclio do inventariante. V. O direito de demandar a excluso do herdeiro ou legatrio extingue-se em quatro anos, contados da abertura da sucesso, em se tratando de prazo decadencial. A) B) C) D) E) Apenas as assertivas I, IV e V so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, III e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. Apenas as assertivas II e IV so verdadeiras.

15. Sobre o direito das obrigaes, capitulado no Livro I, da Parte Especial do Cdigo Civil brasileiro, aponte a alternativa CORRETA: I. Nas obrigaes alternativas, se todas as prestaes se tornarem impossveis, ainda que sem culpa do devedor, responder este pelas perdas e danos. II. Quando a obrigao se referir coisa incerta, esta haver de ser indicada, ao menos, pelo gnero e pela quantidade. III. Se um dos credores solidrios falecer deixando herdeiros, cada um destes s ter direito a exigir e receber a quota do crdito que corresponder ao seu quinho hereditrio, salvo se a obrigao for indivisvel. IV. Se, havendo dois ou mais devedores, a prestao no for divisvel, cada um ser obrigado pela dvida toda. No entanto, o devedor que paga a dvida sub-roga-se no direito do credor em relao aos outros co-obrigados.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 6

18. Sobre o tema relativo capacidade processual, aponte a alternativa CORRETA: A) Para as aes fundadas em dvidas contradas pelo marido a bem da famlia, mas cuja execuo tenha de recair sobre o produto do trabalho da mulher ou os seus bens reservados, ambos os cnjuges sero necessariamente citados. B) Revela-se dispensvel a participao do cnjuge do autor ou do ru nas aes possessrias que versem sobre composse. C) indispensvel a nomeao de curador especial ao ru citado por edital ou com hora certa. D) Tendo em vista que para responder a uma demanda so necessrios interesse e legitimidade, as sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, podero opor a irregularidade de sua constituio para fins de excluso da lide. E) Por inexistir vnculo direto com a sociedade, a pessoa jurdica estrangeira no poder ser representada pelo gerente da sucursal aberta ou instalada no Brasil, segundo entendimento majoritrio do Superior Tribunal de Justia. 19. Acerca das modalidades de litisconsrcio assistncia, indique a assertiva CORRETA: e

III. O juiz resolve o processo sem julgamento do mrito quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ao. IV. Quando a demanda envolver matria de ordem pblica, depois de decorrido o prazo para a resposta com a apresentao da contestao, o autor no poder desistir da ao, mesmo com o consentimento do ru. A) B) C) D) E) Todas as assertivas so verdadeiras. Apenas as assertivas I, III e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas II e III so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e IV so verdadeiras. Apenas as assertivas I e II so verdadeiras.

21. Sobre as medidas de proteo criana e ao adolescente, assinale a alternativa CORRETA: A) As medidas de proteo criana e ao adolescente so aplicveis somente quando os direitos reconhecidos no Estatuto da Criana e do Adolescente forem ameaados ou violados por ao ou omisso da sociedade ou do Estado. B) Um dos princpios que rege a aplicao das medidas de proteo o da interveno precoce, a qual significa que a interveno das autoridades competentes somente pode ocorrer aps a comprovao da situao de perigo. C) O acolhimento institucional e o acolhimento familiar so medidas excepcionais, utilizveis como forma de transio para reintegrao familiar ou, no sendo esta possvel, para colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade. D) Segundo o princpio da prevalncia da famlia, a interveno deve ser efetuada de modo que os pais assumam os seus deveres para com a criana e o adolescente. E) As medidas de proteo no podero ser substitudas, porm, podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente. 22. Com relao ao Conselho Tutelar, CORRETO afirmar: A) O Conselho Tutelar rgo permanente e autnomo, jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente, definidos nesta Lei. B) Em cada Municpio e em cada Regio Administrativa do Distrito Federal haver, no mnimo, 1 (um) Conselho Tutelar como rgo integrante da administrao pblica local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela populao local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) reconduo, mediante novo processo de escolha. C) Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, ser exigida reconhecida idoneidade moral, idade superior a dezoito anos e residncia no municpio em que atuar. D) O Conselho Tutelar, para executar suas decises, sempre dever requisitar servios

A) H litisconsrcio facultativo quando, por disposio de lei ou pela natureza da relao jurdica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes. B) Segundo firme jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, no ser declarada a nulidade do processo ainda que no houver citao do litisconsorte passivo necessrio, pois este aproveita os atos j realizados codemandado. C) Como regra geral, os litisconsortes sero considerados, em suas relaes com a parte adversa, como litigantes comuns e dependentes. Dessa forma, os atos e as omisses de um influenciaro diretamente o litisconsorte. D) Sendo revel o assistido, o assistente ser considerado seu gestor de negcios. E) Transitada em julgado a sentena, na causa em que interveio o assistente, este no poder, em processo posterior, discutir a justia da deciso, em nenhuma hiptese. 20. Acerca dos atos de formao, suspenso e extino do processo, dispostos no Cdigo de Processo Civil, assinale a alternativa CORRETA: I. Segundo jurisprudncia firmada pelo Superior Tribunal de Justia, pela via dos recursos repetitivos, ajuizada ao coletiva atinente macrolide geradora de processos multitudinrios, suspendem-se as aes individuais, no aguardo do julgamento da ao coletiva. II. A morte ou a perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador hiptese de suspenso do processo.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 7

pblicos nas reas de sade, educao, servio social, previdncia, trabalho e segurana. E) Em nenhuma situao as decises do Conselho Tutelar esto passveis de reviso. 23. O Estatuto da Criana e do Adolescente, no Ttulo II, trata dos direitos fundamentais, como o direito convivncia familiar, liberdade, sade, entre outros. Sobre o tema CORRETO afirmar: A) O reconhecimento do estado de filiao direito personalssimo, indisponvel e imprescritvel, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrio, observado o segredo de Justia. B) Os estabelecimentos de atendimento sade devero proporcionar condies para a permanncia em tempo parcial de um dos pais ou responsvel, nos casos de internao de criana ou adolescente. C) A carncia de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspenso do poder familiar. D) A colocao em famlia substituta admitir transferncia da criana ou adolescente a terceiros ou a entidades governamentais ou nogovernamentais, sem a necessidade de autorizao judicial. E) A colocao em famlia substituta far-se- somente mediante tutela ou adoo, independentemente da situao jurdica da criana ou adolescente, nos termos do Estatuto da Criana e do Adolescente. 24. Sobre a Defensoria Pblica, assinale a alternativa INCORRETA: A) So princpios institucionais da Defensoria Pblica a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. B) A Constituio da Repblica, com vistas efetividade do direito de defesa, determinou a criao da Defensoria Pblica como instituio essencial funo jurisdicional do Estado. C) A Defensoria Pblica do Estado do Paran instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, exclusivamente, a promoo dos direitos humanos, a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, assim considerados nos termos do inciso LXXIV do artigo 5, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. D) O defensor pblico no faz jus ao recebimento de honorrios advocatcios pelo exerccio da curadoria especial, por estar no exerccio das suas funes institucionais, para o que j remunerado mediante o subsdio em parcela nica mensal. E) Cabero Defensoria Pblica, se for o caso, os honorrios sucumbenciais fixados ao final da demanda, ressalvada a hiptese em que ela

venha a atuar contra pessoa jurdica de direito pblico qual pertena. 25. A respeito da Defensoria Pblica e da curadoria especial, assinale a alternativa CORRETA: I. A autoridade judiciria dar curador especial criana ou ao adolescente, sempre que os interesses destes colidirem com os de seus pais ou responsvel, ou quando carecer de representao ou assistncia legal ainda que eventual. II. indispensvel, segundo disposto no Estatuto da Criana e do Adolescente, a nomeao de curador especial a menor em ao de destituio de ptrio poder movida pelo Ministrio Pblico, uma vez que o agente ministerial, em tais casos, age como autor e fiscal da lei, existindo incompatibilidade entre tais funes. III. A nomeao da Defensoria Pblica para a curadoria especial obrigatria e automtica, pois os menores so partes no processo e destinatrios da proteo e, ainda, porque a ao de destituio do ptrio poder est inserida dentre as suas funes institucionais. IV. A Justia da Infncia e da Juventude competente para designar curador especial em casos de apresentao de queixa ou representao, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criana ou adolescente. V. Oferecida a representao, a autoridade judiciria designar audincia de apresentao do adolescente, decidindo, desde logo, sobre a decretao ou manuteno da internao. O adolescente e seus pais ou responsvel sero cientificados do teor da representao e notificados a comparecer audincia, acompanhados de advogado. Se os pais ou responsvel no forem localizados, a autoridade judiciria dar curador especial ao adolescente. A) B) C) D) E) Todas as assertivas so verdadeiras. Apenas as assertivas I, IV e V so verdadeiras. Apenas as assertivas I, II e III so verdadeiras. Apenas as assertivas II e III so verdadeiras. Apenas as assertivas II, III e IV so verdadeiras.

LNGUA PORTUGUESA
Leia o seguinte texto, que servir de base para as prximas 03 (trs) questes. Santa Catarina registra 38 mortes por gripe A H1N1 em 2012 Ao menos 38 mortes decorrentes da gripe A H1N1 j foram registradas em Santa Catarina, neste ano. O dado, atualizado pela Secretaria Estadual da Sade nesta sexta-feira (29), preocupa, j que nenhum bito foi registrado em todo o ano passado. Dados do Ministrio da Sade apontam 51 mortes em todo o pas, segundo balano do ltimo dia 14, o

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 8

que, se comparado aos dados de Santa Catarina, causa espanto. O diretor da Vigilncia Epidemiolgica de Santa Catarina, Fbio Gaudenzi de Faria, diz que no h uma explicao para a concentrao de casos no estado, que no teve nenhuma morte registrada em decorrncia do H1N1 no ano passado. " quase impossvel prever com certeza absoluta a disperso dos vrus influenza, porque h uma srie de fatores que diminuem ou favorecem a circulao do vrus em um determinado momento", afirma. Segundo ele, apesar da alta, no h nenhum tipo de medida emergencial programada no estado e no h motivos para pnico. "A secretaria continuar passando populao as orientaes iniciadas em maio, como a etiqueta respiratria, a forma mais eficaz de diminuir a circulao dos vrus respiratrios de inverno. O estado de Santa Catarina preparou campanha publicitria e material para distribuio. Alm disso, h uma srie de medidas realizadas para que os servios de sade consigam atender adequadamente os casos de doena respiratria." Tcnicos do Ministrio da Sade foram enviados ao estado para avaliar a situao. H duas semanas eles investigam as causas do aumento de mortes. A gripe, tambm conhecida como influenza, uma doena causada por uma grande variedade de vrus. O H1N1 apenas um deles. Avaliaes realizadas desde 2009 mostraram que a mortalidade pelo vrus um pouco maior que a causada por outros vrus influenza. A principal diferena que ele tambm se mostra muito letal em jovens e adultos, no apenas em crianas e idosos. A influenza, em geral, tem um certo potencial de gravidade, e o contgio se d por meio de gotculas liberadas pela respirao, fala ou tosse. A vacina uma das formas de preveno, mas a dose tem uma taxa de proteo em torno de 70%. Assim, mesmo que se vacine toda a populao, 30% dela no estar protegida.
Fonte: Portal G1, 29/06/2012.

em Santa Catarina, mas desconfiam que a causa o fato de a vacina ser intil para prevenir a doena. 27. Sobre o texto do Portal G1, assinale a nica assertiva INCORRETA: A) Segundo Fbio Gaudenzi de Faria, no h uma explicao para a surpreendente concentrao de casos de morte por gripe A H1N1, no estado de Santa Catarina, em 2012. B) De acordo com Fbio Gaudenzi de Faria, no possvel prever com total certeza a disperso dos vrus influenza, uma vez que h determinantes que diminuem ou favorecem a circulao do vrus num dado momento. C) De acordo com o texto, o nmero de casos de morte pela gripe A H1N1 em Santa Catarina, em 2012, espantoso, uma vez que em 2011 no foram registradas mortes por esse motivo, no referido estado. D) Segundo Fbio Gaudenzi de Faria, a medida emergencial aplicada no estado de Santa Catarina, com relao aos casos de morte por H1N1, foi a obrigatoriedade do uso da etiqueta respiratria. E) De acordo com o texto, o contgio da gripe se d por meio de gotculas liberadas atravs de respirao, fala ou tosse. 28. A partir da leitura do texto do Portal G1, assinale a nica assertiva que apresenta um subttulo CORRETO para a matria: A) Ministrio da Sade tenta abafar o surto de mortes, mas dados extraoficiais revelam nmeros ainda mais alarmantes, causando pnico entre especialistas. B) Nmeros provam que a gripe extremamente letal e que a vacina tem se revelado intil. C) Dados do Ministrio da Sade apontam 51 bitos no pas; situao do estado preocupante, mas no h medidas emergenciais programadas. D) Apesar da campanha de vacinao ser totalmente eficiente, bitos revelam que grande parte da populao catarinense se nega a tomar medidas preventivas. E) Populao catarinense est em pnico; especialistas do Ministrio da Sade j sabem os motivos que levaram ao aumento do nmero de bitos. Observe o seguinte texto, redigido por um aluno do Ensino Mdio, sobre a educao brasileira: A educao brasileira apresenta um monte de problema porque deveria ter mais investimento na educao para ter escolas de boa estrutura e materiais escolares para todos alunos, e tambm tem que fazer campanhas para dar livros para pessoas carentes, professores com salrio mais alto, porque os salrios dos professores ainda so baixos se forem comparados com o de outras profisses, como mdicos, engenheiros, e tambm fundamental uma

26. Sobre o texto do Portal G1, assinale a nica assertiva CORRETA: A) Segundo o texto, a grande diferena do H1N1 para com os demais tipos de vrus da gripe que ele pode causar mortes de jovens e adultos. B) Segundo o texto, a gripe em geral tem grande potencial letal, inclusive entre adultos; a diferena da gripe por H1N1 que a vacina totalmente ineficiente para com ela. C) De acordo com o texto, o motivo que levou ao aumento do nmero de mortes por gripe A H1N1, em Santa Catarina, o maior nmero de jovens e adultos, no estado. D) De acordo com o texto, o que instiga os especialistas, com relao ao nmero assustador de casos de morte por gripe A H1N1 em Santa Catarina, em 2012, que a vacina contra o vrus tem uma taxa de proteo capaz de proteger toda a populao. E) De acordo com o texto, os tcnicos do Ministrio da Sade ainda no sabem o porqu do aumento do nmero de casos de morte por gripe A H1N1,

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 9

maior motivao, porque a maioria dos alunos e professores esto sem estmulo, sem muita vontade de ir para a escola, porque as aulas so chatas e quase sempre se resumem a fazer prova, ter nota, s decoreba, sem pensamento. Isso precisa mudar! 29. Assinale a nica assertiva que apresenta uma reescrita do texto sem problemas de adequao norma padro e sem alteraes do sentido original: A) A educao brasileira apresenta alguns problemas porque deveriam ser feitos mais investimentos em escolas de boa estrutura, alm de ser realizado a compra de materiais escolares para todos os estudantes; tambm tm que ser feitas campanhas para dar livros para pessoas carentes e professores com salrios baixos, porque os salrios dos mestres ainda so pequenos se comparados aos de outras profisses, como mdicos e engenheiros; finalmente, preciso haver maior motivao, porque a maioria dos alunos e professores esto sem vontade de ir para a escola, uma vez que as aulas so desestimulantes, e quase sempre se resumem a provas, com a necessidade de receber nota, uma cultura que valoriza a decoreba, no o raciocnio. isso o que precisa mudar! B) A educao brasileira apresenta uma srie de problemas porque, em primeiro lugar, deveria haver mais investimentos na rea, o que se refletiria em escolas com boa estrutura e na disponibilidade de materiais escolares para todos os alunos; alm disso, deveriam ser feitas campanhas para oferecer livros para pessoas carentes; j os professores precisam receber salrios mais altos, uma vez que a remunerao dos docentes baixa se comparada de outras profisses (mdicos e engenheiros, por exemplo); por fim, mais motivao fundamental: a maioria dos alunos e professores se encontra desestimulada, sem muita vontade de ir para a escola, porque as aulas so enfadonhas e, muitas vezes, se reduzem a testes meritocrticos que cobram memorizao, no reflexo. Eis o quadro que precisa mudar! C) A educao brasileira apresenta uma srie de mazelas porque, primeiramente, deveriam haver mais investimentos na rea educacional, o que geraria escolas com boa estrutura, alm de haver a disponibilidade de materiais escolares para todos os alunos e professores; alm disso, deveriam ser organizadas campanhas para doar livros para pessoas carentes; com relao aos professores, especificamente, eles precisam receber salrios mais altos, no entanto a mdia salarial dos docentes baixa se comparada de outras carreiras, como a medicina e as engenharias; finalizando, fundamental que haja mais motivao: todos os alunos e professores se encontram sem vontade de ir para a escola, porque as aulas so pouco estimulantes e se reduzem a provas que cobram boa memria,

no raciocnio crtico. Tudo isso o que precisa mudar! D) A educao do Brasil apresenta problemas, uma vez que deveriam ser feitos mais investimentos em escolas, a fim de que elas adquiram melhor estrutura, alm de ser importante a compra de materiais escolares para todos os alunos matriculados; alm disso, devem ser realizadas campanhas, com o fim de doar livros para pessoas carentes, bem como professores com salrios baixos; sobre os salrios dos docentes, fato que so baixos se comparados aos de outras profisses, como mdicos e engenheiros e isso precisa ser revisto; finalizando, preciso maior motivao, porque os alunos e professores ficam sem vontade de ir para a escola, afinal, as aulas so repetitivas e se voltam apenas para a realizao de provas e para a necessidade de se atribuir uma nota ao aluno, pensamento que valoriza muito pouco o raciocnio. O governo precisa mudar isso tudo! E) A educao brasileira tem muitos problemas porque o governo deveria fazer mais investimentos nessa rea, o que geraria escolas com estrutura melhor, sem falar na disponibilidade de materiais escolares para todos os estudantes; alm disso, deveriam ser feitas campanhas para coletar e doar livros para pessoas carentes, sem acesso s bibliotecas; sobre os professores, eles precisam de salrios altos, porque os salrios do professorado brasileiro baixssimo se comparado ao de outras carreiras (mdicos e engenheiros); para finalizar, fundamental mais motivao, porque os alunos e professores esto sem vontade de ir para as aulas, que so chatas, porque se resumem a estudar para provas de memria, sem muito pensamento. Isso precisa mudar! 30. Assinale a nica assertiva que NO apresenta problema(s) de concordncia verbo-nominal: A) Me, filha e afilhado foram silenciosas por uma rua pouco iluminada, temendo a abordagem de algum pivete; no meio do caminho, o moo decidiu fazer sinal para um dos carros que passava pela rua, que parou imediatamente para que eles subissem. No caminho, todos respiraram aliviados, pois havia escapado do perigo. B) Os 20% do lucro daquela acionista sumiram misteriosamente aps uma ao fraudulenta; a senhora precisou acionar quatro especialistas em computao, que, aps um longo processo de investigao, afirmou que o sistema da empresa havia sido invadido. C) As meninas e o menino saram da casa dos padrinhos e foram, pouco alegres, para a casa onde os pais jantavam com os convidados recm-chegados de viagem, que, diferentemente dos pequenos, estavam radiantes: retornavam cidade-natal e queriam matar as saudades dos sabores da regio.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 10

D) Aqueles cientistas austracos chegaram ao Brasil com uma espcie rara de pinheiro, que s cultivado em campos da Europa Oriental; tais rvores, diferentemente do que ocorre com o pinheiro mais conhecido em terras europeias, a prova de que a diversidade da flora europeia ainda tem muito a revelar. E) A bibliotecria limpou o acervo, que estava muito empoeirado, e recatalogou as obras, nas prateleiras. No dia seguinte, a biblioteca foi aberta para que os alunos do colgio pudesse folhear os exemplares. Leia o seguinte texto, que servir de base para as prximas 03 (trs) questes. O profissional que o mercado quer Dbora Rubin Esquea tudo o que voc aprendeu sobre o mercado de trabalho. Estabilidade, benefcios, vestir a camisa da empresa, jornadas interminveis, hierarquia, promoo, ser chefe. Ainda que tais conceitos estejam arraigados na cabea do brasileiro, eles fazem parte de um pacote com cheiro de naftalina. O novo profissional, autnomo, colaborativo, verstil, empreendedor, conhecedor de suas prprias vontades e ultraconectado o que o mercado comea a demandar. O modelo tradicional de trabalho que foi sonho de consumo de todo jovem egresso da faculdade nas ltimas duas dcadas est ficando para trs. Surge o modelo de trabalho contemporneo, novinho em folha. a maior transformao desde que a Revoluo Industrial, no sculo XVIII, mandou centenas de pessoas para as linhas de produo. Nas novas geraes esse fenmeno mais evidente. Hoje, poucos recm-formados se veem fiis a uma nica empresa por toda a vida. Em grande parte das universidades de elite do pas, os alunos sequer cogitam servir a um empregador. Quando perguntamos onde eles querem trabalhar, a resposta : na minha empresa, conta Adriana Gomes, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de So Paulo. Entre os brasileiros que seguem o modelo tradicional, a mdia de tempo em um emprego de cinco anos, uma das menores do mundo, segundo o Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Socioeconmicos (Dieese) os americanos trocam mais, a cada quatro anos. O cenrio atual contribui. Estamos migrando de um padro previsvel para um modelo no qual impera a instabilidade, diz Mrcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea). Quem apostar na estrutura antiga vai sair perdendo, segundo a professora Tnia Casado, da Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo. Isso significa, inclusive, rever o significado de profisso. O que passa a valer o conceito de carreira sem fronteiras, ou seja, a sequncia de experincias pessoais de trabalho que voc vai desenvolver ao longo da sua vida, define Tnia, uma das maiores especialistas em gesto de pessoas do Pas. Dentro desse novo ideal, vale

somar cada vivncia, inclusive servios no remunerados, como os voluntrios, e os feitos por puro prazer, como escrever um blog.
Fonte: Isto, 30 de maro de 2012.

31. Sobre o texto de Dbora Rubin, assinale a nica assertiva CORRETA: A) Segundo o texto, conceitos como estabilidade e promoo no mais se aplicam ao novo profissional que est ganhando o mercado de trabalho, o que representa, na viso da autora, uma grande transformao. B) Segundo o texto, conceitos como hierarquia e benefcios continuam a guiar os rumos do mercado de trabalho brasileiro, o que representa um modelo de trabalho ainda bastante atual. C) Segundo o texto, continua a vigorar, entre aqueles que acabam de deixar os bancos universitrios, o pensamento de que devem ser fieis a uma empresa por toda a vida profissional. D) Segundo o texto, a mdia de tempo em um emprego entre os brasileiros que seguem o modelo de trabalho tradicional menor que a dos Estados Unidos. E) Segundo o texto, o modelo de trabalho tradicional continua a seduzir universitrios brasileiros, uma vez que oferece mais estabilidade e possibilidades de crescimento profissional. 32. Sobre o texto de Dbora Rubin, assinale a nica assertiva INCORRETA: A) Segundo Mrcio Pochmann, o modelo de trabalho tradicional marcado pela previsibilidade. B) Segundo Tnia Casado, no obter xito profissional quem apostar no modelo de trabalho tradicional. C) Segundo Mrcio Pochmann, o modelo de trabalho contemporneo no marcado pela instabilidade. D) Segundo Tnia Casado, no modelo de trabalho contemporneo ganha importncia a sequncia de empregos da pessoa. E) Sob a tica do modelo de trabalho contemporneo, servios voluntrios noremunerados tambm so importantes para a carreira profissional. 33. Leia o seguinte trecho, destacado do texto-base, e assinale a nica assertiva CORRETA: O cenrio atual contribui. Estamos migrando de um padro previsvel para um modelo no qual impera a instabilidade, diz Mrcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea). Quem apostar na estrutura antiga vai sair perdendo, segundo a professora Tnia Casado, da Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo. Isso significa, inclusive, rever o significado de profisso. O que passa a valer o conceito de carreira sem fronteiras, ou seja, a sequncia de experincias pessoais de trabalho que voc vai desenvolver ao longo da sua vida, define

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 11

Tnia, uma das maiores especialistas em gesto de pessoas do Pas. Dentro desse novo ideal, vale somar cada vivncia, inclusive servios no remunerados, como os voluntrios, e os feitos por puro prazer, como escrever um blog. A) Presidente do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) um vocativo. B) Uma das maiores especialistas em gesto de pessoas do Pas um aposto. C) Da Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo um predicativo do objeto. D) Como os voluntrios um aposto. E) Como escrever um blog um adjunto adverbial de modo. 34. Observe o seguinte cartum de Benett e assinale a nica assertiva que apresenta uma interpretao CORRETA:

35. Com relao s regras de acentuao grfica, assinale a nica assertiva em que todas as palavras devem ser acentuadas, segundo as regras do portugus padro: A) B) C) D) E) Facil; polen; colmeia. Ideia; tenis; miudo. Papeis; refem; lucido. Heroi; enjoo; tacito. Simpatico; boia; saida.

36. Leia a seguinte notcia, adaptada do portal Globo Rural de 05/09/2012, e assinale a nica assertiva que apresenta uma continuao coerente para o texto: Ministrio da Agricultura vacina quase 120 milhes de animais contra febre aftosa A Campanha Nacional de Vacinao contra a Febre Aftosa de 2012 j imunizou quase 120 milhes de animais em 22 estados e no Distrito Federal, segundo informou o Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (Mapa), nesta tera-feira (4/9). O resultado foi considerado positivo pelo Departamento de Sade Animal (DSA), embora seja parcial. Com as informaes que faltam, a expectativa que o nvel de imunizao alcance o mesmo obtido em setembro do ano passado, quando 97,7% dos animais envolvidos na campanha j estavam vacinados. A primeira etapa dessa bem-sucedida campanha teve incio em maro. J a segunda etapa comeou em julho. No entanto (...) A) (...) os resultados so excelentes, uma vez que, se comparado a outros pases da Amrica Latina, os nmeros da vacinao brasileira revelam que o pas se organizou sobremaneira para que os animais fossem imunizados. (...) alguns estados enfrentaram problemas, como o Amap, onde nenhum animal foi vacinado durante o primeiro semestre. L, o programa s comear a partir de novembro - a operao se tornou anual por causa das condies desfavorveis para realiz-la em outros perodos do ano. (...) a campanha, na viso dos veterinrios, como Luiz Fernando Lopes, de So Paulo, merece ser comemorada. Nas palavras dele, os nmeros comprovam que houve bastante comprometimento dos pecuaristas, ou seja, a to falada conscientizao est gerando bons frutos. (...) os nmeros positivos agradaram os pecuaristas, porque revelam que o Brasil est comprometido com a erradicao da aftosa. (...) pode-se dizer que os resultados merecem ser comemorados, uma vez que a campanha obteve o sucesso necessrio para que a Febre Aftosa seja erradicada das terras brasileiras.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/salmonelas/

A) Fica subentendido que, na viso do cartunista, o senso comum oferece uma zona de conforto para quem nele se alberga ainda que ele, o senso comum, tenha aparncia grosseira e perigosa. Ou seja: o autor relativiza a segurana oferecida pelo senso comum, criticando-o. B) Fica subentendido que, na viso do cartunista, o senso comum revela a verdade das coisas para as pessoas que nele se refugiam (que, no desenho, tentam atrair o personagem desgarrado para dentro do senso comum); logo,pode-se afirmar que Benett faz um elogio ao senso comum. C) Fica subentendido que, na viso do cartunista, devemos valorizar o senso comum; por isso que o personagem que est fora do senso comum apresenta semblante triste est isolado devido ao seu comportamento condenvel. D) Fica subentendido que, na viso do cartunista, o senso comum algo positivo, que merece ser valorizado, uma vez que protege as pessoas que nele buscam abrigo; incoerentemente, Benett retrata o senso comum como algo feio. E) Fica subentendido que, na viso do cartunista, quem nega o senso comum est fadado solido e misria intelectual, uma vez que no senso comum que se encontra a verdadeira chave do conhecimento.

B)

C)

D)

E)

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 12

37. Leia o texto e o infogrfico apresentados abaixo e assinale a nica assertiva que revela uma anlise CORRETA de ambos: Uma pesquisa do Ibope encomendada pela ONG Movimento Nossa So Paulo, divulgada nesta quintafeira, mostra uma lista do que mais desagrada o morador da capital paulista. O trabalho parte das comemoraes pelo aniversrio de 455 anos de So Paulo, no prximo dia 25. A pesquisa ouviu 1.512 pessoas, de 18 a 29 de novembro de 2008, perguntando do que o entrevistado menos gosta ou o que mais o incomoda na cidade. O entrevistado deveria responder apenas um motivo; caso apresentasse mais de um defeito, apenas o primeiro seria computado. A margem de erro de trs pontos percentuais para mais ou para menos. Confira os ndices no infogrfico abaixo:

E) Pode-se dizer que a corrupo, algo to noticiado pela mdia brasileira, incomoda menos os paulistanos do que a agitao e a correria do dia a dia. 38. Assinale a nica assertiva cuja sentena apresenta problema(s) de regncia verbal: A) Aqueles casais resolveram viajar juntos para uma casa de campo, a fim de aproveitar o feriado de maneira buclica. B) Geralmente os donos de animais domsticos tratam os bichinhos como pessoas da famlia, o que, na viso dos veterinrios, pode ser muito negativo. C) Todos os scios daquela empresa de contabilidade foram chamados para a reunio extraordinria, realizada no final de semana. D) Os colegas foram no cinema e assistiram o bom filme nacional, cujos atores foram premiados no Festival de Braslia. E) A menina passou horas namorando o brinquedo que estava exposto na vitrine; a me, ento, comprou-o para a filha. Leia o texto a seguir, que servir de base para as prximas 02 (duas) questes. Gadgets de sangue Felipe Pontes Se voc comprou um celular ou um iPod de 1996 para c, pode ter ajudado a financiar uma guerra civil. Desde essa data, o leste da Repblica Democrtica do Congo regio que abastece grandes empresas de eletrnicos com quatro minrios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget tomado por alguns grupos armados rebeldes. Essas milcias, envolvidas num dos piores conflitos da nossa poca, se sustentam com dinheiro do contrabando desses minerais. S em 2009, os grupos armados congoleses receberam US$ 185 milhes com a minerao ilegal, de acordo com estimativa da organizao americana de direitos humanos Enough Project. Os valores podem flutuar, mas certamente so suficientes para perpetuar a guerra, comprar armas e pagar soldados, afirma Aaron Hall, analista de poltica da entidade. Ou seja, adquirir algum aparelho eletrnico est indiretamente relacionado manuteno do conflito mais violento do planeta aps a Segunda Guerra Mundial. Esquea o Afeganisto ou o Iraque. Nos ltimos 15 anos, os confrontos em terras congolesas mataram 5,5 milhes de pessoas e mais de 200 mil mulheres foram estupradas, de acordo com estudo da ONG International Rescue Committee. Formalmente, a guerra terminou em 2003, mas as batalhas, turbinadas pelas reservas minerais do pas, continuam entre os grupos armados que dominam e mantm as minas. Os quatro minrios envolvidos no conflito so o tntalo, o tungstnio, o estanho e, em menores quantidades, o ouro. O tntalo serve para armazenar energia em smartphones e computadores. O

Fonte: Portal Terra, 22/01/2009.

A) Pode-se dizer que mais da metade dos entrevistados encaram problemas de segurana pblica (violncia e criminalidade) como os principais defeitos da cidade de So Paulo. B) Pode-se dizer que os problemas ligados ao trfego de veculos (trnsito e tempo de locomoo) so os que mais incomodam mais da metade dos entrevistados. C) Pode-se dizer que a poluio, um dos problemas crnicos da cidade de So Paulo, incomoda menos os entrevistados do que o preconceito e a intolerncia. D) Pode-se dizer que mais da metade dos entrevistados encaram a injustia social e a desigualdade como os principais defeitos da cidade de So Paulo.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 13

tungstnio usado para fazer os celulares vibrarem e o estanho entra na solda de circuitos. O ouro melhora a conectividade na fiao desses equipamentos.
Fonte: Galileu, 28/04/2011.

E) O trecho desde essa data um sujeito simples.

CONHECIMENTOS GERAIS
41. Leia o texto abaixo, fragmento de notcia, e assinale a nica assertiva que apresenta CORRETAMENTE o evento relacionado a ele: Ao contrrio do que inicialmente esperavam as autoridades polticas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade vem caindo, ao invs de aumentar, segundo a Associao Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em ingls) que j havia alertado para essa possibilidade. "Estimamos que tenha havido, nesses primeiros dias de evento, uma queda de 50% no nmero de turistas tradicionais, embora os dados ainda no estejam consolidados", disse BBC Brasil Tom Jenkins, diretor-executivo da ETOA. Segundo Jenkins, nesta poca do ano (julho/agosto) a cidade recebe cerca de 1,1 milho de visitantes por dia. O nmero desses turistas tradicionais, interessados em compras, museus e na cena cultural da cidade, teria cado para algo em torno de 550 mil. O problema, segundo Jenkins, que esses visitantes estariam pouco interessados em outros programas e atraes - e por isso alguns setores do comrcio, os txis, os museus e os teatros estariam vendo seus lucros carem. De acordo com a associao representa os principais museus, galerias e atraes tursticas da cidade, a frequncia em seus estabelecimentos teve uma queda de at 35% nos ltimos dias.
Fonte: BBC Brasil, 01 de agosto de 2012. Adaptado.

39. Sobre o texto de Felipe Pontes, assinale a nica assertiva CORRETA: A) De acordo com o texto, a compra de um aparelho eletrnico, como um telefone celular, necessariamente gera a morte de algum minerador africano. B) De acordo com o texto, a minerao do ouro no est ligada manuteno dos conflitos armados africanos. C) De acordo com o texto, a compra de um aparelho eletrnico uma ao que est indiretamente ligada manuteno de um sangrento conflito armado. D) De acordo com o texto, os conflitos armados nas regies de minerao do Congo terminaram em 2003, mas continuam a ocorrer mortes, devido aos efeitos nocivos de metais como o tntalo. E) De acordo com o texto, os conflitos armados nas regies de minerao do Congo no so gerados pela compra de gadgets em geral, mas to somente pelo consumo desenfreado de iPods, aparelhos que precisam de quatro metais diferentes (tntalo, tungstnio, estanho e ouro) em sua composio. 40. Leia o seguinte trecho, destacado do texto de Felipe Pontes, e assinale a nica assertiva CORRETA: Se voc comprou um celular ou um iPod de 1996 para c, pode ter ajudado a financiar uma guerra civil. Desde essa data, o leste da Repblica Democrtica do Congo regio que abastece grandes empresas de eletrnicos com quatro minrios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget tomado por alguns grupos armados rebeldes. Essas milcias, envolvidas num dos piores conflitos da nossa poca, se sustentam com dinheiro do contrabando desses minerais. A) No possvel substituir os traos (travesses) que separam o trecho regio que abastece grandes empresas de eletrnicos com quatro minrios essenciais para o funcionamento de qualquer gadget por parnteses, sem prejuzo do sentido original. B) Pode-se dizer que a primeira frase do pargrafo, iniciada com o se condicional, bastante expressiva; no errado supor, ento, que ela foi utilizada pelo jornalista a fim de prender a ateno do leitor, supondo que ele, o leitor, pode ter comprado um celular ou um iPod e, com isso, pode ter ajudado a financiar um conflito armado. C) O primeiro perodo do pargrafo poderia ser reescrito da seguinte maneira, sem prejuzo do sentido original: Se voc comprou um celular ou um iPod, de 1996 para c, certamente ajudou a financiar uma guerra civil. D) O trecho envolvidas num dos piores conflitos da nossa poca um adjunto adverbial de tempo.

A) 42 Frum Econmico Mundial, realizado em Davos. B) Reunio do G20, realizada em Los Cabos. C) Rio+20, Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, realizada no Rio de Janeiro. D) 30 Edio dos Jogos Olmpicos da Era Moderna, realizada em Londres. E) 38 Reunio de Cpula do G8, realizada em Camp David. 42. Em relao s decises tomadas na Rio+20, Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, realizada no Rio de Janeiro, em 2012, assinale a nica assertiva CORRETA: A) O documento final, O futuro que queremos, frustrou a expectativa dos ambientalistas, que esperavam algo mais ambicioso; um dos pontos mais esperados, a deciso de lanar o embrio de um acordo para a proteo de reas marinhas alm de jurisdies nacionais, foi adiado: a deciso dever ser tomada, no mximo, at 2015. B) O documento final, O futuro que queremos, frustrou a expectativa dos ambientalistas, que esperavam que as grandes potncias globais

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 14

protestassem, em peso, contra o Novo Cdigo Florestal Brasileiro; o Novo Cdigo, porm, foi aprovado integralmente durante o evento - e quando entrar em vigncia permitir o desmedido desmatamento da Amaznia, uma vez que no estabelece limites para a derrubada da floresta. C) O documento final, O futuro que queremos, atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, como a questo dos oceanos: chegou-se a um acordo legalmente vinculante para a proteo de reas marinhas internacionais, o que pode ser considerado um sucesso. D) O documento final, O futuro que queremos, atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, como a aprovao da legislao internacional que probe o desmatamento da Amaznia Legal; houve, porm, retrocessos, como a revogao paulatina do Protocolo de Kyoto, que deve terminar em 2020. E) O documento final, O futuro que queremos, no atendeu aos principais interesses dos ambientalistas, pois nada decidiu, por exemplo, acerca da emisso dos gases-estufa; houve, porm, notrio avano no que tange questo das reas de proteo marinhas internacionais, discusso que chegou Rio+20 em estgio avanado e saiu do evento oficializada em um Tratado internacional. 43. Leia o fragmento de notcia abaixo e assinale a nica assertiva cujas palavras completam CORRETAMENTE o texto: (1) foi destitudo da presidncia do (2) em processo relmpago de impeachment votado na noite de sextafeira, 22 de junho de 2012, armado pela oposio de (3) no Senado - foram 39 votos a favor da cassao, 4 contra e duas ausncias. O processo la 'tapeto' abriu uma crise poltica no pas, com vrios protestos de organismos internacionais.
Fonte: Caros Amigos, 23 de junho de 2012.

4. programas de cooperao internacional e de promoo comercial; e 5. apoio a delegaes, comitivas e representaes brasileiras em agncias e organismos internacionais e multilaterais. A) Ministrio da Defesa. B) Ministrio do Desenvolvimento, Indstria Comrcio Exterior. C) Ministrio do Turismo. D) Ministrio da Integrao Nacional. E) Ministrio das Relaes Exteriores.

45. Leia o seguinte fragmento de notcia e assinale a assertiva que apresenta CORRETAMENTE o assunto a ele relacionado: J est pronta para ser votada no Senado a Proposta de Emenda Constituio (PEC 38/99) que d ao Senado Federal competncia privativa para aprovar processos de (...). Competncia privativa significa uma competncia que possibilita a delegao a outro ente, ou seja, no exclusiva. No caso da PEC, o Senado ter competncia de aprovar os processos de (...), mas tambm poder delegar a funo a outro poder. De acordo com o projeto, a (...) e a criao de Unidades de Conservao (UC) devero respeitar o limite mximo de 30% da superfcie em cada federao. A PEC, se aprovada, no valer como norma retroativa, afetando apenas processos futuros. De autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTBRR), a PEC 38/99 foi aprovada na Comisso de Constituio, Justia e Cidadania (CCJ), mas com algumas modificaes do projeto original, de 1999.
Fonte: Agncia Senado, 01 de fevereiro de 2012.

A) B) C) D) E)

1 Frederico Franco; 2 Haiti; 3 direita. 1 Fernando Lugo; 2 Paraguai; 3 esquerda. 1 Frederico Franco; 2 Haiti; 3 esquerda. 1 - Fernando Lugo; 2 Paraguai; 3 direita. 1 Frederico Franco; 2 Paraguai; 3 direita.

A) B) C) D) E)

Reforma agrria. Reforma urbana. Interdio em reas de risco. Demarcao de terras indgenas. Remoo de famlias em reas de ocupao ilegal.

Leia o texto a seguir para responder questo 46: No foi preciso o anncio nervoso e quase incontido do primeiro ministro, feito na noite de ontem, para que os brasileiros deixassem a condio de imigrantes (a maioria ilegal) e voltassem para o Brasil. Desde que o pas europeu entrou na lista dos destinos que ofereciam melhores salrios e no melhores empregos , em meados dos anos 1990, virou destino de muitos brasileiros que, em muitos casos, nem queriam ficar por l, mas sim entrar na Europa. Como o continente europeu passou e passa pelas dores da crise internacional de 2009 e ainda hoje est no sufoco, a maioria acabou ficando no pas, engordando uma taxa de desemprego que hoje chega casa dos 700 mil.
Fonte: EP Campinas, 07/04/2011.

44. As reas de competncia apresentadas abaixo esto elencadas no web-site oficial de um determinado Ministrio brasileiro. Leia-as atentamente e assinale a assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do referido Ministrio: O Ministrio competncia: possui as seguintes reas de

1. poltica internacional; 2. relaes diplomticas e servios consulares; 3. participao nas negociaes comerciais, econmicas, tcnicas e culturais com governos e entidades estrangeiras;

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 15

46. Em 2012, a situao de crise apresentada no pequeno trecho acima continua, com altos ndices de desemprego. Em meio a esse quadro de instabilidade, em 17 de julho de 2012 foi lanada, no Rio de Janeiro, a programao do ano do Brasil nesse pas e do ano desse pas no Brasil, um projeto cultural com fortes vieses polticos e econmicos, que pretende intensificar as trocas (culturais e monetrias) entre as diferentes naes. As celebraes, nos dois pases, sero abertas em 7 de setembro de 2012, dia da Independncia do Brasil. A partir dessas informaes, assinale a nica assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome desse pas europeu em questo: A) B) C) D) E) Espanha. Inglaterra. Itlia. Grcia. Portugal.

milhes de hectares, rea 3,9% maior em relao temporada passada 4,4 milhes de hectares. A explicao para o crescimento est na cotao recorde de R$ 75 por saca do gro. A opo por este produto quase que natural em funo da liquidez e da perspectiva do preo se manter firme, explica a secretrio Norberto Ortigara. Com o crescimento da rea, a produo estadual tem potencial para 14,99 milhes de toneladas - 38,5% a mais que em 2011/12. O recorde paranaense a safra 2010/11 quando chegou a 15,3 milhes de toneladas. Se o clima for favorvel, podemos alcanar a produo de dois anos atrs, complementa Ortigara. Ainda segundo o executivo, os agricultores paranaenses j comercializaram de forma antecipada 20% da safra para aproveitar os bons preos. Nmeros da consultoria Safras e Mercado apontam que 26% da produo do estado esto negociadas no mercado futuro.
Gazeta do Povo, 03/09/2012.

47. Leia a seguinte notcia: Pases integrantes do Mercosul tero reas de desertificao mapeadas A preocupao com a desertificao presente nos pases do Mercosul. A rea de Agricultura, Recursos Naturais, Gesto Ambiental e Mudanas do Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA) no Brasil est empenhada em traar um diagnstico das reas que sofrem processo crtico de desertificao e degradao ambiental nos Estadosmembros. O estudo est em andamento e os primeiros resultados devero ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsvel pelo trabalho, alinhado Conveno das Naes Unidas de Combate Desertificao, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperao e de interveno fsica para reverter o cenrio atualmente considerado preocupante.
Fonte: Agncia Brasil, 01/09/2012.

O nome do produto a que a notcia se refere foi retirado do texto e substitudo por parnteses com asteriscos. Com base nas informaes contidas no texto e nos seus conhecimentos sobre a agricultura paranaense, assinale a nica assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome do produto em questo: A) B) C) D) E) Arroz. Caf. Milho. Batata. Soja.

49. Leia o seguinte texto:

Qual a maior hidreltrica do mundo?


Adeus, enchentes. Um problema a usina de Trs Gargantas, na China, resolveu na marra: como as reas que alagavam esto agora a 175 metros de profundidade, no fundo do lago da hidreltrica, acabou-se o problema de enchentes na regio. As eclusas, piscines que permitem subir e descer o rio, ajudaram a economia chinesa. Antes considerado um rio de navegao perigosa, o Yang Ts dobrou o volume de carga transportada. A construo de Trs Gargantas obrigou 1 milho de chineses a mudar de casa (em Itaipu, foram apenas 40 mil). Alm disso, inundou 140 stios arqueolgicos. O volume do Yang Ts ainda no permite que as Trs Gargantas utilizem toda a sua capacidade. Mas a construo de 4 hidreltricas rio acima deve aumentar a vazo, levando mais gua para as turbinas. Duelo de tits! Observe os dados referentes s duas usinas: Concreto utilizado para a construo: Trs Gargantas 28 milhes de m3. Itaipu 14 milhes de m3.

Alm do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul: A) B) C) D) E) Bolvia e Chile. Equador e Peru. Argentina e Chile. Colmbia e Paraguai. Argentina e Uruguai.

48. Leia a seguinte notcia: Paran ter maior rea de (***) da histria Faltando 12 dias para o incio da safra de vero 2012/13, o Paran deve registrar rea recorde destinada ao plantio de (***). De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) divulgado na tarde desta segunda-feira (3), a oleaginosa deve ocupar 4,57

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 16

Trs Gargantas maior que Itaipu e, por isso, na construo da gigantesca usina chinesa foi utilizado o dobro de concreto necessrio para erguer Itaipu. Potncia instalada: Trs Gargantas - 22,4 mil MW Itaipu - 14 mil MW So 32 turbinas de Trs Gargantas contra apenas 20 da hidreltrica brasileira. Vazo mdia: Trs Gargantas - 7 mil m3/s Itaipu - 8 mil m3/s Acontece que o rio Yang Ts possui uma vazo de gua menor que a do rio Paran. Produo anual (2009): Trs Gargantas - 80 bilhes de kWh Itaipu - 90 bilhes de kWh A consequncia que (***)
Superinteressante, fevereiro de 2011.

no tem parentes no Haiti, mas que muitos amigos possuem e, se tudo der certo no Paran, pretendem busc-los. Dois anos depois do terremoto, que matou 250 mil pessoas, o Haiti entrou em uma crise humanitria e os problemas econmicos pioraram. A soluo encontrada por muitos moradores foi abandonar o pas e vir para o Brasil, ainda que ilegalmente, em busca de emprego e melhor condio de vida. A situao muito difcil. Depois do terremoto, o pas est destrudo e no tem trabalho, explicou Saint Vil Jean. Ele contou que perdeu uma tia e dois primos na tragdia.
G1 Paran, 30/01/2012.

O final do texto foi intencionalmente retirado e substitudo por asteriscos entre parnteses. Trata-se de uma consequncia lgica que pode ser feita a partir das informaes contidas no texto. Assinale a nica assertiva que apresenta CORRETAMENTE essa consequncia: A) Trs Gargantas, maior que Itaipu, produziu mais energia, em 2009. B) Itaipu, maior que Trs Gargantas, produziu mais energia, em 2009. C) Trs Gargantas, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009. D) Itaipu, menor que Trs Gargantas, produziu menos energia, em 2009. E) Itaipu, mesmo com menos turbinas, produziu mais energia, em 2009. Leia o texto a seguir para responder questo 50: Imigrantes que fugiram do Haiti ajudam a ampliar hospital no Paran Quarenta e quatro haitianos que ficaram no Acre por dois meses tero a chance de recomear a vida em Cascavel, no oeste do Paran. Eles vo trabalhar na ampliao do Hospital So Lucas, que pertence a uma faculdade de medicina. O acordo entre a faculdade e cada um dos imigrantes foi firmado nesta segunda-feira (30). Os haitianos foram contratados conforme a Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT). Ns estamos felizes. Aqui muito bom, a cidade muito grande e se paga bem, disse Saint Vil Jean, de 26 anos. Ele conta que, no perodo em que ficaram no Acre, o governo brasileiro cedeu ajuda pagando estadia em um hotel de Rio Branco e trs refeies dirias. Ns chegamos ilegalmente, mas agora est tudo certo, temos CPF e Carteira de Trabalho, contou entusiasmado o jovem haitiano. Saint disse que ele

50. O trgico terremoto mencionado na notcia, ocorrido em janeiro de 2010, vitimou uma ilustre liderana brasileira, internacionalmente conhecida por sua luta contra a misria e a desnutrio, por meio da Pastoral da Criana. Assinale a nica assertiva que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa importante figura pblica, que transformou o estado do Paran em um smbolo mundial de luta a favor da transformao social, contra a mortalidade infantil: A) B) C) D) E) Irm Dulce. Irm Dorothy Stang. Srgio de Mello. Padre Adelir Antnio de Carli. Dra. Zilda Arns.

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 17

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 18

Pontifcia Universidade Catlica do Paran ASSESSOR JURDICO


Pg. 19

You might also like