You are on page 1of 3

A ASCENSO DA MULHER NO MEIO SOCIAL

Desde os primrdios da humanidade, a mulher vem sendo considerada um ser inferior ao homem, submisso e dependente de seus cuidados; o sexo frgil. A prpria Igreja Catlica, refirindo-se Bblia, coloca a primeira mulher, Eva, como advinda de uma costela do Ado ( primeiro homem): marca de inferioridade, onde a mulher vem aps a apario do homem. Durante longa data nada fizemos: no questionamos, no agimos, no exigimos. Somente consideramo-nos reles incapazes, inferiores inteligncia lgico-matemtica dos homens, sem condies de sobrevivncia seno companhia do pai, do irmo, do marido, ou de qualquer outro representante do sexo forte. A mulher ento deixaria de existir como um ser pensante,
para ser apenas um grande tero. Historicamente um erro fazer esse tipo de afirmao. Se remontarmos a Pr-Histria veremos que o papel representado pela mulher era to ou mais importante que o do homem, j que cabia a ela a tarefa da coleta dos alimentos. Foi a mulher a responsvel pela Revoluo Agrcola; e, portanto, do fim da dependncia total do Homem da natureza. (Professora Mestra Miriam Munhoz Fernandes: palestra O papel da mulher na sociedade brasileira)

No Brasil, assim que Portugal tomou posse de nossas terras, a mulher europia vinda de l teve mais liberdade em relao s mulheres na Europa; valorizadas porque eram minoria. As mulheres de classe baixa eram mais donas de seus narizes: tinham que trabalhar para seu prprio sustento, podiam escolher seus parceiros, e separar-se deles quando bem entendessem. Tudo isso se devia a no presena da Igreja; o que tornava a sociedade mais flexvel. Em 1530, quando os lusitanos resolveram definir a posse das terras brasileiras, trouxeram a Igreja, a fim de catequizar a sociedade e impor uma nova conduta s mulheres; para que ela fosse includa no novo regimento (tipicamente europeu). Foi-lhe atribudo o papel de dona-de-casa, onde deveria aprender a se comportar diante de outrem, como se vestir e para onde olhar (normalmente para o cho). Se no geravam

filhos podiam ser devolvidas (como um produto estragado), s suas famlias, onde seriam confinadas em casa sofrendo humilhaes constrangedoras, ou mandadas para um convento ou hospcio. Quando no se enquadravam nessas determinaes ou se eram pobres, encaminhavam-se aos prostbulos, casa das mulheres de vida fcil. Segundo SaintHilaire, a mulher brasileira era vista com tanto desprezo, que a sua posio poderia ser comparada a de um co.
(...) Cercado de escravos, o brasileiro habitua-se a no ver seno escravos entre os seres sobre (sic) os quais tem superioridade, seja pela fora (sic), seja pela inteligncia. A mulher , muitas vezes (sic), a primeira escrava da casa, o co o ltimo. (SAINT-HILAIRE, Viagem provncia de So Paulo e resumo das viagens ao Brasil, provncia cisplatina e misses do Paraguai, p. 137-8).

Com a chegada da Famlia Real portuguesa, no Rio de Janeiro em 1807, algumas condutas aparentes na colnia foram mudadas, uma vez que muitos costumes relacionados mulher foram conservados. O processo de urbanizao fez com que as mulheres da alta classe freqentassem festas, teatros, possibilitando um maior contato social.
Aos poucos, a mulher sai da domesticidade e integra-se finalmente na sociedade, a princpio como escritora ou professora. Em fins do sculo XIX, o Brasil j possuam mulheres que sabiam ler e escrever, limitando-se, no entanto, esfera medocre do romance francs. Uma grande mudana ocorre com o surgimento de Nsia Floresta, uma feminista que escandalizou muitas das jovens senhoras brasileiras acostumadas ao simples afrancesamento de sua cultura. O Padre Lopes Gama muitas vezes levantou a voz contra as feministas, acusando-as de serem terrveis pecadoras. Para ele, a mulher deveria somente se preocupar com a administrao de sua casa. (Gilberto Freyre. Sobrados e mucambos: decadncia do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. p. 109-110.)

Com a Revoluo Industrial, no sculo XVIII, os industririos passaram a ir em busca de mercados consumidores. Sendo assim, a Inglaterra exigiu a abolio da escravatura brasileira, que se findou no ano de 1850. A mulher negra adquiriu um novo espao, mas sua posio era inferior a do homem negro. O ex-escravo passou a ser considerado um cidado tendo o direito de voto, enquanto as mulheres (negras e brancas) permaneciam sem esse direito.

No sculo XX, o mundo foi marcado com grandes guerras e grandes conquistas para o campo feminino. No dia 24 de fevereiro de 1932, o presidente Getlio Vargas, instituiu que a partir daquela data, as mulheres brasileiras (depois de anos de reivindicaes e discusses), teriam o direito de votar e se candidatar para cargos no executivo e no legislativo. Na dcada de 60, o mundo foi tomado por manifestaes que tiveram a participao de nomes que ficaram para a histria: Marilena Chau (brasileira e petista), Jane Fonda (atriz americana) e Betty Friedan (escritora americana). Esse grande movimento foi denominado feminismo e sem dvida foi deslanche para uma nova liberdade de ir e virdas mulheres. Desde ento a mulher tem maior presena nas universidades, tem direito ao divrcio, tem maior efetivao no mercado de trabalho, e o mais importante: adquiriu um maior respeito no meio social, embora ainda exista um grande preconceito. A mulher atual filha, me, amiga, dona-de-casa, esposa, profissional. At mesmo no mercado de trabalho, a mulher mais cobrada que o homem, exigindo-se dela curso universitrio, ps-graduao, conhecimento de idiomas, noes de informtica e Internet. A ltima observao a ser feita a de a mulher estar passando a ser reconhecida pela sociedade e, sobretudo por ela mesma. Procurando questionar, agir, exigir e no se redimir s aes do homem. Somos juzas, mdicas, engenheiras, ou tudo o mais procuramos ser. Demonstrando assim que a inteligncia uma caracterstica HUMANA e no somente do homem.

You might also like