You are on page 1of 25

A EVOLUO DA CASA PAULISTA

- PERODO COLONIAL - PERODO


ECONOMIA CAFEEIRA

- PERODO - PERODO

MODERNISTA

I II

MODERNISTA

Clara Leite de Hollanda - RA 201218570 Roberta Kelli Alves de Brito - RA 201212232

PERODO COLONIAL/BANDEIRISTA CONTEXTO SCIO-ECONMICO (sculo XVII ao XIX) A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho, fazendeiro e proprietrio, utilizava a mo-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu, servindo sempre aos interesses da metrpole portuguesa. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. As plantaes ocorriam no sistema de plantation grandes fazendas produtoras de um nico produto e eram destinadas exportao. O Pacto Colonial imposto por Portugal limitava o Brasil a comercializar somente com a metrpole. A sociedade colonial era patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder sobre a sociedade, basicamente ditando as regras de conduta e valores morais. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, seu papel era cuidar da casa e dos filhos. A histria do Brasil desde o incio marcada por duas tendncias quando abordamos a formao e a fundao das estruturas de poder e organizao social que determinaram durante muitos anos a vida nas terras brasileiras. Pode-se dizer que os fundadores verticais do Brasil, como afirma Freyre, eram os senhores de engenho e de fazendas, que foram se arraigando terra, construindo por eles mesmos e para suas famlias slidas casas de pedra e tijolo. Essas casas eram chamadas casa-grandes, enquanto que para os escravos, era, construdos os casebres e cabanas de palhas conhecidos como as senzalas. Em contrapartida, o autor tambm considera os fundadores horizontais, que englobavam os homens mveis, migratrios, conhecidos por penetrarem serto adentro vendendo escravos, fugindo completamente da influencia da organizao social que at estava sendo implantada pelos colonos. Esses homens ficaram conhecidos como homens de fronteira, sertanistas, bandeirantes. Os senhores de engenho, diferentemente desse grupo bandeirante, formavam uma elite aristocrtica que dispunha de recursos suficientes para

manter um padro de vida moda europeia. Os senhores feudais eram plantadores de cana-de-acar, defendiam os interesses de Portugal contra os ndios e os interesses das potncias rivais europeias. A construo das casasgrandes do Brasil simbolizava a estabilidade dessa classe aristocrtica estabelecimento dos portugueses na costa brasileira. Em relao aos aspectos da formao religiosa do Brasil, importante notar que poderosas ordens religiosas tiveram influencia ativa na colonizao do Brasil, j que ao invs de condenar o sistema feudal, incentivaram o mesmo, com a pretenso de ter domnio sobre a vida colonial brasileira, assim como controlar a estrutura econmica em formao. Dessa forma podemos afirmar que durante o incio do processo de colonizao brasileira, a religio foi utilizada para atender a fins econmicos da metrpole portuguesa. Apesar da relevncia dessas informaes, preciso considerar que isso no se deu de modo pacfico, mas sim a partir de conflitos constantes entre o sistema de plantao e o sistema jesutico. Freyre em seu livro A interpretao do Brasil, afirma que o processo de amalgamento das raas e democratizao social e tnica da Colnia no contou com a ajuda dos jesutas to pouco com a educao jesutica trazida por eles atravs das misses , mas que essa democracia foi produto da ao bandeirante nas fronteiras e do sistema aristocrtico de plantao pela maneira que este favoreceu o desenvolvimento da miscigenao . Seguindo essa linha, como a escravido acompanhou o desenvolvimento e o progresso da cana-de-acar, o senhores de engenho tornaram-se tambm senhores polticos. Nas zonas de plantao, a monocultura empobreceu a terra e privou a populao de produtos de alimentao. Enquanto isso, os bandeirantes que viviam pelas fronteiras e sertes assumiram outra importncia em relao ao processo de auto-colonizao do Brasil, de ajustamento dos territrios existentes vida econmica do pas. Isso aconteceu graas miscigenao entre portugueses e ndios, os moradores tpicos dos sertes e das fronteiras que eram mestios, tais como os bandeirantes, paulistas. Justamente em virtude da explorao de novas reas, por parte desse grupo bandeirante, a colonizao do Brasil foi mudando seu formato, incorporando caractersticas prprias de uma colonizao nacional interna. e o

Os paulistas resultado do cruzamento do espanhol, portugus , ficaram conhecidos por inaugurarem as entradas, expedies caa de escravos para trabalharem nas plantaes. Esses mesmos bandeirantes, depois de algum tempo, passaram a uma conquista maior: a dos sertes, para estabelecerem colnias e cidades, em busca de ouro e pedras preciosas, e tambm em defesa s investidas dos espanhis que ameaavam invadir o territrio brasileiro. Elliot, gegrafo norte-americano observa pontualmente que as bandeiras foram responsveis por promover a democracia social e tnica caracterstica do povo brasileiro.

MODO DE MORAR A FAMLIA E O DOMICLIO Nos primeiros sculos da colonizao, a organizao familiar e a vida foram influenciados pela presena de elementos que marcaram profundamente a formao da sociedade brasileira e o modo de vida dos seus habitantes. A distncia entre as famlias os portugueses que vinham para o Brasil -, a falta de mulheres brancas que no acompanhavam seus maridos , a presena da escravido negra e indgena, a constante expanso do territrio, assim como a precariedade de recursos e a ausncia de uma variedade de produtos com os quais os colonos estavam acostumados a consumir cotidianamente, so alguns exemplos de transformaes de prticas e costumes constitudos no Reino, no que se refere formao das famlias, aos padres de moradia, alimentao e hbitos domsticos. Por tratar-se de uma sociedade estratificada, definida a partir da diviso dos indivduos em classes (brancos, negros, livres e escravos), quando abordamos essa relao da vida domstica, importante apontar o sentido do domiclio e sua relao como espao de convivncia e intimidade, pois era nele que as pessoas se reniam e onde os colonos vivenciavam seus laos afetivos. importante ressaltar que a distino entre pblico e privado no existe na vida colonial antes do final do sculo XVIII e incio do XIX.

So inmeros os registros sobre as moradas coloniais e a partir deles podemos perceber a diversidade de materiais utilizados nas construes, assim como as diferenas na forma de morar dos mais humildes e dos privilegiados. Ainda que a primeira funo da casa seja a de abrigo e repouso, nela que diversas atividades se desenvolvem ao longo do dia; seu aspecto exterior tambm deve ser considerado na medida em que o entorno e as caractersticas arquitetnicas revelam muitos aspectos da vida de seus moradores. Como afirma Carlos Lemos, a casa o palco permanente das atividades condicionadas cultura de seus usurios. Nos primeiros sculos de colonizao, nas vilas e as cidades, as moradias eram ocupadas por pessoas com poucos recursos que recebiam ocasionalmente a visita dos proprietrios de stios e fazendas para estadias passageiras . Como afirma Leila Algranti:
(...) Encontramos, assim, certa homogeneidade nas construes urbanas, como casas de tamanho reduzido, de apenas um andar, nas quais predominavam os materiais disponveis na regio, como barro, madeira ou pedras. Os sobrados e as vivendas, ocupados pelos membros da elite, surgiram mais tarde, em consequncia da diversificao da economia e do crescimento urbano (ALGRANTI, 1997, p. 90).

Podemos afirmar que a economia agrcola deixava suas marcas na arquitetura colonial, em contrapartida a mesma morada urbana manteve-se fiel arquitetura portuguesa, pelo menos na aparncia. Como afirma Lemos, nas propriedades rurais houve uma marcante falta de uniformidade. De qualquer maneira, tanto no campo como na cidade, a morada colonial no se restringia s reas edificadas ou mesmo s construes principais,
os quintais, jardins, pomares e hortas, alm de anexos, eram cobertos de telhas de palha, eram geralmente circundados por muros baixos que delimitavam o espao domstico. Na So Paulo dos bandeirantes, os inventrios de seus moradores referem-se com frequncia a esses espaos. (ALGRANTI, 1997, pg 91).

As reas destinadas ao convvio, ao cuidados dos animais e indstria domstica forneciam produtos para a subsistncia muitos dos alimentos bsicos consumidos pelos colonos eram produzidos em seus prprios pomares e hortas ,

a gordura vegetal utilizada na cozinhae nos candeeiros era extrada de plantas e rvores; nos quintais eram criados aves, porcos; haviam currais, galinheiros. As mulheres da casa passavam grande parte do tempo nos anexos as casas cobertas com telhas, no quintal , que abrigavam a casa da farinha, o monjolo ou a moenda e serviam tambm como dispensa, onde eram armazenados utenslios e alimentos. Muitas vezes a casa da farinha funcionava como uma espcie de hospedaria, abrigando visitantes viajantes. Os quintais, sempre cercados, eram parte fundamental da casa. Apesar dos baixos muros, era possvel manter certa privacidade, mesmo com a presena de visitantes desconhecidos aos quais no se negava hospitalidade. Como ressalta Algranti, as grandes distncias e o parco povoamente transformaram a hospitalidade numa caracterstica e necessidade do mundo colonial brasileiro. Segundo a autora, o viajante no ultrapassava o alpende (espcie de varanda). Nas moradias mais precrias, nessa mesma varanda, ele se abrigava da chuva e armava sua rede. Havia tambm um alpendre dianteiro, onde geralmente havia um quarto de hspede.
O quintal tambm podia conter a senzala e a secreta (edificao com fins de higiene existente em algumas casas mas que consistia muitas vezes apenas num buraco na terra, embaixo do qual podiam se instalar os chiqueiros (ALGRANTI, 1997, p.94)

As casas eram voltadas para dentro s vezes com pequenos jardins na frente e era na parte do fundo que a vida domestica se desenvolvia intensamente.
O clima quente predominante e as poucas portas e janelas permitiam o arejamento, levavam a famlia e demais ocupantes do domiclio para sua partes externas, tanto nas horas de lazer como de trabalho. Nas casas mais amplas e abastadas, o alpendre nos fundos, ou uma varanda propriamente dita, servia de espao para as refeies. (ALGRANTI, 1997, p.95)

O quintal abrangia a cozinha e aposento fora no quintal e secreta de taipa de pilo tudo coberto de telha. A secreta tambm conhecida como urinol, potes ou

tigres, recebia os excrementos e depois eram esvaziados pelos escravos que os depositavam nas praias ou em terrenos distantes. Nos sobrados mais antigos do sculo XVIII e XIX, os escravos dormiam no poro ou no rs-do-cho j que, como de costume, as senzalas abrigava um nmero de escravos muito maior do que comportava. No sculo XIX, os jardins passam a aparecer com mais frequncia nos relatos dos viajantes, por exemplo Saint-Hillaire, que ressalta a beleza e o bomgosto dos jardins de So Paulo. Numa sociedade onde a privacidade no era muito frequente, os jardins surgem como um dos raros espaos onde se podia usufruir de alguma intimidade. A prpria diviso interna das casas no propiciava a intimidade. Em contrapartida, da mesma forma que o jardim poderia ser considerado o local onde se buscava um pouco de tranquilidade e solido, tambm assumia o sentido inverso ao transformar-se num espao de fiscalizao das mulheres da elite, cujos momentos de lazer a ao ar livre poderiam ser controlados por seus familiares. Saint-Hillaire afirmava que os jardins, localizados na parte de trs da casa, funcionavam para as mulheres como uma espcie de compensao de seu cativeiro, e da mesma forma as cozinhas, que eram interditadas aos visitantes estrangeiros. A respeito dessa ideia do confinamento feminino, as rtulas de trelias de madeira que eram colocadas nas portas e janelas, permitiam o arejamento ao mesmo tempo em que escondiam o que se passava no interior dos lares, evitando olhares curiosos vindos de fora das casas. As rtulas eram frequentemente utilizadas nessa poca em que o vidro era caro e quase inexistente e, s comearam a ser substitudas a partir da vinda da famlia real para o Brasil, quando intensas transformaes passaram a nortear a vida colonial. O que importante considerar que as rtulas s foram saindo de circulao quando a decorao dos ambientes internos e sobretudo o conforto (tornar as casas mais aconchegantes) e a preocupao em criar ambientes mais agradveis para o convvio familiar passaram a ser levados em considerao. Em relao s dependncias internas, podemos considerar que as casas dos indivduos mais ricos possuam mais aposentos enquanto as casas dos homens pobres e livres eram como pequenas choupanas, com um ou dois

cmodos, que serviam como dormitrio, cozinha e muitas vezes como uma pequena oficina. Nas casas com mais cmodos, de pessoas com mais posses, o cmodo da frente geralmente tinha janela para rua, servindo como sala. Os demais cmodos alcovas - eram ligados por um corredor lateral e serviam como quarto de dormir. A cozinha e o alpendre ficavam ao final e tinham sada para o quintal. Esse o padro geral da casa brasileira. A dinmica interna das casas comea a mudar a partir do momento em que se torna relevante ter espaos para a vida ntima. no sculo XVIII e incio do XIX que esse cuidado maior com a preservao da intimidade e o consequente reequacionamento dos espaos domsticos e dos padres de sociabilidade se intensifica. A modernidade trazida pelos estrangeiros contriburam muito com o modo de morar e a vida intima dos colonos. Em relao ao sobrado, podemos dizer que vrias atividades eram desenvolvidas em seu interior. A loja ou escritrio era instalada no primeiro pavimento, evitando que os estranhos tivessem contato com espaos de convvio familiar. Os escravos ocupavam o sto ou o poro. Nessas casas mais ricas, os espaos mais definidos para as mulheres, escravos e hspedes, assim como para funes especficas como lazer, alimentao, trabalho permitiam a preservao da intimidade, ao mesmo tempo em que as alcovas e quartos, que j no eram mais ligadas a partir de um corredor, tornava necessrio atravessar um cmodo at que se chegasse a outro. As alcovas eram utilizadas tanto como quartos como para a instalao da capela ou despensa, e geralmente eram situados no centro das habitaes. Como afirma Algranti, da mesma forma que a arquitetura, o equipamento da casa colonial mveis, utenslios e apetrechos se transformou com o passar do tempo, alguns foram sendo susbstitudos e muitos desapareceram totalmente ou mudaram de funo. Os prprios espaos foram reordenados no interior das casas, como as cozinhas, que passaram a integrar o corpo da casa. Trata-se da passagem vagarosa de uma forma a outra, como de um costume a outro, ao encontrarmos casas com duas cozinhas, a limpa dentro da casa e suja mantida do lado de foram, onde se cozinhavam os doces por vrias horas, e eram

executadas as tarefas mais pesadas e menos higinicas. Explica-se que o estabelecimento das cozinhas externas est ligada ao fator climtico e indesejvel presena do fogo dentro da casa diferentemente da Europa, onde o fogo era considerado como espao de aconchego, em torno do qual a famlia se reunia. Provavelmente devido escravido, os foges eram deixados fora das casas a cargo das escravas, o que pode ser entendido como uma maneira de manter a diferena entre senhores e escravos. medida que as refeies passam a ter mais importncia na vida familiar, tornando-se um momento de reunio dos integrantes, a cozinha integrada ao corpo principal da casa. Haviam tambm as capelas, que estavam localizadas juntamente dos alpendres ou at mesmo em edifcios separados que reuniam os membros da famlia, incluindo os escravos. Essas capelas foram sendo substitudas pelos oratrios, afixados nas paredes, para uso individual. Sinais de uma vida ntima em ascenso. O mesmo acontece em relao ao trato s roupas e lavagem das louas: essas atividades ligadas limpeza eram feitas nas reas de servio situadas fora das casas ou na beira dos rios, preservando dessa forma o ambiente interno. Com a chegada da gua encanada, e dos tanques, as roupas passaram a ser lavadas nas dependncias externas das casas. As casas dos sertanejos eram as construes mais simples do perodo colonial. Eram casas de homens livres, espcies de colonos, que cultivavam uma propriedade, dividindo a produo como o senhor de engenho. Sua casa pode ser feita toda de palha a palhoa na qual a estrutura feita de paus rolios revestidos com palha, geralmente de buriti ou carnaba. As paredes podem ser de pau-a-pique, sendo ento tambm chamadas tapona ou sopapo.

Casa sertaneja.Imagem Barreto, 1975

Palhoa. Imagem BARDOU, 1983. Estas casas possuam apenas um compartimento interno. Uma esteira grosseira de ramagens, estendidas nas extremidades so as camas de toda a famlia. Pendurado na estrutura do telhado, uma caixa de papelo ou um ba de folhas, onde as moas guardam seus trajes de domingo. A cozinha era um canto

deste compartimento nico, com um forno e fogo de lenha, quando no um puxado do telhado ou um alpendre, que podia ser aberto ou fechado, ou ainda podia-se utilizar o quintal para cozinhar. No havia, obviamente, banheiro ou latrina, como ainda hoje no se v nas regies mais afastadas, no interior. Indispensvel, porm era o alpendre ou varanda frontal, o verdadeiro ambiente de estar. A entrada da varanda est sempre interceptada, para torna-la ntima e proteger da entrada de animais. O rancho era tambm equipamento obrigatrio. Colocado para alm e junto da cerca, consistia em um pequeno abrigo para servir de pouso ao viajante ou tropeiro. Uma maneira de bem receber o visitante sem permitir o contato com a intimidade da casa. TCNICAS CONSTRUTIVAS Os mais importantes fatores determinantes das formas arquitetnicas de nossa arquitetura colonial so de ordem econmica e tcnica. A escolha das tcnicas construtivas, muitas vezes a sua m realizao, e a relativa fragilidade das nossas construes, apontada pelos diversos cronistas da poca tm sua explicao na escassez de recursos para construo. Somente a partir de 1630 aproximadamente podemos falar de algum padro mais definitivo com relao construo: a cobertura vegetal comea a ser substituda pela telha cermica,, exceto as mais modestas, como as casas de sertanejos, afastadas das fazendas, e a senzalas. No desenho abaixo esto representados os tipos mais utilizados. A meia-gua era geralmente utilizada em construes de menor importncia, como o rancho e a cozinha. O telhado de duas guas era muito utilizado em construes urbanas, sobretudo em casa geminadas, um padro dos mais comuns nas cidades, nas casas de porta e janela, meia-morada, sobrados, etc. O madeiramento do telhado, neste caso consistia apenas nas teras transversais e caibros, como nos informa Vaultier.. O telhado de quatro guas (3) era a cobertura mais comum nos pavilhes, o tipo construtivo mais utilizado para construes de maior porte, como casas-grandes, equipamentos pblicos menores e manses. Uma variante deste o telhado de quatro guas com lanternim, que objetivava melhor iluminao e ventilao do

telhado, bem como o uso alternativo desta rea. O claustro era a forma preferida para construes que aspiravam maior monumentalidade.

TIPOLOGIA VOLUMTRICA - Com as limitaes de largura impostas pelas tcnicas construtivas, desde que os vo eram vencidos apenas com vigas de madeira, o que determinava uma largura de algo em torno de 6 m para as alas, e ainda a necessidade de melhor iluminao e ventilao dos compartimentos praticamente impunha o ptio central. Esta soluo era bem adequada para edifcios de maior porte, como palcios, paos, e outras construes maiores para equipamentos pblicos. Eram colocados sempre em centro de terreno, assim como os pavilhes. O pavilho composto em forma de L (6) era uma soluo intermediria entre o pavilho e o claustro. Era utilizada quando se dispunha de terrenos de boa largura para casas-grandes, manses urbanas, etc. A varanda alpendrada (7) ou puxada (8) era soluo comum em todos os partidos, desde a casa mais simples do sertanejo at as mais sofisticadas.

1. 2. 3. 4 5.

PERODO ECONOMIA CAFEEIRA DO CAF INDSTRIA Durante a maior parte do tempo de nosso pas, brancos, negros e ndios (tomados como raas) ocuparam posies sociais distintas: os primeiros eram senhores; os outros escravos e servos. Das pequenas plantaes nas vizinhanas da corte, entre 1810 e 1820, os cafeeiros espalham-se por todo o vale do rio Paraba. Ocupando parte das terras das antigas lavouras de cana-deacar at invadirem por completo o chamado Oeste Paulista (Campinas e Sorocaba, Ribeiro Preto. No incio do sculo XX, a cafeicultura chega a seu pice, obtendo primazia entre as monoculturas exportadoras, desbancando a agricultura canavieira. A rpida ampliao das plantaes de caf cria tambm o problema da escassez de mode-obra provocada pela interrupo definitiva do trfico de escravos africanos em 1850. A soluo passa a ser a substituio dos trabalhadores escravos pela mode-obra imigrante, com o apoio oficial. Com a substituio do trabalho escravo pelo livre, a cafeicultura no apenas se desenvolve como tambm apressa o fim da escravido.

s vsperas da abolio da escravatura, o negro j no se mostrava to submisso quanto antes a seu senhor branco. Este longo passado escravista marcou de tal maneira nossa formao social que at os dias de hoje podemos sentir seus efeitos por exemplo as condies de sade, educao e moradia da populao negra na regio Sudeste do Brasil so inferiores s condies da populao branca . Com a vinda dos imigrantes europeus, a partir de 1888, a mo-de-obra foi sendo substituda em larga escala nas fazendas paulistas de caf. Houve uma transferncia de maus-tratos, pois esses imigrantes tambm sofreram nas mos de seus patres. De 1880 a 1920, o Brasil recebeu um numeroso contingente de imigrantes italianos. Com a substituio do trabalho escravo pelo livre, a cafeicultura no apenas se desenvolve como tambm apressa o fim da escravido. Com a proximidade de 1900, grandes parcelas da populao europia, particularmente Alemanha, Sua, Polnia, Portugal e Espanha, viram-se subitamente desempregadas diante da verdadeira revoluo que foi o surgimento da indstria no pas. O surgimento de maquinas que executavam muitas tarefas que at ento eram executadas por mos humanas , contribuiu para essa onda de desemprego que tomou conta da Europa, forando homens e mulheres (e at crianas) a se sujeitarem a condies desumanas de trabalho. nesse contexto que surge a to esperanosa Amrica, continente novo e despovoado, promessa de futuro: fazer a Amrica tornou-se a grande esperana de se enriquecer. Na mesma poca, com a abolio da escravatura, os senhores, fazendeiros paulistas de caf, sofriam com a escassez de mo-de-obra para suas lavouras. A partir de 1908, trabalhadores procedentes de pases asiticos como Japo, China, Coria, tambm decidiram tentar a sorte em terras paulistas. No entanto esses imigrantes tiveram grandes dificuldades no processo de adaptao ao modo de vida brasileiro devido ao choque cultural oriente/ocidente. A partir de 1850, os cafeicultores do Oeste paulista imprimiram importantes mudanas nos rumos da produo e comercializao do caf: a chegada de imigrantes europeus, que, na condio de trabalhadores livres, substituram a

mo-de-obra escrava; vieram os trens, que substituram as tropas de mulas e o primitivo transporte fluvial. At essa poca, o transporte interno de mercadorias no Brasil era feito por tropas de burros. Esses animais percorriam precrias estradas de terra e avanavam muito lentamente. Da mesma maneira que os senhores de engenho medida que enriqueciam, participando mais ativamente da economia local, tornavam-se polticos, os cafeicultores do Oeste paulista tambm conforme prosperavam financeiramente, ambicionavam cargos que permitissem ter mais participao em relao ao destino do pas. Foi assim que em 1889, os cafeicultores apoiaram a mudana de regime no Brasil de monarquia para repblica. At 1920, os cafeicultores paulistas assumiram o controle do governo brasileiro, elegendo diversos presidentes. Logo, algumas cidades comearam a atrair para si muitos imigrantes revoltados ou inadaptados s condies de trabalho nas fazendas de caf. Alguns estabeleciam-se como proprietrios de oficinas, comrcio, vendas, enquanto outros empregavam-se como estivadores no porto de Santos. A prpria construo das estradas de ferro absorveu parte dessa mo-de-obra, sobretudo operrios italianos, portugueses e espanhis. A Inglaterra contribuiu muito para a implantao das ferrovias paulistas, fornecendo trilhos, vages, locomotivos e principalmente o que mais interessava potncia emprstimos em dinheiro. importante ressaltar o peso decisivo das receitas geradas pelo caf para os balanos financeiros das ferrovias paulistas entre 1888 e 1917, e a centralidade da atividade cafeeira na economia paulista. A cafeicultura, em seu desenvolvimento, demandou a diversificao de culturas agrcolas, pois as fazendas de caf no se caracterizavam unicamente pela monocultura; havia parte da produo destinada exportao e parte para consumo interno. Poltica do caf Nas primeiras dcadas do sculo XX, a continuidade do crescimento reforada por uma poltica governamental bastante favorvel aos interesses do setor, que garante crdito, formao de estoques e intervenes no cmbio para compensar eventuais baixas dos preos internacionais. Isso tem efeito positivo:

mantm o desenvolvimento da cafeicultura, possibilitando aos fazendeiros investir parte de sua renda em atividades comerciais e industriais, dinamizando a economia urbana. Na dcada de 50, as exportaes de caf ainda representam a maior parte do total comercializado, e o Brasil permanece como o maior produtor mundial. Mas seu reinado absoluto na economia brasileira chega ao fim quando o setor industrial, a partir da segunda metade do sculo XX, toma a frente do desenvolvimento econmico nacional. MODO DE MORAR Em So Paulo, o caf trouxe modernas tecnologias atreladas alvenaria de tijolos, novos materiais de acabamento e outros critrios de morar para os ricos, que passaram por um processo civilizatrio e assumiram o morar francesa (p. 14). A presena na cidade de profissionais liberais qualificados ************************************* Segundo Lemos, a legislao republicana de 1890 interferiu drasticamente no planejamento de novas residncias e no uso das velhas construes do Imprio. Durante todo o perodo do domnio portugus sobre o Brasil, a legislao em relao ao controle das edificaes urbanas no interferiu diretamente nas condies de planejamento interior das residncias. Havia uma espcie de respeito em relao pessoalidade dessas decises sobre o morar. Dessa forma, os governos no intervinham na organizao interna das residncias. As plantas das casas eram bem semelhantes, tanto dos pobres como dos ricos, variando somente a quantidade de cmodos. Ar e luz entravam pela frente e por trs; as construes apresentavam uma zona central, escura, que sempre era destinada s alcovas. As tcnicas construtivas e os procedimentos referentes ao ato de morar estavam sempre inseridos num complexo cultural que variava de regio a regio. Haviam duas ou trs tcnicas vigentes e as edificaes germinadas determinaram, de certa maneira, o padro das construes urbanas brasileiras.

PERODO MODERNISTA I (1920 a 1950) CONTEXTO SCIO-ECONMICO O perodo modernista se inaugura com as crises cclicas do caf: situao no Brasil passa a ser insustentvel. Em 1914, com a Primeira Guerra Mundial, h uma manifestao mais explcita das das lutas dos imprios europeus, e em 1917 acontece a Revoluo Russa, na qual, pela primeira vez no mundo, os proletrios e suas organizaes tomam o poder. Os Estados Unidos ascende e surge como nova potncia poltica, econmica e militar no mbito mundial. No Brasil, continuam as lutas internas. Iniciam-se as revoltas de militares progressistas: Em 1910 a Revolta da Chibata liderada pelos negros trabalhadores dos navios e por Joo Candido, assassinado em seguida. Em 1920, o "Movimento dos militares Tenentistas" contra as oligarquias da poca do caf com leite, preparam o cenrio para a revoluo de 30. O clima interno de conflitos: em 1923, eclode uma Guerra Civil no Rio Grande do Sul, entre "picapaus" contra "maragatos", assim como outras vrias revoltas militares em outros estados, dentre as quais se destaca a "Coluna Prestes" que, depois dum grande

percurso pelo Brasil, no consegue levantar o povo contra o Governo. O comunista Luiz Prestes abandona o pas. Os movimentos dos trabalhadores vo tomando fora, destacando-se os anarquistas nas duras greves de Rio, So Paulo e Minas. Sindicatos e partidos da esquerda so fundados para defender os interesses dos trabalhadores explorados numa sociedade cada vez mais urbana e industrializada. A industrializao d um passo importante na Repblica Velha, fundamentalmente no centro-sul, onde os empresrios do caf enveredam pelo campo industrial, favorecidos pelas fontes de energia e pelo amplo mercado de consumidores urbanos. A primeira guerra mundial favorece a produo e o consumo interno de produtos industriais brasileiros. Em 1929, o crash da Bolsa de valores quebra a economia mundial. Os efeitos chegam ao Brasil, com intensa quebra do comrcio de caf. O acar tambm entra em crise devido competio com colnias americanas. Os engenhos se industrializam, tornam-se usinas. O fascismo cresce na Europa com seus mximos-representantes Mussolini e Hitler. No Brasil essas atitudes autoritrias esto disfaradas no discurso de Vargas, governador do Rio Grande do Sul, criador da Aliana Liberal junto com a oposio ao poder vigente. a preparao para a Revoluo de 30: com a crise do caf, os paulistas exigem uma nova Constituio. Vargas vence, em 1932, a inevitvel guerra contra os paulistas. Em 1934, Vargas outorga ao Brasil, uma nova Constituio e Leis Trabalhistas e populistas. O arquiteto franco-suo Le Corbusier visita o Rio convidado pelo ministro da Educao Gustavo Capanema. A arquitetura moderna e o estilo racionalista entram pela sua mo no Brasil. Sem um intervalo muito longo, em 1945 eclode a Segunda Guerra. O cenrio muda, os Estados Unidos agora est frente da batalha, contra o Japo. Neste perodo, Vargas apoia uma forte e intensa interveno do Estado na industrializao do pas. No mesmo explode o golpe de estado, Vargas deposto.

Dutra eleito presidente da Repblica. O governo rompe relaes com a URSS, as perseguies polticas se acirram. Em 1950, Vargas de novo presidente. Teme-se uma nova ditadura de Vargas. A oposio, ligada a empresrios nacionais e transnacionais, financia a sua derrubada. O exrcito exige a demisso de Vargas. Na madrugada de 24 de agosto de 1954, Vargas se suicida. Em 1956-61, Kubitschek, se torna o aclamado novo presidente. A influncia dos EUA continua atravs do "Plano das Amricas", programa que visa favorecer a industrializao da Amrica Latina, de modo a criar uma relao dependente, onde os interesses americanos estariam em primeiro plano. O governo de Juscelino Kubitschek entrou para histria do pas pelo crescimento intenso da economia brasileira: o lema do governo foi Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo

PERODO MODERNISTA (1960-1970) Braslia inaugurada em 1961, com plano para tornar-se a futura capital do Brasil. Kubitschek sonhou com a implementao de um ambicioso programa de obras pblicas com destaque para construo de Braslia, que tornou-se o grande cone do processo de modernizao e industrializao do Brasil desse perodo histrico. A nova cidade e capital federal foi o smbolo mximo do progresso nacional e foi considerada Patrimnio Cultural da Humanidade. Nesse mesmo ano, Jnio Quadros eleito o novo presidente. No interior da sociedade brasileira, graves contradies: os partidos e sindicatos da esquerda defendem os interesses das grandes massas trabalhadoras criadas pela industrializao, enquanto a poltica nacional est estruturada a partir de uma relao de dependncia com os EUA. Esse palco cria o ambiente ideal para que os militares deem o Golpe em 1964. A nova ditadura militar acirra a poltica de segurana nacional (partidos e sindicatos so extintos) e a abertura da economia para o capital estrangeiro, especialmente americano. O golpe militar de 1964 foi desfechado para evitar a ameaa comunista, e em vista da democracia e da liberdade. Com ele, iniciavam-se os vinte e um anos do chamado regime militar, marcado pelas restries aos direitos e garantias

individuais, pela extino dos antigos partidos polticos e pela violncia, tpica dos regimes ditatoriais. Em 1964, funda-se o "Banco Nacional de Habitao" (BNH). Tambm criam-se movimentos bipartidrios como a Aliana Renovadora Nacional (ARENA) e o do Movimento da Democracia Brasileiro (MDB), ambos apoiando aos militares. Em 1967, uma nova Constituio votada e Costa e Silva como presidente impe forte interveno do Governo em Estados e Municpios. Essa nova Constituio mantinha o federalismo e o presidencialismo reforado, com eleies indiretas para presidente e vice-presidente. No mesmo ano reformado o padro monetrio, criando-se o cruzeiro. O ltimo ato do Governo Castelo Branco foi a instituio da Lei de Segurana Nacional. Governadores e Prefeitos so nomeados diretamente pelos militares. O AI-5 o meio oficial de controle e represso da esquerda. Muitos conflitos se desenrolam, tal como enfrentamento da polcia e extrema direita com esquerdistas. Igualmente com o apoio dos EUA, na dcada de 70, vrias ditaduras se instauram em pases da Amrica Latina. Ainda em 67, Arthur Costa e Silva assume o poder e os dois primeiros anos do governo so de intensa atividade poltica, pois crescia o movimento de oposio ao regime militar. Na rea econmica, o perodo foi de crescimento, conciliando expanso industrial, facilidade de crdito, poltica salarial contencionista e controle da inflao em torno de 23% ao ano.

BIBLIOGRAFIA
ALGRANTI, Leila Mezan. Famlias e vida domstica. In Histria da vida privada: cotidiano e vida privada na Amrica portuguesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1997.

FREYRE, Gilberto. Fronteiras e plantaes. In Interpretao do Brasil: Aspectos da formao social brasileira com processo de amalgamento de raas e culturas. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. LEMOS, A. C. Carlos. A repblica ensina a morar (melhor). So Paulo. Editora Hucitec, 1999.

TEXTO E IMAGENS SOBRE TCNICAS CONSTRUTIVAS E CASA DO SERTANEJO RETIRADOS RETIRADOS DO ENDEREO: http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/02/28/tipos-e-padroes-daarquitetura-civil-colonial-i/)

You might also like