You are on page 1of 49

DBORA FLEMMING BOHN

O ENSINO DE VIOLINO VOLTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS INTEGRANDO O MTODO SUZUKI E A MUSICOGRAFIA BRAILLE

FLORIANPOLIS (SC) 2008

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC CENTRO DE ARTES - CEART DEPARTAMENTO DE MSICA

DBORA FLEMMING BOHN

O ENSINO DE VIOLINO VOLTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS INTEGRANDO O MTODO SUZUKI E A MUSICOGRAFIA BRAILLE

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Msica - opo Violino, como requisito obteno do ttulo de Bacharel em Violino, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Orientador: Prof. Leonardo Piermartiri.

FLORIANPOLIS (SC) 2008

DBORA FLEMMING BOHN

O ENSINO DE VIOLINO VOLTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS INTEGRANDO O MTODO SUZUKI E A MUSICOGRAFIA BRAILLE

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Msica - opo Violino, como requisito obteno do ttulo de Bacharel em Violino, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Banca Examinadora:

Prof. Leonardo Piermartiri

___________________________________
Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Joo Eduardo Dias Titton ____________________________________ Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Marcos Loureno Herter ____________________________________ Universidade do Estado de Santa Catarina

Florianpolis (SC): 2 de Dezembro de 2008

Dedico este trabalho a minha famlia, por seu carinho e dedicao, por sempre me incentivarem nos estudos de msica e privarem-se da minha companhia durante os meus estudos, de dando-me mais a esta

oportunidade conquista.

realizar

AGRADECIMENTOS

A todos que tornaram possvel a realizao desse trabalho. Em primeiro lugar aos meus pais Adolar Ricardo Bohn e Rosana Flemming Bohn, por todo o apoio dado na realizao deste curso e pelas oportunidades que sempre me foram dadas. Aos meus amigos que estiveram sempre do meu lado e me apoiaram nos estudos de msica. Aos meus alunos, por serem minha fonte de inspirao. Ao meu professor e orientador Leonardo Piermartiri, por compartilhar seu conhecimento com grande interesse e dedicao, principalmente no andamento desse Trabalho de Concluso de Curso. Aos professores que participaram da minha vida musical e que contriburam para o meu crescimento. Ao Gui por todo seu amor e carinho. E especialmente a Deus, pela oportunidade de estar aqui.

No h limite para nossas insuficincias. At o dia de nossa morte no deveramos poupar esforos e tempo para transformar nossas fraquezas em mritos.

Shinichi Suzuki

RESUMO

Este trabalho prope uma introduo do ensino de violino voltado para deficientes visuais, mais especificamente aqueles com perda total da viso. Sendo o Mtodo Suzuki um mtodo comprovadamente eficaz, buscar-se- trazer os princpios desse mtodo para o ensino das pessoas desprovidas de viso e tambm apresentar algumas adaptaes didticas que facilitem no aprendizado do violino. Sero apresentadas como introduo, descries da histria e da filosofia do Mtodo Suzuki, bem como o processo histrico do Sistema Braille e da Musicografia Braille. Abordar-se- aspectos referentes ao ensino da Musicografia Braille, destacando a sua importncia na educao musical e na incluso dessas pessoas no campo da msica. Ser proposto tambm o desenvolvimento da transcrio das partituras do Mtodo Suzuki para o Sistema Braille, visto que no foi encontrada qualquer transcrio desse mtodo para esse sistema de escrita e considerando a grande importncia da Musicografia Braille na vida musical dessas pessoas.

PALAVRAS-CHAVE: Violino, Mtodo Suzuki, Musicografia Braille, Deficincia Visual, Incluso Escolar.

ABSTRACT

This work considers an introduction of violin education directed toward visual impaired students, specifically those with total blindness. Being the Suzuki Method considered a well efficient music learning method; principles from this method will be used in the blind students teaching and also the use of some didactic adaptations which facilitate the violin learning. The Suzuki Method history and philosophy will be presented as an introduction, as well as the Braille System historical process and the Braille Music Code. It will address issues related to Braille Music Code teaching, highlighting its importance in musical education and inclusion of these people in the musical field. Furthermore, the author proposes the transcription of the Suzuki Method repertoire for Braille system, given that no transcription of this method was found and considering the great importance of Braille Music Code in these peoples musical life.

KEY-WORDS: Violin, Suzuki Method, Braille Music Code, Visual impairment, Inclusive Education.

LISTA DE ILUSTRAES

Figura 1 Sistema de escrita de Barbier .................................................................. 18

Figura 2 Sistema de escrita de Braille .................................................................... 19

Figura 3 Quadro bsico da Musicografia Braille ..................................................... 23

Figura 4 Trecho de uma partitura transcrita para a partitura Braille ....................... 24

Figura 5 Ritmo da primeira variao de Twinkle, Twinkle, Little Star ..................... 30

Figura 6 O violino e suas partes ............................................................................. 36

Figura 7 Fitas adesivas colocadas no violino de forma tradicional ......................... 37

Figura 8 Fitas adesivas colocadas em alto relevo, para o ensino de cegos ........... 37

Figura 9 Suporte para o arco.................................................................................. 38

Figura 10 Suporte para o arco colocado na borda do violino ................................. 38

Figura 11 Utilizao do suporte para o arco ........................................................... 39

Figura 12 Primeira msica do Mtodo Suzuki em tinta .......................................... 43

Figura 13 Primeira msica do Mtodo Suzuki transcrita para o Sistema Braille .... 44

SUMRIO

1 INTRODUO ....................................................................................................... 12 1.1 Apresentao do Tema .................................................................................... 12 1.2 Objetivos ............................................................................................................ 13 1.2.1 Objetivo Geral .................................................................................................. 13 1.2.2 Objetivos Especficos ....................................................................................... 13 1.3 Justificativa........................................................................................................ 14 2 REFERENCIAL TERICO..................................................................................... 15 2.1 Definio de Termos ......................................................................................... 15 2.1.1 Deficincia Visual ............................................................................................. 15 2.1.2 Integrao e Incluso ...................................................................................... 16 2.1.3 O Sistema Braille e a Musicografia .............................................................. 17 2.1.4 Mtodo Suzuki ................................................................................................ 25 3 ENSINO DE VIOLINO PARA CEGOS E PRINCPIOS DO MTODO SUZUKI..... 28 3.1 Relao Professor-Aluno..................................................................................... 31 3.2 Adaptao ........................................................................................................... 35 3.3 Mtodo Suzuki e a Musicografia Braille .............................................................. 40 4 CONSIDERAES FINAIS ................................................................................... 45 5 BIBLIOGRAFIA ..................................................................................................... 47

12

1 INTRODUO

1.1 Apresentao do Tema

O presente projeto de pesquisa refere-se ao trabalho de concluso de curso do Bacharelado em Msica - opo violino. Este trabalho tem como objetivo fornecer aos professores de violino uma introduo do ensino desse instrumento musical a alunos deficientes visuais, mais especificamente com perda total da viso, trazendo os princpios da metodologia de ensino de Shinichi Suzuki da Musicografia Braille 2. Propem-se algumas adaptaes no instrumento e na didtica que facilitam no processo de aprendizagem do violino. O ensino do violino entende-se tambm como um processo social, onde a educao de estudantes deficientes visuais aproxima-se ao mximo da educao habitual. Tem o objetivo de integrar esses estudantes na arte e cultura. Como no foi encontrada qualquer metodologia de ensino para deficientes visuais voltada para o violino e sabendo da importncia de recursos didticos na educao de pessoas com deficincias, buscar-se- fornecer uma ferramenta aos professores de violino interessados em desenvolver um trabalho com deficientes visuais. Esse estudo aborda aspectos referentes ao ensino do violino e o desenvolvimento de um processo pedaggico do ensino desse instrumento para estudantes deficientes visuais. Fundamentando-se em referenciais tericos
1

juntamente com o uso

compatveis com as necessidades especficas desses alunos, visando assim promover o desenvolvimento de suas potencialidades.

Violinista e pedagogo que desenvolveu um mtodo de ensino do violino, o Mtodo Suzuki, que reconhecido mundialmente.
2

Criada por Louis Braille, um sistema que torna a escrita e leitura da msica totalmente acessvel e funcional aos cegos.

13

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Atravs de pesquisa bibliogrfica, oferecer uma introduo do ensino de violino para professores interessados em desenvolver essa atividade musical com pessoas portadoras de deficincia visual, mais especificamente aquelas com perda total de viso, trazendo os princpios do Mtodo Suzuki 1.

1.2.2 Objetivos Especficos Elaborar uma ferramenta didtica para o ensino do violino para deficientes visuais; Descrever os princpios gerais do Mtodo Suzuki; Investigar aspectos da contribuio do mtodo Suzuki para a educao musical de deficientes visuais; Indicar algumas adaptaes para facilitar o ensino-aprendizado do violino; Abordar aspectos referentes Musicografia Braille; Mostrar a importncia da Musicografia Braille no aprendizado musical; Introduzir aspectos da integrao e incluso social; Levantar pontos que ressaltem a necessidade de diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem; Oferecer subsdios capacitao de educadores musicais e outros profissionais que lidam com deficientes visuais.

Mtodo de ensino do violino reconhecido mundialmente, desenvolvido por Shinichi Suzuki.

14

1.3 Justificativa

Em Florianpolis existem muitas escolas de msica e verifica-se uma busca cada vez maior pela arte musical nesses ltimos anos. 1 Apesar desse crescimento existe uma lacuna a ser preenchida na oferta de cursos voltados para deficientes visuais. Os poucos cursos oferecidos so direcionados a reabilitao de deficientes somente com objetivos teraputicos. O presente estudo uma ferramenta didtica direcionada a professores de msica interessados em desenvolver atividades voltadas a deficientes visuais, dando a esse pblico a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades musicais. Ao desenvolver um processo pedaggico para deficientes visuais, pode-se ir alm da reabilitao, da recreao, da comunicao e da socializao, dando a oportunidade de at mesmo formar um profissional apto a tocar um instrumento musical. Os cursos de formao de profissionais da msica existentes no Estado de Santa Catarina no oferecem disciplinas ou ferramentas para a capacitao de professores quanto ao trabalho com alunos deficientes. Isso acarreta uma lacuna nas suas habilidades, proveniente de sua formao, que afeta o seu trabalho com essas pessoas. Esse projeto tem como objetivo fornecer aos professores de violino uma introduo do ensino desse instrumento voltado para deficientes visuais, trazendo os princpios da metodologia de Shinichi Suzuki que comprovadamente eficaz para o aprendizado do violino, juntamente com o uso da Musicografia Braille.

Fato comprovado atravs de um levantamento feito por ns em algumas dessas escolas de

msica.

15

2 REFERENCIAL TERICO

2.1 Definio de Termos

O referencial terico baseia-se em termos que possuem diversas aplicaes, portanto, de fundamental importncia o esclarecimento do significado dessas palavras para o desenvolvimento deste trabalho:

2.1.1 Deficincia Visual De acordo com Louro (2006) a deficincia visual pode ser adquirida durante a vida intra-uterina, durante o nascimento ou aps o mesmo, gerando assim diferentes tipos de baixa viso. A autora diz que a deficincia visual pode ser dividida em dois grupos distintos: a cegueira onde ocorre a ausncia total de viso ou apenas uma simples percepo luminosa; a viso subnormal que existe um comprometimento do funcionamento visual, mas a pessoa capaz de utilizar a viso para a execuo de tarefas. Os estudos desenvolvidos por Baraga (1976) distinguem trs tipos de deficincia visual: os cegos que tm somente a percepo da luz ou no tm nenhuma viso e precisam aprender atravs do mtodo Braille e de meios de comunicao que no estejam relacionados com o uso da viso, as pessoas com viso parcial que tm limitaes da viso distncia, mas so capazes de ver objetos e materiais quando esto a poucos centmetros ou no mximo a meio metro de distncia e as pessoas com viso reduzida que podem ter seu problema corrigido por cirurgias ou pela utilizao de lentes corretoras. De acordo com essas definies a educao volta-se para as possibilidades dos alunos, focalizando primeiramente no que o aluno sabe e pode fazer e, posteriormente, nos seus limites. O educador deve conhecer o tipo de deficincia visual do aluno para assim poder elaborar uma proposta de ao adequada e saber as implicaes que essa deficincia pode acarretar na proposta de ao.

16

Esse projeto aborda o ensino de violino voltado para pessoas cegas, ou seja, que para aprender essa atividade musical precisam de meios que no estejam relacionados com o uso da viso.

2.1.2 Integrao e Incluso

Muitas pessoas no sabem a diferena entre integrao e incluso, portanto esses dois termos so utilizados e escritos com diversas abordagens e concepes. De acordo com Almeida (2004), ambas constituem formas de insero de pessoas com necessidades especiais, mas possuem posicionamentos divergentes para a consecuo de suas metas. A integrao vem dos anos 60 e 70, onde nesse modelo os portadores de necessidades educacionais especiais precisavam de um tratamento mdico e de reabilitao para tornarem-se aptos a realizar tarefas e serem assim aceitos no meio social. A incluso vem dos anos 80 consolidando-se somente nos anos 90, esse modelo consiste em mudar a viso ou padres da sociedade para tornar-se capaz de acolher as pessoas com necessidades especiais, ou seja, sociedade com direito para todos. De acordo com tal concepo, a integrao uma forma condicional de insero de pessoas com deficincias no sistema de ensino regular, dependendo do nvel de sua capacidade de adaptao sero integradas em uma sala regular, uma classe especial ou instituies especializadas. J a incluso, institui a insero de uma forma incondicional, com o objetivo de incluir as pessoas com deficincias em um sistema escolar, o qual ter de se adaptar s particularidades de todos os alunos. Bonilha (2006) diz que o modelo da integrao j est sendo, por muitos, considerado ultrapassado, e vem se substituindo pelo modelo da incluso social. Esse por ser um modelo muito recente, polemizado pelos vrios segmentos educacionais e sociais, gerando uma grande diversidade de abordagens e concepes. Essas discusses tm abordado somente aspectos referentes incluso de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares de ensino, esquecendo de abordar aspectos referentes s atividades artsticas e culturais.

17

2.1.3 O Sistema Braille e a Musicografia

De acordo com Silva (2001), at quase o fim da Idade Moderna no h notcias de que algum tenha pensado sobre a escrita e leitura para os cegos. Esse mesmo autor afirma que a primeira informao que nos chega sobre a leitura e escrita para cegos situa-se em 1784 com Valentin Hay, que fundou em Paris a primeira escola para instruir os cegos, denominada Instituto Real dos Jovens Cegos. Hay como defensor de que tudo dependia apenas dos sentidos, adaptou o alfabeto traando-o em alto relevo fazendo com que as letras ficassem perceptveis pelos dedos de seus alunos, permitindo assim o acesso a leitura. Na Instituio, o ensino consistia em fazer os alunos repetirem as explicaes e os textos ouvidos. Os poucos livros existentes para deficientes visuais eram escritos no sistema de Valentin Hay, mtodo oficial de leitura para cegos da poca, permitindo apenas uma leitura suplementar. Lemos (2008) acrescenta que nessa mesma poca Charles Barbier de la Serre, um oficial do exrcito francs e capito de artilharia, tambm aperfeioava um cdigo atravs de pontos em alto relevo. Esse cdigo tinha a finalidade de possibilitar a comunicao noturna entre oficiais nas campanhas de guerra. Gugel (2008) diz que esse sistema foi rejeitado pelos militares que o consideraram muito complicado. Aps algumas alteraes e melhoramentos, Barbier apresentou o seu invento na instituio de Valentin Hay. A partir da o Sistema de Barbier comeou a ser utilizado na instituio. Nascido em quatro de janeiro de 1809, Louis Braille teve seu bero na pequena cidade francesa de Coupvray, situada perto de Paris. Oriundo de uma famlia humilde seu pai trabalhava em um seleiro e Louis Braille gostava de acompanhar o trabalho do pai. No ano de 1812, com apenas trs anos de idade, brincava com pedaos de couro enquanto mantinha a sovela, um objeto perigoso e pontiagudo, perto do rosto e que por descuido feriu-se no olho esquerdo, propagando-se a infeco ao outro, vindo a perder a viso totalmente.

18

De acordo com Silva (2003), aos 10 anos Louis Braille consegue uma bolsa de estudos na Instituio Real para Jovens Cegos de Valentin Hay, onde conhece o cdigo de Barbier. O sistema de Barbier apresentava vrias limitaes: os sinais representavam apenas sons, o que no permitia o conhecimento da ortografia; no havia smbolos para pontuao, acentos, nmeros, smbolos matemticos e notao musical; e, principalmente, apresentava uma complexidade muito grande das combinaes, o que causava lentido na leitura. De acordo com Gugel (2008), no sistema de Barbier, uma letra ou um conjunto de letras, representada por pontos em relevo dispostos em duas colunas, cada coluna podendo ter de um a seis pontos que por sua vez se referiam s coordenadas de uma tabela.

1 Representao do sistema de escrita de Barbier:

(Extrado de Gugel, 2008)

19

Braille, a fim de ultrapassar as dificuldades que se deparavam em seus estudos e oferecer a seus congneres um sistema capaz de abrir-lhes portas para o imenso mundo da cultura, comea desde cedo sua investigao para um sistema novo de escrita para cegos. Geralmente aponta-se 1825 como o momento que Louis Braille inventou o Sistema (que mais tarde tomou o seu nome). O sistema Braille tem por base a capacidade dos deficientes visuais identificarem pontos em relevo sobre o papel. O alfabeto Braille constitudo por seis pontos, em duas filas verticais de trs, num total de 63 sinais. o sistema usado at hoje em todo o mundo devido a sua simplicidade e lgica suprindo as necessidades dos utilizadores. Permite a sua aplicao em reas de conhecimentos bem distintas quanto lngua, a fsica, a matemtica, a qumica e tambm a msica.

2 Representao do sistema de escrita de Braille:

(Extrado de http://www.ibcnet.org.br/Texto/braille_alfabetotxt.html)

20

Em 1829, Louis Braille realizou a sua primeira musicografia baseada em seu sistema na obra Mtodo para escrever as palavras, a msica e o cantocho por meio dos pontos. Propunha um sistema de caracteres musicais baseados nos seis pontos de seu alfabeto. O alfabeto permanece at hoje invarivel, j a musicografia foi modificada pelo prprio Braille ao longo de sua vida o qual desenvolveu o cdigo musicogrfico utilizado atualmente. O Cdigo Musicogrfico Braille alcanou sucesso na Frana, Londres e Alemanha. Existindo diferenas entre os cdigos musicogrficos nos trs lugares, constituiu-se uma comisso internacional com representantes da Inglaterra, Frana, Alemanha e Dinamarca a fim de unificar o Cdigo Msicogrfico Braille. Em 1888 na Alemanha os quatro pases aceitaram as concluses da comisso. Entretanto posteriormente alguns sinais foram modificados, msicos cegos percebiam a ausncia de determinados smbolos. Com isso, em vrios pases foram surgindo smbolos que suprissem as necessidades dessas lacunas existentes, o que originou bastante diferena de escrita que dificultava o intercmbio de partituras. Em 1929, em Paris, celebrou-se o Congresso Internacional de Especialistas em Notao Musical Braille com o objetivo de unificar os critrios. Participaram representantes da Frana, Inglaterra, Alemanha, Estados-Unidos e Itlia, adotaram importantes acordos que serviram para unificar a escrita musical em Braille em todo o mundo. Em 1954, em Paris, celebrou-se o Congresso Internacional sobre a Notao Musicogrfica Braille com o objetivo de juntar esforos para aproximar a Musicografia Braille da escrita musical. Participaram representantes de 29 pases. Ficou decidida a transcrio literal da partitura visual para a partitura em Braille, com o maior nmero de detalhes possveis. Criaram ento smbolos em Braille para representar os detalhes da partitura visual. A publicao de dois tratados sobre musicografia com notaes diferentes, um escrito pelo alemo Alexander Reuss e outro pelo ingls H. V. Spanner, acabou com os resultados do congresso que visava a unificao dos sinais da Musicografia Braille. A partir de 1954, surgiram duas tendncias: os que desejavam conseguir a maior clareza para o leitor deficiente visual mesmo que no tivessem alguns detalhes da partitura visual e os que desejavam conseguir a maior fidelidade na transcrio literal.

21

Nos anos 80 criou-se o Subcomit para a Notao Musical no Sistema Braille que se reuniu em Moscou em 1982 elegendo o presidente Dr. Jan Drtina. Esse Subcomit se reuniu na Checoslovquia em 1985 com o acordo de enviar o Repertrio da Notao Musical Braille do russo Gleb A. Smirnov para todas as organizaes de cegos com a finalidade de ser estudado e receber sugestes. Em 1987, na Alemanha, reuniram-se o Subcomit juntamente com os pases que haviam enviado as sugestes a respeito do trabalho de Dr. Smirnov e outros pases que tiveram participao na histria da transcrio musical. Foi decidido que a transcrio Braille deveria seguir todos os detalhes da partitura visual. Seguiram utilizando trs manuais de musicografia distintos, os de Reuss, Spanner e Dr. Smirnov. Como as diferenas dos manuais eram considerveis na conferncia de Marburg decidiram formar quatro grupos de trabalho para estudarem a musicografia e levarem suas propostas para uma nova conferncia em plenrio. Em 1992, na Sua, convocou-se uma nova conferncia plenria do Subcomit. Algumas propostas foram consideradas, mas decidiram fazer mais dois grupos de estudo que se reuniram em Marburg, em 1994, enviando suas concluses para todos os pases que participaram da conferncia de Saanen e todos os smbolos e regras foram aprovados pelos delegado-assistentes. A primeira edio do Novo Manual Internacional de Musicografia Braille foi publicado em ingls em 1996 e teve sua traduo em espanhol em 1999. A escrita musical no Sistema Braille e a evoluo dos cdigos musicogrficos se revisam pelos sucessivos congressos de unificao, at chegar ao ltimo manual publicado em 1996. de se esperar que o uso se generalize mundialmente, assim facilitar o intercmbio de partituras entre pases onde a msica uma linguagem universal. De acordo com Tom (2003) as pessoas cegas esto em desvantagem na rea da msica, pois no existem professores que conheam a Musicografia Braille. Mesmo com suas limitaes podem tornar-se socialmente auto-suficientes, desde que haja uma assistncia educacional eficaz. Louro (2006) acrescenta que a produo de livros de teoria e de partituras em Braille ainda muito escassa, visto que alto o custo de edies nesse sistema. E tambm que no Brasil j existem centros especializados na rea da educao de

22

pessoas com deficincia visual com professores especializados em Musicografia Braille. Um exemplo de centro especializado na educao musical para pessoas com deficincia visual o da professora de msica de Braslia Dolores Tom, que se especializou nessa rea e hoje leciona msica para pessoas cegas e tambm fornece cursos de musicografia Braille para professores de msica. De acordo com Tom (2003), nesses cursos oferecidos os professores de msica obtiveram resultados alm das expectativas, aprenderam a ler, redigir e transcrever partituras musicais em Braille.

23

(Extrado de Tom, http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=10061#conteudo)

24
4 Trecho da partitura musical Marangone, msica de Joo Tom e sua transcrio para Musicografia Braille:

(Extrado de Tom, http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=10061#conteudo)

25

2.1.4 Mtodo Suzuki

Foi um mtodo criado pelo violinista e pedagogo Shinichi Suzuki, nascido em 1898, em Nagoya, Japo. Suzuki foi filho do fundador de uma das maiores fbrica de violinos do mundo, quando criana brincava na fbrica e mais tarde nela comeou a trabalhar. Desde criana sempre teve contato com o instrumento. Apesar de o violino fazer parte do seu dia a dia, comeou seus estudos de violino bem tarde, somente aos 17 anos de idade. Com 21 anos de idade foi para Tquio estudar violino e logo foi a Berlim, onde durante oito anos foi aluno de Karl Klingler. Em 1928 voltou para o Japo onde fundou, juntamente com trs de seus irmos, o Quarteto Suzuki. No ano de 1931 deparou-se com o desafio de ensinar uma criana de quatro anos de idade a tocar violino. Enquanto ensaiava com o Quarteto Suzuki, pensava em uma metodologia adequada para ensinar violino a uma criana e refletiu sobre como uma criana japonesa era capaz de falar sua lngua materna. Esse reconhecimento de que a criana consegue falar uma lngua to complexa, mostra que, se for exposta a um mtodo educacional adequado pode alcanar altas capacidades. Assim utilizou o mtodo do aprendizado da lngua materna tambm para o instrumento, levando-o a fundar o Instituto de Educao de Talentos O homem nasce sem talento... As pessoas so o que so como resultado do seu ambiente prprio e especfico. (Suzuki, 1983, p. 17) A criana aprende sua lngua materna primeiramente observando, escutando, se familiarizando e atravs da repetio aos poucos comea suas primeiras palavras. Somente depois de dominar totalmente a fala, sem dificuldades, que aprende a ler e escrever. A criana aprender a tocar violino com base na aprendizagem da lngua materna, ou seja, de uma forma natural, onde primeiramente aprender a tocar atravs de repeties e treinamento, observando, escutando as msicas do CD do Mtodo e se familiarizando com o instrumento. Depois que a criana adquire as habilidades com o instrumento se introduz aos poucos a teoria musical, de forma criativa e adequada maturidade de cada um.

26

De acordo com Suzuki (1983), mesmo depois de aprender a teoria musical e ter fluncia na leitura de partituras, os alunos devem usar a leitura apenas no processo de estudo da pea. A pea s estar realmente pronta somente quando o aluno souber de cor. O treinamento da memria de fundamental importncia. Os estudantes devem saber a msica de cor e no consultar notas escritas. (Suzuki, 1983, p.35) No Mtodo Suzuki a participao dos pais de fundamental importncia, os quais possuem o papel de estimular seus filhos atravs de um ambiente favorvel. Para criar esse ambiente adequado, de acordo com o Mtodo, os pais devem alm de freqentar as aulas individuais de seus filhos, devem criar um ambiente divertido na prtica do instrumento em casa, incentivar a escutar o CD do mtodo, levar seus filhos em concertos e apresentaes de orquestras, atuar como professores e orientar seus filhos a atitude correta em relao prtica. Com a orientao dos pais e atravs de brincadeiras, a prtica do violino torna-se uma atividade diria natural. A habilidade s aparece com bastante prtica. Nesse Mtodo existem alm de aulas individuais, as aulas em grupo. Os pais no podem dar menor importncia e dispensar seus filhos das aulas em grupo, as quais so igualmente ou at mais importante do que as aulas individuais. As crianas demonstram maior prazer em tocar com as demais crianas que esto mais avanadas, fazendo estimular assim seu aprendizado de forma fantstica. (Suzuki, 1983) Suzuki (1983) considera a audio como um pr-requisito de todas as atividades musicais, visto que alm de ajudar no aprendizado das msicas fundamental para a experincia musical. Palheiros (1998) acrescenta a importncia da prtica da audio musical na: formao de uma cultura musical; na compreenso e apreciao da msica; nas competncias especficas inerentes prtica musical, como interpretao e composio; na capacidade crtica e no sentido esttico. Inicialmente desenvolvido no Japo, o Mtodo Suzuki alcanou grande sucesso internacional em meados dos anos 60 e vem sendo aplicado em diversos pases da sia, Europa e Amricas. (Borges, 2008)

27

Antunes (2007) diz que o Mtodo Suzuki foi introduzido no Brasil em 1974, em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, sendo um dos mtodos mais difundidos no ensino do violino. O Mtodo Suzuki apresenta o total de dez volumes e cada um desses volumes contm partituras de msicas que vo aumentando o grau de complexidade gradativamente. Todas as msicas dos volumes possuem a gravao em CD. Inicialmente o mtodo era voltado para crianas de 3 a 4 anos de idade e somente para o instrumento violino, mais tarde atinge outras faixa etrias e tambm outros instrumentos, como a viola, o violoncelo, o piano e a flauta. (Antunes, 2007) Pontos importantes da filosofia Suzuki: - Participao dos professores e pais no aprendizado da criana, construindo um ambiente musical favorvel, atuando como incentivadores e fazendo com que gostem de tocar em casa; - Escutar diariamente o CD do mtodo e outras gravaes para desenvolver sua sensibilidade musical; - A busca do aluno pela qualidade em sua msica, um bom resultado sonoro, afinao exata e postura correta; - Prtica diria com alegria e a repetio com constante avaliao crtica; - Criar um ambiente de cooperao e no de competio, com respeito individualidade de cada um; - Antes de adquirir habilidades com o instrumento deve-se primeiro aprender a ter um bom carter.

28

3 Ensino de Violino para Cegos e Princpios do Mtodo Suzuki

Essa parte do trabalho buscar trazer os princpios do Mtodo Suzuki ao ensino de violino para deficientes visuais. Tendo esse como um mtodo comprovadamente eficaz no ensino do violino, buscar-se- verificar sua eficincia para o ensino do violino a pessoas desprovidas de viso. Suzuki (1983) relata sua experincia ao ensinar um aluno cego, de cinco anos, a tocar violino. Diz que, antes de aceitar dar aulas ao menino, passou dias em busca de um processo de ensino que fizesse com que tal tarefa desse certo. Transportouse ento condio de um cego, apagou a luz de seu quarto e na total escurido, somente pela intuio, tocou violino perfeitamente percebendo assim que no era preciso enxergar para fazer msica. Na semana seguinte, aps essa descoberta, comeou as aulas de violino com o menino. Observei que levaria grandes e constantes esforos e dedicao para levar esse objeto realizao final. (Suzuki, 1983, p. 47) Suzuki diz que o primeiro exerccio foi tentar fazer com que o arco do violino se tornasse visvel ao menino atravs do tato. Depois de ele conseguir imaginar a aparncia do arco, Suzuki ensinou como segur-lo. Pediu para que ele movesse o arco para direita e esquerda, para cima e para baixo. Levou algum tempo at que esses movimentos deixassem de ser tortos e que conseguisse realizar bem o exerccio. O prximo passo foi passar exerccios para tornar a ponta do arco visvel, como por exemplo: segurar o arco com a mo direita e tentar com a mo esquerda segurar a ponta do arco; manter o arco na horizontal e procurar tocar a ponta na palma de sua mo esquerda; por ltimo, levantar o polegar da mo esquerda e com o arco na horizontal tocar a sua ponta no dedo. Aps tornar o arco e sua ponta visveis que Suzuki ensinou a prtica do violino. Depois de um ano difcil e superando vrios desafios, o menino, com apenas seis anos de idade, tocou em Tquio o concerto de Seitz, no Hall Hibiya, levando muitos na platia s lgrimas. Hoje em dia podemos constatar que esse Mtodo tem sido eficiente no ensino de pessoas deficientes visuais atravs de depoimentos de professores e alunos no site de conversao da Associao Internacional do Suzuki.

29

Assim como Suzuki (1983), Figueira (2003) e Zdzinski (2002) tambm apontam diversos outros casos de pessoas deficientes visuais que dedicaram sua vida Msica e obtiveram reconhecimento nessa rea. Isso mostra que a deficincia visual deve ser encarada somente como mais um desafio na aprendizagem do violino e no como um empecilho para o aprendizado. Para obter os resultados desejados no ensino de violino para pessoas deficientes visuais preciso que haja um bom planejamento pedaggico e um ambiente favorvel com alto nvel de motivao. Esses aspectos so embasados na metodologia de ensino do Mtodo Suzuki. Assim como no Mtodo Suzuki, o ensino do violino para deficientes visuais tambm ser como o aprendizado da fala. As pessoas cegas, assim como qualquer outra pessoa, aprendem a sua lngua materna sem dificuldade. Todas as crianas aprendem a sua lngua materna atravs de observao e repetio. Somente depois do domnio da fala que iro aprender a ler e escrever. O aprendizado do violino por pessoas desprovidas de viso ser como no aprendizado da fala, primeiro aprendero a tocar violino e depois de dominar bem o instrumento aprendero a teoria musical, atravs da Musicografia Braille. Muitos professores, que do aula pelo Mtodo Suzuki, criam nomes, frases ou palavras correspondentes ao ritmo de trechos das peas que esto sendo estudadas para que os alunos aprendam mais rapidamente. Por exemplo, na primeira msica do Mtodo Suzuki os professores criam nomes correspondentes a cada uma das variaes. O ritmo da variao A pode ser chamado de Chocolate-quente; o ritmo da variao B, de Pra no pra; o da variao C, de Rpido-rpido; a variao D, de Violino amarelo; e por ltimo o tema, com sua cano:
Brilha, brilha estrelinha Eu tambm quero brilhar Faz de conta que s minha S pra ti irei cantar Brilha, brilha estrelinha Brilha, brilha l no cu Vou ficar bem quietinha Pra esperar Papai Noel. (Autor desconhecido)

30

5 Ritmo da primeira variao de Twinkle, Twinkle, Little Star:

(Extrado de Antunes, 2007, p.36)

No caso do ensino do violino ser voltado para crianas, o Mtodo Suzuki aponta a importncia dos pais no processo de aprendizagem de seus filhos com o instrumento musical. Agora acrescentando o fato das crianas apresentarem deficincia visual, o apoio dos pais torna-se praticamente indispensvel. Os pais so os principais responsveis por criar um ambiente favorvel a pratica musical e atuar como grandes incentivadores de seus filhos. Para que isso ocorra bem, o Mtodo Suzuki sugere a participao dos pais nas aulas de instrumento para que em casa atuem tambm como professores, ajudando com os exerccios passados em sala e corrigindo principalmente a postura, considerando que a postura ser um dos maiores desafios para alunos deficientes visuais. Suzuki sugere tambm aos pais incentivarem sempre os seus filhos a escutarem o CD das msicas passadas em aula e tambm outras gravaes de msica erudita. Zdzinski (2002), alm de concordar com as sugestes apontadas por Suzuki (1983), fala tambm da importncia da gravao em vdeo do estudo dirio de seus filhos em casa, pois com essa gravao o professor poder corrigir as questes do estudo que no esto indo bem. Suzuki (1983) ao descrever sua experincia de dar aulas criana cega sempre ressalta a participao dos pais, tanto nas aulas de violino como em casa, ou seja, em todos os momentos de ensino e aprendizagem. O Mtodo Suzuki trabalha principalmente com a memria, visto que as msicas so aprendidas e tocadas sem partituras, e o sentido da audio, escuta-se o CD do mtodo ou o professor tocando e o aluno repete vrias vezes no violino, imitando o que foi escutado. Considerando que as pessoas desprovidas de viso trabalham muito com a memria e recorrem a outros sentidos, sobretudo a audio, esse mtodo atua como um facilitador no aprendizado do violino por essas pessoas.

31

3.1 Relao Professor-Aluno

A formao do professor de fundamental importncia, de acordo com a lei de Diretrizes e Bases (LDB) no 9394/96, todas as reas educacionais tm que criar mtodos, currculos, tcnicas e recursos educativos para atender aos alunos de necessidades especiais. Essa lei menciona tambm a importncia de haver professores especializados nessa rea para a incluso dos alunos. Tom (2003) diz que no Brasil ainda existem poucos profissionais especializados na educao e reabilitao de pessoas com deficincia visual. Smaligo (1999) diz que na populao em geral, estudantes de msica cegos so um fator de baixa incidncia e talvez o professor de msica se depare com poucos alunos nessa condio. Quando esse se depara com um aluno cego, no possu as ferramentas e os recursos adequados para uma educao de qualidade. Quando cogitada a hiptese de trabalhar com alunos com deficincias, muitos professores de msica apresentam medo (medo do novo e do desconhecido) que tem origem na incompleta formao acadmica a qual no os habilitou para o trabalho com a diversidade. Esses professores receberam pouca ou nenhuma formao direcionada para o ensino de msica para deficientes, apresentando falta de preparao para ensinar esses alunos. Atravs de um levantamento feito por ns, verificou-se que muitas universidades do Brasil no oferecem no curso de msica nenhuma disciplina voltada para a preparao de profissionais como futuros educadores de pessoas com deficincia. (...) os educadores da rea musical esto cada vez mais sentindo a necessidade de ampliar suas metodologias em prol da diversidade. Mesmo timidamente, esse um posicionamento que vem conquistando cada vez mais espao. (Louro, 2006, p. 31) Para preencher essa lacuna, os cursos superiores deveriam oferecer, alm da formao formal e terica, experincias prticas no ensino de alunos com deficincia. Assim os professores de msica aprendem sobre os diversos tipos de

32

deficincia que seus alunos podem apresentar e tambm como ensinar msica a cada um desses alunos. (Hagerdon, 2002) Bonilha (2006) diz que a falta de preparao recebida pelos professores est ligada, sobretudo, escassez de informaes disponveis acerca do ensino da msica para pessoas desprovidas de viso. Porm isso no consiste em um empecilho para que o professor ensine um aluno deficiente visual, pois um professor com criatividade e motivao encontrar meios de adaptar os mtodos didticos para realizar tal tarefa. Hammel (2001) acrescenta que mesmo com a falta de preparao recebida, muitos professores de msica esto empenhados em superar essas insuficincias, procurando competncias atravs de seminrios, cursos e conferncias que do apoio a educao de pessoas que apresentam deficincias. Embora muitos professores no se sintam preparados para dar aulas a esses alunos, esto adaptando mtodos e materiais para a realizao dessas aulas da melhor maneira possvel. Todos os professores tm que se empenhar para oferecer o melhor mtodo possvel de ensino de msica para os seus alunos.
[...] o aluno com deficincia visual tem um papel importante na constituio do vnculo com o professor. Esse aluno poder fornecer orientaes gerais sobre sua deficincia, bem como poder cooperar com o professor no desenvolvimento de algumas estratgias pedaggicas. O estudante precisa estar aberto ao dilogo e possibilidade de esclarecer quaisquer dvidas levantadas pelo educador. (Bonilha, 2006, p.88)

Lembo (1975) diz que muitos professores julgam que todos os alunos, de uma determinada faixa etria, devem ser ensinados atravs dos mesmos contedos e da mesma forma, ou seja, com um nico processo adequado para todos os alunos. A autora considera essa concepo errnea, diz que para o aluno ter o maior aproveitamento das aulas importante os professores construrem condies e oportunidades para o tipo de desenvolvimento e para a predisposio de aprendizagem de cada educando de forma individual. A boa aprendizagem dos alunos com deficincia em qualquer instituio de ensino decorre da adequao das prticas pedaggicas diversidade dos aprendizes.

33

Louro (2006) diz que foram incontveis os casos de alunos com deficincia que foram obrigados a levar laudos mdicos para poderem estudar msica; de matrculas recusadas sem qualquer explicao aparente ou de receberem um tratamento dado pelo professor diferenciado dos demais alunos da classe. Essas atitudes adotadas por professores so de discriminao para com esses alunos que apresentam deficincia, atitudes de excluso que rebaixam a autoestima do aluno e podam seu potencial artstico. A incluso uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessvel, que dela todas as pessoas com deficincia possam participar em igualdade de oportunidades, preciso fazer desse um ideal, uma realidade a cada dia. (Almeida, 2004, p. 4) De acordo com essa concepo, para a construo de uma sociedade acessvel e para todos, deve-se contemplar esse ideal sem fugir da realidade, sem impedir as pessoas com deficincia de terem acesso aos servios oferecidos. O professor de violino, que pretende trabalhar com deficientes visuais, precisa ento estar a par desse ideal a fim de garantir a incluso do aluno com deficincia em sua escola de msica. O professor deve manter-se informado e sensvel condio desses alunos, evitando assim posturas radicais, resistncia, imposies e descasos. Suzuki (1983) diz que primeiramente deve-se criar um ambiente para fazer com que o aluno sinta-se motivado, para canalizar a motivao para o aprendizado do violino, assim faz com que tenha interesse em tornar-se um bom violinista. Para que o aluno sinta-se motivado e compreenda as lies passadas, necessrio que o professor as desenvolva como uma proposta ajustada ao nvel de compreenso do aluno, levando em conta suas limitaes. Parpinelli (19-?) afirma que o bom ensino deve ter sua base nos resultados obtidos pela investigao do professor, esclarecendo todos os pontos importantes que forem necessrios para o desenvolvimento do aluno. Esse esprito de investigao necessrio para que o professor no paralise seus conhecimentos e no lecione por um nico programa de ensino, deve manter-se sempre atualizado nos novos informes didticos, armazenando novidades para o seu mtodo de

34

ensino. A autora acrescenta que em seu programa de ensino o professor deve enfrentar os problemas violinsticos de um ponto de vista individual, com um programa de ensino sem normas fixas. A mesma autora acrescenta que no ensino deve se levar em considerao a questo da compreenso de cada indivduo, o potencial de assimilao e o grau de inteligncia de cada aluno para procurar solues singulares. O professor pode e deve exigir do aluno o que estiver ao alcance de sua capacidade, e no ir nunca alm, afim de que o aluno no se julgue incapaz de produzir o que o professor exige. (Parpineli, 19-?, p. 26) De acordo com esse ponto de vista, o professor que pretende dar aula de violino para deficientes visuais deve fazer um bom planejamento de suas aulas, atravs da observao do desenvolvimento de cada aluno em particular e a partir dos resultados obtidos. Se necessrio, o professor deve ajustar o mtodo de ensino para que qualquer dificuldade seja vencida da melhor maneira possvel. (...) a responsabilidade fundamental do professor est em tornar possveis diversos tipos de oportunidade e em assegurar a estrutura e a assistncia de que cada aluno necessita para explorar, descobrir e desenvolver-se conforme a sua prpria natureza. (Lembo,1975, p. 11) Quando no existe uma boa relao entre professor-aluno ocorre uma dificuldade na superao dos obstculos encontrados. importante ento que exista muito dilogo e esclarecimento entre os dois e que atravs de um vnculo profissional e afetivo, juntos, busquem meios para fazer com que o aluno supere os obstculos da melhor forma possvel e possa ter uma formao musical qualificada.

35

3.2 Adaptao Hagenorn (2002) diz que para o ensino de pessoas com deficincia preciso muita estimulao. Sugere que o professor ensine lentamente, que use mais a repetio e quebre as tarefas em pequenas partes de modo que exista uma melhor compreenso. A autora afirma que o sucesso do ensino para pessoas com necessidades especiais depende da habilidade dos educadores de adaptar, o que inclu a adaptao do material e do instrumento musical. Pequenas mudanas em como so fornecidas as instrues pode impactar de uma forma bem significativa a aprendizagem do aluno. Se observarmos, perceberemos que as adaptaes fazem parte da vida cotidiana de todos. Colocar um travesseiro no assento de uma cadeira para ficar mais alto ou utilizar escada para alcanar um objeto no alto so exemplos de adaptaes feitas constantemente. A adaptao uma condio normal s diversas circunstncias da vida e especificamente em relao s pessoas com deficincias, comum o uso de adaptaes. Qualquer sistema, equipamento, instrumento ou objeto que adquirido comercialmente, modificado ou feito artesanalmente para melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficincia chamado de Tecnologia Assistiva.
Tecnologia Assistiva um termo ainda novo utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Servios que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficincia e

conseqentemente promover Vida Independente e Incluso. (Bersch e Tonolli, 2008)

Utilizaremos a Tecnologia Assistiva para facilitar o aprendizado do violino, onde pequenas adaptaes no instrumento musical podero ser feitas. Por exemplo, no Mtodo Suzuki, quando se est iniciando a arte de tocar violino de costume o professor colocar quatro fitas adesivas no brao do violino para indicar ao aluno o lugar correto em que os dedos devem ser posicionados, facilitando assim ao aluno encontrar a afinao correta do instrumento. Para os professores que trabalham com alunos deficientes visuais, uma boa sugesto colocar essas fitas adesivas em alto relevo para que atravs do tato possam posicionar seus dedos sobre elas corretamente.

36
6 O violino e suas partes:

37
7 As fitas adesivas e colocadas no brao do violino de forma tradicional:

8 As fitas adesivas colocadas no brao do violino em alto relevo, adaptadas para o ensino de cegos:

38

Outra adaptao no violino que facilitar o aprendizado a utilizao do suporte para arcos, objeto que adquirido em lojas especializadas, encaixado na borda do violino. Outro modo utilizar dois lpis encaixados no chamado F do violino, sustentados por um elstico. As duas adaptaes tm a mesma finalidade: impedem que o arco escorregue para a regio do espelho e cavalete, limitando assim o espao correto da regio a ser tocada.

9 Suporte para o arco:

10 Suporte para o arco encaixado na borda do violino:

39
11 Utilizao do suporte para o arco:

As adaptaes tm que ser feitas de forma criativa, funcional e prtica, a fim de facilitar o aprendizado dos alunos com deficincia visual e fazer com que venam no mais breve tempo as dificuldades tcnicas do instrumento. A falta de partituras transcritas para o Sistema Braille outro obstculo encontrado pelo professor para o complemento da metodologia proposta. Mesmo que no incio do aprendizado pelo Mtodo Suzuki no seja necessrios conhecimentos da teoria musical e a leitura de partituras, mais tarde essa se far necessria. Quando a teoria musical for introduzida, o professor ter que substituir ou agregar s msicas do Mtodo Suzuki, msicas que possuam a transcrio da partitura para o Sistema Braille. importante que professores que trabalham com deficientes visuais adquiram conhecimentos da Musicografia Braille, para que ao propor o estudo de uma pea, tenham noo da dimenso da tarefa a ser realizada pelo aluno e compreenda os desafios a serem enfrentados. O aprendizado da Musicografia Braille exige muito empenho tanto da parte do professor como da parte do aluno. Tanto os professores como os alunos precisam de tempo e dedicao para conseguir os recursos adequados e para aprender o mecanismo da Musicografia Braille.
Deve-se notar que as dificuldades tcnicas relativas a saltos, dedilhados e

40
outros problemas tcnicos em geral, no so enfrentadas exclusivamente pelas pessoas com deficincia visual. Ocorre que esses indivduos precisam desenvolver um maior nmero de estratgias para lidar com esses obstculos. (Bonilha, 2006, p. 85)

As adaptaes envolvem um vasto leque de tcnicas e sistemas de apoio que ajudam os alunos com deficincia trabalharem as limitaes resultantes de sua deficincia.

3.3 Mtodo Suzuki e a Musicografia Braille

De acordo com o Mtodo Suzuki, primeiramente aprende-se a tocar o violino e aos poucos se introduz a teoria e a leitura musical. De acordo com Bonilha (2006), no ensino do instrumento para pessoas cegas o aprendizado da leitura de partituras to importante quanto para qualquer outra pessoa. Existem outras ferramentas que so utilizadas na aprendizagem musical, como por exemplo: a memorizao por repetio, a gravao das aulas de violino e a gravao falada das partituras feita pelo professor, onde o professor toca uma parte da pea e explica os aspectos da teoria musical de cada trecho tocado. Essas ferramentas deveriam ser um complemento e no recursos que venham a substituir a leitura musical. Devido dificuldade de acesso Musicografia Braille e escassez de partituras em Braille, as pessoas acabam procurando esses meios para auxiliar o aprendizado da msica mais rapidamente. Essas ferramentas funcionam muito bem no incio, mas na medida em que as msicas atingem um grau maior de complexidade a leitura de partituras torna-se muito importante.
Uma vez que eu dominasse a notao musical em Braille, eu poderia ter acesso a todas as partituras j transcritas, e, assim, poderia progredir em conhecimento e aprimorar a tcnica como instrumentista, atravs do contato com um repertrio mais abrangente. (Bonilha, 2006, p.3)

Bonilha (2006), formada em bacharelado em piano na Unicamp, diz que o aprendizado da Musicografia Braille foi determinante para sua entrada na faculdade e para que seus estudos prosseguissem de maneira bem sucedida. A autora, devido escassez de informao disponvel, aprendeu a musicografia Braille de modo

41

quase que autodidata. Aponta que a maior dificuldade no foi aprender a leitura, e sim, a falta de partituras transcritas e a demora na produo do material que se tinha solicitado (existem algumas instituies que, por encomenda, confeccionam as partituras para o Sistema Braille).
Muitas vezes, a impossibilidade de esperar tanto tempo pela vinda do material

fazia com que eu mesma transcrevesse minhas partituras, a partir do ditado feito por professores ou colegas de classe. (Bonilha, 2006, p. 4) O domnio da Musicografia Braille praticamente indispensvel para alunos cegos que pretendem profissionalizar-se na rea musical, visto que, no Brasil, para entrar em qualquer faculdade de msica preciso ter conhecimento de conceitos tericos referentes leitura e escrita musical. Assim, o acesso a esse sistema torna-se quase que imprescindvel para a incluso de alunos com deficincia visual em faculdades de msica. O domnio desse sistema importante tambm para que os alunos adquiram a sua independncia para ler partituras. A leitura de uma msica permite que o aluno faa a anlise da pea e construa sua prpria interpretao. O uso simultneo da partitura e da gravao me levou a desenvolver algumas habilidades ligadas percepo musical, sobretudo aquelas ligadas ao

reconhecimento auditivo. (Bonilha, 2006, p. 4) Bonilha (2006) afirma que a alfabetizao musical de pessoas com deficincia visual um fator imprescindvel para a incluso dessas no campo da Msica. Porm h uma escassez de recursos que torna invivel a concretizao desse princpio, visto que poucas entidades se dedicam ao ensino e a difuso da Musicografia Braille no Brasil. A autora diz que a falta de partituras transpostas para o Sistema Braille muitas vezes causam nas pessoas o desnimo para o aprendizado da Musicografia Braille ou fazem com que elas desistam de estudar atravs desse sistema. Por outro lado, poucos materiais so produzidos devido baixa demanda por essa produo, criando-se assim um ciclo vicioso que poderia ser rompido com a maior difuso do ensino e da divulgao da Musicografia Braille, junto com a consolidao de mais espaos para o estudo desse sistema. Para a transcrio de uma partitura para a partitura em Braille necessita-se de pessoas que tenham domnio da notao musical em tinta, do sistema Braille e da Musicografia Braille, desfavorecendo assim

42

a produo de materiais, pois muito difcil encontrar pessoas que tenham conhecimento nessas trs reas. Para que exista mais esforo na produo de materiais importante a divulgao e a compreenso da Musicografia Braille. J existem recursos especficos que esto sendo desenvolvidos para que as pessoas cegas possuam total autonomia para transcrever suas partituras.
No campo da informtica h muito trabalho investido, com progressos j bem visveis e prosseguem diversas e afanosas investigaes, visando a concretizao dos meios para que os cegos possam digitalizar, escrever, tratar, imprimir, converter, exportar e importar ficheiros, compor, orquestrar, fazer alteraes, isto : ter a

possibilidade de manejar e rentabilizar os softwares musicais disponveis e usufruir das ferramentas que facilitam a vida aos msicos normovisuais [sic]. (Silva, 2003, p.5)

Tom (2003) diz que h mais de uma dcada vem-se realizando em vrios pases buscas que pretendem obter a confeco de um software que permita dispor de partituras em Braille, mas ainda no foi alcanado um editor de partituras com resultados plenamente satisfatrios. A autora acrescenta que j existe um software que utiliza o reconhecimento ptico dos caracteres das partituras em Braille para passar para o computador. Esse avano permite conservar muitas partituras manuscritas e as que hoje esto restritas somente s poucas bibliotecas, tornar-seo acessveis a todos atravs da informtica. Bonilha (2006) diz que apesar de na informtica j existirem algumas ferramentas para a transcrio de partituras para o Sistema Braille, esses softwares ainda no so muito usados no Brasil devido falta de informao quanto existncia destes e a falta de cursos e de treinamentos nessa rea. No Mtodo Suzuki no foi achada qualquer transcrio para o sistema Braille e considerando que esse mtodo atua como um grande facilitador no aprendizado do violino por pessoas cegas, pois trabalha principalmente com a audio e a memorizao, seria interessante desenvolver a produo das partituras do Mtodo para partituras no Sistema Braille. Assim, mesmo depois de inserida a teoria musical no aprendizado do aluno, o professor poder continuar o ensino do violino atravs do Mtodo Suzuki e o aluno continuar a sua evoluo no violino por um mtodo que comprovadamente eficaz, apresentando apenas o modo de leitura e escrita diferentes dos demais alunos.

43

12 Primeira msica do Mtodo Suzuki em tinta (Brilha, Brilha, Estrelinha):

(Extrado de Suzuki, 1978, p. 14)

44
13 Primeira Msica do Mtodo Suzuki transcrita para o Sistema Braille (Brilha, Brilha, Estrelinha):

(Transcrio feita pela autora desse trabalho)

45

4 CONSIDERAES FINAIS

Como no foi encontrada qualquer metodologia de ensino para deficientes visuais voltada para o violino e sabendo da importncia de recursos didticos na educao de pessoas com deficincia, buscou-se nesse trabalho fornecer uma ferramenta didtica aos professores de violino interessados em desenvolver um trabalho com deficientes visuais. Durante a realizao deste trabalho buscou-se o esclarecimento de termos que possuem diversas aplicaes e que sero de grande utilidade na elaborao das aulas e no contedo passado aos alunos. Tivemos a oportunidade de conhecer a histria e a filosofia do Mtodo Suzuki, buscando trazer os princpios de sua filosofia ao ensino de violino voltado para pessoas cegas, juntamente com o processo histrico da Musicografia Braille e a sua importncia no aprendizado musical por essas pessoas. Para facilitar o aprendizado do violino por pessoas desprovidas de viso foram tambm apontadas algumas adaptaes didticas interessantes, chamadas de Tecnologia Assistiva. Verificou-se a falta de disciplinas nos cursos de msica, voltadas para a preparao de profissionais como futuros educadores de pessoas com deficincias e a escassez de informaes disponveis acerca do ensino da msica para pessoas desprovidas de viso. A partir das investigaes realizadas nesse estudo, notou-se que muitos estudantes de Msica no tm a oportunidade de acesso Musicografia Braille, devido escassez de meios e recursos atravs dos quais esse acesso seja possvel. A msica uma linguagem universal. Se o "Novo Manual Internacional de Musicografia Braille" for respeitado, permitir o intercmbio de partituras entre todos os pases, o que um fato de grande importncia nesse momento em que existe uma necessidade de pessoas que faam transcries de msica em Braille em todo o mundo. Visto a importncia da partitura no aprendizado musical, esse trabalho abre o caminho para que seja realizada a transcrio das partituras do Mtodo Suzuki para o Sistema Braille, atuando assim como um complemento para o ensino de msica para pessoas desprovidas de viso.

46

Os conhecimentos aqui apresentados podero ser teis aos professores de violino interessados em desenvolver um trabalho voltado a deficientes visuais, dando a esse pblico a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas habilidades musicais.

47

5 BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, M. S. R. Manual informativo sobre incluso - informativo para educadores. So Paulo: 2004. ANTUNES, L. F. Suzuki e Flech: Unificando Processos para uma iniciao no violino. Florianpolis: 2007. BARRAGA, N. Disminuidos Visuales y Aprendizaje. 1976.

BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Tecnologia Assistiva. http://www.assistiva.com.br/. Acesso em: 02 Out. 2008.

Disponvel

em:

BONILHA, F. F. G. Leitura musical na ponta dos dedos: Caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertao apresentada ao Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas, 2006. BOYER, A. S. Rehearsal and recognition of braille music melodies by skilled and less skilled braille decoders. Journal of Visual Impairment & Blindness, Nov. 1, 1997, Vol. 91. BORGES, G. A. O Mtodo Suzuki e a msica tradicional mineira no ensino de violino. Disponvel em: http://www.fevale.edu.br/seminario/cd/files/pdf/2032.pdf. Acesso em: 21 Out. 2008. CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os Recursos Didticos na Educao Especial. Revista Benjamin Constant, n 5, Dez. de 1996. p.15-20. FIGUEIRA, E. A presena da pessoa com deficincia visual nas artes. Rede SACI, So Paulo: Mar. de 2003. GARDNER, H. Inteligncias Mltiplas: A Teoria na Prtica. Porto Alegre: 2000.

48

GOLDSTEIN, D. Music Pedagogy for the Blind. International Journal of Music Education, No. 35, May 2000. GUGEL, M. A. A pessoa com deficincia e sua relao com a histria da humanidade. Maio de 2008. HAGEDORN, V. S. Accommodations for special needs students: what we can do. (Resources, Reviews, and Research). General Music Today. 15.3 (Spring 2002): 20(3). Academic OneFile. Gale. CAPES. 12 May 2008. HAMMEL, A. M. Preparation for teaching special learners: Twenty years of practice. Journal of Music Teacher Education, 11.1, Fall 2001. HERMANN, E. Shinichi Suzuki: The Man and His Philosophy. Ohio, U.S.A: 1981. ISAKI, M. Japanese Music and the Blind. The British Journal of Visual Impairment, v. 3. Fall, 1988. LEMBO, J. M.; Por que falham os professores. So Paulo: 1975. LEMOS, E. R.; CERQUEIRAS, J. B. O Sistema Braille no Brasil. Disponvel em: http://www.ibc.gov.br/?itemid=99. Acesso em: 02 Ago. 2008. LOURO, V. S. Educao Musical e Deficincia- propostas pedaggicas. 2006 MARTINS, R.; Educao Musical: Conceitos e Preconceitos. Rio de Janeiro: 1985. MASINI, E. F. S. A Educao do Portador de Deficincia Visual- as perspectivas do vidente e do no vidente. Braslia: 1993. MAZZOTA, M. J. S. Dilemas e perspectivas da educao do portador de deficincia no novo milnio. Banco de Escola/Educao Inclusiva. Disponvel em: http://intervox.nce.ufrj.br/~elizabet/dilema.htm. Acesso em: 25 Abr. 2008. PALHEIROS, G. M. B.; Audio musical no 2 ciclo do ensino bsico. Fundamentos da Educao Musical, 1998. PARPINELLI, S.; Comentrios sobre a pedagogia do violino. (19-?) S, E. D. Adaptaes curriculares: diretrizes nacionais para a educao especial. Disponvel em: http://www.bancodeescola.com/verbete5.htm. Acesso em 10 Mar. 2008. SILVA, J. F. O Braille e a Musicografia- origens, evoluo e actualidade. Apresentado no Seminrio: "Acessibilidades - o que temos e o que queremos", 2003. SILVA, J. F. O Sistema Braille. Apresentado na Vdeo-Conferncia, promovida pela ACAPO, Maio de 2001. SMALIGO, M. A. Resources for helping blind music students. Future Reflections

49

Spring, 1999, Vol. 18 No. 1. SUZAN, G. Preschool in the Suzuki Spirit. Tokyo, Japan: 1987. SUZUKI, S. Ability Development From Age Zero. Ohio, U.S.A: 1981. SUZUKI, S. Educao Amor. 1.ed. Rio Grande do Sul: 1983. TOM, D. Introduo Musicografia Braille. 1.ed. So Paulo: 2003. TOM, D. Musicografia Braille Instrumento de Insero e Formao Profissional. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 36. Disponvel em: http://www.ibc.gov.br/?catid=4&itemid=10061#conteudo Acesso em: 10 Mar. 2008 ZDINSKI, S. F. Adapting Piano Teaching for Special Learner. Piano Pedagogy Forum, v. 5, no. 1/Jan. 1, 2002.

You might also like