You are on page 1of 3

AO PENAL Conceito: um direito pblico subjetivo, abstrato e autnomo de pedir a aplicao do direito penal positivo ao caso concreto.

. direito pblico subjetivo, por que pode ser exercido ou no pela parte; direito abstrato, ou seja, pr-processual, (admisso ou no da infrao). direito autnomo, ou seja, um instrumento de aplicao do direito penal. Condies da Ao: So os requisitos necessrios para o julgamento do mrito do pedido. Condies genricas da Ao Possibilidade Jurdica do Pedido Diz respeito a tipicidade do fato. O pedido deve encontrar proteo no direito positivo, deve haver previso legal. Ex: Incesto que no crime. Legtimo Direito de Agir - Ningum poder provocar a atuao do ESTADO, se no tiver interesse legtimo na punio. Ex: Inqurito em delito prescrito. Legitimidade para agir ad causam- Refere-se titularidade da ao, pois s o seu titular poder intent-la. Ex: Denncia em ao privada. Condies Especficas da Ao So as chamadas condies de procedibilidade. Ex: Representao, Denncia, queixa-crime, etc... Princpios informadores da Ao Penal incondicionada a) Legalidade ou Obrigatoriedade, presentes os elementos que autorizam a propositura da Ao penal, o M.P., no poder desistir, transigir, ou fazer acordo, para encerramento da mesma. b) Indisponibilidade, desde que proposta a ao penal, o MP, no poder desistir, transigir ou fazer acordo, para encerramento da mesma. c) Oficialidade, significa que a ao penal pblica de iniciativa do MP e se desenvolve por impulso oficial. Princpios informadores da Ao Penal Privada.

a) Oportunidade, cabe ao ofendido ou seu representante legal a faculdade de exercer ou no o direito de ao. b) Disponibilidade, mesmo que proposta a ao penal, o querelante poder desistir, renunciar ou conceder o perdo ao querelado. c) Indivisibilidade, a queixa-crime dever ser proposta contra todos os que participaram da infrao penal, no podendo haver excluso de ningum. * Cabe ao Ministrio Pblico zelar pela indivisibilidade da ao penal de iniciativa privada. CLASSIFICAO DAS AES PENAIS Critrio SUBJETIVO: Considerando-se o sujeito ou titular do direito de ao; AO PENAL DE INICIATIVA PBLICA, promovida pelo MP, atravs da denncia, bastando para seu oferecimento, indcios de autoria e comprovada materialidade. * Em regra, o autor do crime ser processado e punido atravs de ao penal de iniciativa pblica, e as excees so previstas pela Lei. Incondicionadas, tambm chamadas de principal, quando o MP, dever proceder independentemente de provocao da parte. Condicionadas, tambm chamadas de secundria, que dependem de representao do ofendido ou de seu representante legal, ou ainda, de requisio Ministerial, quando se tratar de crime contra a honra de chefe de governo estrangeiro ou de crime de calnia ou difamao contra o Presidente de Repblica.

AO PENAL DE INICIATIVA PRIVADA, promovida por iniciativa do ofendido ou de seu representante legal atravs que Queixa-crime (Querela). Principal ou simples, quando somente o ofendido ou seu representante legal podem exerce-la (C.P. art. 138 Calnia, art, 139 difamao e art. 140 Injria). Personalssima, nos crimes de adultrio (art. 240 CP) e induzimento a erro essencial e ocultao de impedimento de casamento (art. 236 CP). Subsidiria, ao a ser intentada pelo ofendido ou seu representante legal, quando houver inrcia do MP, na propositura da ao pblica ( Art. 100 3. CPP) Renncia, ato unilateral que ocorre antes da apresentao da Queixa-crime, pode correr de forma expressa, quando houver declarao inequvoca, assinada pelo titular do direito de ao e tcita quando houver prtica de ato incompatvel com o direito de queixa. A renncia indivisvel.

*Depois de iniciada a ao penal de iniciativa privada, somente correr: A desistncia, que ato unilateral, poder ser: expressa, quando h manifestao inequvoca do autor da ao penal, por escrito e tcita, quando o querelante der causa por perempo a extino do feito. Perempo, a inrcia do ofendido ou de seu representante legal no processo (CPP. art. 60). Perdo, ato bilateral, pelo qual, aps iniciada a ao penal privada, o ofendido declara no Ter interesse em continuar com o feito, dependendo da aceitao do querelado. A aceitao pode ser expressa ou tcita (3 dias/art.58 CPP) Perempo o instituto prprio da ao penal privada e ocorre quando o querelante deixa de movimentar regularmente o processo. (art. 60 CPP) sano reservada ao acusado particular, sendo assim, inaplicvel ao M.P., nos delitos de ao penal pblica. Precluso a inrcia da parte, no desenrolar do processo. Temporal Lgica Consumativa Prescrio a perda que o Estado sofre no seu direito de punir em virtude do decurso do tempo. A prescrio no s pe fim ao processo, como tambm a pena. Prescrio da pretenso. Punitiva Prescrio da pretenso. Executria

* Prescrio retroativa, determinada pelo tempo decorrido anteriormente sentena condenatria recorrvel, e pela pena concretizada, desde que a sentena fique irrecorrida para a acusao. * Prescrio intercorrente, posterior sentena condenatria recorrvel, sendo determinada pela pena concretizada.

You might also like