You are on page 1of 4

acetatui@terra.com.

br
Outubro 2012 Ano 06 No 67

informativo da associao comercial e empresarial de tatu

A Associao Comercial e Empresarial de Tatu est oferecendo certificao digital via internet. Interessados devem acessar o site www.portalace.com.br, clicar no link Certificado Digital e seguir o passo a passo explicado. Dvidas tambm so esclarecidas pelo telefone (15) 3259-8588, com Fabiana. O Certificado Digital funciona como uma assinatura eletrnica. uma identidade digital, permitindo assinar digitalmente qualquer documento eletrnico, com total segurana e sigilo em suas transaes via internet. O sistema garante tambm a autenticidade da informao.

ACE Tatu oferece certificao digital atravs da internet


O Certificado Digital emitido por empresas autorizadas pelo Governo Federal, que utilizam tecnologia de criptografia, fazendo com que apenas o emissor e receptor consigam decifr-lo.

O CERTIFICADO DIGITAL PERMITE:


PESSOAS FSICAS assinar contratos digitais; acompanhar processos legais; declarar Imposto de Renda via internet; resolver pendncias com a Receita Federal; verificar a autenticidade de informaes divulgadas; e consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa fsica. PESSOAS JURDICAS Siscomex; fazer Redarf; emitir certides; assinar contrato digital;

emitir notas fiscais eletrnicas; acompanhar processos legais; consultar e regularizar cadastro fiscal; e entregar o IRPJ, a DIPJ e a PER\ DCOM.

Saiba como criar uma loja no Facebook e lucrar


As redes sociais deram cara nova a um tipo antigo de marketing, o conhecido boca a boca. Agora, no ambiente virtual, as recomendaes de amigos e at de desconhecidos tm poder de influncia sobre decises de compra. O Facebook, como uma das redes sociais mais populares e com funcionalidades diversificadas, acabou se tornando um atraente canal de vendas, criando o chamado F-commerce, capaz de converter as indicaes em vendas no instante em que so feitas. O empreendedor que deseja vender pela rede social pode desenvolver sua prpria plataforma de comrcio eletrnico, o e-commerce, ou adquirir um aplicativo com essa funo, que ser integrado pgina da empresa. As solues de criao de loja virtual no Facebook oferecem praticamente todas as funcionalidades de um sistema de e-commerce mais complexo, como gesto de pedidos e estoque, criao de catlogos de produtos, cadastro de clientes e relatrio de vendas. Os usurios conseguem fazer buscas na pgina ou visualizar os produtos em lista. Podem ser desenvolvidas vrias estratgias para fechar negcios pelo Facebook, um exemplo criar lojas temticas no Facebook em momentos especficos como Dia das Mes e das Crianas. E no se esquea: uma loja no Facebook tem de ser o mais simples possvel. No necessrio investir em visual nem criar nada muito rebuscado. A loja s tem que funcionar bem.
1 Crie uma pgina da empresa no Facebook (fan page). Divulgue contedo relevante para engajar os usurios e criar uma comunidade de interesse. A loja virtual ser uma espcie de canal dentro da fan page da empresa. 2 Baixe um aplicativo para montar a sua loja virtual ou contrate um programador para desenvolv-la. 3 Tanto na loja desenvolvida por um programador quanto na criada por aplicativo, possvel criar catlogos com cadastro de produtos, gerenciar pedidos e estoque, fazer cadastro de clientes, gerar relatrios de vendas e criar mtodos de entrega 4 voc ter que contratar um sistema de processamento de pagamentos, como o PagSeguro, ou usar a soluo do aplicativo escolhido. A taxa desse servio , em mdia, de 4.5% sobre o valor da transao. 5 Associe sua loja virtual sua fan page. Assim, os usurios podero curtir suas publicaes, compartilhar informaes da pgina, enviar produtos por email para amigos e at publicar as compras que fizerem. 6 Cadastre seus produtos, adicione fotos e informaes. 7 Agora j pode vender. Sua empresa ser notificada de todos os passos da venda, como reserva de produtos, vendas efetuadas, pagamento aprovados etc. Divulgue sua loja para os amigos e clientes. Uma boa estratgia para conquistar e fidelizar compradores divulgando promoes e contedos exclusivos para os fs da pgina.

PASSO A PASSO

02

Tatu, outubro de 2012

Saiba como lidar com reclamaes de clientes


Pelo CDC (Cdigo de Defesa do Consumidor), as empresas tm um prazo de 30 dias para avaliar e dar um posicionamento sobre as reclamaes dos clientes sobre produtos e servios. Se um cliente se sentir insatisfeito com um produto ou servio, ele possui algumas maneiras de reclamar e exigir seus direitos. Para evitar queixas, as empresas devem passar o mximo de informaes possvel sobre seu produto ou servio antes de fechar o negcio. E, quando elas ocorrem, preciso ouvi-las e atend-las. Mesmo que o cliente no tenha razo em sua queixa, o melhor a fazer tentar um acordo, pois ele pode partir para os rgos de defesa do consumidor, ou mesmo para o Judicirio, o que gera multas e gastos maiores, muitas vezes, do que o bem negociado. Conforme a reclamao, alm de multas, a empresa corre o risco de sofrer sanes administrativas e penais, como perda do alvar de funcionamento, interdio e pode at ser fechada, caso seja identificada a prtica de algum crime durante a investigao. Para oferecer atendimento com eficincia, siga os seguintes passos: 1 Oua - A empresa deve ouvir a queixa do cliente com ateno para saber se algum dos processos foi falho e dar um prazo para a resposta. 2 Apure - Verifique internamente se a reclamao vlida e descubra onde ocorreu o erro. 3 Reconhea - Caso seja constatada a falha, corrija a origem do problema e, dentro do prazo prometido, desculpe-se com o cliente. 4 Faa um acordo - Oferea uma soluo prtica, como trocar o produto, refazer o servio ou oferecer descontos para futuras negociaes.

Inadimplncia do consumidor caiu 0,2% em agosto


A quantidade de novos registros de consumidores inadimplentes no Pas caiu 0,2% em agosto ante julho e 1% ante agosto de 2011, informa a Boa Vista, administradora do Servio Central de Proteo ao Crdito (SCPC). No acumulado do ano at agosto, ante igual perodo de 2011, a inadimplncia cresceu 6,0%. O valor mdio das dvidas includas no cadastro em agosto foi de R$ 1.256, alta de 1,9% ante o mesmo ms de 2011, considerando a inflao. A inadimplncia nas regies Sul e Nordeste recuou 1,1% e 2,6%, respectivamente, em agosto ante julho. Sudeste e Norte tiveram variao positiva de 0,6% e 0,4%, na mesma base de comparao, e o Centro-Oeste registrou estabilidade. A anlise geral da Boa Vista inclui inadimplncia de consumidores em bancos, financeiras, varejo e outros segmentos. Na anlise apenas do varejo, o registro de novos inadimplentes subiu 0,1% em agosto ante julho e 1,7% na comparao com agosto de 2011. No acumulado do ano, o indicador subiu 7,2%. Sul e Nordeste registraram queda no indicador de inadimplncia tambm do varejo, com recuos de 1,5% e 0,6%, respectivamente, em agosto ante junho.

83% dos consumidores buscam N OVOS ASSOCIADOS descontos e ofertas na hora das compras
O perfil do consumidor brasileiro tem diversas caractersticas especficas para cada situao. Para 83%, necessrio buscar descontos e ofertas antes de comprar algum produto. Por outro lado, alguns consumidores aceitam gastar mais por um produto de melhor qualidade. Segundo os dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 53% dos consumidores das classes A/B pensam dessa forma, enquanto 44% da classe C e 38% das classes D/E tm a mesma opinio. As classes A/B foram as que tiveram maior percentual de consumidores atentos s embalagens dos produtos. Destes, 65% afirmam ler as informaes contidas nos rtulos dos produtos que consomem. Este hbito compartilhado por 58% da classe C e 57% da D/E. Entre as classes, A/B e C, 66% das pessoas afirmam gostar das marcas com trajetrias consolidadas no mercado, nmero que se eleva para 67% na classe D/E. O grupo D/E tambm o que considera, mais expressivamente, que as marcas conhecidas so melhores. Nessa classe, 64% afirmam pensar que a popularidade da marca significa produtos com mais qualidade, percentual que cai para 59% na classe C e para 56% na A/B. No quesito fidelidade marca, a classe A/B demonstra ser mais fiel. No grupo, 74% das pessoas declaram que, ao encontrar uma marca que gostam, continuam a compra-la.Essa fidelidade comum a 70% da classe C e 66% na D/E.
Fonte: Info Money Pessoal

Marcas

A ACE Tatu d as boas-vindas aos novos associados, estabelecimentos que passaram a utilizar todos os servios oferecidos pela associao comercial. Sejam bem-vindos!

A BArAteirA Rua Sete de Maio, 135 Tatu - SP Autocom Rua 11 de Agosto, 1171 Tatu - SP r. P. emPreendimentos imoBilirios
Rua Joaquim Moreira, 43 Tatu - SP

ultrA solues emPresAriAis


Rua Joaquim Moreira, 43 Tatu - SP

EXPEDIENTE

O jornal Comrcio Forte uma publicao mensal da Associao Comercial e Empresarial de Tatu, fundada em 28 de setembro de 1936. A ACE est localizada na Rua 15 de Novembro, 491 - 1o andar. Sugestes ao informativo podem ser enviadas ao email acetatui@terra.com.br.

Tiragem: 600 exemplares

Distribuio gratuita

Jornalista responsvel: Deise Juliana de Oliveira (Mtb. 30.803) - Diagramao: Altair Vieira de Camargo - Fotos: ACE - Colaborao: diretoria e funcionrios da ACE DIRETORIA EXECUTIVA DIRETORIA ADJUNTA CONSELHO DELIBERATIVO Silvani Loiola Aquino, Heloisa Maria Menezes da Silva Presidente: Lcia Bonini Favorito Carlos do Esprito Santo de Souza (Loja Feliz), Ana Sarubi e lio Fantoni Jnior Vice-presidente: Jos Celso Fiuza Filho Cludia Pavanelli (M&P), Sonia Domingues Machado (O CONSELHO FISCAL Jacques de Miranda, Milton Franco Filho 1a Tesoureiro: Joo Augusto Vieira Beko), Fernando Giriboni de Souza (Drogaria Quinze), SUPLENTES 2o Tesoureiro: Alfredo Gobbo Sarubbi Maria Bernadete Mendes dos Santos (Morena Calados), Fbio Eli de Miranda (Tatuhydro), Angela dos Santos de Almei1a Secretria: Marisa Teresa de M. Vieira Grandino da (Retfica de Motores Santa Helena), Ana Paula Mancini Cludio dos Santos (Oklahoma) e Eric Proost (Anturpia a Turismo) 2 Secretria: Beatriz Favier Peixoto (Daza) e Elaine Maria Stefani Gaiotto (Farmcia Estrela)

Tatu, outubro de 2012

Est investindo nas vendas online? Prepare-se para o Natal


Muitos lojistas tatuianos esto comeando a apostar no mercado virtual de vendas. Alguns, comearam a postar propagandas nas redes sociais e, a partir da, descobriram novas possibilidades de vendas. Mas para quem descobriu essa importante brecha, preciso saber de alguns detalhes para obter sucesso. Principalmente agora, a menos de trs meses para o Natal. A previso do mercado de vendas em alta no Natal. Projeo da Tendncias Consultoria um aumento de 4,1% no perodo. J em relao ao mercado online, a pesquisa WebShoppers aponta um crescimento de 20% e um faturamento de R$ 12,2 bilhes em todo o segundo semestre. Para aproveitar essa fatia, o empresrio deve priorizar: agilidade, segurana, proatividade, ateno e organizao. importante gerenciar o pr-venda agora para verificar quais produtos as pessoas esto procurando, se h falta de estoque, por exemplo. E mesmo pequenas e mdias empresas j esto se conscientizando da importncia de ferramentas de gesto para aprimorar o relacionamento com o cliente. Alm de trabalhar com selos de segurana, o site precisa dar um respaldo para o cliente com resposta aps a compra e informao passo a passo at a entrega. A empresa no deve se esquecer de trabalhar o ps-venda para fidelizar o consumidor. Outro fator que facilita o atendimento ter uma fonte de consulta sobre as informaes do consumidor. Pedidos e recla-

03

maes por e-mail, telefone ou chat so direcionados para o mesmo lugar. Atender com prontido e ter as informaes de fcil acesso um ponto positivo. O empresrio s no pode esquecer da qualidade do atendimento. Transmitir segurana - necessrio que todas as informaes e intenes da empresa estejam claras e isso inclui o conhecimento do funcionrio sobre o produto. Ateno - A empresa precisa mostrar que est preocupada com o cliente e de atentar aos detalhes, desde o processo de escolha do produto, finalizao da compra, entrega e ps-venda. Organizao - Demonstraes de desorganizao e informaes contraditrias prejudicam a imagem da empresa.

Senai oferece vagas para curso de logstica


O Senai est com inscries abertas a duas turmas para o curso de logstica. O curso forma auxiliares para as reas de recebimento, armazenagem e distribuio de mercadorias nas organizaes, preservando os requisitos de qualidade e consumo, e atuando de acordo com normas, padres e especificaes do produto. As aulas devem ocorrer de 17 de outubro a 14 de dezembro, no horrio da manh (7h s 11h) e da noite (18h s 22h). As aulas ocorrero na Escola do Senai EVT, que fica na rua Padre Anacleto Dias Batista, 15, no jardim Fortunato Minghini. Interessados podem se inscrever no Posto do Senai, localizado na praa Martinho Guedes, 12 (Antigo Alvorada Clube), das 8h s 17h, de segunda a sexta. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (15) 3251-2056 ou 9717-8259, ou email senai@tatui.sp.gov.br.

Vitrines de Natal: ideias para 2012


Novamente o final do ano est chegando e a poca mais esperada dos lojistas tambm. E para atrair os consumidores a decorao da vitrine o ponto chave! As vitrines chegam aos olhos dos consumidores que acabam no resistindo a tanta beleza e novidades. So atravs de decoraes estratgicas que os consumidores se rendem e caem nas compras. A vitrine - Uma vitrine o carto de visita de uma loja e atravs dela que o cliente tem o primeiro contato com a mesma, pois ela tem a funo de encantar por meio da beleza e fazer com que o cliente queira entrar na loja e verificar de perto os produtos expostos. Por isso preciso fazer um planejamento. Mas no apenas a vitrine bonita que faz com que o cliente compre, mas uma pea muito importante para a concretizao da venda o vendedor que tem que atender o cliente de forma agradvel e educada, satisfazendo todas as suas necessidades. Como planejar a vitrine? - O planejamento deve comear a partir da mercadoria que a loja quer oferecer e fazer uma relao dos smbolos e das cores que esto intimamente interligados com essa data. Essa a forma mais simples e fcil de elaborar a decorao e depois usar os elementos do perodo como a rvore de Natal, que o elemento que mais chama a ateno em uma vitrine, pois a forma mais direta de passar o clima de festa para o cliente. Elas podem ser no formato ori-

ginal ou podem ser confeccionadas em materiais alternativos de acordo com a criatividade do vitrinista, mas claro desde que seja de acordo com o dono da loja. Deixe a decorao de a sua vitrine falar por voc. Seja criativo e garanta os lucros da sua empresa atraindo seus clientes por meio da sua vitrine.

Grfica

04

Tatu, outubro de 2012

Aniversrios
A ACE Tatu deseja feliz aniversrio aos colaboradores e membros da diretoria que comemoram nova idade neste ms de outubro. Parabns! 05 de outubro - Darci Alves Farias (colaborador da ACE) 14 de outubro - Maria Bernadete Mendes dos Santos (integrante da diretoria - Morena Calados)

Campanha Leva Tudo premia consumidora


A consumidora Daniele Oliveira Assumpo, cliente da Sumir Perfumaria, foi a grande vencedora da campanha Leva Tudo Tatu. A campanha, realizada no ms de setembro, incentivou os comerciantes e lojistas a realizarem liquidaes. O resultado foi um pr-aquecimento para as vendas do Natal, a mais importante data para o comrcio. O sorteio foi realizado na sede da ACE Tatu, no dia 14 de setembro. A consumidora recebeu como prmio um TV LCD 32. Darci Farias

Sebrae oferece oficina Invista no Planejamento, neste ms


O Posto de Atendimento do Sebrae de Tatu oferece boa opo de oficina para quem est iniciando uma empresa. No prximo dia 22 de outubro, s 19h, ser realizada a oficina Invista no Planejamento, na sede da Associao Comercial de Tatu. Na oficina, os participantes recebem noes sobre as principais caractersticas empreendedoras (iniciativa, motivao, conhecimentos e habilidades) e aprendem a avaliar as necessidades e expectativas de mercado, a concorrncia, o pblico alvo, os fornecedores, ferramentas de marketing e a estratgia inicial para o negcio. Tambm haver durante a oficina a elaborao de um plano de negcio. Outra atividade do PAE Sebrae tambm neste ms de outubro a palestra Empreendedor Individual, que ser realizada no mesmo dia 22, porm somente voltada a alunos do projeto Tesoura & Cia.. Interessados em participar da oficina podem fazer inscries gratuitas pelo telefone (15) 3305-4832.

Bernadete Mendes

You might also like